Licenciatura em História - DCH5
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- ItemA BNCC e as orientações para o ensino de história da África e cultura afro-brasileira: um estudo de caso sobre a efetivação da lei 10.639/03 no Colégio Estadual Ruy José de Almeida (2019-2022)(Universidade do Estado da Bahia, 2024-03-20) Brito, Robélia Santana; Lima, Fernanda de Souza; Neto, Geraldo Barbosa; Santana, Jacimara SouzaA pesquisa realizada teve como objetivo analisar a integração do Ensino de História da África e das Relações Étnico-Raciais na disciplina de História do Colégio Estadual Ruy José de Almeida, durante o período de 2019 a 2022, em conformidade com as diretrizes estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Este estudo torna-se relevante diante da conjuntura política permeada por instabilidades e fragilidades democráticas, juntamente com as mudanças introduzidas com a Reforma do Novo Ensino Médio. A metodologia da pesquisa foi desenvolvida a partir da pesquisa bibliográfica de autores que discutem sobre a temática, a análise de documentos como o Projeto Político Pedagógico da escola, os livros didáticos e a BNCC, além do estudo de caso desenvolvido com os professores de História. Os resultados revelam práticas de renovação metodológica para o ensino de História da África e Cultura Afro brasileira na escola analisada, apesar das limitações impostas na BNCC com a Reforma do Novo Ensino Médio, que dificultam tanto o trabalho dos docentes como no processo de ensino aprendizagem dos alunos. A inclusão da abordagem da lei nos conteúdos do currículo escolar demonstra a importância da participação dos africanos e dos afro-brasileiros nos processos históricos, bem como fortalece a educação para a diversidade, nesta, os estudantes já trazem conhecimentos de suas vivências ao entender a escola como um espaço sociocultural. Por fim, conclui-se que a formação continuada dos professores é essencial para promover a integração efetiva desses conteúdos no currículo escolar, além do desenvolvimento de projetos transversais que podem ampliar o alcance dessas práticas para toda a comunidade escolar
- ItemA construção da imagem dos negros nos livros didáticos de história do 7° ano(Universidade do Estado da Bahia, 2025-03-12) Jesus , Rosane Brito de; Lima, Fernanda de Souza; Santos , Hamilton Rodrigues dos; Franco, Silene ArcanjoA presente pesquisa analisa as representações dos negros nas imagens dos livros didáticos de História do 7º ano do Ensino Fundamental II, investigando seu impacto na construção da identidade e do pensamento crítico dos estudantes. A pesquisa adota uma abordagem bibliográfica e documental, baseada na análise de livros didáticos, artigos acadêmicos e documentos oficiais, fundamentando-se em autores como Gil (2008) e Lakatos e Marconi (2003). O estudo busca identificar estereótipos e lacunas nas representações dos negros, avaliando se essas imagens contribuem para uma educação mais inclusiva ou reforçam narrativas excludentes. Os resultados indicam a persistência de estereótipos, evidenciando a necessidade de revisão dos materiais didáticos. A pesquisa reforça ainda a importância da implementação de práticas pedagógicas antirracistas e da efetiva aplicação da Lei nº 10.639/2003, garantindo um ensino de História mais representativo e diverso.
- ItemA injustiça cognitiva e a invisibilidade dos discentes que possuem deficiência durante a pandemia(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-09) Pereira, Jeane Cardoso; Mascarenhas, Aline Daiane Nunes; Silva, Miranice Moreira da; Moreira, Jefferson da SilvaDesde março de 2020, vivenciamos no Brasil e no mundo uma pandemia causada pelo Coronavírus, que culminou no distanciamento social e fechamento de instituições de ensino em todo o país. Neste contexto, o presente artigo realiza uma análise reflexiva sobre a injustiça cognitiva no contexto pandêmico vivenciado pelos discentes que possuem deficiência. O ensino remoto foi implementado através do Parecer CNE/CP nº 05/2020, que legitimou o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para a aplicação de conteúdos visando a continuidade e efetivação dos mesmos. Durante esse período de pandemia, a educação inclusiva foi invisibilizada, os documentos oficiais quase não sinalizavam preocupação com esses sujeitos. Diante disso, este trabalho propõe um diálogo fundamentado por autores, a exemplo de Crochík (2011), Mantoan (2003), Carvalho (2006); Diniz (2007), Mascarenhas e Franco (2020). Em meio ao descaso do Ministério da Educação, ainda vivenciamos uma grave ameaça por meio da nova Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida, o Decreto 10.502/2020, que induz à privatização da educação e intensifica processos de segregação e discriminação dos sujeitos da educação especial. Esse artigo é de natureza qualitativa e abordagem documental de documentos oficiais que regulamentaram o ensino remoto na pandemia, a exemplo do Parecer CNE/CP nº 05/2020, Parecer CNE nº 02/2020 e Parecer CNE nº 11/ 2020. Para além disso, o ensino durante a pandemia teve que se reinventar, assim como as práticas educativas, porém os discentes que possuem deficiência foram invisibilizados no processo de escolarização
- ItemA Jaguaripe agroindústria e a cidade de Muniz Ferreira: relações socioeconômicas e transformações entre 2000 e 2005(Universidade do Estado da Bahia, 2024-09-05) Almeida , Rafaela Santos; Souza, Edinaldo Antônio de Oliveira; Santos , Hamilton Rodrigues dos; Borges , Ítalo NelliEste artigo analisa as relações socioeconômicas e as transformações ocorridas na cidade de Muniz Ferreira, Bahia, entre os anos de 2000 e 2005, em função das atividades e do posterior fechamento da Jaguaripe Agroindústria. A pesquisa adota a história social como referencial teórico e a história oral como metodologia principal, valendo-se de entrevistas com ex-empregados da fábrica para captar as vivências e percepções desses trabalhadores diante das mudanças socioeconômicas impostas pelo funcionamento e desativação da empresa. Os depoimentos coletados revelam a dependência econômica da comunidade em relação à agroindústria, além de evidenciar o impacto sobre o comércio local e a vida social da cidade. A partir dos relatos, o estudo reflete sobre as dinâmicas de transformação urbana e econômica em pequenos municípios brasileiros e discute a importância da memória coletiva na reconstrução histórica de eventos que moldaram a identidade local.
- ItemA prostituição através do olhar de Margareth Rago, Magali Engel e Beatriz Kushnir: entendendo a prostituição no Brasil do final do Império e na Primeira República(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-20) Santos, Poliana Santana; Assis, Nancy Rita Sento Sé de; Santos, Alaíze Conceição dos; Vasconcelos, Vânia Nara PereiraEsse artigo tem como objetivo abordar a prostituição através do pensamento de três destacadas historiadoras que trabalharam com o tema da prostituição. São elas: Margareth Rago, Magali Engel e Beatriz Kushnir. Através desse trabalho buscamos entender de que perspectiva cada uma delas tratou do tema. A temporalidade recortada, final do século XIX e na Primeira República, foi um período extremamente importante devido a atenção dada pelas autoridades brasileiras às questões relativas à prostituição
- ItemA representação da sociedade industrial através da série Manhunt: unabomber (2017)(Universidade do Estado da Bahia, 2022-12-21) Silva, Vagner Rodrigues da; Borges, Ítalo Nelli; Silva, Jonhy Guimarães da; Nascimento, Pedro Arthur de MeloNeste trabalho monográfico, propõe-se a verificar a representação dos impactos da sociedade Industrial através da série Manhunt: Unabomber (2017). Por tratar-se de uma pesquisa que estabelece uma conexão entre história e cinema, o trabalho principia apresentando o objeto de pesquisa, assim como a metodologia de análise cinematográfica, elaborada por Cláudia Nova. Uma vez estabelecidos os conceitos de Identidade, Pós-Modernidade e Revolução Industrial, propõe-se a um estudo minucioso da obra, a fim identificar como a mesma trata das inovações tecnológicas que marcaram o período, assim como o efeito das mesmas na dinâmica social e trabalhista. Utilizamos para fundamentar essa pesquisa alguns teóricos como: Hall, Hobsbawm e Jost e Ricardo Antunes, os quais discutem os temas abordados pela pesquisa. Ao final desta análise, constata-se que a série é uma rica fonte para discussão das três últimas décadas do século XX, pois apresenta uma excelente construção da linguagem audiovisual e roteiro que trazem uma crítica contundente sobre a sociedade industrial do período.
- ItemA utilização do cristianismo na política: raízes, trajetória e observância nos golpes de 1964 e 2016 no Brasil(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-14) Júnior, Luiz Ferreira Jorge; Santos, Angela Cristina Guimarães; Carneiro, Everton Nery; Mattos, Wilson Roberto deO objetivo da presente pesquisa é promover uma compreensão Histórica, Filosófica, Teológica e Sociológica da utilização do Cristianismo enquanto instrumento de manobra das massas e legitimador de sistemas opressores e hegemonizadores, engendrados por parte de uma minoria, para satisfazer, em benefício próprio, a sua insaciável sede de consumo, lucro e egoísmo. Além disso, este trabalho tem a finalidade de visibilizar a existência de uma batalha política entre o liberalismo e o socialismo, travada decisivamente dentro da cristandade no Brasil durante o Golpe Militar de 1964 e o Golpe Parlamentar de 2016. No que concerne à metodologia, é uma pesquisa qualitativa, fundamentada por meio de uma revisão bibliográfica. O referencial teórico está alicerçado na apresentação do conceito do Cristianismo Original, como um modelo religioso, social e político. Este conceito surge aqui como um paradigma para contrastar com o Cristianismo oficial, e com o neopentecostalismo, que deu respaldo religioso ao neoliberalismo, ocupante do poder político no Brasil, principalmente a partir de 2016. Portanto, este estudo trouxe como resultado central a constatação das razões históricas pelas quais o Cristianismo redentor (Original) proposto por Jesus vem sendo literalmente usado (utilizado) para abonar projetos de grupos políticos, voltados unicamente para a obtenção de poder e vantagens a qualquer custo, favorecendo assim uma minoria inescrupulosa, em detrimento de uma imensa maioria que, por desconhecer o Cristianismo Original, inconsequentemente aceita, se submete, e até mesmo defende essa utilização. Por fim, este é um estudo inicial, que propõe uma ampliação de novas reflexões com vistas a promover um melhor entendimento da relação entre a história, a religião e a política
- ItemAnarquistas te convidam à “barbárie”: cultura libertária nas páginas da revista barbárie de Salvador-Ba (1979-1982).(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-14) Borba, Verônica Santos; Luna, Cristina Monteiro de Andrada; Borges, Ítalo Nelli; Silva, Jonhy Guimarães daA proposta deste trabalho é entender o pensamento político, social e cultural do coletivo Barbárie, através da principal fonte: os textos da revista Barbárie, publicada entre 1979 e 1982, fazendo uma correlação entre as matérias do periódico e a bibliografia em torno da temática discutida. Analiso na primeira e segunda parte a inserção e prática dos pensamentos contraculturais e especialmente anarquistas no processo de publicação da revista. E, na terceira parte, discuto a Barbárie enquanto integrante da imprensa alternativa, em um contexto marcado por um processo de abertura política. Neste trabalho, discuto aspectos relacionados a essa construção política que foi vivenciada pelo coletivo de estudantes, que através da revista, construiu uma ótica diferente sobre o período da ditadura-civil-militar e que tinham visões e perspectivas políticas dicotômicas de outros grupos que pensavam política, democracia e o papel do Estado, temas que eram discutidos através do pensamento anarquista impresso na revista
- ItemAs crônicas de Machado de Assis e as colunas do jornal gazeta de notícias: retratos da classe senhorial nos últimos anos da escravidão e no imediato pós-abolição (1884-1893)(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-15) Jesus, Laiany Souza de; Assis, Nancy Rita Sento Sé de; Conceição, Alaíze dos Santos; Santos, Angela Cristina GuimarãesNeste estudo, analisamos as colunas do jornal Gazeta de Notícias, bem como as crônicas do escritor Joaquim Maria Machado de Assis, veiculadas no mesmo periódico, com o intuito de investigar como os autores das publicações retrataram a classe senhorial fluminense e compreender de que forma esses textos, veiculados no espaço da imprensa carioca, se relacionaram para retratar o desarranjo do domínio da classe senhorial e os desdobramentos desse acontecimento no período de 1884 a 1893. Através do presente trabalho, buscamos compreender de que forma as obras de Machado de Assis e as publicações do jornal Gazeta de Notícias retratam a sociedade oitocentista. Ao longo da pesquisa, analisamos fontes escritas provenientes do jornal do século XIX e utilizamos a análise de conteúdo, bem como a análise do discurso para estudar os textos e compreender os seus sentidos. Por meio da pesquisa, conseguimos observar que as colunas do jornal Gazeta de Notícias e as crônicas machadianas, veiculadas no mesmo jornal, carregavam assuntos similares por serem escritas no mesmo período e no mesmo periódico. Ambas, colunas e crônicas, empreenderam críticas à política do final do século XIX no Brasil, retrataram os acontecimentos relacionados à escravidão e aos anos subsequentes através das perspectivas dos autores de cada uma das publicações. Dessa forma, por meio do espaço do jornal, Machado de Assis debateu sobre a manutenção da escravização da população negra e criticou as elites políticas oitocentistas.
- ItemAs mulheres de assunção entre o espaço público e o privado: a arbitrariedade dos discursos impressos no contexto da guerra do Paraguai (1853-1868)(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-18) Santos, Alecia Oliveira; Borges, Italo Nelli; Neto, Geraldo Barbosa; Vasconcelos, Tânia Mara PereiraEsta produção textual tem por objetivo apresentar uma análise das diferentes representações construídas sobre as mulheres paraguaias nos espaços públicos e privados, por meio da imprensa, antes e durante a guerra do Paraguai (1853-1868). Para tanto, foi selecionado, como fonte principal, um tradicional periódico, El Semanário de Avisos y Conocimientos Utils, que funcionava como folha oficial do Estado paraguaio. Durante seus primeiros anos de circulação, antes da guerra, as mulheres malmente apareciam na sua redação, e quando eram mencionadas, costumavam ser atribuídas somente ao espaço privado do lar. Entretando, após a eclosão do conflito, esse jornal dedicou muitas páginas para incentivar a participação das mulheres na vida pública. Nesse sentido, essa arbitrariedade do Estado, travestida de nacionalismo, atravessou o cotidiano feminino, colocando sobre elas novas demandas. A atuação e engajamento das mulheres foi muito importante nesse período, apesar de estarem sobrecarregadas, algumas viram nesse contexto a possibilidade de adquirirem direitos diante de uma sociedade patriarcal que as reduzia, pejorativamente, somente à esfera privada.
- Item“Brasil, onde foi construída tua história?”: o instituto histórico e geográfico brasileiro em perspectiva (1838-1889)(Universidade do Estado da Bahia, 2022-12-12) Bispo, Ítila Oliveira; Santos, Angela Cristina Guimarães; Conceição, Alaíze dos Santos; Assis, Nancy Rita Sento Sé deA presente pesquisa investiga a construção da nação partindo do IHGB. O objetivo geral foi analisar o sentimento de nação construído pelo IHGB, para que se pudesse entender a importância do sentimento nacionalista para um país, e do Instituto para a história do Brasil. Os conceitos basilares estiveram alicerçados na concepção de nação, nacionalidade e identidade nacional. Nesse sentido, a investigação assumiu um caráter descritivo e analítico das publicações da revista, entre 1839 e 1889, centrada na análise do conteúdo e do discurso. Assim, quanto à estrutura do trabalho, primeiro foi feita uma discussão sobre o Período Regencial e o início do Império de D. Pedro II, pois é nesse momento que a instituição é fundada e também quando o país dá seus primeiros passos como Estado-nação. Em seguida, apresentamos a importância do IHGB, para entender a dimensão do território e a sua população, e abordamos sobre a elite da época e como ela conseguiu manter uma hierarquia dentro da própria Instituição. A cargo da terceira parte ficou o entendimento da produção historiográfica da Instituição, com a finalidade de escrever o processo de construção da história do Brasil. E, por último, o foco foi discutir sobre as produções acerca da História do Brasil presentes na Revista IHGB, tomando como base a análise do conteúdo. Por fim, os resultados desse estudo apontaram para uma construção inicial estereotipada da identidade nacional, tendo em vista os percalços ao longo desse processo, que invisibilizaram os negros e criaram uma imagem do índio a partir de um herói medieval europeu
- ItemCódigos de posturas municipais e suas influências no processo de civilização da população urbana – (Bahia 1845- 1855)(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-16) Wilmsen, Kauan da Silva; Assis, Nancy Rita Sento Sé de; Souza, Edinaldo Antônio Oliveira; Leal, Maria das Graças de AndradeEste trabalho tem como objetivo analisar os códigos de posturas municipais da cidade de Nazaré-Bahia na primeira metade do século XIX ( Bahia:1845-1855), quando a cidade estava inserida em um contexto civilizador, higenizador, modernizador e normatizador, devido a sua grande atividade econômica, a qual lhe propocionou se destacar entre as demais cidades do Recôncavo Sul, atuando como um dos principais interpostos comerciais que ligava a capital, Salvador. Com isso, esta cidade teve um grande aumento popualcional fazendo com que novas medidas fossem tomadas para evitar a proliferação de doenças e para estabelecer uma organização a partir da qual todos pudessem exercer sua função social. Esse trabalho se dispõe a analisar as mediações legais, institucionais e juridicas que foram capazes de interferir nas relações sociais, determinando a forma, o horário e o lugar que as pessoas poderiam transitar e agir. Portanto, tem como foco estudar o que são as posturas municipais e como é o seu processo de criação, destacando suas influências no processo modernizador e higenizador das cidades, que tinham como objetivo garantir a civilidade, sobretudo Em Nazaré, enquanto ferramentas que foram utilizadas para estabelecer um controle social sobre a população
- ItemColégio Estadual Dr. José Marcelino de Souza: educação, memória e política em Nazaré das Farinhas-Ba (1931 a 2019)(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-19) Ribeiro, Luana Barbosa; Conceição, Alaíze dos Santos; Lessa, Andrea Ribeiro da Silva; Santos, Silvia Karla Almeida dosO presente estudo analisa as contribuições sociais e políticas, no âmbito da formação dos sujeitos, do colégio estadual Dr. José Marcelino Souza para o munícipio de Nazaré das Farinhas e outras cidades do Recôncavo Baiano. Através da análise de fontes documentais, fotografias, aplicativo google forms, e depoimentos orais, foi possível compreender o contexto de fundação da instituição e em que medida visou dar conta dos interesses de uma região, sobretudo aprimoramento a mão de obra para o mercado de trabalho dada a sua “vocação” profissionalizante. Também foi possível refletir acerca do perfil discente, os desdobramentos de relações políticas e em que medida implicava nas próprias representações dos papéis sexuais (feminino e masculino) nos espaços de poder
- ItemDesvelando as relações de gênero em inquéritos policiais: violência contra a mulher em São Miguel das Matas- BA (2007-2014).(Universidade do Estado da Bahia, 2025-03-12) Silva, Íris de Almeida; Lima, Fernanda de Souza; Santos , Angela Cristina Guimarães; Vasconcelos , Vânia Nara PereiraEste trabalho analisa, a partir de uma perspectiva histórica, as implicações da violência nas relações afetivas de mulheres na cidade de São Miguel das Matas/ Bahia no período de 2007 a 2014, por meio do estudo de quatro inquéritos policiais arquivados na Delegacia da cidade. A pesquisa objetivou refletir sobre o porquê a violência sofrida pelas mulheres é constantemente normalizada e como esse fenômeno impacta nas relações conjugais, sociais, familiares e econômicas de mulheres inseridas em um contexto de violência. Além disso, o trabalho analisou como os mecanismos de defesa estão atuando na proteção dessas mulheres. Com esse intuito, foi utilizada a metodologia de pesquisa exploratória/ qualitativa, a fim de estabelecer uma maior proximidade com o objeto de estudo. Por meio dos inquéritos policiais analisados, ficou evidente que o machismo, patriarcalismo e a misoginia, ainda estão entranhadas nas relações afetivas e se caracterizam como aparatos para a manutenção da desigualdade entre os gêneros.
- ItemDitadura e homossexualidade: nas cartas ao editor do jornal Lampião da Esquina (1978 -1981)(Universidade do Estado da Bahia, 2025-03-12) Marques , Jean Goncalves; Luna , Cristina Monteiro de Andrada; Santos , Hamilton Rodrigues dos; Vasconcelos , Vania Nara PereiraEste trabalho analisa a importância histórica do Lampião da Esquina como um veículo de resistência e visibilidade para a comunidade LGBT+ durante a Ditadura Militar no Brasil (1978-1981). A pesquisa aborda como o jornal desafiou as normas heteronormativas e funcionou como uma plataforma para a expressão das identidades sexuais dissidentes, especialmente por meio da seção “Cartas na Mesa”. Utilizando uma metodologia qualitativa, o estudo examina o conteúdo do jornal e as cartas dos leitores, evidenciando sua contribuição para a construção de uma identidade coletiva LGBT+ e para a promoção dos direitos civis da comunidade. A análise também destaca os desafios enfrentados, como a censura estatal e a violência institucionalizada, além de explorar a opressão vivida por travestis e homossexuais. O trabalho conclui que o Lampião da Esquina foi essencial na luta por visibilidade e direitos, deixando um legado importante na história da resistência LGBT+ no Brasil.
- ItemDo Front Europeu para as terras do Una: mobilizações populares e cotidiano em Valença durante a Segunda Guerra Mundial (1942-1945)(Universidade do Estado da Bahia, 2020-12-28) Jesus, Pedro Paulo Araújo de; Moutinho, Augusto César Machado; Lima, Fernanda de Souza; Silva, Miranice Moreira daEste trabalho se propõe a analisar o cotidiano, manifestações e comícios ocorridos em Valença-BA entre 1942 e 1945, decorrente dos afundamentos dos navios Itagiba e Arará próximo ao município em 17 de agosto de 1942 pelo submarino alemão U 507 durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Para isso são utilizadas obras referentes ao episódio, o Estado Novo e a relação entre o Brasil e a guerra, além de outros tipos de fontes, principalmente o relato de depoentes. Assim procura-se mostrar que a cidade litorânea foi uma das mais atingidas na Bahia diretamente e indiretamente na economia, cultura e relações sociais pela guerra iniciada na Europa. Para compreender esse contexto de guerra são utilizados três tópicos durante a pesquisa. Inicialmente é traçado um panorama geral sobre a Bahia durante o período, desde a Interventoria ao Carnaval da capital baiana. Posteriormente procura-se mostrar as diversas movimentações sociais que a população valenciana fez contra os ataques do Eixo e a favor do Brasil na guerra. Por fim é feita uma análise sobre as consequências em diversos aspectos na vida dos valencianos depois do envolvimento brasileiro no conflito global. projetos de grupos políticos, voltados unicamente para a obtenção de poder e vantagens a qualquer custo,
- ItemEducação de Jovens e Adultos (EJA): o mobral e a educação emancipadora de Paulo Freire(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-08) Santos, Cristiane Sena dos; Mascarenhas, Aline Daiane Nunes; Bastos, Maria de Fátima Sudré de Andrade; Arapiraca, MarluseO presente artigo apresenta reflexões sobre a trajetória da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a problemática da evasão escolar, apontando as suas consequências, bem como, suas principais causas. Nesse sentido, nota-se que a ausência de políticas efetivas direcionadas a educação pública de qualidade, bem como, o contexto social e econômico dos discentes na maioria das vezes impossibilitam as suas permanências no âmbito escolar, visto que, muitos(as) se veem obrigados a evadir do espaço escolar para ocupar o mercado de trabalho, na maioria das vezes informal, visando a sobrevivência. Por isso, se faz necessário que as práticas educativas utilizadas pelos educadores dialoguem mais com as especificidades e dificuldades desse público, pois, muitas vezes o ensino ocorre de forma descontextualizada da realidade social dos educandos, motivo que não permite que os alunos se sintam acolhidos e autores da própria história. Em vista disso, se faz necessária a formação continuada dos profissionais da educação. Para dar sustentação teórica a essa pesquisa utilizou-se das contribuições dos autores: Freire (1982;1989;1998;200;2011), tendo em vista o legado de suas obras e suas contribuições para a educação; Brandão (2005) que apresenta uma discussão riquíssima sobre o método de Paulo Freire; Arroyo (2011), entre outros. Espera-se contribuir e oferecer subsídios para que educadores encontrem informações e estratégias que visem a melhoria da sua prática educacional. Visto que, acredita-se em um aprendizado pautado no prazer de ler e interpretar o mundo de forma inovadora, dinâmica, significativa e libertadora.
- ItemElza Ribeiro Leone sua influência política e econômica, na elite jequieense(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-19) Silva, Igor dos Santos; Assis, Nancy Rita Sento Sé de; Machado , Ana Rita Araújo; Santos, Hamilton Rodrigues dosEste artigo analisa a atuação de Elza Ribeiro Leone, figura influente na política e economia de Jequié, Bahia, durante um período marcado pelo coronelismo. Com base em uma abordagem qualitativa, a pesquisa utiliza análise documental, revisão bibliográfica e entrevistas para compreender o impacto de sua liderança na transformação da região. As fontes bibliográficas exploram aspectos históricos e sociais do coronelismo e da imigração italiana, enquanto as entrevistas captaram memórias locais sobre Elza Leone. Apesar da riqueza de informações provenientes de seus familiares, a pesquisa enfrentou limitações significativas quanto às fontes orais. A maioria dos relatos destacou aspectos positivos de sua trajetória, mas faltaram opiniões externas que poderiam oferecer uma perspectiva crítica ou mais diversificada. Tentativas de localizar outras fontes foram frustradas pela recusa ou ausência de interlocutores dispostos a contribuir. O estudo revela que Elza Leone desempenhou papel central na articulação política e no desenvolvimento econômico de Jequié, mas também aponta para os desafios metodológicos enfrentados ao lidar com memórias idealizadas e lacunas de informação. Conclui-se que sua influência permanece significativa, mas a necessidade de investigações futuras com fontes mais amplas é fundamental para aprofundar o entendimento de sua contribuição histórica.
- ItemEnsino de história e pandemia da covid-19: uma análise das perspectivas metodológicas para o ensino - aprendizagem na disciplina história na escola CERJA em Laje-Ba(Universidade do Estado da Bahia, 2022-12-16) Sousa, Camila Lima dos Santos; Lima, Fernanda de Souza; Silva, Miranice Moreira da; Mascarenhas, Aline Daiane NunesEste trabalho pretende contribuir a estudos voltados ao uso de novas metodologias no Ensino de História na contemporaneidade e as possibilidades e desafios vivenciados pelos professores de História do Colégio Estadual Ruy José de Almeida, Laje - Bahia durante o período de pandemia da covid-19. Em vista disso, o objetivo desta pesquisa consistiu em compreender os processos metodológicos utilizados pela escola antes e durante a pandemia. Neste sentido, defende-se que apesar de em outros momentos históricos optar-se por métodos de ensino tradicionais voltados, principalmente a memorização do conteúdo, na atualidade já existe um percepção quanto a renovação metodológica na disciplina História, a qual está baseada na perspectiva critico-reflexiva e na escola como um ambiente multicultural,nesta o sujeito é posto como o próprio protagonista dos processos de ensino-aprendizagem. Assim, propõe-se que durante o momento pandêmico muitos problemas já recorrentes do sistema de ensino brasileiro foram agravados, refletindo tantos nos alunos como professores. A pesquisa buscou evidenciar também a necessidade dos docentes buscar novas metodologias para o ensino remoto emergencial. Discute- se também o ensino Hibrido, uma proposta já em voga na sociedade brasileira que ganha maior notoriedade com a carência do retorno as aulas presenciais. Por fim, conclui-se que na escola estudada existe uma concepção pautada na renovação metodológica no ensino de história, além de fomentar a necessidade de investimentos na educação, por sua vez, na formação de professores, para lidar principalmente, em situações emergenciais.
- ItemEntre Orixás e Inquices: O Candomblé em Nazaré das Farinhas(Universidade do Estado da Bahia, 2025-05-13) Silva, Johny Guimarães da; Santos, Rairon dos ; Santos, Denilson Lessa dos; Machado, Ana Rita AraujoO presente documentário tem como objetivo investigar o candomblé na cidade de Nazaré das Farinhas, na Bahia, com foco nas tradições de matriz Bantu e Nagô, a partir da escuta de três entrevistados diretamente envolvidos com a religião. Dividido em dois momentos, a obra inicialmente apresenta o contexto histórico e cultural do candomblé na cidade, evidenciando sua importância como prática religiosa e forma de resistência no Recôncavo baiano. Em um segundo momento, o documentário se debruça sobre a figura de Exu, orixá fundamental no panteão afro-brasileiro, frequentemente alvo de interpretações equivocadas e estigmatizações. A metodologia adotada é qualitativa, com base na história oral e em princípios etnográficos, priorizando a compreensão das narrativas dos participantes em seus próprios termos. A partir de um referencial teórico interdisciplinar, o documentário busca contribuir para o reconhecimento da diversidade religiosa no Brasil e para o enfrentamento do racismo religioso ainda presente na sociedade.
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