Licenciatura em Pedagogia - DCH3

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 115
  • Item
    Escolarização e letramento no distrito de Mandacaru Juazeiro-BA: um relato de experiência entre duas gerações na Educação de Jovens e Adultos (EJA)
    (UNEB, 2025-01-16) Santos, Caroline Barbosa dos; Santos, Cosme Batista dos; Almeida, Antonilde Santos; Sá, Francisca de Assis
    Este artigo apresenta dois relatos de experiência sobre o processo de escolarização e letramento de duas gerações, embora não tão distintas da mesma família no distrito de Mandacaru, Juazeiro-BA, inseridas na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A pesquisa busca investigar como as políticas educacionais voltadas para a EJA impactaram a vida de minha avó materna Lindaura Barbosa dos Santos, e de seu genro Manoel Domingos dos Santos. A metodologia qualitativa, do tipo estudo de caso, é baseada em entrevistas narrativas. Para o levantamento dos dados optou-se pelo uso da memória autobiográfica que foca nas experiências e recordações individuais dos sujeitos envolvidos. Buscando perceber como essas políticas contribuíram para a formação cidadã, o desenvolvimento pessoal e a superação de desafios socioeconômicos enfrentados pelos participantes. De forma a auxiliar na construção de uma narrativa que evidencia os desafios e as conquistas relacionadas à escolarização e ao letramento. Essa escolha é justificada pela relevância de explorar as histórias de vida como forma de dar voz aos sujeitos, evidenciando como suas vivências se entrelaçam com o contexto histórico, social e educacional do distrito Mandacaru. Ao longo do estudo, com as memórias dos entrevistados, destaca-se os significados atribuídos por eles às suas vivências escolares e como essas experiências se conectam às políticas educacionais, desafios locais e a transformação de suas vidas.
  • Item
    Desenvolvimento socioemocional na educação infantil: uma revisão integrativa de literatura
    (UNEB, 2025-01-13) Sousa, Isa Mikaelly Ferreira de; Sousa, Clara Maria Miranda de; Silva, Antoneide Santos Almeida; Silva, Francineide Santana
    Esse artigo tem por intuito refletir a partir de uma revisão integrativa da literatura sobre a importância do desenvolvimento socioemocional na Educação Infantil e identificar seus impactos do processo de aprendizagem na escola. Para tanto, tem-se, como embasamento teórico, Vygotsky que argumenta que a aprendizagem não acontece apenas de maneira individual, mas por meio de interações sociais. Foi consultada a base de dados Periódico Capes. Diante das consultas foram incluídos artigos entre os anos de 2019 a 2024, no idioma português, sendo pesquisas de cunho empírico. Para a estratégia de busca, foi utilizada a combinação dos descritores: desenvolvimento socioemocional e educação infantil, sendo selecionados 5 artigos. Mediante os estudos do material teórico, podemos sintetizar que os elementos envolvidos para a obtenção do sucesso na educação socioemocional, que visa à integridade dos estudantes, são as emoções, sentimentos, afetividade e ludicidade, é claro, intrínsecos à cognição, reiterando que os aspectos de relacionamentos, em sala de aula, são basilares para vivências pedagógicas que objetivam desenvolver o socioemocional das crianças pequenas.
  • Item
    Desafios e possibilidades do ensino multisseriado na zona rural: um estudo de caso no Vale do Salitre, Juazeiro-BA
    (UNEB, 2025-01-13) Coelho, Jeandreson Gomes; Sá, Francisca de Assis de; Carvalho, Luzineide Dourado; Santos, Aline Ramalho dos
    O presente trabalho de pesquisa trata de um estudo de caso de uma escola municipal, no Vale do Salitre, município de Juazeiro-BA, a qual adota o ensino multisseriado. Tendo como objetivo investigar como o ensino multisseriado é desenvolvido nessa escola. A pesquisa realizou-se utilizando uma abordagem qualitativa, a observação participante e entrevistas semiestruturadas com as professoras e a equipe de gestão escolar do Ensino Fundamental I. Foram considerados os aspectos da gestão do tempo, práticas pedagógicas, desafios enfrentados e estratégias para superá-los. A pesquisa destaca a importância de um planejamento pedagógico flexível e inclusivo, capaz de atender às diversas necessidades dos alunos em contextos de vulnerabilidade social. Os resultados revelaram a necessidade urgente de diretrizes específicas para o ensino multisseriado, recursos materiais adequados e formação continuada para os professores. As contribuições deste trabalho são relevantes para a formação de futuros pedagogos, fornecendo uma análise detalhada e contextualizada que pode inspirar a criação de práticas educativas mais eficazes e inclusivas.
  • Item
    As contribuições do Colégio Professor Artur Oliveira em minha formação pessoal, acadêmica e profissional
    (UNEB, 2025-01-10) Pereira, Suzana Kelly Carvalho; Vieira, Josenilton Nunes; Rios, Rita Cristina Novais; Carvalho Filho, Antônio
    Este trabalho monográfico investiga as experiências formativas vividas ao longo dos anos no Colégio Professor Artur Oliveira da Silva, localizado na cidade de JuazeiroBA, que abrange todos os níveis da Educação Básica. A pesquisa visa retratar como essa trajetória escolar contribuiu para meu desenvolvimento pessoal e intelectual, destacando a importância das interações com gestores, professores e o ambiente cultural da instituição. A experiência de retornar ao colégio durante o estágio obrigatório na universidade foi essencial, permitindo uma reflexão sobre minhas memórias afetivas. O estudo tem como objetivos específicos relatar essas memórias, identificar as contribuições culturais significativas da escola e analisar como essas vivências influenciaram minha compreensão do processo de ensinoaprendizagem, assim como minha prática pedagógica. A metodologia adotada é a pesquisa (auto)biográfica, que possibilita uma reflexão profunda sobre as experiências vividas. Por meio de uma abordagem qualitativa, busca-se compreender o impacto do apoio dos professores e da estrutura escolar na formação de um estudante. Este trabalho não apenas expressa gratidão à instituição, mas também propõe uma reflexão sobre o papel crucial da escola e da família na vida do estudante. Espera-se, ainda, que esta pesquisa contribua para uma melhor compreensão do papel da escola na formação integral do aluno e do futuro profissional, servindo como referência para estudos futuros sobre o tema.
  • Item
    Plataforma whatsapp mediadora na interação de aprendizagem na EJA
    (UNEB, 2025-01-13) Melo, Matheus de Carvalho; Sá, Francisca de Assis; Guedes, Neuma de Sá; Rio, Rita Cristina Novais
    A pesquisa investiga a realidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Colégio Joca de Souza Oliveira, onde realizei meu estágio. O foco principal foi a análise do uso do WhatsApp como uma ferramenta para facilitar a interação e o aprendizado entre os alunos da EJA, destacando suas potencialidades no contexto educacional. A metodologia aplicada foi de caráter qualitativo, envolvendo questionários direcionados aos alunos, além de observações em sala de aula e interações virtuais. Essa abordagem possibilitou uma avaliação aprofundada sobre a eficácia do WhatsApp contribuindo para promoção da aprendizagem e na superação das dificuldades enfrentadas pelos estudantes. A relevância deste tema é evidente no debate contemporâneo sobre as tecnologias educacionais, especialmente quando é considerado os avanços e desafios que surgem nas turmas de EJA. Esta pesquisa buscou explorar práticas que utilizam a tecnologia de forma eficaz na sala de aula, priorizando a interação entre educadores e alunos. O objetivo é fomentar um ambiente colaborativo que estimule a aprendizagem, reconhecendo que plataformas digitais, embora possam ter contribuído para o distanciamento social, também têm o potencial de serem aliadas no processo educativo. Infere-se que a integração do WhatsApp na EJA enriquece o processo de ensino-aprendizagem, além de promover uma maior inclusão digital entre os alunos. A pesquisa evidencia que, ao utilizar essa plataforma de comunicação, os educandos podem se sentir mais motivados e engajados, contribuindo para um aprendizado significativo e transformador. Portanto, o uso consciente e planejado do WhatsApp pode ser uma estratégia eficaz para melhorar a experiência educacional na EJA, permitindo que os alunos desenvolvam habilidades essenciais para sua vida cotidiana e profissional.