Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado e Mestrado Acadêmico) em Critica Cultural (Pós-Critica)
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- ItemRituais, práticas de curandeirismo e saberes herbários: um estudo comparativo entre curandeiras(os) da comunidade rural de Quizambú (Alagoinhas – BA) e das camadas populares da cidade de Salvador (BA)(Universidade do Estado da Bahia, ) Rodrigues, Marina Assunção Gois; Fernandez, Osvaldo Francisco Ribas Lobos; Solazzi, José Luíz; Freitas, Ricardo Oliveira de; Adorno, Rubens de Camargo FerreiraEsta pesquisa busca realizar uma análise dos conhecimentos e rituais relacionados aos saberes herbários da prática de curandeirismo, de modo comparativo entre a comunidade rural Quizambú, que faz parte do município de Alagoinhas, e a cidade de Salvador. A análise destes conhecimentos e práticas rituais é realizada no intuito de desvelar as diversas modalidades em que este ofício da medicina popular, o curandeirismo, pode ser expresso, a depender do contexto das tradições culturais e religiosas em que estas práticas são desenvolvidas. Logo, percebendo assim estes modos de fazer culturais em duas regiões distintas, no que tange ao fator socioeconômico destas localidades, leva-se em consideração também o caráter que estes saberes ancestrais possuem como patrimônio cultural imaterial do Brasil, que se inscrevem no cotidiano enquanto tradições culturais de origens étnicas diversas. A pesquisa foi realizada por meio das técnicas da observação participante como metodologia de pesquisa qualitativa, e de entrevistas individuais semidirigidas, compostas de questões abertas, com oito pessoas, na cidade de Salvador, que atuam como benzedeiras, erveiras, raizeiros e vendedores de garrafadas, e três mulheres na comunidade Quizambú, que consistem em curandeiras e benzedeiras. Deste modo, podemos perceber, de maneira mais detalhada, quais os contextos socioculturais em que estas práticas estão inseridas e em que conjuntura os sujeitos que agem como terapeutas deste saber ancestral estão desenvolvendo estas práticas do curandeirismo no cotidiano.
- ItemEscritas deslocadas: a produção literária alagoinhense no discurso da Fundação Cultural do Estado da Bahia(Universidade do Estado da Bahia, ) Santos, Vandelma Silva; Drummond, Washington Luís Lima; Santos, Osmar Moreira dos; Silva, Regina Helena AlvesO estudo, desenvolvido no campo da Crítica Cultural, emerge da confluência de dois grandes temas de pesquisa que envolvem e atravessam a Literatura: o papel do Estado como disciplinador das ações sociais e a atuação dos discursos como criadores ou modificadores da realidade. Objetivou-se, a partir do caso dos produtores de literatura do município de Alagoinhas, estado da Bahia, analisar como o discurso oficial de uma secretaria de governo ordena e direciona (ou tenta ordenar e direcionar) a produção literária de uma cidade média e interpretar as formas de interação da sociedade com o Estado que são mediadas por esse discurso. O objeto que ensejou a discussão foi um conjunto de peças publicitárias e editais de financiamento lançados pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) responsável pela criação e implementação de políticas culturais para as artes. Empregando metodologia qualitativa, foi feita a análise de conteúdo das notícias, relatórios e editais atinentes à literatura, divulgados pela FUNCEB no período de 2011 a 2013, bem como de entrevistas semiabertas realizadas com agentes culturais na capital baiana e no município de Alagoinhas. A interpretação proposta fundamenta-se nos conceitos de poder disciplinar de Michel Foucault e de heterologia de Georges Bataille, e aplica um modelo desenvolvido por Deleuze e Guattari para visualizar a articulação entre o poder centralizado do Estado e o poder molecular disperso pela sociedade. De acordo com o modelo, a FUNCEB constrói seu discurso de modo a silenciar as práticas heterológicas e fortalecer o poder estatal.
- ItemA relação espaço e biodiversidade segundo a visão das comunidades negras dos EUA em "Amada" de Toni Morrison(Universidade do Estado da Bahia, ) Vieira, Wellington Neves; Seidel , Roberto Henrique; Oliveira, Maria Anória de Jesus; Santos, Alvanita AlmeidaO objetivo desta pesquisa é identificar as representações ambientais incutidas num discurso de política racial no romance
- ItemLetramento digital na escola: refletindo sobre o uso das TIC pelo docente(Universidade do Estado da Bahia, ) Nascimento, Norma Suely Macedo; Moreira, Claudia Martins; Drummond, Washington Luís Lima; Larchert, Jeanes MartinsO presente trabalho constitui-se em dissertação da pesquisa realizada em uma escola pública, o Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, situado no município de Alagoinhas - Bahia, cujo objetivo foi o de investigar se o uso que o professor faz das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) é meramente técnico, instrucional ou condiz com uma prática pedagógica emancipatória, que confere aos estudantes do Ensino Médio habilidades para seu letramento digital, conduzindo-os ao protagonismo no meio virtual. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, na qual a metodologia que se mostrou adequada foi do tipo estudo de caso. A investigação seguiu os procedimentos de coleta de dados através da observação em campo, entrevistas com os professores participantes, questionários para professores e alguns alunos, diário de campo, conversas informais e análise documental, os quais permitiram registrar e analisar toda a dinâmica e evolução das atividades cotidianas dos sujeitos envolvidos na pesquisa. Do ponto de vista teórico, essa pesquisa apoia-se nos estudos sobre letramento, segundo David Barton e Mary Hamilton (2000), Ângela Kleiman (2005), Janet Maybin (2000), Brian Street (2010); Magda Soares (2002, 2009); multiletramentos, segundo Roxane Rojo (2012); Letramento Digital, segundo Marcelo Buzato (2007, 2012), Maria Teresa Freitas (2010), Carla Viana Coscarelli (2007), Ana Elisa Ribeiro (2007), Antonio Carlos Xavier (2008); Cultura Digital, de acordo com Lúcia Santaella (2010), André Lemos (2010), Pierry Lévy (2010), Marco Silva (2002) e da Crítica Cultural, segundo Stuart Hall (2009), Maria Elisa Cevasco (2008), Deleuze e Guattari (1995), Ana Carolina Escosteguy (2005). As análises realizadas constataram, em alguns casos, um significativo avanço quanto à utilização das TIC pelo professor para além do instrucional, evidenciando, todavia, a necessidade de formação docente para o uso pedagógico do computador/internet, atestada pela fala dos próprios professores. Observamos algumas atividades que podem conduzir o estudante ao desenvolvimento do seu letramento digital crítico. Quanto à questão do protagonismo no meio virtual, atrelado aos processos de autoria/coautoria, verificamos um trabalho ainda incipiente.
- ItemContos diferentes e marcas da diferença na escrita de Marcelino Freire(Universidade do Estado da Bahia, 2014-05-22) Miranda, Olinson Coutinho; Garcia, Paulo Cesar Souza; Gomes , Carlos Magno; Lima Neto, Djalma RodriguesA dissertação Contos diferentes e marcas da diferença na escrita de Marcelino Freire é resultado da pesquisa sobre a escrita do autor nordestino Marcelino Freire. A dissertação intenta uma leitura sobre as escritas do autor e permite entrever a desmontagem de uma tradição discursiva sobre as minorias, ao passo que aponta para a emergência de uma política em favor da diversidade de modos de vida. Não mais se trata da normatização que lê o sujeito sob estruturas fincadas na domesticação e nas faces do patriarcalismo e, sim, de como a escrita possibilita a desestabilização de conceitos pré-determinados. Neste sentido, a estratégia adotada é seguir a trajetória de uma protagonista leitor que, ao reivindicar para si uma posição de minoria percebendo escritos que estigmatizam e patologizam. Tal projeto, prever uma política pautada na diferença e encontra, em discursos encenados por personagens, uma forma de perceber a diversidade das minorias, em foco, as minorias sexuais. Direcionado de uma leitura queer, que tem como propósito criticar o cenário cultural hegemônico e normativo e promover a diferença. Os argumentos são respaldados pelos diálogos entre textos teóricos e cenas da narrativa que tornam visíveis discursos que desconstroem e descentralizam as ordenações culturais que expressam a dicotomia centro/margem. Estas possibilidades permitem situar a pesquisa no campo dos estudos queer, referenciando-a por teóricos como Michel Foucault, Denilson Lopes, Guacira Lopes Louro, Richard Miskolci, Judith Butler e outros. O debate com críticos visa compreender como a diferença se faz presente na obra de Marcelino Freire e como são refletidos e problematizados. A inserção do trabalho no campo da Crítica Cultural se deve a possibilidade de questionar as dicotomias, os binarismos, buscando romper às normas e regras que reprimem, excluem e silenciam a diversidade e multiplicidade. Tanto os fundamentos teóricos, os objetivos, a metodologia, quanto a importância de retratar a temática, encontra, neste estudo dissertativo, perspectivas singulares de revelar impressões da diferença na escrita de Marcelino Freire.