Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 656
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDireito e literatura: reflexões sobre o feminicídio a partir do conto “Ana Davenga” de Conceição Evaristo(07-2022) Rocha, Elionete Barreto; Santos, Gabriella Barbosa; Miranda, Andrea Tourinho Pacheco de; Carvalho, Natália Silveira deA violência contra a mulher é um fenômeno histórico, fruto de um sistema de dominação subordinação que determina os papéis de cada sexo na sociedade. O feminicídio é uma modalidade de violência extrema chancelada por uma cultura machista e patriarcal que inferioriza o sexo feminino. A partir de uma perspectiva interdisciplinar, este estudo tem como objetivo refletir acerca das questões jurídicas e sociais que envolvem a prática do feminicídio a partir do conto Ana Davenga (2015), da escritora Conceição Evaristo. Na narrativa em questão, podemos evidenciar diversos tipos de violência, desde a subjugação física e psicológica (que a personagem Ana é submetida) até a efetivação da morte, como é o caso da personagem Maria Agonia. Trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica, procedida a partir dos conceitos de violência de gênero, patriarcado e dominação masculina que dialoga com o campo empírico para compor uma exposição dos institutos jurídicos de forma mais democrática, aliando a teoria com a percepção do contexto fático. Procurar compreender esse fenômeno a partir dos aspectos jurídicos normativos e socioculturais, perpassando por uma breve análise da Lei nº 13.104/2015, a qual insere o feminicídio no ordenamento jurídico brasileiro como qualificadora do crime de homicídio. Os dados analisados do Mapa da Violência de 2015 e do Anuário de Segurança Pública 2020 revelam que essa violência, mesmo após a criação do referido diploma legal ainda persiste, devendo despertar a atenção do poder público e da sociedade em geral. Por fim, o estudo concluiu que a educação pode contribuir para promover mudanças comportamentais na sociedade com vistas a eliminar costumes machistas e patriarcais, de forma a difundir uma cultura de respeito e equidade de gênero.
- ItemLucas Evangelista: o Lucas da Feira estudo sobre a rebeldia escrava em feira de Santana 1807-1849(UNEB, 1990) Lima, Zélia Jesus de; Senna, Ronaldo Salles deA questão central de nosso trabalho prende-se as razões que levaram o escravo Lucas Evangelista dos Santos a separar-se do domínio dos seus três senhores e a formar um bando de salteadores, bem como ao motivo de ter-se mitificado tanto esse personagem, quando outros escravos, na mesma época e região, praticaram atos semelhantes.
- ItemTrabalho, alienação e estranhamento em marx: uma contribuição à educação.(UNEB, 1996) Bomfim, Luciano Sérgio Ventin; Moraes, Maria Célia Marcondes de; Duayer, Mário; Auras, Marli; Vieira, Pedro AntônioEste estudo tem por objetivo acompanhar alguns aspectos do pensamento do filósofo alemão Karl Marx, com a contribuição de intérpretes de sua obra, como Lukács, Mészáros, Rubin, Bedeschi e Duayer. Os aspectos aqui privilegiados são as categorias "trabalho", "alienação" e "estranhamento". Com este estudo temos o propósito de compreender o papel da educação formal na superação (Aufhebung) do estranhamento. Na primeira parte da pesquisa analisamos o conteúdo ontológico do trabalho, buscando apreender sua função para realizaçāo da especificidade do ser humano. Aqui descobrimos o estatuto de categoria fundante do ser social que Marx atribui ao trabalho, uma vez que seu caráter é de natureza teleológica. Na segunda parte analisamos o conteúdo do trabalho no modo de produção capitalista, tanto sob a ótica da divisão social do trabalho, como no processo de produção de mercadorias. Aqui, por ser alienado, o trabalho não promove a realização do humano, mas sim, o estranhamento do ser social. Na terceira parte analisamos o processo da alienação capitalista, buscando não só explicitar a sua gênese, mas também os pressupostos básicos para sua superação (Aufhebung), tais como a abolição do trabalho alienado e, assim, da propriedade privada e do salário; como também da construção de uma práxis social humanizante.
- ItemReconstituindo a história do camponês em Caatinga do Moura.(UNEB, 1996) Carvalho, Marize Souza; Maia, Sylvia Maria dos Reis; Câmara, Antonio; Reesink, Ewinedwin B.O objetivo desse estudo é reconstituir a história do pequeno produtor no distrito de Caatinga do Moura, Jacobina, afim de entender a organização sócio econômica, cultural e política de um grupo de meeiros e pequenos proprietários que tradicionalmente, vem se mantendo nessas categorias. Entretanto, o objetivo maior é detectar os mecanismos utilizados ´por esses pequenos produtores para permanecerem como meeiros e pequenos proprietários dos mesmos pedaços de terra através de gerações.
- ItemRepensar a sala de aula da educação superior(1997) Silva, Jerônimo Jorge CavalcanteO objetivo deste trabalho é mostrar os resultados de um estudo de caso, onde os alunos do 2° semestre acadêmico da turma de Geografia, ano de 1996, da Faculdade de Formação de Professores de Jacobina - Universidade Estadual da Bahia, tentaram exercitar o conteúdo programático da disciplina Introdução a Economia, de forma temática e contextualizada com a realidade local, regional e nacional. O marco referencial tem como suporte o paradigma critico construcionista, o qual entende a realidade como uma construção de sujeitos, com suas contradições, contextualidade, complexidade e multirreferencialidade. Utilizou-se alguns pressupostos teóricos dos métodos qualitativos. Com recursos metodológicos da participação observante, estudo de caso e a entrevista - para a compreensão e interpretação do objeto de estudo. Observou-se que a contextualização. dos temas relacionados ao conteúdo programático da disciplina Economia - envolvendo pesquisa teórica e prática não apresentou maiores entraves para o professor e alunos no desenvolvimento das atividades. Foi na produção do ensaio monográfico por parte dos discentes, um dos pontos mais difíceis de ser trabalhado. Indica-se algumas alternativas de solução, não se centrando apenas em uma disciplina específica e, insistindo que não devemos jamais deixar de despertar e provocar um ensino pesquisa, como um desafio constante; pois assim poderemos exercitar o "aprender a aprender ‘e o saber pensar, para possibilitar elaboração própria de um conhecimento contextualizado e relacional.
- ItemAs influências da Viação Férrea Federal Leste Brasileira na comunidade calmonense(UNEB, 1998-07) Santos, Madyr Louise Miranda; Lima, Josias Ageu de; Farias, Sara OliveiraA pesquisa que originou esta monografia iniciou-se em meados de 1977, com uma investigação para o projeto de Pesquisa sobre influências das estradas de Ferro no Município de Miguel Calmon, no período de 1923-1973. A preocupação inicial do projeto era justificar a valiza cronológica, correspondente ao ano (1923) em que foi construída a Via Férrea e esta passou a beneficiar a cidade, escoando as mercadorias que eram exportadas, e sua inúmeras contribuições para a sociedade calmonense, se prolongando até 1973, quando o ramal da via férrea é interrompido em virtude do discurso de desnecessidade, já que as rodovias e também por influências políticas que impossibilitou a passagem dos trens para que privilegiasse outras cidades.
- ItemAs transformações sócio-econômicas da agropecuária no município de Feira de Santana-Bahia.(UNEB, 1999-08) Gomes, Francisca Ferreira; Andrade, Benedita Pereira de; França, Vera Lúcia Alves; Germani , Guiomar InezFeira de Santana caracterizou-se historicamente como um centro de expressão no comércio, com destaque para os produtos agropecuários. O Município possui o segundo adensamento populacional do Estado e uma razoável estrutura econômica, beneficiada pela localização geográfica estratégica de entroncamento rodoviário que possibilita bons níveis de integração com as demais regiões do Pais. Nos anos 70, a política de incentivos fiscais, coordenada pela Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste — SUDENE, juntamente com a ação do governo do Estado e do Município, reforçam o papel comercial da cidade, através da implantação do Centro Industrial do Subaé. O CIS assumiu uma posição importante na economia feirense. integrando-a à dinâmica do desenvolvimento econômico nacional. A tecnologia então implantada refletiu-se na expansão das atividades agropecuárias, com o surgimento de indústrias de beneficiamento das matérias-primas agrícolas e no emprego maciço de equipamentos e insumos modernos que Incentivaram, principalmente, a pecuária e recentemente a produção hortifrutigranjeira. Por outro lado, a modernização agrícola em Feira de Santana contribuiu, para expropriar os camponeses por causa da intensa valorização das terras. Essas mudanças comprometem os pequenos produtores, parceiros e arrendatários na condição de reproduzir-se socialmente, devido à progressiva redução do espaço dos cultivos de subsinência. Esta situação força-os a recorrer ao assalariamento fora da unidade produtiva. Dessa forma, o estudo se propõe a analisar as transformações sócio econômicas espaciais, ocorridas na agropecuária, entre 1960 e 1996, decorrentes do processo de modernização. Esse processo representa o domínio do capital no campo e foi fortalecido pelos incentivos dirigidos pela política agrícola do governo.
- ItemArtes visuais nas series iniciais da zona rural(UNEB, 2001) Brito , Lucineide Maria; Brito, Maria Terezinha de; Brito , Moisés Bernardo; Soares, Luís Firmino NetoNeste trabalho, pretendemos mostrar a importância das Artes Plásticas nas series iniciais das escolas da Zona Rural, no município de Morro do Chapéu, mais precisamente na região de Ouricuri II, Queimada Nova e Velame, visando o desenvolvimento integral dos alunos, bem como o rendimento de aprendizagem, conforme a proposta geral dos parâmetros curriculares nacionais de arte.
- ItemA representação familiar e escolar no desenvolvimento da leitura e da escrita(UNEB, 2001) Xavier , Dinorá Neri; Xavier , Aline Neri; Freitas , Zilda de OliveiraEsta pesquisa teve objetivo principal realizar um estudo sobre a representação familiar e escolar no desenvolvimento da leitura e da escrita. A proposta da monografia não era encontrar respostas para os possíveis questionamentos e sim saber como anda o relacionamento escolar e familiar no cotidiano do aluno em relação à leitura e escrita.
- ItemA avaliação no ensino fundamental(UNEB, 2001) Sobreira, Cláudia Santos; Souza, Evaneide Conceição; Santos, Ivonete Ferreira dos; Santos, Neumária Vicente; Oliveira, Lucinete Chaves deEsta monografia apresenta o problema da avaliação escolar nas séries iniciais do ensino fundamental da Escola Oficina Professora Gleidecelma Santos Lima, situada na sede (Piritiba-BA). Objetiva desvendar , o que tem originado desistência e reprovação dos alunos, no decorrer de cada ano letivo e a partir desta descoberta, sugerir intervenções capazes de contribuir para solucionar os problemas relacionados às questões avaliativas. Pautando-se em questionários direcionados a pais, alunos, professores e diretor para subsidiar a pesquisa, tendo como resultado alguns apontamentos: uso inadequado da avaliação como causa da evasão e reprovação escolar, mas não determinante da mesma.
- ItemIndisciplina na sala de aula do ensino fundamental de 1º a 4º série(UNEB, 2001) Invenção , Gleidy Araújo da Silva; Silva, Luzuleide Ferreira da; Dantas, Maria Lucinete Dourado; Moreira, Osvaldina Pamponet; Matos, Isaú HorminoO presente trabalho propõe uma reflexão teórica e prática acerca do que ocorre na escola, especificamente no que se refere à indisciplina. Através da análise dos questionários respondidos por sujeitos da comunidade escolar, procurou-se conhecer a questão indisciplinar na escola. Esta reflexão teórica é conduzida a partir do material bibliográfico e dos questionários que foram previamente elaborados para detectar as causas e as alternativas para diminuir a indisciplina em sala de aula. Aspetos teóricos e metodológicos são analisados, principalmente tendo em vista da indisciplina que ocorre na escola envolvendo alunos, professores, pais e diretores.
- ItemEvasão escolar nas séries iniciais do ensino fundamental(UNEB, 2001) Souza, Augustinho de Jesus; Jesus, Creusa Presilina de; Cortes , Dinalucy Kelly Amaral; Soares, Evanice Oliveira; Rêgo , Manoel Reinaldo Silva; Feitosa, Débora AlvesEste estudo trata sobre evasão escolar em classes do ensino fundamental de escolas públicas no município de Macaúbas, cidade do interior baiano. Neste trabalho, utilizamos a metodologia de coleta de dados, questionários, entrevista, pesquisa documental nos arquivos da Secretaria da Educação do município de Macaúbas, dados da nossa própria sala de aula. A partir de uma reflexão percebemos que o problema da evasão escolar não está focalizado somente numa causa; são várias as situações responsáveis por este problema educacional.
- ItemEducação inclusiva nas séries iniciais(UNEB, 2001) Coutinho , Margareth de Valois; Silva , Maria José; Garcia, Risomar de Oliveira Paiva; Silva , Simone Carneiro; Oliveira , Lucinete Chaves deEste trabalho volta-se para Inclusão Educativa, buscando aprofundar conhecimentos sobre a inclusão de crianças portadoras de deficiências, no processo de ensino-aprendizagem. É relevante o estudo da problemática, pois é um desafio para grande parte dos profissionais da educação, devido as dificuldades que a escola brasileira apresenta para cumprir a sua função.
- ItemA educação ambiental no ensino fundamental: problemas e perspectivas na prática educativa de ensino Fundamental no Centro Educacional no Ensino Fundamental no Centro Educacional Pe. João Farias, Várzea da Roça- Bahia.(UNEB, 2001) Neris, Josete de Oliveira; Oliveira , Normeire de Souza Rios; Rios, Valdirene Silva; Rios, Vanda Reis Carneiro; Silva, Cristiana de CerqueiraDiante da expansão tecnológica da humanidade e do consumo excessivo de produtos industrializados, o homem passou a destruir o ambiente em que vive, gerando o acúmulo de lixo, causador de malefícios a saúde humana. Visando a importância da higiene mental e social do indivíduo, além da higiene do meio em que este está inserido, verifica-se a necessidade de trabalhar a preservação do ambiente no âmbito escolar. Incluída na Constituição, mas não nos currículos, a Educação Ambiental faz parceria com as áreas de Ciências Naturais, História e Geografia, para o desenvolvimento dos conteúdos relacionados à natureza. Mas, apesar de uma percepção direcionada à Educação Ambiental, esta ainda anda de carona em Ciências ou na base de atividade interdisciplinar, e, como tudo que é recente, ainda desperta insegurança e divergência, pois, o seu significado ainda é pouco claro, sendo muitas vezes confundido com o ensino de ecologia, e a abordagem desta, por sua vez, é muito limitada, só enxerga o verde pelo verde. Sendo assim, professores e alunos têm na escola um local onde podem exercer sua cidadania, comportando-se de alguma maneira em relação aos seus direitos e deveres. Deste modo, é perceptível que a Educação Ambiental provoca mudanças de atitudes e comportamentos que levam à cidadania, podendo ter fortes consequências sociais.
- ItemO perfil do visitante à Jacobina e suas motivações para a viagem(UNEB, 2001) Gama, Marlene Alves de Oliveira; Farias, SaraEsse artigo é resultado de uma pesquisa voltada para a análise do perfil do visitante à Jacobina e as motivações que o levaram a escolher esta localidade como destino. Tem como objetivo principal identificar a demanda turística do local, que recentemente foi inserido no roteiro turístico da Bahia.
- ItemAs artes Visuais nas séries iniciais(UNEB, 2001) Silva, Cristiana Duque; Coutinho, Cristiane Rocha; Alcantra, Silvia Rosane Matos de Oliveira Fedulo; Santos, Vera Lúcia Gomes dos; Soares, Luiz Firmino NetoSem pretensão de construir um modelo perfeito de um trabalho voltado para as Artes Visuais, o presente estudo propõe utilizar as diversidades visuais como meio para produzir, expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contexto públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação, bem como, a criação e a construção de formas plásticas e visuais em espaços diversos (bidimensional e tridimensional) o reconhecimento e experimentação de leitura dos elementos básicos da linguagem visual, em suas articulações nas imagens apresentadas pelas diferentes culturas.
- ItemO sentido da escola: um estudo sobre as representações da escola, na perspectiva de alunos de escolas rurais(UNEB, 2001) Silva, Hélio Pires; Santos, Maria de Jesus dos; Oliveira, Maria Luêde Santos de; Alves, Tania Oliveira; Paula, Ercília Maria Angeli Teixeira deEsta pesquisa teve como objetivo principal realizar um estudo sobre as representações que alunos de escolas rurais da Bahia, possuíam sobre o sentido da escola. A proposta da monografia, não era encontrar respostas para possíveis questionamentos e sim pensar sobre o cotidiano escolar e fatores sócio- econômicos que interferem ou influenciam no desempenho escolar dos alunos e no papel que a escola exerce em suas vidas.
- ItemO uso da televisão no processo ensino-aprendizagem(UNEB, 2001) Sousa, Águeda Cardoso de; Nascimento, Cleuzete Bispo; Reis, Elza Cruz dos; Almeida, Maricelma Nascimento; Drummond , Washigton Luis LimaO trabalho objetiva observar de que maneira as práticas pedagógicas relacionadas ao uso da televisão estão sendo utilizadas pelos educadores, procuraremos analisar as influências geradas pela televisão dentro do cotidiano das crianças da pré-escola, bem como o papel dessa instituição composta tanto por crianças quanto por pais e professores na formação à recepção desse meio de comunicação. Para tanto, enfocamos as crianças do pré I e II e da alfabetização da Escola Francisco Marques de Oliveira de Várzea da Roça.
- ItemGestão participativa na educação: gestão participativa na Escola de 1º Grau Yêda Barradas Carneiro(UNEB, 2001) Silva, Ana Paula Soares da; Silva, Ednei Souza Félix da; Maia, Zélia Rosa; Santana, Zilma Oliveira Pinto de; Oliveira, Lucinete Chaves deO presente trabalho monográfico aborda o desenvolvimento da prática gestionária integrada, enquanto meio de sensibilização dos profissionais da educação. Esta tem o intuito de descrever sobre o papel dos segmentos envolvidos na educação, bem como, o estudo de caso da Escola de 1° Grau Yêda Barradas Carneiro, situada à rua Faustino Lopes, município de Morro do Chapéu-Bahia. A reflexão feita a partir de estudos sobre a Gestão participativa democrática dá subsídios para a elaboração do referencial teórico, que objetiva efetivar o trabalho coletivo na escola, promovendo assim, um ensino de qualidade. Apresenta-se como propostas para os profissionais da educação, uma linha de trabalho interacionista, proporcionando o melhor desenvolvimento dos processos educativos, centrados na formação intelectual e social do educando.
- ItemA influência da família no comportamento dos adolescentes agressivos(UNEB, 2001) Alves, Dalize de Souza Carvalho; Araújo , Delma Angélica de Souza; Silva, Vanúzia Vieira da; Matos, Isaú Hormino deO presente trabalho propõe ponderar nas relações existentes entre pais e filhos, e no comportamento agressivo do adolescente. Analisando-se o resultado da entrevista, e do desenho respondidos pelos próprios sujeitos, conheceu-se melhor o problema para descobrir uma maneira eficaz de amenizar esses conflitos que afetam adolescentes e adultos.