Bacharelado em Ciências Contábeis - DEDC7
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- ItemA Adoção das Normas Internacionais de Contabilidade pelas micro e pequenas empresas: um estudo na Microregião de Senhor do Bonfim(Universidade do Estado da Bahia, 2014-08-05) Menezes, Auziêne Oliveira de; Pinheiro, Francisco Marton Gleusson; Pereira, Daniel de Jesus; Bonfim, Tânia Ferreira dos SantosO atual estágio que se encontra a evolução dos normativos contábeis, em nível mundial, exige da classe contábil um comportamento coerente com este cenário. O processo de harmonização contábil aos padrões internacionais gerou e continua gerando discussões pelos contabilistas de todo o país, onde se têm discutido as práticas contábeis divergentes e os problemas ocasionados por essas divergências. A pesquisa teve como objetivo geral identificar à aderência as normas internacionais de contabilidade para PMEs por parte dos profissionais contábeis de cidades da microrregião de Senhor do Bonfim. Os procedimentos adotados na presente pesquisa se deram por meio da revisão literária, bem como por meio da aplicação de questionários aos contadores de Cidades da região de Senhor do Bonfim. A mesma buscou por meio da análise qualitativa identificar a aderência dos contadores das cidades descritas quanto à utilização das normas contábeis para PMEs depois da convergência para os padrões internacionais. Por fim constatou-se que a classe contábil da região estudada tanto técnicos quanto contadores tem ciência da convergência dos normativos contábeis, porém não aderem a essas normas. Acredita-se que novos estudos sejam oportunos, de forma a ampliar o escopo regional e se aprofundar acerca do tema.
- ItemA afetividade no processo de ensino-aprendizagem das ciências contábeis(Universidade do Estado da Bahia, 2014-07) Santos, Maria Reginalva Alves dos; Letti, Ariel Gustavo; Bomfim, Tânia Ferreira dos Santos; Nascimento, LeandroO presente estudo teve como objetivo identificar se há afetividade no processo ensino aprendizagem no 6º semestre do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual da Bahia, Campus VII Senhor do Bonfim. Buscou refletir sobre as implicações e influências da afetividade na relação educador e educando, com o intuito de entender melhor como acontece essa relação afetiva na sala de aula e como contribui na aprendizagem dos discentes. Também foram analisadas como eram as situações de afeto e quais os procedimentos utilizados na prática em sala de aula. Com esse trabalho, buscouse refletir de que forma ocorria essa afetividade e se a mesma estava relacionada com a aprendizagem. Nesse contexto foi também necessário conhecer os fatores que facilitam a afetividade na relação professor e alunos. Portanto, percebe a importância que tem a afetividade na prática docente, daí chegar aos objetivos propostos durante esse trabalho de pesquisa. A metodologia utilizada nesse trabalho foi à pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa. Diante dos resultados obtidos através da coleta de dados, foi possível perceber que a afetividade se faz presente no contexto da sala de aula, auxiliando assim na aprendizagem.
- ItemA atuação dos controladores internos em três municípios da 13ª inspetoria regional de controle externo de Senhor do Bonfim(Universidade do Estado da Bahia, 2010-03-25) Oliveira, Camilo Simões Amaral; Pinheiro, Francisco Marton G.; Regis, Franklin Rami Cavalcanti Oliveira; Silva, Cleide Carneiro Alves daO presente estudo tem como finalidade avaliar a atuação dos controladores internos em três Prefeituras da 13ª. Inspetoria de Controle Externo de Senhor do Bonfim, tendo como objetivo geral verificar de que forma o controle interno pode se tornar um instrumento eficiente e eficaz, auxiliando o gestor público na tomada de decisões. A metodologia escolhida partiu da realização de uma pesquisa bibliográfica, onde se buscou analisar os conceitos, características, bem como a fundamentação legal do controle interno voltado à administração pública, além de demonstrar alguns setores da administração pública onde o controle interno deve atuar. Oportunamente foram descritos os principais setores em que o controle interno deve atuar e os procedimentos específicos para cada um. Para avaliar a atuação dos controladores internos foi necessário fazer um estudo de caso em três municípios dessa Inspetoria, cujo não fora divulgado os nomes, a fim de preservar a identidade dos profissionais envolvidos, bem como a precisão das respostas obtidas. A pesquisa revelou que o controle interno nos municípios pesquisados funciona de forma ineficiente, onde a falta de pessoal é um dos principais problemas. Assim, conclui-se que a deficiência de controle interno em determinadas áreas enfraquece a administração pública, tendo como consequência possíveis ocorrências de erros, desvios ou fraudes.
- ItemA certificação digital como mecanismo de controle tributário das empresas(Universidade do Estado da Bahia, 2015-10-14) Miranda, Luara Macedo dos Santos; Dourado, Thaíse Vasconcelos; Souza, Jorge Adriano Ferreira de; Santos, Francisco Arapiraca dosO presente trabalho de pesquisa tem por objetivo apresentar a certificação digital, destacando os benefícios que ela confere à informação contábil, motivos pelos quais ela tem apresentado uma crescente importância no ramo da Contabilidade. Paralelamente à isso, buscou-se aqui analisar a certificação digital sob a ótica do controle tributário efetuado pelas autoridades fiscalizadoras. Para a consecução desses objetivos, fez-se necessário estudar os principais conceitos relacionados a certificação digital, bem como fazer uma breve análise do projeto SPED – Sistema Público de Escrituração Digital – que está intimamente vinculado ao tema e, em seguida, fez-se necessário buscar dados sobre a sonegação fiscal no Brasil. Este trabalho caracteriza-se como descritivo, bibliográfico e qualitativo. A metodologia utilizada foi a análise dos relatórios de fiscalização da Receita Federal do Brasil, do período compreendido entre 2010 e 2014. Observou-se com a análise empreendida que a utilização compulsória da certificação digital favoreceu um aumento na constituição do crédito tributário autuado pela fiscalização, durante o período analisado, sugerindo que esta exigência tenha sido uma medida com vistas a aumentar a arrecadação tributária no país.
- ItemA contabilidade como instrumento no desenvolvimento e gestão das entidades do terceiro setor: um estudo de caso no Instituto Presbiteriano de Educação Lírio dos Vales(Universidade do Estado da Bahia, 2014-12-16) Silva, Ariani Amorim da; Letti, Ariel Gustavo; Souza, Jorge Adriano; Nascimento , LeandroEsta monografia de conclusão de curso tem como objetivo, inicialmente, analisar os conceitos, e os aspectos gerais do Terceiro Setor e outras informações inerentes ao assunto e como o uso da contabilidade pode auxiliar no processo de gestão nas organizações, nesse caso no Instituto Presbiteriano de Educação Lírio dos Vales, uma organização sem fins lucrativos na área da educação Em seguida é apresentada ao leitor as demonstrações contábeis que são obrigatórias nas entidades de Terceiro Setor. O presente trabalho também pretende demonstrar como é feita a gestão no Terceiro Setor e todas as suas dificuldades. A metodologia desenvolvida foi realizada por pesquisa bibliográfica através de livros, artigos, pesquisas na internet, pesquisa de campo com aplicação de questionários aos membros dos conselhos que compõe o Instituto, sendo eles, Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e Diretoria Executiva. A contabilidade é um instrumento essencial para o desenvolvimento e gestão das entidades do Terceiro Setor, através da informações fornecidas pelas demonstrações contábeis. A pesquisa revela que o conhecimento dos membros dos conselho sobre as demonstrações contábeis é escasso. Um maior interesse por parte dos membros facilitaria o processo de gestão e ajudaria no crescimento do Instituto.
- ItemA contribuição do Ensino Superior para o desenvolvimento intelectual e profissional: um levantamento realizado com os egressos do Curso de Ciências Contábeis da UNEB de Senhor do Bonfim(Universidade do Estado da Bahia, ) Jesus, Sidnéa Oliveira de; Pinheiro, Francisco Marton Gleuson; Filho, Raimundo Nonato Lima; Carmo, Romilson Moreira doEsta pesquisa tem como objetivo identificar a contribuição do curso de Ciências Contábeis da UNEB de Senhor do Bonfim, para o desenvolvimento profissional e intelectual de egressos. Para alcançar tal objetivo, adotou-se um estudo descritivo realizado por meio de pesquisa bibliográfica, levantamento e aplicação de um questionário junto aos egressos de Ciências Contábeis dos semestres 2009.1 a 2013.2 com questões objetivas e abordagem qualitativa. Os resultados encontrados demonstram que para 83% dos respondentes o curso ressaltou a valorização salarial e as oportunidades de emprego, ao mesmo tempo desenvolveu a capacidade de trabalhar em equipe e de saber comunicar-se com eficiência por escrito e oralmente. Tendo apontado como pontos negativos as aulas relacionadas com a prática contábil e a ausência de um meio de manter contato com a Instituição de Ensino Superior após o término do curso. Diante disso, acredita-se que esses resultados contribuem para que a Instituição de Ensino Superior conheça a real situação dos profissionais que tem colocado no mercado de trabalho de forma a, analisar se a metodologia utilizada adequa-se a necessidade do profissional e da sociedade. Novos estudos podem ser realizados com a ampliação da amostra, principalmente resultantes de comparação entre instit
- ItemA importância do profissional contábil na informação que gera o direito previdenciário ao trabalhador(Universidade do Estado Bahia, 2010-03-24) Silva , Luciano Marques da; Pereira , Daniel de Jesus; Silva , Cleide Carneiro Alves da; Regis, Franklin Rami Cavalcanti OliveiraEsta monografia tem como objetivo desenvolver, uma análise bibliográfica e descritiva sobre a importância do profissional contábil responsável pela obrigação acessória na informação que gera a obtenção do direito previdenciário ao trabalhador empregado. A pesquisa histórica permite identificar, resgatar e analisar marcos relevante da importância do profissional contábil na informação que gera o direito previdenciário ao trabalhador empregado. Em função do exposto, este trabalho apresenta o resultado de pesquisa realizado nas áreas de contabilidade e direito previdenciários de um escritório de contabilidade do município de Campo Formoso-BA. A presente pesquisa buscará revelar a importância do profissional contábil nos direitos previdenciários e a necessidade de manter-se informado a todo o momento, pois uma das suas funções é fornecer aos usuários, independentemente de sua natureza, um conjunto básico de informações que por direito deveria atender igualmente bem a todos os tipos de usuários. Identificar quais informações a empresa ou cliente necessita, pois na área contábil a informação é um dos princípios fundamentais que possibilita a qualidade da decisão e diminui a incerteza do gestor. O uso eficiente da informação como um recurso é considerado como o confronto entre os custos associados com a produção da informação e os benefícios derivados de seu uso.
- ItemA importância dos laudos periciais nas decisões judiciais: estudo de caso realizado na cidade de Senhor do Bonfim - BA(Universidade do Estado da Bahia, 2013-07-08) Guimarães, Uilcinara Ribeiro; Santos, Leandro do Nascimento; Arapiraca, Francisco Arapiraca; Lima, RaimundoEsta pesquisa monográfica tem por finalidade demonstrar a importância da boa elaboração e qualidade dos Laudos Periciais Contábeis, que são de suma importância no que diz respeito à tomada de decisão do Juiz. Sendo o laudo seu maior suporte instrumental que oferece informações precisas, narrando fatos ocorridos, servindo este como prova documental formalizada através da investigação do perito contador. Com o Objetivo de elucidar e solucionar conflitos quando esses estão relacionados com questões técnicas de ordem patrimonial. Procura-se mostrar a importância da prova dentro de um processo como princípios legais utilizados pelas partes na solução das controvérsias. Alguns conceitos e história sobre perícia judicial contábil e a função do Perito Contador são apresentados, além dos requisitos recomendáveis para o exercício dessa especialidade dentro da Ciência Contábil. Finalizando a pesquisa com mostra dos trabalhos realizados em campo através de gráficos ilustrativos, os quais mostram que o perito tem como objeto central, a busca de elementos que vão permitir conclusões claras referentes às questões submetidas à averiguação.
- ItemA percepção dos alunos da UNEB acerca das características qualitativas da informação contábil sob a luz da resolução 1.374/11 do CFC(Universidade do Estado da Bahia, 2014-08-08) Silva, Pablo de Aquino; Nascimento, Leandro Santos; Bomfim, Tânia Ferreira dos S.; Pereira, Daniel de JesusEste trabalho tem como objetivo verificar a percepção dos alunos do curso de ciências contábeis acerca das informações contidas nas demonstrações contábeis úteis no aprimoramento da vida acadêmica e na carreira de futuro contador. A utilidade dessa informação será mensurada levando-se em consideração as características qualitativas da informação contábil, uma vez que, segundo a Resolução CFC 1374/11, a informação contábil será considerada útil se possuir todos os atributos qualitativos da informação como Relevância, Representação Fidedigna, Comparabilidade, Verificabilidade, Tempestividade e Compreensibilidade. Esta pesquisa parte do pressuposto que, o futuro profissional na área contábil deve aprender e aprimorar seus conhecimentos qualitativos antes de partir para o mercado. Desta forma esta pesquisa torna-se relevante porque vem mostrar a percepção dos alunos a respeito da informação contábil. O método utilizado foi o indutivo. Foi aplicado um questionário aos alunos do 6° e 8° semestres do curso de ciências contábeis da UNEB, que foram escolhidos a partir de amostragem aleatória simples, tendo como respondentes um total de 50 alunos. Foi verificado que os alunos do curso de Ciências Contábeis apresentaram o resultado satisfatório ao problema proposto, os quais concordaram através do questionário com a grande maioria das perguntas levantadas, obtendo assim resultado positivo.
- ItemAnálise dos periódicos de Contabilidade com estrato "A" no Qualis-Caps(Universidade do Estado da Bahia, 2014-08-08) Barbosa, Jeisica Gomes; Filho, Raimundo Nonato Lima; Silva, Denise Mendes da; Amorim, Ricardo José Rocha; Pinheiro, Francisco Marton GleusonOs periódicos científicos assumem um papel de fundamental importância para a disseminação do conhecimento de forma contínua e atualizada. O presente estudo propõe-se a analisar os periódicos científicos de Contabilidade classificados no Estrato “A” no sistema Qualis/Capes, sob o ponto de vista do desempenho (forma). No triênio de 2010-2012. A metodologia utilizada foi método descritivo, com abordagem quantitativa. Do total de 185 títulos no estrato A1 e 198 no A2 da área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo, 20 foram identificados como de Contabilidade. Para obtenção dos resultados aplicou-se o método de avaliação proposto pelo Qualis/Capes e o Krzyzanowski e Ferreira (1998) para tratamento e análise dos dados, procurando identificar os aspectos relacionados ao desempenho das revistas. O estudo observou que o relacionamento entre o desempenho do periódico e as variáveis, estratificação Qualis/Capes e número de indexadores vinculados foram significativos, de acordo com análise de correlação de Spearman. Os resultados apontam que dos periódicos envolvidos na pesquisa, dos produzidos no Brasil nenhum possui indexador em base de dados ISI/JCR ou Scopus/SCImago, já os periódicos internacionais todos são indexados nas duas bases. Outra constatação foi que a métrica Qualis/Capes é baseada, praticamente, por variáveis da dimensão formal. Acreditando na importância do tema para a Contabilidade o presente trabalho foi desenvolvido para a fomentação de estudos a respeito da avaliação da qualidade da produção científica. A contribuição do estudo está em ajudar os periódicos de níveis inferiores a adotar estratégias em alcançar o estrato superior.
- ItemApuração de resultado e controle na agricultura familiar do perimetro irrigado de Ponto Novo(Universidade do Estado da Bahia, 2016-06-15) Gomes, João Sérgio Pereira da Silva; Santos, Leandro do Nascimento; Costa, Rita Regina Marques; Dourado, Thaise VasconcelosA agricultura familiar sempre foi importante na contribuição do aumento do PIB brasileiro, sendo responsável pela maior parte dos alimentos consumidos pela população brasileira. É um setor que apresenta potencialidades para o desenvolvimento socioeconômico e causa menos impacto ambiental quando relacionada à agricultura de larga escala. Nesse sentido, a gestão de custos se constitui como uma importante ferramenta para os produtores utilizarem na administração de sua produção, pois, o controle desses custos permite que os produtores percebam se existe a viabilidade econômico-financeira das suas atividades rurais. O objetivo desse trabalho monográfico é conhecer se há um controle e apuração dos resultados obtidos com a produção na agricultura familiar no município de Ponto Novo/BA. Dessa forma, a pesquisa em questão, procurou-se identificar quais os procedimentos utilizados pelos produtores do Perímetro Irrigado do Projeto de Irrigação de Ponto Novo, para apurar o resultado, qual o grau de satisfação sobre o resultado apurado, e os possíveis erros ou falhas apresentadas pelos produtores ao apurarem o resultado de suas produções. Através da realização da pesquisa de campo, com a aplicação de formulário para a coleta de dados junto aos produtores rurais de Ponto Novo/BA, foi possível perceber que os produtores rurais, em sua maioria, não realizam o registro dos gastos de suas produções, não sabendo, portanto, detalhar o lucro obtido.
- ItemArtefatos de Contabilidade Gerencial difundidos entre os alunos dos cursos de graduação em Ciências Contábeis(Universidade do Estado da Bahia, 2014-08-08) Silva Neto, João Albuquerque; Lima Filho, Raimundo Nonato; Moreira, Romilson do Carmo; Santos, Francisco ArapiracaO Comitê de Contabilidade Financeira e Gerencial da Federação Internacional de Contabilistas (IFAC) divulgou um pronunciamento intitulado International Management Accounting Practice 1 (IMAP 1), em 1989, e revisou o estudo em 1998 apresentando quatro estágios de evolução da Contabilidade Gerencial, identificando artefatos relacionados a cada um destes estágios. O objetivo desta pesquisa foi identificar o conhecimento dos discentes das Instituições de Ensino Superior (IES) no Estado da Bahia diante dos Artefatos da Contabilidade Gerencial. A metodologia adotada foi exploratória com abordagem quantitativa, utilizando um questionário como instrumento de pesquisa composto por 13 afirmações. As assertivas abordaram a Contabilidade Gerencial e seus Artefatos. Participaram da pesquisa os estudantes de 62 campi de IES baianas. Foram analisadas 219 respostas que não tendem a normalidade utilizando uma Estatística Descritiva com Teste Quiquadrado. Por último, aplicouse o Teste de Hipótese tStudent. O estudo obteve como conclusão que os discentes conhecem os Artefatos da Contabilidade Gerencial. Este trabalho contribui para a discussão acerca da evolução da Contabilidade Gerencial, no Brasil e suas limitações ainda existentes, procurando discutir a raiz da problemática que se apresenta como limitação, há poucas pesquisas focadas na discussão da Contabilidade Gerencial.
- ItemAs perspectivas dos alunos de Ciências Contábeis em relação ao mercado de trabalho: estudo de caso em uma instituição pública de nível superior(Universidade do Estado da Bahia, 2015-10-17) Santos, Lorena da Silva; Dourado, Thaíse Vasconcelos; Souza , Jorge Adriano Ferreira de; Santos, Francisco Arapiraca dosA atual conjuntura econômica do país passou-se a exigir uma maior demanda por Profissionais Contábeis capacitados que auxiliem na tomada de decisão das empresas. Neste sentido, as universidades aliadas aos professores, desempenham um importante papel para formação e qualificação do aluno. O objetivo geral desta pesquisa foi verificar quais são as perspectivas dos alunos quanto ao mercado de trabalho. Para desenvolvimento desse estudo foram realizadas pesquisas bibliográficas em livros, artigos e revistas que abordam o tema em questão e aplicação de questionário estruturado, composto de 18 questões objetivas, sendo este respondido por 157 alunos do curso de Ciências Contábeis de uma instituição pública de nível superior no Estado da Bahia. Como resultados, percebeu-se que os alunos, em sua maioria não se sentem preparados para o mercado de trabalho. No entanto, consideram que a área contábil está em ascensão e que esta oferece uma diversidade de opções para atuação profissional, sendo a área mais pretendida pelos discentes, o serviço público e a função mais citada, a de auditoria. No que tange o papel do professor, 65% dos alunos responderam que estes influenciaram na sua escolha profissional, evidenciando o importante papel do docente na construção de um profissional de sucesso. Consideram importante também, possuir habilidades técnicas profissionais para atenderem as demandas das empresas.
- ItemAs principais demonstrações contábeis do setor público: um estudo na ótica dos discentes das instituições de ensino superior baianas(Universidade do Estado da Bahia, 2014-08-08) Barbosa, Jandmilli Gonçalves da Costa; Lima Filho, Raimundo Nonato ; Pinheiro, Francisco Marton Gleuson; Moreira, Romilson do CarmoA pesquisa teve como objetivo identificar a compreensão dos discentes do curso de Ciências Contábeis nas Instituições de Ensino Superior Baianas, das informações contábeis disponíveis nos demonstrativos destinados ao setor público. Para isso, adotou-se a metodologia exploratória com enfoque quantitativo, aplicando como instrumento de pesquisa um questionário. Este foi constituído por 10 assertivas no qual os discentes escolheram a alternativa que mais se aproximava do seu conhecimento. As assertivas trataram dos principais demonstrativos do setor público. Participaram desta pesquisa os discentes de 62 campi de IES baianas, sendo estas públicas e privadas. A análise ocorreu nas 217 respostas que predispõem a não normalidade utilizando uma estatística descritiva e por último aplicou-se o Teste Quiquadrado. O estudo obteve como conclusão que os discentes não compreendem os termos empregados nos demonstrativos aplicados no setor público. Este trabalho contribui para que as Instituições de Ensino Superior ao se deparar com as deficiências do ensino, proporcionando atuar na melhora da qualidade dos seus profissionais.
- ItemAs principais demonstrações contábeis do setor público: um estudo na ótica dos discentes das intituições de ensino superior baianas(Universidade do Estado da Bahia, 2014) Barbosa, Jandmilli Gonçalves da Costa; Filho, Raimundo Nonato Lima; Pinheiro, Francisco Marton Gleuson; Moreira, Romilson do Carmo; Santos, Josaias Santana dosA pesquisa teve como objetivo identificar a compreensão dos discentes do curso de Ciências Contábeis nas Instituições de Ensino Superior Baianas, das informações contábeis disponíveis nos demonstrativos destinados ao setor público. Para isso, adotou-se a metodologia exploratória com enfoque quantitativo, aplicando como instrumento de pesquisa um questionário. Este foi constituído por 10 assertivas no qual os discentes escolheram a alternativa que mais se aproximava do seu conhecimento. As assertivas trataram dos principais demonstrativos do setor público. Participaram desta pesquisa os discentes de 62 campi de IES baianas, sendo estas públicas e privadas. A análise ocorreu nas 217 respostas que predispõem a não normalidade utilizando uma estatística descritiva e por último aplicou-se o Teste Quiquadrado. O estudo obteve como conclusão que os discentes não compreendem os termos empregados nos demonstrativos aplicados no setor público. Este trabalho contribui para que as Instituições de Ensino Superior ao se deparar com as deficiências do ensino, proporcionando atuar na melhora da qualidade dos seus profissionais
- ItemContribuições da disciplina Filosofia e ética profissional para o exercício do futuro profissional contábil(Universidade do Estado da Bahia, 2013-07-08) Nascimento, Adaíse Cristiane Mota; Ribeiro, Helenilde Batista; Lima, Raimundo; Moreira, RomilsonO presente trabalho possuiu o objetivo de investigar as contribuições da disciplina Filosofia e Ética Profissional para os discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade do Estado da Bahia – UNEB Campus VII de Senhor do Bonfim - Bahia, considerando os aspectos relacionados à Ética Profissional e Contábil no período de graduação destes estudantes e no exercício da futura profissão. Discorreu-se sobre o conceito da Ética como a ciência que estuda a conduta humana e da moral como normas e regras que norteiam o bom convívio em sociedade assim como a oferta da disciplina Filosofia e Ética Profissional nos cursos de graduação e, principalmente no curso de Ciências Contábeis da referida universidade, o Código de Ética Profissional do Contador e sua aplicação na conduta dos futuros profissionais. Sabendo que a função do contabilista é a prestação de serviços à população e que este pode ser de natureza física, econômica e organizacional, ficou claro de que não é permissível a um profissional desenvolver suas atividades sem estar pautado em uma conduta ética. Diante da problemática utilizou-se da abordagem qualitativa e quantitativa e quanto aos objetivos utilizou-se da pesquisa descritiva. O lócus de pesquisa escolhido foi a Universidade do Estado da Bahia – UNEB Campus VII e a técnica de coleta de dados utilizada foi o questionário fechado aplicado aos discentes do curso de Ciências Contábeis desta universidade. Com esta pesquisa ficou evidenciado que os discentes compreendem os aspectos relacionados à ética profissional ensinados na disciplina Filosofia e Ética Profissional e que a disciplina contribui para que o Código de Ética Profissional do Contador seja o norte para os futuros profissionais contadores. Este trabalho servirá de incentivo para que outros alunos, profissionais formados e afins sintam-se interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre o tema uma vez que o assunto é sempre atual e faz parte da nossa vivência. O estudo contribui tanto para instruir os discentes desta universidade quanto aos princípios éticos a serem seguidos como alerta aos profissionais que juraram seguir esses princípios ao escolher essa profissão. Contudo, faz-se necessário que o profissional contábil busque aperfeiçoamento constante e seja vigilante quanto as suas ações.
- ItemDomínio dos graduandos em ciências contábeis de IES baianas sobre as recentes alterações nas demonstrações contábeis.(Universidade do Estado da Bahia, 2014-08-08) Moreira , Silvana Lorena Costa; Filho, Raimundo Nonato Lima; Pinheiro, Francisco Marton Gleuson; Amorim, Ricardo José Rocha; Sousa, Wellington DantasA Contabilidade brasileira passou e continua passando por várias mudanças devido à legislação contábil, no qual acarretou mudanças no conjunto de demonstrações contábeis vigentes atualmente. O objetivo desta pesquisa foi identificar o domínio dos discentes das Instituições de Ensino Superior (IES) no Estado da Bahia diante das alterações causadas nas demonstrações contábeis após a recente legislação contábil. A metodologia adotada foi exploratória com abordagem quantitativa, utilizando um questionário como instrumento de pesquisa, sendo composto por 16 afirmações, nos quais os respondentes escolheram a alternativa mais próxima de seu juízo. As assertivas abordaram as principais alterações ocorridas nas demonstrações contábeis. Participaram da pesquisa os estudantes de 62 campi de IES baianas. Foram analisadas 212 respostas que não tendem a normalidade utilizando uma Estatística Descritiva com Teste Quiquadrado. Por último, aplicou-se o Teste de Hipótese tStudent. A pesquisa concluiu que os discentes das IES baianas não apresentam domínio a respeito das alterações ocorridas nas demonstrações contábeis causadas pelas Leis 11.638/07 e 11.941/09. Assim, este estudo contribui para que as IES baianas avaliem possíveis providências a fim de mudar a realidade negativa em que os discentes se encontram.
- ItemEmpreendedores individuais : um estudo sobre a formalização no âmbito da Lei Complementar nº 128/2008, na cidade de Senhor do Bonfim - BA.(Universidade do Estado da Bahia, 2014-12-16) Silva, Elane Alves da; Letti, Ariel Gustavo; Nascimento, Leandrodo; Ferreira, Jorge AdrianoO presente estudo objetiva analisar a percepção dos microempreendedores individuais quanto aos resultados da formalização do seu negócio amparada na Lei MEI. Também pretende identificar qual a avaliação dos microempreendedores individuais da cidade de Senhor do Bonfim quanto aos resultados da formalização do seu empreendimento amparada na Lei MEI. O trabalho foi desenvolvido em base descritiva, onde foram realizadas pesquisas bibliográficas e de levantamento. Elaborou-se uma pesquisa com os microempreendedores individuais. Para levantamento dos dados foram aplicados cinquenta questionários aos MEIs. Os resultados apresentados pela pesquisa demonstra que os MEIs tem um conhecimento com a Lei MEI e estão satisfeitos com os benefícios. Percebe-se que os principais motivos que estimularam os MEIs a adesão à formalização do seu empreendimento foram à possibilidade de trabalhar por conta própria, os benefícios previdenciários, baixo custo para a formalização e o crescimento como empreendedor. Quanto à satisfação dos microempreendedores individuais com a formalização, pode se afirmar que eles estão satisfeitos, a formalização contribuiu com o aumento no faturamento, melhorando cada vez mais as vendas, possibilitando maior credibilidade da empresa, e crescimento do negócio. Apesar de alguns benefícios não estarem bem claro para os MEIs, acredita-se por esse estudo que a Lei MEI, está alcançando seus objetivos.
- ItemEstilo de Aprendizagem dos Alunos do Curso de Ciências Contábeis um Diagnóstico a partir do Instrumento de Kolb(Universidade do Estado da Bahia, 2014-08-08) Bezerra, Eliane da Silva; Filho, Raimundo Nonato Lima; Moreira, Romilson do Carmo; Amorim, Ricardo José RochaRESUMO O desenvolvimento tecnológico da sociedade no decorrer dos anos, ligado ao avanço do número de faculdades que oferecem o curso de graduação em Ciências Contábeis, traz a tona a preocupação com a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem desses futuros profissionais. Logo, é preciso ter consciência de que, as características individuais de aprendizagem dos discentes, definida como Estilos de Aprendizagem, precisam ser consideradas. Esta pesquisa teve como principais objetivos: 1) identificar o estilo de aprendizagem predominante nos estudantes do curso de Ciências Contábeis do Estado da Bahia; 2) analisar se o estilo de aprendizagem difere em alunos de instituição pública e privada nas modalidades de ensino presencial e EAD; 3) averiguar se o estilo varia em decorrência da variável gênero. Para alcançar os objetivos propostos foi utilizado o Learning Style Inventory (LSI) de David Kolb. Os participantes constituíram-se de 459 alunos do curso de Ciências Contábeis. Na análise estatística dos dados, constatou-se haver predominância do estilo de aprendizagem assimilador, representado por pessoas que aprendem por meio da observação reflexiva e conceituação abstrata. Quanto ao tipo de instituição, modalidade de ensino e gênero identificou-se não haver diferenças significativas, sendo o estilo assimilador o predominante, correspondendo a 60% dos respondentes. Pode-se concluir que esse estilo manteve-se estável em universitários analisados, havendo necessidade de outras pesquisas que verifiquem a relação entre estilos de aprendizagem e evasão acadêmica ocorrida no curso em questão. Sendo assim, o resultado desta pesquisa contribui para uma melhor compreensão do processo cognitivo dos discentes analisados a partir dos estilos de aprendizagem identificados.
- ItemEstilos de aprendizagem e métodos de ensino no curso de Ciências Contábeis do Campus VII da UNEB(Universidade do Estado da Bahia, 2013-12-04) Batista , Tatiane Cruz; Letti, Ariel Gustavo; Bomfim, Tânia Ferreira dos Santos; Ribeiro, HelenildeEste trabalho teve como objetivo principal comparar os diferentes estilos de aprendizagem dos alunos com os diferentes métodos de ensino dos professores no Curso de Graduação em Ciências Contábeis da UNEB Campus VII - Senhor do Bonfim-BA. Participaram da pesquisa 113 acadêmicos e 6 professores. Para se definir os estilos de aprendizagem e os estilos de ensino foi utilizado questionário (teste de Kolb). Já os métodos de ensino foram identificados por meio de um questionário adaptado de outros trabalhos da área. Como principais resultados verificou-se a predominância do estilo assimilador nos alunos e nos professores, e como métodos de ensino a exposição oral do conteúdo, discussões em sala de aula, quadro e data show, elaboração de textos e vídeos e filmes. Os dados evidenciaram compatibilidade entre os estilos de aprendizagem dos alunos e os métodos de ensino dos professores. Os métodos identificados atendem às necessidades dos quatro estilos, entretanto verificou-se que apenas dois professores conseguem atender aos quatro, e como os estilos de aprendizagem dos alunos diferem entre si, conforme o comportamento do indivíduo durante o processo de ensino aprendizagem, torna-se necessário que todos os professores utilizem métodos que atendam aos quatro estilos de aprendizagem.
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