Licenciatura em Pedagogia - DCH3

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    Doenças vivas em sala de aula: invisibilidade da cronicidade
    (UNEB, 2025-01-13) Santos, Margarida de Carvalho; Bacelar, Milena Lara Cardoso Ribeiro; Almeida, Antonilde Santos; Leal, Zulenilton Sobreira; Silva, Antoneide Santos Almeida; Silva , Francineide Santana
    O memorial aqui apresentado objetiva trazer reflexões sobre o desenvolvimento do produto pedagógico do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Pedagogia do Campus III/Uneb, em formato de podcast intitulado de Entre Cuidados e Lápis, destinado à educação e a inclusão de crianças com doenças crônicas em uma escola do 1º ao 5º ano do Município de Juazeiro-BA. O Podcast foi elaborado com profissionais da educação, saúde e responsáveis pelas crianças, destacando as vivências dessas crianças com doenças crônicas, os desafios das famílias e da escola. A metodologia do nosso estudo foi de natureza exploratória e de abordagem qualitativa trazendo para a coleta de dados usamos entrevistas divididas em dois formatos. Foi presencial com os responsáveis das crianças e a escola permitindo a observação do contexto escolar e algumas características como: formatos das famílias, perfil socioeconômico, escolaridade outros aspectos, já as entrevistas com as profissionais da saúde e da educação foram realizadas por meio de rede social (whatsapp). Apontamos como dessa nossa escrita, por acreditar que Doenças Vivas em Sala de Aula: invisibilidade da cronicidade, por acreditar que seja um tema que possa contribuir para dar mais visibilidade à criança com doença crônica no ambiente escolar, que infelizmente não possui a mesma visibilidade de outras crianças com outros tipos de doenças ou até mesmos com transtornos mentais. Nossa reflexão sobre os aprendizados durante a elaboração deste memorial, se baseou em Freire, 1987, Castro, 2014, Vieira, 2002, Nonose, 2009 e Oliveira, 2011. Essas referências contribuíram para a nossa formação tanto na questão de identidade profissional quanto na valorização da escuta ativa e na questão de empatia. Esperamos que este estudo possa contribuir como fonte de inspiração para as famílias de crianças com doenças crônicas, para escolas e para pesquisadores em geral.
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    Escolarização e letramento no distrito de Mandacaru Juazeiro-BA: um relato de experiência entre duas gerações na Educação de Jovens e Adultos (EJA)
    (UNEB, 2025-01-16) Santos, Caroline Barbosa dos; Santos, Cosme Batista dos; Almeida, Antonilde Santos; Sá, Francisca de Assis
    Este artigo apresenta dois relatos de experiência sobre o processo de escolarização e letramento de duas gerações, embora não tão distintas da mesma família no distrito de Mandacaru, Juazeiro-BA, inseridas na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A pesquisa busca investigar como as políticas educacionais voltadas para a EJA impactaram a vida de minha avó materna Lindaura Barbosa dos Santos, e de seu genro Manoel Domingos dos Santos. A metodologia qualitativa, do tipo estudo de caso, é baseada em entrevistas narrativas. Para o levantamento dos dados optou-se pelo uso da memória autobiográfica que foca nas experiências e recordações individuais dos sujeitos envolvidos. Buscando perceber como essas políticas contribuíram para a formação cidadã, o desenvolvimento pessoal e a superação de desafios socioeconômicos enfrentados pelos participantes. De forma a auxiliar na construção de uma narrativa que evidencia os desafios e as conquistas relacionadas à escolarização e ao letramento. Essa escolha é justificada pela relevância de explorar as histórias de vida como forma de dar voz aos sujeitos, evidenciando como suas vivências se entrelaçam com o contexto histórico, social e educacional do distrito Mandacaru. Ao longo do estudo, com as memórias dos entrevistados, destaca-se os significados atribuídos por eles às suas vivências escolares e como essas experiências se conectam às políticas educacionais, desafios locais e a transformação de suas vidas.
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    Desenvolvimento socioemocional na educação infantil: uma revisão integrativa de literatura
    (UNEB, 2025-01-13) Sousa, Isa Mikaelly Ferreira de; Sousa, Clara Maria Miranda de; Silva, Antoneide Santos Almeida; Silva, Francineide Santana
    Esse artigo tem por intuito refletir a partir de uma revisão integrativa da literatura sobre a importância do desenvolvimento socioemocional na Educação Infantil e identificar seus impactos do processo de aprendizagem na escola. Para tanto, tem-se, como embasamento teórico, Vygotsky que argumenta que a aprendizagem não acontece apenas de maneira individual, mas por meio de interações sociais. Foi consultada a base de dados Periódico Capes. Diante das consultas foram incluídos artigos entre os anos de 2019 a 2024, no idioma português, sendo pesquisas de cunho empírico. Para a estratégia de busca, foi utilizada a combinação dos descritores: desenvolvimento socioemocional e educação infantil, sendo selecionados 5 artigos. Mediante os estudos do material teórico, podemos sintetizar que os elementos envolvidos para a obtenção do sucesso na educação socioemocional, que visa à integridade dos estudantes, são as emoções, sentimentos, afetividade e ludicidade, é claro, intrínsecos à cognição, reiterando que os aspectos de relacionamentos, em sala de aula, são basilares para vivências pedagógicas que objetivam desenvolver o socioemocional das crianças pequenas.
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    Desafios e possibilidades do ensino multisseriado na zona rural: um estudo de caso no Vale do Salitre, Juazeiro-BA
    (UNEB, 2025-01-13) Coelho, Jeandreson Gomes; Sá, Francisca de Assis de; Carvalho, Luzineide Dourado; Santos, Aline Ramalho dos
    O presente trabalho de pesquisa trata de um estudo de caso de uma escola municipal, no Vale do Salitre, município de Juazeiro-BA, a qual adota o ensino multisseriado. Tendo como objetivo investigar como o ensino multisseriado é desenvolvido nessa escola. A pesquisa realizou-se utilizando uma abordagem qualitativa, a observação participante e entrevistas semiestruturadas com as professoras e a equipe de gestão escolar do Ensino Fundamental I. Foram considerados os aspectos da gestão do tempo, práticas pedagógicas, desafios enfrentados e estratégias para superá-los. A pesquisa destaca a importância de um planejamento pedagógico flexível e inclusivo, capaz de atender às diversas necessidades dos alunos em contextos de vulnerabilidade social. Os resultados revelaram a necessidade urgente de diretrizes específicas para o ensino multisseriado, recursos materiais adequados e formação continuada para os professores. As contribuições deste trabalho são relevantes para a formação de futuros pedagogos, fornecendo uma análise detalhada e contextualizada que pode inspirar a criação de práticas educativas mais eficazes e inclusivas.
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    As contribuições do Colégio Professor Artur Oliveira em minha formação pessoal, acadêmica e profissional
    (UNEB, 2025-01-10) Pereira, Suzana Kelly Carvalho; Vieira, Josenilton Nunes; Rios, Rita Cristina Novais; Carvalho Filho, Antônio
    Este trabalho monográfico investiga as experiências formativas vividas ao longo dos anos no Colégio Professor Artur Oliveira da Silva, localizado na cidade de JuazeiroBA, que abrange todos os níveis da Educação Básica. A pesquisa visa retratar como essa trajetória escolar contribuiu para meu desenvolvimento pessoal e intelectual, destacando a importância das interações com gestores, professores e o ambiente cultural da instituição. A experiência de retornar ao colégio durante o estágio obrigatório na universidade foi essencial, permitindo uma reflexão sobre minhas memórias afetivas. O estudo tem como objetivos específicos relatar essas memórias, identificar as contribuições culturais significativas da escola e analisar como essas vivências influenciaram minha compreensão do processo de ensinoaprendizagem, assim como minha prática pedagógica. A metodologia adotada é a pesquisa (auto)biográfica, que possibilita uma reflexão profunda sobre as experiências vividas. Por meio de uma abordagem qualitativa, busca-se compreender o impacto do apoio dos professores e da estrutura escolar na formação de um estudante. Este trabalho não apenas expressa gratidão à instituição, mas também propõe uma reflexão sobre o papel crucial da escola e da família na vida do estudante. Espera-se, ainda, que esta pesquisa contribua para uma melhor compreensão do papel da escola na formação integral do aluno e do futuro profissional, servindo como referência para estudos futuros sobre o tema.