Bacharelado em Administração - DCH5
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- ItemA função planejamento em microempresas: análise de uma empresa da área de construção civil em Santo Antônio De Jesus-Ba(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-11) Oliveira, Gideval Ricardo Santos; Ribeiro, Mônica Matos; Souza, José Gileá de; Queiroz, Maria Rachel Pinheiro Pessoa Pinto deEste trabalho teve por objetivo analisar a importância da função planejamento para o alcance dos propósitos de uma microempresa da área de construção civil, contribuindo para a realização das suas atividades de forma eficiente e eficaz. Ao observar uma microempresa em Santo Antônio de Jesus-BA, constatou-se que a mesma vem apresentando atrasos e perdas de recursos financeiros, além de desgaste de recursos humanos, na execução das obras que efetua. Nesse cenário a pesquisa questionou: como a falta da função planejamento prejudicou uma microempresa no alcance dos seus objetivos? A hipótese levantada é que a função planejamento pode ajudar a dirimir problemas organizacionais, ao se debruçar, sobretudo, sobre as teorias de Fayol e, também, de autores que trataram da estruturação da função planejamento nas organizações. Em termos metodológicos, a pesquisa lançou mão de um estudo de caso concernente à empresa analisada, e utilizou as técnicas bibliográficas, para compreender a estruturação da função planejamento, e uma entrevista semiestruturada com o proprietário da empresa, envolvendo aspectos da função planejamento. Os resultados apontaram a importância da elaboração e aplicação de um planejamento estratégico por parte da organização, devido sua capacidade de orientar a tomada de decisões e ações futuras, ajudando a definir objetivos e metas claras a fim de estabelecer estratégias assertivas para alcançá-los.
- ItemA importância da gestão de contratos na administração pública(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-23) Barreto, Davi Santana; Santos, Daisy Lima de Souza; Dantas , Marcos Emanoel Andrade Silva; Menezes, Nívia MartinsEssa pesquisa teve como objetivo analisar os conceitos, desafios e melhores práticas na gestão de contratos na administração pública, combinando pesquisa de campo e bibliográfica. Para isso, foi utilizada uma metodologia que combina pesquisa de campo e pesquisa bibliográfica. A revisão da literatura e as entrevistas com especialistas revelaram que a gestão contratual enfrenta desafios significativos devido à descentralização, falta de conhecimento técnico, déficit de pessoal e insuficiência de ferramentas adequadas. Esses fatores resultam em ineficiência e comprometem a qualidade dos serviços públicos. A adoção de tecnologias avançadas, como a inteligência artificial, mostrou-se uma solução promissora para automatizar processos, melhorar o monitoramento e controle, e aumentar a transparência e eficácia na gestão de contratos. No entanto, a implementação dessas tecnologias requer capacitação constante dos profissionais, além de investimentos em treinamento e desenvolvimento de competências gerenciais e técnicas. A pesquisa destacou a importância de um planejamento rigoroso e a garantia de transparência na gestão da informação. Os desafios incluem a falta de ferramentas adequadas para a gestão de contratos na administração pública municipal, planejamento ineficiente e falta de transparência nas informações, os quais podem ser mitigados através da capacitação, investimento em tecnologias modernas e melhoria dos processos.
- ItemA influência da motivação no comprometimento organizacional na prestação de serviço médico hospitalar: um estudo de caso(Universidade do Estado da Bahia, 2021-06-29) Ribeiro, Bruna da Silva; Frisch, Maria Madalena da Silva; Silva, Rodrigo Luduvice da; Menezes, Nívia MartinsEsse estudo de caso tem como objetivo evidenciar a importância da promoção da motivação do indivíduo, visando o comprometimento organizacional e a qualidade do serviço médico hospitalar prestado pelos colaboradores. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva através da aplicação de um questionário aos colaboradores. A partir da análise dos dados coletados foi possível perceber que apesar dos retornos com índices positivos, algumas melhorias são necessárias para elevar os níveis de satisfação e motivação dos profissionais. Conclui-se que esse estudo de caso contribui para a consciência de comportamentos e desempenhos necessários para o estabelecimento de novas condutas, objetivando maiores níveis de comprometimento e qualidade no atendimento prestado. Refletindo a necessidade contínua do incentivo dos fatores motivacionais, independentemente da possibilidade de mensuração do retorno desses estímulos visto que perpassam pela acuidade individual dos colaboradores.
- ItemA percepção da comunidade interna da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus V - Santo Antônio de Jesus/Ba, quanto à gestão ambiental: um estudo de caso(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-05) Fonseca, Lucas Garcia Ramos; Menezes, Nívia Martins; Neto, João Evangelista do Nascimento; Frisch, Maria Madalena da SilvaOs Sistemas de Gestão Ambiental (SGA) vêm se mostrando cada vez mais necessários diante da escassez dos recursos naturais e do aumento da preocupação da sociedade com relação ao meio ambiente e à sustentabilidade, e os mesmos têm expandido sua aplicação para inúmeras áreas, podendo ser desenvolvidos em qualquer tipo de organização. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo geral entender a percepção da comunidade interna da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus V – Santo Antônio de Jesus/BA, com relação à gestão ambiental. Ao obter os resultados, a viabilidade da implantação de um SGA, na UNEB - Campus V, será avaliada, seguida pela análise dos fatores que poderiam interferir na lucidez das ações voltadas à questão ambiental. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, análise exploratória e descritiva, com aplicação de um questionário, que possuiu como entrevistados discentes, docentes e servidores técnicos/administrativos do Campus V. A pesquisa apontou em seus resultados, que grande parcela da amostra da comunidade reconhece que o Campus V / UNEB se preocupa com as questões ambientais, no entanto não nota ações de caráter ambiental em suas cidades. Foi possível traçar o perfil e entender o nível de aceitação da comunidade em relação ao tema, além de identificar marcadores que distinguem a percepção ambiental e de sustentabilidade, como o fator renda, idade e função dentro do campus, que demostraram influenciar no grau de colaboração e discernimento de ações já existentes e futuras ações envolvendo cuidado com o meio ambiente. Por fim, os resultados da pesquisa também apontaram receptividade por parte da comunidade interna com relação ao desenvolvimento de um programa voltado às questões ambientais, demostrando além da aceitação, um alto índice de concordância em colaborar com as ações do programa, além de atentarem para o que consideram indispensável na composição do SGA.
- ItemA percepção dos alunos de graduação, da Universidade Do Estado Da Bahia – UNEB, Campus V em Santo Antônio de Jesus/BA, sobre a logística reversa(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-15) Arrais, André Luis de Jesus; Menezes, Nívia Martins; Frisch, Maria Madalena da Silva; Bittencour, Camila FerreiraA pesquisa teve como objetivo geral avaliar a percepção dos alunos de graduação, da UNEB, Campus V em Santo Antônio de Jesus/Ba, sobre a logística reversa. Para alcançar este objetivo o trabalho adotou como referencial teórico os temas logísticos, logística reversa e educação ambiental. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória e a pesquisa descritiva, bem como foram aplicados questionário com os discentes. Destacam-se os principais resultados desse trabalho: a maioria dos graduandos informaram conhecer a logística reversa e consideram que esta representa o consumo sustentável, a produção eficiente e ecológica e a redução da quantidade de lixo enviada aos aterros. Citaram como alguns dos benefícios da logística reversa a contribuição para diminuir a poluição do solo, água e ar. Os estudantes que a praticam, optam por fazer a seleção do lixo e o reaproveitamento de recipientes de vidro, plástico e alumínios. Ressalta-se que, muitos discentes apesar de informarem conhecer o assunto, não a praticam, visto que não se preocupam em realizar a separação seletiva do lixo produzido em sua residência, nem realizar o descarte correto de pilhas, baterias de celulares, computadores, notebooks, smartphones, eletrodomésticos e móveis. Em relação ao consumo consciente, essa cultura, não foi percebida nos respondentes, que informaram não ter a preocupação em escolher produtos com embalagens renováveis que agridam menos ao meio ambiente e nem tem a preocupação de, ao comprar, dar preferência a empresas que preservam o meio ambiente. Outro resultado importante, é que os graduandos acreditam que o ensino sobre a educação ambiental é fundamental, além de demonstrarem interesse em participar de ações voltadas a essa temática. Também foi observado que mesmo aqueles alunos que não têm conhecimento sobre a logística reversa afirmaram a sua importância.
- ItemAdministração pública a virtualização dos serviços previdenciários: um estudo de caso sobre o impacto para os segurados da previdência social de Santo Antônio de Jesus(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-19) Santos, Jocélia dos; Silva, Kátia Maria Mendes; Dantas, Edileusa de Jesus Silva; Silva, Rodrigo Luduvice daEsta pesquisa teve como principal objetivo investigar por meio de um estudo de caso, os reflexos da virtualização dos processos previdenciários nos segurados da agência de Santo Antônio de Jesus, com enfoque nas plataformas digitais. Neste formato de atendimento do INSS, o comparecimento do usuário à agência só ocorre após o agendamento prévio do serviço, ou caso seu requerimento não seja atendido online e necessite que o mesmo cumpra alguma exigência do processo. Esta pesquisa demonstra que, as plataformas deveriam atuar como uma alternativa/opção para os requerentes, que por opção poderiam fazer uso desse serviço e não a única forma de acesso, visto que existem dificuldades apontadas pelos usuários, assim como pelos servidores que colocam em dúvida a eficácia e efetividade do sistema. Este trabalho foi estruturado em três capítulos, sendo o primeiro capítulo dedicado à revisão da bibliografia relacionada ao tema, no segundo capítulo foi detalhada a metodologia adotada e no terceiro capítulo foram apresentados e analisados os dados da pesquisa.
- ItemBranding digital: uma análise sobre o relacionamento da Netflix no Instagram como estratégia para construção de uma marca amada(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-14) Luz, Thaís Oliveira da; Santos, Daisy Lima de Souza; Menezes, Nívia Martins; Silva, Rodrigo Luduvice daMediante aos avanços tecnológicos, que provocaram mudanças no comportamento do consumidor, tornando-os mais exigentes com a influência das redes sociais, como o Instagram, estabelecendo maior credibilidade na experiência expostar por sua rede de contatos online persuadindo as decisão de compra, diminuindo assim a importância do que a marca diz sobre ela. As alterações no padrão de comunicação, acrescentando a ampliação da concorrência das marcas no ambiente virtual, dificultam a diferenciação, levando a necessidade de envolver o consumidor no aspecto emocional, na busca para conquistar, fidelizar, e criar conexão de intimidade e estima nos consumidores dentro da rede. Nesse sentido, a presente pesquisa, tem o intuito de idenficar e analisar às estratégias de branding, gestão de marca, que a Netflix utiliza para construir um relacionamento com os consumidores na rede social Instagram e que a torna uma marca amada, na qual empresas conqusitam para além de clientes, seguidores, fãs, progadores e defensores da marca. Com base na pesquisa bibliográfica sobre os conceitos de branding digital e seus desdobramentos, foram analisados para estudo os conteúdos postados no perfil do instagram da Netflix Brasil, e o relacionamento estabelecido entre marca e seguidor. Estas análises contribuíram para evidenciar o processo de posicionamento da empresa, sua comunicação e engajamento no ambiente virtual, e as estratégias de relacionamento que a tornou amada. No processo de estudo tornou-se perceptível que as redes sociais precisam que os dois atores se envolvam no processo de relaciomento, neste caso o seguidor e a organização, caso contrário não seria possível que uma instituição se estabeleça como marca amada dentro do instagram, influênciado a escolha da marca.
- ItemClima organizacional e sua influência na saúde mental do trabalhador: um estudo de caso em uma indústria no recôncavo baiano(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-11) Santos, Alison Soares dos; Santos, Daisy Lima de Souza; Menezes, Nívia Martins; Frisch, Maria Madalena da SilvaA compreensão dos impactos do clima organizacional na saúde mental dos colaboradores em uma indústria do Recôncavo Baiano é o cerne desta pesquisa. Seu objetivo central reside na investigação e compreensão dos modos pelos quais o ambiente organizacional, suas dinâmicas e interações interpessoais influenciam o bem-estar psicológico dos funcionários nesse contexto específico. Essa análise abarca diversos fatores, como o ambiente laboral, interações sociais, políticas corporativas e outros elementos pertinentes à relação entre clima organizacional e saúde mental dos colaboradores nesta indústria na região do Recôncavo Baiano. Por meio dessa abordagem mista, que combina métodos quantitativos e qualitativos, utilizando um estudo de caso descritivo, revisões bibliográficas e a aplicação de um questionário a uma amostra de 74 colaboradores, busca-se obter uma compreensão abrangente e profunda sobre os efeitos do clima organizacional na saúde mental dos colaboradores na parte administrativa da empresa. O levantamento de dados numéricos por meio do questionário e a obtenção de insights detalhados e contextuais por meio de abordagens qualitativas, como entrevistas e grupos focais, proporcionam uma análise holística e aprofundada do impacto do clima organizacional na saúde mental dos colaboradores. Os resultados apontaram um nível de estresse variando de moderado a alto entre os colaboradores, atribuído à ausência de políticas claras de promoção da saúde mental na empresa. Esta lacuna em diretrizes específicas para o cuidado da saúde psicológica dos funcionários parece ser um fator significativo no ambiente laboral estressante identificado na organização. Tais descobertas oferecem à empresa informações valiosas para direcionar esforços na resolução desses problemas. Considerando o nível de estresse observado, a empresa pode contemplar a implementação de estratégias específicas, como programas de apoio psicológico, workshops sobre gerenciamento de estresse e flexibilidade no ambiente de trabalho. O investimento na saúde mental dos colaboradores não apenas contribui para um ambiente laboral mais saudável, mas também para a produtividade e bem-estar geral da equipe.
- ItemComportamento do consumidor online: um estudo sobre o perfil de consumo de estudantes de uma Universidade Pública(2021-07-14) Silva, Diego MercêsEste trabalho teve como objetivo identificar e analisar os fatores que influenciam a decisão de compra no mercado online e o comportamento de consumo por parte dos estudantes do curso de administração da Universidade pesquisada. Utilizaram-se, os de comportamento do consumidor de autores como Kotler e Keller (2012) e Solomon (2018). Desta forma, fomentando a necessidade de entender o modelo de consumo, através da teoria, tornando possível o desenvolvimento e possíveis estudos posteriores dentro ou fora da instituição. O método de investigação escolhido foi de natureza quantitativa de característica descritiva. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados o questionário do Google Forms. Outro fator essencial para a pesquisa foi a análise e informações da pesquisa de mercado nacional, Webshoppers, uma pesquisa voltada ao comércio virtual e a importância de ter vários produtos a disposição no meio virtual, como por exemplo, a Cauda Longa explicada por Anderson em 2004, que explica a importância de as lojas ter uma ampla vitrine. Os resultados apontaram que os fatores que mais influenciam na decisão de compra online foram: as promoções; site de confiança; o estilo de vida e os amigos. Predominando os fatores sociais e pessoais. Palavras-chave: E-commerce; Comportamento do consumidor; Perfil Universitário
- ItemComportamento do consumidor online: um estudo sobre o perfil de consumo de estudantes de uma universidade pública(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-14) Silva, Diego Mercês; Santos, Daisy Lima de Souza; Ribeiro, Mônica Matos; Araújo, Ricardo Noia de; Silva, Rodrigo Luduvice daEste trabalho teve como objetivo identificar e analisar os fatores que influenciam a decisão de compra no mercado online e o comportamento de consumo por parte dos estudantes do curso de administração da Universidade pesquisada. Utilizaram-se, os de comportamento do consumidor de autores como Kotler e Keller (2012) e Solomon (2018). Desta forma, fomentando a necessidade de entender o modelo de consumo, através da teoria, tornando possível o desenvolvimento e possíveis estudos posteriores dentro ou fora da instituição. O método de investigação escolhido foi de natureza quantitativa de característica descritiva. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados o questionário do Google Forms. Outro fator essencial para a pesquisa foi a análise e informações da pesquisa de mercado nacional, Webshoppers, uma pesquisa voltada ao comércio virtual e a importância de ter vários produtos a disposição no meio virtual, como por exemplo, a Cauda Longa explicada por Anderson em 2004, que explica a importância de as lojas ter uma ampla vitrine. Os resultados apontaram que os fatores que mais influenciam na decisão de compra online foram: as promoções; site de confiança; o estilo de vida e os amigos. Predominando os fatores sociais e pessoais.
- ItemComportamento do consumidor: um estudo sobre a influência das redes sociais na escolha de serviço de festas infantis(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-18) Almeida , Beatriz Barbosa de; Santos, Daisy Lima de Souza; Santos, Carina Araújo dos; Menezes, Nívia MartinsNeste trabalho monográfico, discute-se o comportamento do consumidor sob a perspectiva do estudo acerca da influência das redes sociais na escolha de serviço de festas infantis num estudo investigativo e analítico de feedbacks de experiências vividas entre os clientes que buscam serviço de festas infantis na cidade de Santo Antônio de Jesus, via redes sociais, mapeando quais as mais utilizadas para esse tipo de prestação serviço, detectando qual produto mais procurado nesse ramo (decoração, buffet, animação, etc), como se dá esse processo de escolha, e como os comentários (positivos e negativos) influenciam na decisão de compra em redes sociais, não esquecendo de analisar sobre como é o retorno das empresas frente a uma reputação online que é gerada que apresento este trabalho, ao qual, busca analisar o comportamento de empresas do ramo eventos (festas infantis) frente as opiniões de clientes sobre os seus serviços/produtos. O trabalho se inicia com uma breve abordagem introdutória a respeito do Comportamento do Consumidor, Redes Sociais e o processo de decisão de compra e Serviços de Festas Infantis, trabalhando conceitos e desenvolvendo um raciocínio fundamentado em teóricos que foram utilizados para fundamentar essa pesquisa como: Abreu Fonseca (2019), Samara e Morsch (2005), Kotler e Keller (2006). Ao final dessa análise se constata que o acesso à informação melhorou quantitativa e qualitativamente a obtenção desse bem de consumo que é desejado pela grande maioria das mães do mundo moderno, fazendo com que o cliente seja mais exigente. Dessa maneira, a empresa, além de necessitar trabalhar com produtos ou serviços de qualidade, precisa surpreender sua clientela. Percebe-se também que para atender bem esse tipo de consumidor, além da qualidade dos produtos é uma filosofia que deve estar enraizada nas mais diversas atividades de uma estrutura organizacional desse meio, sendo sempre um desafio determinante para a criação de estratégias de estudo para que se possa estabelecer dados e ordenar alternativas que seja, viáveis ao mercado.
- ItemCOVID-19: impactos produzidos no comércio de Nazaré(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-16) Cerqueira, Iago Roberto Santana de; Silva, Rodrigo Luduvice da; Santos, Daisy Lima de Souza; Palmeira, Jamili da SilvaA pandemia mundial, gerou impactos para diversos setores do comércio, em especial o setor de bares e restaurantes. Diante disso, o presente trabalho abordará a respeito da percepção do comércio na cidade Nazaré, mediante a pandemia do COVID-19. No intuito de compreender melhor sobre essa percepção, a pesquisa e o problema estão voltados para saber de que forma o comércio percebeu o impacto da pandemia do COVID-19. A busca por respostas se dará a partir do objetivo geral, que se propõe em identificar quais foram os impactos produzidos no comércio de Nazaré - BA, durante a pandemia do COVID-19, no setor de bares e restaurantes. Para alcançar esse objetivo foram estabelecidos como objetivos específicos: contextualizar o COVID-19 com foco para os impactos no comércio varejista, identificar quais foram as estratégias utilizadas por micro e pequenas empresas para minimização dos efeitos provocados pela pandemia e analisar quais foram os efeitos negativos provocados pela pandemia do COVID-19. A pesquisa tem como abordagem o estudo de caso, cujos dados foram obtidos por meio de pesquisas de levantamento bibliográfico e pesquisa de campo, utilizando-se da entrevista aplicada a partir de um questionário estruturado. Assim, com base nos resultados, concluiu-se que, a pandemia escancarou alguns problemas já existentes no comércio, como o índice de desemprego que já vinha aumentando nos anos anteriores ao cenário atual. No entanto, os resultados da pesquisa mostraram aceitação e importância das vendas digitais para o comércio, onde a tendência é que haja uma conciliação com a venda de forma presencial.
- ItemEEmployer branding: o papel da cultura organizacional na construção da marca empregadora para atrair a geração y(2020) França, Laís de Paula Evangelista daDada a volatilidade do mercado, atrair e reter talentos (ênfase na geração Y) tem se mostrado uma tarefa cada vez mais custosa, isto é, a taxa de turnover tem aumentado. A cultura organizacional exerce um papel importante dentro da atratividade do empregador e na construção do seu employer brand. Esta pesquisa tem o objetivo de investigar qual o papel da cultura organizacional na construção da marca empregadora para atrair a geração Y. A empresa do estudo de caso foi o Nubank e a pesquisa foi desenvolvida sustentada em três pilares: o que a empresa fala sobre sua cultura em seus pontos de contatos; o que as pessoas que trabalham ou já trabalharam falam sobre a cultura da empresa; e o que a geração Y busca em uma marca empregadora. A pesquisa é de caráter exploratório com procedimentos quali-quantitativos. Para tratar os dados, foi utilizado a análise de conteúdo e estatística descritiva. Os resultados obtidos mostraram que a empresa estudada possui uma cultura que é tida como a identidade da organização, podendo ser notada tanto pelo público interno, quanto pelo externo, sua cultura pode ser considerada um framework que sustenta sua marca empregadora e que a mesma possui os atributos que atraem a geração Y.
- ItemEmployer branding: o papel da cultura organizacional na construção da marca empregadora para atrair a geração Y(2021) França, Laís de Paula Evangelista daDada a volatilidade do mercado, atrair e reter talentos (ênfase na geração Y) tem se mostrado uma tarefa cada vez mais custosa, isto é, a taxa de turnover tem aumentado. A cultura organizacional exerce um papel importante dentro da atratividade do empregador e na construção do seu employer brand. Esta pesquisa tem o objetivo de investigar qual o papel da cultura organizacional na construção da marca empregadora para atrair a geração Y. A empresa do estudo de caso foi o Nubank e a pesquisa foi desenvolvida sustentada em três pilares: o que a empresa fala sobre sua cultura em seus pontos de contatos; o que as pessoas que trabalham ou já trabalharam falam sobre a cultura da empresa; e o que a geração Y busca em uma marca empregadora. A pesquisa é de caráter exploratório com procedimentos quali-quantitativos. Para tratar os dados, foi utilizado a análise de conteúdo e estatística descritiva. Os resultados obtidos mostraram que a empresa estudada possui uma cultura que é tida como a identidade da organização, podendo ser notada tanto pelo público interno, quanto pelo externo, sua cultura pode ser considerada um framework que sustenta sua marca empregadora e que a mesma possui os atributos que atraem a geração Y.
- ItemEmployer Branding: o papel da cultura organizacional na construção da marca empregadora para atrair a geração Y(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-14) França, Laís de Paula Evangelista da; Santos, Daisy Lima de Souza; Palmeira, Jamili da Silva; Silva, Rodrigo Luduvice daDada a volatilidade do mercado, atrair e reter talentos (ênfase na geração Y) tem se mostrado uma tarefa cada vez mais custosa, isto é, a taxa de turnover tem aumentado. A cultura organizacional exerce um papel importante dentro da atratividade do empregador e na construção do seu employer brand. Esta pesquisa tem o objetivo de investigar qual o papel da cultura organizacional na construção da marca empregadora para atrair a geração Y. A empresa do estudo de caso foi o Nubank e a pesquisa foi desenvolvida sustentada em três pilares: o que a empresa fala sobre sua cultura em seus pontos de contatos; o que as pessoas que trabalham ou já trabalharam falam sobre a cultura da empresa; e o que a geração Y busca em uma marca empregadora. A pesquisa é de caráter exploratório com procedimentos qualiquantitativos. Para tratar os dados, foi utilizado a análise de conteúdo e estatística descritiva. Os resultados obtidos mostraram que a empresa estudada possui uma cultura que é tida como a identidade da organização, podendo ser notada tanto pelo público interno, quanto pelo externo, sua cultura pode ser considerada um framework que sustenta sua marca empregadora e que a mesma possui os atributos que atraem a geração Y.
- ItemEstágio em administração: uma análise à luz da teoria dos ciclos de aprendizagem de kolb(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-08) Santos, Deijiane da Cruz; Lima, Daisy Lima de Souza; Plmeira, Jamili da Silva; Menezes , Nívia MartinsO presente trabalho teve como finalidade evidenciar a importância do estágio no curso de administração, bem como analisar a forma de aprendizagem dos alunos com base na teoria dos ciclos de aprendizagem de Kolb, entendendo como o estágio contribui na formação do estudante de Administração. Para tal, foi aplicado um questionário direcionado aos estudantes do curso de administração da UNEB-V. Essa pesquisa é de natureza qualitativa, com a utilização de métodos estatísticos para a coleta de dados, quanto aos objetivos, apropria-se de uma abordagem descritiva, uma vez que busca observar, registrar, classificar e analisar dados sem intervenção direta dos pesquisadores. No que diz respeito aos procedimentos, a pesquisa é caracterizada como uma survey, pois procura identificar nos respondentes os Estilos de Aprendizagem proposto por Kolb como método de coleta de dados. As informações coletadas, revelam que o estágio é visto como a oportunidade de unir a teoria a pratica, ajudam a entender melhor sobre o processo de aprendizagem de cada indivíduo, e demostra como a teoria e a pratica pode influenciar diretamente no processo de aprendizagem durante o período de estudo. Verificou-se a presença de todos os etilos de aprendizagem principalmente na fase da Experiência Ativa que se refere a aprendizagem por meio da aplicação do conhecimento na pratica, fato que reafirma a tese do estágio ser fator crucial na formação dos graduandos em administração, visto que, o mesmo é considerado de grande valia na correlação do conhecimento teórico ao conhecimento prático.
- ItemEstilos de liderança dos discentes do curso de administração da UNEB Campus V - Santo Antônio de Jesus/Ba(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-18) Souza, Idaily Santos Pereira Andrade; Menezes, Nívia Martins; Santos, Daisy Lima de Souza; Frisch, Maria Madalena da SilvaO presente trabalho objetiva investigar o estilo de liderança dos alunos do curso de Administração da UNEB - Campus V em Santo Antônio de Jesus/BA, no que tange aos estilos transacional e transformacional. O problema de pesquisa foi: Qual o estilo de liderança predominante dos discentes do curso de Administração da UNEB CAMPUS V de Santo Antônio de Jesus-BA quando analisado sobre a ótica transacional e transformacional? Esse trabalho se baseia em um estudo realizado por Zeppenfeld, Santos e Laurini (2023) pela Faculdade Integrada de Santa Maria-RS, abordando a mesma temática. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa e exploratória, cujo processo metodológico incluiu a realização de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema e a coleta de dados através da aplicação de um questionário do modelo MLQ (Multifactor Leadership Questionnaire). Esse questionário refere-se a uma série de perguntas com foco nos estilos de liderança transacional e transformacional e foi criado por Bernard Morris Bass em 1985. A análise desses dados foi executada a partir da análise de conteúdo nos padrões indicados por Laurence Bardin (1977). Concluiu-se que o estilo de liderança transformacional foi predominante entre os estudantes de administração da UNEB CAMPUS V de Santo Antônio de Jesus-BA. Observou-se que cada semestre possui uma configuração quanto as características dos estilos analisados, mas que quanto mais próximo o discente está do fim do curso, mais intensa é a relação com o estilo transformacional. Além disso, pode-se verificar que tanto características do estilo de liderança transacional quanto do transformacional são identificadas durante a realização de atividades acadêmicas, apesar da predominância do estilo transformacional, e que os discentes usufruem mais de características como bom relacionamento com seus colegas, confiança, carisma, atenção ao desenvolvimento de cada um, com incentivo ao pensamento crítico e inovador e satisfação e recompensas por bom desempenho. Por outro lado, precisam se aprofundar em relação ao estabelecimento de padrões para auxiliar na execução de atividades e em comunicar de orientações de forma objetiva e simples.
- ItemFatores que influenciam na motivação:um estudo de caso na comercial de ferragens São Luís, em Santo Antônio de Jesus -Bahia de jesus – BA(2021-07-15) Santos, Ednaldo Francisco dosCom o objetivo de saber quais fatores interferem na motivação dos trabalhadores do setor de utilidades, na comercial São Luís, analisando os aspectos motivacionais e desmotivacionais dos funcionários, bem como propor sugestões que vise melhorar a motivação organizacional, este estudo examinou como a motivação influencia no comportamento dos funcionários do departamento de utilidades, da empresa Comercial São Luís, localizada na rua Landulfo Alves, n° 51/69, no estado da Bahia, na cidade de Santo Antônio de Jesus-BA. Para tal, foram abordadas as principais teorias motivacionais, que permitiram analisar fatores capazes de motivar os funcionários e que, quando aplicados de forma eficiente, fazem com que os comportamentos sejam motivados gerando a sinergia necessária para o alcance de metas e objetivos. Os dados foram levantados através de um questionário de pesquisa, de abordagem quantitativa e de natureza explicativa. Com este estudo concluiu-se que o comportamento dos colaboradores é influenciado por fatores internos e externos e, portanto, é preciso compreender as teorias motivacionais, conhecer as necessidades de cada perfil e tentar aplicar os melhores métodos de acordo com os objetivos organizacionais e das necessidades de seus colaboradores. Palavras-chave: Motivação. Necessidades. Comportamento organizacional. Fatores motivacionai
- ItemFormalizei e agora? Os impactos da formalização para Microempreendedores Individuais (MEI)(2021-07-13) Jesus, Daniel dos Santos deDiante da competitividade no cenário econômico, os Microempreendedores individuais (MEI) necessitam enxergar a sua importância para o desenvolvimento da economia, a manutenção dos seus negócios, e, por vezes não utilizam mecanismos organizacionais como: padronização de processos, controle financeiro, auxílio de gestão e nem tão pouco se dão conta de seu papel no cenário inicialmente destacado. O presente artigo busca identificar os principais fatores que impulsionaram a formalização e os impactos na atividade do MEI na região de Santo Antônio de Jesus/Ba entre os anos de 2013 a 2019. Optou-se por realizar uma pesquisa do tipo qualitativa descritiva. A pesquisa se deu através da aplicação de um questionário aos MEI’s que buscaram formalização tanto presencial quanto via internet no período da pesquisa. Os resultados mostraram que a maior influência para formalização foi a possibilidade de ter um CNPJ. Em relação aos impactos na atividade, por mais que a maioria dos respondentes tenham declarado estar satisfeitos, os empreendedores não perceberam mudanças significativas, sobretudo, nas vendas. Palavras-chaves: Microempreendedor Individual; Formalização; Impactos.
- ItemFormalizei e agora? Os impactos da formalização para microempreendedores individuais (MEI)(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-13) Jesus , Daniel dos Santos de; Santos, Daisy Lima de Souza; Andrade , Jamile de Jesus Souza; Palmeira, Jamili da SilvaDiante da competitividade no cenário econômico, os Microempreendedores individuais (MEI) necessitam enxergar a sua importância para o desenvolvimento da economia, a manutenção dos seus negócios, e, por vezes não utilizam mecanismos organizacionais como: padronização de processos, controle financeiro, auxílio de gestão e nem tão pouco se dão conta de seu papel no cenário inicialmente destacado. O presente artigo busca identificar os principais fatores que impulsionaram a formalização e os impactos na atividade do MEI na região de Santo Antônio de Jesus/Ba entre os anos de 2013 a 2019. Optou-se por realizar uma pesquisa do tipo qualitativa descritiva. A pesquisa se deu através da aplicação de um questionário aos MEI’s que buscaram formalização tanto presencial quanto via internet no período da pesquisa. Os resultados mostraram que a maior influência para formalização foi a possibilidade de ter um CNPJ. Em relação aos impactos na atividade, por mais que a maioria dos respondentes tenham declarado estar satisfeitos, os empreendedores não perceberam mudanças significativas, sobretudo, nas vendas.