Licenciatura em Matematica - DEDC7
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- ItemA geometria analítica no Ensino Médio: através da utilização de vetores(Universidade do Estado da Bahia, 2012-03) Farias, Ademária Ferreira Nascimento; Filho, Geraldo Caetano de Souza; Brito, Mirian Ferreira de; Barbosa, Helder Luiz AmorimA Geometria Analítica, quando apresentada pelo professor de matemática, ocorre trivialmente no terceiro ano do Ensino Médio. Geometria Analítica é um componente curricular que se encontra presente nos cursos de Matemática e em outros cursos de nível superior. Foi desenvolvida por René Descartes durante o século XVII, através da fusão entre álgebra e a geometria. No entanto, pode-se estudá-la através do uso de vetores. O presente trabalho trata-se de uma pesquisa realizada entre os meses de outubro e novembro de 2011 com professores que lecionam Matemática nos Colégios Estaduais de Ensino Médio da cidade de Campo Formoso-Ba, a fim de verificar se os mesmos lecionam Geometria Analítica no Ensino Médio e se o fazem utilizando o conceito de vetor como artifício didático no processo ensino aprendizagem. Fundamentada em pesquisa bibliográfica, a mesma foi realizada por meio de pesquisa de campo e sofreu uma abordagem qualitativa. Por fim são apresentadas as respostas obtidas no questionário aplicado aos entrevistados e após análise, constatou-se: a não utilização de vetores nas aulas de Geometria Analítica; a prioridade dada aos conteúdos os quais não tratam de geometria, em especial a Analítica; a dependência da sequência de conteúdos e as abordagens dos mesmos contidos nos livros didáticos; a dificuldade no processo de ensino e aprendizagem tanto do professor quanto do aluno.
- ItemA importância do ensino de derivadas no Ensino Médio como auxilio em funções polinomiais do segundo grau e algumas aplicações(Universidade do Estado da Bahia, 2012-03) Silva, Ana Paula Dias da; Filho, Geraldo Caetano de Souza; Amorim, Helder Luiz; Santana, Wagner Ferreira deAs primeiras ideias do Cálculo Diferencial ocorreram por volta do século XVII com estúdios feitos por Arquimedes em seus estudos de áreas e volumes, porem os fundamentos mais importantes ocorreu com Newton e Leibniz. Alguns livros didáticos do ensino médio já estão introduzindo os conceitos de derivadas porem raras as vezes que são ensinadas ficando tradicionalmente restrito as universidades. O presente trabalho tratase de uma pesquisa realizada entre os meses de novembro e dezembro de 2010, com alunos e professor de matemática do terceiro ano do ensino médio do Colégio Luiz Eduardo Magalhães de Senhor do BonfimBa. A fim de verificar se os alunos do ensino médio compreenderiam os conceitos de derivadas com o auxilio de funções polinomiais do segundo grau e algumas aplicações. Fundamentada em pesquisa bibliográfica, a mesma foi realizada por meio de pesquisa de campo e sofreu uma abordagem qualitativa e quantitativa. Por fim são apresentadas as respostas obtidas no questionário com os respectivos gráficos, mostrando que é possível ensinálos nas séries secundárias, desde que apresentado convenientemente, evidenciando assim o quanto é importante a inserção deste conteúdo para os alunos do ensino médio.
- ItemA Importancia do Lúdico no Ensino da Matemática(Universidade do Estado da Bahia, 2011-09-29) Junior, Valdemário Mendes de Carvalho; Costa, Ivan Souza; Maria, Tânia; Conceição, Antonio Messias DiasO referido trabalho de conclusão do curso aborda a importância do lúdico no ensino de matemática e sua necessidade para o processo de ensino-aprendizagem. Tendo como base uma pesquisa qualitativa, é descrito fatos e resultados obtidos a partir de uma observação sistemática e de um questionário aberto realizado com docentes e discentes de uma escola Pública de Ensino Médio da cidade de Jaguarari. Utilizamos como fundamentação teórica autores como: Almeida (2000), Brasil (1997) Barbosa (2002), entre outros que apresentam estudos importantes sobre a importância do lúdico no ensino de matemática, visto que as atividades lúdicas contribuem para o desenvolvimento social, cultural, físico e cognitivo do estudante.Percebeu-se que é de suma importância a prática lúdica no contexto escolar, sendo que ela possibilita a interação e aprendizagem dos alunos fazendo com que eles despertem maior interesse e participação nas atividades propostas que tem como objetivo o desenvolvimento integral dos sujeitos. No entanto, apesar de professores e alunos conceberem essa idéia como de suma importância ainda observa-se aulas de matemática pautada no uso de instrumentos arcaicos como a lousa, o giz e o livro didático.
- ItemA matemática silenciosa: o entrelace de dois mundos(Universidade do Estado da Bahia, 0211-09-30) Silva, Ivone Ferreira da; Carvalho, Norma Leite Martins de; Brito, Mirian Ferreira de; Souza, Pascoal Eron Santos deEste estudo tem como objetivo investigar quais as dificuldades enfrentadas pelos alunos surdos na aprendizagem dos conteúdos matemáticos, acreditando ser este um fator includente no ensino aprendizagem. A realização deste trabalho aconteceu com os alunos da turma do 1.º ano G no Colégio Estadual Roberto Santos, na cidade de Campo Formoso, Bahia, utilizando-se da pesquisa qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados a observação e o questionário, os quais nos deram maior segurança no processo de coleta e análise dos dados que subsidiaram a discussão da questão em tela. Com base em autores como Mazzota (1996), Quadros (1997), Rabelo (2002), entre outros, construímos o referencial teórico. Os resultados deste trabalho demonstram que a falta da língua brasileira de sinais (LIBRAS) por parte dos docentes, assim como falta de interprete em sala de aula, implica em sérios prejuízos no ensino da matemática.
- ItemA modelagem matemática como um instrumento de motivação facilitador da aprendizagem de geometria(Universidade do Estado da Bahia, 2011) Barros, Analdino de Souza; Santos, Alayde Ferreira dosA modelagem matemática é uma estratégia tão eficiente e interessante que ao ser usada no ensino da Geometria, transforma o processo de ensino-aprendizagem, tornando altamente motivador. Ela é uma metodologia muito eficiente na aprendizagem da matemática e também da Geometria. A presente monografia se insere no estudo da Geometria por meio da modelagem matemática. Nesse contexto, foi feito um estudo de natureza qualitativa, desenvolvido no Colégio Estadual Senhor do Bonfim, localizado na cidade de Cansanção, Bahia, objetivando-se investigar a importância da modelagem matemática como um instrumento na aprendizagem significativa da geometria, como também verificar se o uso de materiais do cotidiano do aluno facilita a aprendizagem. Foram consultados autores como: D’Ambrósio (1990), Pavanelo (1993), Schimtz et al. (1994), Machado (1997), Silveira (1998), Barbosa (2002), Bassanezi (2004), Fiorentini & Lorenzato (2006), dentre outros. A amostra contou com 12 alunos do 3º ano A e 3º ano B do Ensino Médio, os quais participaram de uma oficina pedagógica, como também responderam a um questionário, no mês de dezembro de 2010. Percebeu-se que a Geometria, quando ensinada através da modelagem matemática, usando materiais do cotidiano do aluno, amplia a sua visão e o torna apto para participar nos espaços sociais do meio em que ele vive. Verificou-se que os alunos, a partir do manuseio de objetos concretos durante a Oficina Pedagógica, sentiram mais facilidade em aprender a Geometria, realizaram abstrações e generalizações sobre os conceitos geométricos. Aprenderam ainda a relacionar os conhecimentos construídos com o ambiente a sua volta, assimilando os conteúdos geométricos de forma prazerosa.
- ItemAs tecnologias de informação e comunicação (TIC's) no ensino e aprendizagem da matemática: uma análise das concepções dos professores do Colégio Estadual Yêda Barradas Carneiro em conceição do Coité, Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Silva, Thomas Gerffesson Gonçalves; Araújo, Tânia Maria Cardoso de; Brito, Elizete Barbosa de; Cruz, Ozelito Souza; Brito, Mirian FerreiraAtualmente diversas pesquisas em Educação Matemática vêm sendo desenvolvidas com o objetivo de propor novas metodologias para o ensino dos conhecimentos matemáticos, de modo que estes se tornem agradáveis e que apresentem significado para os educandos. Nos últimos anos, têm sido perceptíveis algumas exigências em relação aos professores que lecionam matemática, principalmente na busca de novos métodos de ensino a fim de promover a construção e a aprendizagem de outros conhecimentos por parte dos alunos, e uma das principais alternativas é o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no ensino. A presença das TICs cada vez mais forte nas atividades humanas exige indivíduos com conhecimento, com formação crítica e com capacidade de utilizá-las para o seu bem estar e da humanidade, trazendo como consequência à necessidade de reflexão sobre os objetivos do seu uso nas instituições de ensino. O presente estudo buscou levantar algumas indagações em relação ao uso de recursos tecnológicos para auxiliar no processo ensino e aprendizagem da matemática, descrever os conhecimentos necessários ao ensino e aprendizagem dos conceitos matemáticos em um ambiente enriquecido por Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) a partir do uso de softwares, que possam facilitar o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos em sala de aula. Utilizaremos como fonte de pesquisa, material acadêmico e publicações científicas sobre o tema em questão, tomando como principais referenciais teóricos, autores que tratam dessa temática. Este estudo tem características de natureza qualitativa e para a coleta de dados, utilizou-se de questionários contendo cinco questões todas relacionadas ao tema. A partir das entrevistas realizadas com os professores evidenciou-se que estes docentes buscam inserir o uso das TICs no contexto da sala de aula e existe uma considerável preocupação por parte dos mesmos em trabalhar com esses recursos objetivando contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem escolar dos alunos, porém ainda existem situações adversas que acabam por comprometer a concretização de um trabalho pleno que venha contribuir de modo integral para que esses objetivos sejam alcançados. Diante disso, entendemos que através do uso de novas tecnologias, o professor poderá realizar um trabalho que venha favorecer a aprendizagem dos alunos.
- ItemAvaliação escolar: uma análise da postura dos professores de matemática do Colégio Estadual Teixeira de Freitas diante dos erros cometidos pelos alunos(Universidade do Estado da Bahia, 2011-03) Nascimento , Giesleide Ribeiro do; Santos, Alayde Ferreira; Dias, Ana Maria Campos; Amorim, Ricardo José RochaEste trabalho teve como tema “Avaliação escolar: uma análise da postura dos professores de matemática do Colégio Estadual Teixeira de Freitas diante dos erros cometidos pelos alunos cujos objetivos foram: investigar o processo de avaliação realizado pelos professores pesquisados e analisar a postura adotada pelos mesmos diante dos erros cometidos pelos alunos. Tal pesquisa fundamentou-se nas idéias transformadoras defendidas, dentre outros, por Cury (2007), Luckesi (2005), Hoffmann (2001), Vasconcelos (2000), Pinto (2000) e Sant'Anna (1995). De natureza qualitativa, este trabalho obteve como público alvo cinco professoras que ensinam matemática no Colégio Estadual Teixeira de Freitas. A opção por essa escola surgiu devido à experiência como docente desenvolvida na mesma durante o período de Estágio Supervisionado ministrado pela disciplina Estágio III. Para coletar os dados foi utilizado o questionário como instrumento, por este ser de fácil aplicação e bem aceito pelos pesquisados. A análise dos dados nos permitiu concluir que tais professoras embora tendo que enfrentar vários empecilhos em sua prática assumem uma postura reflexiva e dinâmica em sala de aula, avaliando continuamente seus alunos e encarando os erros cometidos pelos mesmos como um “espelho” do trabalho desenvolvido de modo a dar continuidade ou reorganizá-lo.
- ItemCompreensões dos professores sobre as novas tecnologias na educação matemática: refletindo a prática(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Santos, Ademir Ferreira dos; Gonçalves, Maria Elizabeth SouzaEsta pesquisa suscita uma investigação sobre o uso das tecnologias no ensino da matemática, pois se compreende que seu uso está inserido em todo lugar, principalmente nos meios que envolvem educação. Com o tema “Compreensões dos professores sobre as novas tecnologias na educação matemática: refletindo a prática”, este Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo analisar as compreensões dos professores de matemática sobre a influência do uso das tecnologias no processo de ensino aprendizagem, trazendo uma discussão sobre as tecnologias de informação e comunicação no contexto do educando, sendo um impulsionador das novas práticas educacionais. Com esse propósito foram escolhidas três escolas do Ensino Médio da rede Estadual do município de Campo FormosoBA. O referencial teórico que norteou este trabalho foram as discussões de D’Ambrosio (2012), Romanelli (2003), Lakatos (2005), Valente (2007). Optamos por uma abordagem qualitativa, por considerar que esse tipo de pesquisa apresenta aspectos técnicos e metodológicos que possibilitam uma melhor apropriação dos elementos a serem estudados, onde os envolvidos participaram diretamente do processo, dando preciosas informações, para a análise de dados. Como instrumento de coleta utilizouse o questionário fechado que teve como intuito traçar o perfil dos sujeitos bem como suscitar considerações em torno do ensino de matemática, utilizamos também a entrevista semiestruturada, visando um contato direto do sujeito com o objeto. Constatouse que os professores consideram positiva a utilização das tecnologias, contudo é preciso que se deem condições tanto físicas como metodológicas para que seja usada positivamente no processo de ensino e assim contribua na aprendizagem do educando. Observouse, no entanto que há uma cobrança em torno de uma instrumentalização do professor para o uso das tecnologias, além de observar lacunas nos laboratórios de tecnologia de informática, que em alguns casos encontramse desativados. Entretanto foi possível observar que o uso das tecnologias vem contribuindo para uma mudança de paradigmas na educação, principalmente no que se refere à avaliação.
- ItemEnsinar e aprender matemática na educação de jovens e adultos: em busca de um sentido(Universidade do Estado da Bahia, 2010) Souza, Edval da Silva; Santos, Assivânia Lucia Cavalcante dos; Gonçalves, Maria Elizabeth Souza; Costa, Ivan Souza CostaAs mudanças e transformações ocorridas na sociedade contemporânea exigem um repensar da educação, novos paradigmas se fazem necessários diante do contexto complexo e diversos que nos encontramos. Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser, são pilares de extrema importância para direcionar os novos princípios educacionais. O ensino da Matemática durante muito tempo era considerado como conhecimento específico dos bancos escolares, não possuindo relação com a realidade do educando, porém hoje, pesquisas apontam para a importância de um ensino contextualizado oportunizando a construção de uma aprendizagem significativa. A presente pesquisa teve como objetivo é analisar se a matemática ensinada na escola possui relação no contexto dos alunos, sendo que essa clientela possui especificidades diferenciadas das demais, pois na sua maioria retornam aos bancos escolares para adequar-se as exigências do mundo do trabalho. A metodologia trata-se da abordagem qualitativa, onde os sujeitos da pesquisa foram os alunos de 03 (três) turmas da EJA III, dos referidos Colégios Estaduais: Júlio César Salgado, Cazuza Torres e Teixeira de Freitas, na cidade de Senhor do Bonfim. Os dados foram coletados através da utilização da observação livre e de questionário aberto semiestruturado. A análise indica que os alunos sentem-se mais motivados a aprender matemática quando o seu conhecimento prévio é valorizado, percebem aplicabilidade do conteúdo aprendido e têm as suas expectativas atendidas. Observamos, porém que os professores pesquisados não estão totalmente preparados para atuarem com essa modalidade de ensino, necessitando de uma formação específica na área.
- ItemEnsino de Geometria: concepções e práticas de professores e professoras no município de Ponto Novo, Bahia.(Universidade do Estado da Bahia, 2011-03) Barbosa, Roseane Mendes; Brito, Mirian Ferreira de; Araújo, Tânia Maria Cardoso de; Barbosa, Helder Luiz Amorim; Filho, Geraldo Caetano de SouzaO ensino de geometria embora em fase de expansão a partir do final do século passado, ainda não apresenta nas escolas, uma solidez condizente com a importância que os conteúdos geométricos têm diante da sua belíssima história. Os conteúdos geométricos possivelmente estiveram presentes em meio a humanidade desde os tempos mais remotos. No entanto, a volta destes conhecimentos as escolas após a quase total exclusão com o Movimento da Matemática Moderna, se mostra um pouco tímida. As escolas e por conseqüência, seus professores e professoras apresentam bastante dificuldade ao lidar com os conhecimentos geométricos e, estudos já trazem algumas hipóteses e confirmações em relação a estas dificuldades. Neste sentido, buscamos investigar nas nossas proximidades algumas destas dificuldades. Esta pesquisa então, teve como objetivo analisar as concepções e práticas pedagógicas sobre o ensino da geometria apresentadas pelos professores e professoras de matemática, do 6.º ao 9.º ano do ensino fundamental, das escolas púbicas localizadas no Município de Ponto Novo, Bahia. Para responder esta questão, buscamos apoio numa abordagem qualitativa, através de um questionário aplicado a dez professores e professoras, nos meses de novembro de 2010. Como resultado podemos observar que maioria dos professores e professoras não apresentam formação na área, embora a maioria também tenha larga experiência em ensinar matemática. Observamos também que em relação aos recursos e metodologias maioria deles (as) utilizaram aulas expositivas e algum material concreto, e afirmaram que não utilizam o livro didático por considerá-lo inadequado aos conteúdos e ao nível de aprendizagem dos alunos (as). E finalmente, como dificuldades apresentam a falta de recursos nas escolas como um fator que dificulta a aprendizagem da geometria
- ItemErros: estudos de erros cometidos pelos alunos na resolução de problemas algébricos(Universidade do Estado da Bahia, ) Lisboa, Érica Cristina Guirra; Castro, Maria Celeste Souza; Costa, Ivan Souza; Santos, Alayde Ferreira dosEste estudo tem como foco principal investigar quais os erros mais frequentes cometidos pelos alunos na resolução de problemas algébricos tendo como sujeitos investigados os alunos do 8º ano do Colégio Estadual José da Silva Marques, localizado no município de Campo Formoso. Utilizando os conceitos de Cury (2007), Pinto (2000), Booth (1995), entre outros, o presente estudo, de cunho qualitativo quantitativo, relata um estudo através de testes investigativos realizado no âmbito escolar com os estudantes supracitados. Na análise foram identificados os erros a partir de categorias definidas pela matriz SAEB tendo uma análise qualitativa e quantitativa. Os resultados obtidos apontam que a maioria dos erros identificados na análise das resoluções tem suas origens em conhecimentos aritméticos mal formados, bem como no uso incorreto de regras e procedimentos aritméticos. Assim, reafirma-se a importância da análise e reflexão sobre os erros dos estudantes na resolução de problemas matemáticos.
- ItemA formação inicial do professor para o ensino de geometria na educação infantil e o referencial curricular Bonfinense(2021-10-21) Brito, Mirian Ferreira deA formação para ensinar matemática e geometria ganha a cada dia mais estudos e pesquisas, independentemente da fase escolar, exatamente por se consolidar como aprendizagens necessárias as várias ações da vida. Neste sentido, procuramos por meio desta pesquisa analisar a formação inicial do professor para o ensino de geometria na educação infantil no Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no Campus de Senhor do Bonfim, bem como, a relação com o Referencial Curricular Bonfinense (RCB). Para a construção da pesquisa tomamos a abordagem qualitativa, com ênfase na pesquisa documental a partir do Projeto do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UNEB, Campus de Senhor do Bonfim e do Organizador Curricular Bonfinense. Os resultados indicaram que o Referencial apresenta os conhecimentos geométricos para a educação infantil em sua estrutura. Mostraram também que o Curso de Pedagogia apresenta apenas uma componente curricular voltada para a matemática e que a geometria pode estar inclusa. Os resultados mostram ainda que para o desenvolvimento dos conhecimentos geométricos de modo mais amplo como indicado no Referencial, será necessário considerar outras condições além da formação inicial descrita no Projeto do Curso de Licenciatura em Pedagogia.
- ItemGeometria nas séries iniciais: dificuldades de aprendizagem de alunos e alunas do quinto ano da Escola Municipal Doutor José Gonçalves em Senhor do Bonfim, Bahia(Universidade do Estado da Bahia, ) Aleixo, Juciane de Jesus; Brito, Mirian Ferreira de; Araújo, Tânia Maria Cardoso de; Barbosa, Helder Luiz Amorim; Amorim, Ricardo José RochaA geometria tem um papel muito importante no ensino de matemática. Ela fornece meios para resolução de problemas do dia a dia e leva a construção de um pensamento lógico e criativo. No entanto, estudos comprovam que ela ainda não é abordada eficazmente em sala de aula ou nem mesmo é abordada em muitas escolas. Os alunos e alunas geralmente apresentam limitações em relação a conceitos geométricos. As séries iniciais são, nesta perspectiva, as mais afetadas com este problema uma vez que é comum professores e professoras priorizarem conteúdos aritméticos ou excluírem estes conteúdos por falta de embasamento teórico para ensiná-los. Este e outros motivos nos instigaram a realizar estes estudos que tem por objetivo analisar o nível de aprendizagem de conteúdos geométricos de alunos e alunas do quinto ano do ensino fundamental, da Escola Municipal Doutor José Gonçalves no município de Senhor do Bonfim, Bahia. Para isso, utilizamos como método científico a pesquisa qualitativa, tendo como instrumentos para coleta de dados uma atividade avaliativa, além da observação do espaço escolar. A atividade avaliativa, composta por questões que buscavam levantar o perfil destas crianças e por questões sobre conteúdos geométricos, tomou por base as idéias do psicólogo Jean Piaget em relação ao desenvolvimento espacial da criança e a Teoria de van Hiele que trata dos níveis de desenvolvimento do pensamento geométrico. Esta atividade foi aplicada no mês de novembro de 2010 e como resultado constatamos que alunos e alunas encontraram bastantes dificuldades na resolução de questões envolvendo geometria plana e espacial. Estes alunos (as) demonstraram através de suas respostas que não conhecem propriedades pertinentes a certas figuras, que não diferenciam uma das outras e que não visualizam qualquer distinção entre figuras planas e não planas.
- ItemA Geometria para pessoas com deficiência nas publicações do Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM 2000-2018)(2021-12-29) Silva, Carla Raianny Gonçalves; Brito, Mirian Ferreira deO presente artigo foi construído com objetivo de identificar e apresentar artigos relacionados à geometria para pessoas com deficiência publicados nas sete edições do Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM) no período 2000-2018. Dessa maneira, utilizamos a pesquisa qualitativa e documental como opção de estudos, assim como o estado do conhecimento para analisar livros, cadernos e anais da I a VII edição do SIPEM. Os resultados mostraram a existência de 1.221 publicações, das quais quarenta e cinco relacionando matemática/geometria à deficiência e, desses 45, quatro articularam geometria e deficiência. Os resultados também mostraram diminuta quantidade de artigos concernentes às temáticas de nosso estudo. Sob outra ótica, entretanto, mostraram de igual modo novas possibilidades de estudos e, consequentemente, de publicações que podem envolver geometria e/ou seus conteúdos noutras perspectivas, seja das já descritas nos quatro artigos, seja de outros ainda não publicados.
- ItemLem@tic: décadas de histórias que ecoam para uma nova cultura matemática(Universidade de Aveiro, 2025-03-30) Silva, Américo; Cabrita, IsabelEste livro resulta de um projeto de Pós-Doutoramento desenvolvido na Universidade de Aveiro, intitulado “Laboratório de Educação em Matemática (lem@tic) da Universidade de Aveiro: repercussões para a formação e prática de professores que ensinam Matemática”. Um dos objetivos que o projeto persegue e que orienta a escrita deste texto é historizar sobre o lem@tic e entender, a partir das narrativas construídas, como as vivências formativas propostas, articuladas com a formação, investigação e extensão à comunidade, podem contribuir para a formação de professores e a (re)construção de uma nova cultura matemática. O projeto de Pós-Doutoramento em questão emerge de uma parceria entre Portugal e Brasil, envolvendo o lem@tic e o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (LEPEM), fruto da colaboração entre os coordenadores dessas duas estruturas: a supervisora do projeto de pós-doutoramento e o responsável pelo seu desenvolvi- mento, ambos autores deste livro.
- ItemMateriais didáticos manipuláveis para o ensino de geometria: uma perspectiva para o sexto ano do ensino fundamental(2022-07-18) Correia, Vinícius Christian Pinho; Brito, Mirian Ferreira deOs conhecimentos geométricos podem ser observados em todos os momentos da nossa vida, seja nos formatos dos pequenos objetos que nos cercam, seja nas grandiosas construções das civilizações humanas. Este fato mostra a importância e a necessidade de incluir seus conteúdos nos espaços escolares de maneira criativa e dinâmica. Para isso, construímos projetos que enfatizam os conhecimentos geométricos com um deles voltados para o ensino de geometria envolvendo materiais didáticos. O projeto foi desenvolvido numa pesquisa durante o Programa de Iniciação Científica (IC) 2019-2020, da Universidade do Estado da Bahia - UNEB no Campus Senhor do Bonfim. Neste artigo apresentamos um recorte desta pesquisa com objetivo de catalogar materiais didáticos manipuláveis que podem auxiliar o professor de matemática que leciona geometria para o sexto ano do Ensino Fundamental. A pesquisa ancora-se na perspectiva da abordagem qualitativa e pautou sua construção na revisão bibliográfica de livros, artigos e laboratórios de matemática e geometria de universidades públicas brasileiras. Os dados coletados foram selecionados, analisados e consolidaram 10 categorias. Como resultados catalogamos 92 materiais didáticos manipuláveis que podem ajudar no ensino de conteúdos geométricos para os anos finais do Ensino Fundamental e, destes, 30 podem ser propostos para o sexto ano.
- ItemO ensino de geometria na concepção de professores e professoras do nono ano das escolas públicas de Filadélfia, Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2011-03) Soares, Manoel Elias; Brito, Mirian Ferreira de; Barbosa, Helder Luiz Amorim; Filho, Geraldo Caetano de Souza; Araújo, Tânia Maria Cardoso deEstudos relativos ao ensino de geometria se encontram em fase de expansão, principalmente a partir das últimas décadas do século XX. No entanto, ainda podem ser considerados como tímidos e não satisfatório, em virtude da importância que representam para a vida escolar de alunos e alunas. Os conhecimentos geométricos provavelmente estiveram presentes no dia a dia da humanidade desde os primórdios, entretanto, nas escolas e cursos de modo geral, estes conhecimentos tiveram lugar garantido até meados da década de 1950. Com o Movimento da Matemática Moderna estes conhecimentos foram quase que totalmente excluídos. No final do século passado e início deste, discussões e pesquisas garantem a necessidade de retorno destes conteúdos. A partir de então, muitas instituições de ensino passaram a incluir geometria em seus currículos. De acordo com muitos estudiosos, o ensino de geometria nas escolas, porém, enfrenta muitos obstáculos em decorrência de vários fatores: despreparo de professores e professoras; formação inadequada dos profissionais; deficiência de aprendizagem por parte dos alunos (as); dentre outros. Diante disso, buscamos averiguar alguns destes problemas que têm dificultado a relação ensino e aprendizagem dos conceitos geométricos. Deste modo, procuramos conhecer e analisar as estratégias utilizadas pelos professores de matemática para desenvolver o ensino de geometria no nono ano do ensino fundamental, das escolas públicas localizadas no município de Filadélfia, Bahia. Neste sentido, realizamos uma pesquisa qualitativa, através de um questionário aplicado a onze professores e professoras, no mês de novembro de 2010. Como resultado da pesquisa, podemos observar que maioria dos professores e professoras apresentaram formação em nível superior e que utilizaram recursos e metodologias diversificadas para suas aulas. Observamos ainda, que estes professores e professoras informaram como dificuldades de ensino no nono ano, a aprendizagem das operações fundamentais e que consideram a estrutura do espaço escolar e/ou a falta de recursos, como fatores prejudiciais a aprendizagem.
- ItemO ensino de geometria na concepção de professores e professoras do nono ano das escolas públicas de Filadélfia, Bahia(Universidade do Estado da Bahia, ) Soares, Manoel Elias; Brito, Mirian Ferreira de; Barbosa, Helder Luiz Amorim; Filho, Geraldo Caetano de Souza; Araújo, Tânia Maria Cardoso deEstudos relativos ao ensino de geometria se encontram em fase de expansão, principalmente a partir das últimas décadas do século XX. No entanto, ainda podem ser considerados como tímidos e não satisfatório, em virtude da importância que representam para a vida escolar de alunos e alunas. Os conhecimentos geométricos provavelmente estiveram presentes no dia a dia da humanidade desde os primórdios, entretanto, nas escolas e cursos de modo geral, estes conhecimentos tiveram lugar garantido até meados da década de 1950. Com o Movimento da Matemática Moderna estes conhecimentos foram quase que totalmente excluídos. No final do século passado e início deste, discussões e pesquisas garantem a necessidade de retorno destes conteúdos. A partir de então, muitas instituições de ensino passaram a incluir geometria em seus currículos. De acordo com muitos estudiosos, o ensino de geometria nas escolas, porém, enfrenta muitos obstáculos em decorrência de vários fatores: despreparo de professores e professoras; formação inadequada dos profissionais; deficiência de aprendizagem por parte dos alunos (as); dentre outros. Diante disso, buscamos averiguar alguns destes problemas que têm dificultado a relação ensino e aprendizagem dos conceitos geométricos. Deste modo, procuramos conhecer e analisar as estratégias utilizadas pelos professores de matemática para desenvolver o ensino de geometria no nono ano do ensino fundamental, das escolas públicas localizadas no município de Filadélfia, Bahia. Neste sentido, realizamos uma pesquisa qualitativa, através de um questionário aplicado a onze professores e professoras, no mês de novembro de 2010. Como resultado da pesquisa, podemos observar que maioria dos professores e professoras apresentaram formação em nível superior e que utilizaram recursos e metodologias diversificadas para suas aulas. Observamos ainda, que estes professores e professoras informaram como dificuldades de ensino no nono ano, a aprendizagem das operações fundamentais e que consideram a estrutura do espaço escolar e/ou a falta de recursos, como fatores prejudiciais a aprendizagem.
- ItemO ensino de matemática: concepções e práticas de professoras da educação infantil(Universidade do Estado da Bahia, 2011-03) Silva, Érica Milena Conceição; Brito , Mirian Ferreira; Araújo, Tânia Maria Cardoso; Barbosa, Helder Luiz Amorim; Amorim, Ricardo José RochaOs estudos sobre a educação infantil estão crescendo significativamente em especial no início deste século. Antes a pré-escola era vista apenas como um local destinado a cuidar das crianças para que seus pais pudessem trabalhar. A escola de educação infantil é um espaço educativo de significativa importância capaz de desenvolver o aspecto intelectual, sócio-afetivo e motor das crianças. Nessas instituições a criança entra em contato com diversos conteúdos também responsáveis pela sua formação, e dentre estes se destaca os de matemática. O ensino adequado da matemática na pré-escola é uma necessidade visto que auxilia na ampliação do raciocínio lógico, fazendo com que a criança seja capaz de resolver situações-problema do seu dia a dia, desenvolvendo seu raciocínio, pensamento e criatividade. Neste sentido, o professor deve agir como mediador entre a criança e o objeto do conhecimento com o intuito de ajudá-la a processar os diversos conteúdos de maneira crítica e criativa. Com base nestas considerações procuramos verificar quais os métodos e recursos utilizados por um grupo de professoras da educação infantil para o ensino de conteúdos matemáticos. Para tanto, nos apoiamos numa abordagem qualitativa e na aplicação de questionário semi-estruturado. Este questionário foi aplicado a doze professoras no período de 2009 e 2010. Como resultado, observamos que todos os entrevistados eram professoras e possuem ensino superior ou estão cursando este nível de formação. Observamos também que estas profissionais percebem o lúdico como fator primordial ao ensino de matemática nessa fase da educação. No entanto, algumas relatam a dificuldade de trabalhar com esse método devido a falta de recursos disponíveis no seu ambiente de trabalho. A partir dessas constatações então, construímos uma breve proposta de ensino que poderá contribuir tanto para o trabalho do professor (a) quanto para a aprendizagem das crianças. Esta proposta foi constituída a partir de quatros brincadeiras antigas e adaptadas ao universo infantil e visa fornecer algumas alternativas de ensino de conteúdos matemáticos para as crianças com utilização de poucos recursos e com fácil aplicação.
- ItemO uso de novas tecnologias no Colégio Modelo Luis Educardo Magalhães, no Município de Senhor do Bomfim, Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Grassi, João José Almeida; Santos, Alayde Ferreira dos; Costa, Ivan Souza; Santana, Wagner Ferreira deEste trabalho foi realizado com o objetivo de analisar as dificuldades apresentadas pelos professores no uso das novas tecnologias e identificar os principais recursos tecnológicos no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães na cidade de Senhor do Bonfim - Bahia em relação ao ensino da Matemática. A base metodológica que deu suporte a essa pesquisa foi qualitativa, baseando-se num instrumento para coletas de dados composto de um questionário sobre novas tecnologias, fundamentada por Kenski (2008), Brasil (1998), Batanero (2001), Sancho (1998) e outros, os sujeitos dessa pesquisa foram 07 professores. A análise de conteúdo foi significante para a interpretação dos dados obtidos, ressaltando sobre as dificuldades, a importância do uso das novas tecnologias no contexto educacional. Os resultados demonstraram que os professores compreendem de fato a real utilidade e importância dos recursos tecnológicos como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem, no entanto, não possuem preparo suficiente para utilizá-los de forma satisfatória. Notificamos ainda que os professores possuem como dificuldades principais na utilização das novas tecnologias: Falta de domínio no uso dos equipamentos; Equipamentos não funcionando; Equipamentos insuficientes para a demanda; Tempo disponível para a preparação das aulas com a utilização dos novos métodos tecnológicos. Diante disso, há a necessidade de incentivar a utilização de novos recursos tecnológicos por professores de matemática para proporcionar melhor ensino e aprendizagem.