Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Estudos Territoriais (PROET)

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    A olaria no distrito de Maragogipinho, Aratuípe/BA: lugar do saber-fazer ceramista
    (Programa de Pós-Graduação em Estudos Territoriais (PROET), 2024-08-26) Castro, Cláudio Luiz Santos de; Coelho Neto, Agripino Souza ; Portugal, Jussara Fraga; Junior, Eduardo José Marandola; Castro, Janio Roque Barros de
    Esta dissertação explora a olaria como lugar de importância histórica, identitária e de ensino e aprendizagem transgeracionais no processo do saber-fazer ceramista de Maragogipinho/Aratuípe no Recôncavo Baiano. Ancorado nos estudos de Claval (2007) e Rosendahl (2014) sobre as dimensões da Geografia Cultural; Mota (2011), ao abordar cultura popular; Santos (1978, 2020), Certeau (2014) analisando o saber-fazer aliado as perspectivas culturais e geracionais, Serpa (2019) e Tuan (2013) com o conceito de lugar, esta pesquisa buscou compreender a olaria como lugar de ensino e aprendizagem e fazeres transgeracionais vinculados à arte com a cerâmica. Desse modo, a questão que mobilizou a pesquisa foi: como a olaria no distrito de Maragogipinho/Aratuípe, no Recôncavo Baiano, se constitui lugar de ensino e aprendizagem de saberes e práticas tradicionais ceramistas? A metodologia aplicada foi o estudo de caso com o uso da técnica da entrevista narrativa. A pesquisa de campo ocorreu em três etapas, a saber: a primeira em novembro de 2022, a segunda março de 2023 e a terceira em maio de 2024. Os oito colaboradores, Antônio Dativo, Davi Conceição, Elísio Nazaré, Manoel Bonfim, Sivaldo Duarte, Albino Souza, aprendizes como David Ésli e Jadison Nunes, por meio das memórias evocadas, narraram sobre o ofício, as situações experienciadas e os modos como aprenderam e ensinam a arte ceramista, as relações sociais construídas na comunidade e a importância da olaria para a população local. Assim, percebe-se a atribuição afetiva aos lugares de trabalho, resguardando um itinerário ininterrupto de construção, reconstrução, significados e ressignificações do espaço geográfico, o qual se revela como lugar. A pesquisa torna-se assim significativa para compreender a dinâmica da área estudada em referência aos saberes e fazeres dos oleiros e seus aprendizes que, ao longo do tempo, realizam essa atividade nas olarias de Maragogipinho. A olaria mostrou-se como um lugar que é de trabalhar, ensinar, aprender, amar, enfim, viver, tornando Maragogipinho ambiente de uma produção que vai muito além de peças de artesanato em argila, mas na qual se constroem relações de amizade, aprendizagem e dor. No lugar (olaria) estão presentes referências identitárias, culturais e geracionais do povo de uma porção geográfica do Recôncavo Baiano.
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    Indústria da mineração no município de Santaluz-BA: análise dos impactos ambientais
    (Universidade do Estado da Bahia, 2023-09-01) Santos, Marcela Oliveira da Silva; Gomes Sobrinho, Lirandina; Baitz, Ednice de Oliveira Fontes; Souza, Sirius Oliviera; Silva , Vinícius de Amorim
    Esta dissertação, intitulada Indústria da Mineração no município de Santaluz/BA: análise dos impactos ambientais buscou investigar a exploração mineral nesse território do semiárido. Para isso, partiu do pressuposto de que, no geral, os empreendimentos minero-industriais se sobrepõem nas áreas exploradas, ao ponto de seus interesses prevalecerem, sem a deliberação dos demais agentes do território. Com relação ao suporte bibliográfico, o estudo foi corroborado por um referencial teórico-conceitual e legal pertinente, o que proporcionou uma visão clara dos impactos ambientais decorrentes da atividade mineradora, isso mesmo havendo uma grande quantidade de trabalhos que difundem os empreendimentos mineradores como promotores de desenvolvimento social e como geradores de emprego e renda. Com relação a esse ponto, a pesquisa mostrou, por outro lado, que tais estudos deixam de mensurar as irreparáveis alterações que essas atividades causam nos meios biótico, físico e antrópico, algo que se inicia ainda na fase de escolha dos minerais a serem explorados e se estendem durante o ritmo intenso de exploração, de modo que tudo isso é externalizado para o ambiente, gerando desequilíbrio ecológico, com efeitos sobre a fauna, a flora e, consequentemente, a saúde humana. Dessa forma, este estudo ateve-se à trajetória da mineração e à relação com o ambiente especificamente no município de Santaluz/BA, cuja contextualização foi embasada em registros oficiais e a partir, também, de dados e informações do processo de licenciamento, os quais compuseram a base da análise documental. Nesse sentido, a pesquisa se debruçou sobre duas empresas mineradoras, exploradoras, respectivamente, de minério de ouro e de minério de cromo, que são as principais agentes da extração mineral no município de Santaluz/BA e figuram como importantes para a sua economia. A metodologia adotada foi a construção de uma matriz de análise, a qual foi elaborada com base nos dados documentais, procedimento que viabilizou relacionar as principais ações desenvolvidas por esses empreendimentos mineradores quando em operação e os respectivos impactos ambientais externalizados. Partindo dessa triangulação de dados, é feita, ao final desta pesquisa, a exposição das evidências de que os impactos ambientais negativos identificados não são sanados com as respectivas mitigações implementadas.
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    Áreas protegidas e participação social: planejamento territorial participativo da Comunidade Quilombola de Dandá, Simões Filho/BA.
    (Universidade do Estado da Bahia, 0024-08-06) Calmon, Josué da Silva; Gomes Sobrinho, Lirandina; Bonfim, Natanael Reis; Souza, Deórgia Tayane Mendes de
    Esta dissertação tem como objetivo avaliar a efetividade do Planejamento Territorial Participativo da Comunidade Quilombola de Dandá na APA Joanes-Ipitanga. Neste sentido, verificou-se como a execução do planejamento territorial participativo implicou na melhoria da vida e organização comunitária para o uso do seu território; e a importância desse planejamento para conservação dos atributos ambientais da comunidade quilombola de Dandá conjugados à gestão da APA Joanes-Ipitanga. Foram analisados os projetos do Plano de Ação elaborados na execução do Planejamento Territorial Participativo, a gestão participativa da APA e os dados de efetividade de gestão das Unidades de Conservação geridas pelo estado da Bahia. A metodologia quali-quantitativa conduziu o estudo a uma abordagem das principais temáticas sobre Áreas Protegidas, tomando como referência a percepção comunitária e institucional sobre o projeto estudado, a percepção dos conselheiros da APA sobre o colegiado da UC e análise dos dados de efetividade de gestão de Unidades de Conservação a partir do Sistema de Avaliação e Monitoramento de Gestão - SAMGe. Os dados foram coletados por meio da pesquisa documental, aplicação de entrevistas semi-estruturadas, observação participante e análise do SAMGe. Esta avaliação revelou que embora os instrumentos legais estabeleçam a necessidade de integração de Áreas Protegidas para efetividade dessa política pública, tal parâmetro é parcialmente cumprido no processo de gestão das Unidades de Conservação estaduais. A falta de ações contínuas para integração dos formatos de Áreas Protegidas UC e Comunidades Quilombolas implica na moderada efetividade dessas UC.
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    Territorialidades e hierarquias em torcidas organizadas do Sport Club Corinthians Paulista
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-08-31) Silva, Natália Morena Lage; Coelho Neto, Agripino Souza; Hollanda, Bernardo Borges Buarque de; Caldas, Alcides dos Santos
    Esta dissertação trata das territorialidades relativas às torcidas organizadas de futebol no Brasil, fundamentadas em hierarquias de poder. Estrutura-se em duas partes: uma de cariz teórico e outra de cariz empírico. Na primeira parte apresenta-se uma revisão da literatura que embasa todo o trabalho, subsidiando o contexto histórico relativo ao surgimento do futebol e a ascensão da cultura torcedora, buscando compreender a origem e formação das torcidas organizadas no Brasil e como também são estabelecidas as hierarquias e relações de poder nesses grupos. Apresenta-se em seguida uma análise das territorialidades torcedoras nos estádios de futebol. Na segunda parte apresenta-se uma investigação cujo objetivo foi analisar o poder das torcidas organizadas e suas influências nas arquibancadas dos estádios de futebol, acionando o conceito de territorialidade para compreender o comportamento espacial das torcidas organizadas do Sport Club Corinthians Paulista. Para isso, foram selecionadas as torcidas organizadas mais expressivas do Sport Club Corinthians Paulista, levando em consideração seu contexto histórico de surgimento, quantidade de associados, influência sociopolítica sobre o clube e representação espacial nas arquibancadas. A metodologia adotada foi a estratégia de estudo de caso, em que se buscou investigar a existência de poder hierárquico como premissa para as ações, representações e ordenamento espacial nas torcidas organizadas do Sport Club Corinthians Paulista. Nesse contexto foram feitas entrevistas semiestruturadas a dirigentes das respectivas torcidas organizadas. As principais conclusões desta pesquisa são as seguintes: I) as torcidas organizadas corinthianas buscam demarcar territórios de controle e influência, nos estádios de futebol do Brasil; II) O poder simbólico (faixas, bandeiras, cânticos e rituais das torcidas) são dispostos e entoados nas arquibancadas, obedecendo a uma ordem hierárquica definida, aplicada e seguida pelas torcidas e seus membros; III) Verifica-se uma hierarquia consolidada dentro dos estádios de futebol, segundo critérios concebidos e acordados pelas torcidas organizadas; IV) Ocorre o delineamento territorial dentro dos estádios obedecendo a uma diretriz hierárquica implementadas pelas torcidas organizadas hegemônicas. Com base nos resultados deste estudo, entende-se que o conhecimento das dinâmicas internas dessas torcidas e das suas estratégias de demarcação territorial é fundamental para a elaboração de políticas públicas eficazes, que visem a manutenção da ordem e da segurança nos eventos esportivos. Além disso, este estudo contribui significativamente para o campo da Geografia ao fornecer uma investigação detalhada das territorialidades urbanas em um contexto específico, como o dos estádios de futebol, destacando como espaços urbanos podem ser apropriados, organizados e hierarquizados por diferentes grupos sociais.
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    PIBID, PRP e formação de professores de geografia: narrativas, saberes e experiências
    (2024-08-05) Sousa, Vitória Letícia de Jesus; Santos, Simone Ribeiro; Portugal, Jussara Fraga; Costella, Roselane Zordan
    O presente trabalho versa sobre dois importantes programas que potencializam a formação de professores. O objeto de estudo surgiu a partir das minhas vivências ao longo do curso de Licenciatura em Geografia, quando participei do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) e Programa de Residência Pedagógica (PRP) e percebi a potencialidade desses programas na formação docente e a partir daí, tive a curiosidade de analisar como outros bolsistas avaliam a sua participação nesses programas durante seu processo formativo. A partir disso, a minha pesquisa tem como lócus a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), especificamente os quatro departamentos - campi IV, V, VI e XI – localizados nos territórios de identidades baianos – Piemonte da Diamantina; Recôncavo da Bahia; SertãoProdutivo e Sisal. A questão que mobiliza esta pesquisa pauta-se no seguinte indagamento: - Quais saberes docentes e experiências emergem das narrativas de professores de Geografia, egressos e em processo de formação inicial, que vivenciaram/vivenciam situações formativas no âmbito dos subprojetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa Residência Pedagógica (PRP), vinculados aos quatro departamentos da Universidade do Estado da Bahia - campi IV, V, VI e XI? O principal objetivo é compreender, a partir das narrativas (auto)biográficas de professores de Geografia egressos e em formação, como os saberes docentes e experiências vivenciadas nos subprojetos desenvolvidos nosprogramas financiados pela Capes – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Programa Residência Pedagógica (PRP) – vinculados aos quatro departamentos da Universidade do Estado da Bahia - campi IV, V, VI e XI – localizados nos territórios de identidades baianos – Piemonte da Diamantina; Recôncavo da Bahia; SertãoProdutivo e Sisal – contribuíram com a identidade e o fazer docente de professores de Geografia. Os objetivos específicos deste estudo são: 1) Caracterizar o PIBID e o PRP como importantes programas que compõem a política pública de valorização do magistério na Universidade do Estado Bahia; 2) Contextualizar a implementação e os projetos do PIBID e do PRP na UNEB no curso de Licenciatura em Geografia nos departamentos dos campi IV, V, VI e XI /Jacobina, Santo Antônio de Jesus, Caetité e Serrinha – localizados nos territórios de identidades baianos – Piemonte da Diamantina; Recôncavo da Bahia; Sertão Produtivo e Sisal; 3) Evidenciar a importância e as contribuições do PIBID e do PRP para a formação inicial de professores egressos e em formação do/no curso de Licenciatura em Geografia da UNEB; 4) Analisar, a partir das narrativas dos professores de Geografia, os saberes apreendidos na/sobre a docência no âmbito do PIBID e do PRP e suas implicações no fazer docente dos professores egressos e em formação nos cursos de Geografia dos campi IV, V, VI e XI /Jacobina, Santo Antônio de Jesus, Caetité e Serrinha. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, ancorada no método (auto)biográfico, cuja recolha de informações centrou-se na pesquisa bibliográfica, análise documental e narrativas 15 escritas de 16 (dezesseis) participantes, dentre os quais, têm-se bolsistas, ex bolsistas dos programas, objeto desta pesquisa, PIBID e PRP, que cursam/cursaram Licenciatura em Geografia em 1 (um) dos 4 (quatro) departamentos da UNEB. As análises realizadas a partir dessa pesquisa possibilitaram consumar que o PIBID e o PRP são políticas educacionais potentes que contribuem significativamente na/para formação docente, pois propiciam que os bolsistas, em formação inicial, durante sua participação nos programas, experienciem momentos de práticas docentes educativas que fomentam a formação para o futuro desempenho profissional.