Bacharelado em Administração - DCH5
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- ItemA função planejamento em microempresas: análise de uma empresa da área de construção civil em Santo Antônio De Jesus-Ba(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-11) Oliveira, Gideval Ricardo Santos; Ribeiro, Mônica Matos; Souza, José Gileá de; Queiroz, Maria Rachel Pinheiro Pessoa Pinto deEste trabalho teve por objetivo analisar a importância da função planejamento para o alcance dos propósitos de uma microempresa da área de construção civil, contribuindo para a realização das suas atividades de forma eficiente e eficaz. Ao observar uma microempresa em Santo Antônio de Jesus-BA, constatou-se que a mesma vem apresentando atrasos e perdas de recursos financeiros, além de desgaste de recursos humanos, na execução das obras que efetua. Nesse cenário a pesquisa questionou: como a falta da função planejamento prejudicou uma microempresa no alcance dos seus objetivos? A hipótese levantada é que a função planejamento pode ajudar a dirimir problemas organizacionais, ao se debruçar, sobretudo, sobre as teorias de Fayol e, também, de autores que trataram da estruturação da função planejamento nas organizações. Em termos metodológicos, a pesquisa lançou mão de um estudo de caso concernente à empresa analisada, e utilizou as técnicas bibliográficas, para compreender a estruturação da função planejamento, e uma entrevista semiestruturada com o proprietário da empresa, envolvendo aspectos da função planejamento. Os resultados apontaram a importância da elaboração e aplicação de um planejamento estratégico por parte da organização, devido sua capacidade de orientar a tomada de decisões e ações futuras, ajudando a definir objetivos e metas claras a fim de estabelecer estratégias assertivas para alcançá-los.
- ItemA importância da gestão de contratos na administração pública(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-23) Barreto, Davi Santana; Santos, Daisy Lima de Souza; Dantas , Marcos Emanoel Andrade Silva; Menezes, Nívia MartinsEssa pesquisa teve como objetivo analisar os conceitos, desafios e melhores práticas na gestão de contratos na administração pública, combinando pesquisa de campo e bibliográfica. Para isso, foi utilizada uma metodologia que combina pesquisa de campo e pesquisa bibliográfica. A revisão da literatura e as entrevistas com especialistas revelaram que a gestão contratual enfrenta desafios significativos devido à descentralização, falta de conhecimento técnico, déficit de pessoal e insuficiência de ferramentas adequadas. Esses fatores resultam em ineficiência e comprometem a qualidade dos serviços públicos. A adoção de tecnologias avançadas, como a inteligência artificial, mostrou-se uma solução promissora para automatizar processos, melhorar o monitoramento e controle, e aumentar a transparência e eficácia na gestão de contratos. No entanto, a implementação dessas tecnologias requer capacitação constante dos profissionais, além de investimentos em treinamento e desenvolvimento de competências gerenciais e técnicas. A pesquisa destacou a importância de um planejamento rigoroso e a garantia de transparência na gestão da informação. Os desafios incluem a falta de ferramentas adequadas para a gestão de contratos na administração pública municipal, planejamento ineficiente e falta de transparência nas informações, os quais podem ser mitigados através da capacitação, investimento em tecnologias modernas e melhoria dos processos.
- ItemA Importância do marketing como ferramenta estratégica em uma organização social: um olhar para o observatório social do Brasil no município de Santo Antônio de Jesus/BA(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-18) Santana , Frícia Anunciação; Santos , Daisy Lima de Souza; Frisch , Maria Madalena da Silva; Menezes , Nívia MartinsEsta monografia demonstrou a importância do marketing como ferramenta estratégica a partir da organização social: o Observatório Social do Brasil, no município de Santo Antônio de JesusBa. Neste sentido, este trabalho se propôs a responder o seguinte questionamento: quais são as estratégias de marketing utilizadas pelo Observatório Social do Brasil? Tendo como objetivo compreender de que forma o Observatório Social utiliza as estratégias do marketing na rede social Instagram. Vale salientar, que esta pesquisa é de caráter exploratório e qualitativo, quanto aos objetivos, é um estudo de caso. Foi feita uma análise dos conteúdos coletados e uma leitura dos dados qualitativos e quantitativos à luz das ações de marketing. Para obter os dados dessa pesquisa, foram observadas publicações no Instagram, utilizados para a divulgação dos serviços desenvolvidos pelo Observatório Social de Santo Antônio de Jesus-Ba e ainda foi realizada pesquisa de campo, utilizando-se como instrumento o método entrevista semiestruturada. Conclui-se que a instituição tem um departamento de marketing, mas não tem um profissional capacitado para a área. Desta maneira, entende-se o motivo da sua invisibilidade no município em estudo.
- ItemA influência da motivação no comprometimento organizacional na prestação de serviço médico hospitalar: um estudo de caso(Universidade do Estado da Bahia, 2021-06-29) Ribeiro, Bruna da Silva; Frisch, Maria Madalena da Silva; Silva, Rodrigo Luduvice da; Menezes, Nívia MartinsEsse estudo de caso tem como objetivo evidenciar a importância da promoção da motivação do indivíduo, visando o comprometimento organizacional e a qualidade do serviço médico hospitalar prestado pelos colaboradores. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva através da aplicação de um questionário aos colaboradores. A partir da análise dos dados coletados foi possível perceber que apesar dos retornos com índices positivos, algumas melhorias são necessárias para elevar os níveis de satisfação e motivação dos profissionais. Conclui-se que esse estudo de caso contribui para a consciência de comportamentos e desempenhos necessários para o estabelecimento de novas condutas, objetivando maiores níveis de comprometimento e qualidade no atendimento prestado. Refletindo a necessidade contínua do incentivo dos fatores motivacionais, independentemente da possibilidade de mensuração do retorno desses estímulos visto que perpassam pela acuidade individual dos colaboradores.
- ItemA influência da motivação no comprometimento organizacional na prestação de serviço médico hospitalar: um estudo de caso(Universidade do Estado da Bahia, 2021-06-29) Ribeiro, Bruna da Silva; Frisch, Maria Madalena da Silva; Menezes, Nívia Martins; Silva, Rodrigo Luduvice daEsse estudo de caso tem como objetivo evidenciar a importância da promoção da motivação do indivíduo, visando o comprometimento organizacional e a qualidade do serviço médico hospitalar prestado pelos colaboradores. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva através da aplicação de um questionário aos colaboradores. A partir da análise dos dados coletados foi possível perceber que apesar dos retornos com índices positivos, algumas melhorias são necessárias para elevar os níveis de satisfação e motivação dos profissionais. Conclui-se que esse estudo de caso contribui para a consciência de comportamentos e desempenhos necessários para o estabelecimento de novas condutas, objetivando maiores níveis de comprometimento e qualidade no atendimento prestado. Refletindo a necessidade contínua do incentivo dos fatores motivacionais, independentemente da possibilidade de mensuração do retorno desses estímulos visto que perpassam pela acuidade individual dos colaboradores.
- ItemA percepção da comunidade interna da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus V - Santo Antônio de Jesus/Ba, quanto à gestão ambiental: um estudo de caso(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-05) Fonseca, Lucas Garcia Ramos; Menezes, Nívia Martins; Neto, João Evangelista do Nascimento; Frisch, Maria Madalena da SilvaOs Sistemas de Gestão Ambiental (SGA) vêm se mostrando cada vez mais necessários diante da escassez dos recursos naturais e do aumento da preocupação da sociedade com relação ao meio ambiente e à sustentabilidade, e os mesmos têm expandido sua aplicação para inúmeras áreas, podendo ser desenvolvidos em qualquer tipo de organização. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo geral entender a percepção da comunidade interna da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus V – Santo Antônio de Jesus/BA, com relação à gestão ambiental. Ao obter os resultados, a viabilidade da implantação de um SGA, na UNEB - Campus V, será avaliada, seguida pela análise dos fatores que poderiam interferir na lucidez das ações voltadas à questão ambiental. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, análise exploratória e descritiva, com aplicação de um questionário, que possuiu como entrevistados discentes, docentes e servidores técnicos/administrativos do Campus V. A pesquisa apontou em seus resultados, que grande parcela da amostra da comunidade reconhece que o Campus V / UNEB se preocupa com as questões ambientais, no entanto não nota ações de caráter ambiental em suas cidades. Foi possível traçar o perfil e entender o nível de aceitação da comunidade em relação ao tema, além de identificar marcadores que distinguem a percepção ambiental e de sustentabilidade, como o fator renda, idade e função dentro do campus, que demostraram influenciar no grau de colaboração e discernimento de ações já existentes e futuras ações envolvendo cuidado com o meio ambiente. Por fim, os resultados da pesquisa também apontaram receptividade por parte da comunidade interna com relação ao desenvolvimento de um programa voltado às questões ambientais, demostrando além da aceitação, um alto índice de concordância em colaborar com as ações do programa, além de atentarem para o que consideram indispensável na composição do SGA.
- ItemA percepção dos alunos de graduação, da Universidade Do Estado Da Bahia – UNEB, Campus V em Santo Antônio de Jesus/BA, sobre a logística reversa(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-15) Arrais, André Luis de Jesus; Menezes, Nívia Martins; Frisch, Maria Madalena da Silva; Bittencour, Camila FerreiraA pesquisa teve como objetivo geral avaliar a percepção dos alunos de graduação, da UNEB, Campus V em Santo Antônio de Jesus/Ba, sobre a logística reversa. Para alcançar este objetivo o trabalho adotou como referencial teórico os temas logísticos, logística reversa e educação ambiental. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória e a pesquisa descritiva, bem como foram aplicados questionário com os discentes. Destacam-se os principais resultados desse trabalho: a maioria dos graduandos informaram conhecer a logística reversa e consideram que esta representa o consumo sustentável, a produção eficiente e ecológica e a redução da quantidade de lixo enviada aos aterros. Citaram como alguns dos benefícios da logística reversa a contribuição para diminuir a poluição do solo, água e ar. Os estudantes que a praticam, optam por fazer a seleção do lixo e o reaproveitamento de recipientes de vidro, plástico e alumínios. Ressalta-se que, muitos discentes apesar de informarem conhecer o assunto, não a praticam, visto que não se preocupam em realizar a separação seletiva do lixo produzido em sua residência, nem realizar o descarte correto de pilhas, baterias de celulares, computadores, notebooks, smartphones, eletrodomésticos e móveis. Em relação ao consumo consciente, essa cultura, não foi percebida nos respondentes, que informaram não ter a preocupação em escolher produtos com embalagens renováveis que agridam menos ao meio ambiente e nem tem a preocupação de, ao comprar, dar preferência a empresas que preservam o meio ambiente. Outro resultado importante, é que os graduandos acreditam que o ensino sobre a educação ambiental é fundamental, além de demonstrarem interesse em participar de ações voltadas a essa temática. Também foi observado que mesmo aqueles alunos que não têm conhecimento sobre a logística reversa afirmaram a sua importância.
- ItemA percepção dos alunos de graduação, da Universidade do Estado da Bahia –UNEB, Campus V em Santo Antônio de Jesus/BA, sobre a logística reversa(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-05) Arrais, André Luis de Jesus; Menezes, Nívia Martins; Bittencourt, Camila Ferreira; Frisch, Maria Madalena da SilvaA pesquisa teve como objetivo geral avaliar a percepção dos alunos de graduação, da UNEB, Campus V em Santo Antônio de Jesus/Ba, sobre a logística reversa. Para alcançar este objetivo o trabalho adotou como referencial teórico os temas logísticos, logística reversa e educação ambiental. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória e a pesquisa descritiva, bem como foram aplicados questionário com os discentes. Destacam-se os principais resultados desse trabalho: a maioria dos graduandos informaram conhecer a logística reversa e consideram que esta representa o consumo sustentável, a produção eficiente e ecológica e a redução da quantidade de lixo enviada aos aterros. Citaram como alguns dos benefícios da logística reversa a contribuição para diminuir a poluição do solo, água e ar. Os estudantes que a praticam, optam por fazer a seleção do lixo e o reaproveitamento de recipientes de vidro, plástico e alumínios. Ressalta-se que, muitos discentes apesar de informarem conhecer o assunto, não a praticam, visto que não se preocupam em realizar a separação seletiva do lixo produzido em sua residência, nem realizar o descarte correto de pilhas, baterias de celulares, computadores, notebooks, smartphones, eletrodomésticos e móveis. Em relação ao consumo consciente, essa cultura, não foi percebida nos respondentes, que informaram não ter a preocupação em escolher produtos com embalagens renováveis que agridam menos ao meio ambiente e nem tem a preocupação de, ao comprar, dar preferência a empresas que preservam o meio ambiente. Outro resultado importante, é que os graduandos acreditam que o ensino sobre a educação ambiental é fundamental, além de demonstrarem interesse em participar de ações voltadas a essa temática. Também foi observado que mesmo aqueles alunos que não têm conhecimento sobre a logística reversa afirmaram a sua importância.
- ItemAdministração pública a virtualização dos serviços previdenciários: um estudo de caso sobre o impacto para os segurados da previdência social de Santo Antônio de Jesus(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-19) Santos, Jocélia dos; Silva, Kátia Maria Mendes; Dantas, Edileusa de Jesus Silva; Silva, Rodrigo Luduvice daEsta pesquisa teve como principal objetivo investigar por meio de um estudo de caso, os reflexos da virtualização dos processos previdenciários nos segurados da agência de Santo Antônio de Jesus, com enfoque nas plataformas digitais. Neste formato de atendimento do INSS, o comparecimento do usuário à agência só ocorre após o agendamento prévio do serviço, ou caso seu requerimento não seja atendido online e necessite que o mesmo cumpra alguma exigência do processo. Esta pesquisa demonstra que, as plataformas deveriam atuar como uma alternativa/opção para os requerentes, que por opção poderiam fazer uso desse serviço e não a única forma de acesso, visto que existem dificuldades apontadas pelos usuários, assim como pelos servidores que colocam em dúvida a eficácia e efetividade do sistema. Este trabalho foi estruturado em três capítulos, sendo o primeiro capítulo dedicado à revisão da bibliografia relacionada ao tema, no segundo capítulo foi detalhada a metodologia adotada e no terceiro capítulo foram apresentados e analisados os dados da pesquisa.
- ItemBranding digital: uma análise sobre o relacionamento da Netflix no Instagram como estratégia para construção de uma marca amada(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-14) Luz, Thaís Oliveira da; Santos, Daisy Lima de Souza; Menezes, Nívia Martins; Silva, Rodrigo Luduvice daMediante aos avanços tecnológicos, que provocaram mudanças no comportamento do consumidor, tornando-os mais exigentes com a influência das redes sociais, como o Instagram, estabelecendo maior credibilidade na experiência expostar por sua rede de contatos online persuadindo as decisão de compra, diminuindo assim a importância do que a marca diz sobre ela. As alterações no padrão de comunicação, acrescentando a ampliação da concorrência das marcas no ambiente virtual, dificultam a diferenciação, levando a necessidade de envolver o consumidor no aspecto emocional, na busca para conquistar, fidelizar, e criar conexão de intimidade e estima nos consumidores dentro da rede. Nesse sentido, a presente pesquisa, tem o intuito de idenficar e analisar às estratégias de branding, gestão de marca, que a Netflix utiliza para construir um relacionamento com os consumidores na rede social Instagram e que a torna uma marca amada, na qual empresas conqusitam para além de clientes, seguidores, fãs, progadores e defensores da marca. Com base na pesquisa bibliográfica sobre os conceitos de branding digital e seus desdobramentos, foram analisados para estudo os conteúdos postados no perfil do instagram da Netflix Brasil, e o relacionamento estabelecido entre marca e seguidor. Estas análises contribuíram para evidenciar o processo de posicionamento da empresa, sua comunicação e engajamento no ambiente virtual, e as estratégias de relacionamento que a tornou amada. No processo de estudo tornou-se perceptível que as redes sociais precisam que os dois atores se envolvam no processo de relaciomento, neste caso o seguidor e a organização, caso contrário não seria possível que uma instituição se estabeleça como marca amada dentro do instagram, influênciado a escolha da marca.
- ItemClima organizacional e sua influência na saúde mental do trabalhador: um estudo de caso em uma indústria no recôncavo baiano(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-11) Santos, Alison Soares dos; Santos, Daisy Lima de Souza; Menezes, Nívia Martins; Frisch, Maria Madalena da SilvaA compreensão dos impactos do clima organizacional na saúde mental dos colaboradores em uma indústria do Recôncavo Baiano é o cerne desta pesquisa. Seu objetivo central reside na investigação e compreensão dos modos pelos quais o ambiente organizacional, suas dinâmicas e interações interpessoais influenciam o bem-estar psicológico dos funcionários nesse contexto específico. Essa análise abarca diversos fatores, como o ambiente laboral, interações sociais, políticas corporativas e outros elementos pertinentes à relação entre clima organizacional e saúde mental dos colaboradores nesta indústria na região do Recôncavo Baiano. Por meio dessa abordagem mista, que combina métodos quantitativos e qualitativos, utilizando um estudo de caso descritivo, revisões bibliográficas e a aplicação de um questionário a uma amostra de 74 colaboradores, busca-se obter uma compreensão abrangente e profunda sobre os efeitos do clima organizacional na saúde mental dos colaboradores na parte administrativa da empresa. O levantamento de dados numéricos por meio do questionário e a obtenção de insights detalhados e contextuais por meio de abordagens qualitativas, como entrevistas e grupos focais, proporcionam uma análise holística e aprofundada do impacto do clima organizacional na saúde mental dos colaboradores. Os resultados apontaram um nível de estresse variando de moderado a alto entre os colaboradores, atribuído à ausência de políticas claras de promoção da saúde mental na empresa. Esta lacuna em diretrizes específicas para o cuidado da saúde psicológica dos funcionários parece ser um fator significativo no ambiente laboral estressante identificado na organização. Tais descobertas oferecem à empresa informações valiosas para direcionar esforços na resolução desses problemas. Considerando o nível de estresse observado, a empresa pode contemplar a implementação de estratégias específicas, como programas de apoio psicológico, workshops sobre gerenciamento de estresse e flexibilidade no ambiente de trabalho. O investimento na saúde mental dos colaboradores não apenas contribui para um ambiente laboral mais saudável, mas também para a produtividade e bem-estar geral da equipe.
- ItemComo o programa gestão de desempenho profissional – GDP Influencia no desenvolvimento ocupacional dos funcionários de uma agência bancária na capital baiana(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-13) Barboza, Thiago Caló; Silva , Rodrigo Luduvice da; Pin Jr, Otávio Roberto; Santos, Daisy Lima de SouzaApós a década inaugural do século XXI, as empresas passaram a demonstrar uma crescente consciência de que a qualificação dos seus colaboradores é um fator determinante para o sucesso das próprias corporações. Por essa razão, a gestão estratégica de recursos humanos tem adquirido status de relevância cada vez maior, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento das competências humanas e profissionais. O interesse por tal assunto vem impulsionando a realização de pesquisas e estudos, que resultam na formulação de uma corrente teórica defensora da gestão de pessoas com base em competências como um mecanismo para criar e sustentar vantagens na competitividade. Partindo do princípio de que o desempenho dos funcionários tende a ser melhor quando estão satisfeitos, a busca pela integração entre as metas estabelecidas pela direção e a satisfação pessoal dos trabalhadores se torna um dos maiores desafios enfrentados pelas organizações. É fundamental encontrar o equilíbrio entre essas duas dimensões, de forma a garantir que as metas sejam alcançadas e, ao mesmo tempo, proporcionar um ambiente de trabalho que promova a satisfação e o bem-estar dos colaboradores. Para além de tais constatações, vê-se que as empresas estão se adaptando às necessidades individuais dos funcionários, reconhecendo que cada pessoa tem diferentes aspirações, motivações e estilos de trabalho. Essa abordagem personalizada requer uma gestão flexível e uma cultura organizacional inclusiva, que valorize a diversidade e promova um ambiente de trabalho estimulante e colaborativo.
- ItemComportamento do consumidor online: um estudo sobre o perfil de consumo de estudantes de uma universidade pública(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-14) Silva, Diego Mercês; Santos, Daisy Lima de Souza; Ribeiro, Mônica Matos; Araújo, Ricardo Noia de; Silva, Rodrigo Luduvice daEste trabalho teve como objetivo identificar e analisar os fatores que influenciam a decisão de compra no mercado online e o comportamento de consumo por parte dos estudantes do curso de administração da Universidade pesquisada. Utilizaram-se, os de comportamento do consumidor de autores como Kotler e Keller (2012) e Solomon (2018). Desta forma, fomentando a necessidade de entender o modelo de consumo, através da teoria, tornando possível o desenvolvimento e possíveis estudos posteriores dentro ou fora da instituição. O método de investigação escolhido foi de natureza quantitativa de característica descritiva. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados o questionário do Google Forms. Outro fator essencial para a pesquisa foi a análise e informações da pesquisa de mercado nacional, Webshoppers, uma pesquisa voltada ao comércio virtual e a importância de ter vários produtos a disposição no meio virtual, como por exemplo, a Cauda Longa explicada por Anderson em 2004, que explica a importância de as lojas ter uma ampla vitrine. Os resultados apontaram que os fatores que mais influenciam na decisão de compra online foram: as promoções; site de confiança; o estilo de vida e os amigos. Predominando os fatores sociais e pessoais.
- ItemComportamento do consumidor online: um estudo sobre o perfil de consumo de estudantes de uma Universidade Pública(2021-07-14) Silva, Diego MercêsEste trabalho teve como objetivo identificar e analisar os fatores que influenciam a decisão de compra no mercado online e o comportamento de consumo por parte dos estudantes do curso de administração da Universidade pesquisada. Utilizaram-se, os de comportamento do consumidor de autores como Kotler e Keller (2012) e Solomon (2018). Desta forma, fomentando a necessidade de entender o modelo de consumo, através da teoria, tornando possível o desenvolvimento e possíveis estudos posteriores dentro ou fora da instituição. O método de investigação escolhido foi de natureza quantitativa de característica descritiva. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados o questionário do Google Forms. Outro fator essencial para a pesquisa foi a análise e informações da pesquisa de mercado nacional, Webshoppers, uma pesquisa voltada ao comércio virtual e a importância de ter vários produtos a disposição no meio virtual, como por exemplo, a Cauda Longa explicada por Anderson em 2004, que explica a importância de as lojas ter uma ampla vitrine. Os resultados apontaram que os fatores que mais influenciam na decisão de compra online foram: as promoções; site de confiança; o estilo de vida e os amigos. Predominando os fatores sociais e pessoais. Palavras-chave: E-commerce; Comportamento do consumidor; Perfil Universitário
- ItemComportamento do consumidor: um estudo sobre a influência das redes sociais na escolha de serviço de festas infantis(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-18) Almeida , Beatriz Barbosa de; Santos, Daisy Lima de Souza; Santos, Carina Araújo dos; Menezes, Nívia MartinsNeste trabalho monográfico, discute-se o comportamento do consumidor sob a perspectiva do estudo acerca da influência das redes sociais na escolha de serviço de festas infantis num estudo investigativo e analítico de feedbacks de experiências vividas entre os clientes que buscam serviço de festas infantis na cidade de Santo Antônio de Jesus, via redes sociais, mapeando quais as mais utilizadas para esse tipo de prestação serviço, detectando qual produto mais procurado nesse ramo (decoração, buffet, animação, etc), como se dá esse processo de escolha, e como os comentários (positivos e negativos) influenciam na decisão de compra em redes sociais, não esquecendo de analisar sobre como é o retorno das empresas frente a uma reputação online que é gerada que apresento este trabalho, ao qual, busca analisar o comportamento de empresas do ramo eventos (festas infantis) frente as opiniões de clientes sobre os seus serviços/produtos. O trabalho se inicia com uma breve abordagem introdutória a respeito do Comportamento do Consumidor, Redes Sociais e o processo de decisão de compra e Serviços de Festas Infantis, trabalhando conceitos e desenvolvendo um raciocínio fundamentado em teóricos que foram utilizados para fundamentar essa pesquisa como: Abreu Fonseca (2019), Samara e Morsch (2005), Kotler e Keller (2006). Ao final dessa análise se constata que o acesso à informação melhorou quantitativa e qualitativamente a obtenção desse bem de consumo que é desejado pela grande maioria das mães do mundo moderno, fazendo com que o cliente seja mais exigente. Dessa maneira, a empresa, além de necessitar trabalhar com produtos ou serviços de qualidade, precisa surpreender sua clientela. Percebe-se também que para atender bem esse tipo de consumidor, além da qualidade dos produtos é uma filosofia que deve estar enraizada nas mais diversas atividades de uma estrutura organizacional desse meio, sendo sempre um desafio determinante para a criação de estratégias de estudo para que se possa estabelecer dados e ordenar alternativas que seja, viáveis ao mercado.
- ItemCOVID-19: impactos produzidos no comércio de Nazaré(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-16) Cerqueira, Iago Roberto Santana de; Silva, Rodrigo Luduvice da; Santos, Daisy Lima de Souza; Palmeira, Jamili da SilvaA pandemia mundial, gerou impactos para diversos setores do comércio, em especial o setor de bares e restaurantes. Diante disso, o presente trabalho abordará a respeito da percepção do comércio na cidade Nazaré, mediante a pandemia do COVID-19. No intuito de compreender melhor sobre essa percepção, a pesquisa e o problema estão voltados para saber de que forma o comércio percebeu o impacto da pandemia do COVID-19. A busca por respostas se dará a partir do objetivo geral, que se propõe em identificar quais foram os impactos produzidos no comércio de Nazaré - BA, durante a pandemia do COVID-19, no setor de bares e restaurantes. Para alcançar esse objetivo foram estabelecidos como objetivos específicos: contextualizar o COVID-19 com foco para os impactos no comércio varejista, identificar quais foram as estratégias utilizadas por micro e pequenas empresas para minimização dos efeitos provocados pela pandemia e analisar quais foram os efeitos negativos provocados pela pandemia do COVID-19. A pesquisa tem como abordagem o estudo de caso, cujos dados foram obtidos por meio de pesquisas de levantamento bibliográfico e pesquisa de campo, utilizando-se da entrevista aplicada a partir de um questionário estruturado. Assim, com base nos resultados, concluiu-se que, a pandemia escancarou alguns problemas já existentes no comércio, como o índice de desemprego que já vinha aumentando nos anos anteriores ao cenário atual. No entanto, os resultados da pesquisa mostraram aceitação e importância das vendas digitais para o comércio, onde a tendência é que haja uma conciliação com a venda de forma presencial.
- ItemEEmployer branding: o papel da cultura organizacional na construção da marca empregadora para atrair a geração y(2020) França, Laís de Paula Evangelista daDada a volatilidade do mercado, atrair e reter talentos (ênfase na geração Y) tem se mostrado uma tarefa cada vez mais custosa, isto é, a taxa de turnover tem aumentado. A cultura organizacional exerce um papel importante dentro da atratividade do empregador e na construção do seu employer brand. Esta pesquisa tem o objetivo de investigar qual o papel da cultura organizacional na construção da marca empregadora para atrair a geração Y. A empresa do estudo de caso foi o Nubank e a pesquisa foi desenvolvida sustentada em três pilares: o que a empresa fala sobre sua cultura em seus pontos de contatos; o que as pessoas que trabalham ou já trabalharam falam sobre a cultura da empresa; e o que a geração Y busca em uma marca empregadora. A pesquisa é de caráter exploratório com procedimentos quali-quantitativos. Para tratar os dados, foi utilizado a análise de conteúdo e estatística descritiva. Os resultados obtidos mostraram que a empresa estudada possui uma cultura que é tida como a identidade da organização, podendo ser notada tanto pelo público interno, quanto pelo externo, sua cultura pode ser considerada um framework que sustenta sua marca empregadora e que a mesma possui os atributos que atraem a geração Y.
- ItemEmployer Branding: o papel da cultura organizacional na construção da marca empregadora para atrair a geração Y(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-14) França, Laís de Paula Evangelista da; Santos, Daisy Lima de Souza; Palmeira, Jamili da Silva; Silva, Rodrigo Luduvice daDada a volatilidade do mercado, atrair e reter talentos (ênfase na geração Y) tem se mostrado uma tarefa cada vez mais custosa, isto é, a taxa de turnover tem aumentado. A cultura organizacional exerce um papel importante dentro da atratividade do empregador e na construção do seu employer brand. Esta pesquisa tem o objetivo de investigar qual o papel da cultura organizacional na construção da marca empregadora para atrair a geração Y. A empresa do estudo de caso foi o Nubank e a pesquisa foi desenvolvida sustentada em três pilares: o que a empresa fala sobre sua cultura em seus pontos de contatos; o que as pessoas que trabalham ou já trabalharam falam sobre a cultura da empresa; e o que a geração Y busca em uma marca empregadora. A pesquisa é de caráter exploratório com procedimentos qualiquantitativos. Para tratar os dados, foi utilizado a análise de conteúdo e estatística descritiva. Os resultados obtidos mostraram que a empresa estudada possui uma cultura que é tida como a identidade da organização, podendo ser notada tanto pelo público interno, quanto pelo externo, sua cultura pode ser considerada um framework que sustenta sua marca empregadora e que a mesma possui os atributos que atraem a geração Y.
- ItemEmployer branding: o papel da cultura organizacional na construção da marca empregadora para atrair a geração Y(2021) França, Laís de Paula Evangelista daDada a volatilidade do mercado, atrair e reter talentos (ênfase na geração Y) tem se mostrado uma tarefa cada vez mais custosa, isto é, a taxa de turnover tem aumentado. A cultura organizacional exerce um papel importante dentro da atratividade do empregador e na construção do seu employer brand. Esta pesquisa tem o objetivo de investigar qual o papel da cultura organizacional na construção da marca empregadora para atrair a geração Y. A empresa do estudo de caso foi o Nubank e a pesquisa foi desenvolvida sustentada em três pilares: o que a empresa fala sobre sua cultura em seus pontos de contatos; o que as pessoas que trabalham ou já trabalharam falam sobre a cultura da empresa; e o que a geração Y busca em uma marca empregadora. A pesquisa é de caráter exploratório com procedimentos quali-quantitativos. Para tratar os dados, foi utilizado a análise de conteúdo e estatística descritiva. Os resultados obtidos mostraram que a empresa estudada possui uma cultura que é tida como a identidade da organização, podendo ser notada tanto pelo público interno, quanto pelo externo, sua cultura pode ser considerada um framework que sustenta sua marca empregadora e que a mesma possui os atributos que atraem a geração Y.
- ItemEmpreendedorismo feminino na capital do recôncavo: Perfil das empreendedoras de Santo Antônio de Jesus - BA e como utilizaram as redes sociais na pandemia de COVID-19 – Um estudo de caso.(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-14) Santos, Jéssica Oliveira dos; Frisch, Maria Madalena da Silva; Santos, Daisy Lima de Souza; Menezes, Nívia MartinsO empreendedorismo feminino vem se expandindo no Recôncavo, devido a situação financeira em relação a Pandemia de COVID-19. Este estudo tem como objetivo principal a compreensão do surgimento do empreendedorismo feminino no Recôncavo com ênfase em Santo Antônio de Jesus - BA na Pandemia, através de microempresas digitais, pelo ponto de vista de microempreendedoras, analisando o motivo que as levaram a empreender em meio a COVID 19, analisar as dificuldades, bem como compreender de que forma as mulheres se adaptaram em uma pandemia e empreenderam. Também foram estudados conflitos, as vantagens e suas perspectivas nesse período pandêmico. O estudo foi realizado com uma amostra constituída por 17 empreendedoras santo-antonienses, donas de negócios em diversos setores da economia do Recôncavo. E a maioria no eixo microempreendedoras individuais, e totalmente inseridas no meio digital. As empreendedoras utilizaram as redes sociais para e-commerce como estratégia e marketing, pois possibilitam uma relação mais próxima com o consumidor. A metodologia proposta foi a partir de um estudo de casos múltiplos interpretativo. Traçando o perfil das empreendedoras digitais santo antoninenses que reforçam a importância da mulher empreendedora enquanto agente transformadora da sociedade e para as futuras empreendedoras. Como resultado o perfil das empreendedoras santo antoninenses é o de mulher jovem (média em torno dos 18 a 29 anos), altamente escolarizada (a maioria com nível superior incompleto ou completo), sem filhos (em sua maioria) e negras ou pardas (predominante). Concluindo-se que as empreendedoras são motivadas a empreender por inúmeros fatores, principalmente por necessidade, acreditando no seu potencial.
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