Bacharelado em Administração - DCH5
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- ItemEEmployer branding: o papel da cultura organizacional na construção da marca empregadora para atrair a geração y(2020) França, Laís de Paula Evangelista daDada a volatilidade do mercado, atrair e reter talentos (ênfase na geração Y) tem se mostrado uma tarefa cada vez mais custosa, isto é, a taxa de turnover tem aumentado. A cultura organizacional exerce um papel importante dentro da atratividade do empregador e na construção do seu employer brand. Esta pesquisa tem o objetivo de investigar qual o papel da cultura organizacional na construção da marca empregadora para atrair a geração Y. A empresa do estudo de caso foi o Nubank e a pesquisa foi desenvolvida sustentada em três pilares: o que a empresa fala sobre sua cultura em seus pontos de contatos; o que as pessoas que trabalham ou já trabalharam falam sobre a cultura da empresa; e o que a geração Y busca em uma marca empregadora. A pesquisa é de caráter exploratório com procedimentos quali-quantitativos. Para tratar os dados, foi utilizado a análise de conteúdo e estatística descritiva. Os resultados obtidos mostraram que a empresa estudada possui uma cultura que é tida como a identidade da organização, podendo ser notada tanto pelo público interno, quanto pelo externo, sua cultura pode ser considerada um framework que sustenta sua marca empregadora e que a mesma possui os atributos que atraem a geração Y.
- ItemEmployer branding: o papel da cultura organizacional na construção da marca empregadora para atrair a geração Y(2021) França, Laís de Paula Evangelista daDada a volatilidade do mercado, atrair e reter talentos (ênfase na geração Y) tem se mostrado uma tarefa cada vez mais custosa, isto é, a taxa de turnover tem aumentado. A cultura organizacional exerce um papel importante dentro da atratividade do empregador e na construção do seu employer brand. Esta pesquisa tem o objetivo de investigar qual o papel da cultura organizacional na construção da marca empregadora para atrair a geração Y. A empresa do estudo de caso foi o Nubank e a pesquisa foi desenvolvida sustentada em três pilares: o que a empresa fala sobre sua cultura em seus pontos de contatos; o que as pessoas que trabalham ou já trabalharam falam sobre a cultura da empresa; e o que a geração Y busca em uma marca empregadora. A pesquisa é de caráter exploratório com procedimentos quali-quantitativos. Para tratar os dados, foi utilizado a análise de conteúdo e estatística descritiva. Os resultados obtidos mostraram que a empresa estudada possui uma cultura que é tida como a identidade da organização, podendo ser notada tanto pelo público interno, quanto pelo externo, sua cultura pode ser considerada um framework que sustenta sua marca empregadora e que a mesma possui os atributos que atraem a geração Y.
- ItemA influência da motivação no comprometimento organizacional na prestação de serviço médico hospitalar: um estudo de caso(2021) Ribeiro, Bruna da SilvaEsse estudo de caso tem como objetivo evidenciar a importância da promoção da motivação do indivíduo, visando o comprometimento organizacional e a qualidade do serviço médico hospitalar prestado pelos colaboradores. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva através da aplicação de um questionário aos colaboradores. A partir da análise dos dados coletados foi possível perceber que apesar dos retornos com índices positivos, algumas melhorias são necessárias para elevar os níveis de satisfação e motivação dos profissionais. Conclui-se que esse estudo de caso contribui para a consciência de comportamentos e desempenhos necessários para o estabelecimento de novas condutas, objetivando maiores níveis de comprometimento e qualidade no atendimento prestado. Refletindo a necessidade contínua do incentivo dos fatores motivacionais, independentemente da possibilidade de mensuração do retorno desses estímulos visto que perpassam pela acuidade individual dos colaboradores.
- ItemA influência da motivação no comprometimento organizacional na prestação de serviço médico hospitalar: um estudo de caso(2021-06) Ribeiro, Bruna da SilvaEsse estudo de caso tem como objetivo evidenciar a importância da promoção da motivação do indivíduo, visando o comprometimento organizacional e a qualidade do serviço médico hospitalar prestado pelos colaboradores. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva através da aplicação de um questionário aos colaboradores. A partir da análise dos dados coletados foi possível perceber que apesar dos retornos com índices positivos, algumas melhorias são necessárias para elevar os níveis de satisfação e motivação dos profissionais. Conclui-se que esse estudo de caso contribui para a consciência de comportamentos e desempenhos necessários para o estabelecimento de novas condutas, objetivando maiores níveis de comprometimento e qualidade no atendimento prestado. Refletindo a necessidade contínua do incentivo dos fatores motivacionais, independentemente da possibilidade de mensuração do retorno desses estímulos visto que perpassam pela acuidade individual dos colaboradores.
- ItemA influência da motivação no comprometimento organizacional na prestação de serviço médico hospitalar: um estudo de caso(Universidade do Estado da Bahia, 2021-06-29) Ribeiro, Bruna da Silva; Frisch, Maria Madalena da Silva; Silva, Rodrigo Luduvice da; Menezes, Nívia MartinsEsse estudo de caso tem como objetivo evidenciar a importância da promoção da motivação do indivíduo, visando o comprometimento organizacional e a qualidade do serviço médico hospitalar prestado pelos colaboradores. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva através da aplicação de um questionário aos colaboradores. A partir da análise dos dados coletados foi possível perceber que apesar dos retornos com índices positivos, algumas melhorias são necessárias para elevar os níveis de satisfação e motivação dos profissionais. Conclui-se que esse estudo de caso contribui para a consciência de comportamentos e desempenhos necessários para o estabelecimento de novas condutas, objetivando maiores níveis de comprometimento e qualidade no atendimento prestado. Refletindo a necessidade contínua do incentivo dos fatores motivacionais, independentemente da possibilidade de mensuração do retorno desses estímulos visto que perpassam pela acuidade individual dos colaboradores.
- ItemA percepção da comunidade interna da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus V - Santo Antônio de Jesus/Ba, quanto à gestão ambiental: um estudo de caso(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-05) Fonseca, Lucas Garcia Ramos; Menezes, Nívia Martins; Neto, João Evangelista do Nascimento; Frisch, Maria Madalena da SilvaOs Sistemas de Gestão Ambiental (SGA) vêm se mostrando cada vez mais necessários diante da escassez dos recursos naturais e do aumento da preocupação da sociedade com relação ao meio ambiente e à sustentabilidade, e os mesmos têm expandido sua aplicação para inúmeras áreas, podendo ser desenvolvidos em qualquer tipo de organização. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo geral entender a percepção da comunidade interna da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus V – Santo Antônio de Jesus/BA, com relação à gestão ambiental. Ao obter os resultados, a viabilidade da implantação de um SGA, na UNEB - Campus V, será avaliada, seguida pela análise dos fatores que poderiam interferir na lucidez das ações voltadas à questão ambiental. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, análise exploratória e descritiva, com aplicação de um questionário, que possuiu como entrevistados discentes, docentes e servidores técnicos/administrativos do Campus V. A pesquisa apontou em seus resultados, que grande parcela da amostra da comunidade reconhece que o Campus V / UNEB se preocupa com as questões ambientais, no entanto não nota ações de caráter ambiental em suas cidades. Foi possível traçar o perfil e entender o nível de aceitação da comunidade em relação ao tema, além de identificar marcadores que distinguem a percepção ambiental e de sustentabilidade, como o fator renda, idade e função dentro do campus, que demostraram influenciar no grau de colaboração e discernimento de ações já existentes e futuras ações envolvendo cuidado com o meio ambiente. Por fim, os resultados da pesquisa também apontaram receptividade por parte da comunidade interna com relação ao desenvolvimento de um programa voltado às questões ambientais, demostrando além da aceitação, um alto índice de concordância em colaborar com as ações do programa, além de atentarem para o que consideram indispensável na composição do SGA.
- ItemFormalizei e agora? Os impactos da formalização para Microempreendedores Individuais (MEI)(2021-07-13) Jesus, Daniel dos Santos deDiante da competitividade no cenário econômico, os Microempreendedores individuais (MEI) necessitam enxergar a sua importância para o desenvolvimento da economia, a manutenção dos seus negócios, e, por vezes não utilizam mecanismos organizacionais como: padronização de processos, controle financeiro, auxílio de gestão e nem tão pouco se dão conta de seu papel no cenário inicialmente destacado. O presente artigo busca identificar os principais fatores que impulsionaram a formalização e os impactos na atividade do MEI na região de Santo Antônio de Jesus/Ba entre os anos de 2013 a 2019. Optou-se por realizar uma pesquisa do tipo qualitativa descritiva. A pesquisa se deu através da aplicação de um questionário aos MEI’s que buscaram formalização tanto presencial quanto via internet no período da pesquisa. Os resultados mostraram que a maior influência para formalização foi a possibilidade de ter um CNPJ. Em relação aos impactos na atividade, por mais que a maioria dos respondentes tenham declarado estar satisfeitos, os empreendedores não perceberam mudanças significativas, sobretudo, nas vendas. Palavras-chaves: Microempreendedor Individual; Formalização; Impactos.
- ItemMotivação e clima organizacional: um estudo de caso na universidade do Estado da Bahia – Campus v(2021-07-13) Amleida, Jaqueline da Paixão deEste trabalho teve como objetivo analisar a relação do clima organizacional com os fatores motivacionais internos dos servidores da UNEB na realização de suas tarefas e identificar como essa relação interfere no dia a dia dos seus colaboradores, e nos resultados obtidos pela organização. Algumas teorias motivacionais, como as (teorias das necessidades humanas) de Abraham Maslow, (dos Dois fatores) de Frederick Herzberg e as (teorias X e Y) de Mc Gregor, foram abordadas na pesquisa, assim como pensamentos de autores que argumentaram e contribuíram sobre assuntos referentes ao clima organizacional e motivação, para o melhor entendimento e discussão dessa pesquisa. O estudo levou em consideração as perspectivas e opiniões dos colaboradores permanentes e temporários ativos no Campus V da UNEB. Como instrumento de coleta de dados, foi o utilizado o questionário, no qual foram consideradas afirmações referentes a 5 fatores internos ao ambiente de trabalho. O tipo de pesquisa abordada foi a descritiva com abordagem qualitativa por meio de estudo de caso, as análises foram realizadas por meio da estatística descritiva com uma adaptação da Escala de clima organizacional (ECO) de Martins (2004). Os resultados apontaram que fatores como: Liderança, Autonomia, Ambiente de trabalho e Trabalho em equipe, ajudam a manter um bom clima organizacional na instituição. Palavras-chave: Clima organizacional; Motivação; Organização
- ItemFormalizei e agora? Os impactos da formalização para microempreendedores individuais (MEI)(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-13) Jesus , Daniel dos Santos de; Santos, Daisy Lima de Souza; Andrade , Jamile de Jesus Souza; Palmeira, Jamili da SilvaDiante da competitividade no cenário econômico, os Microempreendedores individuais (MEI) necessitam enxergar a sua importância para o desenvolvimento da economia, a manutenção dos seus negócios, e, por vezes não utilizam mecanismos organizacionais como: padronização de processos, controle financeiro, auxílio de gestão e nem tão pouco se dão conta de seu papel no cenário inicialmente destacado. O presente artigo busca identificar os principais fatores que impulsionaram a formalização e os impactos na atividade do MEI na região de Santo Antônio de Jesus/Ba entre os anos de 2013 a 2019. Optou-se por realizar uma pesquisa do tipo qualitativa descritiva. A pesquisa se deu através da aplicação de um questionário aos MEI’s que buscaram formalização tanto presencial quanto via internet no período da pesquisa. Os resultados mostraram que a maior influência para formalização foi a possibilidade de ter um CNPJ. Em relação aos impactos na atividade, por mais que a maioria dos respondentes tenham declarado estar satisfeitos, os empreendedores não perceberam mudanças significativas, sobretudo, nas vendas.
- ItemMotivação e clima organizacional: um estudo de caso na Universidade do Estado da Bahia – Campus V(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-13) Almeida, Jaqueline da Paixão de; Santos, Daisy Lima de Souza; Neto, João Evangelista do Nascimento; Silva, Rodrigo Luduvice daEste trabalho teve como objetivo analisar a relação do clima organizacional com os fatores motivacionais internos dos servidores da UNEB na realização de suas tarefas e identificar como essa relação interfere no dia a dia dos seus colaboradores, e nos resultados obtidos pela organização. Algumas teorias motivacionais, como as (teorias das necessidades humanas) de Abraham Maslow, (dos Dois fatores) de Frederick Herzberg e as (teorias X e Y) de Mc Gregor, foram abordadas na pesquisa, assim como pensamentos de autores que argumentaram e contribuíram sobre assuntos referentes ao clima organizacional e motivação, para o melhor entendimento e discussão dessa pesquisa. O estudo levou em consideração as perspectivas e opiniões dos colaboradores permanentes e temporários ativos no Campus V da UNEB. Como instrumento de coleta de dados, foi o utilizado o questionário, no qual foram consideradas afirmações referentes a 5 fatores internos ao ambiente de trabalho. O tipo de pesquisa abordada foi a descritiva com abordagem qualitativa por meio de estudo de caso, as análises foram realizadas por meio da estatística descritiva com uma adaptação da Escala de clima organizacional (ECO) de Martins (2004). Os resultados apontaram que fatores como: Liderança, Autonomia, Ambiente de trabalho e Trabalho em equipe, ajudam a manter um bom clima organizacional na instituição.
- ItemComportamento do consumidor online: um estudo sobre o perfil de consumo de estudantes de uma Universidade Pública(2021-07-14) Silva, Diego MercêsEste trabalho teve como objetivo identificar e analisar os fatores que influenciam a decisão de compra no mercado online e o comportamento de consumo por parte dos estudantes do curso de administração da Universidade pesquisada. Utilizaram-se, os de comportamento do consumidor de autores como Kotler e Keller (2012) e Solomon (2018). Desta forma, fomentando a necessidade de entender o modelo de consumo, através da teoria, tornando possível o desenvolvimento e possíveis estudos posteriores dentro ou fora da instituição. O método de investigação escolhido foi de natureza quantitativa de característica descritiva. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados o questionário do Google Forms. Outro fator essencial para a pesquisa foi a análise e informações da pesquisa de mercado nacional, Webshoppers, uma pesquisa voltada ao comércio virtual e a importância de ter vários produtos a disposição no meio virtual, como por exemplo, a Cauda Longa explicada por Anderson em 2004, que explica a importância de as lojas ter uma ampla vitrine. Os resultados apontaram que os fatores que mais influenciam na decisão de compra online foram: as promoções; site de confiança; o estilo de vida e os amigos. Predominando os fatores sociais e pessoais. Palavras-chave: E-commerce; Comportamento do consumidor; Perfil Universitário
- ItemBranding digital: uma análise sobre o relacionamento da Netflix no Instagram como estratégia para construção de uma marca amada(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-14) Luz, Thaís Oliveira da; Santos, Daisy Lima de Souza; Menezes, Nívia Martins; Silva, Rodrigo Luduvice daMediante aos avanços tecnológicos, que provocaram mudanças no comportamento do consumidor, tornando-os mais exigentes com a influência das redes sociais, como o Instagram, estabelecendo maior credibilidade na experiência expostar por sua rede de contatos online persuadindo as decisão de compra, diminuindo assim a importância do que a marca diz sobre ela. As alterações no padrão de comunicação, acrescentando a ampliação da concorrência das marcas no ambiente virtual, dificultam a diferenciação, levando a necessidade de envolver o consumidor no aspecto emocional, na busca para conquistar, fidelizar, e criar conexão de intimidade e estima nos consumidores dentro da rede. Nesse sentido, a presente pesquisa, tem o intuito de idenficar e analisar às estratégias de branding, gestão de marca, que a Netflix utiliza para construir um relacionamento com os consumidores na rede social Instagram e que a torna uma marca amada, na qual empresas conqusitam para além de clientes, seguidores, fãs, progadores e defensores da marca. Com base na pesquisa bibliográfica sobre os conceitos de branding digital e seus desdobramentos, foram analisados para estudo os conteúdos postados no perfil do instagram da Netflix Brasil, e o relacionamento estabelecido entre marca e seguidor. Estas análises contribuíram para evidenciar o processo de posicionamento da empresa, sua comunicação e engajamento no ambiente virtual, e as estratégias de relacionamento que a tornou amada. No processo de estudo tornou-se perceptível que as redes sociais precisam que os dois atores se envolvam no processo de relaciomento, neste caso o seguidor e a organização, caso contrário não seria possível que uma instituição se estabeleça como marca amada dentro do instagram, influênciado a escolha da marca.
- ItemEmployer Branding: o papel da cultura organizacional na construção da marca empregadora para atrair a geração Y(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-14) França, Laís de Paula Evangelista da; Santos, Daisy Lima de Souza; Palmeira, Jamili da Silva; Silva, Rodrigo Luduvice daDada a volatilidade do mercado, atrair e reter talentos (ênfase na geração Y) tem se mostrado uma tarefa cada vez mais custosa, isto é, a taxa de turnover tem aumentado. A cultura organizacional exerce um papel importante dentro da atratividade do empregador e na construção do seu employer brand. Esta pesquisa tem o objetivo de investigar qual o papel da cultura organizacional na construção da marca empregadora para atrair a geração Y. A empresa do estudo de caso foi o Nubank e a pesquisa foi desenvolvida sustentada em três pilares: o que a empresa fala sobre sua cultura em seus pontos de contatos; o que as pessoas que trabalham ou já trabalharam falam sobre a cultura da empresa; e o que a geração Y busca em uma marca empregadora. A pesquisa é de caráter exploratório com procedimentos qualiquantitativos. Para tratar os dados, foi utilizado a análise de conteúdo e estatística descritiva. Os resultados obtidos mostraram que a empresa estudada possui uma cultura que é tida como a identidade da organização, podendo ser notada tanto pelo público interno, quanto pelo externo, sua cultura pode ser considerada um framework que sustenta sua marca empregadora e que a mesma possui os atributos que atraem a geração Y.
- ItemComportamento do consumidor online: um estudo sobre o perfil de consumo de estudantes de uma universidade pública(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-14) Silva, Diego Mercês; Santos, Daisy Lima de Souza; Ribeiro, Mônica Matos; Araújo, Ricardo Noia de; Silva, Rodrigo Luduvice daEste trabalho teve como objetivo identificar e analisar os fatores que influenciam a decisão de compra no mercado online e o comportamento de consumo por parte dos estudantes do curso de administração da Universidade pesquisada. Utilizaram-se, os de comportamento do consumidor de autores como Kotler e Keller (2012) e Solomon (2018). Desta forma, fomentando a necessidade de entender o modelo de consumo, através da teoria, tornando possível o desenvolvimento e possíveis estudos posteriores dentro ou fora da instituição. O método de investigação escolhido foi de natureza quantitativa de característica descritiva. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados o questionário do Google Forms. Outro fator essencial para a pesquisa foi a análise e informações da pesquisa de mercado nacional, Webshoppers, uma pesquisa voltada ao comércio virtual e a importância de ter vários produtos a disposição no meio virtual, como por exemplo, a Cauda Longa explicada por Anderson em 2004, que explica a importância de as lojas ter uma ampla vitrine. Os resultados apontaram que os fatores que mais influenciam na decisão de compra online foram: as promoções; site de confiança; o estilo de vida e os amigos. Predominando os fatores sociais e pessoais.
- ItemFatores que influenciam na motivação:um estudo de caso na comercial de ferragens São Luís, em Santo Antônio de Jesus -Bahia de jesus – BA(2021-07-15) Santos, Ednaldo Francisco dosCom o objetivo de saber quais fatores interferem na motivação dos trabalhadores do setor de utilidades, na comercial São Luís, analisando os aspectos motivacionais e desmotivacionais dos funcionários, bem como propor sugestões que vise melhorar a motivação organizacional, este estudo examinou como a motivação influencia no comportamento dos funcionários do departamento de utilidades, da empresa Comercial São Luís, localizada na rua Landulfo Alves, n° 51/69, no estado da Bahia, na cidade de Santo Antônio de Jesus-BA. Para tal, foram abordadas as principais teorias motivacionais, que permitiram analisar fatores capazes de motivar os funcionários e que, quando aplicados de forma eficiente, fazem com que os comportamentos sejam motivados gerando a sinergia necessária para o alcance de metas e objetivos. Os dados foram levantados através de um questionário de pesquisa, de abordagem quantitativa e de natureza explicativa. Com este estudo concluiu-se que o comportamento dos colaboradores é influenciado por fatores internos e externos e, portanto, é preciso compreender as teorias motivacionais, conhecer as necessidades de cada perfil e tentar aplicar os melhores métodos de acordo com os objetivos organizacionais e das necessidades de seus colaboradores. Palavras-chave: Motivação. Necessidades. Comportamento organizacional. Fatores motivacionai
- ItemA percepção dos alunos de graduação, da Universidade Do Estado Da Bahia – UNEB, Campus V em Santo Antônio de Jesus/BA, sobre a logística reversa(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-15) Arrais, André Luis de Jesus; Menezes, Nívia Martins; Frisch, Maria Madalena da Silva; Bittencour, Camila FerreiraA pesquisa teve como objetivo geral avaliar a percepção dos alunos de graduação, da UNEB, Campus V em Santo Antônio de Jesus/Ba, sobre a logística reversa. Para alcançar este objetivo o trabalho adotou como referencial teórico os temas logísticos, logística reversa e educação ambiental. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória e a pesquisa descritiva, bem como foram aplicados questionário com os discentes. Destacam-se os principais resultados desse trabalho: a maioria dos graduandos informaram conhecer a logística reversa e consideram que esta representa o consumo sustentável, a produção eficiente e ecológica e a redução da quantidade de lixo enviada aos aterros. Citaram como alguns dos benefícios da logística reversa a contribuição para diminuir a poluição do solo, água e ar. Os estudantes que a praticam, optam por fazer a seleção do lixo e o reaproveitamento de recipientes de vidro, plástico e alumínios. Ressalta-se que, muitos discentes apesar de informarem conhecer o assunto, não a praticam, visto que não se preocupam em realizar a separação seletiva do lixo produzido em sua residência, nem realizar o descarte correto de pilhas, baterias de celulares, computadores, notebooks, smartphones, eletrodomésticos e móveis. Em relação ao consumo consciente, essa cultura, não foi percebida nos respondentes, que informaram não ter a preocupação em escolher produtos com embalagens renováveis que agridam menos ao meio ambiente e nem tem a preocupação de, ao comprar, dar preferência a empresas que preservam o meio ambiente. Outro resultado importante, é que os graduandos acreditam que o ensino sobre a educação ambiental é fundamental, além de demonstrarem interesse em participar de ações voltadas a essa temática. Também foi observado que mesmo aqueles alunos que não têm conhecimento sobre a logística reversa afirmaram a sua importância.
- ItemQualidade de vida no trabalho: fator decisivo no desempenho dos profissionais?(2021-07-16) Ramos, Dionaide Leal da CruzTendo em vista que a Qualidade de vida no trabalho é um agente responsável pela motivação dos funcionários e também resultado do desempenho organizacional, o trabalho teve como tema QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: fator decisivo no desempenho dos profissionais? De modo a investigar de que forma a qualidade de vida no trabalho contribui para melhorar o desempenho dos profissionais na organização. Para tanto, é necessário identificar quais fatores influenciam a qualidade de vida no trabalho, avaliar a percepção dos profissionais em relação à QVT e analisar qual a influência da QVT no desempenho organizacional. Realizou-se, então, uma pesquisa utilizando um estudo de caso em uma empresa do ramo de internet, com o intuito de identificar como o fenômeno se apresenta na empresa pesquisada. Foi aplicado questionário para os funcionários e aplicado entrevista para a gerente do setor comercial da empresa pesquisa. Como resultados, verificou-se que os funcionários estão satisfeitos com o que a empresa oferece, e com isso, eles trabalham com mais disposição, tem mais propósito na organização, consequentemente, tendem a melhorar seu desempenho. Os fatores que mais apareceram na pesquisa em relação à motivação foram: salários, carga horária de trabalho adequada, disponibilidade da liderança em ajudar, satisfação com as atividades realizas, conhecimento adquirido na organização, estrutura física, oportunidade de carreira, relacionamento entre pares, entre outros. Palavras-chave: Qualidade de vida no trabalho. Satisfação. Desempenho
- ItemQualidade de vida no trabalho: fator decisivo no desempenho dos profissionais?(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-16) Ramos, Dionaide Leal da Cruz; Santos, Daisy Lima de Souza; Silva, Rodrigo Luduvice daTendo em vista que a Qualidade de vida no trabalho é um agente responsável pela motivação dos funcionários e também resultado do desempenho organizacional, o trabalho teve como tema QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: fator decisivo no desempenho dos profissionais? De modo a investigar de que forma a qualidade de vida no trabalho contribui para melhorar o desempenho dos profissionais na organização. Para tanto, é necessário identificar quais fatores influenciam a qualidade de vida no trabalho, avaliar a percepção dos profissionais em relação à QVT e analisar qual a influência da QVT no desempenho organizacional. Realizou-se, então, uma pesquisa utilizando um estudo de caso em uma empresa do ramo de internet, com o intuito de identificar como o fenômeno se apresenta na empresa pesquisada. Foi aplicado questionário para os funcionários e aplicado entrevista para a gerente do setor comercial da empresa pesquisa. Como resultados, verificou-se que os funcionários estão satisfeitos com o que a empresa oferece, e com isso, eles trabalham com mais disposição, tem mais propósito na organização, consequentemente, tendem a melhorar seu desempenho. Os fatores que mais apareceram na pesquisa em relação à motivação foram: salários, carga horária de trabalho adequada, disponibilidade da liderança em ajudar, satisfação com as atividades realizas, conhecimento adquirido na organização, estrutura física, oportunidade de carreira, relacionamento entre pares, entre outros.
- ItemCOVID-19: impactos produzidos no comércio de Nazaré(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-16) Cerqueira, Iago Roberto Santana de; Silva, Rodrigo Luduvice da; Santos, Daisy Lima de Souza; Palmeira, Jamili da SilvaA pandemia mundial, gerou impactos para diversos setores do comércio, em especial o setor de bares e restaurantes. Diante disso, o presente trabalho abordará a respeito da percepção do comércio na cidade Nazaré, mediante a pandemia do COVID-19. No intuito de compreender melhor sobre essa percepção, a pesquisa e o problema estão voltados para saber de que forma o comércio percebeu o impacto da pandemia do COVID-19. A busca por respostas se dará a partir do objetivo geral, que se propõe em identificar quais foram os impactos produzidos no comércio de Nazaré - BA, durante a pandemia do COVID-19, no setor de bares e restaurantes. Para alcançar esse objetivo foram estabelecidos como objetivos específicos: contextualizar o COVID-19 com foco para os impactos no comércio varejista, identificar quais foram as estratégias utilizadas por micro e pequenas empresas para minimização dos efeitos provocados pela pandemia e analisar quais foram os efeitos negativos provocados pela pandemia do COVID-19. A pesquisa tem como abordagem o estudo de caso, cujos dados foram obtidos por meio de pesquisas de levantamento bibliográfico e pesquisa de campo, utilizando-se da entrevista aplicada a partir de um questionário estruturado. Assim, com base nos resultados, concluiu-se que, a pandemia escancarou alguns problemas já existentes no comércio, como o índice de desemprego que já vinha aumentando nos anos anteriores ao cenário atual. No entanto, os resultados da pesquisa mostraram aceitação e importância das vendas digitais para o comércio, onde a tendência é que haja uma conciliação com a venda de forma presencial.
- ItemPolíticas de gestão de pessoas e sua influência no cumprimento dos objetivos organizacionais(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-16) Reis, Mariangela Nascimento; Santos , Daisy Lima de Souza; Silva, Rodrigo Luduvice daTendo em vista que não é suficiente uma organização possuir somente objetivos definidos, mas também saber como direcionar os colaboradores para tais finalidades. Pesquisa-se sobre as políticas de gestão de pessoas, de modo a investigar a influência das Políticas de Gestão de Pessoas no cumprimento dos objetivos organizacionais. Para tanto é necessário identificar quais as políticas de Gestão de pessoas utilizadas na organização, descrever como os resultados das políticas de gestão de pessoas são alcançados e verificar como os profissionais se sentem em relação aos objetivos organizacionais. Realizou-se então uma pesquisa de natureza qualitativa-quantitativa com característica descritiva em duas empresas do ramo da saúde, utilizando-se questionários online por meio da ferramenta google forms para a coleta de dados. Diante disso, verifica-se que as políticas alteram o comportamento, ambiente, satisfação dos colaboradores e consequentemente o trabalho realizado por eles, pois se não lhes forem dadas as devidas condições de trabalho e tratamento, bem como integrar os colaboradores e difundir os objetivos, essas metas organizacionais jamais serão alcançadas. Foram identificadas na organização as políticas de envolvimento, Treinamento e Desenvolvimento, Condições de Trabalho e Recompensa, e verificou-se que os profissionais têm um sentimento positivo em relação aos objetivos organizacionais. Desta forma os resultados apontaram que as políticas de gestão de pessoas e Objetivos organizacionais, é um complementar ao outro, pois são necessários objetivos claros e definidos para que as políticas possam alcança-los.