Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DEDC13
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DEDC13 por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 29
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAqui tem dendê: Marcos Cajé e a literatura para infâncias negras(Universidade Do Estado Da Bahia, 2025-02-13) Sampaio , Michel Santos; Luciana Sacramento Moreno Gonçalves; Evangelista, Emanuele; Silva, Iranice Carvalho daEste trabalho analisa os personagens negros presentes nas obras de Marcos Cajé. Tem como objetivo compreender como tais presenças se organizam no contexto da literatura infantil contemporânea, contribuindo para a construção de uma identidade racial positiva em crianças negras. A pesquisa centra-se na representação de crianças negras nas narrativas do autor, investigando as características dos personagens protagonistas, suas relações familiares e escolares, bem como as estratégias narrativas que destacam a valorização da identidade negra e da diversidade cultural. A pesquisa se fundamentou em teóricos como: Bento (2012), Gomes (2002) e Gomes e Araújo (2023), cujas obras contribuíram para a construção do conceito de infâncias negras. Outro tema de extrema importância foi o conceito e surgimento da literatura infantil, que teve como referenciais: Palo e Oliveira (1992); Coelho (1993); Cunha (1999); Rios (2012); Debus (2017); Rossa (2021); Lajolo e Zilberman (2022). Além disso, a pesquisa usará como procedimentos técnicos de metodologia: pesquisa bibliográfica – que consiste em um procedimento exclusivamente teórico, compreendida como a junção, ou reunião, do que se tem falado sobre determinado tema. – Quanto à abordagem, terá característica qualitativa. Será de natureza aplicada, que envolve a aplicação prática da ciência. Quanto aos objetivos será uma pesquisa explicativa, na qual se busca compreender os fatores que influenciam um fenômeno específico, explicando as relações de causa e efeito. Além disso, se fará uso do método dedutivo enquanto método de abordagem. Por meio de uma abordagem interdisciplinar que articula os campos da literatura infantil, identidade racial e educação, esta pesquisa tece reflexões sobre o papel transformador das histórias de Marcos Cajé, ressaltando a importância de narrativas que ampliem o repertório cultural das crianças e promovam a valorização da diversidade na sociedade contemporânea.
- ItemCartas de liberdade do século XIX: um estudo filológico de manuscritos itaberabenses(Universidade Do Estado Da Bahia, 2025-01-21) Almeida, Joelen Cardoso; Pereira, Bárbara Bezerra de Santana; Carmo, Jeovania Silva do; Silva, Daianna Quelle da Silva Santos daO presente trabalho traz um estudo de abordagem qualitativa e de base documental, pautado na área da Filologia, para a análise e edições de manuscritos. O corpus selecionado para este estudo se encontra no Arquivo Público Municipal de Itaberaba-BA, tratando-se de um documento notarial, datado de 1867 a 1877, mais precisamente, um Livro de Notas e Registros de Tabelionato. Neste livro estão escritos alguns gêneros textuais/discursivos, dentre eles, cartas de alforria e escrituras de compra e venda de terras e de pessoas escravizadas. Com o intuito de conhecer e preservar o manuscrito e, consequentemente, a história e a língua itaberabenses, nos pautamos nos preceitos filológicos para realizar a análise e edições (fac-similar e semidiplomática) do corpus, bem como uma descrição codicológica e um levantamento de abreviaturas de 4 Cartas de Alforria e o Termos de Abertura constantes no livro. O trabalho de cunho filológico se baseia nas reflexões de Cambraia (2005), Queiroz (2005) e Santana (2012), entre outros, e busca descrever, analisar e editar cuidadosamente este material. Para o desdobramento e levantamento de abreviaturas, nos pautamos nos estudos de Flexor (2008) e Costa (2006). No que tange à contextualização histórica da cidade e, consequentemente do documento, nos amparamos em Brandão (2009) e Souza Junior (2015). Para discutirmos o gênero carta de alforria, utilizamos Silva (2021). Este tipo de pesquisa visa contribuir para o conhecimento e preservação das documentações históricas de Itaberaba-BA, bem como para fomentar discussão sobre assuntos referentes a pessoas consideradas historicamente periféricas, como por exemplo, pessoas escravizadas, ou ainda, a serviço de estudos linguísticos, históricos, culturais, entre outros.
- ItemCecília Meireles: uma poética sobre o mar(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-12) Cerqueira, Ianna Lorena Rabelo de Brito Sampaio; Campos, Juscilândia Oliveira Alves; Gonçalves, Luciana Sacramento MorenoA obra poética de Cecília Meireles é marcada pela presença constante do mar como elemento simbólico. Em seus versos, as águas do oceano assumem uma multiplicidade de significados. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar a simbologia do mar na poesia ceciliana, observando como esse elemento, tanto como espaço físico quanto metáfora simbólica, molda a estrutura e o significado de seus poemas. A pesquisa configura-se como documental e descritiva, concentrando-se nas seguintes obras da autora relacionadas ao tema: Viagem (1939), Vaga música (1942) e Mar absoluto e outros poemas (1945). O referencial teórico se fundamenta no pensamento de Gaston Bachelard (1997) (1998), Chevalier e Gheerbrant (2001) e Mircea Eliade (2008), que elucidam as múltiplas simbologias do mar, e também em análises de textos de críticos literários como Regina Igel (1975), Mello (1997), Almeida (2002), Kern (2005), Backes (2008), Rosana Rodrigues da Silva (2009), Aline Taís Dário (2009), Pires (2014), Nunes (2015), Marchioro (2017), Barbosa (2018), Dutra (2016) (2021), Cortez (2023) que apresentam argumentos sobre os significados das águas na poesia de Meireles. Os resultados esperados destacam a ampla gama de interpretações que surgem das imagens marítimas na obra da autora, enriquecendo a compreensão da experiência humana presente em sua poesia.
- ItemDo ritmo do cavaquinho à sala de aula: proposta de sequência didática para o ensino de literatura, a partir do samba chula de Itaberaba, para o 9º ano.(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-12) Barbosa , Rebeca Miranda; Santos, Vanusa Mascarenhas; Silva, Iranice Carvalho da; Carmo, Jeovania Silva doPartindo das percepções de Cosson (2020) e Marcuschi (2010), observou-se que práticas pedagógicas atuais, influenciadas pela dicotomia estrita do ensino de língua e pelo paradigma moral-gramatical, ainda limitam a experiência literária dos estudantes e reforçam uma visão hegemônica do ensino literário, invisibilizando gêneros poéticos populares, como o samba chula. Assim, este estudo visou propor e refletir sobre uma sequência didática que integrasse o samba chula de Itaberaba no ensino de literatura do 9º ano, estimulando a narrativa das experiências socioculturais dos estudantes e valorizando a identidade cultural itaberabense, com base em uma abordagem crítica e libertadora em educação (Freire, 1987; hooks, 2013). A metodologia utilizou pesquisa bibliográfica (Gil, 2002) e uma abordagem qualitativa (Minayo, 1994), sendo exploratória e explicativa. Autores como Bell Hooks (2013), Paulo Freire (1983; 1982; 1987; 1996; 1997), José Gimeno Sacristán et al. (2007), Tomaz Tadeu da Silva (1999), Maria Sônia Mattos da Silva (2020), Paul Zumthor (1997; 2006), Walter Benjamin (1987), Larrosa Bondía (2002), Boaventura de Sousa Santos (2008), Joaquim Dolz et al. (2004), Débora Rocha, Vanusa Mascarenhas e Davi dos Santos (2022), Nina Graeff (2015) e Katharina Döring (2006) foram fundamentais para a discussão sobre educação, currículo, oralidade, cultura popular e samba chula. Ao final da pesquisa, concluiu-se que a sequência didática buscou potencializar o planejamento pedagógico e aprimorar a percepção poética e a oralidade dos estudantes em sala de aula, valorizando a cultura local e ampliando as perspectivas literárias. A cultura popular foi reconhecida como atual e relevante para a educação, oferecendo uma abordagem que busca proporcionar aos estudantes conexões profundas com o conteúdo e compartilhar suas vivências culturais. Portanto, a integração do samba chula nas aulas de literatura promove a valorização cultural e o desenvolvimento crítico dos estudantes, indo além da mera transmissão de conhecimentos e enriquecendo o currículo escolar, promovendo uma educação mais diversificada e contextualizada.
- ItemÉ preciso conhecer a fome para saber descrevê-la: as escrevivências literárias de Caralina Maria de Jesus como denúncia social(Universidade do Estado da Bahia, 2024-02-29) Ribeiro, Paulo Santiago; Gonçalves, Luciana Sacramento Moreno; Santos, Vanusa Mascarenhas; Silveira, Neila Marcia NunesEsta monografia apresenta uma investigação no campo da literatura, tendo como objeto de estudo a obra Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus. Assim, sobre a percepção política da autora, pesquisa-se a denúncia da fome e da insegurança alimentar em três dimensões: a leve, a moderada e a grave. Nesse sentido, após entrecruzamento de ideias, emerge uma questão norteadora: de que forma a fome e a insegurança alimentar são expressas na obra Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus? A fim de responder essa questão, o objetivo geral se ocupa em compreender como é feita a reivindicação e a aquisição da segurança alimentar na obra. Dessa forma, para a realização deste utilizou-se como aporte teórico os seguintes autores: Abramovay (1991), Cândido (2012), Castro (1984), Valente (2021), Salles-Costa et al. (2022), Maniglia (2009), Galeano (1970), Morais, Sperandio e Priore (2020), Lima (2021), entre outros. Realiza-se, então, uma pesquisa de natureza qualitativa e caracteriza-se como descritiva e explicativa. Diante disso, verifica-se os seguintes resultados: a literatura de Carolina Maria de Jesus tem uma enorme relevância social, por ser uma literatura engajada e trazer para o centro dos debates a questão da fome. No que se refere aos níveis de insegurança alimentar, constatou se que em muitos lares famílias pobres convivem com algum déficit alimentar. Hoje, é possível observar a relevante contribuição de Carolina Maria de Jesus para os avanços em políticas públicas voltadas para o fomento da erradicação da fome e da extrema pobreza entre as populações mais vulneráveis, principalmente a população pobre e preta.
- ItemEm terra de Taperoá, quem é esperto e malandro, ganha vida: João Grilo em Auto da Compadecida(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-12) Barros, Josemara Suzart; Santos, Vanusa Mascarenhas; Silva, Iranice Carvalho da; Campos, Juscilândia Oliveira AlvesEste estudo monográfico se detém no personagem central, João Grilo, da obra Auto da Compadecido, do autor Ariano Suassuna. Essa peça teatral é considerada uma representação importante da cultura nordestina, uma vez que nos possibilita pensar sobre o contexto socioeconômico da região e como se dá os mecanismos de resistência por parte daqueles que se compreendem nas margens. Sendo assim, surge a figura de João Grilo, desorganizador da ordem social, por isso tido como anti-herói, e suas ações serão foco neste estudo para entendermos os ligamentos e pontos de tensão entre esperteza e malandragem. Visto isso, tem-se como objetivo analisar a esperteza e malandragem na conduta de João Grilo, e entender como essas características permitem uma leitura da sociedade brasileira. Foi com minha participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) que surgiu o interesse pela temática, pois observei que a sabedoria da nossa gente é um aspecto muito importante para a identidade de figuras populares. Ao perceber isso, logo me lembrei do livro O Auto da Compadecida (2005), e do personagem João Grilo, um cara esperto, que consegue ser malando, safo dos embates da vida cotidiana, muito se assemelha com estereótipos criados para os brasileiros, em especial os nordestinos (DaMatta, 1997). Considerando este contexto social, o objeto de pesquisa para o meu TCC tem como tema: O Auto da Compadecida: esperteza e malandragem de João Grilo e respondo ao seguinte problema de pesquisa: como podemos compreender a tensão entre esperteza e malandragem nas ações do personagem João Grilo na obra Auto da Compadecida? Para isso, por meio de uma pesquisa qualitativa, de cunho documental, irei fazer uma análise literária da obra, recorrendo a um método descritivo, já que a finalidade é descrever como se apresenta a tensão entre esperteza e malandragem no personagem João Grilo, e também explicativo, porque interpreto como as ações de João Grilo reforçam essa dualidade como típicas de personagens populares. Para fundamentar a análise, recorro a Antônio Candido (1990) e Roberto DaMatta (1997) para falar de esperteza e malandragem; Hall (2006) Albuquerque (2011) para discutir sobre identidade; além disso, destaco ideias sobre cultura, nacionalidade, malandragem e preguiça com a seguinte revisão da literatura: Santos (2013); Costa (2005); Souza (2003); Mota (2010); Nascimento Neto (2014) e Mégda (2020). Espero que essa pesquisa traga contribuições para a sociedade e para área de Letras, visto que, analisar o caráter da esperteza e malandragem na figura popular pode quebrar estereótipos que circulam em torno do universo da tradição popular. Por fim, os resultados da pesquisa revelam que João Grilo, através de sua esperteza e malandragem, consegue sobreviver em um ambiente de extrema pobreza e desigualdade social. Suas ações refletem a dualidade entre a necessidade de sobrevivência e a subversão das normas sociais, destacando a complexidade do personagem como um símbolo de resistência cultural. Palavras-Chave: Ariano Suassuna; Auto da Compadecida; João Grilo; esperteza; malandragem; resistência.
- ItemEntre cliques e touchs: transformações no comportamento leitor e a democratização da leitura nas plataformas digitais(Universidade do Estado da Bahia, 2024-02-29) Souza, Amanda Oliveira; Freitas, Marcia Ferreira de; Gonçalves, Luciana Sacramento Moreno; Carmo, Jeovania Silva do; Evangelista., Emanuelle da SilvaO presente estudo analisa o impacto do Wattpad no hábito de leitura e na democratização do acesso à leitura. A pesquisa investiga a evolução do comportamento leitor ao longo do tempo, especialmente em ambientes digitais, utilizando uma metodologia que inclui pesquisa bibliográfica e um formulário digital. Os resultados revelam o perfil dos leitores do Wattpad, suas preferências literárias e a dinâmica da interação autor-leitor. Assim como compreende quais foram as principais mudanças nas concepções de leitura e escrita no decorrer dos anos, além de debater como a tecnologia influencia a forma como lemos e escrevemos hoje em dia e quais são os desafios e oportunidades do letramento digital, que é a capacidade de usar a tecnologia para ler, escrever e se comunicar de forma eficaz. Destaca ainda como as práticas de leitura na cibercultura, que envolvem a análise do comportamento dos leitores nos ambientes virtuais, e como a cibercultura influencia as práticas de leitura, interações sociais e participação em comunidades virtuais. A pesquisa tem como destaque a plataforma digital de leitura Wattpad e sua influência no mundo contemporâneo. Por fim, o trabalho oferece uma contribuição significativa para o entendimento da transformação do comportamento leitor, integrando teoria e dados empíricos para enriquecer o conhecimento acadêmico. Conclui-se que a plataforma desempenha um papel vital na democratização e promoção da leitura, destacando-se como uma ferramenta significativa na sociedade atual.
- ItemEra uma vez: o conto, a tradição oral e o feminino em versões do ciclo pele de asno(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-11) Sampaio, Rafaela Bispo da Silva; Santos, Vanusa Mascarenhas; Campos, Juscilândia Oliveira Alves; Gonçalves, Luciana Sacramento MorenoEssa pesquisa intenciona ampliar a discussão em torno do Ciclo Pele de Asno, que apresenta uma jovem que foge de casa por não aceitar casar-se com seu pai, indo contra toda uma tradição de submissão e silenciamento e vai de encontro à liberdade e ao direito de decidir pelo seu futuro. Para tal analisamos, comparativamente, as versões encontradas do conto Pele de Asno, observando as mudanças e as permanências presentes em suas sequências narrativas. Além disso discutimos como o processo de amadurecimento e individualização feminino é construído no decorrer das sequências narrativas que compõem os contos desse ciclo. A fim de compreender tais aspectos, foi utilizado como referencial teórico, Frederico Augusto Garcia Fernandes (2003), Hildete Leal dos Santos (2007), Edil Silva Costa (1998), Alvanita Almeida Santos (2005, Vanusa Mascarenhas Santos (2013) e Ria Lemaire (1989),para embasar nossas discussões teóricas sobre tradição oral, conto e a tradição feminina. E Regina Michelli (2020), Marieta Vieira Messina (2019), Nelly Novaes Coelho (2000), Diana Lichtenstein Corso e Mario Corso (2006) para discutir a individualização e amadurecimento feminino. Dessa forma, a pesquisa se realiza por meio de investigação documental de caráter qualitativa, a partir de análises de 17 versões que compõem o ciclo Pele de Asno. Compreende-se que as versões encontradas não apresentam em sua totalidade todas as sequências narrativas, mas todas permitem a construção do processo de individualização feminina através da simbologia presente na narrativa.
- ItemExperiência e memória: narrativas orais das mulheres da UATI(Universidade Do Estado Da Bahia, 2025-01-08) Macedo , Ana Carolina Souza; Santos, Gilvany Souza; Santos, Vanusa Mascarenhas; Silva, Iranice Carvalho da; Moreno, André Luiz AlvesAs narrativas, em suas diversas formas, preservam memórias e moldam identidades, conectando o passado ao presente. Nesse processo, o idoso, como sujeito que ensaia o direito às lembranças e sua subjetividade, reivindica o seu lugar no mundo como narrador de experiências, sendo fundamental para a construção e ressignificação das identidades coletivas e individuais. Desse movimento de valoração cultural da experiência e memória, nasce a temática desta pesquisa: narrativas poéticas orais no processo de materialização da memória. Para tanto, trabalhamos com o público feminino da Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI), do Campus XIII da UNEB, com o objetivo de escutar as suas histórias, examinar os principais temas de recorrência e compreender como essas narrativas significam as experiências de vida, os desafios enfrentados e as conquistas alcançadas pelas mulheres ao longo do tempo. Este trabalho possui uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como uma pesquisa de campo de inspiração etnográfica. A partir da utilização de metodologias de grupos focais e rodas de conversas, colhemos narrativas de vida das mulheres da UATI. Para a análise, nos apoiamos nos seguintes autores: Benjamin (2012) e Zumthor (2007), para discutir oralidade; Bondía (2001) e Benjamin (2012) para discutir experiência; Hall (2003; 2006) e Bauman (2005) para pensar identidade; Ecléa Bosi (2023) e Beatriz Sarlo (2007), para o conceito de memória; Mary Del Priore (2004), Djamila Ribeiro (2017), Akotirene (2019), Vasconcelos (2022), bell hooks (2018) e Angela Davis (2016), para discutir os desafios das mulheres em sociedade. Com este estudo, percebemos a existência do público feminino como uma grande fonte de sabedoria, formas de reexistência (Barbosa, 2022) e diversidade identitária. Ao valorizar as diversas vozes que reverberaram nesta pesquisa, reconhecemos a importância de suas memórias, bem como a contínua relevância de reflexões sobre como essas narrativas podem influenciar, inspirar e transformar as gerações que estão por vir.
- ItemExplorando a diversidade linguística na poesia: um estudo comparativo entre dois autores(Universidade do Estado da Bahia, 2024-03-06) Sampaio, Cleide Amorim; Almeida, Fernanda da Silva de; Lima, Joana Angélica Santos; Pereira, Bárbara Bezerra de S; Divino, Ludinalva Santos do AmorO presente trabalho tem por objetivo refletir sobre as variações linguísticas existentes em nosso país, de forma a explorar essas variações, através do estudo comparativo entre dois poemas: um do renomado poeta popular Patativa do Assaré “Eu e o sertão”, conhecido por sua fala característica sertaneja, e outro de Danilo Reis “Itaberaba, flor do sertão”, um professor e cordelista que emprega variações linguísticas mais formais e acadêmicas. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter descritivo, embasada, teoricamente, nos trabalhos de Leite e Callou (2002); Beline (2003) e Petter (2003); Bagno (1999; 2007); Marcuschi (2010); Antunes (2003) etc. A análise dos poemas revelou que as variações linguísticas são fundamentais para compreender o processo cultural de um povo. Os poetas, Patativa do Assaré e Danilo Reis, retratam o sertão de acordo com suas vivências, utilizando linguagens distintas. O estudo atingiu seus objetivos ao explorar o sentimento de pertencimento, elevação e expressão cultural presentes nos poemas. Além disso, destacou a importância da literatura e poesia como veículos para a expressão e valorização das nuances da linguagem e sua grande diversidade, contribuindo para combater preconceitos linguísticos.
- ItemLivro didático geração alpha língua portuguesa 6º ano: explorando gêneros textuais(Universidade do Estado da Bahia, 2023-11-18) Lima , Vanessa Daislane da Paixão; Carmo, Jeovania Silva do; Pereira, Bárbara Bezerra de Santana; Araújo, Jean Marcel OliveiraEssa pesquisa de conclusão de curso investiga a abordagem dos gêneros textuais no Livro Didático, focalizando o livro didático "Geração Alpha Língua Portuguesa: Ensino Fundamental Anos Finais do 6º ano". O objetivo central é analisar como as propostas de gêneros textuais apresentadas no referido livro contribuem para o desenvolvimento da produção autoral e criticidade dos estudantes, alinhando-se às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa é estruturada em três seções: a primeira contextualiza historicamente os livros didáticos, a segunda descreve as atividades inseridas nos gêneros textuais, e a terceira concentra-se na análise prática destas atividades. Com embasamento teórico em autores como Marcuschi (2008/2010), Batista (2003), Geraldi (1997) e Bakhtin (1992), a pesquisa busca oferecer uma compreensão sobre a eficácia das abordagens pedagógicas no contexto educacional, contribuindo para o debate sobre a formação da competência autoral dos estudantes a partir dos gêneros textuais que constam no Livro didático.
- ItemMultimodais: uma análise a partir de três gêneros textuais(Universidade do Estado da Bahia, 2024-03-08) Santos, Anna Thereza Macêdo; Santos, Livany Lima; Lima, Joana Angélica Santos; Carmo, Jeovania Silva do; Santos, Vanusa MascarenhasEstudo sobre o conceito de texto, multimodalidade e letramento, analisando 03 documentos, a saber: um texto literário infantojuvenil, abro ou não abro?, de Helena Armond (1990); uma tirinha, de Fernando Gonsales (2003), e um infográfico, Aprenda a identificar uma notícia falsa, do Senado Federal (2018), de maneira a entendermos como o texto e a multimodalidade configura-se nesses gêneros. Objetivamos compreender, a partir da multimodalidade presente em três gêneros textuais, como o texto mobiliza outros elementos para além das palavras para a sua composição, expandindo neste movimento o seu sentido. Diante da metodologia adotada, o movimento textual se deu por meio de uma pesquisa documental, de abordagem qualitativa. Para realização do presente estudo utilizamos como base teórica os escritos de autores como Cademartori (1991); Costa Val (2004); Marcuschi (2008); Soares (2009) e Dionisio (2011). O trabalho com esses autores mostrou-se de suma importância para compreendermos como se deu a mudança e ampliação textual, acompanhando neste movimento os anseios da sociedade moderna. Entendemos que, a partir desse novo formato de texto advindo dos avanços tecnológicos, precisamos mais do que falar em letramento, falar em multiletramentos, visto que a leitura do texto hoje abarca não só o signo alfabético, mas as imagens, os sons, os gestos, as cores, entre outros. O estudo desse tema nos ajudou a compreender que enquanto professores, precisamos sempre estarmos atentos às mudanças presentes na sociedade, pois elas impactam diretamente no ensino não só de língua portuguesa como também de todas as outras disciplinas. Desse modo, é imprescindível considerarmos tudo o que acontece à nossa volta, para que a educação permaneça atual e relevante para o aprendizado de nossos alunos.
- ItemNinguém ali devia nada: algumas análises sobre as cenas de violência policial em o livro preto de Ariel(Universidade do Estado da Bahia, 2024-02-29) Silva, Leandra Santos da; Gonçalves, Luciana Sacramento Moreno; Santos, Vanusa Mascarenhas; Amorim, Mércia de LimaHistoricamente, o povo negro foi alvo de muitas opressões e ofensas. A Contemporaneidade, ainda não superou o racismo de forma a garantir o direito às diferenças e a ancestralidade negra com esse sistema de marginalização, os negros são os mais atingidos de olhares racistas e isso se inclui na esfera da segurança pública. Dessa forma, esta monografia tem como objetivo analisar na obra O Livro Preto de Ariel (2019), do escritor Hamilton Borges de que maneira a violência policial é abordada pelo viés da literatura negra do aludido autor. Para isso, por meio de uma pesquisa descritiva e explicativa, de cunho documental, busco analisar trechos da obra em que se retrata a violência policial contra moradores negros da periferia. Sendo assim, como aporte teórico para estar discutindo essas relações entre raça, violência policial e genocídio utilizo o Atlas da violência (2021), Mbembe (2003), Amorim (2020), Nascimento (2016), Ianni (1988) Evaristo (2009). Com algumas análises obtidas na pesquisa, pondera-se que o racismo estrutural impera nas práticas de abordagem da polícia baiana, em um sistema opressor apoiado pelo Estado, que legitima práticas de ações violentas e desumanas contra pessoas negras periféricas. Portanto, o racismo é o principal atributo para que haja violência por parte da polícia.
- ItemNordeste, mulher e poesia: uma análise dos cordéis de Valéria Rocha(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-11) Teixeira, Évisson Dos Santos; Santos , Jaqueline Pereira Dos; Santos , Vanusa Mascarenhas; Campos, Juscilândia Oliveira Alves; Gonçalves, Luciana Sacramento MorenoApresenta-se nessa monografia uma análise das representações da figura feminina e da região Nordeste na literatura de cordel. A fim de cumprir este intento, utilizamos como corpus os folhetos Vida Maria (Em versos de cordel) (2013); O dia que Maria pariu barriga de dois - mabaço (2008); A belezura do Sertão (2007); Quando Desalumiou (2018); Perto de São Saruê - Onde tudo é diferente (2014); e Itaberaba um taquinho bom de chão! (2013), de autoria de Valéria Rocha. Trata-se de uma pesquisa documental, qualitativa e descritiva. Buscamos compreender como a cordelista apresenta a figura feminina nessas obras, assim como a forma como caracteriza o Nordeste em suas produções. No primeiro capítulo apresentamos a temática, objetivos, metodologia, referencial teórico e a organização do trabalho. No segundo, nossas discussões atravessam a história do cordel em Portugal e no Brasil com o intuito de apresentar as especificidades desse gênero literário em cada localidade. Para discutir essas questões, foram utilizados como referencial teórico Márcia Abreu (1999); Francisca Pereira dos Santos (2009); e o Dossiê de registro de literatura de cordel (2018). No terceiro capítulo, discutimos aspectos da trajetória feminina, sua inserção e protagonismo na literatura de cordel, como autora e personagem nos folhetos. Para essas abordagens, apoiamo-nos na tese de mestrado de Míriam Carla Batista de Aragão de Melo (2016); no artigo das autoras Janja Bloc Georges Daniel Boris e Mirella de Holanda Cesídio (2007); como também nas discussões teóricas propostas por Ria Lemaire (2020). No quarto capítulo, discorremos sobre as representações construídas a respeito da região Nordeste, além de analisarmos o modo como esse território é retratado nos folhetos de cordéis selecionados. Fundamentamos essa discussão na obra de Durval Muniz de Albuquerque Júnior (2009); nos artigos de Karolayne Ribeiro de Góes (2014) e Isabel Cristina Martins Guillen (2012); e na tese de mestrado de Robson William Potier (2012). Conclui-se que os folhetos de cordéis brasileiros foram constituídos a partir do modelo poético das cantorias nordestinas, sendo sua estrutura, temáticas e modo de circulação distintos da literatura de cordel de Portugal. Sobre os cordéis analisados, observamos que a cordelista apresenta uma reflexão acerca dos estereótipos femininos, a partir de situações de subalternidade por elas vividas. Por fim, os textos também apresentam outras possibilidades de abordagem do sertão nordestino. Trazem as dificuldades e aridez do espaço, mas sem transformá-lo em um lugar miserável, nota-se o apreço à formosura da localidade habitada.
- ItemO amor erótico da protagonista Carolina Maria de Jesus em quarto de despejo e casa de alvenaria(Universidade Do Estado Da Bahia., 2025-01-31) Brito, Denise Dos Santos; Campos, Juscilândia Oliveira Alves; Moreno, Luciana Sacramento; Santos, Vanusa MascarenhasO trabalho tem como objetivo analisar os aspectos da vida amorosa da personagem Carolina Maria de Jesus nas obras Quarto de Despejo: Diário deuma Favelada (2014) e Casa de Alvenaria: Diário de uma ex-favelada (2021). Apesquisa busca compreender como questões de identidade, classe social e raça influenciaram as relações amorosas da protagonista, destacando as transformações em seus vínculos afetivos ao longo das duas obras. A metodologia empregada é baseada em pesquisa documental e qualitativa, com análise das narrativas dos diários de Carolina, investigando as semelhanças e diferenças em suas experiências amorosas dentro e fora do contexto da favela. Essa abordagem permitiu explorar os desafios enfrentados pela protagonista dos diários enquanto mulher preta, mãe solo e escritora, inserida em um ambiente social marcado pela exclusão. Além disso, o estudo adota uma perspectiva interseccional para examinar como as opressões de raça, classe e gênero se entrelaçam na trajetória amorosa da autora, influenciando suas percepções sobre afeto, desejo e pertencimento. A pesquisa analisa os conceitos de amorem diferentes épocas, fundamentando-se nas teorias de Bauman (2004), Branden (1998), Flacelière (1988), Flandrin (1995), Grimal (1991), Lins (2007), Rougemont (1988), entre outros. Além disso, o trabalho aborda as interseções entre gênero, raça e classe na experiência das mulheres negras, com base em autoras como Alves (2010), bell hooks (1995), Davis (2016), Lélia Gonzalez (2020), Nascimento (2006), Pacheco (2013), Ribeiro (2018), Silva (2018) e Souza (2013). Os resultados indicam que as condições de vida na favela, como a pobreza extrema e o racismo, influenciaram significativamente a vida amorosa da escritora da favela, resultando em relações marcadas por abandono, desconfiança e solidão. Em Casa de Alvenaria (2021), sua ascensão social trouxe mudanças em sua perspectiva, mas os estigmas raciais e de gênero permaneceram.
- ItemO imaginário poético encourado: as tradições culturais do vaqueiro Itaberabense em cena(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-29) Santos , Alan Soares; Campos, Juscilândia Oliveira Alves; Gonçalves, Luciana Sacramento MorenoA historiografia literária brasileira destaca o sertanejo como uma figura popular, dado a sua significância para a representação nacional. Nessas incursões poéticas o vaqueiro vem sendo abordado de diferentes formas, povoando o imaginário popular com suas vivências e construções simbólicas. Como esse sertanejo se espalhou pelo Brasil, é nítido que essa tradição atravessa gerações e sociedades. Partindo dessa compreensão, este estudo observa como é retratada a tradição vaqueira no território itaberabense em poéticas contemporâneas, escritas e orais. Logo, a partir da temática, o imaginário poético em torno das tradições culturais do vaqueiro itaberabense, este trabalho objetiva compreender as representações do universo do vaqueiro em construções poéticas itaberabenses, identificando e discutindo os símbolos culturais, os saberes e valores que envolvem essa figura lendária. Desta forma, o meu corpus é constituído de produções poéticas que circulam na cidade de Itaberaba-BA, já publicadas, a saber: 1 lenda, 1 poema, 2 cordéis, 1 causo, 6 aboios, 2 chulas e 1 batuque. Desta maneira, foi composta uma coletânea de textos poéticos em torno da figura do vaqueiro que circulam no município. Este trabalho possui uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como uma pesquisa documental, propondo-se a descrever como são suscitadas imagens em torno do ofício do vaqueiro e explicar como o universo poético em torno do vaqueiro itaberabense alimenta uma memória local em torno desse personagem. Para isso, a análise será apoiada nos seguintes autores: Peter Burke (1978), Nestor Garcia Canclini (2008) e Stuart Hall (2003), com a ideia da mudança paradigmática sobre cultura popular; Stuart Hall (2006), Durval Muniz Albuquerque (2013) e Renan Martins Pereira (2017) para falar de identidade cultural; Sandra Jatahy Pesavento (1995) e Cornelius Castoriadis (2004) com o conceito de imaginário como campo simbólico; Câmara Cascudo (1956), Eurico Alves Boaventura (1989) e Joana Medrado (2012) para falar da construção imagética sobre o vaqueiro; Anthony Giddens (2007) e de Eric Hobsbawm (1997) com o conceito de tradição; e a UNESCO (2003) para falar de patrimônio imaterial. Com esse estudo, viu-se a importância desse personagem na interiorização do sertão brasileiro e como são propagadas imagens com resquícios românticos sobre o vaqueiro. Nota se também deslocamentos em busca de melhores condições de vida e práticas revolucionárias frente a perspectivas de vida mais justas. Ademais, tem-se a nostalgia verificada na tensão entre o tradicional/raiz e o moderno. Assim, percebe-se as simbologias que o povo estabelece com a imagem sertaneja, compreendendo que a construção poética contemporânea em torno da figura do vaqueiro materializa a força identitária e cultural desse ofício na memória do povo itaberabense.
- ItemO internetês: navegando nas águas nada tranquilas da língua portuguesa(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-11) Andrade , Leandra Aparecida de; Lima, Joana Angélica Santos; Pereira, Bárbara Bezerra de Santana; Carmo, Jeovânia Silva doNo presente trabalho, analisamos à luz da abordagem funcionalista, a influência do internetês na escrita de textos utilizados nas redes sociais. Para a realização desta pesquisa documental de abordagem qualitativa foi utilizado um corpus composto por seis postagens das plataformas digitais, Twitter, Instagram e Tiktok, objetivando analisar a influência que o internetês promove na escrita de textos utilizados nos aplicativos de comunicação; investigar textos e diálogos presentes nessas plataformas digitais, descrevendo a forma da linguagem (internetês) impressa nas referidas plataformas digitais; analisar os recursos linguísticos utilizados nos referidos aplicativos, refletindo sobre sua interferência na escrita. Visando atingir tais objetivos, foram utilizados os seguintes referenciais teóricos: Bagno (2007); Ferrira (2014); Santos (2015); Machado (2010); Nagamini (2016); Flexor (2008); Citelli (2021); Coscareli e Ribeiro (2011) etc. Os resultados revelaram que nessas plataformas digitais, os internautas fazem uso dinâmico e criativo da linguagem, apropriando-se de diferentes recursos linguísticos visualizados através de processos de simplificação e supressão de palavras, expressões e orações por meio de abreviações, acrônicos e siglas. O que permite corroborar que o internetês se configura uma variedade linguística cuja representação deve ser discutida nos espaços escolares
- ItemOpressões, empoderamentos e afetos: o sentir e o resistir em Torto Arado, de Itamar Vieira Júnior.(Universidade Do Estado Da Bahia, 2025-02-07) Assis, Mairla Da Silva; Pires, Milena Alves; Campos, Juscilândia Oliveira Alves; Gonçalves, Luciana Sacramento Moreno; Santos, Vanusa MascarenhasA ideia que temos de Nordeste foi construída a partir de estereótipos, que o retratam como uma região marcada pela seca, pobreza e pelo atraso social, como déficit em educação, saúde, dentre outros aspectos. Especificamente o sertão nordestino, muitas vezes, foi representado na literatura e em outras artes a partir de uma visão preconceituosa que coloca seu povo apenas sob lentes de sofrimentos, índices de analfabetismo e resistência em secas intensas. Esse estudo tem como objetivo investigar as diferentes formas de opressão vivenciadas pelas personagens do romance, bem como analisar as relações de afetos, empoderamentos, saberes e solidariedade adotados por elas como estratégias de resistência. A pesquisa foi realizada por meio de um estudo documental, com uma abordagem descritiva e explicativa, cujo principal objeto de consulta foi a obra Torto Arado, de Itamar Vieira Junior, bem como outras referências relevantes que tratam da temática abordada. Em conclusão, a obra Torto Arado promove uma reflexão sobre desigualdade, resistência e humanidade ao expor as opressões, exaltar o empoderamento e celebrar o afeto. Itamar Vieira Júnior constrói um retrato poético e fidedigno de uma comunidade nordestina em que o contexto histórico está inserido, destacando a importância de criar espaços e estratégias para amplificar a voz das mulheres que, mesmo sob condições de extrema exploração, conseguem transformar suas dores em luta e suas relações em força coletiva.
- ItemOs jogos como estratégia de ensino aprendizagem na EJA: potencialidades e desafios(Universidade Do Estado Da Bahia, 2025-01-16) Miranda, Ana Valéria De Oliveira; Brandão, Alex Souza; Silva, Iranice Carvalho da; Moreno, Luciana Sacramento Gonçalves; Carmo, Jeovania Silva doO presente artigo tem como objetivo compreender como o uso de jogos nas aulas de Língua Portuguesa, são uma importante estratégia pedagógica para leitura na Educação de Jovens e Adultos – EJA, destacando suas potencialidades e desafios no ensino. A pesquisa caracteriza-se como pesquisa de experiência vivida durante os estágios III e IV, realizando análises de cunho qualitativo, tendo como indivíduos participantes os jovens e adultos matriculados na EJA, da rede estadual e municipal, da cidade de Itaberaba -Ba, na Escola Municipal Gois Calmon e do Colégio Estadual Centenário. Como apoio teórico foi utilizado autores como: Paulo Freire (1996), (2001), Miguel G. Arroyo (2017), Johan Huizinga (2010), materiais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (2023) além de outros. A pesquisa demonstrou a importância do jogo – uma das manifestações do lúdico que promove um aprendizado mais dinâmico, atrativo e significativo, ajudando a superar estigmas sociais e fomentar a inclusão educacional. A experiência prática com jogos mostrou ganhos no engajamento e aprimoramento na leitura e escrita, contribuindo na socialização e desenvolvimento cognitivo dos alunos, além de proporcionar um ambiente de ensino mais humanizado.
- ItemPercursos literários juvenis no livro didático de língua portuguesa do 9º ano da rede municipal de Itaberaba - BA(2022-02-22) Souza, Maria Santana Santos deO artigo discute a forma de apresentação da literatura juvenil no livro didático. Constitui o corpus da pesquisa a primeira unidade de estudo do livro didático Geração Alpha: Língua Portuguesa, 9º ano do Ensino Fundamental II, utilizado na rede de ensino do município de Itaberaba-BA. Busca entender os aspectos que fundamentam a proposta literária no processo de formação discente desse período da educação básica. Defende que, nesse período formativo, a relação com a literatura torna-se de maior importância, tendo em vista a mudança desses alunos para o ensino médio, o que fortalece a necessidade de propostas adequadas que fomentem e estimulem a base literária e crítica de cada aluno. Trata-se de uma pesquisa documental, de abordagem qualitativa, realizada a partir do diálogo com Maria de Fátima Berenice da Cruz (2018), Nelly Novaes Coelho (2010), Rildo Cosson (2014), dentre outros autores que tratam da temática em questão. O estudo ratifica a importância da leitura e sua propagação desde cedo no cotidiano dos jovens discentes.