Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado e Mestrado Acadêmico) em Critica Cultural (Pós-Critica)
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O Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural, da grande área dos Estudos Linguísticos e Estudos Literários, com o curso de mestrado desde agosto de 2009 e, a partir de agosto de 2019, também com o curso de doutorado, busca formar pessoal qualificado para as atividades de ensino e pesquisa no campo da cultura, focando as contribuições linguístico-literárias para as ciências humanas nos últimos cem anos e, ao mesmo tempo, pautando e praticando as novas exigências do campo cultural para os estudos de crítica, teoria e historiografia literárias. Nesse sentido, a qualificação planejada e posta em movimento implica não apenas uma teoria e uma prática de alto nível de especulação sobre a institucionalização da malha cultural no mundo contemporâneo, o sentido das instituições literárias e das políticas públicas concernentes ao letramento e à formação de leitores e de educadores, mas um empenho voltado à instituição da pesquisa avançada em direitos linguísticos e literários, na UNEB, expandindo com isso os espaços de interlocução com outros programas da área no Brasil e exterior.
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- ItemA transcodificação no ensino de literatura: uma abordagem sociocultural(Universidade do Estado da Bahia, 2025-03-27) Vieira, Wellington Neves; Souza, Lícia Soares; Gomes, Carlos Magno; Dias, Denise; Zappone, Mirian; Cruz, Maria de Fátima; Felix, José CarlosEsta tese teve como objetivo desenvolver uma proposta de mediação sociocultural da leitura de poesias com estudantes do ensino médio da rede pública estadual de Alagoas, provenientes de comunidades rurais do município de Água Branca-AL. Partimos da hipótese que a mediação sociocultural pode ser uma estratégia de leitura voltada para a formação do leitor crítico por meio do resgate de suas experiências identitárias e da valorização da transcodificação dos sentidos sociais do texto literário. Nossa pesquisa envolveu diferentes momentos, incluindo a sistematização teórica, o planejamento de prática de ensino e a realização das vivências literárias. O procedimento metodológico adotado foi o recepcional, ou seja, um estudo desenvolvido a partir da valorização da realidade social dos participantes, no planejamento e na construção de propostas de mediação para a leitura do texto literário. Metodologicamente, exploramos abordagens teóricas provenientes, sobretudo, das contribuições da crítica cultural de Stuart Hall (2023) e dos estudos da semiótica de Iuri Lotman (1978, 1996). O corpus literário selecionado foi composto pelos seguintes textos poéticos: O Cântico da Terra, de Cora Coralina (1965); o poema Meu povo, meu poema, de Ferreira Gullar (1970); os poemas Mulher Proletária (1932) e Essa negra Fulô, (1928) de Jorge de Lima; seguido do poema, Vozes-mulheres (2017), de Conceição Evaristo. Entre as temáticas abordadas destacaram-se o pertencimento à identidade rural e a relação com a natureza, direitos humanos, identidade cultural, memória cultural e resistência afro-brasileira. Para aprofundar as práticas de mediação, utilizamos o conceito de transcodificação de Lotman (1978), compreendido como o processo dialógico estabelecido entre a visão de mundo do autor e a do leitor, potencializando a ampliação do horizonte de expectativas dos leitores. A investigação está dividida em quatro capítulos: no primeiro, discutimos uma revisão bibliográfica das principais abordagens de ensino de literatura no Brasil do século XXI. No segundo, destacamos o percurso metodológico para propormos uma abordagem de mediação da leitura literária, baseada nas semiosferas textual e social. No terceiro, descrevemos a sistematização das vivências literárias, destacando as especificidades das leituras negociadas e de oposição propostas por Hall e o processo de transcodificação de Lotman; Por fim, o quarto capítulo traz os resultados da nossa mediação, quando discutimos a coleta de dados e a análise da recepção dos textos poéticos selecionados, descrevendo as particularidades do processo de transcodificação desses textos pelos participantes da pesquisa. Resultados: nossas experiências de mediação de leitura literária ampliaram o horizonte de expectativas dos participantes, que passaram a valorizar seus conhecimentos e a transcodificar os textos literários não só por meio das pistas textuais, mas também de suas heranças culturais, reconhecendo as diversas disputas de poder, nas quais estão inseridos.
- ItemFormação docente em tempos de crise: desafios e sentidos na Residência Pedagógica(UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, 2025-04-30) Barreto, Mariana Argolo; Pereira, Àurea da Silva; Paes, Maria Neuma Mascarenhas; Costa, Elisangela AndréEste trabalho tem como objetivo geral compreender os sentidos e desafios atribuídos à formação inicial para a prática docente em escritas de relatórios de estudantes que participaram do Programa de Residência Pedagógica, em período de distanciamento social. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com abordagem metodológica de análise documental, cujo corpus é constituído da amostra de seis relatórios de residentes do curso de licenciatura em Letras, Língua Portuguesa e Literaturas, da UNEB, Campus II, entre 2020 e 2022. A pesquisa ancora-se em referências teóricas como Deleuze e Guattari (1992), Bachelard (1996) e Agamben (2005) para discutir a formação docente sob uma perspectiva pós-crítica. O levantamento de literatura destaca estudos que abordam a formação docente em tempos de crise, justificando a relevância deste trabalho para compreender os desafios enfrentados na educação durante a pandemia. A análise considera, ainda, a contribuição de autores como Boaventura de Sousa Santos (2020) e Miguel Arroyo (2021) para refletir sobre o impacto político e social da pandemia, além de Francisco Imbernón (2004) e Jorge Larossa (2011), que aprofundam as discussões sobre a formação e a experiência docente. Aspectos centrais da formação inicial para a prática docente foram identificados no corpus investigado e organizados em categorias temáticas, abrangendo desde desafios estruturais da educação pública até a construção da identidade docente e a relação entre teoria e prática pedagógica. Ao problematizar o desenvolvimento de práticas formativas em um período de adversidades, este estudo contribui para o debate sobre as transformações na formação inicial de professores em contextos emergenciais e suas implicações para o futuro da docência.
- ItemRituais, práticas de curandeirismo e saberes herbários: um estudo comparativo entre curandeiras(os) da comunidade rural de Quizambú (Alagoinhas – BA) e das camadas populares da cidade de Salvador (BA)(Universidade do Estado da Bahia, ) Rodrigues, Marina Assunção Gois; Fernandez, Osvaldo Francisco Ribas Lobos; Solazzi, José Luíz; Freitas, Ricardo Oliveira de; Adorno, Rubens de Camargo FerreiraEsta pesquisa busca realizar uma análise dos conhecimentos e rituais relacionados aos saberes herbários da prática de curandeirismo, de modo comparativo entre a comunidade rural Quizambú, que faz parte do município de Alagoinhas, e a cidade de Salvador. A análise destes conhecimentos e práticas rituais é realizada no intuito de desvelar as diversas modalidades em que este ofício da medicina popular, o curandeirismo, pode ser expresso, a depender do contexto das tradições culturais e religiosas em que estas práticas são desenvolvidas. Logo, percebendo assim estes modos de fazer culturais em duas regiões distintas, no que tange ao fator socioeconômico destas localidades, leva-se em consideração também o caráter que estes saberes ancestrais possuem como patrimônio cultural imaterial do Brasil, que se inscrevem no cotidiano enquanto tradições culturais de origens étnicas diversas. A pesquisa foi realizada por meio das técnicas da observação participante como metodologia de pesquisa qualitativa, e de entrevistas individuais semidirigidas, compostas de questões abertas, com oito pessoas, na cidade de Salvador, que atuam como benzedeiras, erveiras, raizeiros e vendedores de garrafadas, e três mulheres na comunidade Quizambú, que consistem em curandeiras e benzedeiras. Deste modo, podemos perceber, de maneira mais detalhada, quais os contextos socioculturais em que estas práticas estão inseridas e em que conjuntura os sujeitos que agem como terapeutas deste saber ancestral estão desenvolvendo estas práticas do curandeirismo no cotidiano.
- ItemEscritas deslocadas: a produção literária alagoinhense no discurso da Fundação Cultural do Estado da Bahia(Universidade do Estado da Bahia, ) Santos, Vandelma Silva; Drummond, Washington Luís Lima; Santos, Osmar Moreira dos; Silva, Regina Helena AlvesO estudo, desenvolvido no campo da Crítica Cultural, emerge da confluência de dois grandes temas de pesquisa que envolvem e atravessam a Literatura: o papel do Estado como disciplinador das ações sociais e a atuação dos discursos como criadores ou modificadores da realidade. Objetivou-se, a partir do caso dos produtores de literatura do município de Alagoinhas, estado da Bahia, analisar como o discurso oficial de uma secretaria de governo ordena e direciona (ou tenta ordenar e direcionar) a produção literária de uma cidade média e interpretar as formas de interação da sociedade com o Estado que são mediadas por esse discurso. O objeto que ensejou a discussão foi um conjunto de peças publicitárias e editais de financiamento lançados pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) responsável pela criação e implementação de políticas culturais para as artes. Empregando metodologia qualitativa, foi feita a análise de conteúdo das notícias, relatórios e editais atinentes à literatura, divulgados pela FUNCEB no período de 2011 a 2013, bem como de entrevistas semiabertas realizadas com agentes culturais na capital baiana e no município de Alagoinhas. A interpretação proposta fundamenta-se nos conceitos de poder disciplinar de Michel Foucault e de heterologia de Georges Bataille, e aplica um modelo desenvolvido por Deleuze e Guattari para visualizar a articulação entre o poder centralizado do Estado e o poder molecular disperso pela sociedade. De acordo com o modelo, a FUNCEB constrói seu discurso de modo a silenciar as práticas heterológicas e fortalecer o poder estatal.
- ItemA relação espaço e biodiversidade segundo a visão das comunidades negras dos EUA em "Amada" de Toni Morrison(Universidade do Estado da Bahia, ) Vieira, Wellington Neves; Seidel , Roberto Henrique; Oliveira, Maria Anória de Jesus; Santos, Alvanita AlmeidaO objetivo desta pesquisa é identificar as representações ambientais incutidas num discurso de política racial no romance