Bacharelado em Ciências Contábeis - DEDC7
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em Ciências Contábeis - DEDC7 por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 37
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO contabilista, sua formação acadêmica, o mercado de trabalho e seus desafios(Universidade do Estado da Bahia, 2009-09-17) Silva, Alandones Moreira da; Pereira , Daniel de Jesus; Sampaio, Márcio SantosO presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo principal demonstrar como as Instituições de Ensino Superior estão se comportando no cumprimento do seu papel na formação do profissional de contabilidade. Para tal analisou-se a formação acadêmica dos contadores abordando-se todos os aspectos e estágios exigidos para formar-se um bom profissional. Logo após, foi feita uma análise a cerca da importância da contabilidade como meio de informação para as empresas e por fim relatou-se a grande gama de oportunidades que os graduandos têm logo após saírem da universidade. A metodologia desenvolvida foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica através de livros, revistas, artigos, pesquisas na internet. Em virtude de tudo que foi relatado e analisado, pode-se constatar que a formação obtida pelos graduandos dentro das universidades é de fundamental importância para o seu sucesso no mercado, pois diante de um mercado tão competitivo não se admite mais profissionais só com conhecimento técnico, devendo os mesmos estar capacitados e atualizados e assim passarem a entender a contabilidade em sua essência, qual seja, disponibilizar informações para os mais diversos níveis das organizações; por fim também se constatou-se que realmente é fundamental a capacitação contínua dos docentes e a adequação das grades curriculares do curso de bacharelado em ciência contábeis à região em que está implantado, pois dessa forma o profissional terá mais facilidade de ingressar no mercado de trabalho bem como, contribuir para a melhoria sócio-econômica da população.
- ItemA importância do profissional contábil na informação que gera o direito previdenciário ao trabalhador(Universidade do Estado Bahia, 2010-03-24) Silva , Luciano Marques da; Pereira , Daniel de Jesus; Silva , Cleide Carneiro Alves da; Regis, Franklin Rami Cavalcanti OliveiraEsta monografia tem como objetivo desenvolver, uma análise bibliográfica e descritiva sobre a importância do profissional contábil responsável pela obrigação acessória na informação que gera a obtenção do direito previdenciário ao trabalhador empregado. A pesquisa histórica permite identificar, resgatar e analisar marcos relevante da importância do profissional contábil na informação que gera o direito previdenciário ao trabalhador empregado. Em função do exposto, este trabalho apresenta o resultado de pesquisa realizado nas áreas de contabilidade e direito previdenciários de um escritório de contabilidade do município de Campo Formoso-BA. A presente pesquisa buscará revelar a importância do profissional contábil nos direitos previdenciários e a necessidade de manter-se informado a todo o momento, pois uma das suas funções é fornecer aos usuários, independentemente de sua natureza, um conjunto básico de informações que por direito deveria atender igualmente bem a todos os tipos de usuários. Identificar quais informações a empresa ou cliente necessita, pois na área contábil a informação é um dos princípios fundamentais que possibilita a qualidade da decisão e diminui a incerteza do gestor. O uso eficiente da informação como um recurso é considerado como o confronto entre os custos associados com a produção da informação e os benefícios derivados de seu uso.
- ItemA atuação dos controladores internos em três municípios da 13ª inspetoria regional de controle externo de Senhor do Bonfim(Universidade do Estado da Bahia, 2010-03-25) Oliveira, Camilo Simões Amaral; Pinheiro, Francisco Marton G.; Regis, Franklin Rami Cavalcanti Oliveira; Silva, Cleide Carneiro Alves daO presente estudo tem como finalidade avaliar a atuação dos controladores internos em três Prefeituras da 13ª. Inspetoria de Controle Externo de Senhor do Bonfim, tendo como objetivo geral verificar de que forma o controle interno pode se tornar um instrumento eficiente e eficaz, auxiliando o gestor público na tomada de decisões. A metodologia escolhida partiu da realização de uma pesquisa bibliográfica, onde se buscou analisar os conceitos, características, bem como a fundamentação legal do controle interno voltado à administração pública, além de demonstrar alguns setores da administração pública onde o controle interno deve atuar. Oportunamente foram descritos os principais setores em que o controle interno deve atuar e os procedimentos específicos para cada um. Para avaliar a atuação dos controladores internos foi necessário fazer um estudo de caso em três municípios dessa Inspetoria, cujo não fora divulgado os nomes, a fim de preservar a identidade dos profissionais envolvidos, bem como a precisão das respostas obtidas. A pesquisa revelou que o controle interno nos municípios pesquisados funciona de forma ineficiente, onde a falta de pessoal é um dos principais problemas. Assim, conclui-se que a deficiência de controle interno em determinadas áreas enfraquece a administração pública, tendo como consequência possíveis ocorrências de erros, desvios ou fraudes.
- ItemGestão de custo em uma mineração: Estudo de caso em uma mineração do interior da Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Oliveira, Jânia de Souza; Bomfim, Tânia Ferreira dos Santos; Sampaio, Marcio Santos; Pereira, Daniel de JesusEste trabalho tem como objetivo analisar como a gestão de custos em uma Mineração do interior da Bahia, influencia na tomada de decisões. Inicialmente pretende-se discutir sobre a contabilidade e a gestão de custos. Em seguida apresentar os métodos de custeios mais usados no auxilio ao processo decisório das empresas. O presente trabalho também pretende discutir o método de custeio utilizado na organização. A metodologia utilizada foi uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa, com revisão bibliográfica e estudo de caso com emprego de entrevista semi-estruturada junto ao supervisor de custos da organização. A pesquisa revela que a hipótese levantada inicialmente foi confirmada, a empresa utiliza-se da gestão de custos para a tomada de decisões, como por exemplo, na necessidade de novos investimentos, na otimização dos custos e se possível na busca pela eliminação de gastos desnecessários.
- ItemO perfil profissional dos egressos do curso de Ciências Contábeis da Universidade do Estado da Bahia-DEDC VII : a atuação profissional no mercado de trabalho.(Universidade do Estado da Bahia, 2012-08-11) Oliveira, Cristiane Souza de; Pereira, Daniel de Jesus; Frazão, Maria de Fátima Araújo; Santos, Francisco Arapiraca dosO presente estudo monográfico tem como objetivo principal demonstrar o perfil dos egressos do curso de Ciências Contábeis do campus VII, do município de Senhor do Bonfim, verificando a atuação destes no mercado de trabalho. O estudo identifica no primeiro momento a importância da educação superior no Brasil e sua evolução até o estabelecimento do processo educacional na área da contabilidade. Logo após trata a profissão contábil e as mudanças incorridas na educação contábil e no mercado de trabalho, desde o início da profissão até ao período atual. Também aponta as exigências incorridas diante dos novos desafios para a profissão ao relacionar as áreas de atuações além das suas possíveis dificuldades. Num segundo momento este estudo explana acerca das principais características do curso, sua localização, o parecer de reconhecimento do curso e principais objetivos do curso. A seguir o estudo explana o foco principal deste ao descrever todos os resultados incorridos na pesquisa, apresentando as principais características dos egressos quanto as suas expectativas no início do curso, as principais dificuldades encontradas durante a graduação e principalmente relaciona as características destes egressos na atuação da profissão.
- ItemEvasão e retenção no curso de ciências contábeis do campus VII da UNEB(Universidade do Estado da Bahia, 2013) Menezes Júnior, Antonio Bernardes Lopes de; Letti , Ariel Gustavo; Amorim , Ricardo José Rocha; Pinheiro, Francisco G. MartonO objetivo da pesquisa foi identificar as causas da evasão e da retenção dos estudantes do curso de Ciências Contábeis da UNEB, campus VII. Foi desenvolvida uma pesquisa descritiva quanto aos objetivos, de levantamento quanto aos procedimentos e quantitativa quanto à abordagem do problema. Realizou-se primeiramente uma análise documental que possibilitou o levantamento do universo a ser estudado. Os dados foram retirados de relatórios fornecidos pela Secretaria Acadêmica do Departamento e um questionário aplicado aos participantes da pesquisa. Com base nas informações preliminares dos relatórios, identificou-se como população de estudo da pesquisa um total de 150 pessoas, das quais 141 estudantes evadidos das turmas de 2005.2 a 2012.2 e 9 estudantes retidos das turmas 2005.2 a 2006.2, sendo que houve 143 evasões, já que dois alunos evadiram do curso por duas vezes. Conseguiu-se contatar um total de 75 estudantes, e obteve-se um total de 58 respondentes, sendo 50 evadidos e 8 retidos. Como resultado, verificou-se que o número total de alunos evadidos nas turmas analisadas equivale a quase 3 turmas, correspondendo a 30,17% do total de ingressos. O percentual de alunos retidos corresponde a 1,9 %. Foi declarada como principal motivo da evasão a falta de afinidade dos alunos com o curso (36%) e a metodologia dos professores (12%). Constatou-se também que a maior parte dos respondentes, 39 (78%), citaram fatores externos como motivo da evasão, ou seja, aqueles inerentes ao estudante. Os demais, 11 (22%), apontaram fatores internos, que se referem à instituição. O principal motivo da retenção é a dificuldade em conciliar trabalho e estudo (87,5%). Assim, esta pesquisa contribuiu para uma maior abordagem desta temática, além de fornecer informações para a Direção do Departamento, bem como para a Coordenação do colegiado do curso.
- ItemContribuições da disciplina Filosofia e ética profissional para o exercício do futuro profissional contábil(Universidade do Estado da Bahia, 2013-07-08) Nascimento, Adaíse Cristiane Mota; Ribeiro, Helenilde Batista; Lima, Raimundo; Moreira, RomilsonO presente trabalho possuiu o objetivo de investigar as contribuições da disciplina Filosofia e Ética Profissional para os discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade do Estado da Bahia – UNEB Campus VII de Senhor do Bonfim - Bahia, considerando os aspectos relacionados à Ética Profissional e Contábil no período de graduação destes estudantes e no exercício da futura profissão. Discorreu-se sobre o conceito da Ética como a ciência que estuda a conduta humana e da moral como normas e regras que norteiam o bom convívio em sociedade assim como a oferta da disciplina Filosofia e Ética Profissional nos cursos de graduação e, principalmente no curso de Ciências Contábeis da referida universidade, o Código de Ética Profissional do Contador e sua aplicação na conduta dos futuros profissionais. Sabendo que a função do contabilista é a prestação de serviços à população e que este pode ser de natureza física, econômica e organizacional, ficou claro de que não é permissível a um profissional desenvolver suas atividades sem estar pautado em uma conduta ética. Diante da problemática utilizou-se da abordagem qualitativa e quantitativa e quanto aos objetivos utilizou-se da pesquisa descritiva. O lócus de pesquisa escolhido foi a Universidade do Estado da Bahia – UNEB Campus VII e a técnica de coleta de dados utilizada foi o questionário fechado aplicado aos discentes do curso de Ciências Contábeis desta universidade. Com esta pesquisa ficou evidenciado que os discentes compreendem os aspectos relacionados à ética profissional ensinados na disciplina Filosofia e Ética Profissional e que a disciplina contribui para que o Código de Ética Profissional do Contador seja o norte para os futuros profissionais contadores. Este trabalho servirá de incentivo para que outros alunos, profissionais formados e afins sintam-se interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre o tema uma vez que o assunto é sempre atual e faz parte da nossa vivência. O estudo contribui tanto para instruir os discentes desta universidade quanto aos princípios éticos a serem seguidos como alerta aos profissionais que juraram seguir esses princípios ao escolher essa profissão. Contudo, faz-se necessário que o profissional contábil busque aperfeiçoamento constante e seja vigilante quanto as suas ações.
- ItemEstilos de aprendizagem e métodos de ensino no curso de Ciências Contábeis do Campus VII da UNEB(Universidade do Estado da Bahia, 2013-12-04) Batista , Tatiane Cruz; Letti, Ariel Gustavo; Bomfim, Tânia Ferreira dos Santos; Ribeiro, HelenildeEste trabalho teve como objetivo principal comparar os diferentes estilos de aprendizagem dos alunos com os diferentes métodos de ensino dos professores no Curso de Graduação em Ciências Contábeis da UNEB Campus VII - Senhor do Bonfim-BA. Participaram da pesquisa 113 acadêmicos e 6 professores. Para se definir os estilos de aprendizagem e os estilos de ensino foi utilizado questionário (teste de Kolb). Já os métodos de ensino foram identificados por meio de um questionário adaptado de outros trabalhos da área. Como principais resultados verificou-se a predominância do estilo assimilador nos alunos e nos professores, e como métodos de ensino a exposição oral do conteúdo, discussões em sala de aula, quadro e data show, elaboração de textos e vídeos e filmes. Os dados evidenciaram compatibilidade entre os estilos de aprendizagem dos alunos e os métodos de ensino dos professores. Os métodos identificados atendem às necessidades dos quatro estilos, entretanto verificou-se que apenas dois professores conseguem atender aos quatro, e como os estilos de aprendizagem dos alunos diferem entre si, conforme o comportamento do indivíduo durante o processo de ensino aprendizagem, torna-se necessário que todos os professores utilizem métodos que atendam aos quatro estilos de aprendizagem.
- ItemTransparência Pública: um estudo em sítios eletrônicos das prefeituras vinculadas à 13ª Inspetoria Regional de Controle Externo do TCM em Senhor do Bonfim-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2013-12-13) Vieira, Jurandir Santos; Pinheiro, Francisco Marton Gleuson; Filho, Raimundo Nonato Lima; Moreira, Romilson do CarmoO presente trabalho teve como objetivo identificar se existem diferenças nas práticas de transparência da execução das receitas e das despesas públicas municipais, em meios eletrônicos de acesso ao público, nas prefeituras vinculadas à 13ª IRCE do Tribunal de Contas dos Municípios de Senhor do Bonfim 3 BA, à luz da LC nº 131/2009. Estudos têm demonstrado a necessidade de pesquisas referentes à transparência pública, no âmbito da administração dos poderes constituídos nas três esferas de governo no Brasil. O tipo de pesquisa adotado foi um estudo de caso, orientado por avaliações qualitativas, caracterizadas pela descrição dos fatos. A metodologia desenvolvida foi realizada com pesquisa bibliográfica e pesquisa documental em sítios eletrônicos. O universo da pesquisa compreendeu o período de maio de 2011 a novembro de 2013, observando-se os prazos para cumprimento da LC nº 131/2009. A coleta e a análise dos dados foram realizadas por meio de informações de domínio público, disponibilizadas na internet através dos portais da transparência dos 10 (dez) municípios jurisdicionados pela IRCE 3 Senhor do Bonfim, no período de 1º a 15 de novembro de 2013. Diante disso, destacam-se dos resultados encontrados, que existem diferenças entre as práticas de transparência adotadas pelos municípios; e que nenhum dos dez municípios analisados cumpre integralmente o que preceitua a LC nº 131/2009. Portanto, gerou-se uma reflexão sobre a transparência pública das receitas e despesas, apresentando oportunidades para a realização de novas pesquisas na área.
- ItemPrevisão da receitas públicas: um estudo utilizando o modelo KOYCK nas receitas orçamentárias dos municípios mais populosos do Estado da Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2013-12-13) Silva, Jerssica da; Lima Filho, Raimundo Nonato; Moreira, Romilson do Carmo; Pinheiro, Francisco Marton Gleuson; Silva, Thiago Bruno de JesusA previsão das receitas públicas é parte fundamental no processo orçamentário, tornando-se um instrumento que subsidia os gestores públicos para tomada de decisões para uma correta execução orçamentária. Está pesquisa tem por objetivo verificar a eficácia do Modelo Koyck na previsão das receitas públicas dos municípios mais populosos do Estado da Bahia, comparando-o ao modelo adotado pela Secretaria de Orçamento Federal (SOF). Para coleta dos dados foram analisadas as previsões realizadas pelos municípios pesquisados no período do exercício de 2000 a 2011. Para isso foi necessário à realização de uma pesquisa quantitativa que utiliza dados estatísticos voltados para econometria, com característica documental, onde foram analisados os documentos das previsões das receitas orçamentários dos municípios pesquisados, através do sitio do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia – TCM-BA. Os resultados da pesquisa demonstraram que o modelo Koyck proporcionou eficácia nas previsões das receitas orçamentárias, comparado ao modelo adotado pelos municípios que está mais suscetível a erros. O percentual de erro médio dos municípios presentes nesta pesquisa, utilizando a metodologia proposta pela SOF, obteve um erro médio de 13,21%, comparado ao modelo Koyck que teve um percentual de erro médio de 8,87%. Observa-se que a metodologia utilizada por Koyck obteve eficácia em 104 (cento e quatro) dos 144 (cento e quarenta e quatro) períodos projetados. Conclui-se que a metodologia de Koyck é eficaz nas previsões das receitas públicas nos municípios populosos do estado da Bahia. Por tanto é preciso o desenvolvimento de novas pesquisas na área para melhoria das tomada de decisões dos gestores e para uma correta previsão das receitas públicas, tornando o processo orçamentário eficaz.
- ItemAs principais demonstrações contábeis do setor público: um estudo na ótica dos discentes das intituições de ensino superior baianas(Universidade do Estado da Bahia, 2014) Barbosa, Jandmilli Gonçalves da Costa; Filho, Raimundo Nonato Lima; Pinheiro, Francisco Marton Gleuson; Moreira, Romilson do Carmo; Santos, Josaias Santana dosA pesquisa teve como objetivo identificar a compreensão dos discentes do curso de Ciências Contábeis nas Instituições de Ensino Superior Baianas, das informações contábeis disponíveis nos demonstrativos destinados ao setor público. Para isso, adotou-se a metodologia exploratória com enfoque quantitativo, aplicando como instrumento de pesquisa um questionário. Este foi constituído por 10 assertivas no qual os discentes escolheram a alternativa que mais se aproximava do seu conhecimento. As assertivas trataram dos principais demonstrativos do setor público. Participaram desta pesquisa os discentes de 62 campi de IES baianas, sendo estas públicas e privadas. A análise ocorreu nas 217 respostas que predispõem a não normalidade utilizando uma estatística descritiva e por último aplicou-se o Teste Quiquadrado. O estudo obteve como conclusão que os discentes não compreendem os termos empregados nos demonstrativos aplicados no setor público. Este trabalho contribui para que as Instituições de Ensino Superior ao se deparar com as deficiências do ensino, proporcionando atuar na melhora da qualidade dos seus profissionais
- ItemImpactos econômicos na implantação e manutenção do Sistema Público de Escrituração Digital : uma análise da percepção dos profissionais contábeis no município de Senhor do Bonfim(Universidade do Estado da Bahia, 2014) Carvalho, Iêda Silva de; Letti, Ariel Gustavo; Souza, Jorge Adriano; Nascimento, LeandroAtravés do SPED, a Receita Federal do Brasil, visa beneficiar os contribuintes com a redução de custos. O problema é que o custo para implantar e manter atualizado esse sistema é muito alto e as empresas enfrentam dificuldades para a sua adaptação. Esta pesquisa analisou através de nove empresas no município de Senhor do Bonfim, a percepção sobre viabilidade econômica do investimento com o SPED. A pesquisa foi feita no mês de novembro de 2014. A metodologia teve uma abordagem de natureza quantitativa se enquadrando como exploratória e bibliográfica. A ferramenta utilizada para coleta de dados foi um questionário contendo 19 questões objetivas aplicadas aos profissionais contábeis responsáveis pelas nove empresas selecionadas. Após o estudo, conclui-se que o impacto econômico com o SPED foi negativo nessas empresas. Entre as dificuldades econômicas destacam-se o alto investimento em tecnologia e a capacitação profissional, porém foram beneficiadas com a redução de custos com papel.
- ItemA afetividade no processo de ensino-aprendizagem das ciências contábeis(Universidade do Estado da Bahia, 2014-07) Santos, Maria Reginalva Alves dos; Letti, Ariel Gustavo; Bomfim, Tânia Ferreira dos Santos; Nascimento, LeandroO presente estudo teve como objetivo identificar se há afetividade no processo ensino aprendizagem no 6º semestre do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual da Bahia, Campus VII Senhor do Bonfim. Buscou refletir sobre as implicações e influências da afetividade na relação educador e educando, com o intuito de entender melhor como acontece essa relação afetiva na sala de aula e como contribui na aprendizagem dos discentes. Também foram analisadas como eram as situações de afeto e quais os procedimentos utilizados na prática em sala de aula. Com esse trabalho, buscouse refletir de que forma ocorria essa afetividade e se a mesma estava relacionada com a aprendizagem. Nesse contexto foi também necessário conhecer os fatores que facilitam a afetividade na relação professor e alunos. Portanto, percebe a importância que tem a afetividade na prática docente, daí chegar aos objetivos propostos durante esse trabalho de pesquisa. A metodologia utilizada nesse trabalho foi à pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa. Diante dos resultados obtidos através da coleta de dados, foi possível perceber que a afetividade se faz presente no contexto da sala de aula, auxiliando assim na aprendizagem.
- ItemEstilo de Aprendizagem dos Alunos do Curso de Ciências Contábeis um Diagnóstico a partir do Instrumento de Kolb(Universidade do Estado da Bahia, 2014-08-08) Bezerra, Eliane da Silva; Filho, Raimundo Nonato Lima; Moreira, Romilson do Carmo; Amorim, Ricardo José RochaRESUMO O desenvolvimento tecnológico da sociedade no decorrer dos anos, ligado ao avanço do número de faculdades que oferecem o curso de graduação em Ciências Contábeis, traz a tona a preocupação com a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem desses futuros profissionais. Logo, é preciso ter consciência de que, as características individuais de aprendizagem dos discentes, definida como Estilos de Aprendizagem, precisam ser consideradas. Esta pesquisa teve como principais objetivos: 1) identificar o estilo de aprendizagem predominante nos estudantes do curso de Ciências Contábeis do Estado da Bahia; 2) analisar se o estilo de aprendizagem difere em alunos de instituição pública e privada nas modalidades de ensino presencial e EAD; 3) averiguar se o estilo varia em decorrência da variável gênero. Para alcançar os objetivos propostos foi utilizado o Learning Style Inventory (LSI) de David Kolb. Os participantes constituíram-se de 459 alunos do curso de Ciências Contábeis. Na análise estatística dos dados, constatou-se haver predominância do estilo de aprendizagem assimilador, representado por pessoas que aprendem por meio da observação reflexiva e conceituação abstrata. Quanto ao tipo de instituição, modalidade de ensino e gênero identificou-se não haver diferenças significativas, sendo o estilo assimilador o predominante, correspondendo a 60% dos respondentes. Pode-se concluir que esse estilo manteve-se estável em universitários analisados, havendo necessidade de outras pesquisas que verifiquem a relação entre estilos de aprendizagem e evasão acadêmica ocorrida no curso em questão. Sendo assim, o resultado desta pesquisa contribui para uma melhor compreensão do processo cognitivo dos discentes analisados a partir dos estilos de aprendizagem identificados.
- ItemAs principais demonstrações contábeis do setor público: um estudo na ótica dos discentes das instituições de ensino superior baianas(Universidade do Estado da Bahia, 2014-08-08) Barbosa, Jandmilli Gonçalves da Costa; Lima Filho, Raimundo Nonato ; Pinheiro, Francisco Marton Gleuson; Moreira, Romilson do CarmoA pesquisa teve como objetivo identificar a compreensão dos discentes do curso de Ciências Contábeis nas Instituições de Ensino Superior Baianas, das informações contábeis disponíveis nos demonstrativos destinados ao setor público. Para isso, adotou-se a metodologia exploratória com enfoque quantitativo, aplicando como instrumento de pesquisa um questionário. Este foi constituído por 10 assertivas no qual os discentes escolheram a alternativa que mais se aproximava do seu conhecimento. As assertivas trataram dos principais demonstrativos do setor público. Participaram desta pesquisa os discentes de 62 campi de IES baianas, sendo estas públicas e privadas. A análise ocorreu nas 217 respostas que predispõem a não normalidade utilizando uma estatística descritiva e por último aplicou-se o Teste Quiquadrado. O estudo obteve como conclusão que os discentes não compreendem os termos empregados nos demonstrativos aplicados no setor público. Este trabalho contribui para que as Instituições de Ensino Superior ao se deparar com as deficiências do ensino, proporcionando atuar na melhora da qualidade dos seus profissionais.
- ItemArtefatos de Contabilidade Gerencial difundidos entre os alunos dos cursos de graduação em Ciências Contábeis(Universidade do Estado da Bahia, 2014-08-08) Silva Neto, João Albuquerque; Lima Filho, Raimundo Nonato; Moreira, Romilson do Carmo; Santos, Francisco ArapiracaO Comitê de Contabilidade Financeira e Gerencial da Federação Internacional de Contabilistas (IFAC) divulgou um pronunciamento intitulado International Management Accounting Practice 1 (IMAP 1), em 1989, e revisou o estudo em 1998 apresentando quatro estágios de evolução da Contabilidade Gerencial, identificando artefatos relacionados a cada um destes estágios. O objetivo desta pesquisa foi identificar o conhecimento dos discentes das Instituições de Ensino Superior (IES) no Estado da Bahia diante dos Artefatos da Contabilidade Gerencial. A metodologia adotada foi exploratória com abordagem quantitativa, utilizando um questionário como instrumento de pesquisa composto por 13 afirmações. As assertivas abordaram a Contabilidade Gerencial e seus Artefatos. Participaram da pesquisa os estudantes de 62 campi de IES baianas. Foram analisadas 219 respostas que não tendem a normalidade utilizando uma Estatística Descritiva com Teste Quiquadrado. Por último, aplicouse o Teste de Hipótese tStudent. O estudo obteve como conclusão que os discentes conhecem os Artefatos da Contabilidade Gerencial. Este trabalho contribui para a discussão acerca da evolução da Contabilidade Gerencial, no Brasil e suas limitações ainda existentes, procurando discutir a raiz da problemática que se apresenta como limitação, há poucas pesquisas focadas na discussão da Contabilidade Gerencial.
- ItemDomínio dos graduandos em ciências contábeis de IES baianas sobre as recentes alterações nas demonstrações contábeis.(Universidade do Estado da Bahia, 2014-08-08) Moreira , Silvana Lorena Costa; Filho, Raimundo Nonato Lima; Pinheiro, Francisco Marton Gleuson; Amorim, Ricardo José Rocha; Sousa, Wellington DantasA Contabilidade brasileira passou e continua passando por várias mudanças devido à legislação contábil, no qual acarretou mudanças no conjunto de demonstrações contábeis vigentes atualmente. O objetivo desta pesquisa foi identificar o domínio dos discentes das Instituições de Ensino Superior (IES) no Estado da Bahia diante das alterações causadas nas demonstrações contábeis após a recente legislação contábil. A metodologia adotada foi exploratória com abordagem quantitativa, utilizando um questionário como instrumento de pesquisa, sendo composto por 16 afirmações, nos quais os respondentes escolheram a alternativa mais próxima de seu juízo. As assertivas abordaram as principais alterações ocorridas nas demonstrações contábeis. Participaram da pesquisa os estudantes de 62 campi de IES baianas. Foram analisadas 212 respostas que não tendem a normalidade utilizando uma Estatística Descritiva com Teste Quiquadrado. Por último, aplicou-se o Teste de Hipótese tStudent. A pesquisa concluiu que os discentes das IES baianas não apresentam domínio a respeito das alterações ocorridas nas demonstrações contábeis causadas pelas Leis 11.638/07 e 11.941/09. Assim, este estudo contribui para que as IES baianas avaliem possíveis providências a fim de mudar a realidade negativa em que os discentes se encontram.
- ItemAnálise dos periódicos de Contabilidade com estrato "A" no Qualis-Caps(Universidade do Estado da Bahia, 2014-08-08) Barbosa, Jeisica Gomes; Filho, Raimundo Nonato Lima; Silva, Denise Mendes da; Amorim, Ricardo José Rocha; Pinheiro, Francisco Marton GleusonOs periódicos científicos assumem um papel de fundamental importância para a disseminação do conhecimento de forma contínua e atualizada. O presente estudo propõe-se a analisar os periódicos científicos de Contabilidade classificados no Estrato “A” no sistema Qualis/Capes, sob o ponto de vista do desempenho (forma). No triênio de 2010-2012. A metodologia utilizada foi método descritivo, com abordagem quantitativa. Do total de 185 títulos no estrato A1 e 198 no A2 da área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo, 20 foram identificados como de Contabilidade. Para obtenção dos resultados aplicou-se o método de avaliação proposto pelo Qualis/Capes e o Krzyzanowski e Ferreira (1998) para tratamento e análise dos dados, procurando identificar os aspectos relacionados ao desempenho das revistas. O estudo observou que o relacionamento entre o desempenho do periódico e as variáveis, estratificação Qualis/Capes e número de indexadores vinculados foram significativos, de acordo com análise de correlação de Spearman. Os resultados apontam que dos periódicos envolvidos na pesquisa, dos produzidos no Brasil nenhum possui indexador em base de dados ISI/JCR ou Scopus/SCImago, já os periódicos internacionais todos são indexados nas duas bases. Outra constatação foi que a métrica Qualis/Capes é baseada, praticamente, por variáveis da dimensão formal. Acreditando na importância do tema para a Contabilidade o presente trabalho foi desenvolvido para a fomentação de estudos a respeito da avaliação da qualidade da produção científica. A contribuição do estudo está em ajudar os periódicos de níveis inferiores a adotar estratégias em alcançar o estrato superior.
- ItemEmpreendedores individuais : um estudo sobre a formalização no âmbito da Lei Complementar nº 128/2008, na cidade de Senhor do Bonfim - BA.(Universidade do Estado da Bahia, 2014-12-16) Silva, Elane Alves da; Letti, Ariel Gustavo; Nascimento, Leandrodo; Ferreira, Jorge AdrianoO presente estudo objetiva analisar a percepção dos microempreendedores individuais quanto aos resultados da formalização do seu negócio amparada na Lei MEI. Também pretende identificar qual a avaliação dos microempreendedores individuais da cidade de Senhor do Bonfim quanto aos resultados da formalização do seu empreendimento amparada na Lei MEI. O trabalho foi desenvolvido em base descritiva, onde foram realizadas pesquisas bibliográficas e de levantamento. Elaborou-se uma pesquisa com os microempreendedores individuais. Para levantamento dos dados foram aplicados cinquenta questionários aos MEIs. Os resultados apresentados pela pesquisa demonstra que os MEIs tem um conhecimento com a Lei MEI e estão satisfeitos com os benefícios. Percebe-se que os principais motivos que estimularam os MEIs a adesão à formalização do seu empreendimento foram à possibilidade de trabalhar por conta própria, os benefícios previdenciários, baixo custo para a formalização e o crescimento como empreendedor. Quanto à satisfação dos microempreendedores individuais com a formalização, pode se afirmar que eles estão satisfeitos, a formalização contribuiu com o aumento no faturamento, melhorando cada vez mais as vendas, possibilitando maior credibilidade da empresa, e crescimento do negócio. Apesar de alguns benefícios não estarem bem claro para os MEIs, acredita-se por esse estudo que a Lei MEI, está alcançando seus objetivos.
- ItemNormas contábeis e entidades religiosas: um estudo de caso no município de Senhor do Bonfim - BA(Universidade do Estado da Bahia , 2014-12-16) Lima, Vanicleia Rodrigues de; Letti, Ariel Gustavo; Souza, Jorge Adriano Ferreira de; Santos, Leandro do NascimentoO trabalho analisa os procedimentos e demonstrações contábeis da entidade religiosa CCB na cidade de Senhor do Bonfim. Verifica se estão em conformidade com as Normas Contábeis estabelecidas pela Resolução 1.409/12, para Entidades Sem Fins Lucrativos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório e descritivo. Utilizou-se de revisão bibliográfica e estudo de campo com coleta de dados via entrevista e questionários com questões abertas e fechadas, além de análise documental. Verificou-se por meio da pesquisa, que os administradores titulares da entidade religiosa, não conhecem a NBC que rege os procedimentos e demonstrações contábeis desta entidade na sua teoria. Contudo, na prática realizam os lançamentos contábeis no sistema de dados com facilidade, uma vez que o mesmo é todo explicativo para cada função nele estabelecido. Como responsável pela contabilidade desta entidade há um Profissional contábil voluntário, registrado no CRC, com Pós em Controladoria. Na análise de documentos de registros Contábeis, Fiscais, Sociais e eletrônicos pode-se verificar que os procedimentos Contábeis da entidade religiosa CCB, estão de acordo às Normas da Resolução 1.409/12 da ITG 2002.