Bacharelado em Ciências Contábeis - DEDC7
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
Agora exibindo 1 - 5 de 24
- ItemA contribuição do Ensino Superior para o desenvolvimento intelectual e profissional: um levantamento realizado com os egressos do Curso de Ciências Contábeis da UNEB de Senhor do Bonfim(Universidade do Estado da Bahia, ) Jesus, Sidnéa Oliveira de; Pinheiro, Francisco Marton Gleuson; Filho, Raimundo Nonato Lima; Carmo, Romilson Moreira doEsta pesquisa tem como objetivo identificar a contribuição do curso de Ciências Contábeis da UNEB de Senhor do Bonfim, para o desenvolvimento profissional e intelectual de egressos. Para alcançar tal objetivo, adotou-se um estudo descritivo realizado por meio de pesquisa bibliográfica, levantamento e aplicação de um questionário junto aos egressos de Ciências Contábeis dos semestres 2009.1 a 2013.2 com questões objetivas e abordagem qualitativa. Os resultados encontrados demonstram que para 83% dos respondentes o curso ressaltou a valorização salarial e as oportunidades de emprego, ao mesmo tempo desenvolveu a capacidade de trabalhar em equipe e de saber comunicar-se com eficiência por escrito e oralmente. Tendo apontado como pontos negativos as aulas relacionadas com a prática contábil e a ausência de um meio de manter contato com a Instituição de Ensino Superior após o término do curso. Diante disso, acredita-se que esses resultados contribuem para que a Instituição de Ensino Superior conheça a real situação dos profissionais que tem colocado no mercado de trabalho de forma a, analisar se a metodologia utilizada adequa-se a necessidade do profissional e da sociedade. Novos estudos podem ser realizados com a ampliação da amostra, principalmente resultantes de comparação entre instit
- ItemEstilo de Aprendizagem dos Alunos do Curso de Ciências Contábeis um Diagnóstico a partir do Instrumento de Kolb(Universidade do Estado da Bahia, 2014-08-08) Bezerra, Eliane da Silva; Filho, Raimundo Nonato Lima; Moreira, Romilson do Carmo; Amorim, Ricardo José RochaRESUMO O desenvolvimento tecnológico da sociedade no decorrer dos anos, ligado ao avanço do número de faculdades que oferecem o curso de graduação em Ciências Contábeis, traz a tona a preocupação com a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem desses futuros profissionais. Logo, é preciso ter consciência de que, as características individuais de aprendizagem dos discentes, definida como Estilos de Aprendizagem, precisam ser consideradas. Esta pesquisa teve como principais objetivos: 1) identificar o estilo de aprendizagem predominante nos estudantes do curso de Ciências Contábeis do Estado da Bahia; 2) analisar se o estilo de aprendizagem difere em alunos de instituição pública e privada nas modalidades de ensino presencial e EAD; 3) averiguar se o estilo varia em decorrência da variável gênero. Para alcançar os objetivos propostos foi utilizado o Learning Style Inventory (LSI) de David Kolb. Os participantes constituíram-se de 459 alunos do curso de Ciências Contábeis. Na análise estatística dos dados, constatou-se haver predominância do estilo de aprendizagem assimilador, representado por pessoas que aprendem por meio da observação reflexiva e conceituação abstrata. Quanto ao tipo de instituição, modalidade de ensino e gênero identificou-se não haver diferenças significativas, sendo o estilo assimilador o predominante, correspondendo a 60% dos respondentes. Pode-se concluir que esse estilo manteve-se estável em universitários analisados, havendo necessidade de outras pesquisas que verifiquem a relação entre estilos de aprendizagem e evasão acadêmica ocorrida no curso em questão. Sendo assim, o resultado desta pesquisa contribui para uma melhor compreensão do processo cognitivo dos discentes analisados a partir dos estilos de aprendizagem identificados.
- ItemLei De Responsabilidade Fiscal X Limite De Gastos Na Despesa Com Pessoal Dos Municipios Que Compõem O Piemonte Norte Do Itapicucu(Universidade do Estado da Bahia, ) Santos , Venicios Trindade; Souza, Jorge Adriano Ferreira de; Amorim, Ricardo; Vasconcelos , ThaiseEste estudo tem como objetivo geral analisar o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF, no tocante ao atendimento do limite de gastos com pessoal estabelecido pela referida Lei, visto que a mesma tem sua base estrutural fundamentada no controle das despesas e da dívida pública. Entendendo que os pilares constitucionais que norteiam a LRF, são: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência, desses extraíram-se novos pilares que norteiam a Lei de Responsabilidade Fiscal, onde com o fito de moralizar a gestão pública, apresentam-se o planejamento, a transparência, o controle e a responsabilização e o Limite de gastos na contratação de pessoal. Destarte, nosso trabalho abrange o Piemonte Norte do Itapicuru, que é composto pelos municípios de: Senhor do Bonfim, Filadélfia, Ponto Novo, Caldeirão Grande, Pindobaçu, Antonio Gonçalves, Campo Formoso, Andorinha e Jaguararí. Dos municípios antes citados, em Senhor do Bonfim, encontra-se instalada a sede de Inspetoria do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia – TCM/BA, o qual recebe a documentação mensal de receita e despesas dos municípios já citados para análise. A pesquisa descritiva, pois busca através de um estudo descritivo analisar o comportamento e a evolução da despesa com o pessoal pelos nove municípios que compõe o Piemonte Norte do Itapicuru sobre a ótica do que é indicado pela Lei de Responsabilidade Fiscal, apresentando e analisando os limites exigidos pela referida Lei e seu cumprimento pelos os mesmos na micro região de Senhor do Bonfim. Objetivamos avaliar o cumprimento dos limites estabelecidos pela Lei, em especial os índices admissíveis de na contratação de pessoal nos nove municípios que compõe o Piemonte, bem como, verificar o equilíbrio de suas contas publicas. O levantamento de dados se deu a partir da Inspetoria do Tribunal de Contas do Municípios, situado em Senhor do Bonfim- BA. Foram analisados o período de 2010 a 2013 de cada um dos nove municípios. O resultado dessa amostragem estará representado por meio de gráficos e tabelas, os quais detectam o perfil e características das contas publicas de cada município analisado.
- ItemLicitação, o princípio da isonomia usado como instrumento de democratização na Gestão Pública: um estudo realizado na microrregião de Senhor do Bonfim - BA.(Universidade do Estado da Bahia, ) Silva, Adecy Batista da; Souza, Jorge Adriano Ferreira deLicitação é o processo pelo qual a Administração Pública promove e abre disputa entre interessados e prima pela proposta mais vantajosa, obedecendo aos Princípios Constitucionais e os princípios previstos em leis e suas alterações. Este trabalho tem como objetivo geral analisar-se de fato o princípio da isonomia se tornou um meio de democratização na gestão pública na Microrregião de Senhor do Bonfim - Bahia. E tendo como objetivos específicos: observar se de fato as Leis Complementares 123, 147 e a Lei 10.520, de 17 de julho de 2002, estão sendo aplicadas corretamente no processo licitatório pela administração pública; verificar se a igualdade de participação entre interessados ou concorrentes está sendo respeitado; analisar se os princípios de licitação estão empregado de forma correta. A pesquisa foi feita de maneira bibliográfica através de livros, artigos da internet e sites especializados de forma exploratória através de análise de dados das prefeituras. Concluiu que a licitação ela é usada como instrumento de democratização na gestão pública através do princípio da isonomia, oferecendo iguais condições de participação a todos os concorrentes
- ItemO Balanced Scorecard como diferencial competitivo na gestão de Microempresas: estudo de caso sobre a Microempresa RJ Bike(Universidade do Estado da Bahia, ) Oliveira, Jaqueline Nunes da Silva; Santos, Francisco Arapiraca dos; Santos, Leandro do Nascimento; Bomfim, Tânia Ferreira dos SantosA Contabilidade Gerencial fornece instrumentos eficazes no fornecimento de informações gerenciais indispensáveis para o bom andamento do negócio. O BSC é um sistema de controle gerencial, capaz de medir o desempenho a fim de aprimorar a gestão do empreendimento e alargar a participação no mercado através da analise de indicadores adaptados às necessidades de cada empresa. Apesar de o BSC ser um mecanismo voltado principalmente para grandes empresas, viu-se a necessidade de adaptação desse instrumento gerencial para auxiliar na gestão de microempreendimentos. O objetivo desse trabalho é analisar e propor melhorias organizacionais e nos controles internos de uma Microempresa do ramo de Bicicletas com o uso da metodologia do Balanced Scorecard (BSC). A metodologia utilizada para a obtenção de dados acerca do BSC e da sua estruturação foi a bibliográfica. Quanto ao problema, a pesquisa é de caráter quantitativo, onde foram levantados os dados tangíveis e intangíveis da microempresa estudada, e quanto aos objetivos é de cunho descritivo, propondo um diferencial competitivo para a empresa. Os procedimentos utilizados foram desenvolvidos através de um estudo de caso na microempresa onde foram coletados dados a partir de conversas informais e reuniões com o proprietário. O presente trabalho comprovou que o BSC pode ser adequado para microempresas, apesar das dificuldades enfrentadas na sua implantação. O estudo realizado contribuiu para a alavancagem dos processos internos e na gestão do negócio, bem como na sua vantagem competitiva diante do mercado.