Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação e Diversidade (PPGED) - Conceição do Coité

A ação do Programa de Pós-graduação em Educação e Diversidade (PPGED) iniciou em 2014, em nível Mestrado Profissional, no Departamento de Ciências Humanas (Campus IV) em Jacobina. Em 2017, o PPGED ampliou sua área de atuação ampliando seu polo educacional através da parceria com o Departamento de Educação (Campus XIV) em Conceição do Coité. O PPGED ocupa-se dos processos de formação e das práticas de educadores visando a preparação profissional para atuarem com as diversidades e singularidades socioeducativas e culturais. Concebe a docência como prática social contextualizada envolvendo questões políticas, históricas e culturais, enfatizando as práticas como elementos basilares dos processos de ensino e de aprendizagem. Volta-se para as políticas e práticas escolares, atentando para as questões locais em conexão com as demandas globais e a episteme contemporânea da formação. Representa uma tentativa de subsidiar práticas escolares pautadas na valorização das diferenças, do múltiplo, do inovador e do anverso.

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    Entre o ver, o rever e o transver: con(versas) sobre professoralidades na educação profissional e tecnológica.
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-03-27) Bispo, Larissa Leslie Sana Fiuza; Jesus, Rosane Meire Vieira de; Silva, Zuleide Paiva da; Machado, Celia Tanajura; Pimentel Junior, Clício
    O presente trabalho é um memorial de formação realizado por uma coordenadora pedagógica atravessado por narrativas de dois professores e uma professora não-licenciados/a. Através da pesquisa (auto)biográfica com inspirações pós-estruturalistas objetivou-se investigar sobre como os/as professores/as de componentes técnicos atuantes no Centro Estadual de Educação Profissional em Controle e Gestão do Nordeste Baiano Pedro Ribeiro Pessoa em Catu-BA compreendem/constituem as suas professoralidades e interpretar as contaminações do devir professor/a não-licenciado/a na constituição das suas professoralidades. Acionei os aportes teóricos da Filosofia da Diferença de Derrida (2001), da professoralidade de Pereira (2016), da formação na Educação Profissional e Tecnológica de Miranda e Sales (2020) e do a-com-tecimento de Carvalho (2008), combinados a realização de entrevistas narrativas como dispositivo de acesso as histórias de vida dos/as colaboradores/as da pesquisa e através da Análise do Discurso inspirada em Foucault (1999), construo uma escrita frágil e forjada em assumir a nossa incompletude. Compreende-se, portanto, que constitui-se em professoralidades construídas através do improviso, da inventividade, do contato com familiares que são docentes, das experiências enquanto estudante e, principalmente, no reconhecimento de que a licenciatura não é o único caminho para o exercício da docência na Educação Profissional e Tecnológica. Assim como, a formação em exercício de professores/as não-licenciados/as é importante, desejada e necessita da criação de um ambiente formativo que acolha as nossas trajetórias que são diferentes, múltiplas e únicas. Um exercício constante de ver, rever e transver as nossas experiências e afetações no processo de (re)construção da nossa professoralidade.
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    Realidades e possibilidades para o trabalho pedagógico na Escola do Campo Professora Bertila Araújo Cedraz, a partir do Projeto Ambiental Vida do Solo.
    (UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, 2024-06-28) Silva, Marceli Cedraz da; Ferreira, Maria Jucilene Lima; Trindade, Domingos Rodrigues da; Molina, Mônica Castagna
    Como transformar uma escola no campo em uma verdadeira Escola do Campo? Esse foi o desafio que motivou esta pesquisa, cujo objeto de estudo são as realidades e possibilidades do trabalho pedagógico na Escola do Campo Professora Bertila Araújo Cedraz, a partir do Projeto Ambiental Vida do Solo. O estudo teve como objetivo investigar como os princípios da Educação do Campo e da Agroecologia podem ser aplicados na Escola do Campo, articulando as práticas pedagógicas desenvolvidas em espaços não escolares, promovendo uma educação contextualizada e fortalecendo a identidade campesina dos discentes. Para compreender essa realidade, a pesquisa buscou analisar os desafios do trabalho pedagógico na Escola Municipal Professora Bertila Araújo Cedraz (EMPBAC), identificando as realidades e possibilidades para a construção de uma Escola do Campo. Também se propôs a investigar de que forma as práticas educativas não escolares desenvolvidas no Projeto Ambiental Vida do Solo (PAVS) podem ser incorporadas ao trabalho pedagógico, ampliando as possibilidades de aprendizagem para além da sala de aula. Como parte desse processo, foi essencial implementar ações pedagógicas que integrassem teoria e prática (práxis), utilizando a horta escolar como um recurso interdisciplinar para fortalecer os princípios da Educação do Campo e da Agroecologia. Além disso, considerando a carência de formação específica dos docentes nessas áreas, a pesquisa teve o objetivo de promover processos formativos que ampliassem seus conhecimentos e os auxiliassem na construção de uma educação emancipatória e contra-hegemônica. Metodologicamente, a pesquisa adotou uma abordagem quanti-qualitativa, fundamentada no Materialismo Histórico-Dialético e estruturada como pesquisa-ação. Os dados foram construídos por meio de questionários, entrevistas semiestruturadas e oficinas formativas. Os resultados da pesquisa evidenciaram um corpo docente aberto a novas práticas pedagógicas, mas com pouca formação específica sobre Educação do Campo e Agroecologia. A partir dessa necessidade, será implementado o projeto de intervenção Construindo a Escola do Campo (CESC), a partir da problematização da Realidade Social, Trabalho Coletivo e Auto-organização Estudantil. Conclui-se que as experiências do PAVS podem ser incorporadas às práticas pedagógicas da EMPBAC, mas para que essa integração ocorra de forma efetiva, são necessárias mudanças estruturais e pedagógicas. Mais do que uma reforma curricular, trata-se de um movimento de resistência e valorização da identidade campesina, essencial para a construção de uma educação emancipatória, contra-hegemônica e alinhada às necessidades dos sujeitos do campo
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    Ensino de geografia crítica em uma escola do campo para uma perspectiva de formação emancipatória na luta de classes.
    (0025-02-28) Souza, Marcelo Silva de; Ferreira, Maria Jucilene Lima; Rigonato, Valney Dias; Santos, Janeide Bispo dos
    Na atual conjuntura da educação brasileira faz-se urgente um ensino da geografia de perspectiva crítica que se apresente como contraposição ao projeto de educação tradicional burguesa, alienante e fundamentada nos moldes da educação bancária, criticada por Paulo Freire. Essa revolução no pensamento geográfico que começou em 70 reverbera ainda hoje no ensino de geografia no Brasil, muitos geógrafos mesmo agora se intitulam geógrafos críticos, de bases epistemológicas Marxistas. Nesse sentido indaga-se: Quais os caminhos teórico-metodológicos para o ensino de geografia crítica, utilizando-se da pedagogia histórico-crítica e dos princípios da Educação do Campo, proporcionam a auto-organização dos(as) educandos(as) e a formação de sujeitos sob a perspectiva emancipadora e da luta de classes no contexto da diversidade, em uma escola municipal do campo em Santo Amaro? O objetivo geral é analisar os caminhos teóricometodológicos no ensino de geografia crítica para 6ª ano A, do ensino fundamental séries finais, fundamentado na pedagogia histórico-crítica e nos princípios da Educação do Campo, tendo em vista a auto-organização dos(as) educandos(as) a perspectiva emancipadora e da luta de classes, no contexto da diversidade. A pesquisa foi realizada no Centro Educacional Municipal João Câncio – CEMJC que é uma escola do meio rural de ensino fundamental séries finais, localizada no município de Santo Amaro no estado da Bahia, na localidade intitulada Sítio Camaçari, nas turmas do 6ª ano, ao longo de 2024. A abordagem metodológica utilizada na pesquisa é de natureza qualitativa, no que se refere aos seus objetivos, de caráter exploratório e no tocante a técnica de coleta de dados é a pesquisa-participante/ação. A intervenção será dividida em duas etapas: A primeira etapa referiu-se à organização da fundamentação teórica, planejamento das aulas e a construção de um “Inventario da Realidade local, Sociocultural, Política e Econômica dos Estudantes do 6ª ano. Na segunda fase da intervenção foram aplicados planos de aulas e atividades de acompanhamento no cotidiano do ensino de geografia do 6ª ano, atrelados a pedagogia histórico-crítica, utilizando-se de instrumentos de pesquisa como a observação participante, questionários e autoautoavaliação ao longo da primeira, segunda e terceira unidade. O ensino de geografia crítica aliado a pedagogia histórico-crítica de Saviani e Gasparin, possibilitou uma perspectiva de formação de sujeitos conscientes e emancipados do ponto de vista social, capazes de fazer uma leitura crítica do espaço onde vivem, entender as relações de poder existentes, respeitar a diversidade étnico-racial e religiosa existente em suas comunidades, possibilitando compreender também as contradições do campo e da sociedade capitalista para se posicionarem na luta de classes, se tornando agentes sociais. Como resultado da dissertação foram construídos produtos educacionais, tais como: Planos de aulas, materiais didáticos em forma de atividades e um acervo digital associados a pedagogia histórico-crítica e realidade dos (as) educandos (as)”.
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    O fazer pedagógico nas turmas multisseriadas em uma unidade escolar do município de Camaçari-BA.
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-19) Carvalho, Ana Carla Fagundes de; Oliveira, Iris Verena Santos de; Sodre, Maria Dorath Bento; Santos, Terciana Vidal Moura dos
    A pesquisa trata sobre as turmas multisseriadas que são caracterizadas pela junção de alunos de diferentes níveis de aprendizagem, em uma mesma turma, geralmente submetida à responsabilidade de um professor. Essas turmas se configuram como expressão da efetivação de direitos para os povos que habitam no campo, embora haja um consenso na atualidade entre professores que a forma que este ensino está organizado compromete a sua qualidade (Maia, 2021). Na rede de ensino do município de Camaçari-BA, há no total 103 escolas, 13 destas com turmas multisseriadas, e existem algumas iniciativas de formação continuada para os professores da rede, contudo são iniciativas que excluem as especificidades do fazer pedagógico para estas turmas. Em vista disso, esta dissertação teve como objetivo compreender as potencialidades do fazer pedagógico de professores nas turmas multisseriadas de uma escola pública do município de Camaçari-BA, a partir das práticas pedagógicas no cotidiano escolar. Para tanto, a escrita desta pesquisa foi inspirada nas escrevivências de Conceição Evaristo, e por isso, o texto foi desenvolvido no formato de cartas, explicitando a relação de intimidade entre a autora e suas interlocutoras. As cartas, enquanto recurso metodológico, coloca em discussão o lugar de pesquisadora negra em constante movimento de pesquisa com enfoque no fazer pedagógico, a partir de rodas conversas que foram realizadas com professoras que atuam em turmas multisseriadas. Percebemos que os materiais didáticos como os livros, não consideram a heterogeneidade presente nestas turmas, assim como tratam o tempo didático como simultâneo e linear desconsiderando os diferentes ritmos de aprendizagem. Para superar estas limitações esta pesquisa propõe enquanto intervenção, uma outra forma de organizar o trabalho pedagógico, a partir de Trilhas de saberes que considera a heterogeneidade enquanto potência e estabelece um diálogo com os diferentes ritmos de aprendizagens, a partir da troca de saberes entre pares na sala de aula, bem como compreende o tempo escolar para além dos padrões estabelecidos no ensino regular.
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    Professoralidades em cena: modos de tornar-se coordenadora pedagógica
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-03-21) Almeida, Girleide de Jesus; Silva, Zuleide Paiva da; Jeus, Rosane Meire Vieira de; Siilva, Aba Lúcia Gomes da; Miranda, Neurisâncela Marurício dos Santos
    Essa pesquisa traz em seu bojo a constituição de professoralidades da coordenação pedagógica a partir da reflexão de dilemas pedagógicos que emergem das experiências entre professores(as), gestão administrativa e pedagógica do Colégio Estadual Senhor do Bonfim, do município de Cansanção na Bahia, território do Sisal, no intuito de compreender como vem acontecendo esse processo de constituição de si, nessa relação que se constrói no cotidiano do espaço escolar. A pesquisa foi realizada a partir da conversa como metodologia, com a intenção de experienciar as ACs (Atividade complementar de planejamento), a partir desse outro modo de fazer, perceber como os dilemas pedagógicos da escola podem ser refletidos através dessas conversas, quais as intervenções poderão ser pensadas, e como isso reflete na experiência professoral. Foi preciso (re) tornar-se para perceber movimentos de constituição do tornar-se, desse eu que por ora escreve, e para isso, recorri à memória projetiva, visando trazer as marcas da professoralidade produzidas no ser, sendo. Neste trabalho, também foi realizada uma revisão da literatura, buscando analisar trabalhos que refletissem a coordenação pedagógica e professoralidades. Os trabalhos encontrados deram subsídios para construção/desconstrução desta pesquisa e permitiram a abertura de outros caminhos. De modo que, a pesquisa em seu desenvolvimento se mostrou interventiva, visto que, os círculos de com- versas feitos com os(as) professores(as) de cada área do conhecimento, nos momentos de ACs, serviram como uma importante ferramenta de planejamento e re/construção de uma nova prática pedagógica dentro da unidade escolar, bem como se mostraram como processo formativo de múltiplas experiências.