Licenciatura em Pedagogia - DCH3
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- ItemA identidade territorial do semiárido brasileiro pela educação contextualizada nos anos iniciais do ensino fundamental(UNEB, 2025-08-05) Pimentel, Mona Raiani Perelli; Carvalho, Luzineide Dourado; Santos, Aline Ramalho dos; Rocha, Ádma HermenegildoEste Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, teve como objetivo a produção de um artigo científico pautado numa experiência de Educação Contextualizado para a Convivência com o Semiárido Brasileiro - ECSAB no processo de ensino-aprendizagem para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Professora Maria Franca Pires, da rede pública do município de Juazeiro-BA. Teve como objetivos específicos identificar e apresentar conteúdos contextualizados com uso de materiais didáticos e recursos paradidáticos de forma interdisciplinar; apresentar o meio ambiente do Semiárido Brasileiro - SAB por meio da água, fauna e flora. A metodologia da pesquisa foi de caráter qualitativo com viés participante, utilizando análise documental, pesquisa de campo e com entrevista semiestruturada. O estudo abarcou a análise de documentos institucionais normativos como Projeto Político-Pedagógico – PPP, Documento Curricular Referencial de Juazeiro – DCRJ identificando se neles havia propostas para ECSAB. Na pesquisa de campo buscou-se identificar conteúdos contextualizados e interdisciplinares nos planejamentos de aula, materiais e recursos didáticos/paradidáticos da turma do 5° ano vespertino, composta de 26 estudantes. Quanto à entrevista, investigou-se junto a docente dessa turma quais práticas de ensino-aprendizagem, materiais didáticos e projetos escolares contextualizados se realizava para trabalhar a realidade do SAB. A pesquisa visou responder se esses recursos contribuem para uma aprendizagem mais significativa com os Anos Iniciais do Ensino Fundamental e contribuir para um ensino aprendizagem por meio dos princípios da ECSAB. Esta pesquisa contribuiu de forma significativa para o campo educacional, fomentando a aprendizagem dos estudantes por meio do sentimento e sentido de pertencimento através da valorização cultural regional e do desenvolvimento de uma consciência ambiental voltada ao Bioma Caatinga, despertando nos alunos(as) cuidado e afeto pela convivência com Semiárido Brasileiro.
- ItemImaginar para existir: vozes infantis do Instituto Dona Raimunda(UNEB, 2025-08-06) Nascimento, Camila Carolina; Rocha, Claralidia dos Santos; Ramos, Vera Camila Santos; Lins, Claudia Maisa Antunes; Martins, Adeilda Ana da Silva; Guedes, Neuma de SáEste memorial de Conclusão de Curso apresenta o Produto Pedagógico em formato de E-book, intitulado “Imaginar para Existir: Vozes Infantis do Instituto Dona Raimunda”, que tem seu nascedouro a partir de experiências das discentes em projetos de contação de histórias e na disciplina Literatura Infanto Juvenil. Este trabalho objetivou refletir sobre o imaginário infantil e a infância, através da Literatura, no contexto de uma instituição que trabalha com crianças em situação de vulnerabilidade social. Os objetivos específicos foram: exercitar a Literatura, através das oficinas com as crianças, vendo a ficção como forma de recriar-se e de perceber o mundo; vivenciar a Literatura, como um movimento de recriação da realidade; conhecer o Instituto Dona Raimunda e as crianças através de exercícios com a linguagem literária; registrar as paisagens da pesquisa a partir da construção de um e-book; estimular a expressão das crianças através das oficinas literárias e entrevistas infantis e dialogar com o Projeto de Extensão Literatura, Infâncias e Juventudes no Semiárido Brasileiro. A pesquisa foi realizada no Instituto Dona Raimunda, em Juazeiro-BA, com crianças de sete a dez anos, por meio da abordagem qualitativa e da pesquisa participante. O percurso metodológico incluiu a realização de seis oficinas literárias, entrevistas com as crianças e com educadoras da instituição, além do uso de diários de bordo, gravações e registros fotográficos. O E-book construído reúne as oficinas realizadas, os relatos das crianças, suas produções artísticas e os perfis poéticos de cada criança realizados a partir das nossas vivências e escuta. A discussão teórica parte do diálogo com os seguintes autores: Lins (2020); Zambrano (2000); Huizinga (2003); Brum (2012); Santos (2022) e Abramovich (1997). As ações realizadas buscaram valorizar as vozes infantis e suas narrativas simbólicas, tratando a imaginação não como fuga, mas como afirmação sensível de existência. Os resultados revelaram impactos educacionais significativos em espaços não escolares. Para o curso de Pedagogia, o trabalho contribuiu com uma prática formativa que valoriza a escuta e a linguagem artística como fundamentos pedagógicos.
- ItemImaginar para existir: vozes infantis do Instituto Dona Raimunda(2025) Nascimento, Camila Carolina; Rocha, Claralidia dos Santos; Ramos, Vera Camila SantosEste E-book é o produto pedagógico do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Camila Carolina, Claralidia Rocha e Vera Ramos. Nele serão exibidas oficinas literárias e entrevistas realizadas com as crianças do Instituto Dona Raimunda, experiência que nos fez refletir sobre a importância da literatura no diálogo com o imaginário infantil de crianças em situação de vulnerabilidade social. Pensamos a literatura como uma linguagem lúdica que amplia o diálogo com a imaginação infantil. A literatura que na nossa infância e juventude nos ajudou a construir pensamentos e a romper com preconceitos postos sobre nós, também pode ser essa saída para essas e muitas outras crianças. O ato de criar, sonhar e recontar a partir da literatura, são imagens de um mundo distinto, onde os conflitos ganham novas formas, e desfechos que são solucionados na mente dessas crianças. Imaginar um peixe saindo de uma pedra, ou até mesmo estimular a habilidade do pensamento criativo, são reflexões que a leitura literária constrói, e que por esta razão destacamos a importância do contato com essa linguagem, que alimentará a imaginação, que é própria do universo infantil.
- ItemEstratégias pedagógicas específicas para crianças com autismo: “modismo” ou necessidade fundamental?(UNEB, 2025-08-06) Santos, Kecyanne Pereira da Silva; Benevides, Silvia Lucia Lopes; Sousa, Clara Maria Miranda de; Silva, Antoneide Santos AlmeidaO presente estudo objetiva realizar uma análise crítica das estratégias pedagógicas indicadas para a escolarização de crianças com TEA, verificando a sua eficácia no processo inclusivo. Especificamente, buscou-se identificar as principais metodologias utilizadas e avaliar seus impactos em sala de aula. O marco teórico fundamenta-se em autores como Vygotsky (2021), Mantoan e Cunha (2020). Foi realizada uma revisão de literatura do tipo descritiva em bases de dados, contemplando artigos, dissertações, teses e capítulos de livros publicados entre 2014 e 2025. Como fonte de informações utilizamos plataformas de pesquisas no Portal de periódicos da Capes, no Catálogo de Teses & Dissertações – Capes, bem como no Scientific Electronic Library Online - Scielo e Google Acadêmico, Scielo. Entre as metodologias mais discutidas estão a Análise do Comportamento Aplicada (ABA), o TEACCH e o PECS. Pudemos observar que embora essas metodologias apresentem estratégias que favorecem o desenvolvimento da linguagem, habilidades sociais e acadêmicas, possuem estruturas rígidas. Sua eficácia depende da formação docente e do suporte de equipes multidisciplinares. Conclui-se que a adoção de metodologias inclusivas deve estar pautada pelo respeito às singularidades de cada aluno através de um currículo flexível e prática educativa mediatizada visando à construção de uma educação de qualidade e verdadeiramente inclusiva.
- ItemEducação do campo: desafios à garantia do direito à educação(UNEB, 2025) Reis, Edmerson dos Santos; Silva, Alexandre Leite dos Santos; Sá , Francisca de Assis de; Barbosa, Hanna Karoliny FeitosaA presente obra, intitulada Educação do Campo: desafios à garantia do direito à educação, nasce no seio de uma caminhada coletiva, profundamente enraizada nos territórios do Semiárido brasileiro, nas práticas educativas comprometidas com a justiça social e na luta por uma educação pública, emancipadora e territorializada. Trata-se de uma produção que reflete o trabalho de pesquisadoras e pesquisadores vinculados ao Grupo de Pesquisa EDUCERE – Educação Contextualizada, Cultura e Território, que ao longo dos últimos anos vêm se debruçando sobre os múltiplos desafios enfrentados pelas populações do campo do Semiárido Brasileiro no acesso e permanência na escola, bem como sobre os caminhos possíveis para garantir uma educação de qualidade socialmente referenciada. O livro reúne textos que se articulam em torno de um eixo comum: a defesa intransigente da educação como um direito humano fundamental, que precisa ser assegurado a todos e todas, sem distinções, respeitando as diversidades territoriais, culturais, linguísticas, políticas e pedagógicas que caracterizam o campo brasileiro. Em tempos em que a educação pública é atravessada por desmontes e por projetos que visam sua padronização e mercantilização, reafirmar a centralidade da Educação do Campo é também um ato político de resistência. Com base em pesquisas teóricas, documentais e empíricas, os capítulos aqui reunidos possibilitam uma rica tessitura de saberes e experiências que revelam tanto os entraves estruturais quanto as potências pedagógicas existentes nas comunidades do campo.