Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 116
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA aplicação do princípio da insignificância por autoridades policiais(UNEB, 2025-01-15) Silva, Marcelo de Araújo; Freitas, Marcelo Politano de ; Heim, Bruno Barbosa ; Lima, Isan AlmeidaEsta monografia tem como premissa estudar o princípio da insignificância e sua aplicação por autoridades policiais em âmbito nacional. A metodologia utilizada é a compilação bibliográfica e posicionamentos jurisprudenciais dos Tribunais. Assim sendo, o alento é organizar documentos (doutrina, julgados, Constituição Federal, Código Penal e Código de Processo Penal), mas sempre obedecendo a supremacia da nossa Carta Magna. Com isso, para a realização deste trabalho, foram levantados os seguintes questionamentos: a) o que é o princípio da insignificância? b) a sua aplicação é constante por autoridades policiais? c) quais são os entendimentos acerca deste assunto por parte dos Tribunais? Estas questões serão respondidas durante a apresentação deste trabalho. Nesse sentido, é importante salientar que para aplicar o princípio da insignificância há a necessidade de obedecer a requisitos, como: insignificância da conduta do agente; inexistência de periculosidade da ação, reduzido grau de reprovabilidade da conduta e ínfima inexpressividade da lesão jurídica tutelada. Palavras chave: Princípio da insignificância. Autoridades policiais. Tribunais.
- ItemA cozinha "mágica" de Vóvis (Parte I e Parte II)(2022) Xavier, Josilda Batista Lima MesquitaÉ preciso conversar sobre as possibilidades de consumir alimentos naturais e orgânicos, sem agrotóxicos, além de incluir na dieta as chamadas plantas comestíveis não convencionais - PANCs. Na história infanto-juvenil, "A cozinha 'mágica' de Vóvis" (Parte I e Parte II), procura abordar aspectos importantes como o alimento preparado em casa, sua higienização, importância dos nutrientes etc. A história infanto-juvenil apresentada, faz parte do projeto de extensão que originou a Coleção Didático-Científica Educação Ambiental & Saúde Humana: “Deleta” agrotóxico, foi selecionado através do Edital Nº 042/2021, Referente ao Aviso nº 082/2021, publicado no D.O.E. de 14/05/2021. Edição Comemorativa ao Centenário Paulo Freire - Programa de Apoio a Projetos de Extensão (PROAPEX) da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. A coleção "Deleta" agrotóxico é formado por 48 produtos didático-pedagógicos e foi encaminhado para a PROEX em janeiro de 2022.
- ItemA improbidade administrativa à luz das inovações introduzidas pela Lei nº 14.230/2021: a exclusão da culpa e a responsabilização do agente ímprobo(Universidade do Estado da Bahia, 2025-02-21) Oliveira, Leanderson de Souza; Ferreira , José Ivaldo de Brito; Alves , Carlos Henrique Limeira; Felix Netto, Jean RoubertO presente trabalho tem como objetivo analisar a improbidade administrativa que trata de atos praticados por agentes públicos que causam prejuízo ao erário, violam os princípios da administração pública (legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência), ou enriquecem ilicitamente, à luz das inovações introduzidas pela Lei nº 14.230/2021, com ênfase nas consequências negativas para a Administração Pública, com fundamento no princípio da probidade administrativa, previsto no artigo 37, §4º, da Constituição Federal de 1988. O estudo ressalta a importância de uma conduta ética, moral e responsável por parte dos servidores públicos, além disso, examina os avanços e desafios da responsabilização do agente ímprobo, em conformidade com os princípios constitucionais da transparência e da participação ativa da sociedade como instrumentos essenciais no combate à corrupção. A pesquisa também destaca os novos critérios para caracterização do dolo e seus reflexos na responsabilização dos agentes públicos, aspectos cruciais para o fortalecimento dos mecanismos de controle e a promoção de uma gestão pública eficiente e íntegra. Por fim, aborda os impactos dessas práticas irregulares, que frequentemente resultam na ineficiência dos serviços, na falta de transparência e em graves prejuízos financeiros aos cofres públicos, além de comprometer a confiança da sociedade nos gestores.
- ItemA influência do mexilhão-dourado (Limnoperna Fortunei Dunker, 1857), em pisciculturas de tanques-rede no Rio são Francisco: Uma revisão bibliográfica(Universidade do Estado da Bahia, 2025-01-14) Alves, Carlos Hermirio de Souza de; Silva, Tâmara de Almeida e; Pinheiro, Patrícia Barros; Souza, Susana Menezes Luz deEste estudo consistiu de uma revisão bibliográfica que explorou as pesquisas mais relevantes sobre o tema abordo, com o intuito de identificar as tendências atuais e as lacunas existentes no campo. O mexilhão-dourado (Limnoperna fortunei Dunker, 1857) é uma espécie invasora originária da Ásia que tem causado sérios impactos ecológicos e econômicos em diversos corpos hídricos brasileiros, incluindo o Rio São Francisco. Esse molusco apresenta alta capacidade de adaptação e reprodução, formando macroaglomerações em estruturas aquáticas artificiais, como por exemplo em tanques-rede de piscicultura. Assim, a pesquisa analisou os impactos do mexilhão-dourado em pisciculturas de tanques-rede, destacando alterações na qualidade da água, incrustações em estruturas, prejuízos econômicos e operacionais, além de impactos sobre espécies nativas e cultivadas. Estratégias de mitigação, como o uso de telas alternativas e compostagem de conchas, mostraram-se promissoras, mas demandam estudos mais aprofundados e maior integração entre produtores e órgãos governamentais. O estudo reforça a necessidade de medidas urgentes para controlar a proliferação da espécie e garantir a sustentabilidade da piscicultura no Rio São Francisco.
- ItemA linguagem escrita egípcia: a história de uma civilização contada através dos signos.(Universidade do Estado Bahia, 2018-12-18) Santos, Larissa Cruz da Silva; Silva, Jailma Maria da; Silveira, Jamile Silva; Siqueira, Kárpio Márcio deO presente trabalho tem por objetivo dissertar sobre a linguagem escrita egípcia, que é o principal norteador para o conhecimento sobre o cotidiano social, político e econômico dessa civilização, junto às suas questões sociais que fizeram do Egito Antigo uma sociedade caracterizada por uma pirâmide social de classes. Desta forma teremos como aporte teórico de cunho Arqueológico-Histórico, os estudos de Ernst Doblhofer (1962), Antônio Brancaglion (2004), Jaime Pinsky (1987), Aude Gros de Beler (2016), Steven Roger Fischer (2009), Sophie Desplanques (2011), Waldomiro O. Piazza (2005) e Sergio Donadoni (1994); e para uma análise linguística nos basearemos na teoria estruturalista de Ferdinand de Saussure (2006), e outros autores que contribuíram para as discussões linguísticas, como Margaret Marchiori Bakos (1998), que tendem a uma metodologia bibliográfica, acessada virtualmente através da internet, como também em obras impressas e virtuais. As marcas de uma linguagem escrita são importantes para os conhecimentos acerca das particularidades de quaisquer povos. A linguagem utilizada no Egito Antigo, cerne do nosso trabalho, nos traz índices de sua cultura, organização política e econômica, fazendo-nos acreditar que estaremos contribuindo para alicerçar outros estudos acerca desse povo e da Arqueologia Histórica.
- ItemÀ margem do rio e da lei: memórias e vestígios do cangaço como extensores das potencialidades de pesquisa arqueológica no território de Paulo Afonso – BA(Universidade do Estado da Bahia, 2021) Carvalho, João Paulo Araújo; Oliveira, Fátima Cristina da Silva; Muniz, Manuela da Silva; Oliveira, Jéssica RafaelaO fenômeno do cangaço marcou consideravelmente a história do Brasil, principalmente na primeira metade do século XX, período de atuação de sua figura mais célebre, o cangaceiro Virgulino Ferreira da Silva, mais conhecido como Lampião, e especialmente no território de sua ocorrência, a região Nordeste, onde passou a exercer forte influência cultural. Parte significativa desse evento histórico transcorreu na região que viria a tornar-se o município de Paulo Afonso-BA. O presente trabalho de pesquisa busca investigar o potencial de áreas do referido município que foram cenários de fatos históricos do período do cangaço para estudos e pesquisas sob uma abordagem da arqueologia histórica, buscando com isso contribuir na preservação e no enriquecimento dessa historicidade
- ItemA paisagem na arqueologia: um estudo sob a perspectiva fenomenológica(Universidade do Estado da Bahia, 2018-12-17) Silva, Janaína Souza; Cardoso, Salomão David Vergne; Vergne, Maria Cleonide de Souza; Carvalho, Admilson Freire deA Arqueologia da Paisagem trata-se de uma área da arqueologia voltada para a análise de contextos paisagísticos que apresentem modificações antrópicas. Diante das crescentes discussões a respeito do estudo da paisagem voltada para o campo arqueológico, torna-se imprescindível compreender como o contexto paisagístico pode dá subsídios para o estudo da composição dos sistemas culturais e consequentemente seu funcionamento voltado para as questões de subsistência e os aspectos simbólicos das sociedade. Este estudo apresenta os conceitos da corrente filosófica da Fenomenologia, sendo por meio desta definido os conceitos de lugar, espaço e paisagem, ainda dentro desta ótica pretende-se compreender o envolvimento da paisagem na ciência arqueológica. A pesquisa está pautada em estudos bibliográficos apresentando um caráter descritivo. Por meio do estudo realizado pode-se verificar que a Paisagem possui sua própria essência, assim como o ser pode adquiri-la por meio das experiências, essas experiências irão interferir no modo como a paisagem é observada, partindo dessa concepção, pode-se perceber que o observador deve compreender que seu olhar está carregado de seus próprios fenômenos, logo para entender a paisagem precisa-se ir além do visível, utilizando-se das percepções e dos sentidos.
- ItemA pré-história no contexto histórico do rio do sal: refletindo sobre o espaço ocupado(Universidade do Estado da Bahia, 2018-12-17) Nascimento, Maria do Socorro Araújo; Cardoso, Salomão David Vergne; Oliveira, Fátima Cristina da Silva; Vergne, Maria Cleonice de SouzaA importância de sítios no nordeste brasileiro com diferentes abordagens são os primeiros esforços na localização e estudo das raízes da história da ocupação brasileira e da busca de provas no tocante a antiguidade da ocupação. Por tudo isso, novos estudos e contexto tem surgido no campo arqueológico para elucidar a ocupação de povos pré-históricos, sua origem, seus costumes, suas tradições, seu modo de vida e organização social. Muitas interrogações ainda existem, porém diversas marcas deixadas por essas populações servem de pistas para o aprofundamento das pesquisas. Como o objetivo desta pesquisa é o de analisar o surgimento de novas hipóteses sobre a história da ocupação humana no território nordestino, em especial no Povoado Rio do Sal, cidade de Paulo Afonso/BA, situando a mesma dentro desta discussão que tem na sua essência um debate histórico que surge como uma abordagem voltada para o estudo da ocupação humana no Brasil é relevante pontuar os diversos sítios, estudados por arqueólogos da equipe da professora Dra. Maria Cleonice de Souza Vergne e demais profissionais envolvidos, que na atualidade buscam respostas para os seus questionamentos mediantes marcas deixadas.
- ItemA prisão em segunda instância frente ao princípio da presunção de inocência: uma análise das decisões do Supremo Tribunal Federal.(Universidade do Estado da Bahia, 2025-02-20) Pereira, João Henrique Bastos Lopes; Ferreira, José Ivaldo de Brito; Anttas, Kelly Cordeiro; Almeida, Daniel Angeli deA presente monografia tem por escopo analisar a execução provisória da sentença penal condenatória (ou da pena) em segunda instância sob a ótica dos princípios constitucionais assegurados pela constituição federal de 1988, especialmente, do princípio da presunção de inocência previsto no seu artigo 5, LVII e, também, das alterações no entendimento do Supremo Tribunal Federal sobre o tema. O objetivo é analisar as decisões da Suprema Corte desde o ano de 2009 até os dias atuais, através do posicionamento de alguns ministros, trazendo à discussão a instabilidade jurídica decorrente destas sucessivas alterações, uma vez que viola seriamente garantias e preceitos fundamentais estabelecidos na carta magna, sobretudo, a presunção de inocência. Para tanto, o estudo foi desenvolvido com base na legislação processual penal, constitucional e jurisprudencial e no posicionamento doutrinário sobre o tema.
- ItemA saga de Bagrito, o peixe ativista!(2022) Xavier, Josilda Batista Lima MesquitaProduto digital-didático elaborado a partir do projeto de extensão que originou a Coleção Didático-Científica Educação Ambiental & Saúde Humana: “Deleta” agrotóxico, selecionado através do Edital Nº 042/2021, Referente ao Aviso nº 082/2021, publicado no D.O.E. de 14/05/2021. Edição Comemorativa ao Centenário Paulo Freire - Programa de Apoio a Projetos de Extensão (PROAPEX) da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. "A saga de Bagrito, o peixe-ativista!", é formado por uma fábula e uma HQ, constituintes do conjunto de 48 peças elaboradas, entre cards, folders, cartilhas, jogos didáticos etc., para a Coleção didático-científica. A coleção tem o objetivo de apresentar informações com base científica sobre os impactos da produção e uso de agrotóxicos na produção de alimentos para a saúde humana e ambiental. A coleção foi encaminhada para a PROEX, via SEI, em janeiro de 2022.
- ItemAçaí em perigo: crise climática ameaça um símbolo da Amazônia(2024-12-11) Vieira, Jefferson Wesley da SilvaO produto apresentado é um folder digital, pertencente a Coleção didátio-técnico-científica "Se avexe, a vida não Espera! A ignorância não nos salvará dos desastres ambientais", produzida como parte do Fórum Internacional UNEB-CCH / FIOUCCH-2024, que teve como tema "Mudanças Climática e Ambiental: instrumentos de redução e enfrentamento em defesa da vida na Terra" e tem como objetivo promover a divulgação/popularização do conhecimento científico sobre mudanças climáticas, em uma linguagem clara e acessível, direcionada, prioritariamente para estudantes e professores do Ensino Básico, e a população em geral.
- ItemAdoecer com agrotóxico(2022) Xavier, Josilda Batista Lima MesquitaO caderno pedagógico / cartilha "Adoecer com agrotóxico", faz parte do projeto de extensão que originou a Coleção Didático-Científica Educação Ambiental & Saúde Humana: “Deleta” agrotóxico, foi selecionado através do Edital Nº 042/2021, Referente ao Aviso nº 082/2021, publicado no D.O.E. de 14/05/2021. Edição Comemorativa ao Centenário Paulo Freire - Programa de Apoio a Projetos de Extensão (PROAPEX) da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. A cartilha trata das consequencias à saúde humana, com base científica, dos impactos causados pelo uso e/ou contato com agrotóxicos aplicados na produção de alimentos. É um entre os 48 produtos de tecnologia pedagógica que compõe a Coleção "Deleta" agrotóxico, encaminhada para a PROEX em janeiro de 2022.
- ItemAeromonas spp. e Streptococcus spp. em água e comedouros de uma piscicultura, tipo tanques-rede, em um reservatório do semiárido brasileiro(2024-07-17) Silva, Estephany Dayane Sousa; Santos, Danilo Mamede da Silva; Sousa, Susana Menezes Luz de; Santos, Raquel Marques dosAeromonas spp. e Streptococcus spp. podem ser agentes de patologias ao cultivo de tilápia, além de apresentarem possíveis riscos para a saúde pública. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo detectar a presença de bactérias Aeromonas spp. e Streptococcus spp. em água e comedouros de uma piscicultura, tipo tanques- rede, em um reservatório no semiárido brasileiro. As coletas para Aeromonas spp. e Streptococcus spp. foram realizadas mensalmente durante os meses de Outubro de 2022 a Julho de 2023 e Junho de 2023 a Maio de 2024, respectivamente. As amostras de água foram coletadas com auxílio de frascos de borosilicato esterilizados. Para as amostras de água destinadas as análises de comedouros foi realizado a raspagem de quatro quadrante de 20 cm, opostos entre si, com o auxílio de escova de cerdas rígidas e suporte esterilizado. Foi utilizado o método de plaqueamento em GSP Ágar, MIAB e KAPER`S Medium para detecção e caracterização de Aeromonas spp. As placas foram incubadas em estufa bacteriológica a 35 °C durante 72 horas para os meios de GSP Ágar e MIAB, e 35 °C durante 24 a 48 horas para o meio de KAPER´S Medium. Foi utilizado o método de plaqueamento em Ágar Azida Sangue com adição de 5% de sangue de cordeiro desfibrilado para detecção e caracterização de Streptococcus spp. As placas foram inoculadas em aerfofilia a 35 °C durante 48 a 96 horas. Foi detectada a presença de bactérias Aeromonas spp. em todas as amostras de água investigadas; Aeromonas spp. e Streptococcus spp. foram detectadas em todas as amostras de comedouros. A água e os comedouros podem ser vetores de risco ao plantel, podendo proporcionar riscos de um eventual surto de aeromonose e estreptococose quando relacionado com o manejo sanitário inadequado da piscicultura. Sendo assim, para impulsionar a atividade de piscicultura é necessário aperfeiçoar as técnicas de produção no que se diz respeito às áreas de manejo e sanidade dos peixes mediante bactérias potencialmente patogênicas, principalmente na região do semiárido brasileiro que tem sido pouco estudada.
- ItemAnálise de ciclos isotópicos de O e C e da taxa de crescimento de Mussismilia hispida (Verrill, 1902) do arquipelago de Fernando de Noronha-PE(2021-09-08) Moraes, Fábio BritoCorais escleractínios são cnidários capazes de incorporar elementos traços em seu esqueleto, cuja análises geoquímicas podem demonstrar, com precisão, diversos fatores ambientais como temperatura, salinidade, cobertura de nuvem entre outros fatores ambientais. O Atlântico Sul Tropical ainda possui uma carência de estudos paleoclimáticos utilizando arquivos com base em corais. Este trabalho tem como objetivo estimar a taxa de crescimento através das análises de isótopos estáveis de δ13C e δ18O incorporados no esqueleto do coral Mussismilia hispida durante seu crescimento, do Arquipélago de Fernando de Noronha. Para tal, foi estudado uma colônia de M. hispida (18MHFN-BI1), sendo realizada amostragens a cada 0,4 mm com uma microfuradeira de mesa, o carbonato retirado para as análises foi armazenado e analisado por espectrometria de massa determinando os valores para os isótopos estáveis δ13C e δ18O. As médias obtidas para o δ13C foram (-1,88 ± 0,72‰) e δ18O (-4,44 ± 0,26‰). Além disso, foi estimada a taxa de crescimento médio (mm/ciclo) e o número de ciclos para 18MHFN-BI1 com total de 20 ciclos e crescimento médio de 2,52 ± 0,52 mm/ano. Demonstrando que para a utilização de corais como arquivo climático a espécie M. hispida possui uma taxa de crescimento suficiente para a obter informações de alta resolução apresentando uma confiabilidade de seu uso como arquivo natural necessário para expandir as pesquisas realizadas para outras regiões da costa brasileira.
- ItemAnálise micológica em cascas de amendoins cozidos e comercializados em vias públicas e feiras livres em Paulo Afonso – Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-15) Gomes, Elian de Souza; Vitória, Nadja Santos; Nunes, Erika dos Santos; Silva, Mabel Sherlla Rozendo Campos daArachis hypogeae L., popularmente conhecido como amendoim, é uma importante fonte de proteína vegetal para consumo humano, tendo grande utilidade no Nordeste do Brasil. O amendoim cozido verde é considerado patrimônio imaterial de Sergipe, mas no Estado da Bahia as mulheres também mantêm uma tradição de cozinhar e vender amendoins. Estudos de fungos em cascas de amendoim geralmente são realizados em vagem de amendoim cru. Com intuito de diminuir essa lacuna, objetivou-se, nesta pesquisa, realizar um estudo de cunho taxonômico dos fungos presentes nas cascas dos amendoins verdes cozidos comercializados na cidade de Paulo Afonso – Bahia. Foram realizadas três expedições de coletas em 12 pontos de venda, nos períodos de setembro e outubro de 2023 e maio de 2024. As amostras foram acondicionadas em potes esterilizados e levadas ao Laboratório de Micologia da UNEB, DEDC, Campus VIII para o isolamento dos fungos em meio de cultura BDA (Batata Dextrose Ágar) acrescido com antibiótico Terramicina. Após isolamento, as estruturas fúngicas foram caracterizadas morfologicamente e identificadas. Foram verificadas as frequências e constâncias dos gêneros fúngicos encontrados, comparando-os entre os pontos de coletas. Também foi realizado um checklist para avaliar as condições higiênico-sanitárias dos locais coletados. Foram obtidos 355 isolados, abrangendo 275 fungos filamentosos e 80 leveduriformes, 11 clamidósporos e 49 mycelia sterilia. Dentre os filamentosos, os gêneros com estádio assexual foram Aspergillus, Aureobasidium, Cladosporium, Curvularia, Fusarium, Geotrichum, Mucor, Nigrospora, Penicillium, Phoma e Rhizopus. Eurotium foi o único gênero de morfo sexual isolado neste trabalho. Aspergillus e Cladosporium foram os fungos mais frequentes e constantes. Nos pontos de vendas, foram observadas condições de exposição imprópria do amendoim, além de falta de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual como máscara e luvas), higienização inadequada, manuseio e distanciamento inadequados e presença de animais como cães e pombos. O risco de contaminação está geralmente ligado à falta de manutenção das boas práticas de higiene durante o manuseio, transporte, comércio e consumo desse produto. Mitigar esses riscos envolve a adoção de fiscalização e controle da qualidade sanitária em locais de venda, ensino das boas práticas de manipulação aos vendedores e de higiene à comunidade. A maioria das pesquisas micológicas em amendoins são concentradas no estudo das sementes e vagens cruas. Publicações sobre a micobiota epifítica em cascas de amendoins cozidos e comercializados para consumo são inexistentes, sendo esse um estudo pioneiro.
- ItemAnálise quali-quantitativa de microplásticos no trato gastrointestinal da Serrasalmus brandtii (Lütken, 1875) no reservatório Moxotó – submédio São Francisco – BA(Universidade do Estado da Bahia, 2025-01-15) Alves, Luca Adriel de Souza; Santos, Fátima Lúcia de Brito dos; Silva, Tâmara de Almeida e; Santos, Danilo Mamede da SilvaA poluição por microplásticos tem aumentado nos ambientes aquáticos devido à atividade humana, e os peixes são considerados indicadores da qualidade ambiental, uma vez que sua ingestão de microplásticos pode alterar seu comportamento. Este estudo teve como objetivo analisar, classificar e quantificar a presença de microplásticos no trato gastrointestinal da espécie Serrasalmus brandtii, coletada nos períodos de nov/22, jan/23, mar/23, mai/23, jul/23, set/23 e nov/23 em pontos georreferenciados no Reservatório Moxotó. As amostras foram adquiridas por um pescador, de modo a garantir uma representatividade amostral com peixes de diferentes tamanhos. No laboratório, os peixes foram medidos, pesados e eviscerados para a remoção do trato gastrointestinal que foi analisado sob um estereomicroscópio. Para confirmar a presença de microplásticos, utilizou-se uma solução de peróxido de hidrogênio (H2O2) em conjunto com sulfato ferroso (FeSO4). Os microplásticos encontrados foram classificados de acordo com o tipo (filamento, plástico duro e plástico mole), cor e tamanho (≤ 5 mm). Para a análise estatística, calculou-se a média e o desvio padrão da concentração de microplásticos por indivíduo. Realizou-se uma análise de variância (ANOVA) seguida pelo Teste de Tukey a 5%, utilizando o software Sisvar 5.7. Foram analisados um total de 70 espécimes, nos quais foram identificados 94 microplásticos. Dessa forma, confirmou-se a ingestão de microplásticos pela pirambeba, um peixe carnívoro, indicando a contaminação do ambiente estudado por partículas plásticas.
- ItemAnálise quali-quantitativa de microplásticos no trato gastrointestinal de Hoplias malabaricus (Bloch, 1794) no Reservatório Moxotó-submédio São Francisco–BA(Universidade do Estado da Bahia, 2025-01-14) Silva, Adriana Araújo; Santos, Fátima Lúcia de Brito dos; Nogueira, Eliane Maria de Souza; Silva, Tâmara de Almeida eAtravés da ação antrópica os ambientes aquáticos estão sendo cada vez mais poluídos por detritos plásticos. Os peixes são úteis como indicadores de qualidade ambiental, uma vez ao ingerem microplásticos seu comportamento é alterado. O objetivo deste trabalho foi analisar, classificar e quantificar a presença de microplásticos no trato gastrointestinal da espécie carnívora Hoplias malabaricus, adquiridas de um pescador em nov/22, jan, mar mai, jul, set e nov/23, para desse modo se obter uma representatividade amostral com indivíduos de diferentes tamanhos; em uma área georreferenciada dentro do reservatório Moxotó. Em laboratório, os peixes foram medidos, pesados e eviscerados para a retirada do trato gastrointestinal que foi analisado sob estereomicroscópio. Para confirmação de microplástico foi utilizado peróxido de hidrogênio (H2O2) junto com sulfato ferroso (FeSO4(s)). Os microplásticos foram separados e classificados por tamanho, coloração e tipo (filamento, plástico duro e plástico mole). Realizou-se a média da concetração de microplásticos por indivíduo, o desvio padrão, a análise de variância e o teste de Tukey a 5%, sendo essas duas últimas estatísticas efetuadas no programa Sisvar 5.7. Foram analisados 70 espécimes, encontrando-se um total de 62 microplásticos, onde a maioria foi para o tipo filamento e na cor azul. Sendo importante por ser o primeiro registro de ingestão de microplástico nesse ambiente ao confirmar o consumo pela traíra, indicando poluição por partículas plásticas menores que 5mm.
- ItemAnálise quali-quantitativa de microplásticos no trato gastrointestinal de Metynnis Maculatus (KNER, 1858) no reservatório Moxotó – Submédio São Francisco – BA(Universidade do Estado da Bahia, 2025-01-15) Marques, Crisreane Oliveira; Santos, Fátima Lúcia de Brito dos; Silva , Adriana Maria Cunha da; Silva, Tâmara de Almeida eO ambiente aquático vem enfrentando impactos negativos devido à atividade humana. Os ecossistemas marinhos e de água doce em todo o mundo foram contaminados por microplásticos (MPs). Contaminantes liberados por MPs (metais pesados, pesticidas, resíduos sólidos) podem acumular nos peixes e serem transferidos para os seres humanos através do consumo. Objetivou-se analisar, classificar, quantificar presença de MPs no trato gastrointestinal do Metynnis maculatus, coletados em nov/22, jan/23, mar/23, maio/23, jul/23, set/23e nov/23 no reservatório Moxotó. Os peixes foram adquiridos de um pescador para obter representatividade amostral, levados ao laboratório onde foram medidos, pesados e eviscerados, retirando o trato gastrointestinal para análise em estereomicroscópio. Os MPs foram separados e classificados quanto ao tamanho, cor e tipo. Usou-se o programa Sisvar 5.7 para análise de variância e teste de Tukey a 5%. Foram encontrados 68 MPs, sendo 63,24% em machos, 20,58% em fêmeas e 16,18% sexo não identificado, aonde dentre os tipos revelou-se uma predominância de filamento na cor azul. No mês de maio houve mais MPs, sendo observado que as chuvas podem ter contribuído para maior movimentação das partículas plásticas na água, facilitando ingestão involuntária pelos peixes, como também a proximidade do local de coleta com áreas urbanas devido à lixiviação de resíduos plásticos. Dessa forma, confirmou-se a presença de MP em Metynnis maculatus, um peixe herbívoro, indicando a contaminação da área estudada por partículas plásticas.
- ItemAnatomia foliar comparada de licurizeiro (Syagrus coronata (Mart.) Becc.) cultivado IN VITRO, EX VITRO E IN VIVO(2022-12-20) Pereira, Ellie JoséSyagrus coronata (Mart.) Becc. (Arecaceae) (Licurizeiro), é uma palmeira de extrema importância ecológica e socioeconômica, com distribuição na região semiárida do Brasil. Com dificuldades na propagação natural, devido à dormência em seu fruto, a micropropagação torna-se viável para espécie. Neste contexto, foram comparadas por meio de análises anatômicas, folhas de Licurizeiros cultivadas in vitro, ex vitro e in vivo. Os frutos coletados, foram beneficiados com a retirada da polpa e quebra do endosperma, para que os embriões fossem isolados em meio de cultura, sendo mantido por 90 dias em ambiente com luminosidade e temperatura controlados. As plantas ex vitro foram cultivadas em vasos contendo vermiculita, e cobertos com saco plástico por 45 dias, sendo que no 15º dia iniciou-se a perfuração nos sacos, permanecendo nas mesmas condições laboratoriais da cultura in vitro. Já as folhas de Licurizeiro in vivo foram coletadas na região do povoado Juá, em Paulo Afonso, Bahia. Utilizou-se cinco folhas por ambiente de cultivo e cinco cortes por folha, totalizando 25 repetições. Seções foram clarificadas em hipoclorito de sódio 20% (v/v), por um período de 3 a 5 minutos. A coloração foi realizada com azul de toluidina a 1% e para a montagem das lâminas semipermanentes foi utilizada água glicerinada 50% (v/v). Fotomicrografias foram utilizadas para as realizações das análises e descrições das estruturas. A morfometria da epiderme adaxial, abaxial e mesofilo foram realizadas com auxílio do software LeicaPro. Os dados avaliados, foram submetidos a análise de variância, comparando-se as médias pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade, utilizando-se o software estatístico Sisvar 5.6. Os resultados apresentaram diferenças quanto aos tecidos que compõe o mesofilo. Observou- se que para todos os ambientes, as folhas são hipoestomáticas, com estômatos do tipo tetracítico, células epidérmicas com paredes celulares lisas, epidermes unisseriadas, hipoderme também unisseriada e células buliformes próximas aos tecidos condutores, mesofilo do tipo homogêneo, característicos de monocotiledôneas. Observou-se, que nas plantas in vitro pouco tecido de sustentação do tipo esclerênquima na subepiderme, já nas folhas ex vitro, verificou-se início de formação e tecido completamente formado e bem desenvolvido em plantas in vivo. Quanto ao sistema vascular, observa-se para todos os ambientes, xilema e floema, sendo que nervura central em folhas in vivo, verificou-se um sistema vascular mais desenvolvido e com vários vasos. Quanto as análises morfométricas, observou-se diferenças estatísticas somente para a espessura do mesofilo, onde folhas in vivo, como já esperado, apresentou maior espessura. Conclui-se que os diferentes ambientes, não alteram as espessuras e características anatômicas das epidermes das folhas de Licuri. O mesofilo das folhas de plantas in vivo é mais espesso, com maior desenvolvimento de tecido de sustentação do tipo esclerênquima subepidérmico. Folhas in vivo, demonstram maior adaptação de seus tecidos ao ambiente com maior luminosidade.
- ItemAngiquinho histórico e pré-histórico um lugar a se ressignificar(Universidade do Estado da Bahia, 2018-12-19) Silva, Teresinha Vidal da; Cardoso, Salomão David Vergne; Vergne, Maria Cleonice Souza; Carvalho, Admilson Freire deO presente trabalho tem como tema Angiquinho Histórico e Pré – Histórico um lugar a se ressignificar. Onde o objetivo é abordar a história da usina Angiquinho, como também do seu fundador empreendedor Delmiro Gouveia. A escolha deste tema, surgiu da consciência de preservação de bens patrimoniais e culturais tão necessários para a nossa história atual e para as futuras gerações. Angiquinho é um bem a ser preservado, é um sítio arqueológico com líticos, cerâmicas e gravuras rupestres.