Licenciatura em Pedagogia - DCH3

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 95
  • Item
    Etnomatemática: aplicando tópicos de matemática em trabalho de marcenaria
    (UNEB, 2024-07-19) Nunes, Gustavo Cordeiro de; Gomes, Tadeu Ferreira; Rios, Rita Cristina Novais; Silva, Elis Rejane Santana
    A educação como um todo, historicamente, sofre com a negligência por parte dos gestores públicos e o ensino da matemática, não é diferente, já que está incluída nos planos das secretarias de educação. Com isso, foi-se constatado que o desempenho escolar dos estudantes das séries iniciais de EJA, em matemática, é tido como insuficiente, o que leva, a uma preocupação com o desenvolvimento cognitivo dessa clientela, em um meio escolar com um currículo frágil.
  • Item
    O impacto do uso excessivo de tecnologias digitais na infância e as consequências para o cognitivo das crianças
    (UNEB, 2024-07-18) Santos, Stéphanie de Oliveira; Santos, Aline Ramalho dos; Silva, Francisco de Asis; Lima , Iva Autina Cavalcante
    O presente artigo aborda o tema o impacto do uso excessivo de tecnologias digitais na infância e as consequências para o desenvolvimento cognitivo das crianças. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica em literatura nacional em bases de dados como: livros, artigos em revistas científicas e artigos de divulgação. O objetivo geral deste estudo é analisar o impacto do uso excessivo de tecnologia digital na infância, explorando suas consequências para o desenvolvimento cognitivo das crianças. Nesse sentido, busca-se ampliar a compreensão sobre o uso inadequado de dispositivos eletrônicos na primeira infância, que ocorre com crianças entre 0 a 6 anos de idade. Esse grupo se torna vulnerável a exposição das telas e suscetíveis a prejuízos cognitivos e distúrbios na aprendizagem. De acordo com os dados apresentados, os resultados indicam que o excesso de telas além de acarretar atrasos cognitivos, pode afetar também fatores sociais e que as brincadeiras ao ar livre onde as crianças usam sua corporeidade, são capazes de colaborar com a sua saúde integral. Portanto, a interação com dispositivos digitais precisa ser realizada de forma consciente, logo os adultos precisam orientar os limites para as crianças, para que o acesso as tecnologias digitais sejam benéficas, equilibrado e na idade correta.
  • Item
    Memorial da construção da cartilha estagiando em EJA: 06 lições para levar em consideração ao fazer um estágio em educação de jovens e adultos e 04 sugestões de atividades
    (UNEB, 2024-07-11) Paula, Carla Silva de; Silva, Erika Rayanna Alves Feitoza da; Santos Junior, Antônio Carvalho dos; Guedes , Nema de Sá; Santos, Rosiane Rocha Oliveira
    Buscamos com esse trabalho discussões que estreite a permanência dos alunos em sala de aula da modalidade EJA das escolas municipais de Juazeiro-Ba, no contrário as pesquisas que discutem a evasão escolar e assim esclarecer os sentidos sobre as condições que favoreçam para esses alunos sua permanência nessas instituições. A pesquisa é qualitativa e terá como o principal objetivo fazer uma cartilha para os estagiários que decidirem atuar na modalidade EJA, com o intuito de facilitar para esses sua trajetória durante o tempo de estágio, no período de estágio de uma instituição municipal local pode-se perceber algumas estratégias que a instituição de ensino oferece aos alunos, diante essas experiências vivenciadas podemos citar, por exemplo, a feira de empreendedorismo onde toda a escola está inserida como uma forma de incentivar esses alunos para a sua permanência na EJA. Mediante a realidade desses, pode-se afirmar que a educação tem q ser igualitária no tocante aos desafios, pois assim o educador saberá colocar em prática tudo que vivenciou durante sua trajetória do estágio e assim saberá colocar em prática tudo que vivenciou tratando cada aluno por igual principalmente os idosos, sabendo das fragilidades e particularidade de cada um.
  • Item
    Diversidade em sala de aula e a formação do pedagogo: uma experiência no PIBID
    (UNEB, 2024-08-17) Silva, Louise Beatriz Araújo de Souza; Santos, Cosme Batista dos; Sá, Francisca de Assis de; Silva, Francisco de Assis
    Esta pesquisa possui como temática central a diversidade em sala de aula percebidas durante a experiência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Tendo como principal objetivo analisar as diversidades percebidas em sala de aula durante o estágio no Programa. A metodologia possui uma abordagem exploratória e qualitativa, sendo o diário de bordo, objeto de estudo para análise. Conclui-se que a formação para a diversidade é essencial na construção de uma educação que respeite e valorize as múltiplas identidades.
  • Item
    Uma análise do currículo de 2021 do curso de pedagogia do DCHIII-UNEB a luz das relações étnico-raciais
    (UNEB, 2024-07-11) Nascimento, Isla Gonçalves do; Soares Neto, Paulo Ribeiro; Lima, Aurilene Rodrigues; Soares, José Flávio
    A presente pesquisa, realizada como Trabalho de Conclusão de Curso, denominada “Uma análise no currículo de 2021 do curso de pedagogia do DCHIII-UNEB, à luz da Educação das Relações Étnico-Raciais”, nasce da vivência de uma graduanda com incômodos relacionados em como o currículo do curso de pedagogia se relaciona com a ERER, desta forma a pesquisa teve como objetivo compreender no currículo de 2021 do curso de Pedagogia do Departamento de Ciências Humanas, Campus III-UNEB, os seus passos diante da Educação das Relações Étnico-Raciais. A pesquisa, por meio da abordagem qualitativa, coletou dados, através do projeto de reformulação curricular de 2019, onde selecionou algumas disciplinas, por meio dessa seleção, foi possível uma entrevista semiestruturada com seis docentes. Os resultados demonstraram que o currículo atende a lei 10.639/03 no que trata da obrigatoriedade de uma disciplina, contudo pensando uma formação de caráter antirracista, ainda há necessidade de uma sistematização das atividades individuais que, de maneira tímida, acontecem no curso.