Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado e Mestrado Acadêmico) em Critica Cultural (Pós-Critica)
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O Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural, da grande área dos Estudos Linguísticos e Estudos Literários, com o curso de mestrado desde agosto de 2009 e, a partir de agosto de 2019, também com o curso de doutorado, busca formar pessoal qualificado para as atividades de ensino e pesquisa no campo da cultura, focando as contribuições linguístico-literárias para as ciências humanas nos últimos cem anos e, ao mesmo tempo, pautando e praticando as novas exigências do campo cultural para os estudos de crítica, teoria e historiografia literárias. Nesse sentido, a qualificação planejada e posta em movimento implica não apenas uma teoria e uma prática de alto nível de especulação sobre a institucionalização da malha cultural no mundo contemporâneo, o sentido das instituições literárias e das políticas públicas concernentes ao letramento e à formação de leitores e de educadores, mas um empenho voltado à instituição da pesquisa avançada em direitos linguísticos e literários, na UNEB, expandindo com isso os espaços de interlocução com outros programas da área no Brasil e exterior.
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- ItemProjeto político pedagógico da escola Maria Felipa para a educação infantil: cartografando trilhas e traços da reexistência negra.(Universidade do Estado da Bahia, 2025-05-30) Barbalho, Edilma Assis de Souza; Carvalho , Carla Meira; Lins, Heloísa Andreia; Oliveira, Maria AnóriaA presente pesquisa aborda vários questionamentos sobre a formação escolar e acadêmica para o ensino das relações étnico-raciais ofertada aos docentes e discentes, assim como, as dificuldades enfrentadas pelas unidades nacionais de ensino da rede pública e privada, na implementação eficaz da Lei 10.639/03, garantindo o direito a outras representações, saberes e histórias na matriz curricular. Tendo como objetivo geral analisar como a Escola Afro-Brasileira Maria Felipa instituiu seu Projeto Político Pedagógico (PPP) para a Educação Infantil como um território de reexistência, buscou-se analisar os caminhos percorridos para à materialização do seu PPP para a educação infantil, especificar as fontes legais e de resistência epistemológica que fundamentam seu PPP para a educação infantil e examinar como seu PPP interage com os diversos campos de experiência do universo infantil. Na perspectiva de apresentar uma reflexão sobre a importância da educação para as relações étnico raciais na educação infantil, explorou-se a exclusão do negro da matriz curricular de ensino no Brasil e o racismo epistêmico como autor da invisibilidade da história do povo negro, além dos saberes e direitos da criança ao letramento racial para o acesso a uma educação antirracista. Por fim, esta pesquisa apresenta uma cartografia dos desafios enfrentados pela EAFROMALIPA para a constituição do seu PPP, e como ela resistiu e prosperou em sua missão ao se fortalecer num aquilombamento de ativistas e intelectuais negras e negros, de colaboradoras e colaboradores e dos familiares das crianças que contribuíram e contribuem para o êxito desse projeto antirracista.
- ItemAgenciamentos críticos em tradução literária em línguas de sinais: epistemologias, fronteiras culturais, performances visuais(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-04) Corrêa, Gabriel Vidinha; Seidel, Roberto Henrique; Bento, Nanci Araújo; Sousa , Rayron Lennon Costa; Santos, Áurea da Silva Pereira; Félix, José CarlosA tradução literária tem conferido lugar inconteste para as literaturas em língua de sinais, além de trazer à tona, por meio de sua capacidade de agência, experiências comunitárias de sujeitos socialmente deslocados, o que protagoniza sua característica de deslimite quando rompe com tendências conservadoras. A literatura, nesse sentido, é plural. A tradução, por sua vez, também intercambia esses deslimites, sobretudo, ultrapassando as fronteiras tanto das línguas, quanto das linguagens ao trazer à baila diferentes modos de existir no mundo, aspectos socioculturais, além da difusão de temas caros para o universo das culturas periféricas. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é compreender o fenômeno da tradução literária em língua de sinais a partir dos aportes da crítica cultural com foco na identificação e problematização dos agenciamentos estéticos, performáticos e epistemológicos que emergem da fronteira de contato entre as línguas. Para tanto, intentamos problematizar as configurações estéticas-literárias em uma língua visual na qual a tradução literária desdobra-se por dentro, pois coloca sistemas em agenciamentos simbólicos e de valores, ao mesmo tempo em que intercambia experiências a partir de categorias como o fenômeno da imagem, performance, linguagens diversas, corpo, visualidade, espaço, além de intervenções ética e políticas no seio desses processos. Nesta pesquisa, os agenciamentos epistemológicos estão ancorados nos estudos da tradução literária, crítica cultural e experiências literárias em língua de sinais, em diálogo rizomático e interdisciplinar. Assim, como escopo teórico dos estudos da tradução literária em recortes culturais recorreremos, principalmente, aos estudos de Walter Benjamin (2020), Paul Ricoeur (2011) e Umberto Eco (2014). Sobre a crítica cultural se farão presente os trabalhos de Roland Barthes (2004), Gilles Deleuze e Félix Guattari (2017), Stuart Hall (2016), Homi Bhabha (2013), Terry Eagleton (2011) e Eneida Maria de Souza (2014). E no tocante aos fenômenos das literaturas em língua de sinais afiguram-se as contribuições Cláudio Mourão (2016), Rachel Sutton-Spence (2021), Ana Regina Campello (2019) e Gladis Perlin (2006).
- ItemCenas transviadas e performances no MPBixa(Universidade do Estado da Bahia, 2025-06-10) Jesus, José Edielson Santos de; Garcia, Paulo César Souza; Colling, Leandro; Alves, Arivaldo de LimaO presente estudo tem como objetivo mapear e promover discussões significativas sobre o movimento MPBixa, também conhecido como movimento transviado, MPBTrans e MPBeau. Este movimento representa uma nova abordagem na Música Popular Brasileira, sendo composto por artistas da comunidade LGBTQIAPN+ que exploram diversos gêneros musicais. A pesquisa adotará uma abordagem qualitativa para estabelecer diálogos entre as performances do MPBixa, destacando artistas como Alice Guel, Bixarte, Jup do Bairro e Linn da Quebrada, e teóricos das áreas de gênero e sexualidade, incluindo Paul B. Preciado (2017), Judith Butler (2015), Leandro Colling (2019), Berenice Bento (2014) e Sam Bourcier (2022). O estudo visa evidenciar as linguagens musicais e as letras das composições que refletem a expressão de corpos e performances inseridas no artivismo das identidades LGBTQIAPN+. O intuito é desafiar os limites do que é considerado natural e abrir espaço para uma práxis epistemológica que reinterprete as posições sociais relacionadas ao corpo, por meio das vozes e manifestações dos sujeitos envolvidos nesse movimento musical.
- ItemA transcodificação no ensino de literatura: uma abordagem sociocultural(Universidade do Estado da Bahia, 2025-03-27) Vieira, Wellington Neves; Souza, Lícia Soares; Gomes, Carlos Magno; Dias, Denise; Zappone, Mirian; Cruz, Maria de Fátima; Felix, José CarlosEsta tese teve como objetivo desenvolver uma proposta de mediação sociocultural da leitura de poesias com estudantes do ensino médio da rede pública estadual de Alagoas, provenientes de comunidades rurais do município de Água Branca-AL. Partimos da hipótese que a mediação sociocultural pode ser uma estratégia de leitura voltada para a formação do leitor crítico por meio do resgate de suas experiências identitárias e da valorização da transcodificação dos sentidos sociais do texto literário. Nossa pesquisa envolveu diferentes momentos, incluindo a sistematização teórica, o planejamento de prática de ensino e a realização das vivências literárias. O procedimento metodológico adotado foi o recepcional, ou seja, um estudo desenvolvido a partir da valorização da realidade social dos participantes, no planejamento e na construção de propostas de mediação para a leitura do texto literário. Metodologicamente, exploramos abordagens teóricas provenientes, sobretudo, das contribuições da crítica cultural de Stuart Hall (2023) e dos estudos da semiótica de Iuri Lotman (1978, 1996). O corpus literário selecionado foi composto pelos seguintes textos poéticos: O Cântico da Terra, de Cora Coralina (1965); o poema Meu povo, meu poema, de Ferreira Gullar (1970); os poemas Mulher Proletária (1932) e Essa negra Fulô, (1928) de Jorge de Lima; seguido do poema, Vozes-mulheres (2017), de Conceição Evaristo. Entre as temáticas abordadas destacaram-se o pertencimento à identidade rural e a relação com a natureza, direitos humanos, identidade cultural, memória cultural e resistência afro-brasileira. Para aprofundar as práticas de mediação, utilizamos o conceito de transcodificação de Lotman (1978), compreendido como o processo dialógico estabelecido entre a visão de mundo do autor e a do leitor, potencializando a ampliação do horizonte de expectativas dos leitores. A investigação está dividida em quatro capítulos: no primeiro, discutimos uma revisão bibliográfica das principais abordagens de ensino de literatura no Brasil do século XXI. No segundo, destacamos o percurso metodológico para propormos uma abordagem de mediação da leitura literária, baseada nas semiosferas textual e social. No terceiro, descrevemos a sistematização das vivências literárias, destacando as especificidades das leituras negociadas e de oposição propostas por Hall e o processo de transcodificação de Lotman; Por fim, o quarto capítulo traz os resultados da nossa mediação, quando discutimos a coleta de dados e a análise da recepção dos textos poéticos selecionados, descrevendo as particularidades do processo de transcodificação desses textos pelos participantes da pesquisa. Resultados: nossas experiências de mediação de leitura literária ampliaram o horizonte de expectativas dos participantes, que passaram a valorizar seus conhecimentos e a transcodificar os textos literários não só por meio das pistas textuais, mas também de suas heranças culturais, reconhecendo as diversas disputas de poder, nas quais estão inseridos.
- ItemFormação docente em tempos de crise: desafios e sentidos na Residência Pedagógica(UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, 2025-04-30) Barreto, Mariana Argolo; Pereira, Àurea da Silva; Paes, Maria Neuma Mascarenhas; Costa, Elisangela AndréEste trabalho tem como objetivo geral compreender os sentidos e desafios atribuídos à formação inicial para a prática docente em escritas de relatórios de estudantes que participaram do Programa de Residência Pedagógica, em período de distanciamento social. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com abordagem metodológica de análise documental, cujo corpus é constituído da amostra de seis relatórios de residentes do curso de licenciatura em Letras, Língua Portuguesa e Literaturas, da UNEB, Campus II, entre 2020 e 2022. A pesquisa ancora-se em referências teóricas como Deleuze e Guattari (1992), Bachelard (1996) e Agamben (2005) para discutir a formação docente sob uma perspectiva pós-crítica. O levantamento de literatura destaca estudos que abordam a formação docente em tempos de crise, justificando a relevância deste trabalho para compreender os desafios enfrentados na educação durante a pandemia. A análise considera, ainda, a contribuição de autores como Boaventura de Sousa Santos (2020) e Miguel Arroyo (2021) para refletir sobre o impacto político e social da pandemia, além de Francisco Imbernón (2004) e Jorge Larossa (2011), que aprofundam as discussões sobre a formação e a experiência docente. Aspectos centrais da formação inicial para a prática docente foram identificados no corpus investigado e organizados em categorias temáticas, abrangendo desde desafios estruturais da educação pública até a construção da identidade docente e a relação entre teoria e prática pedagógica. Ao problematizar o desenvolvimento de práticas formativas em um período de adversidades, este estudo contribui para o debate sobre as transformações na formação inicial de professores em contextos emergenciais e suas implicações para o futuro da docência.