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- ItemA afetividade no relacionamento professor – aluno nas séries iniciais de 1ª a 4ª do ensino fundamental(UNEB, 2001) Bina, Jusemagna; Santos, Maria Aparecida Silva; Azevedo, Miranilva Almeida Alves; Nunes, Tatiana Costa; Matos, Isaú Hormino deA presente pesquisa aborda a afetividade no relacionamento professor-aluno de 1ª a 4ª série nas escolas Estaduais e Municipais do Município de Mundo Novo no Estado da Bahia. De início fez-se a revisão da literatura, em seguida a pesquisa de campo a qual foi realizada com base em 3 (três) entrevistas, sendo uma respondida por 6 (seis) professores, outro respondido por 27 (vinte e sete) alunos e a outra respondida por 5 (cinco) mães de aluno. As primeiras conclusões apontam que houve um equilíbrio entre a importância da relação afetiva entre professor-aluno na visão de alguns teóricos e à visão dos participantes. Constata-se que o relacionamento afetivo é de suma importância, para o desenvolvimento do ensino-aprendizado e para uma convivência saudável e harmoniosa. Ainda nas conclusões retrata-se que há necessidade da afetividade ser trabalhada com mais ênfase no âmbito escolar. Conclui-se que a falta de vínculo afetivo entre professor-aluno nas séries iniciais do Ensino Fundamental tem apresentado resultados negativos na aprendizagem.
- ItemA Associação Comunitária e Assistencial de Lages (ACAL) um agente articulador da participação política social da comunidade de Lages do Batata (Jacobina-Bahia)(UNEB, 2008) Costa, Luziana Maria da; Sena, Milton Oliveira de; Andrade, Benedita Pereira de; Andrade , Benedita Pereira de; Araújo, Maria Zélia Martins Ferreira de; Fernandes, Paulo César D'AvilaEste trabalho foi desenvolvido em 2007 e teve por objeto de estudo a Associação Comunitária e Assistencial de Lajes-ACAL, desde a sua fundação em 1983. A organização foi criada com a finalidade de prover serviços de abastecimento de água e fomentar o desenvolvimento cultural e social da comunidade, oportunizando à população um dinamismo econômico e a melhoria na sua qualidade de vida. A metodologia baseou-se na coleta de documentos e pesquisa de campo. O estudo mostrou como é possível uma gestão participativa implementar a valorização cidadã na perspectiva do desenvolvimento do lugar. A pesquisa evidencia também, o que é associação, associativismo, cooperativa, cidadania em um estudo mais amplo. Com base nessas informações, verifica-se, que as atividades gerenciadas pela ACAL, contribuem para o desenvolvimento local através da participação social e política da comunidade.
- ItemA avaliação e o desafio da aprendizagem no desenvolvimento humano(UNEB, 2008) Sousa, Suzana Sampaio; Gomes, Antenor Rita; Bezerra, Raquel Nery Lima; Sousa, Eduardo ReisEsta pesquisa tenta buscar respostas a respeito de como vem sendo tratado e utilizado o método avaliativo, em especial, na disciplina de Língua Portuguesa. Entendendo que o processo de avaliação tem que está diretamente ligado a todas as etapas educacionais envolvendo assim todos os sujeitos participantes dessa ação. Angustia-nos perceber, no entanto, que ainda hoje a avaliação vem sendo utilizada como instrumento de poder e punição, quando deveria servir de instrumento de aprendizagem e liberdade. Dessa forma, a presente pesquisa pretende investigar seu caminho nesta perspectiva de sistema aberto, pois ele é proposto e vem se transformando como resultado de constantes trocas. Assim, esse trabalho tem como objetivos perceber como alunos e professores vêem a avaliação, discutir as implicações que a avaliação causa na vida dos alunos, elencar e explicar as várias formas de avaliação aplicada na escola pesquisada.
- ItemA avaliação no ensino fundamental(UNEB, 2001) Sobreira, Cláudia Santos; Souza, Evaneide Conceição; Santos, Ivonete Ferreira dos; Santos, Neumária Vicente; Oliveira, Lucinete Chaves deEsta monografia apresenta o problema da avaliação escolar nas séries iniciais do ensino fundamental da Escola Oficina Professora Gleidecelma Santos Lima, situada na sede (Piritiba-BA). Objetiva desvendar , o que tem originado desistência e reprovação dos alunos, no decorrer de cada ano letivo e a partir desta descoberta, sugerir intervenções capazes de contribuir para solucionar os problemas relacionados às questões avaliativas. Pautando-se em questionários direcionados a pais, alunos, professores e diretor para subsidiar a pesquisa, tendo como resultado alguns apontamentos: uso inadequado da avaliação como causa da evasão e reprovação escolar, mas não determinante da mesma.
- ItemA cartografia no Ensino Fundamental: uma experiência na 5ª série do colégio Dr. Julival Rebouças – Mutuipe - BA(UNEB, 2005) Moreira, Rosangela Patrícia de Sousa; Leal, Ione Oliveira JatobáA Cartografia nos abre horizontes, delimita espaços, abre fronteiras, revela todos os elementos e espécies existentes naquela localidade e nos descortina a necessidade de conhecer os seres vivos, o clima, relevo, vegetação, hidrografia e suas relações com meio. Assim sendo, apresenta ao jovem aprendiz, um leque de mensagens visuais que são operalizadas ao longo de sua existência, partindo do local do seu nascimento, aos caminhos na rosa dos ventos, utilizados para o seu deslocamento até os seus direcionamentos virtuais/ mentais, tão necessários para decisões ao longo da própria existência (o que fazer? onde estudar? onde morar? Para onde ir às férias? etc.) na construção da cidadania. Utilizada como serviço de utilidade pública, a Cartografia, quando bem instruída, será aplicada em todos os momentos pelo discente, bem como o conduzirá a refletir prazerosamente o seu porvir.
- ItemA comunicação interna da empresa: qualidade e interpretação de textos escritos(UNEB, 2004-07) Santos Neto, José Umbilino dos; Ramos, Ricardo TupiniquimAlcançar os objetivos de identificar a qualidade da comunicação por meio de textos escritos e analisar a capacidade dos funcionários em interpretar esses textos, somente seria possível através de um instrumento de medição desse "quantum". O instrumento que se prestaria a tal feito se constituiu num questionário semi-aberto com três textos de naturezas diversas. A implementação de uma pesquisa de campo certamente nos traria subsídios para identificar como o correm os processos comunicativos na empresa a partir do texto escrito oriundo de diversas fontes. Assim, o questionário foi aplicado num universo de 20 profissionais da ECT, representando 6% do efetivo total de funcionários lotados na área de atendimento dos Correios em Salvador.
- ItemA concepção construtivista na alfabetização(UNEB, 2001-12-12) Santos, Euleide Nascimento Lima; Pedreira, Gerolina Souza; Ribeiro, Lindeci Macedo dos Santos; Barboza, Valdênia Souza; Oliveira, Lucinete Chaves deEste estudo consta de uma pesquisa bibliográfica que teve como objetivo investigar a prática pedagógica dos professores que atuam em classes de Alfabetização e refletir sobre o processo de aquisição da leitura e da escrita dos alunos nas referidas classes. De início, apresenta-se a metodologia adotada, caracterizada pela pesquisa bibliográfica do tema em questão. Toda teoria só adquire significado, quando passa a ser vivenciada na prática. O construtivismo, enquanto teoria, só será verdadeiramente compreendido se posto em prática, após a sistematização do saber. Nunca se falou tanto nesta teoria como agora, justificando-se aqui, o aprofundamento do tema, para definir o referencial teórico do trabalho e delimitar o problema a ser estudado: Construtivismo e Alfabetização.
- ItemA construção da escrita(UNEB, 2004-08) Silva, Ivanuza Rosa da; Gomes, Antenor RitaNa escola, os professores de língua materna estão sempre empenhados a intervir na aquisição da escrita de seus alunos. Apesar disso, as produções escritas, realizadas em situação escolar, evidenciam grande deficiência de tal habilidade. Assim, buscando uma alternativa de ação, que nos possibilite formar escritores competentes, é que este estudo acerca do processo de construção da escrita pelos alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, partiu de um lugar de observação que buscou detectar através das práticas de sala de aula, os caminhos pelos quais o professor percorre para conduzir o aluno à aquisição da escrita, bem como o desempenho deste durante essa caminhada que se constitui apenas em mais um passo que o conduzirá ao alcance da cidadania.
- ItemA construção do imaginário fantástico em MAD Maria de Márcio Souza(UNEB, 2009) Chagas, Jessiane de Deus Oliveira; Menezes, AdrianoO presente trabalho busca apresentar como ocorre a construção do imaginário fantástico em MAD Maria de Márcio Souza, um estudo que através do realismo fantástico que a literatura latino-americana ganhou uma maior representatividade, tornando-se um referencial na literatura mundial. A partir desse contexto, o amazonense Márcio Souza escreveu MAD Maria, transformando a história real da construção da ferrovia Madeira Mamoré em ficção, levando o leitor a percorrer os recônditos das matas brasileiras e a contemplar as desventuras dos trabalhadores e organizadores do projeto “MAD Maria”.
- ItemA contribuição do licuri para o turismo e sustentabilidade de Serrolândia - BA(Universidade do Estado da Baiha, 2001) Oliveira, Irene Rodrigues deO município de Serrolândia caracteriza-se por uma agricultura baseada na trilogia alimentar, feijão, milho, mandioca. Embora não se constitua um cultivo, o extrativismo vegetal do licuri está diretamente ligado a economia agrícola local. Produto típico da região, consiste numa palmácea nativa, cujos coquilhos dão grande produção de óleo doméstico e industrial. Nesta região, o licuri é coletado de forma rudimentar, e a atividade subsiste em condições extremamente adversas. Os coletadores muitas vezes são explorados pelos comerciantes locais que comandam a atividade extrativa na área. O povo serrolandesse usa os subprodutos do licuri na gastronomia regional, no artesanato, na comercialização das amêndoas e como ornamentação nos eventos da comunidade (festas dos santos padroeiros e juninos). Por outro lado, o uso das plantas nestes eventos e na agropecuária é uma das ameaças ao vegetal, devido aos constantes desmatamentos. Nos anos 90, a Prefeitura Municipal, juntamente com os órgãos estaduais como BAHIATURSA e FAZCULTURA, reforçaram a economia da cidade, através da realização do "Arraiá du Licuri" , no sentido de diversificar a produção e valorizar a cultura popular como atividade turística. Dessa forma o estudo propõe-se a apresentar uma contribuição para o turismo a sustentabilidade local e a manutenção e conservação do licuri.
- ItemA contribuição do PRONAF na melhoria do desenvolvimento socioeconômico dos agricultores no munícipio de Quixabeira/BA(UNEB, 2008) Reis, Zildomar Rodrigues dos; Santos, Edvaldo Hilário dos; Andrade, Benedita Pereira; Nunes, Marcone Dennys dos ReisQuixabeira, apesar de ser fortemente marcada pelas condições de semi-aridez teve sua evolução socioeconómica baseada na pecuária, mas principalmente, na agricultura de subsistência, consolidada como atividade tradicional no município. A pequena produção agrícola tem constituído a base da reprodução socioeconómica da propriedade familiar cuja produção envolve o cultivo de algumas espécies tradicionais como mandioca, feijão, milho, melancia e outros. Com a finalidade de promover o desenvolvimento sustentável do seguimento rural, em 1996 foi criado o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF). Esta pesquisa tem por objetivo analisar a influência do PRONAF nas questões socioeconômicas dos agricultores no município de Quixabeira, constatando se há uma diferenciação entre beneficiários e não-beneficiários do PRONAF, bem como verificar se o mesmo tem cumprido com seu papel de "promotor" do desenvolvimento sustentável. Os dados finais mostram fortes evidências de diferenciação social entre os produtores familiares.
- ItemA descentralização do sujeito na contemporaneidade, revelada em “A fúria do corpo”, narrativa de João Gilberto Noll(UNEB, 2002) Maia, José Roberto Linhares; Menezes, AdrianoNo século XX, ocorreu processualmente uma mudança nas formas de se relacionar socialmente. Os indivíduos, que antes se sentiam 'tranquilos' em seus mundos, com identidades "fixas', foram descentrados. Novos padrões identitários, plurais, cambiantes, permearam todos os estamentos sociais; maneiras pluridimensionais de enxergar-se e aos outros são postas em cena, o mundo perde o eixo. Na contemporaneidade os 'eus' vagam 'livremente' no turbilhão vertiginoso das transformações da globalização. 'Achar-se' é algo ingente. Esta sensação de 'inexistência', de deslizamento é refletida nas artes em geral. Na literatura, João Gilberto Noll, constrói em 'A Fúria do Corpo', o arrebatamento erótico da procura por um sentido no 'caos', por um paraiso perdido. As personagens revelam que o centro já não existe, somente a ansia, o desejo, a busca.
- ItemA difícil relação entre a escola e a família(UNEB, 2001) Souza, Francisca Mercêdes Ponciano; Cruz, Noelma Oliveira da; Bastos, Rosameire Rios; Oliveira, Zenailde Cruz de; Matos, Isaú Hormino deEste estudo se propõe a discutir as relações entre a escola e a família, na visão de professores, diretores, pais e alunos da instituição Odilon Sena Cerqueira localizada em Várzea da Roça, uma pequena cidade do interior da Bahia. Analisa o relacionamento desenvolvido na escola, enfocando a participação da família na educação formal, as iniciativas da escola para estabelecer um bom relacionamento com a família, a concepção de escola na visão dos pais, a necessidade de interação entre a família e a escola e o papel da mesma na visão dos alunos. As fontes utilizadas no corpo do relatório, que serviram para enriquecer as discussões foram provenientes das observações em sala de aula e dos questionários. Os resultados do estudo revelam o distanciamento existente entre a escola e as famílias, evidenciando a necessidade de serem implantados programas, no sentido de mudar essa situação, transpondo o bonito discurso de integração para a prática.
- ItemA educação ambiental no ensino fundamental: problemas e perspectivas na prática educativa de ensino Fundamental no Centro Educacional no Ensino Fundamental no Centro Educacional Pe. João Farias, Várzea da Roça- Bahia.(UNEB, 2001) Neris, Josete de Oliveira; Oliveira , Normeire de Souza Rios; Rios, Valdirene Silva; Rios, Vanda Reis Carneiro; Silva, Cristiana de CerqueiraDiante da expansão tecnológica da humanidade e do consumo excessivo de produtos industrializados, o homem passou a destruir o ambiente em que vive, gerando o acúmulo de lixo, causador de malefícios a saúde humana. Visando a importância da higiene mental e social do indivíduo, além da higiene do meio em que este está inserido, verifica-se a necessidade de trabalhar a preservação do ambiente no âmbito escolar. Incluída na Constituição, mas não nos currículos, a Educação Ambiental faz parceria com as áreas de Ciências Naturais, História e Geografia, para o desenvolvimento dos conteúdos relacionados à natureza. Mas, apesar de uma percepção direcionada à Educação Ambiental, esta ainda anda de carona em Ciências ou na base de atividade interdisciplinar, e, como tudo que é recente, ainda desperta insegurança e divergência, pois, o seu significado ainda é pouco claro, sendo muitas vezes confundido com o ensino de ecologia, e a abordagem desta, por sua vez, é muito limitada, só enxerga o verde pelo verde. Sendo assim, professores e alunos têm na escola um local onde podem exercer sua cidadania, comportando-se de alguma maneira em relação aos seus direitos e deveres. Deste modo, é perceptível que a Educação Ambiental provoca mudanças de atitudes e comportamentos que levam à cidadania, podendo ter fortes consequências sociais.
- ItemA educação física nas séries iniciais: a experiência pedagógica do estágio nas escolas municipais do distrito do Junco- BA(Universidade do Estado da Bahia, 2017) Souza, Fabiana Ramos de; Sousa, Rita de Cássia Roxané F. B. de; Miranda Filho, Vamberto Ferreira; Barbosa, Ana Carla BorgesEste trabalho de pesquisa foi pensado a partir do surgimento do estágio da Prefeitura Municipal de Jacobina-BA no ano de 2016, com a proposta de selecionar estudantes também da área de Educação Física para lecionar nas séries iniciais. O fato do curso de Licenciatura da UNEB- campus IV não oferecer um estágio nas séries iniciais, foi uma grande motivação para a realização do mesmo, que pode nos proporcionar uma bagagem mais ampla para decidirmos a área de atuação e enriquecer nossa formação. Esta é uma pesquisa qualitativa, que utilizou Saviani como principal referência para a fundamentação teórica, com o objetivo de analisar as concepções pedagógicas e a relação com a experiência da Educação Física nas séries iniciais. Concluímos que a educação está em constante mudança e a Educação Física contribui significativamente para a melhoria e avanço da mesma. Não é a escola que faz a sociedade, mas a sociedade que faz a escola, temos que aprender a ensinar de maneira a permitir que o sujeito crie seu próprio caminho ao conhecimento.
- ItemA educação frente às novas tecnologias: uma proposta de trabalho(UNEB, 2008) Alves, Kátia Jeane Lima da Silva; Andrade, Benedita Pereira de; Santos, Jorima Valoz dos; Sacramento, Martônio FerreiraA prática pedagógica vigente nas escolas encontra-se desvinculada do momento que estamos vivendo. O professor precisa repensar a sua prática e democratizar o uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, (NITCs). O objetivo da pesquisa é discutir o papel das novas tecnologias na educação e fornecer uma proposta de trabalho a fim de que se utilizem os recursos tecnológicos como ferramentas pedagógicas possibilitando a inserção dos alunos no mundo informacional e tecnológico. A elaboração deste estudo resultou das observações de experiências significativas de utilização e de não-utilização dos recursos tecnológicos na prática pedagógica e foi embasada na consulta de teóricos que abordam o tema. Essa proposta visa também contribuir com os educadores que almejam encontrar novos rumos para seu trabalho e para a escola. Inclusive tem a pretensão de estimular o uso das novas tecnologias de comunicação e informação em sala de aula para possibilitar o acesso dos alunos ao mundo globalizado.
- ItemA escola e o trabalho infantil: um estudo de caso no município de Piritiba(UNEB, 2001-11) Nunes, Leuza Lima; Brandão, Maria da Gloria Francisca; Oliveira, Maria Madalena Silva de; Cunha, Rosilda Gomes; Sena Júnior, Carlos Zacarias F. deA ideia desse projeto surgiu a partir da constatação de um fato - o trabalho infantil - identificado como questão que se tem observado constantemente e que pode ser o fator responsável por sérios problemas educacionais como falta de frequência, baixo rendimento, reprovação, evasão escolar, etc, a permanência do trabalho infantil ! em determinadas sociedades tem gerado uma população iletrada e ou repleta de analfabetos funcionais. Constituindo-se um processo de reprodução do ciclo da pobreza, pois a maior parte das criança que trabalham prejudicam seu desenvolvimento, por não estudarem em condições adequadas, o que ocasiona um baixo rendimento na escola, o trabalho infantil porque indivíduos pouco qualificados ou absolutamente desqualificados Ainda mais pobres, estes jovens trabalhadores perdem as chances de concorrerem a uma colocação digna no mercado de trabalho quando adulto.
- ItemA evasão escolar na educação de Jovens e Adultos – EJA no CEDBC(UNEB, ) Silva, Ângela Maria de Almeida; Piauhy, Iara de Oliveira; Reis, Magnólia Ribeiro do Ouro; Rodrigues, Maria do Socorro Barbosa; Fontes, Isaura; Araújo, José Alfredo de; Jesus, Joselito Manoel deO presente trabalho tem por objetivo apresentar uma abordagem sobre o tema Evasão Escolar, analisando-a no Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos, no Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro, localizado em Jacobina- BA. As maiores causas da evasão escolar apontadas pelos alunos, nesta instituição, são a necessidade de trabalhar para a sobrevivência, cansaço, baixos salários, desemprego, distância da escola, já que muitos residem na zona rural, gravidez precoce, desmotivação e baixa autoestima dos alunos que acham que a escola resolve o problema do emprego, o que constatam que nem sempre é suficiente. Para chegar a esses dados, a metodologia aplicada foi a de pesquisas, através das quais foi possível identificar a realidade de um contexto mais amplo. Além disso, foram aplicadas entrevistas a alunos e professores da referida escola, de modo a identificar, neste contexto, as questões referentes à evasão dos indivíduos do processo de educação formal.
- ItemA evasão escolar na Escola Municipal de Vila Medrado Andorinha- BA(UNEB, 2002-12) Silva, Cleonildes Alves da; Reis , José Antonio de Souza; Oliveira, José Carlos Rodrigues de; Reis, Sandra Luzia Araújo; Machado, Paulo BatistaUm dos mais graves problemas do sistema escolar brasileiro é o fracasso escolar, principalmente das crianças mais pobres. O fracasso escolar se evidencia pelo grande número de reprovações nas séries iniciais do ensino de primeiro grau, insuficiente alfabetização, exclusão da escola ao longo dos anos, dificuldades escolares comprometedoras que impedem o progresso dos alunos nos estudos, levando-os a desistência. O conteúdo do trabalho surgiu através de observações em vários contextos, pesquisas e entrevistas formais e informais com todos envolvidos no processo educativo que se desenrola numa escola pública de primeiro grau: Escola Municipal de Vila Medrado. O que se pretende nesse trabalho, é proporcionar conhecimentos teóricos e mostrar dados estatísticos atuais que possibilitem aos professores do município de Andorinha fazerem um diagnóstico compreensível do problema e definirem conscientemente meios adequados para superarem essa "doença".
- ItemA evasão escolar nas séries iniciais do ensino fundamental: o problema da Escola Aloysio Cedraz do Distrito do França - Piritiba Bahia(UNEB, 2001-12) Ribeiro , Ana Zenaide Alves; Vilela, Elisângela Nunes; Ribeiro , Kátia Cristina Alves; Silva, Sandra Maria Ferreira da; Oliveira, Lucinete Chaves deO presente trabalho monográfico trata da problemática da evasão escolar nas séries iniciais do ensino fundamental da Escola Aloysio Cedraz, no Distrito do França, no município de Piritiba - BA. Seu objetivo é apresentar o quadro fidedigno da atual realidade dessa escola e aprofundar questões relativas ao fenômeno em questão, como por exemplo, as causas do insucesso escolar: falta de qualificação do quadro docente, má remuneração e trabalho infantil. Além disso, o que se pretende demonstrar é a origem da questão que tem determinado a desistência dos alunos na escola. Foi feito um trabalho de campo, com duração de um mês, na escola, com os alunos e seus pais, através de registros de questionários, críticas e sugestões. A evasão na escola acontece por causa de fatores, tais como: o trabalho infantil, a repetência, idade avançada de alguns alunos e a falta de uma prática pedagógica de combate à evasão na escola. Em face ao que foi exposto, conclui-se que, para que a evasão seja diminuída na Escola Aloysio Cedraz, torna-se necessário que sejam criados programas educacionais que visem minimizar tais fatores descritos anteriormente.