Licenciatura em Matematica - DEDC7

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 22
  • Item
    A modelagem matemática como um instrumento de motivação facilitador da aprendizagem de geometria
    (Universidade do Estado da Bahia, 2011) Barros, Analdino de Souza; Santos, Alayde Ferreira dos
    A modelagem matemática é uma estratégia tão eficiente e interessante que ao ser usada no ensino da Geometria, transforma o processo de ensino-aprendizagem, tornando altamente motivador. Ela é uma metodologia muito eficiente na aprendizagem da matemática e também da Geometria. A presente monografia se insere no estudo da Geometria por meio da modelagem matemática. Nesse contexto, foi feito um estudo de natureza qualitativa, desenvolvido no Colégio Estadual Senhor do Bonfim, localizado na cidade de Cansanção, Bahia, objetivando-se investigar a importância da modelagem matemática como um instrumento na aprendizagem significativa da geometria, como também verificar se o uso de materiais do cotidiano do aluno facilita a aprendizagem. Foram consultados autores como: D’Ambrósio (1990), Pavanelo (1993), Schimtz et al. (1994), Machado (1997), Silveira (1998), Barbosa (2002), Bassanezi (2004), Fiorentini & Lorenzato (2006), dentre outros. A amostra contou com 12 alunos do 3º ano A e 3º ano B do Ensino Médio, os quais participaram de uma oficina pedagógica, como também responderam a um questionário, no mês de dezembro de 2010. Percebeu-se que a Geometria, quando ensinada através da modelagem matemática, usando materiais do cotidiano do aluno, amplia a sua visão e o torna apto para participar nos espaços sociais do meio em que ele vive. Verificou-se que os alunos, a partir do manuseio de objetos concretos durante a Oficina Pedagógica, sentiram mais facilidade em aprender a Geometria, realizaram abstrações e generalizações sobre os conceitos geométricos. Aprenderam ainda a relacionar os conhecimentos construídos com o ambiente a sua volta, assimilando os conteúdos geométricos de forma prazerosa.
  • Item
    Compreensões dos professores sobre as novas tecnologias na educação matemática: refletindo a prática
    (Universidade do Estado da Bahia, 2012) Santos, Ademir Ferreira dos; Gonçalves, Maria Elizabeth Souza
    Esta pesquisa suscita uma investigação sobre o uso das tecnologias no ensino da matemática, pois se compreende que seu uso está inserido em todo lugar, principalmente nos meios que envolvem educação. Com o tema “Compreensões dos professores sobre as novas tecnologias na educação matemática: refletindo a prática”, este Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo analisar as compreensões dos professores de matemática sobre a influência do uso das tecnologias no processo de ensino aprendizagem, trazendo uma discussão sobre as tecnologias de informação e comunicação no contexto do educando, sendo um impulsionador das novas práticas educacionais. Com esse propósito foram escolhidas três escolas do Ensino Médio da rede Estadual do município de Campo Formoso­BA. O referencial teórico que norteou este trabalho foram as discussões de D’Ambrosio (2012), Romanelli (2003), Lakatos (2005), Valente (2007). Optamos por uma abordagem qualitativa, por considerar que esse tipo de pesquisa apresenta aspectos técnicos e metodológicos que possibilitam uma melhor apropriação dos elementos a serem estudados, onde os envolvidos participaram diretamente do processo, dando preciosas informações, para a análise de dados. Como instrumento de coleta utilizou­se o questionário fechado que teve como intuito traçar o perfil dos sujeitos bem como suscitar considerações em torno do ensino de matemática, utilizamos também a entrevista semiestruturada, visando um contato direto do sujeito com o objeto. Constatou­se que os professores consideram positiva a utilização das tecnologias, contudo é preciso que se deem condições tanto físicas como metodológicas para que seja usada positivamente no processo de ensino e assim contribua na aprendizagem do educando. Observou­se, no entanto que há uma cobrança em torno de uma instrumentalização do professor para o uso das tecnologias, além de observar lacunas nos laboratórios de tecnologia de informática, que em alguns casos encontram­se desativados. Entretanto foi possível observar que o uso das tecnologias vem contribuindo para uma mudança de paradigmas na educação, principalmente no que se refere à avaliação.
  • Item
    A importância do ensino de derivadas no Ensino Médio como auxilio em funções polinomiais do segundo grau e algumas aplicações
    (Universidade do Estado da Bahia, 2012-03) Silva, Ana Paula Dias da; Filho, Geraldo Caetano de Souza; Amorim, Helder Luiz; Santana, Wagner Ferreira de
    As primeiras ideias do Cálculo Diferencial ocorreram por volta do século XVII com estúdios feitos por Arquimedes em seus estudos de áreas e volumes, porem os fundamentos mais importantes ocorreu com Newton e Leibniz. Alguns livros didáticos do ensino médio já estão introduzindo os conceitos de derivadas porem raras as vezes que são ensinadas ficando tradicionalmente restrito as universidades. O presente trabalho trata­se de uma pesquisa realizada entre os meses de novembro e dezembro de 2010, com alunos e professor de matemática do terceiro ano do ensino médio do Colégio Luiz Eduardo Magalhães de Senhor do Bonfim­Ba. A fim de verificar se os alunos do ensino médio compreenderiam os conceitos de derivadas com o auxilio de funções polinomiais do segundo grau e algumas aplicações. Fundamentada em pesquisa bibliográfica, a mesma foi realizada por meio de pesquisa de campo e sofreu uma abordagem qualitativa e quantitativa. Por fim são apresentadas as respostas obtidas no questionário com os respectivos gráficos, mostrando que é possível ensiná­los nas séries secundárias, desde que apresentado convenientemente, evidenciando assim o quanto é importante a inserção deste conteúdo para os alunos do ensino médio.
  • Item
    Lem@tic: décadas de histórias que ecoam para uma nova cultura matemática
    (Universidade de Aveiro, 2025-03-30) Silva, Américo; Cabrita, Isabel
    Este livro resulta de um projeto de Pós-Doutoramento desenvolvido na Universidade de Aveiro, intitulado “Laboratório de Educação em Matemática (lem@tic) da Universidade de Aveiro: repercussões para a formação e prática de professores que ensinam Matemática”. Um dos objetivos que o projeto persegue e que orienta a escrita deste texto é historizar sobre o lem@tic e entender, a partir das narrativas construídas, como as vivências formativas propostas, articuladas com a formação, investigação e extensão à comunidade, podem contribuir para a formação de professores e a (re)construção de uma nova cultura matemática. O projeto de Pós-Doutoramento em questão emerge de uma parceria entre Portugal e Brasil, envolvendo o lem@tic e o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (LEPEM), fruto da colaboração entre os coordenadores dessas duas estruturas: a supervisora do projeto de pós-doutoramento e o responsável pelo seu desenvolvi- mento, ambos autores deste livro.
  • Item
    Ensinar e aprender matemática na educação de jovens e adultos: em busca de um sentido
    (Universidade do Estado da Bahia, 2010) Souza, Edval da Silva; Santos, Assivânia Lucia Cavalcante dos; Gonçalves, Maria Elizabeth Souza; Costa, Ivan Souza Costa
    As mudanças e transformações ocorridas na sociedade contemporânea exigem um repensar da educação, novos paradigmas se fazem necessários diante do contexto complexo e diversos que nos encontramos. Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser, são pilares de extrema importância para direcionar os novos princípios educacionais. O ensino da Matemática durante muito tempo era considerado como conhecimento específico dos bancos escolares, não possuindo relação com a realidade do educando, porém hoje, pesquisas apontam para a importância de um ensino contextualizado oportunizando a construção de uma aprendizagem significativa. A presente pesquisa teve como objetivo é analisar se a matemática ensinada na escola possui relação no contexto dos alunos, sendo que essa clientela possui especificidades diferenciadas das demais, pois na sua maioria retornam aos bancos escolares para adequar-se as exigências do mundo do trabalho. A metodologia trata-se da abordagem qualitativa, onde os sujeitos da pesquisa foram os alunos de 03 (três) turmas da EJA III, dos referidos Colégios Estaduais: Júlio César Salgado, Cazuza Torres e Teixeira de Freitas, na cidade de Senhor do Bonfim. Os dados foram coletados através da utilização da observação livre e de questionário aberto semiestruturado. A análise indica que os alunos sentem-se mais motivados a aprender matemática quando o seu conhecimento prévio é valorizado, percebem aplicabilidade do conteúdo aprendido e têm as suas expectativas atendidas. Observamos, porém que os professores pesquisados não estão totalmente preparados para atuarem com essa modalidade de ensino, necessitando de uma formação específica na área.