Licenciatura em Pedagogia - DCH3

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    A magia da literatura infantil: a importância da leitura na formação crítica e criativa das crianças
    (2023-12-14) Santos, Dilaila Eduarda Batista dos; Santos, Michele Almeida; Martins, Adeilda Ana da Silva
    A literatura infantil desempenha um papel crucial no desenvolvimento das crianças. Diante disso, a presente pesquisa tem como título “A magia da literatura infantil: um estudo sobre a importância da leitura na formação crítica e criativa das crianças". Este memorial de produto pedagógico tem como objetivo geral: analisar a importância da literatura infantil para a formação de crianças leitoras. Os objetivos específicos são: provocar a imaginação da criança; ampliar a leitura e a escrita; incentivar a leitura desde cedo. Optamos por uma abordagem de pesquisa qualitativa, caracterizamos o estudo como participante e utilizamos a observação como método de coleta de dados. Os resultados da pesquisa, estão refletidos no ebook contendo as produções dos alunos, que demonstra um desempenho geral satisfatório.
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    O desafio das instituições não escolares na atuação pedagógica com pessoas em situação de rua
    (UNEB, 2023-12-14) Souza, Sheila Patrícia da Silva; Carvalho, Luzineide Dourado; Guedes, Neuma de Sá; Benevides, José Renner
    As pessoas em situação de rua é um tema complexo, urgente e desafiador, e por ser uma realidade presente na sociedade brasileira é preciso que representantes políticos tenham atenção para essa realidade e desenvolvem políticas públicas por meio da educação libertadora e transformadora que é uma ferramenta importante para a reintegração social e a conquista de melhores condições de vida. Este trabalho tem como objetivo geral: Investigar a EJA nas instituições não escolares e como atuam com pessoas em situação de rua e desenvolvem ações ou projetos pedagógicos. Orientando-se pelos objetivos específicos: (1) Revisar literaturas acerca das pessoas em processo de desfiliamento social (2) Identificar instituições nacionais ou regionais/locais que atuam com pessoas em situação de rua e (3) Refletir sobre as possibilidades de intervenção através da pedagogia. Além disso, utilizou-se para a construção dos resultados a análise de reportagem, via web que apresenta a iniciativa inovadora de alfabetização de moradores de rua, localizado na Praça Marechal Deodoro, conhecida como Praça das Mãos, em Salvador- BA e a reportagem sobre O Projeto Arte Pop, o qual promove ações com oficinas de artes e artesanato em Mogi das Cruzes- SP e a visita de campo ao Centro Pop em Juazeiro- BA, para identificar por meio de entrevista, as ações pedagógicas como resultados dessa pesquisa, pode se considerar que, a iniciativa de levar a escola até os locais frequentados pelos moradores de rua, demostra que a educação pode ocorrer em qualquer ambiente, desde que haja vontade e comprometimento para transformar a realidade.
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    Aprendizes no país da docência: uma analogia de Alice no país das maravilhas para repensar a educação contemporânea
    (UNEB, 2023-12-14) Dias, Carla Raquel Gomes; Silva, Francineide Santana; Antunes, Claudia Maisa; Silva, Francisco de Assis
    O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), na perspetiva de um produto pedagógico apresenta como tema “Aprendizes no País da Docência: Uma analogia de Alice no País das Maravilhas para repensar a educação contemporânea”. O mesmo tem como objetivo principal estabelecer a analogia entre a obra Alice no País das Maravilhas às teorias pedagógicas contemporâneas, buscando compreender a práxis docente dialógica entre os espaços Escolares e Não Escolares. Dito isto, a metodologia da pesquisa será de caráter bibliográfico e estudo de caso com uma abordagem qualitativa e análise de conteúdo. A discussão traz a relação da obra literária com aspectos observados na educação do município de Juazeiro-BA, refletindo o papel do professor e incentivando-o à práxis pedagógica, provocando a curiosidade e criticidade dos alunos para uma educação de qualidade, transformadora e significativa. Para isso, a pesquisa beberá de fontes teóricas contemporâneas educacionais como a pedagogia libertadora e pedagogia nova em contraposto a pedagogia tradicional sob a perspectiva, principalmente de Freire (1996) e Garcia (1977), bem como trará Bechtlufft e Garcia (2015) na fundamentação de Alice para a educação. Posto isto, este estudo oferece contribuições teóricas e práticas para repensar a educação, utilizando a obra como um meio de reflexões que promovam abordagens centradas no estudante e o desenvolvimento de habilidades fundamentais para a educação do século XXI.
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    Empatia na Educação infantil: O que dizem as professoras?
    (2023-12-14) Melo, Daniella Brandão; Souza, Clara Maria Miranda de
    Este artigo tem como objetivo discutir a importância da empatia na educação infantil, a partir da visão de educadoras. A empatia é um aspecto fundamental no desenvolvimento socioemocional das crianças, pois permite que elas compreendam e se interessem pelos sentimentos dos outros. O estudo inicia-se com uma revisão da literatura, abordando conceitos, teorias e pesquisas que comprovam os benefícios da empatia na educação infantil. Com base nessas informações, foi desenvolvida uma investigação, aplicada a um grupo de cinco educadoras da educação infantil, de uma escola, a fim de compreender a visão e a prática dessas profissionais em relação à empatia. Os resultados da pesquisa revelam que a maioria das educadoras consideram a empatia como um aspecto importante na educação infantil. No entanto, a análise das respostas também mostrou que nem sempre a empatia é uma prática efetiva nas salas de aula. Isso pode ser atribuído a diversos fatores, como a falta de formação adequada dos profissionais ou a falta de recursos e materiais que promovam a empatia. A partir dos resultados obtidos, o artigo também discute algumas estratégias que podem ser adotadas para incentivar a empatia na educação infantil. Uma delas é a promoção de atividades que estimulem a compreensão e a identificação de emoções, como dramatizações e leitura de histórias. Além disso, é fundamental que os educadores trabalhem na construção de um ambiente acolhedor e de respeito mútuo, em que as crianças se sintam confortáveis para expressar suas emoções e se colocarem no lugar do outro. Em suma, este artigo mostra a relevância da empatia na educação infantil sendo essencial que educadores e gestores compreendam a importância desse aspecto no desenvolvimento das crianças e promovam práticas que estimulem a empatia no ambiente escolar. Através de uma abordagem qualitativa com revisão bibliográfica de cunho descritivo foi definido o objeto de estudo, no caso a empatia em sala de aula na Educação Infantil, com estudo histórico que expõe o que é a empatia e como ela pode interferir nas relações interpessoais e na aprendizagem em sala de aula. Identificando os estudos sobre o assunto, relacionando pesquisas, além de livros, artigos e publicações que abordam o tema. Sintetizando até se chegar ao consenso de como a empatia está presente na sala de aula e como interfere no processo de desenvolvimento da criança.
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    Educação em tempo de pandemia da Covid-19: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID
    (UNEB, 2023-12-14) Lima, Roberta Pereira de; Martins, Josemar da Silva; Lima, Iva Autina Cavalcante; Silva, Francisco de Assis
    Esta pesquisa que tem como tema Educação em tempo de pandemia da covid-19: o programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, é resultado de minha participação no programa em questão, e tem como objetivo relatar as contribuições que os bolsistas do PIBID levaram/trouxeram para as práticas de ensino através das experiências de iniciação à docência, reuniões, estudos, planejamentos, atividades e aprendizados desenvolvidos remotamente nas escolas selecionadas pelo programa, sendo ela documental e teórica, com abordagem qualitativa. Pretende-se através deste trabalho mostrar os percursos que os bolsistas do PIBID, Edital 02/2020, do curso de Pedagogia do Departamento de Ciências Humanas, do campus III, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no período compreendido entre 17 de novembro de 2020 a 30 de abril de 2022, enfrentaram durante o ensino remoto com crianças de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, mostrando os desafios, as contribuições e aprendizagens, levando em conta a importância do uso das TICs como construto desse processo.