Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 930
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDireito e literatura: reflexões sobre o feminicídio a partir do conto “Ana Davenga” de Conceição Evaristo(07-2022) Rocha, Elionete Barreto; Santos, Gabriella Barbosa; Miranda, Andrea Tourinho Pacheco de; Carvalho, Natália Silveira deA violência contra a mulher é um fenômeno histórico, fruto de um sistema de dominação subordinação que determina os papéis de cada sexo na sociedade. O feminicídio é uma modalidade de violência extrema chancelada por uma cultura machista e patriarcal que inferioriza o sexo feminino. A partir de uma perspectiva interdisciplinar, este estudo tem como objetivo refletir acerca das questões jurídicas e sociais que envolvem a prática do feminicídio a partir do conto Ana Davenga (2015), da escritora Conceição Evaristo. Na narrativa em questão, podemos evidenciar diversos tipos de violência, desde a subjugação física e psicológica (que a personagem Ana é submetida) até a efetivação da morte, como é o caso da personagem Maria Agonia. Trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica, procedida a partir dos conceitos de violência de gênero, patriarcado e dominação masculina que dialoga com o campo empírico para compor uma exposição dos institutos jurídicos de forma mais democrática, aliando a teoria com a percepção do contexto fático. Procurar compreender esse fenômeno a partir dos aspectos jurídicos normativos e socioculturais, perpassando por uma breve análise da Lei nº 13.104/2015, a qual insere o feminicídio no ordenamento jurídico brasileiro como qualificadora do crime de homicídio. Os dados analisados do Mapa da Violência de 2015 e do Anuário de Segurança Pública 2020 revelam que essa violência, mesmo após a criação do referido diploma legal ainda persiste, devendo despertar a atenção do poder público e da sociedade em geral. Por fim, o estudo concluiu que a educação pode contribuir para promover mudanças comportamentais na sociedade com vistas a eliminar costumes machistas e patriarcais, de forma a difundir uma cultura de respeito e equidade de gênero.
- ItemReconstituindo a história do camponês em Caatinga do Moura.(UNEB, 1996) Carvalho, Marize Souza; Maia, Sylvia Maria dos Reis; Câmara, Antonio; Reesink, Ewinedwin B.O objetivo desse estudo é reconstituir a história do pequeno produtor no distrito de Caatinga do Moura, Jacobina, afim de entender a organização sócio econômica, cultural e política de um grupo de meeiros e pequenos proprietários que tradicionalmente, vem se mantendo nessas categorias. Entretanto, o objetivo maior é detectar os mecanismos utilizados ´por esses pequenos produtores para permanecerem como meeiros e pequenos proprietários dos mesmos pedaços de terra através de gerações.
- ItemRepensar a sala de aula da educação superior(1997) Silva, Jerônimo Jorge CavalcanteO objetivo deste trabalho é mostrar os resultados de um estudo de caso, onde os alunos do 2° semestre acadêmico da turma de Geografia, ano de 1996, da Faculdade de Formação de Professores de Jacobina - Universidade Estadual da Bahia, tentaram exercitar o conteúdo programático da disciplina Introdução a Economia, de forma temática e contextualizada com a realidade local, regional e nacional. O marco referencial tem como suporte o paradigma critico construcionista, o qual entende a realidade como uma construção de sujeitos, com suas contradições, contextualidade, complexidade e multirreferencialidade. Utilizou-se alguns pressupostos teóricos dos métodos qualitativos. Com recursos metodológicos da participação observante, estudo de caso e a entrevista - para a compreensão e interpretação do objeto de estudo. Observou-se que a contextualização. dos temas relacionados ao conteúdo programático da disciplina Economia - envolvendo pesquisa teórica e prática não apresentou maiores entraves para o professor e alunos no desenvolvimento das atividades. Foi na produção do ensaio monográfico por parte dos discentes, um dos pontos mais difíceis de ser trabalhado. Indica-se algumas alternativas de solução, não se centrando apenas em uma disciplina específica e, insistindo que não devemos jamais deixar de despertar e provocar um ensino pesquisa, como um desafio constante; pois assim poderemos exercitar o "aprender a aprender ‘e o saber pensar, para possibilitar elaboração própria de um conhecimento contextualizado e relacional.
- ItemA festa do Divino Espírito Santo em Jacobina no século XX: “Religiosidade como garantia de prestígio”(UNEB, 1998-07) Moura, Dayane Cordeiro de; Silva, Marfísia Pereira da; Farias, Sara OliveiraA análise apresentada neste trabalho sobre a Festa do Divino Espírito Santo em Jacobina vai além do contexto bíblico e se insere na comunidade nos fazendo perceber elementos políticos, relações sociais, o controle da Igreja e o aparecimento de novas figuras no cenário da festa, dando maior ênfase ao seu verdadeiro significado. Trabalhando com fontes orais, e sabendo que a mesma vem permeada de sentimentos e característica própria de cada indivíduo percebemos a necessidade de consultarmos bibliografias que trabalham com festas religiosas, que foram fundamentais para o desfecho do nosso trabalho. Apesar da bibliografia consultada, entrevistas e todo material utilizado para a nossa pesquisa, nos reservamos a uma discussão especial: É a fé cristã o único objetivo dessa festa? A riqueza encontrada na festa e aliado a isso a presença constante de nomes da sociedade jacobinense para os cargos de maior prestígio da festa como o de Imperador e Alferes nos faz refletir o porquê da presença "necessária" dessas pessoas de maior poder aquisitivo no cenário da festa. Diante disso, será a Festa do Divino Espírito Santo em Jacobina uma festa elitizada?
- ItemAs influências da Viação Férrea Federal Leste Brasileira na comunidade calmonense(UNEB, 1998-07) Santos, Madyr Louise Miranda; Lima, Josias Ageu de; Farias, Sara OliveiraA pesquisa que originou esta monografia iniciou-se em meados de 1977, com uma investigação para o projeto de Pesquisa sobre influências das estradas de Ferro no Município de Miguel Calmon, no período de 1923-1973. A preocupação inicial do projeto era justificar a valiza cronológica, correspondente ao ano (1923) em que foi construída a Via Férrea e esta passou a beneficiar a cidade, escoando as mercadorias que eram exportadas, e sua inúmeras contribuições para a sociedade calmonense, se prolongando até 1973, quando o ramal da via férrea é interrompido em virtude do discurso de desnecessidade, já que as rodovias e também por influências políticas que impossibilitou a passagem dos trens para que privilegiasse outras cidades.
- ItemEvas e Marias em Serrolândia: representações da mulher numa cidade do interior 1960-1990(Uneb, 1999) Vasconcelos, Vânia Nara Pereira; Bellini, LígiaEste estudo se propõe a discutir concepções da mulher numa pequena cidade do interior da Bahia. Analisa o ser mulher em Serrolândia dos anos sessenta aos oitenta, enfocando a sexualidade, o casamento e a familia, além das formas de repressão e resistência. Trata dos estereótipos femininos "moça de familia", "moça falada" e "puta", apontando os resquicios da misoginia da Idade Média, que fundamentou as dicotomias Eva /Maria e prostituta/santa. As fontes utilizadas são processos judiciais, livros de registro de casamentos, entrevistas e alguns materiais dos entrevistados, como cadernos de confidências, cartas de amor e outros. A importância da virgindade aparece como questão fundamental nas relações de gênero, nessa sociedade. A investigação dos padrões de comportamento impostos à mulher, para que esta fosse bem aceita socialmente, e das alternativas por ela encontradas para burlar esse controle, demonstra a existência de "poderes" femininos numa sociedade em que os valores machistas são predominantes. Os resultados do estudo revelam a importância do casamento na sociedade serrolandense, para a determinação dos papéis sociais do homem e da mulher. Indicam ainda que, dos anos sessenta aos oitenta, ocorreram mudanças na definição desses papéis, principalmente relativas à questão sexual, como fruto da influência dos movimentos de juventude ocorridos nos anos setenta no Brasil.
- ItemHistória da lira dos artistas de Rio de Contas(UNEB, 2000-06) Luz, Marcos Luís Trindade; Farias, Sara OliveiraEste trabalho de conclusão de curso pauta-se na história da lira, instrumento musical, dos artistas do Rio de Contas. O trabalho divide-se em: A história das bandas de música; Organização Administrativa; Vida e econômica e a presença da Lira dos artistas na sociedade Riocontense.
- ItemLiteratura infantil: a arte de contar histórias(UNEB, 2001) Carvalho , Maria Alice Queiroz de; Carvalho , Sílvia de Souza de; Rios , Rejane Lima; Freitas, Zilda de OliveiraTendo em vista nosso trabalho como educadores e a nossa prática em sala de aula, procuraremos incentivar os nossos alunos a sentirem prazer pela leitura e a escrita, acreditando no poder que as histórias infantis tem de despertar no ouvinte, o fascínio pela leitura e principalmente pela escrita. Afinal, histórias é o elo entre o leitor e o livro, pois é através da mesma que podemos possibilitar as crianças e até mesmo os adultos o desejo de querer ler e descobrir um mundo diferente, imaginário. Para realizarmos este trabalho, obras dos seguintes autores: Fanny Abramovich, Betty Coelho, Jonas Ribeiro e Bruno Bettelheim, os quais nos possibilitarão fazer reflexões sobre a importância da literatura em sala de aula, o de como melhorar a nossa prática pedagógica e a de nossos colegas em sala de aula, e o aprendizado das crianças a fim de torná-las leitoras e futuras escritoras competentes.
- ItemAprendizagem da leitura e da escrita: um desafio para jovens e adultos(UNEB, 2001) Dias, Eliete Severo; Dourado, Elma Lúcia Rocha Oliveira; Moraes, Maria Leonor Bagano de; Bagano, Walniete Brito; Martins, Jorge dos Santos; Andrade, BeneditaEste trabalho volta-se para "A aprendizagem da Leitura e da Escrita um desafio para Jovens e Adultos," sendo condizente com o particular interesse das autoras desse estudo, no que se refere à ampliação de conhecimentos sobre o processo de alfabetização de Jovens e Adultos. Na primeira etapa do trabalho serão feitas considerações que viabilizarão uma visão panorâmica de todo o estudo, assim como seus propósitos e procedimentos adotados. Na segunda etapa, nas considerações teóricas, serão tratados os tópicos seguintes, por serem considerados relevantes para o estudo proposto: A educação no contexto histórico-social.
- ItemO sentido da escola: um estudo sobre as representações da escola, na perspectiva de alunos de escolas rurais(UNEB, 2001) Silva, Hélio Pires; Santos, Maria de Jesus dos; Oliveira, Maria Luêde Santos de; Alves, Tania Oliveira; Paula, Ercília Maria Angeli Teixeira deEsta pesquisa teve como objetivo principal realizar um estudo sobre as representações que alunos de escolas rurais da Bahia, possuíam sobre o sentido da escola. A proposta da monografia, não era encontrar respostas para possíveis questionamentos e sim pensar sobre o cotidiano escolar e fatores sócio- econômicos que interferem ou influenciam no desempenho escolar dos alunos e no papel que a escola exerce em suas vidas.
- ItemIndisciplina no cotidiano escolar(UNEB, 2001) Nascimento, Ana Maria Jesus; Santos, Genelice de Jesus; Oliveira, Jailma Silva de; Oliveira, Zenilde Cruz de; Matos, Isaú Hormino deEsse estudo discute a concepção da indisciplina, visando entender o comportamento indisciplinado de alunos da 2ª série do Ensino Fundamental das escolas Centro Educacional Pe. João Farias e D. João VI; comportamentos que têm sido observados pelos docentes pesquisadores e professores com os quais se tem compartilhado desse assunto. Levando em conta ser a indisciplina um dos problemas que mais afeta as escolas atuais, analisa discurso e práticas que refletem a mentalidade em relação à criança a partir da análise de instituições como a família e principalmente a escola, na tentativa de descobrir os fatores que fazem com que os alunos se comportem de modo indisciplinado. Por se tratar de um tema bastante recorrente na prática dos professes, é curioso que ele seja pouco encontrado na literatura especializada, talvez pelo fato mesmo de ser um tema transversal, aqueles usualmente visitados pelos teóricos da área educacional. É possível constatar, pois, que a indisciplina como problema teórico e prático, em geral é tratado de maneira imediatista sem o circunstancionamento conceitual necessário. Visando diminuir essa fragrante lacuna o presente trabalho foi planejado e organizado principalmente na entativa de contribuir para o aprofundamento do debate acerca da temática. As fontes utilizadas se constituem centralmente de questionário e entrevistas com pessoas que vivenciaram experiências, com pais, alunos, professores e diretores no período estudado, buscou-se subsídios nas concepções de vários autores da Literatura Brasileira
- ItemLeitura e produção de textos na alfabetização: "idéias que norteiam a prática pedagógica nas séries iniciais"(UNEB, 2001) Santos, Maricélia Moura dos; Santos, Tânia Batista dos; Florêncio, Vanda da Silva; Freitas, Zilda de OliveiraNeste trabalho propomos uma análise das dificuldades que os alunos na alfabetização das escolas públicas de Jequitibá demonstram em aprender a ler e produzir textos, tendo como objetivos básicos: analisar as condições de leitura dos alunos na alfabetização das escolas de Jequitibá, identificar e descrever as dificuldades de leitura e escrita por parte dos alunos. O objetivo maior é propor sugestões que possam melhorar o processo de leitura e escrita nas escolas. Utilizamos como procedimentos metodológicos: entrevista, pesquisa de campo e pesquisação. Muitas crianças têm dificuldades em aprender a ler e produzir textos porque não têm acompanhamento da família ou não têm contato com o mundo letrado. Para que esses alunos progridam é necessário que o professor dedique um tempo extra, provocando situações, conversando, pesquisando junto com eles, dando oportunidade a terem contato com recursos variados, reforçando os conteúdos vistos em sala de aula para o seu desenvolvimento aprendizagem.
- ItemUso de agrotóxicos e desmatamento no povoado de Beira do Rio, Morro do Chapéu: subsídios para educação ambiental(UNEB, 2001) Miranda, Eliene Nascimento de; Santana, Girlene Ferreira de; Pereira, Gleiciane Nascimento; Silva , Maria José Pereira da; Fernandes, PauloDesta forma, investigou-se, neste trabalho monográfico, as práticas agrícolas dos moradores do povoado de Beira do Rio, às margens do Rio Jacuípe no município de Morro do Chapéu, especialmente aquelas relacionadas ao uso de agrotóxicos e desmatamento, bem como suas percepções acerca do uso que fazem do solo, de maneira a elaborar um diagnóstico, que servirá como ponto de partida para uma discussão, em sala de aula e no seio da comunidade, das consequências do uso indiscriminado de desmatamento e agrotóxico no cultivo da terra, nesta localidade. Este trabalho torna-se importante pois, na medida em que se discutem e ampliam reflexões dentro desse enfoque, valoriza-se a importância de agir com responsabilidade em relação à saúde coletiva. A partir das constatações deste trabalho, pretende-se desenvolver, na nossa prática diária de professoras e cidadãs, um trabalho de Educação Ambiental em Beira do Rio, pois acredita-se que seja a falta de Educação Ambiental formal e informal, o fator que leva os habitantes da zona rural a utilizar agrotóxicos e desmatamento nas suas práticas agrícolas usuais, levando ao empobrecimento do solo, a potenciais danos à saúde e à degradação do meio ambiente
- ItemManifestações agressivas entre crianças no ambiente escolar(UNEB, 2001) Santos, Ariane de Cássia Ribeiro dos; Pinheiro, Ivene de Oliveira; Oliveira, Lucimaria dos Santos; Lima, Lucicleide Ribeiro; Matos, Isaú Hormino deEste trabalho tem por finalidade investigar os comportamentos agressivos das crianças analisando a partir de concepções de alguns teóricos sobre o, tema pesquisado no qual nota-se que alunos, pais e professores através da sua fala demonstram como reagem diante de manifestações de agressividade. Percebeu-se que é necessária uma mudança na prática do professor em relação a forma de agir diante desse tipo de comportamento, procurando meios para lidar com esse assunto promovendo o desenvolvimento físico, intelectual e emocional do aluno. Com relação ao tema foram feitas análises das representações dos alunos e da prática do professor de séries iniciais evidenciando possibilidades, limites e desafios encontrados na prática propriamente dita.
- ItemA afetividade no relacionamento professor – aluno nas séries iniciais de 1ª a 4ª do ensino fundamental(UNEB, 2001) Bina, Jusemagna; Santos, Maria Aparecida Silva; Azevedo, Miranilva Almeida Alves; Nunes, Tatiana Costa; Matos, Isaú Hormino deA presente pesquisa aborda a afetividade no relacionamento professor-aluno de 1ª a 4ª série nas escolas Estaduais e Municipais do Município de Mundo Novo no Estado da Bahia. De início fez-se a revisão da literatura, em seguida a pesquisa de campo a qual foi realizada com base em 3 (três) entrevistas, sendo uma respondida por 6 (seis) professores, outro respondido por 27 (vinte e sete) alunos e a outra respondida por 5 (cinco) mães de aluno. As primeiras conclusões apontam que houve um equilíbrio entre a importância da relação afetiva entre professor-aluno na visão de alguns teóricos e à visão dos participantes. Constata-se que o relacionamento afetivo é de suma importância, para o desenvolvimento do ensino-aprendizado e para uma convivência saudável e harmoniosa. Ainda nas conclusões retrata-se que há necessidade da afetividade ser trabalhada com mais ênfase no âmbito escolar. Conclui-se que a falta de vínculo afetivo entre professor-aluno nas séries iniciais do Ensino Fundamental tem apresentado resultados negativos na aprendizagem.
- ItemArtes visuais nas series iniciais da zona rural(UNEB, 2001) Brito , Lucineide Maria; Brito, Maria Terezinha de; Brito , Moisés Bernardo; Soares, Luís Firmino NetoNeste trabalho, pretendemos mostrar a importância das Artes Plásticas nas series iniciais das escolas da Zona Rural, no município de Morro do Chapéu, mais precisamente na região de Ouricuri II, Queimada Nova e Velame, visando o desenvolvimento integral dos alunos, bem como o rendimento de aprendizagem, conforme a proposta geral dos parâmetros curriculares nacionais de arte.
- ItemDificuldades na aquisição da escrita na 1ª e 2ª séries do Ensino Fundamental no município de Piritiba(Uneb, 2001) Miranda, Alzenir Ermínia; Lima, Ana Cláudia Ferreira de; Lima, Margarida Paula; Almeida , Maria Creuza Mendes; Correia , Miraci Pereira; Freitas, Zilda de OliveiraPesquisar como ocorre a aquisição da escrita nas séries iniciais do ensino fundamental e como nossos colegas professores, atuam em suas salas de aula. Para tanto optamos como suporte teórico os textos de Sukiennik, Emilia Ferreiro, José Juvêncio Barbosa e outros; todos devidamente listados na bibliografia. Consideramos importante também entrevistar professores e alunos, para nos informar sobre a prática em sua cotidianidade. A presente monografia é resultado de muitas leituras (voltadas para o tema abordado), pesquisas, observações e entrevistas. Objetiva apresentar reflexões, com vista à melhoria da prática pedagógica em classes de 1 a e 2a séries.
- ItemCurso de especialização em Turismo e Desenvolvimento Sustentável(2001) Pimentel, Arlivan Nunes; Anjos, Edson Júnior M.; Santos, Maria Gorreti dos; Jesus, Ozana Alves de; Souza, Rosemeire Aparecida de; Santos, Silvana Alves dosEste trabalho é composto pelos seguintes tópicos: Caracterização geral como localização da cidade de Jacobina para Salvador em Km, da região econômica do Piemonte da Diamantina ao norte da Chapada Diamantina fazendo parte da bacia do Rio Itapicuru-Mirim, a delimitação da área como objeto de estudos, aspectos históricos e administração geral, os aspectos sócio-econômicos, demografia, aspectos turísticos, recursos culturais, infra-estrutura turística, os recursos humanos para o turismo, avaliação de demanda turística descobrindo assim, portanto a riqueza que o distrito de Itaitú possui.
- ItemAs experiências dos educadores na primeira campanha de alfabetização de adultos em Várzea da Roça (1970-1980)(UNEB, 2001) Oliveira, Iolanda dos Santos; Almeida, Josiane Fernandes de; Oliveira, Katiane Rios; Oliveira, Maria Lúcia Santana; Blume, Luiz Henrique dos SantosEste é um estudo sobre a história e experiência dos educadores e alunos que participaram da Primeira Campanha de Alfabetização de Adultos em um pequeno povoado do interior da Bahia. O desenvolvimento deste trabalho se propõe explicar como e para que grupo esses educadores ensinavam, em que condição espacial ocorria o ensino/aprendizagem, qual era sua situação profissional. Ao mesmo tempo isso significa entender o que era ser educador e aluno em um universo rural, bem como, saber que razões os impulsionaram a realizar esse trabalho. O ensino aparece como resultado de um processo educacional desprovido de um conteúdo critico-reflexivo, que atendeu aos interesses políticos dos governantes implantados no país, entre 1964-1985. A investigação dos comportamentos dos educadores expressam a situação social que os condicionavam. A importância dessa Campanha de Alfabetização elucida desejo que boa parte da população iletrada de Várzea da Roça sentia em ser alfabetizado, uma vez que, viam seu crescimento pessoal e profissional limitado pelo fato de se encontrar na qualidade de "analfabeto". As fontes utilizadas se constituem de entrevistas, com eis educadores, ex-alunos e pessoas da comunidade que estavam inseridos nessa campanha no período em estudo, além de documentos históricos como fotos, diplomas, caderno dos ex-alunos, certificado de cursos dos educadores.
- ItemA representação familiar e escolar no desenvolvimento da leitura e da escrita(UNEB, 2001) Xavier , Dinorá Neri; Xavier , Aline Neri; Freitas , Zilda de OliveiraEsta pesquisa teve objetivo principal realizar um estudo sobre a representação familiar e escolar no desenvolvimento da leitura e da escrita. A proposta da monografia não era encontrar respostas para os possíveis questionamentos e sim saber como anda o relacionamento escolar e familiar no cotidiano do aluno em relação à leitura e escrita.