Licenciatura em História - DCH5
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- ItemA injustiça cognitiva e a invisibilidade dos discentes que possuem deficiência durante a pandemia(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-09) Pereira, Jeane Cardoso; Mascarenhas, Aline Daiane Nunes; Silva, Miranice Moreira da; Moreira, Jefferson da SilvaDesde março de 2020, vivenciamos no Brasil e no mundo uma pandemia causada pelo Coronavírus, que culminou no distanciamento social e fechamento de instituições de ensino em todo o país. Neste contexto, o presente artigo realiza uma análise reflexiva sobre a injustiça cognitiva no contexto pandêmico vivenciado pelos discentes que possuem deficiência. O ensino remoto foi implementado através do Parecer CNE/CP nº 05/2020, que legitimou o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para a aplicação de conteúdos visando a continuidade e efetivação dos mesmos. Durante esse período de pandemia, a educação inclusiva foi invisibilizada, os documentos oficiais quase não sinalizavam preocupação com esses sujeitos. Diante disso, este trabalho propõe um diálogo fundamentado por autores, a exemplo de Crochík (2011), Mantoan (2003), Carvalho (2006); Diniz (2007), Mascarenhas e Franco (2020). Em meio ao descaso do Ministério da Educação, ainda vivenciamos uma grave ameaça por meio da nova Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida, o Decreto 10.502/2020, que induz à privatização da educação e intensifica processos de segregação e discriminação dos sujeitos da educação especial. Esse artigo é de natureza qualitativa e abordagem documental de documentos oficiais que regulamentaram o ensino remoto na pandemia, a exemplo do Parecer CNE/CP nº 05/2020, Parecer CNE nº 02/2020 e Parecer CNE nº 11/ 2020. Para além disso, o ensino durante a pandemia teve que se reinventar, assim como as práticas educativas, porém os discentes que possuem deficiência foram invisibilizados no processo de escolarização
- ItemA prostituição através do olhar de Margareth Rago, Magali Engel e Beatriz Kushnir: entendendo a prostituição no Brasil do final do Império e na Primeira República(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-20) Santos, Poliana Santana; Assis, Nancy Rita Sento Sé de; Santos, Alaíze Conceição dos; Vasconcelos , Vania Nara PereiraEsse artigo tem como objetivo abordar a prostituição através do pensamento de três destacadas historiadoras que trabalharam com o tema da prostituição. São elas: Margareth Rago, Magali Engel e Beatriz Kushnir. Através desse trabalho buscamos entender de que perspectiva cada uma delas tratou do tema. A temporalidade recortada, final do século XIX e na Primeira República, foi um período extremamente importante devido a atenção dada pelas autoridades brasileiras às questões relativas à prostituição
- ItemA representação da sociedade industrial através da série Manhunt: unabomber (2017)(Universidade do Estado da Bahia, 2022-12-21) Silva, Vagner Rodrigues da; Borges, Itálo Nelli; Silva, Jonhy Guimarães da; Nascimento , Pedro Arthur de MeloNeste trabalho monográfico, propõe-se a verificar a representação dos impactos da sociedade Industrial através da série Manhunt: Unabomber (2017). Por tratar-se de uma pesquisa que estabelece uma conexão entre história e cinema, o trabalho principia apresentando o objeto de pesquisa, assim como a metodologia de análise cinematográfica, elaborada por Cláudia Nova. Uma vez estabelecidos os conceitos de Identidade, Pós-Modernidade e Revolução Industrial, propõe-se a um estudo minucioso da obra, a fim identificar como a mesma trata das inovações tecnológicas que marcaram o período, assim como o efeito das mesmas na dinâmica social e trabalhista. Utilizamos para fundamentar essa pesquisa alguns teóricos como: Hall, Hobsbawm e Jost e Ricardo Antunes, os quais discutem os temas abordados pela pesquisa. Ao final desta análise, constata-se que a série é uma rica fonte para discussão das três últimas décadas do século XX, pois apresenta uma excelente construção da linguagem audiovisual e roteiro que trazem uma crítica contundente sobre a sociedade industrial do período.
- ItemA utilização do cristianismo na política: raízes, trajetória e observância nos golpes de 1964 e 2016 no Brasil(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-14) Júnior, Luiz Ferreira Jorge; Santos, Angela Cristina Guimarães; Carneiro, Everton Nery; Mattos , Wilson Roberto deO objetivo da presente pesquisa é promover uma compreensão Histórica, Filosófica, Teológica e Sociológica da utilização do Cristianismo enquanto instrumento de manobra das massas e legitimador de sistemas opressores e hegemonizadores, engendrados por parte de uma minoria, para satisfazer, em benefício próprio, a sua insaciável sede de consumo, lucro e egoísmo. Além disso, este trabalho tem a finalidade de visibilizar a existência de uma batalha política entre o liberalismo e o socialismo, travada decisivamente dentro da cristandade no Brasil durante o Golpe Militar de 1964 e o Golpe Parlamentar de 2016. No que concerne à metodologia, é uma pesquisa qualitativa, fundamentada por meio de uma revisão bibliográfica. O referencial teórico está alicerçado na apresentação do conceito do Cristianismo Original, como um modelo religioso, social e político. Este conceito surge aqui como um paradigma para contrastar com o Cristianismo oficial, e com o neopentecostalismo, que deu respaldo religioso ao neoliberalismo, ocupante do poder político no Brasil, principalmente a partir de 2016. Portanto, este estudo trouxe como resultado central a constatação das razões históricas pelas quais o Cristianismo redentor (Original) proposto por Jesus vem sendo literalmente usado (utilizado) para abonar projetos de grupos políticos, voltados unicamente para a obtenção de poder e vantagens a qualquer custo, favorecendo assim uma minoria inescrupulosa, em detrimento de uma imensa maioria que, por desconhecer o Cristianismo Original, inconsequentemente aceita, se submete, e até mesmo defende essa utilização. Por fim, este é um estudo inicial, que propõe uma ampliação de novas reflexões com vistas a promover um melhor entendimento da relação entre a história, a religião e a política
- ItemAs crônicas de Machado de Assis e as colunas do jornal gazeta de notícias: retratos da classe senhorial nos últimos anos da escravidão e no imediato pós-abolição (1884-1893)(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-15) Jesus, Laiany Souza de; Assis, Nancy Rita Sento Sé de; Conceição, Alaíze dos Santos; Santos , Angela Cristiana GuimarãesNeste estudo, analisamos as colunas do jornal Gazeta de Notícias, bem como as crônicas do escritor Joaquim Maria Machado de Assis, veiculadas no mesmo periódico, com o intuito de investigar como os autores das publicações retrataram a classe senhorial fluminense e compreender de que forma esses textos, veiculados no espaço da imprensa carioca, se relacionaram para retratar o desarranjo do domínio da classe senhorial e os desdobramentos desse acontecimento no período de 1884 a 1893. Através do presente trabalho, buscamos compreender de que forma as obras de Machado de Assis e as publicações do jornal Gazeta de Notícias retratam a sociedade oitocentista. Ao longo da pesquisa, analisamos fontes escritas provenientes do jornal do século XIX e utilizamos a análise de conteúdo, bem como a análise do discurso para estudar os textos e compreender os seus sentidos. Por meio da pesquisa, conseguimos observar que as colunas do jornal Gazeta de Notícias e as crônicas machadianas, veiculadas no mesmo jornal, carregavam assuntos similares por serem escritas no mesmo período e no mesmo periódico. Ambas, colunas e crônicas, empreenderam críticas à política do final do século XIX no Brasil, retrataram os acontecimentos relacionados à escravidão e aos anos subsequentes através das perspectivas dos autores de cada uma das publicações. Dessa forma, por meio do espaço do jornal, Machado de Assis debateu sobre a manutenção da escravização da população negra e criticou as elites políticas oitocentistas.
- Item“Brasil, onde foi construída tua história?”: o instituto histórico e geográfico brasileiro em perspectiva (1838-1889)(Universidade do Estado da Bahia, 2022-12-12) Bispo, Ítila Oliveira; Santos, Angela Cristina Guimarães; Conceição , Alaíze dos Santos; Assis, Nancy Rita Sento Sé deA presente pesquisa investiga a construção da nação partindo do IHGB. O objetivo geral foi analisar o sentimento de nação construído pelo IHGB, para que se pudesse entender a importância do sentimento nacionalista para um país, e do Instituto para a história do Brasil. Os conceitos basilares estiveram alicerçados na concepção de nação, nacionalidade e identidade nacional. Nesse sentido, a investigação assumiu um caráter descritivo e analítico das publicações da revista, entre 1839 e 1889, centrada na análise do conteúdo e do discurso. Assim, quanto à estrutura do trabalho, primeiro foi feita uma discussão sobre o Período Regencial e o início do Império de D. Pedro II, pois é nesse momento que a instituição é fundada e também quando o país dá seus primeiros passos como Estado-nação. Em seguida, apresentamos a importância do IHGB, para entender a dimensão do território e a sua população, e abordamos sobre a elite da época e como ela conseguiu manter uma hierarquia dentro da própria Instituição. A cargo da terceira parte ficou o entendimento da produção historiográfica da Instituição, com a finalidade de escrever o processo de construção da história do Brasil. E, por último, o foco foi discutir sobre as produções acerca da História do Brasil presentes na Revista IHGB, tomando como base a análise do conteúdo. Por fim, os resultados desse estudo apontaram para uma construção inicial estereotipada da identidade nacional, tendo em vista os percalços ao longo desse processo, que invisibilizaram os negros e criaram uma imagem do índio a partir de um herói medieval europeu
- ItemColégio Estadual Dr. José Marcelino de Souza: educação, memória e política em Nazaré das Farinhas-Ba (1931 a 2019)(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-19) Ribeiro , Luana Barbosa; Conceição, Alaize dos Santos; Lessa, Andrea Ribeiro da Silva; Santos, Silvia Karla Almeida dosO presente estudo analisa as contribuições sociais e políticas, no âmbito da formação dos sujeitos, do colégio estadual Dr. José Marcelino Souza para o munícipio de Nazaré das Farinhas e outras cidades do Recôncavo Baiano. Através da análise de fontes documentais, fotografias, aplicativo google forms, e depoimentos orais, foi possível compreender o contexto de fundação da instituição e em que medida visou dar conta dos interesses de uma região, sobretudo aprimoramento a mão de obra para o mercado de trabalho dada a sua “vocação” profissionalizante. Também foi possível refletir acerca do perfil discente, os desdobramentos de relações políticas e em que medida implicava nas próprias representações dos papéis sexuais (feminino e masculino) nos espaços de poder
- ItemDo Front Europeu para as terras do Una: mobilizações populares e cotidiano em Valença durante a Segunda Guerra Mundial (1942-1945)(Universidade do Estado da Bahia, 2020-12-28) Jesus, Pedro Paulo Araújo de; Moutinho, Augusto César Machado; Lima, Fernanda de Souza; Silva, Miranice Moreira daEste trabalho se propõe a analisar o cotidiano, manifestações e comícios ocorridos em Valença-BA entre 1942 e 1945, decorrente dos afundamentos dos navios Itagiba e Arará próximo ao município em 17 de agosto de 1942 pelo submarino alemão U 507 durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Para isso são utilizadas obras referentes ao episódio, o Estado Novo e a relação entre o Brasil e a guerra, além de outros tipos de fontes, principalmente o relato de depoentes. Assim procura-se mostrar que a cidade litorânea foi uma das mais atingidas na Bahia diretamente e indiretamente na economia, cultura e relações sociais pela guerra iniciada na Europa. Para compreender esse contexto de guerra são utilizados três tópicos durante a pesquisa. Inicialmente é traçado um panorama geral sobre a Bahia durante o período, desde a Interventoria ao Carnaval da capital baiana. Posteriormente procura-se mostrar as diversas movimentações sociais que a população valenciana fez contra os ataques do Eixo e a favor do Brasil na guerra. Por fim é feita uma análise sobre as consequências em diversos aspectos na vida dos valencianos depois do envolvimento brasileiro no conflito global. projetos de grupos políticos, voltados unicamente para a obtenção de poder e vantagens a qualquer custo,
- ItemEducação de Jovens e Adultos (EJA): o mobral e a educação emancipadora de Paulo Freire(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-08) Santos, Cristiane Sena dos; Mascarenhas, Aline Daiane Nunes; Bastos, Maria de Fátima Sudré de Andrade; Arapiraca, MarluseO presente artigo apresenta reflexões sobre a trajetória da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a problemática da evasão escolar, apontando as suas consequências, bem como, suas principais causas. Nesse sentido, nota-se que a ausência de políticas efetivas direcionadas a educação pública de qualidade, bem como, o contexto social e econômico dos discentes na maioria das vezes impossibilitam as suas permanências no âmbito escolar, visto que, muitos(as) se veem obrigados a evadir do espaço escolar para ocupar o mercado de trabalho, na maioria das vezes informal, visando a sobrevivência. Por isso, se faz necessário que as práticas educativas utilizadas pelos educadores dialoguem mais com as especificidades e dificuldades desse público, pois, muitas vezes o ensino ocorre de forma descontextualizada da realidade social dos educandos, motivo que não permite que os alunos se sintam acolhidos e autores da própria história. Em vista disso, se faz necessária a formação continuada dos profissionais da educação. Para dar sustentação teórica a essa pesquisa utilizou-se das contribuições dos autores: Freire (1982;1989;1998;200;2011), tendo em vista o legado de suas obras e suas contribuições para a educação; Brandão (2005) que apresenta uma discussão riquíssima sobre o método de Paulo Freire; Arroyo (2011), entre outros. Espera-se contribuir e oferecer subsídios para que educadores encontrem informações e estratégias que visem a melhoria da sua prática educacional. Visto que, acredita-se em um aprendizado pautado no prazer de ler e interpretar o mundo de forma inovadora, dinâmica, significativa e libertadora.
- ItemEnsino de história e pandemia da covid-19: uma análise das perspectivas metodológicas para o ensino - aprendizagem na disciplina história na escola CERJA em Laje-Ba(Universidade do Estado da Bahia, 2022-12-16) Sousa, Camila Lima dos Santos; Lima, Fernanda de Souza; Silva, Miranice Moreira da; Mascarenhas, Aline Daiane NunesEste trabalho pretende contribuir a estudos voltados ao uso de novas metodologias no Ensino de História na contemporaneidade e as possibilidades e desafios vivenciados pelos professores de História do Colégio Estadual Ruy José de Almeida, Laje - Bahia durante o período de pandemia da covid-19. Em vista disso, o objetivo desta pesquisa consistiu em compreender os processos metodológicos utilizados pela escola antes e durante a pandemia. Neste sentido, defende-se que apesar de em outros momentos históricos optar-se por métodos de ensino tradicionais voltados, principalmente a memorização do conteúdo, na atualidade já existe um percepção quanto a renovação metodológica na disciplina História, a qual está baseada na perspectiva critico-reflexiva e na escola como um ambiente multicultural,nesta o sujeito é posto como o próprio protagonista dos processos de ensino-aprendizagem. Assim, propõe-se que durante o momento pandêmico muitos problemas já recorrentes do sistema de ensino brasileiro foram agravados, refletindo tantos nos alunos como professores. A pesquisa buscou evidenciar também a necessidade dos docentes buscar novas metodologias para o ensino remoto emergencial. Discute- se também o ensino Hibrido, uma proposta já em voga na sociedade brasileira que ganha maior notoriedade com a carência do retorno as aulas presenciais. Por fim, conclui-se que na escola estudada existe uma concepção pautada na renovação metodológica no ensino de história, além de fomentar a necessidade de investimentos na educação, por sua vez, na formação de professores, para lidar principalmente, em situações emergenciais.
- ItemEu só digo o que penso, só faço o que gosto e aquilo que creio!: política e cultura na carreira da intérprete Maria Bethânia durante a ditadura civil-militar (1965-1979)(Universidade do Estado da Bahia, 2021-12-16) Luz , Paulo Vitor Souza da; Luna, Cristina Monteiro de Andrada; Silva, Miranice Moreira da; Correa, Priscila GomesO despontar artístico de Maria Bethânia adveio de um período histórico de convulsão cultural que gerou diversas transformações no país durante toda a década de 1960. Desde a “revolução cultural” iniciada no início da década com os movimentos de Arte engajada, o Tropicalismo na segunda metade da década de 60 e até os movimentos de Contracultura durante a década de 1970, todos estes influenciaram direto e indiretamente na formação dos pensamentos de Bethânia e de sua carreira artística. Esta pesquisa busca analisar a atuação e a carreira de Maria Bethânia durante a ditadura civil-militar no Brasil, especificamente durante o período de 1965 a 1979, a partir dos shows Opinião (1965), Rosa dos Ventos – O Show Encantado (1971), Drama Luz da Noite (1973), A Cena Muda (1974), Pássaro da Manhã (1977) e Maria Bethânia (1979), recorrendo aos estudos sobre trajetórias de Geovanni Levi (2006), conceitos de representações de Roger Chartier |(1990) e corpo político de Michael Foucault (1987), a fim de compreender como o trabalho apresentado por Maria Bethânia, no que tange à seleção do repertório e à sua interpretação, esteve atrelado às suas vivências e aos contextos socioculturais e políticos da sua época, naquele momento marcados pela realidade da ditadura civil-militar. Além disso, buscou-se fazer uma seleção de materiais como áudios caseiros e extraoficiais dos espetáculos, a discografia da intérprete do período, programas de shows, entrevistas em jornais, programas de TVs e rádios, dentre outros. Desse modo, o trabalho em questão apresenta Maria Bethânia e sua atuação política e cultural durante o período do regime civil-militar no Brasil.
- ItemLinhas ferreas avanços e desenvolvimentos: os impactos na cidade de Varzedo (1892-1960)(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-06) Santos , Sidney dos; Assis, Nancy Rita Sento Sé de; Silva, Miranice Moreira da; Amorim, Antonio Jorge SouzaUm pequeno vilarejo, pertencente a Santo Antônio de Jesus, chega a condição de arraial em 1868, a partir da chegada do padre Antônio Ângelo Gomes de Mendonça, quando uma pequena capela foi construída e ao seu redor um agrupamento de casas foram surgindo. Mas o indício de desenvolvimento ocorre a partir da passagem da linha férrea pelas terras de Vargem Grande, atual Varzedo, pois o símbolo de desenvolvimento da época passava a cortar as terras da região. A Linha férrea chegava ao Brasil com o objetivo de modernidade, trazer avanços e colocar o país nos moldes “civilizados”, afinal, a linha férrea surgia na Inglaterra no século XIX com o intuito de trazer avanços tecnológicos, e como a Europa sempre foi considerada um exemplo a ser seguido, o Brasil se inspirou nessa modernidade e nesse avanço tecnológico. No Recôncavo baiano o ponto de partida para o tão sonhado avanço na região foi a cidade de Nazaré, com a linha férrea Tram- Road, que surgiu para melhorar a relação, a comunicação entre as regiões e facilitar o transporte de pessoas e mercadorias para capital. A instalação de uma Estação de trem impactou várias regiões e fez com que surgissem muitos assentamentos que atualmente são cidades. Visto isto, o presente trabalho tem como objetivo principal analisar o impacto que a ferrovia trouxe para a região de Vargem Grande. Além de compreender o motivo pelo qual o símbolo de desenvolvimento da época, não só cortou as terras do arraial, mas também instalou uma Estação de trem na região.
- ItemMulheres de Dom Macedo Costa: desigualdades de gênero e processos de resistências nas relações matrimoniais(Universidade do Estado da Bahia, 2022-12-16) Figueira, Joelia Silva; Vasconcelos, Vânia Nara Pereira; Conceição, Alaíze dos Santos; Vasconcelos, Tania Mara PereiraEste estudo tem como objetivo analisar os principais fatores que reforçam estereótipos referentes ao comportamento das mulheres em suas relações matrimoniais e em sua vida social na cidade de Dom Macedo Costa, entre os anos noventa do século passado aos dias atuais. Desta forma, problematiza o quanto o patriarcado e o machismo podem interferir no controle dos corpos femininos dentro e fora do casamento. Pretende ainda identificar, a partir de entrevistas orais, com mulheres de faixa etária, escolaridade e poder econômico diferentes, as mudanças e permanências no que trata das questões de gênero e dos aspectos das relações matrimoniais
- ItemMulheres pretas e violência doméstica no recôncavo baiano: três casos no município de Santo Antônio de Jesus, 1927-1930(Universidade do Estado da Bahia, 2022-12-15) Silva, Jaqueline dos Santos Guedes da; Vasconcelos, Tânia Mara Pereira; Vasconcelos, Vânia Nara Pereira; Lima, Fernanda de SouzaO presente artigo diz respeito à investigação de três casos de violência doméstica vivenciados por mulheres pretas, na cidade de Santo Antônio de Jesus, Recôncavo baiano, nas primeiras décadas do Século XX. Busca compreender as razões do fenômeno, mas sobretudo as formas de reação das vítimas diante de um contexto social no qual as mulheres eram completamente desfavorecidas pela lei, especialmente se fossem pretas e pobres. Assim, pois, dialogando com os conceitos de violência e violência doméstica, e amparada pelos estudos de gênero, busquei compreender os sentidos mais profundos desse fenômeno que a tanto persegue as mulheres, em particular as pretas, analisando os processos criminais resultantes de queixas que as mesmas fizeram à justiça denunciando seus agressores
- Item"O barro e a tradição: feira de Caxixis uma manifestação sociocultural no Recôncavo Baiano(Universidade do Estado da Bahia, 2021-12-20) Rocha, Karine Santos de Souza; Cordeiro, Marluce Arapiraca dos Santos; Santos , Denilson Lessa dos; Lessa , Andrea Ribeiro da SilvaResumo Este artigo tem por objetivo analisar a importância histórica da tradicional Feira de Caxixis, uma manifestação cultural que ocorre anualmente, a mais de dois séculos, na cidade de Nazaré, no Recôncavo baiano, durante o período da Semana Santa e que permanece como lugar de tradição, memória e patrimônio cultural, mantendo aspectos socioculturais e econômicos dos Municípios de Nazaré das Farinhas e do Distrito de Maragogipinho-BA e uma riqueza em saberes e fazeres artesanais que preservam valores culturais e ancestrais das comunidades locais de oleiros. Para realização da pesquisa, adotou-se como aspectos metodológicos, uma abordagem qualitativa, alinhada a relatos e contribuições de pesquisa da História Oral, com entrevistas estruturadas e semiestruturadas, combinada com método documental e bibliográfico com consultas aos acervos históricos disponíveis, bem como a coleta e registro de imagens. A História Cultural também serviu de aporte teórico desta pesquisa para compreensão de todo o processo de significação e identidade desse trabalho, que envolve não só a venda, mas a produção de símbolos, a preservação dos elementos culturais, a fabricação e comercialização dos Caxixis, o saber-fazer artesanal, o processo histórico de formação da feira e a sua força cultural intrínseca, que revelam práticas de invenção e produção de peças de barro, num diálogo entre elementos que promovem a conservação dos aspectos culturais e a ressignificação do comércio informal criativo, que persiste apesar da desvalorização dos grupos populares, especificamente de artesãos, com sua resistência cultural, práticas culturais, frente ao processo de desenvolvimento, assegurando a tradição histórica de trabalho dos oleiros e relações identitárias com seu ofício, agregando valor imaterial ao seu artesanato.
- ItemO bonga e a administração colonial portuguesa: imagens e representações no vale do Zambeze, Moçambique (1855-1876)(Universidade do Estado da Bahia, 2022-12-21) Hora, Lana Lessa dos Santos; Santos, Denilson Lessa dos; Santos, Hamilton Rodrigues dos; Mattos, Wilson Roberto deNo último quartel do século XIX, após a independência do Brasil, Portugal aprofundou o processo de ocupação colonial portuguesa, evidenciando um projeto cujo objetivo não era só a ocupação da terra, mas também a exploração dos recursos naturais e humanos em Moçambique. Até então, o interesse português era comercial e sua influência consistia numa rede de feitorias e fortalezas, com poucas pessoas, na costa oriental, e algumas vilas isoladas no interior do território. Logo, a região do atual Moçambique não era colônia efetiva de Portugal. Bem como, os envolvidos nessa dinâmica comercial estavam cientes de que somente era possível comercializar na região mediante a colaboração das lideranças locais, os régulos. Assim, o nível de poder exercido pelos portugueses com esse novo projeto colonial alterou as relações com os grupos sociais e políticos em África, sobretudo com os régulos. A relação que antes era essencialmente comercial, procurou se enquadrar numa política voltada à efetivação da posse da região e a uma eficaz exploração de suas riquezas. Dentro da historiografia surgiram diversos debates sobre a ação dos régulos, alguns defendiam que os chefes locais agiram estrategicamente, ora negociando com o sistema colonial, ora resistindo. Assim, este artigo busca compreender a relação entre o régulo Bonga e a administração colonial, baseado nas imagens e representações construídas pelos agentes coloniais portugueses durante o período de chefia do Bonga, no prazo de Massangano (1855-1876)
- ItemO celeiro do recôncavo: Nazaré das farinhas durante a guerra da indepedência da Bahia (1821-1823)(Universidade do Estado da Bahia, 2021-06-30) Souza, Thiago Aurélio Silva de; Assis, Nancy Rita Sento Sé de Assis; Lima, Fernanda de Souza; Leal, Maria das Graças de AndradeNesse trabalho, é repensada a narrativa da Independência, pela visão de autores que revisitam a participação de Nazaré das Farinhas na história e quando a ação de D. Pedro I, às margens do Rio Ipiranga, se mostra não sendo fator decisivo de liberdade. O objetivo central consiste em verificar a importância de Nazaré das Farinhas no contexto da Independência da Bahia, problematizando de que forma Nazaré das Farinhas foi importante, ao levar o título de celeiro do recôncavo, durante a guerra, compreendendo o período de 1821 – 1823. Metodologicamente, a discussão crítica é viabilizada através de uma revisão bibliográfica embasada em estudos já publicados sobre a temática em questão, que reforçam a importância e a necessidade de discutir a contribuição desse período e desse local na história. As exposições dos fatos estabelecidos exercem função de denúncia sobre parte da história que vem sendo esquecida pelos historiadores, proporcionando a visibilidade que a cidade de Nazaré merece, por ser protagonista de um importante evento da história, especialmente pela sua produção da farinha de mandioca
- ItemO ensino remoto na disciplina história: desafios entre o ensino tradicional e o uso das ferramentas tecnológicas(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-07) Oliveira, Edilene Sales; Mascarenhas, Aline Daiane Nunes; Neto, João Evangelista do Nascimento; Conceição, Alaize dos SantosO presente trabalhou buscou refletir acerca das experiências de professores de História na modalidade de ensino remoto, por isso, se fez necessário realizar uma pesquisa de campo de cunho qualitativo, para saber quais são os principais desafios que professores e alunos têm enfrentando para efetivar o processo de ensino-aprendizagem e isso foi feito através de um questionário online na ferramenta do Google (Google formulários). Para fundamentar este trabalho foi utilizado autores, tais como: Mascarenhas e Franco (2020), Costa (2020), SEDUC (2020) SENSO (2017), Pretto (2020), Campanha nacional pelo direito à educação (2020;2021), Freire (2002; 2020) e Santos (2017). Os resultados obtidos através dessa pesquisa foram que, os principias desafios tanto para alunos quanto para professores é saber manusear as ferramentas tecnológicas, no caso dos alunos muitos foram excluídos do processo de acesso à educação por não ter acesso à internet e celulares e isso é algo que urge ser resolvido para que mais crianças não sejam penalizadas, visto que, os dados dessa pesquisa mostram que, infelizmente, a evasão escolar nesse momento pandêmico perfaz uma triste realidade.
- Item“O lugar ou o não lugar” do negro: aspectos políticos e ideológicos na educação primária, na década de 1930, a partir da revista a escola primaria(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-13) Fernandes, Juan Vitor dos Santos; Cordeiro, Marluse Arapiraca dos Santos; Santos, Denilson Lessa dos; Silva, Miranice Moreira daEsta pesquisa tem por objetivo a compreensão “do lugar ou não lugar”, das populações negras no processo de construção da educação brasileira na década de 1930, a partir da análise da revista “A Escola Primaria”, contribuindo para ampliação das discussões no campo da História da Educação, sobretudo do negro. O Estado é chamado a assumir a educação do povo de forma universal, ou seja, abrangendo todos os grupos sociais, com vistas a produzir os trabalhadores necessários à sociedade moderna e liberal, vinculada aos imperativos do capital. Nesta perspectiva o estudo buscou analisar os processos políticos e pedagógicos implementados na institucionalização da educação e as ideologias que influenciaram o processo de universalização e escolarização da educação no Brasil. As teorias racistas amplamente difundidas foram naturalizando as desigualdades raciais em novo ambiente político e jurídico. Consolidou-se uma forte política de branqueamento como projeto nacional de modo a conciliar a crença na superioridade branca com o progressivo desaparecimento do negro, cuja presença estava relacionada ao atraso. O modelo de desenvolvimento pretendido estava diretamente associado ao projeto de uma nação branca, que gerou processos de produção de silenciamentos e não lugares ao qual foi reservado aos negros. A pesquisa se ancorou numa metodologia, que se baseou no método bibliográfico e documental, numa abordagem qualitativa, e na perspectiva do método do materialismo histórico dialético, com análise de fontes, num diálogo com autores como Sidney Chalhoub (1996), Anthony Giddens (2002), Orlandi e Maria Helena Rolim Capelato (1988). Neste sentido, se construiu problematizações, a partir das referências, argumentando teoricamente sobre os significados e sentidos do projeto de escola republicana que não incorporou, pois, um projeto de emancipação da população negra, pelo contrário, continuou alimentando o racismo e produzindo a exclusão de negros, o “não lugar” nos espaços escolares. Esta pesquisa tem por objetivo a compreensão “do lugar ou não lugar”, das populações negras no processo de construção da educação brasileira na década de 1930, a partir da análise da revista “A Escola Primaria”, contribuindo para ampliação das discussões no campo da História da Educação, sobretudo do negro. O Estado é chamado a assumir a educação do povo de forma universal, ou seja, abrangendo todos os grupos sociais, com vistas a produzir os trabalhadores necessários à sociedade moderna e liberal, vinculada aos imperativos do capital. Nesta perspectiva o estudo buscou analisar os processos políticos e pedagógicos implementados na institucionalização da educação e as ideologias que influenciaram o processo de universalização e escolarização da educação no Brasil. As teorias racistas amplamente difundidas foram naturalizando as desigualdades raciais em novo ambiente político e jurídico. Consolidou-se uma forte política de branqueamento como projeto nacional de modo a conciliar a crença na superioridade branca com o progressivo desaparecimento do negro, cuja presença estava relacionada ao atraso. O modelo de desenvolvimento pretendido estava diretamente associado ao projeto de uma nação branca, que gerou processos de produção de silenciamentos e não lugares ao qual foi reservado aos negros. A pesquisa se ancorou numa metodologia, que se baseou no método bibliográfico e documental, numa abordagem qualitativa, e na perspectiva do método do materialismo histórico dialético, com análise de fontes, num diálogo com autores como Sidney Chalhoub (1996), Anthony Giddens (2002), Orlandi e Maria Helena Rolim Capelato (1988). Neste sentido, se construiu problematizações, a partir das referências, argumentando teoricamente sobre os significados e sentidos do projeto de escola republicana que não incorporou, pois, um projeto de emancipação da população negra, pelo contrário, continuou alimentando o racismo e produzindo a exclusão de negros, o “não lugar” nos espaços escolares.
- ItemPerspectivas latino-americanas, da decolonialidade à teoria da educação libertadora: análise do ementário do currículo do curso de licenciatura em história, período 2013 a 2021, da Universidade do Estado da Bahia – Campus V(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-12) Santos, Alisson Farias dos; Lima, Ruy D`Oliveira; Lima , Fernanda Souza; Soares , Josevandro ChagasEsta monografia estuda o tema perspectivas Latino-Americanas, da Decolonialidade à Teoria da Educação Libertadora: análise do ementário do currículo do curso de licenciatura em História, período 2013 a 2021, da Universidade do Estado da Bahia - Campus V, com o intuito de compreender a questão problema: “em que medida o ementário em análise incorporou conceitos e/ou abordagens relacionados à decolonialidade e a teoria da educação libertadora?”, para tanto utilizo do ementário do currículo de História como opção metodológica a partir da análise documental, verifico suas influências para a formação, suas particularidades e pluralidades a luz das perspectivas citadas, tal pesquisa possibilitou compreender quais são as prioridades de abordagens e perspectivas presentes na estrutura curricular do curso de história na instituição UNEB - Campus V possibilitando observar o quanto a universidade reproduz o padrão eurocêntrico das universidades ocidentalizadas perpetuando a colonialidade, uma vez que foi percebido o privilegio dado as áreas de Europa em detrimento de áreas como América, África e Asia, bem como a pouca abordagem relacionada a Raça, Gênero e Etnia no currículo do curso.