Licenciatura em Matematica - DEDC7
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- ItemAs Figuras Geométricas para o Ensino e Representação das Frações(Universidade do Estado da Bahia, 2025-12-16) Macedo, Lívia Maria Pinto; Silva, Américo Junior Nunes da; Santos, Alayde Ferreira dos; Fonseca, Maria Elizzabette Almeida GomesEste Trabalho de Conclusão de Curso investiga de que maneira as representações geométricas têm sido mobilizadas no ensino de frações nas três últimas edições do Encontro Baiano de Educação Matemática (EBEM), bem como as repercussões dessas práticas para o processo de ensinoaprendizagem. Tratase de uma pesquisa de natureza qualitativa, que realizou um mapeamento sistemático das produções, identificando contribuições, tendências e lacunas relacionadas ao tema. Os resultados mostram que, embora poucos trabalhos abordem diretamente o ensino de frações, há uma presença significativa de propostas que fazem uso de materiais manipuláveis e de diferentes formas de representação visual, evidenciando o potencial desses recursos para a construção do pensamento fracionário. Com base nas análises, foi elaborada uma sequência didática que articula frações e figuras geométricas, organizada em três etapas: diagnose inicial, aplicação do jogo ―GeoFrações‖ e dominó fracionário. Concluise que abordagens visuais, lúdicas e manipulativas ampliam a compreensão conceitual dos estudantes e favorecem aprendizagens matemáticas mais significativas.
- ItemAnálise Cognitivista das Provas do Enem: um olhar a partir das bases teóricas de Jean Piaget, Vygotsky e dos níveis Van Hiele(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-17) Silva, Bruno Luiz Souza Gonçalves da; Castro, Maria Celeste Souza de; Santos, Gilberto Lima dos; Brito, Mirian Ferreira deEsta pesquisa teve como objetivo caracterizar as questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no período de 2016 a 2022, focando nas questões da área de geometria. O estudo busca correlacionar as tendências teóricas que embasam a aprendizagem dessa área do conhecimento com a dimensão metodológica das questões apresentadas. Nesse processo, foi evidenciado o estudo da cognição de Jean Piaget, bem como as contribuições de Lev Vygotsky, que destaca a importância do contexto social e cultural no processo de aprendizagem, introduzindo o conceito de zona de desenvolvimento proximal, e ressaltando o papel do ensino e da mediação na aprendizagem. Além disso, considerou-se o modelo de Van Hiele, que se relaciona aos níveis de compreensão dos conceitos geométricos. A abordagem metodológica da pesquisa é de natureza descritiva, sendo caracterizada como um estudo exploratório, tendo como instrumento de análise a Análise de Conteúdo de Bardin (2016). A partir da análise das questões, foi possível identificar o índice de questões da área de geometria e observar que a dimensão da contextualização está inter-relacionada com a dimensão interdisciplinar (ou seja, não há uma dimensão sem a outra).Nessa perspectiva, compreende-se que nos processos formativos é necessário um entrelaçamento entre uma formação consistente no conhecimento especializado da matemática e o conhecimento interpretativo, para que, assim, os futuros professores de matemática desenvolvam as habilidades necessárias para atuar como docentes.
- ItemDesenho geométrico no ensino fundamental: uma análise do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES no período de 2017 a 2022(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-17) Cerqueira, Vinícius de Almeida; Brito, Mirian Ferreira de; Fonseca, Maria Elizzabette Almeida Gomes; Barbosa, Helder Luiz AmorimEste estudo analisou 20 dissertações e teses sobre Desenho Geométrico, defendidas em programas de pós-graduação no Brasil e disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, no período de 2018 a 2023. A partir de um total inicial de 343 trabalhos, foram aplicados filtros baseados em palavras-chave, como "Desenho Geométrico" e "ensino fundamental", e em critérios de relevância para o tema. O objetivo principal foi compreender a relevância do Desenho Geométrico no currículo dos anos finais do ensino fundamental, identificando suas contribuições para o desenvolvimento de habilidades técnicas e cognitivas. Os resultados evidenciam uma retomada do interesse pela disciplina, com propostas que envolvem o uso de ferramentas tecnológicas como o Geogebra, atividades práticas com materiais manipuláveis e abordagens pedagógicas interdisciplinares. Entre as principais contribuições dos trabalhos analisados, destacam-se o desenvolvimento do raciocínio lógico, a ampliação da compreensão espacial e o impacto positivo na aprendizagem de conceitos matemáticos. Foram identificadas lacunas, como a formação docente insuficiente e a ausência de políticas públicas claras que promovam a inclusão do Desenho Geométrico nos currículos escolares de forma obrigatória. Além disso, a pesquisa propõe reflexões sobre a relevância do Desenho Geométrico como um componente essencial para o ensino de Matemática e a necessidade de metodologias inovadoras que articulem teoria e prática. A análise contribui para o debate sobre a valorização da disciplina e oferece subsídios para sua reintegração nos currículos escolares, ressaltando seu papel crucial na formação integral dos estudantes.
- ItemAprendendo Matemática com Free Fire: Uma proposta Pedagógica sobre o Cálculo de Distâncias por Meio do Teorema de Pitágoras(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-17) Santos, Veridiane Neri dos; Santos, Alayde Ferreira dos; Araújo, Tânia Maria Cardoso de; Santana, Wagner Ferreira deEste artigo objetiva apresentar uma proposta pedagógica que utiliza o jogo eletrônico Free Fire como dispositivo facilitador para o ensino do cálculo de distâncias entre dois pontos, por meio do Teorema de Pitágoras. Busca-se, com ela, engajar os estudantes e promover seu protagonismo no aprendizado da Matemática, explorando o potencial motivador dos jogos eletrônicos no ambiente escolar. Fundamentada em uma abordagem qualitativa, a metodologia inclui a aplicação de uma oficina pedagógica composta por atividades baseadas no contexto do jogo. Durante a oficina, os alunos trabalharão em grupos, utilizando materiais didáticos como mapas do jogo com plano cartesiano traçado, alfinetes e ligas de borracha, para construir triângulos retângulos e aplicar o Teorema de Pitágoras na resolução de desafios contextualizados. O papel do professor é atuar como mediador e observador, ajustando as atividades em tempo real e promovendo discussões significativas. A proposta também prevê a aplicação de instrumentos avaliativos, como questionários iniciais e finais, para compreender os conhecimentos prévios dos estudantes e avaliar os impactos da oficina na motivação, engajamento e protagonismo dos estudantes na aprendizagem dos conceitos matemáticos. Espera-se que essa abordagem contribua para tornar o ensino da Matemática mais atrativo, contextualizado e significativo, conectando o conteúdo curricular ao cotidiano dos alunos e incentivando a participação ativa no processo de aprendizagem.
- ItemA modelagem matemática como um instrumento de motivação facilitador da aprendizagem de geometria(Universidade do Estado da Bahia, 2011) Barros, Analdino de Souza; Santos, Alayde Ferreira dosA modelagem matemática é uma estratégia tão eficiente e interessante que ao ser usada no ensino da Geometria, transforma o processo de ensino-aprendizagem, tornando altamente motivador. Ela é uma metodologia muito eficiente na aprendizagem da matemática e também da Geometria. A presente monografia se insere no estudo da Geometria por meio da modelagem matemática. Nesse contexto, foi feito um estudo de natureza qualitativa, desenvolvido no Colégio Estadual Senhor do Bonfim, localizado na cidade de Cansanção, Bahia, objetivando-se investigar a importância da modelagem matemática como um instrumento na aprendizagem significativa da geometria, como também verificar se o uso de materiais do cotidiano do aluno facilita a aprendizagem. Foram consultados autores como: D’Ambrósio (1990), Pavanelo (1993), Schimtz et al. (1994), Machado (1997), Silveira (1998), Barbosa (2002), Bassanezi (2004), Fiorentini & Lorenzato (2006), dentre outros. A amostra contou com 12 alunos do 3º ano A e 3º ano B do Ensino Médio, os quais participaram de uma oficina pedagógica, como também responderam a um questionário, no mês de dezembro de 2010. Percebeu-se que a Geometria, quando ensinada através da modelagem matemática, usando materiais do cotidiano do aluno, amplia a sua visão e o torna apto para participar nos espaços sociais do meio em que ele vive. Verificou-se que os alunos, a partir do manuseio de objetos concretos durante a Oficina Pedagógica, sentiram mais facilidade em aprender a Geometria, realizaram abstrações e generalizações sobre os conceitos geométricos. Aprenderam ainda a relacionar os conhecimentos construídos com o ambiente a sua volta, assimilando os conteúdos geométricos de forma prazerosa.