Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DEDC13
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DEDC13 por Título
Agora exibindo 1 - 18 de 18
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemÉ preciso conhecer a fome para saber descrevê-la: as escrevivências literárias de Caralina Maria de Jesus como denúncia social(Universidade do Estado da Bahia, 2024-02-29) Ribeiro, Paulo Santiago; Gonçalves, Luciana Sacramento Moreno; Santos, Vanusa Mascarenhas; Silveira, Neila Marcia NunesEsta monografia apresenta uma investigação no campo da literatura, tendo como objeto de estudo a obra Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus. Assim, sobre a percepção política da autora, pesquisa-se a denúncia da fome e da insegurança alimentar em três dimensões: a leve, a moderada e a grave. Nesse sentido, após entrecruzamento de ideias, emerge uma questão norteadora: de que forma a fome e a insegurança alimentar são expressas na obra Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus? A fim de responder essa questão, o objetivo geral se ocupa em compreender como é feita a reivindicação e a aquisição da segurança alimentar na obra. Dessa forma, para a realização deste utilizou-se como aporte teórico os seguintes autores: Abramovay (1991), Cândido (2012), Castro (1984), Valente (2021), Salles-Costa et al. (2022), Maniglia (2009), Galeano (1970), Morais, Sperandio e Priore (2020), Lima (2021), entre outros. Realiza-se, então, uma pesquisa de natureza qualitativa e caracteriza-se como descritiva e explicativa. Diante disso, verifica-se os seguintes resultados: a literatura de Carolina Maria de Jesus tem uma enorme relevância social, por ser uma literatura engajada e trazer para o centro dos debates a questão da fome. No que se refere aos níveis de insegurança alimentar, constatou se que em muitos lares famílias pobres convivem com algum déficit alimentar. Hoje, é possível observar a relevante contribuição de Carolina Maria de Jesus para os avanços em políticas públicas voltadas para o fomento da erradicação da fome e da extrema pobreza entre as populações mais vulneráveis, principalmente a população pobre e preta.
- ItemEntre cliques e touchs: transformações no comportamento leitor e a democratização da leitura nas plataformas digitais(Universidade do Estado da Bahia, 2024-02-29) Souza, Amanda Oliveira; Freitas, Marcia Ferreira de; Gonçalves, Luciana Sacramento Moreno; Carmo, Jeovania Silva do; Evangelista., Emanuelle da SilvaO presente estudo analisa o impacto do Wattpad no hábito de leitura e na democratização do acesso à leitura. A pesquisa investiga a evolução do comportamento leitor ao longo do tempo, especialmente em ambientes digitais, utilizando uma metodologia que inclui pesquisa bibliográfica e um formulário digital. Os resultados revelam o perfil dos leitores do Wattpad, suas preferências literárias e a dinâmica da interação autor-leitor. Assim como compreende quais foram as principais mudanças nas concepções de leitura e escrita no decorrer dos anos, além de debater como a tecnologia influencia a forma como lemos e escrevemos hoje em dia e quais são os desafios e oportunidades do letramento digital, que é a capacidade de usar a tecnologia para ler, escrever e se comunicar de forma eficaz. Destaca ainda como as práticas de leitura na cibercultura, que envolvem a análise do comportamento dos leitores nos ambientes virtuais, e como a cibercultura influencia as práticas de leitura, interações sociais e participação em comunidades virtuais. A pesquisa tem como destaque a plataforma digital de leitura Wattpad e sua influência no mundo contemporâneo. Por fim, o trabalho oferece uma contribuição significativa para o entendimento da transformação do comportamento leitor, integrando teoria e dados empíricos para enriquecer o conhecimento acadêmico. Conclui-se que a plataforma desempenha um papel vital na democratização e promoção da leitura, destacando-se como uma ferramenta significativa na sociedade atual.
- ItemEra uma vez: o conto, a tradição oral e o feminino em versões do ciclo pele de asno(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-11) Sampaio, Rafaela Bispo da Silva; Santos, Vanusa Mascarenhas; Campos, Juscilândia Oliveira Alves; Gonçalves, Luciana Sacramento MorenoEssa pesquisa intenciona ampliar a discussão em torno do Ciclo Pele de Asno, que apresenta uma jovem que foge de casa por não aceitar casar-se com seu pai, indo contra toda uma tradição de submissão e silenciamento e vai de encontro à liberdade e ao direito de decidir pelo seu futuro. Para tal analisamos, comparativamente, as versões encontradas do conto Pele de Asno, observando as mudanças e as permanências presentes em suas sequências narrativas. Além disso discutimos como o processo de amadurecimento e individualização feminino é construído no decorrer das sequências narrativas que compõem os contos desse ciclo. A fim de compreender tais aspectos, foi utilizado como referencial teórico, Frederico Augusto Garcia Fernandes (2003), Hildete Leal dos Santos (2007), Edil Silva Costa (1998), Alvanita Almeida Santos (2005, Vanusa Mascarenhas Santos (2013) e Ria Lemaire (1989),para embasar nossas discussões teóricas sobre tradição oral, conto e a tradição feminina. E Regina Michelli (2020), Marieta Vieira Messina (2019), Nelly Novaes Coelho (2000), Diana Lichtenstein Corso e Mario Corso (2006) para discutir a individualização e amadurecimento feminino. Dessa forma, a pesquisa se realiza por meio de investigação documental de caráter qualitativa, a partir de análises de 17 versões que compõem o ciclo Pele de Asno. Compreende-se que as versões encontradas não apresentam em sua totalidade todas as sequências narrativas, mas todas permitem a construção do processo de individualização feminina através da simbologia presente na narrativa.
- ItemExplorando a diversidade linguística na poesia: um estudo comparativo entre dois autores(Universidade do Estado da Bahia, 2024-03-06) Sampaio, Cleide Amorim; Almeida, Fernanda da Silva de; Lima, Joana Angélica Santos; Pereira, Bárbara Bezerra de S; Divino, Ludinalva Santos do AmorO presente trabalho tem por objetivo refletir sobre as variações linguísticas existentes em nosso país, de forma a explorar essas variações, através do estudo comparativo entre dois poemas: um do renomado poeta popular Patativa do Assaré “Eu e o sertão”, conhecido por sua fala característica sertaneja, e outro de Danilo Reis “Itaberaba, flor do sertão”, um professor e cordelista que emprega variações linguísticas mais formais e acadêmicas. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter descritivo, embasada, teoricamente, nos trabalhos de Leite e Callou (2002); Beline (2003) e Petter (2003); Bagno (1999; 2007); Marcuschi (2010); Antunes (2003) etc. A análise dos poemas revelou que as variações linguísticas são fundamentais para compreender o processo cultural de um povo. Os poetas, Patativa do Assaré e Danilo Reis, retratam o sertão de acordo com suas vivências, utilizando linguagens distintas. O estudo atingiu seus objetivos ao explorar o sentimento de pertencimento, elevação e expressão cultural presentes nos poemas. Além disso, destacou a importância da literatura e poesia como veículos para a expressão e valorização das nuances da linguagem e sua grande diversidade, contribuindo para combater preconceitos linguísticos.
- ItemLivro didático geração alpha língua portuguesa 6º ano: explorando gêneros textuais(Universidade do Estado da Bahia, 2023-11-18) Lima , Vanessa Daislane da Paixão; Carmo, Jeovania Silva do; Pereira, Bárbara Bezerra de Santana; Araújo, Jean Marcel OliveiraEssa pesquisa de conclusão de curso investiga a abordagem dos gêneros textuais no Livro Didático, focalizando o livro didático "Geração Alpha Língua Portuguesa: Ensino Fundamental Anos Finais do 6º ano". O objetivo central é analisar como as propostas de gêneros textuais apresentadas no referido livro contribuem para o desenvolvimento da produção autoral e criticidade dos estudantes, alinhando-se às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa é estruturada em três seções: a primeira contextualiza historicamente os livros didáticos, a segunda descreve as atividades inseridas nos gêneros textuais, e a terceira concentra-se na análise prática destas atividades. Com embasamento teórico em autores como Marcuschi (2008/2010), Batista (2003), Geraldi (1997) e Bakhtin (1992), a pesquisa busca oferecer uma compreensão sobre a eficácia das abordagens pedagógicas no contexto educacional, contribuindo para o debate sobre a formação da competência autoral dos estudantes a partir dos gêneros textuais que constam no Livro didático.
- ItemMultimodais: uma análise a partir de três gêneros textuais(Universidade do Estado da Bahia, 2024-03-08) Santos, Anna Thereza Macêdo; Santos, Livany Lima; Lima, Joana Angélica Santos; Carmo, Jeovania Silva do; Santos, Vanusa MascarenhasEstudo sobre o conceito de texto, multimodalidade e letramento, analisando 03 documentos, a saber: um texto literário infantojuvenil, abro ou não abro?, de Helena Armond (1990); uma tirinha, de Fernando Gonsales (2003), e um infográfico, Aprenda a identificar uma notícia falsa, do Senado Federal (2018), de maneira a entendermos como o texto e a multimodalidade configura-se nesses gêneros. Objetivamos compreender, a partir da multimodalidade presente em três gêneros textuais, como o texto mobiliza outros elementos para além das palavras para a sua composição, expandindo neste movimento o seu sentido. Diante da metodologia adotada, o movimento textual se deu por meio de uma pesquisa documental, de abordagem qualitativa. Para realização do presente estudo utilizamos como base teórica os escritos de autores como Cademartori (1991); Costa Val (2004); Marcuschi (2008); Soares (2009) e Dionisio (2011). O trabalho com esses autores mostrou-se de suma importância para compreendermos como se deu a mudança e ampliação textual, acompanhando neste movimento os anseios da sociedade moderna. Entendemos que, a partir desse novo formato de texto advindo dos avanços tecnológicos, precisamos mais do que falar em letramento, falar em multiletramentos, visto que a leitura do texto hoje abarca não só o signo alfabético, mas as imagens, os sons, os gestos, as cores, entre outros. O estudo desse tema nos ajudou a compreender que enquanto professores, precisamos sempre estarmos atentos às mudanças presentes na sociedade, pois elas impactam diretamente no ensino não só de língua portuguesa como também de todas as outras disciplinas. Desse modo, é imprescindível considerarmos tudo o que acontece à nossa volta, para que a educação permaneça atual e relevante para o aprendizado de nossos alunos.
- ItemNinguém ali devia nada: algumas análises sobre as cenas de violência policial em o livro preto de Ariel(Universidade do Estado da Bahia, 2024-02-29) Silva, Leandra Santos da; Gonçalves, Luciana Sacramento Moreno; Santos, Vanusa Mascarenhas; Amorim, Mércia de LimaHistoricamente, o povo negro foi alvo de muitas opressões e ofensas. A Contemporaneidade, ainda não superou o racismo de forma a garantir o direito às diferenças e a ancestralidade negra com esse sistema de marginalização, os negros são os mais atingidos de olhares racistas e isso se inclui na esfera da segurança pública. Dessa forma, esta monografia tem como objetivo analisar na obra O Livro Preto de Ariel (2019), do escritor Hamilton Borges de que maneira a violência policial é abordada pelo viés da literatura negra do aludido autor. Para isso, por meio de uma pesquisa descritiva e explicativa, de cunho documental, busco analisar trechos da obra em que se retrata a violência policial contra moradores negros da periferia. Sendo assim, como aporte teórico para estar discutindo essas relações entre raça, violência policial e genocídio utilizo o Atlas da violência (2021), Mbembe (2003), Amorim (2020), Nascimento (2016), Ianni (1988) Evaristo (2009). Com algumas análises obtidas na pesquisa, pondera-se que o racismo estrutural impera nas práticas de abordagem da polícia baiana, em um sistema opressor apoiado pelo Estado, que legitima práticas de ações violentas e desumanas contra pessoas negras periféricas. Portanto, o racismo é o principal atributo para que haja violência por parte da polícia.
- ItemNordeste, mulher e poesia: uma análise dos cordéis de Valéria Rocha(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-11) Teixeira, Évisson Dos Santos; Santos , Jaqueline Pereira Dos; Santos , Vanusa Mascarenhas; Campos, Juscilândia Oliveira Alves; Gonçalves, Luciana Sacramento MorenoApresenta-se nessa monografia uma análise das representações da figura feminina e da região Nordeste na literatura de cordel. A fim de cumprir este intento, utilizamos como corpus os folhetos Vida Maria (Em versos de cordel) (2013); O dia que Maria pariu barriga de dois - mabaço (2008); A belezura do Sertão (2007); Quando Desalumiou (2018); Perto de São Saruê - Onde tudo é diferente (2014); e Itaberaba um taquinho bom de chão! (2013), de autoria de Valéria Rocha. Trata-se de uma pesquisa documental, qualitativa e descritiva. Buscamos compreender como a cordelista apresenta a figura feminina nessas obras, assim como a forma como caracteriza o Nordeste em suas produções. No primeiro capítulo apresentamos a temática, objetivos, metodologia, referencial teórico e a organização do trabalho. No segundo, nossas discussões atravessam a história do cordel em Portugal e no Brasil com o intuito de apresentar as especificidades desse gênero literário em cada localidade. Para discutir essas questões, foram utilizados como referencial teórico Márcia Abreu (1999); Francisca Pereira dos Santos (2009); e o Dossiê de registro de literatura de cordel (2018). No terceiro capítulo, discutimos aspectos da trajetória feminina, sua inserção e protagonismo na literatura de cordel, como autora e personagem nos folhetos. Para essas abordagens, apoiamo-nos na tese de mestrado de Míriam Carla Batista de Aragão de Melo (2016); no artigo das autoras Janja Bloc Georges Daniel Boris e Mirella de Holanda Cesídio (2007); como também nas discussões teóricas propostas por Ria Lemaire (2020). No quarto capítulo, discorremos sobre as representações construídas a respeito da região Nordeste, além de analisarmos o modo como esse território é retratado nos folhetos de cordéis selecionados. Fundamentamos essa discussão na obra de Durval Muniz de Albuquerque Júnior (2009); nos artigos de Karolayne Ribeiro de Góes (2014) e Isabel Cristina Martins Guillen (2012); e na tese de mestrado de Robson William Potier (2012). Conclui-se que os folhetos de cordéis brasileiros foram constituídos a partir do modelo poético das cantorias nordestinas, sendo sua estrutura, temáticas e modo de circulação distintos da literatura de cordel de Portugal. Sobre os cordéis analisados, observamos que a cordelista apresenta uma reflexão acerca dos estereótipos femininos, a partir de situações de subalternidade por elas vividas. Por fim, os textos também apresentam outras possibilidades de abordagem do sertão nordestino. Trazem as dificuldades e aridez do espaço, mas sem transformá-lo em um lugar miserável, nota-se o apreço à formosura da localidade habitada.
- ItemO imaginário poético encourado: as tradições culturais do vaqueiro Itaberabense em cena(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-29) Santos , Alan Soares; Campos, Juscilândia Oliveira Alves; Gonçalves, Luciana Sacramento MorenoA historiografia literária brasileira destaca o sertanejo como uma figura popular, dado a sua significância para a representação nacional. Nessas incursões poéticas o vaqueiro vem sendo abordado de diferentes formas, povoando o imaginário popular com suas vivências e construções simbólicas. Como esse sertanejo se espalhou pelo Brasil, é nítido que essa tradição atravessa gerações e sociedades. Partindo dessa compreensão, este estudo observa como é retratada a tradição vaqueira no território itaberabense em poéticas contemporâneas, escritas e orais. Logo, a partir da temática, o imaginário poético em torno das tradições culturais do vaqueiro itaberabense, este trabalho objetiva compreender as representações do universo do vaqueiro em construções poéticas itaberabenses, identificando e discutindo os símbolos culturais, os saberes e valores que envolvem essa figura lendária. Desta forma, o meu corpus é constituído de produções poéticas que circulam na cidade de Itaberaba-BA, já publicadas, a saber: 1 lenda, 1 poema, 2 cordéis, 1 causo, 6 aboios, 2 chulas e 1 batuque. Desta maneira, foi composta uma coletânea de textos poéticos em torno da figura do vaqueiro que circulam no município. Este trabalho possui uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como uma pesquisa documental, propondo-se a descrever como são suscitadas imagens em torno do ofício do vaqueiro e explicar como o universo poético em torno do vaqueiro itaberabense alimenta uma memória local em torno desse personagem. Para isso, a análise será apoiada nos seguintes autores: Peter Burke (1978), Nestor Garcia Canclini (2008) e Stuart Hall (2003), com a ideia da mudança paradigmática sobre cultura popular; Stuart Hall (2006), Durval Muniz Albuquerque (2013) e Renan Martins Pereira (2017) para falar de identidade cultural; Sandra Jatahy Pesavento (1995) e Cornelius Castoriadis (2004) com o conceito de imaginário como campo simbólico; Câmara Cascudo (1956), Eurico Alves Boaventura (1989) e Joana Medrado (2012) para falar da construção imagética sobre o vaqueiro; Anthony Giddens (2007) e de Eric Hobsbawm (1997) com o conceito de tradição; e a UNESCO (2003) para falar de patrimônio imaterial. Com esse estudo, viu-se a importância desse personagem na interiorização do sertão brasileiro e como são propagadas imagens com resquícios românticos sobre o vaqueiro. Nota se também deslocamentos em busca de melhores condições de vida e práticas revolucionárias frente a perspectivas de vida mais justas. Ademais, tem-se a nostalgia verificada na tensão entre o tradicional/raiz e o moderno. Assim, percebe-se as simbologias que o povo estabelece com a imagem sertaneja, compreendendo que a construção poética contemporânea em torno da figura do vaqueiro materializa a força identitária e cultural desse ofício na memória do povo itaberabense.
- ItemO internetês: navegando nas águas nada tranquilas da língua portuguesa(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-11) Andrade , Leandra Aparecida de; Lima, Joana Angélica Santos; Pereira, Bárbara Bezerra de Santana; Carmo, Jeovânia Silva doNo presente trabalho, analisamos à luz da abordagem funcionalista, a influência do internetês na escrita de textos utilizados nas redes sociais. Para a realização desta pesquisa documental de abordagem qualitativa foi utilizado um corpus composto por seis postagens das plataformas digitais, Twitter, Instagram e Tiktok, objetivando analisar a influência que o internetês promove na escrita de textos utilizados nos aplicativos de comunicação; investigar textos e diálogos presentes nessas plataformas digitais, descrevendo a forma da linguagem (internetês) impressa nas referidas plataformas digitais; analisar os recursos linguísticos utilizados nos referidos aplicativos, refletindo sobre sua interferência na escrita. Visando atingir tais objetivos, foram utilizados os seguintes referenciais teóricos: Bagno (2007); Ferrira (2014); Santos (2015); Machado (2010); Nagamini (2016); Flexor (2008); Citelli (2021); Coscareli e Ribeiro (2011) etc. Os resultados revelaram que nessas plataformas digitais, os internautas fazem uso dinâmico e criativo da linguagem, apropriando-se de diferentes recursos linguísticos visualizados através de processos de simplificação e supressão de palavras, expressões e orações por meio de abreviações, acrônicos e siglas. O que permite corroborar que o internetês se configura uma variedade linguística cuja representação deve ser discutida nos espaços escolares
- ItemPercursos literários juvenis no livro didático de língua portuguesa do 9º ano da rede municipal de Itaberaba - BA(2022-02-22) Souza, Maria Santana Santos deO artigo discute a forma de apresentação da literatura juvenil no livro didático. Constitui o corpus da pesquisa a primeira unidade de estudo do livro didático Geração Alpha: Língua Portuguesa, 9º ano do Ensino Fundamental II, utilizado na rede de ensino do município de Itaberaba-BA. Busca entender os aspectos que fundamentam a proposta literária no processo de formação discente desse período da educação básica. Defende que, nesse período formativo, a relação com a literatura torna-se de maior importância, tendo em vista a mudança desses alunos para o ensino médio, o que fortalece a necessidade de propostas adequadas que fomentem e estimulem a base literária e crítica de cada aluno. Trata-se de uma pesquisa documental, de abordagem qualitativa, realizada a partir do diálogo com Maria de Fátima Berenice da Cruz (2018), Nelly Novaes Coelho (2010), Rildo Cosson (2014), dentre outros autores que tratam da temática em questão. O estudo ratifica a importância da leitura e sua propagação desde cedo no cotidiano dos jovens discentes.
- ItemPersonagens subalternizados presentes em “entre rinhas de cachorros e porcos abatidos”(2021-01-12) Almeida, Edna Oliveira dos Santos; Jesus, Rosimeire Santos deO presente trabalho com o título: Personagens Subalternizados Presentes em “Entre Rinhas de Cachorros e Porcos Abatidos” tem como objetivo analisar a representação de trabalhadores subalternizados na referida obra da escritora Ana Paula Maia, buscando uma reflexão desses personagens para a importância e a valorização dos trabalhos por eles exercido e identificar quais são esses profissionais, tentando compreender a importância dos mesmos na narrativa para reconhecer a realidade desses seres humanos que trabalham em serviços uteis para o bem estar social. Sobre esse contexto, empregamos como referencial teórico autores que realizam estudos sobre a Literatura Contemporânea, a exemplo de Karl Erik Schollhammer (2011), Regina Dalcastagné (2012) e Beatriz Resende (2008). A metodologia da pesquisa constitui-se em análise documental, aportada na pesquisa de conteúdo de diversos formatos com o objetivo de desenvolver respostas qualitativas sobre a questão norteadora. Para alicerçar a pesquisa, fizemos uma análise dos cincos principais personagens da obra, observando as características físicas e psicológicas de cada um, considerando que são profissionais que executam trabalhos braçais em péssimas condições para o bem-estar de toda população, porém são invisibilizados diante da sociedade. Conclui-se que a Literatura Brasileira Contemporânea tem um papel importante em inserir e visibilizar as trajetórias de indivíduos subalternizados no meio social.
- ItemA prática de análise linguística em um livro didático de língua portuguesa do ensino fundamental(2021-01-04) Jesus, Patricia Santos de; Lima, Joana Angélica S.; Silva, Iranice Carvalho da; Silvestrow, Tatiana Martins MendesO livro didático ainda é o recurso pedagógico mais utilizado nas aulas de língua portuguesa como suporte para o ensino de gramática. Desta maneira, o presente trabalho pretende, entre outros objetivos, analisar a maneira como as atividades de gramática se efetivam no livro didático de português “Português Linguagens”, de William Cereja e Thereza Cochar, do nono ano; e em que medida o livro está articulado às teorias relevantes para prática de análise linguística no processo de ensino/aprendizagem de português. Para tal foi utilizada a pesquisa documental que seguiu as seguintes etapas: leitura do referencial teórico sobre a prática de análise linguística e o livro didático; análise das atividades do livro didático no que se refere ao ensino de gramática e verificação das atividades no que diz respeito a proposta de contextualização sugerida nos PCN de Língua portuguesa, bem como, as habilidades e competências propostas pela BNCC. Como referencial teórico foram utilizados os autores Irandé Antunes (2014), Mário Perini (2010), Celso Pedro Luft (1993) e Noadia Iris da Silva (2009). Os resultados desta pesquisa mostraram que apesar de o livro didático fazer parte do material mais utilizado na sala de aula, seus autores ainda precisam fazer adequações no tocante ao ensino de língua, pois o ensino de gramática ainda aparece atrelada às normas tradicionais, através de conceitos e frases sem contextualização.
- ItemQuando os olhos se fecham: a morte na literatura juvenil(2022-07-13) Oliveira, Michele Santos da Paixão Martins; Silva, Rosiene Laranjeira da SilvaEste artigo discute a morte na literatura juvenil. Para tal intuito, realiza uma pesquisa de cunho interpretativo e bibliográfico, cujo principal objetivo é discutir a representação e o tratamento da morte na obra A culpa é das Estrelas (2012), de John Green. Nas análises, questiona-se como alguns autores tratam da morte para jovens através da literatura, bem como evidencia de que maneira o livro apresenta esse tema, avalia, critica e discute tais abordagens. Com esse propósito, faz um breve percurso histórico acerca da morte na história e na literatura, bem como sua inserção na literatura infantil e juvenil. Em seguida, problematiza o lugar da morte na referida obra, através de elementos dos textos verbais, evidenciando a forma como ela é apresentada ao público-alvo. Para esse fim, utilizou-se, como aporte teórico, os trabalhos de alguns autores que se debruçam sobre a questão, tais como Lajolo e Zilberman (1991), Nely Novaes Coelho (1991), Castilho (2004), Schubert (2007) e Antônio Candido (2006), entre outros. A partir de tal percurso metodológico, percebeu-se o quão relevante é tratar da morte em textos destinados ao leitor jovem, ainda que em caráter alegórico ou inferencial, sem privá-lo de compreender as fases da vida a que todo indivíduo deve transpor. A morte continuará fazendo parte da natureza humana, não há como evitá-la, mas há como discutir sobre ela através da imaginação e da fantasia, em uma aproximação leve e com linguagem apropriada.
- ItemRepresentações do místico em Torto Arado, de Itamar Vieira Júnior(Universidade do Estado da Bahia, 2024-03-04) Silva, Kalline Santana da; Campos, Juscilândia Oliveira Alves; Gonçalves, Luciana Sacramento Moreno; Santos, Vanusa MascarenhasO presente trabalho tem como objetivo analisar os elementos místicos e religiosos, na obra Torto Arado, de Itamar Vieira Júnior, observando como o Jarê, religião de matriz africana, apresenta-se na narrativa e qual o seu papel enquanto um dos fios condutores das mudanças em relação às condições dos personagens, no que tange ao processo de conscientização dos seus direitos. O estudo também discute as representações dos símbolos faca e terra, na medida em que eles se constituem na narrativa como elementos místicos marcantes, usados e vistos de diversas formas pelos personagens da trama. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho documental, com abordagem descritiva, e que está embasada no pensamento de Gabriel Banaggia (2015), que trata sobre o Jarê; Eduardo Guerreiro Brito Losso (2015), Gabriel Juan Velasco (2003) e Willian James (1995) que discutem sobre o místico; Mircea Eliade (1992) e Douglas Santana Ariston Sacramento (2023) com seus textos sobre os símbolos. O estudo conclui que a narrativa de Itamar Vieira Junior contribui significativamente não só para o conhecimento do Jarê, trazendo a religião afro-brasileira para a literatura e permitindo uma maior compreensão das práticas e crenças do povo simples e resistente que a celebra, mas também para a compreensão de que a adaga e a terra, além de elementos físicos, são também entidades simbólicas que influenciam diretamente o destino das personagens principais da narrativa.
- ItemRetratos da ternura: uma análise sobre infância e afetividade em Geni Guimarães(Universidade do Estado da Bahia, 2024-02-29) Oliveira, Lorrana De Araújo; Gonçalves, Luciana Sacramento Moreno; Santos, Vanusa Mascarenhas; Santos, Betty Bastos LopesEste trabalho é de cunho documental, tem por objetivo analisar de que forma a infância e afetividade são retratadas em A cor da ternura (1991), considerando como as relações familiares, impacta a formação identitária da personagem principal, assim como, sua relação com a escola e comunidade. Em relação aos procedimentos metodológicos, na primeira etapa investigamos as raízes históricas da infância, a importância da afetividade no desenvolvimento infantil e a experiência das crianças negras na sociedade contemporânea. Em seguida, a evolução da literatura infantil e juvenil e sua relevância na promoção da infância negra. E por fim, analisamos as relações afetivas na narrativa, destacando a influência das memórias de infância na jornada emocional da personagem principal. Para a realização dessa pesquisa dialogamos com Philippe Ariés (1983) que fornece um contexto histórico para entender a evolução da concepção de infância. Andréa Simone de Andrade Colin (2019) e Neil Postman (1999) exploram concepção de infância na contemporaneidade. As teorias de Henri Wallon (1968), Nelson Piletti (2008) e Juliana de Oliveira (2022) destacam o papel das emoções no desenvolvimento infantil, com Abigail Alvarenga Mahoney (2007) discutindo as teorias de Wallon. Carol de Andrade Ferreira de Sousa (2020), Eliane dos Santos Cavalleiro (1998) e João Batista Rodrigues (2014) abordam a infância das crianças negras em sociedades marcadas pelo racismo. Abramovich (1997) e Calvino (2009) ressaltam a importância da literatura na formação de identidades. Nelly Novaes Coelho (2000), Ligia Cademartori (2007), Regina Zilberman (2005), Fernanda Abade (2013), Marisa Lajolo e Regina Zilberman (2007) oferecem uma visão histórica da literatura infantil e juvenil. Porciúncula (2014) analisa criticamente a representação racial na literatura. Janiele da Silva (2022), Carolaine da Silva dos Santos, Tiago Pereira dos Santos (2022) e Cristiane Veloso de Araújo Pestana (2021) destacam a importância da literatura negra na promoção da identidade positiva das crianças negras. Maria Anória de Jesus Oliveira (2010) enfatiza o poder das obras de escritores negros na valorização da cultura negra. Como resultado destacamos a importância das narrativas autênticas feita por pessoas negras são necessárias para desconstruir estereótipos, enfatizando a representatividade na infância e a promoção da afetividade nas obras. A análise das relações afetivas na narrativa revela o impacto significativo
- ItemSaberes poéticos da oralidade: tessituras sobre o samba de Ipirá-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-20) Santos, Davi dos; Santos, Vanusa Mascarenhas; Gonçalves, Luciana Sacramento Moreno; Campos, Juscilandia Oliveira AlvesA pesquisa, delineada como estudo documental, ocupa-se de compreender as temáticas veiculadas nas poéticas orais dos grupos de samba chula da cidade de Ipirá-Ba, refletindo sobre como os sujeitos sambadores materializam percepções de si, de seu território e sua poética. Assim, para essa discussão, buscou-se dialogar com Stuart Hall (2003) e Pedro Abib (2019), com suas contribuições sobre os estudos culturais; para compreensão do samba de roda e das especificidades do samba chula recorremos às pesquisas de Katharine Döring (2005; 2013), Carlos Sandroni (2010) e Nina Graeff (2015), ambos pesquisadores do samba de roda do Recôncavo Baiano e ao Dossiê de Samba de Roda do Recôncavo Baiano (2006). Para estudos sobre a a poética oral recorremos a Paul Zumthor (1997; 1993). Acerca da oralidade, a autores como Walter Ong (1998), Ruth Finnegan (2006) e Ria Lemaire (2010). Para estabelecer uma reflexão com a discussão decolonial, nos aproximamos dos escritos de Aníbal Quijano (2005), Walter Mignolo ( 2005), Ramón Grosfoguel (2009), Boaventura de Sousa Santos e Maria Paula Meneses (2009). Em relação aos procedimentos metodológicos, a pesquisa realizou-se a partir da transcrição, descrição e interpretação das poéticas divulgadas pelos próprios sambadores em CD e em sites/plataformas virtuais, como o YouTube e Sua Música. Na etapa inicial, realizamos a leitura dos textos teóricos sobre cultura popular, poética oral, performance, samba de roda, com um olhar para as especificidades do samba chula, teorias direcionadas às poéticas orais e estudos decoloniais. Posteriormente, foi feita uma seleção das composições poéticas e, por fim, efetuamos o processo de análise interpretativa dos textos em diálogo com os referenciais teóricos. Diante das observações, análises e estudos teóricos-documentais, foi possível perceber que essa póetica apresenta como temáticas recorrentes as vivências dos sujeitos, a exemplo das notícias das cidades circunvizinhas veiculadas nas rádios, internet, o próprio samba, os compositores e referências de artistas locais que tiveram destaque nessa prática cultural, além dos saberes passados de geração em geração. No entanto, embora alguns assuntos sejam mais pertinentes que outros, nota se que os sujeitos compositores possuem uma grande liberdade no que se refere às escolhas dos temas das chulas.
- ItemVariação linguística em rede digital: um estudo diatópico do léxico barril no dialeto baiano(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-28) Santos , Liliane Silva dos; Lima, Joana Angélica SantosA presente pesquisa discute acerca da variação linguística e da dialetologia. Tem por objetivo descrever e analisar as variações linguísticas presentes no Estado da Bahia a partir dos aspectos semântico-lexicais do termo barril encontrados em posts da página de Instagram Baianês Oficial, em comparação com a língua considerada padrão para problematizar acerca do preconceito linguístico. Para atingir o objetivo proposto, dialogou-se com Neto (1957), Brandão (1991), Cezário e Votre (2011), Beline (2010), Alkimim (2001), Müller e Viotti (2003) e Silva e Britto (2013) Antunes (2012), Vilela (1997), Basílio (1987), Ricardo (2014), Bagno (2007) e Camacho (2001). Assim, esta pesquisa se insere no campo da Lexicologia e é de cunho documental, além de caracterizar-se como descritiva e possuir caráter explicativo, uma vez que a metodologia adotada consiste na coleta de 13 posts da página de Instagram Baianês Oficial, para análise e discussões acerca das implicações semântico-lexical do termo barril, presente nestes posts. Resulta deste estudo a percepção da variedade regional baiana e os múltiplos sentidos a que são empregados o termo lexical barril.