Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado Acadêmico) em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental (PPGEcoH)
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- ItemA educação não formal na organização dos núcleos culturais nas comunidades quilombolas do sertão do Pajeú pernambucano(UNEB, 2024-11-18) Costa, Kleber Ferreira; Amorim, Dinani Gomes; Duarte, Francisco Ricardo; Santos, Paulo César Marques de Andrade; Nogueira, Eliane Maria de Souza; Santos, Carlos Alberto Batista dosNesta tese, ao se estudar a cultura e a identidade das comunidades quilombolas do sertão do Pajeú e sua zona de conflito, está-se estudando a atuação da educação não formal como instrumento de preservação do núcleo cultural quilombola, compreendido como o espaço cultural em que o grupo de pessoas se reúne, convive e troca experiência. Esse núcleo, marcado pelo enfrentamento ao racismo estruturante e epistêmico, encontra na educação não formal a maneira de manter a organização comunitária, a resistência cultural e antirracista que fortalece essa comunidade. Nesse cenário, o presente estudo buscou responder a seguinte questão- problema: Como se dá o processo de organização dos núcleos culturais das comunidades quilombolas do sertão do Pajeú pernambucano? Este estudo objetiva identificar o processo de organização da educação não formal, enquanto mecanismo de preservação da cultura afrodescendente, nos núcleos culturais das comunidades quilombolas do sertão do Pajeú pernambucano. É uma pesquisa qualitativa que usa dos métodos descritivo e explicativo, por meio da técnica de pesquisa de campo aplicada nas comunidades quilombolas do sertão do Pajeú pernambucano com uso dos instrumentos de coleta de dados da História Oral, através de entrevista semiestruturadas e não estruturadas gravadas em áudio e vídeo. O resultado apontou que a ancestralidade, a preservação e a territorialidade são marcas que se aprendem na comunidade por meio da memória que é perpassada pela educação não formal como instrumento de manter viva a identidade de uma comunidade. Ademais, evidencia que a educação comunitária não formal descoloniza forças conservadoras ocidentais abrindo espaço para a cultura local dos territórios quilombolas.
- ItemAfetividade dos estudantes em relação à matemática e sua convivência com o erro(Universidade do Estado da Bahia , 2024-03-28) Viana, Esdriane Cabral; Amorim, Ricardo José Rocha; Lins, Leonardo Diego; Brito, Mirian Ferreira de; Duarte, Francisco Ricardo; Ribeiro, Marcelo Silva De SouzaNeste estudo, buscou-se compreender como o vínculo afetivo do estudante em relação ao erro matemático reverbera das vivências construídas nos anos escolares, a partir da adaptação transcultural e validação do “Cuestionario de Afectividad hacia y por el Error en Matemáticas (AEM)” para o contexto brasileiro. Há bastante tempo, a Educação Matemática tem estudado questões envolvendo a identificação, análise e interpretação de erros cometidos por estudantes. No entanto, ainda é pouco estudado o fato de que cometer erros em Matemática pode gerar afetividade negativa nos estudantes. No processo de estudar Matemática, cometer erros é praticamente inevitável, o que geralmente tem uma conotação negativa para os alunos e faz com que eles experimentem emoções e sentimentos negativos em relação à Matemática. Assim, a discussão da afetividade dos estudantes em relação à Matemática e sua convivência com o erro será atingida através da adaptação e validação, para o contexto brasileiro, do instrumento mexicano AEM. Esse instrumento foi desenvolvido para medir a afetividade do estudante em relação ao erro matemático e é constituído pela Escala do tipo Likert. O instrumento se baseia na relação entre a ocorrência de erros e as três dimensões da afetividade: emoções, crenças e atitudes. A confiabilidade do instrumento foi examinada através da consistência interna com alfa de Cronbach e os índices de fidedignidade composta. A validade do instrumento foi verificada por meio da análise fatorial confirmatória para mensurar o vínculo afetivo gerado pelas vivências relacionadas a erros matemáticos. Essa validação é importante para investigar a influência das experiências escolares no vínculo afetivo dos estudantes em relação aos erros matemáticos. O processo envolve garantir que os itens e dimensões do questionário sejam coerentes, considerando sua compreensibilidade, relevância e representatividade. A utilização do instrumento validado permitirá entender como as experiências vivenciadas afetam o vínculo afetivo em relação aos erros matemáticos. Os resultados podem embasar estratégias pedagógicas para promover uma abordagem construtiva aos erros, resultando em um vínculo afetivo mais saudável e maior engajamento dos estudantes na disciplina de Matemática. Considerando diferenças culturais, a adaptação transcultural do questionário é relevante. Ter um instrumento validado para avaliar a afetividade dos estudantes em relação aos erros matemáticos permitirá coletar dados confiáveis, compreender o vínculo afetivo e identificar necessidades e desafios para orientar intervenções educacionais.
- ItemAs dimensões míticas e simbólicas da transposição das águas do rio São Francisco e seus aspectos ecológicos e socioculturais(UNEB, 2024-12-06) Leal, Zulenilton Sobreira; Santos, Juracy Marques dos; Junklaus , Heloysa; Carvalho, Mário de Faria; Silva, Elis Rejane Santana da; Oliveira, Geilson Fernandes deA transposição das águas do Rio São Francisco vai além de um simples projeto de engenharia; ela tece uma complexa rede de significados míticos e simbólicos que reverberam profundamente na cultura brasileira. O problema central desta tese é investigar como as imagens produzidas pelo telejornalismo, relacionadas à transposição do Rio São Francisco, refletem e moldam o imaginário coletivo, integrando-se às dimensões míticas e simbólicas no contexto socioambiental brasileiro. Dado que os mitos e as narrativas culturais influenciam atitudes e práticas socioambientais, estas podem ser reinterpretadas diante das crises ecológicas contemporâneas, à luz da Ecologia Humana (EH) e da Antropologia do Imaginário (AI). O objetivo principal da pesquisa foi compreender como as dimensões simbólicas e míticas associadas à transposição das águas do Rio São Francisco refletem e influenciam as percepções ecológicas. Nesse sentido, os objetivos específicos incluíram: discutir os pontos de convergência entre a Antropologia do Imaginário e as concepções da Ecologia Humana; analisar como o conteúdo midiático é permeado por mitos e símbolos que impactam as práticas socioambientais; e refletir sobre como essas imagens, captadas por câmeras e dispositivos móveis, são fruto de uma imaginação criativa e profunda, enraizada em arquétipos universais e atemporais. A pesquisa adotou uma abordagem comparativa conceitual, seguindo o modelo de Niz et al. (2016), que analisa temas ou conceitos em diferentes autores, com ou sem afinidade. Além disso, utilizou uma metodologia qualitativa, descritiva, bibliográfica e documental, associada ao método indutivo. A perspectiva teórico-metodológica da Mitocrítica e da Arquetipologia, desenvolvidas nos estudos da Antropologia do Imaginário, mostrou-se eficaz na identificação de mitos e símbolos em produtos culturais, dada sua afinidade com as ciências do texto e sua capacidade de analisar produtos midiáticos. Os resultados da pesquisa destacaram a importância dos estudos que conectam a Ecologia Humana às dimensões simbólicas do Homo sapiens, evidenciando como essas perspectivas ajudam a compreender as interações entre o ser humano e o meio ambiente. Nesse contexto, as imagens geradas pela técnica não apenas registram a realidade, mas também servem como um elo que integra as dimensões simbólicas às representações do mundo físico, traduzindo significados profundos que moldam nossas percepções. A pesquisa revelou que as narrativas de desenvolvimento econômico muitas vezes conflitam com as preocupações ambientais, influenciando de maneira complexa os valores e crenças coletivas. Esse conflito expõe a existência de um ecossistema simbólico, onde mitos e símbolos não só influenciam percepções, mas também dão origem a uma Ecologia das Imagens.
- ItemAs relações de abastecimento de água urbana no agreste do semiárido brasileiro (SAB): dessedentação e hidro dependências por sistemas importadores(UNEB, 2023-05-29) Pinheiro Filho, João Domingos; Cunha, Maristela Casé Costa; Silva, Tâmara de Almeida e; Andrade, Wbaneide Martins de; Oliveira, Edivania Granja da SilvaEsta tese de doutorado tem como objetivo geral discutir os processos de transformações dos corpos hídricos urbanos em meio às mudanças dos sistemas no abastecimento de água em cidades do(s) Agreste(s) no Semiárido Brasileiro (SAB), a saber: Campina Grande/PB, Caruaru/PE e Feira de Santana/BA. Com uma abordagem qualitativa de análise das trajetórias históricas e uma perspectiva interdisciplinar, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, partindo de um levantamento nos repositórios acadêmicos de artigos, dissertações e teses. O trabalho também partiu de uma pesquisa documental de publicações técnicas, livros, reportagens, ATAs dos municípios, jornais, revistas, entre outros documentos. A técnica de coleta para a montagem da base bibliográfica envolveu o acesso a publicações diretamente nos periódicos e repositórios acadêmicos, em cada edição, assim como a busca por palavras-chave (“água”, “saneamento”, “abastecimento”, “semiárido”, “agreste”, as três cidades, entre outras), somando-se um total superior a 100 ambientes. Além disso, como fundamentação teórica, a pesquisa se baseou nas contribuições da Ecologia Humana (EH), da História Ambiental (HA) e da Sintaxe Espacial (SE), a partir, especialmente, de autores/as como: Alpina Begossi (1993); Luciano Bomfim (2016); Donald Worster (1991); José Augusto Drummond (1991); Gallini (2004); José Augusto Pádua e Alessandra Carvalho (2020); Gilmar Arruda (2015); David Viana (2015); Sandra Mello (2008), entre outros/as. O trabalho, portanto, estruturou-se a partir de três capítulos. O Capítulo 1, a partir de um estudo comparativo da análise dos registros documentais de trajetórias históricas das três cidades, buscou compreender a relação das transformações desses espaços urbanos com as fontes de abastecimento de água. Uma observação crítica das transformações é pensar como a dessedentação urbana ocorreu em meio à substituição das fontes históricas (originárias), constituindo escolhas à solução desafiadora por outras estratégias de captação hídrica. Dessa maneira, são evidenciados os percursos que culminam na estratégia em comum, a política pública caraterizada na hidrodependência progressivamente longitudinal e de característica por sistemas de abastecimento importadores de água. O Capítulo 2, contribuindo na compreensão das feições de desigualdades na estruturação do saneamento das cidades brasileiras, parte da categorização de sistema de abastecimento de água e da ocorrência de “intermitência”, que ocorre em diferentes partes do mundo, inclusive no Brasil, com maior incidência na região Nordeste. Para tanto, realizou-se uma abordagem histórica e exploratória de percurso focal do abastecimento urbano de água nas três cidades em foco. A pesquisa se alicerçou em fontes bibliográficas e documental, conteúdos produzidos por instituições públicas e privadas, dados recentes e informações históricas. Obteve-se, como resultado, um quadro síntese que demarca o trajeto de estruturação dos serviços, possibilitando caracterizar os sistemas de abastecimento de água em três das maiores cidades interioranas nordestinas. Por fim, o Capítulo 3 discorre sobre as alternâncias substitutivas do Rio Ipojuca, em Caruaru/PE, como fonte diante das alternativas de fontes de captação, incorrendo na análise da permanência da importação como condução para a “solução definitiva” do abastecimento urbana de água da cidade. O texto abrange desde os marcos iniciais da invasão europeia até o período recente, a partir de uma abordagem compromissada com a interdisciplinaridade dos diálogos, valoração da produção de conhecimento ao premente e persistente desafio da dessedentação. Para isso, recorreu-se a jornais, produções acadêmicas e de instituições relacionadas com a temática do abastecimento de água. Os resultados gerais envolvem o encaminhamento de sugestão à Consulta Pública n.º 12 / 2023, com a recomendação da “Intermitência” como indicador na avaliação de desempenho dos sistemas de abastecimento de água; a inscrição dos sítios arqueológicos históricos do Aqueduto do Menino e Aqueduto do Bobocão no Cadastro Nacional de Sítios Arqueológicos (CNSA), na condição de Patrimônio Cultural material, junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN); e, como parte da metodologia institucional do IPHAN-PE, produziu-se um curta-documentário do processo de cadastro dos sítios. Esta pesquisa, portanto, insere-se no conjunto das contribuições acadêmicas frente aos desafios da concentração populacional nas cidades em meio ao contexto das transformações globais advindas das mudanças climáticas, repercutindo diretamente sobre o esforço de manutenção dos fluxos perenes em resposta de oferta ao crescimento do consumo do abastecimento de água urbano.
- ItemBoletim informativo 2: pescadores e pescadores artesanais do cânion São Francisco(2020) Carvalho, Franklin Plassmann de; Marques, Juracy; Fialho, VâniaQuando em 2008 a Nova Cartografia Social do Brasil publicou o fascículo da Nova Cartografia dos Pescadores e Pescadoras Artesanais da região do Cânion São Francisco, grandes problemas ameaçavam a existência das famílias, como a perda do território pesqueiro em face ao avanço das pisciculturas intensivas em tanque rede e do turismo desordenado. Fluxo intenso de catamarãs circulando, pesca predatória, diminuição do pescado em face aos barramentos hidrelétricos, poluição intensa com manchas escuras de eutrofização aquática; estes foram alguns dos problemas mais apontados. Mas, o que mais vinha a impactar era a falta de visibilidade dos pescadores artesanais, sobretudo em áreas de domínio da Chesf, sendo assim ainda mais restritos em suas atividades pesqueiras.
- ItemCandomblé e umbanda no sertão: Cartografia Social dos Terreiros de Paulo Afonso(2009) Santos, Juracy Marques dos; Fernandes, Floriza Maria SenaQuais os rostos que estão nos terreiros de candomblé/ umbanda de Paulo Afonso? As peles observadas nas danças sagradas circulares têm a mesma diversidade das cores e texturas dos colares sobre os ombros afro-indígena-brasileiros que descansam em epidermes de algodão branco em forma de rendas. São faces indígenas, negras, brancas. Quantas almas nos terreiros de Paulo Afonso em contato com um mundo sagrado com nome de água, folha, fogo e metal!
- ItemCartografia dos conflitos socioambientais das serras da porção norte do sertão da Bahia(Universidade do Estado da Bahia , 2024-03-08) Santos, Robson Marques dos; Santos, Juracy Marques dos; Borges, João José de Santana; Santana, Cristiana de Cerqueira Silva; Maia, Ícaro Cardoso; Ribeiro, Marcelo Silva de SouzaCartografia dos Conflitos Socioambientais das Serras da Porção Norte do Sertão da Bahia intitula esta tese que se apresenta numa formatação multipaper, seguindo as diretrizes do Programa de Pós-graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental da Universidade do Estado da Bahia (PPGEcoH/UNEB). Seu principal objetivo foi identificar, analisar e descrever os conflitos socioambientais e as contribuições dos enunciados concretos escritos pelo Movimento Salve as Serras para a salvaguarda da socioecobiodiversidade1 das Serras da Porção Norte do Sertão da Bahia. Enquanto objetivos específicos: 1) revelar o estado da arte dos conflitos socioambientais nas serras do norte do Sertão da Bahia; 2) evidenciar as vozes sociais constitutivas dos embates entre os sujeitos que defendem, protegem e preservam a socioecobiodiversidade das serras da porção norte do sertão baiano e aqueles que projetam e/ou agem para a sua destruição; 3) descrever as contribuições do Movimento Salve as Serras no reconhecimento dos conflitos e impactos que envolvem os bens hídricos, minerários, os ventos, as queimadas e incêndios nas Serras da Porção Norte do Sertão da Bahia e 4) mapear situações heterogêneas fundantes das transformações das realidades empiricamente observáveis. Para as análises das cadeias textual-discursivas, a pesquisa adotou a abordagem teórico metodológica do plurilinguismo dialogizado do Círculo Bakhtiniano e assumiu suas categorias analíticas como ferramentas para examinar as construções ideológicas do Salve as Serras. O estudo resultou na produção de seis artigos, os dois primeiros revisam a literatura e os quatro últimos, analíticos, descrevem o estado da arte dos conflitos socioambientais nas Serras do Norte do Sertão da Bahia, evidenciam as vozes sociais constitutivas dos embates entre os sujeitos que defendem, protegem e preservam a socioecobiodiversidade e aqueles que projetam e/ou agem para a suadestruição e expõem as contribuições do Movimento Salve as Serras no reconhecimento dos conflitos e impactos que envolvem os bens hídricos, minerários, os ventos, as queimadas e incêndios nas Serras da Porção Norte do Sertão da Bahia.
- ItemEcologia algorítmica: análise sobre a influência de tecnologias sociais digitais no contexto rural(UNEB, 2023-11-29) Bitencourt, Ricardo Barbosa; Amorim, Dinani Gomes; Santos, Juracy Marques dos; Ribeiro, Marcelo Silva de Souza; Gomes, Alex Sandro; Oliveira, Francisco Kelsen de; Amorim, Ricardo José RochaA expansão tecnológica, ao longo da história, tem impulsionado mudanças significativas. Anteriormente, tais transformações eram mais notáveis em áreas urbanas, mas atualmente estão se disseminando em regiões rurais, mesmo com infraestrutura mais modesta. Nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo investigar as influências da presença de tecnologias inteligentes, como smartphones, com ou sem acesso à internet, no desenvolvimento humano em contextos rurais. O estudo adotou uma abordagem transversal e exploratória envolvendo pesquisa de campo e análise qualitativa de dados (Gibbs), tendo como arcabouço teórico a Teoria Bioecológica de Bronfenbrenner. O trabalho de campo foi conduzido nas comunidades rurais de Serra dos Morgados e Varzinha, localizadas no município de Jaguarari, na Bahia. O trabalho de campo ocorreu entre os anos de 2022 e 2023, consistindo em entrevistas abertas conduzidas com 24 participantes. Dentre esses, 22 que afirmaram possuir telefone celular foram convidados a responder a uma escala de dependência. A abordagem utilizada foi a técnica snowball, na qual a inclusão de novos participantes foi encerrada quando a saturação do tema foi alcançada nas entrevistas. É importante ressaltar que a participação dos entrevistados foi voluntária e recebeu a aprovação do comitê de ética em pesquisa da Universidade do Estado da Bahia. Os resultados da pesquisa indicam que, inicialmente, a influência das tecnologias digitais nas comunidades rurais não se diferencia significativamente das áreas urbanas, mesmo diante das limitações de conectividade. As gerações que cresceram sem acesso à internet percebem de forma peculiar as mudanças na dinâmica social com a introdução da tecnologia, notadamente na comunicação com familiares, amigos distantes e no ambiente de trabalho. Além disso, as políticas de modernização dos serviços públicos estão compelindo os indivíduos a adentrarem o universo digital, com poucas alternativas além das plataformas mediadas pela internet. Durante as entrevistas, os participantes descreveram o celular como um elemento essencial para a vida em comunidade. Mesmo aqueles que não possuíam o aparelho o consideraram, especialmente quando associado à internet, como um recurso indispensável. Por outro lado, algumas perspectivas críticas surgiram em relação ao uso excessivo, algo percebido como uma doença para os participantes. Com base na escala de dependência aplicada, observou-se que 5% obtiveram um resultado classificado como “Normal”, 64% como “Leve”, 27% como “Moderado” e outros 5% como “Grave”. Quanto ao gênero, os níveis de dependência variaram, com 45% das participantes femininas apresentando níveis “Leves”, 23% “Moderados” e 5% “Graves”, enquanto os participantes do gênero masculino mostraram 5% com nível “Normal”, 18% “Leve” e 5% “Moderado”.
- ItemEcologia do fogo: complexas institucionalidades e gestão do fogo em áreas de mineração na Bahia(UNEB, 2024-12-20) Costa, Enio Silva da; Santos, Juracy Marques dos; Santos, Carlos Alberto Batista dos; Amorim, Dinani Gomes; Oliveira, Adelson Dias de; Pereira, Sidclay CordeiroAs questões ambientais estão cada vez mais presentes nas pastas governamentais, com políticas e leis voltadas ao meio ambiente. Embora nesse contexto, no estado da Bahia, tem se agravado os conflitos agrários, a grilagem de terras públicas, a presença das mineradoras e os incêndios florestais. Na ecologia, o fogo é um importante elemento para a manutenção e renovação dos ecossistemas naturais, sendo um fator poderoso e transformador em várias culturas ao longo da história. Diante disso, o problema deste estudo consiste na indagação conceitual de como os empreendimentos minerários na Bahia se relacionam com a grilagem de terras, os conflitos agrários e os incêndios florestais nas comunidades tradicionais. Busca-se entender como o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia tem atuado no combate e na prevenção desses incêndios florestais. Nesse sentido, a hipótese a ser respondida pelo estudo é que a instalação dos empreendimentos minerários na Bahia tem relação com as ocorrências de incêndios florestais, com a grilagem de terras, e com os conflitos agrários nas comunidades tradicionais. Para responder a essas questões, adotou-se como método de pesquisa a revisão bibliográfica narrativa, que possibilitou uma análise crítica e sistemática da literatura existente sobre o tema. O estudo bibliográfico e documental foi embasado na busca de trabalhos indexados em bancos de dados como SciElo (Scientific Electronic Library Online); Portal de Periódicos da Capes e Web of Science, nos idiomas português, espanhol e inglês. O objetivo geral é investigar a relação dos incêndios florestais com os empreendimentos minerários na Bahia, com a grilagem e os conflitos agrários e atuação do Corpo de Bombeiros da Bahia no combate e na prevenção aos incêndios florestais. Os objetivos específicos incluem: a) analisar a atuação do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) no combate e na prevenção aos incêndios florestais, com ênfase nos desafios enfrentados e nas ações desenvolvidas durante o período de 2015 a 2023; b) refletir sobre a relação entre as comunidades tradicionais e as mineradoras, investigando como essa interação contribui para o surgimento de incêndios florestais e para a violência associada à grilagem de terras no povoado de Angico dos Dias, extremo norte da Bahia; c) compreender, sob a perspectiva da ecologia do fogo, o uso do fogo pelas comunidades tradicionais, considerando suas práticas culturais e o impacto ambiental resultante; d) discutir a gestão do pós-fogo e o manejo integrado do fogo como políticas públicas estratégicas para a mitigação e o combate aos incêndios florestais. Os principais resultados apontam que a chegada da mineradora Galvani no município de Campo Alegre de Lourdes, no extremo norte da Bahia, ao invés de trazer o progresso prometido, resultou na destruição do ecossistema local, no aumento da violência dos grileiros e na intensificação dos incêndios florestais. No que se refere a política do fogo zero, possibilitou mudanças na forma como a sociedade contemporânea tenta resolver um dos grandes problemas ambientais da atualidade. O manejo integrado do fogo é uma abordagem que busca equilibrar a utilização do fogo como ferramenta de manejo, reconhecendo seus benefícios ecológicos e culturais, ao mesmo tempo em que se implementam estratégias para prevenir incêndios descontrolados. A gestão pós-fogo restaura o ecossistema afetado e previne futuros incêndios, rompendo com o ciclo contínuo de combate e incêndios florestais que tem se repetido nos últimos anos.
- ItemEcologia e Biodiversidade do Semiárido Nordestino(2016) Andrade, Maria José Gomes de; Nogueira, Eliane Maria de Souza; Santos, Carlos Alberto Batista dosEste trabalho apresenta a composição florística e a análise dos tipos de hábitos de um afloramento rochoso no município de Puxinanã, Paraíba, Nordeste brasileiro. Foram realizados trabalhos de campo para coletas e observações ‘in loco’ mensalmente no período de Outubro/2011 a Setembro/2012. O processo de coleta e herborização seguiu os métodos usuais em estudos florísticos. As identificações foram baseadas em literatura especializada e/ou por especialistas. Foram encontradas 123 espécies em 41 famílias, das quais Fabaceae, com 17 espécies, é a mais diversa, seguida de Convolvulaceae, Malvaceae e Asteraceae (sete cada uma); Rubiaceae (seis) e Bromeliaceae/ Euphorbiaceae/ Lamiaceae (cinco cada). As demais famílias (34) estão representadas por uma a quatro espécies. A análise dos tipos de hábitos revelou a predominância do estrato herbáceo, representando 52,3% (64 spp.) da flora registrada, seguido do estrato arbustivo, o qual corresponde a 21,13% (26 spp.), o componente arbóreo engloba 2,43% (03 spp.) e as parasitas constituem 1,62% (02 spp.) do total de espécies encontradas no afloramento estudado.
- ItemEcologia e Biodiversidade do Semiárido Nordestino - Volume II - Plâncton e Zoologia(2016) Nogueira, Eliane Maria de Souza; Santos, Carlos Alberto Batista dos; Andrade, Maria José Gomes deEste capítulo apresenta a riqueza da comunidade planctônica presente nos reservatórios das Usinas Hidrelétricas Sobradinho, Itaparica, Complexo Paulo Afonso e Xingó, no São Francisco.
- ItemAs ecologias do sertão e do (a) sertanejo (a): Um estudo topofóbico-topofílico do semiárido nordestino na representação (de) colonial de personagens do cenário artístico Brasileiro(2023-02-01) Sarmento, Elisângela Campos DamascenoAs ecologias do sertão e do sertanejo ambientam-se, nesta tese, nas obras O Sertanejo (2002) [1875], de José de Alencar, O Quinze (2012) [1930], de Rachel de Queiroz, Vidas Secas (2013) [1938], de Graciliano Ramos, e Asa Branca (1947), de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira. Desse modo, esta pesquisa tem como objetivo precípuo investigar, sob o método da Análise do Discurso de Linha Francesa e das perspectivas ecocrítica e zoocrítica - que estudam as imbricações entre Literatura e Ecologia/Zoologia respectivamente-, a topofobia e a topofilia nas obras em epígrafe, a fim de delinear as ecologias do sertanejo e do sertão, através de suas representações (de) coloniais, levando em conta as contribuições da Geografia Humanista para o campo da Ecologia Humana, dialogando, também, com Filosofia, Psicanálise, História, Sociologia, Antropologia, Educação e as perspectivas da (de) colonialidade, da ecologia de saberes, da interculturalidade e da convivência com o semiárido, com vistas a desvelar os fatores socioculturais e simbólicos que estão correlacionados às categorias de lugar, paisagem e território nas relações homem-ambiente. Sendo assim, os discursos presentes nas obras em exame demonstram que os sertanejos apresentam uma ambivalência de relações com o sertão, em virtude dos contrastes naturais da fitofisionomia da caatinga (seca, verde), das pulsões de morte e de vida, das forças apolíneas e dionisíacas e dos comportamentos competitivos e cooperativos que permeiam a essência humana, além dos sentimentos topofóbicos e topofílicos que coexistem na relação ser humano-ambiente, sinalizando que as mudanças do tempo e do ambiente alteram as emoções e as percepções do sertanejo frente à vida e ao próprio sertão. Ademais, verifica-se que, na representação do sertanejo, ocorre a predominância da colonialidade do poder, do saber e do ser, embora se evidenciem personagens (nos romances) e eu-lírico (na canção) contra-hegemônicos que apresentam uma resistência a esse legado de dominação e opressão. Portanto, a Ecocrítica e a Zoocrítica se configuram como férteis inspirações ao desvelamento das relações ser humano-ambiente e se projetam como áreas interdisciplinares, articulando-se com Geografia, Sociologia, Filosofia, Antropologia, Psicanálise e outras ciências afins, trazendo, assim, uma compreensão mais complexa e profunda dessas relações.
- ItemHistória e Epistemologia da Ecologia Humana(2021-03-30) Bomfim, Luciano Sérgio VentinEste livro é fruto de uma contínua e intensa experiência de aprendizagem de conhecer a Ecologia Humana. Longe de parecer um tratado ou manual, ele é a nossa história de aprendizagem. Nesse sentido, reflete nossas premissas, dificuldades e necessidades de aprendizagem. Ele também reflete a nossa busca acadêmica por construir um caminho de encontro entre o que se convencionou chamar de científico e toda uma diversidade de campos, experiências e racionalidades que o âmbito da cientificidade ainda não consegue se permitir apreender. Ele é também um diálogo salutar entre ciência e filosofia, razão e percepção, sensibilidade e historicidade, racionalidades e efetividade. Mas ele é, também, um mergulho no próprio campo da cientificidade, para além dos limites da disciplinaridade estrita e para aquém de qualquer determinatividade, pois é o simples “dispor-se” a uma nova aprendizagem. Partindo de uma suposição errada, de que as questões que aqui estão já haviam sido por nós explicadas, descobrimos, na busca da correção de uma má produção, um universo desconhecido que nos cabia compreender. E, assim, na tentativa de resolver os problemas desta produção, um simples artigo para publicação, fomos arrastados para um processo de construção que nos tomou todo tempo para realização desta experiência de pós-graduação. Lutando contra o que julgávamos não deveria ser nossa necessidade, consumimos tempo em demasia no atendimento de legalidades que nos consumiram a vida de adversidades. Assaltados por essa fatalidade, nosso exercício da racionalidade foi tomado por sensações de forte emotividade, que nos impediram, por um tempo, de nos dedicarmos à sua atividade. Passados os tempos de instabilidade, eis-nos mergulhados em um êxtase de busca e saciabilidade da cientificidade. Secundados por aquela que divide a nossa afetividade e, mais, por aqueles que iluminam a nossa espiritualidade, elementais (Orixás) e espíritos de bondade, mergulhamos em um oceano sem fim de aprendizagem. A experiência construída com esta pesquisa de pós-doutoramento transformou- nos não só intelectualmente, tornando-nos mais “sabido” – porém, necessariamente, não sábios – de aprendizagem, mas também psicologicamente, impondo-nos – em função da vida monástica que decidimos assumir, para dar conta do tamanho do desafio projetado – o desenvolvimento de atitudes que, antes, a nossa inteligência emocional não facultava. Esta experiência também despertou, inevitavelmente, as nossas vulnerabilidades espirituais, em um momento de insulamento social, acadêmico, cultural, e mediúnico. Superar as dores dessa experiência e nos tornarmos melhor do que antes não foi nada fácil, e nem deveria sê-lo, se ainda permanecia, em nós, a intensa necessidade de emancipação. Terminamos este livro com uma sensação de “completude”, como nunca havíamos sentido. Satisfeitos, não por termos feito o melhor, mas sim o possível dentro do campo das possibilidades, que sociohistoricamente nos fomos estabelecendo. O leitor encontrar-se-á com um livro por se fazer, naquilo que ele oferece e promete oferecer, pois é, como já dissemos, uma tentativa de aprendizagem. Falamos assim porque, em momento algum, tivemos a pretensão de figurar como a autoridade da História e Epistemologia da Ecologia Humana, pois há muitos grandes e graúdos que conseguem sustentar este papel, mas não nós. Preferimos, no entanto, assumir a responsabilidade de traduzir as citações em francês, inglês e alemão deste livro, sem que queiramos nos apresentar como autoridades nesses idiomas, mas tão somente em função de nossa necessidade de demonstrar, para o leitor, como nós entendemos cada um dos textos aqui arrolados. Procedendo assim, não transferiríamos a um tradutor a responsabilidade que apenas a nós caberia, pois foi no idioma original que tivemos acesso à bibliografia. Críticas ao que fizemos? Estas não faltarão, e assim é o que esperamos, pois, se tal não ocorrer, só podemos ter uma conclusão: que o trabalho que fizemos pouco ou nada instigou a curiosidade reflexiva dos ecólogos humanos.
- ItemOs saberes dos vaqueiros sobre a tradição da “pega do boi” e sua seguridade constitucional(UNEB, 2024-12-19) Santana, Luiz Antonio Costa de; Santos, Carlos Alberto Batista; Bispo, Rogerio de Souza; Santos, Maria Herbenia Lima Cruz; Silva, Bruno Cezar; Lopes, Ziel FerreiraA vaquejada e a pega do boisão atividades culturais e esportivas desenvolvidas sobretudo no Nordeste brasileiro. Suas performances são similares; na vaquejada, os vaqueiros devem derrubar um boi dentro doslimites de uma área demarcada a cal, puxando o animal pelo rabo, enquanto na pega do boi o animal é solto na caatinga, e o vaqueiro vai buscá-lo por dentro da vegetação. A presente tese objetiva analisar a percepção dos vaqueiros, residentes nos Municípios integrantes da Região Integrada de Desenvolvimento Econômico (RIDE) sobre a vaquejada e a pega de boi, os tratos com os animais e as implicações da ADI 4983 na vida e na cultura do homem nordestino. Para tanto, foram utilizados pressupostos metodológicos de natureza qualitativa. foram construídas Revisao de literatura e análise documental, foram realizadas buscas no arcabouço legal: Constituição Federal de 1988, Lei 12.870/2013, Lei 15.299/2013, Lei 13.364/2016, Emenda Constitucional n. 96, Ação Direta de Inconstitucionalidade n. 4.983Lei 15.299/2013. Uma pesquisa de campo, desenho transversal, descritiva e exploratória, de natureza qualitativa, alicerçada em entrevistas semiestruturadas e questionários socioeconômicos e demográficos. Os dados foram coletados entre janeiro de 2023 a junho de 2024, durante as vaquejadas realizadas em Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) municípios que compõe os principais polos da Região Integrada de Desenvolvimento Econômico. O primeiro e o segundo ciclo de coleta de dados foram realizados por meio de entrevistas e questionários nos meses de janeiro e junho de 2023. As entrevistas semiestruturadas foram gravadas em aparelho de áudio e respondidas em documento impresso. No primeiro ciclo, foi entrevistado um grupo que participava da Sétima Vaquejada na cidade de Juazeiro; no segundo ciclo, foi entrevistado outro grupo que participava da 37.ª Vaquejada do Parque Geraldo Estrela na cidade de Petrolina, com ambos totalizando 22 participantes que se dispuseram a participar da pesquisa. As entrevistas foram analisadas através da análise conteúdo, o que resultou em categorias temáticas que compuseram o corpus de discussão do estudo. Os dados socioeconômicos foram apresentados com estatística descritiva. O resultado desse estudo estabeleceu que vaqueiro permanece como figura central dessa prática nas regiões do Submédio São Francisco, demonstrando ainda um “saber adquirido” por meio da prática contínua da vaquejada, que atores envolvidos na atividade percebem a vaquejada como relevante manifestação cultural, e que as regras existentes não causam maus-tratos aos animais, de modo que a vaquejada desempenha papel representativo nas tradições nordestinas. Conclui-se que a vaquejada, reflete uma conexão profunda com a cultura local, as narrativas míticas do Nordeste e a economia da região.
- ItemPotencial nefrotóxico dos pesticidas utilizados por trabalhadores rurais sob exposição ambiental e ocupacional(UNEB, 2024-12-18) Santana , Joice Requião Costa de; Lima, Arthur Gomes Dias; Santos, Maria Herbenia Lima Cruz; Santos, Emanuel Ernesto Fernades; Mota, Danyelle Andrade; Ramos , Maria Emilia Santos PereiraA expansão do sistema agrícola brasileiro promove a intensificação do uso de agrotóxicos. Todavia, essa prática tem sido associada a prejuízos socioambientais e riscos à saúde humana. Embora a ocorrência de alterações renais associadas a essas práticas seja evidenciada em estudos internacionais, no Brasil, poucas pesquisas investigaram os efeitos renais da exposição ocupacional a agrotóxicos, sobretudo na região nordeste. O estudo teve como objetivo geral analisar a ocorrência de alterações renais entre trabalhadores rurais do polo fruticultor de Petrolina- PE, no contexto de exposição aos agrotóxicos e foi realizado no Sindicato de Trabalhadores Rurais do referido Município. Para realizálo foram utilizados métodos mistos de natureza qualitativa e quantitativa. A Tese segue a estrutura multipaper com 4 artigos, relacionados. No primeiro artigo “Effects of pesticides on the occupational health of brazilian farmers: an integrative review” foi realizada uma revisão integrativa das evidências científicas acerca dos efeitos da exposição aos agrotóxicos na saúde do agricultor brasileiro, foram analisados artigos publicados entre os anos de 2016 e 2021 nos idiomas inglês, português e espanhol e indexados nas bases de dados “PubMed”, “Embase” e “Web of Science”. A análise evidenciou doenças associadas à exposição agrotóxicos pelos trabalhadores rurais, sobretudo câncer, doenças cardiovasculares e metabólicas e transtornos mentais. O segundo artigo: “Uso de Agrotóxicos no Submédio do Vale do São Francisco: conhecimento dos trabalhadores rurais da fruticultura irrigada”, pesquisa qualitativa, cujo objetivo foi desvelar o conhecimento dos trabalhadores rurais sobre os riscos à saúde exposição aos agrotóxicos em suas práticas laborais, através de entrevistas semiestruturadas e questionários socioeconômicos, com 20 participantes, realizada de agosto a dezembro de 2023. As entrevistas foram submetidas à análise de conteúdo, resultando nas categorias temáticas: “conhecimento sobre os agrotóxicos e classificação de risco”, “o uso dos equipamentos de proteção individual” e “exposição aos agrotóxicos e efeitos na saúde”. O resultado mostrou que a maioria dos trabalhadores era do sexo masculino, jovens, pardos, com baixas renda e escolaridade e que eles conhecem o conceito de agrotóxicos, porém desconhecem a classificação de risco e prejuízos gerados à saúde ao longo prazo, reconhecendo os efeitos agudos, além do uso inadequado dos equipamentos de proteção individual e desconhecimento dos prejuízos advindos dessa prática. Concluiu-se necessidade de estratégias de capacitação, além de políticas de promoção e proteção de saúde. De modo complementar, por meio do método de pesquisa-ação, com base nas entrevistas realizadas, concebeu-se o quarto artigo: “Abordagem socioambiental na educação em saúde: empoderamento e construção de estratégias de sensibilização para trabalhadores rurais expostos a agrotóxicos”, foi realizada intervenção de educação ambiental, através do método de pesquisa-ação. O método seguiu as 12 fases preconizadas: exploratória; delimitação do tema; colocação dos problemas; lugar da teoria; hipóteses; oficinas; campo de observação, amostragem e representatividade qualitativa; coleta de dados; aprendizagem; saber formal e informal; plano de ação; e divulgação externa. As entrevistas previamente realizadas subsidiaram a elaboração de 4 oficinas educativas com a participação de 100 trabalhadores que abordaram os temas: “Exposição aos agrotóxicos e impactos na saúde do trabalhador rural”; “Toxicidade dos agrotóxicos e a importância do uso dos Equipamentos de Proteção individual”; “Questões ambientais nas práticas do uso de agrotóxicos- alternativas para a saúde ambiental” e “Dados oficiais de saúde renal e agrotóxicos”. O estudo contribuiu para o fortalecimento do cuidado e promoção da saúde no contexto rural. No terceiro artigo: “Assessment of the effects of occupational pesticide exposure on renal function in rural fruit-farming workers”, estudo quantitativo, analítico de corte transversal, cujo objetivo foi a analise da ocorrência de alterações renais entre trabalhadores rurais, no contexto de exposição ambiental e ocupacional aos agrotóxicos, realizou-se a avaliação de biomarcadores renais e colinesterase plasmática. A amostra foi composta por 100 trabalhadores, dos quais a maioria eram mulheres com idade média de 46 anos. Amostras de sangue e urina foram coletadas para a análise de creatinina, ureia e colinesterase, e um questionário abordou dados socioeconômicos e condições laborais. Para a análise estatística utilizou-se os Testes: t de Student, Análise de variância, e Regressão Linear Simples, considerando nível de significância de 5% e intervalo de confiança de 95%. Os resultados mostraram que o tempo de exposição a agrotóxicos correlacionou-se com o aumento nos níveis de creatinina e redução da filtração glomerular, evidenciando a relação direta entre os achados e o propósito do estudo que sugerem riscos ocupacionais e destacam as vulnerabilidades, reforçando a necessidade de monitoramento e medidas preventivas nas práticas rurais com agrotóxicos com contribuições tanto para o campo científico quanto o social, considerando que a toxicidade dos agrotóxicos e a doença renal são questões de saúde pública.
- ItemPrevalência e fatores de risco associados à doença renal crônica em duas comunidades indígenas do nordeste brasileiro(Universidade do Estado da Bahia, 2023-08-22) Gomes, Orlando Vieira; Armstrong, Anderson da Costa; Lins Neto, Ernani Machado de Freitas; Lima, Artur Gomes Dias; Costa, Denise Maria do Nascimento; Fernandes, Gisele VajgelA doença renal crônica (DRC) é um sério problema de saúde global, especialmente em países com recursos limitados. As populações indígenas têm sido particularmente afetadas, enfrentando maior morbidade e mortalidade em idades mais jovens. Esta tese teve como objetivo descrever a prevalência de DRC e analisar os fatores de risco associados em duas etnias indígenas brasileiras do Vale do São Francisco, região Nordeste do Brasil: Truká (mais urbanizada) e Fulni-ô (menos urbanizada). A tese é produto de um projeto intitulado “Projeto de Aterosclerose em Indígenas” que foi realizado em duas etapas distintas. A primeira etapa ocorreu entre 2016 e 2017 e envolveu a análise de indivíduos de 30 a 70 anos de idade de ambas as etnias. Na segunda etapa do projeto, que ocorreu entre 2020 e 2022, analisamos exclusivamente os dados dos indígenas da etnia Truká com idade igual ou superior a 18 anos. Nessa etapa, o estudo teve inicialmente como foco a população acima de 60 anos de idade. Posteriormente, o escopo foi ampliado para abranger toda a população indígena com idade acima de 18 anos. A participação em ambas as etapas foi voluntária, e o projeto adotou um desenho transversal para seus estudos. A DRC foi definida da seguinte forma: na primeira etapa, a DRC foi considerada quando a taxa de filtração glomerular estimada era < 60 mL/min/1,73m²; na segunda etapa, a DRC foi definida como taxa de filtração glomerular estimada < 60 mL/min/1,73m² ou relação albumina-creatinina urinária > 30mg/g. Os resultados mostraram maior prevalência de DRC na população mais urbanizada, com 6,2% no grupo Truká e 3,3% no grupo Fulni-ô na primeira etapa. Na segunda etapa do estudo, a prevalência da DRC na população indígena Truká com mais de 60 anos foi de 26,6%. A doença foi mais comum em mulheres e aumentou com o avançar da idade. Hipertensão e diabetes foram comorbidades frequentes, presentes em 67,7% e 24,0% dos casos de DRC nessa faixa etária específica, e estavam significativamente associadas à doença. Na análise posterior com 1.654 indígenas Truká acima de 18 anos, a prevalência de DRC foi de 10%. Na análise univariada dessa população, DRC foi mais comum em mulheres (12,4% vs. 6,9%, p <0,001), idosos (OR 4,6, IC 95% 3,2-6,6), indivíduos com doença cardiovascular (OR 2,1, IC 95% 1,1-4,1) e dislipidêmicos (OR 1,6, IC 95% 1,1-2,4). Na análise multivariada, utilizando o modelo de regressão logística de Bernoulli, idade acima de 60 anos, sexo feminino e dislipidemia permaneceram associados à DRC. Diabetes, hipertensão e obesidade não se associaram significativamente à DRC na população indígena acima de 18 anos. Esses resultados surpreendentes levantam questionamentos sobre possíveis causas da DRC em indígenas avaliados. A hipótese de uma forma específica de DRC, conhecida como 'doença renal crônica de causa desconhecida', pode ser um fator subjacente no desenvolvimento da doença nessa população. Atividades agrícolas em condições climáticas adversas, exposição a pesticidas e desvantagens socioeconômicas podem estar relacionadas ao surgimento dessa apresentação de DRC. A predisposição genética também pode influenciar nesse contexto. Os achados têm implicações significativas para a saúde pública e abrem novas perspectivas para estudos futuros. Propõe-se medidas culturalmente adaptadas, incluindo educação em saúde, saneamento, nutrição, respeito à cultura indígena, acesso equitativo à saúde, e incentivo à pesquisa, incluindo investigação genética e estudo histopatológico através de biópsia renal. Integrar essas propostas na formação acadêmica dos profissionais de saúde pode proporcionar cuidados sensíveis para todos, independentemente da origem étnica, resultando em benefícios significativos.
- ItemAs Raízes da Ecologia Humana(2017) Alvim, Ronaldo Gomes; Marques, JuracyPrezado leitor, colega de profissão, alunos e interessados pelo tema. É com grande prazer que mais uma vez disponibilizamos um livro sobre Ecologia Humana. Há muito, temos visto a grande dificuldade de se encontrar textos, artigos, capítulos e livros sobre este tema que para nós, organizadores, é extremamente fascinante. Ele é complexo e ao mesmo tempo simples, é uma área de estudo que nasce a partir do diálogo com várias disciplinas. É mesmo um campo de investigação adisciplinar. Na verdade, não é fácil trabalhar nesta área, pois o ecólogo humano tem que sair da sua zona de conforto e quem não tem expertise para explorar uma floresta de conhecimento de outras áreas, seguramente terá dificuldade de atuar com o campo da Ecologia Humana. No Brasil, embora os primeiros livros remontem a primeira metade do século passado, esta área de pesquisa realmente veio a ser posta em prática de forma mais efetiva, neste século. Esta condição fez com que nos dedicássemos mais na estruturação desse campo de conhecimento no nosso país, dando um grande impulso nas teorias, com cursos de mestrado e doutorado e, consequentemente, atividades de pesquisa, mas também, realizando análises práticas, experimentando modelos, consolidando uma Ecologia Humana brasileira enraizada às investigações que estão em curso em toda a América Latina. Como marco político desses esforços, devemos celebrar a criação da Sociedade Brasileira de Ecologia Humana (SABEH) e a Rede Latino Americana de Ecologia Humana (RELAEH). Com estes passos nos aproximamos mais das amplas redes mundiais da Ecologia Humana, a exemplo do grupo Norte- Americano e Europeu. Estamos cientes das nossas dificuldades técnicas, econômicas e educacionais, mas sabemos, também, que os futuros ecólogos humanos brasileiros, poderão contribuir, em muito, para a evolução desta área de estudo em nível internacional, pois Brasil não é apenas um país continental em nível de território, mais com uma sociobiodiversidade singular que, certamente, marcam a história da Ecologia Humana em todo o mundo. Partindo desta perspectiva, nós, Juracy Marques e Ronaldo Gomes Alvim, organizadores deste livro, como podem observar, dois apaixonados pelo tema, resolvemos dar uma contribuição para nossos alunos e demais interessados na Ecologia Humana, trazendo ao público, algumas áreas do conhecimento que tiveram e ainda tem forte influencia nos seus conceitos, métodos, e outras diferentes formas de sua aplicação. Para isso, buscamos a colaboração de profissionais de grande qualificação técnica nas suas áreas de conhecimento e suas interfaces com a Ecologia Humana para que pudessem contribuir conosco na construção dessa obra. Os conhecimentos que eles aqui proporcionaram para nós e para você são, sem dúvida, de grande valor acadêmico e, ousaríamos em dizer, que para qualquer estudioso do tema, o terá como material de consulta. Queremos aqui agradecer aos nossos pioneiros escritores como Donald Pierson, Fernando de Ávila-Pires, Paulo de Almeida Machado, Maria José Araújo Lima, Alpina Begossi, Alfredo Wagner, que além de contribuir para nosso conhecimento, são eternamente, importantes fontes de pesquisa. Esperamos que você leitor tenha o mesmo prazer que nós, organizadores e escritores, obtivemos ao ler cada linha, parágrafo, página e capítulo do livro que apelidamos de As Raízes da Ecologia Humana.
- ItemTerritorialidade e identidade étnica Truká no século XXI(UNEB, 2024-12-14) Pereira, Artenízia Luiza da Silva; Santos, Carlos Alberto Batista; Lins, Leonardo Diego; Florêncio, Roberto Remígio; Oliveira, Edivania Granja da SilvaDesde o século XVII, o povo Truká vivenciam em seu território lutas e disputas com os chamados de poderosos da cidade, para permanência em seu território, o mesmo atraiu olhares da região por causa de sua fertilidade do solo, da flora e fauna, abundância de água do rio São Francisco, causando uma série de disputas. No século XX, a Igreja Católica entrou na disputa e tornou-se representante legal de Nossa Senhora Rainha dos Anjos, a quem os indígenas teriam doado as terras na espera de proteção, com o passar do tempo as terras foram vendidas a coronéis e os Truká, precisaram ser fortes para enfrentar as várias situações de negativas e silenciamentos junto aos então poderes públicos para resistência territorial junto as forças encantadas, entrando em um processo de retomadas(lutas para reconquista da terra). A presente pesquisa objetivou analisar aspectos sociais de territorialidade e identidade do povo Truká, na primeira década do século XXI, estabelecendo ligações entre as expressões socioculturais e a construção da territorialidade e identidade deste povo, compreendendo assim, as vivências Truká mediante as relações identitárias pós retomadas. Para tal foi utilizado a técnica de Análise de Conteúdo, baseando-se na pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados. Após realização da pesquisa verificou-se que a territorialidade e identidade sociocultural Truká se constitui de lutas visíveis e invisíveis, entrelaçadas por redes que apresentam conexões compreendendo, 15,4% de ações coletivas, 14% relações com a terra, 11,6% pertencimento, 10,5% tradições, 10,3% cultura, 8,8% saberes, 7,5% resistência, 6,4% Dinamicidade, 4,9% estratégias de luta, 6% visão religiosa e 4,6% de visão de mundo.
- ItemTrabalho feminino na agricultura familiar na ride Petrolina/Juazeiro(UNEB, 2024-07-22) Nascimento, Deise Cristiane do; Santos, Maria Herbênia Lima Cruz; Martins, Lindete Miria Vieira; Paz, Cristiane Domingos da; Pereira, Sidclay Cordeiro; Pereira Filho, AntonioA agricultura familiar é caracterizada pela interação entre terra, trabalho e família, sendo que o trabalho feminino desempenha um papel importante na garantia da subsistência e no desenvolvimento socioeconômico das famílias rurais. As práticas agrícolas conduzidas pelas agricultoras promovem o uso sustentável dos recursos naturais, contribuindo para a preservação ambiental e a continuidade das atividades agrícolas. Apesar de sua participação expressiva, elas enfrentam desafios que as invisibilizam e limitam suas oportunidades de obter uma renda justa e equitativa. Dessa forma, esta tese busca responder às seguintes questões: de que forma o trabalho feminino na agricultura familiar na Região Integrada de Desenvolvimento Econômico (Ride) do Polo Petrolina/PE e Juazeiro/BA contribui para a sustentabilidade econômica, social e ambiental dessas comunidades? Como esse trabalho influencia o bem-estar social e a autonomia feminina no meio rural? A hipótese central é que o trabalho realizado por elas contribui significativamente para a sustentabilidade econômica, social e ambiental do meio rural, bem como para sua autonomia econômica. Nesse contexto, o objetivo geral é analisar o trabalho feminino na agricultura familiar na Ride. Além disso, pretende-se: examinar a evolução e o acesso ao crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) por mulheres; caracterizar o perfil socioeconômico das agricultoras; analisar a dinâmica socioeconômica e as atividades pluriativas desenvolvidas nas comunidades rurais; e identificar as práticas agrícolas adotadas. Para alcançar esses objetivos, a metodologia adotada incluiu revisão bibliográfica sistemática, revisão documental e pesquisa de campo. Os dados foram extraídos do Censo Agropecuário 2017, da Matriz de Dados do Crédito Rural do Banco Central, do Censo Demográfico de 2022 e da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). A pesquisa de campo foi realizada em 2023 por meio de entrevistas com agricultores(as) dos Projetos Públicos de Irrigação (PPIs) Maria Tereza, localizado em Petrolina (PE), e Salitre, em Juazeiro (BA), com 89 e 75 agricultores(as), respectivamente. A análise do acesso ao crédito, do perfil socioeconômico, das fontes de renda e das práticas de gestão dos recursos naturais revela informações importantes sobre a situação das mulheres na agricultura familiar. Observou-se que, em comparação com os homens, elas têm acesso significativamente menor ao crédito do Pronaf em todas as regiões do país, dificultando sua autonomia econômica. Em termos educacionais, enfrentam maiores dificuldades devido ao envolvimento em múltiplas atividades. Sua principal fonte de renda é obtida por meio das atividades desenvolvidas fora do estabelecimento. Além disso, em mais da metade dos municípios da Ride dirigidos por agricultoras, a produção é destinada principalmente para o consumo próprio e de pessoas com laços de parentesco com o produtor. No que diz respeito ao tipo de agricultura, elas estão mais engajadas na produção agroecológica e orgânica. Os resultados sobre o trabalho feminino na agricultura fornecem subsídios para o desenvolvimento de ações e políticas públicas que visem a redução das desigualdades.
- ItemA voz do Tempo: os ventos do Terreiro Bandalecongo(2017) Marques, Juracy; Alves, Maria Rosa Almeida; Marques, RobsonEste talvez seja o mais desafiador exercício a que tenha me submetido nos últimos anos, senão de toda a minha vida enquanto pesquisador: tentar organizar palavras e dar-lhes os merecidos sentidos, dedicando-as aos rabiscos e contornos para o desenho das impressões primeiras de um convite para a leitura desta obra, que se organiza sob os esforços de pesquisadores comprometidos. Não seria difícil evidenciar o currículo individual dos acadêmicos que se empenharam para a realização deste projeto, mas percebo como de maior contributo a gratidão destes por serem agraciados quando do acesso aos conhecimentos e saberes, seja nos terreiros (in locus), ou mesmo em bibliografias disponíveis. O fato é que considero todo o empenho da equipe do Projeto Nova Cartografia Social dos Povos Tradicionais uma responsabilidade social e acadêmica que, a contento, está sendo realizada. Desta vez os esforços foram direcionados para a evidenciação de um fenômeno, dentre tantos outros que ocorrem nas religiões de matriz africana, por uns, chamado de Iroco, por outros, Tempo. Para este prenúncio da obra pode parecer pertinente um breve acesso à memória das viagens em navios, de um continente a outro, onde sonhos, corpos e almas foram e ainda são (trans) feridos pelo poder cortante e sangrento de um ser da mesma espécie que subjuga (va) e mata (va) seus semelhantes por posses. Tantas foram as caminhadas e os açoites por veredas e ambientes distintos, mas comuns a todos que, das matas, das águas, dos ares e da terra representações sagradas foram estabelecendo relações para uma nova ordem do e no Universo. Orixás, Espíritos, Caboclos, Nkisis e Encantados fizeram e fazem da dor, da perda e até mesmo da morte, o (re)nascimento, carregando também o anonimato, as descobertas, as criações, os sonhos e os prazeres das músicas e das danças em rituais. Transformaram e continuam a transformar a repressão e a hostilidade em locomotivas mágicas, encantadas, visíveis e invisíveis que conduzem também a existência humana por trilhos misteriosos de cantos e encantos com sons de atabaques, berimbaus, tambores, palmas e vozes. Eles percorreram e ainda se movimentam nos trilhos sobre (dor)mentes, por estações que aqui no sertão também são chamados de centros, roças, terreiros, barracões, ocas, árvores e templos sagrados, dentre outros. Não vejo risco algum embarcar nesta vagem. Aconselho que mergulhem nesta história de corpo e alma por se tratar também de confissões e relatos muito particulares desde a morada primeira na África, passando pelas margens litorâneas, adentrando nos interiores até suas moradas nos Sertões. E é no Sertão baiano, na cidade de Juazeiro que a equipe da Nova Cartografia Social dos Povos Tradicionais ancora seus barcos às margens do São Francisco, sela seus jumentos, e, com seus apetrechos proseiam com pais e mães de santo, Yalorixás, babalorixas, ogãs, ekedis, makotas, filhos e filhas de santo, enfim ouve das pessoas de candomblé, umbanda e cruzado relatos de pertencimento das e nas religiões de matriz africana. Neste livro queremos dar Voz ao Tempo, senão escutar o sons do seus caminhos. Queremos destacar que a voz não é a palavra. A palavra é uma das manifestações da voz. O que conseguimos traduzir aqui se faz a partir da tradição oral das pessoas que vivem o cotidiano dos terreiros de candomblé e umbanda nos Sertões do nosso Brasil, dos quais, destacamos o Terreiro Bandalecongo regido pelo Tempo. Mais especificamente, esta equipe desvenda os encantos e segredos do Orixá Tempo; localiza o Terreiro Bandalecongo no bairro Palmares I, mais conhecido como Quidé, e que tem como Yalorixá Maria da Paixão (Mãe Maria de Tempo) para que você, leitor, possa também ser parte desta narrativa.