Licenciatura em História - DCH5

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    Mulheres chefes de família: família monoparental feminina em Santo Antônio de Jesus (1980 a 1990)
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-03-20) Silva, Talita de Oliveira; Lima, Fernanda de Souza; Assis, Nancy Rita Sento Sé de; Vasconcelos, Tânia Mara Pereira
    O presente artigo se propõe discutir sobre as experiências de mulheres chefes de família, que se constitui em Famílias monoparentais feminina em Santo Antônio de Jesus entre os anos de 1980 a 1990. Para tanto, foram utilizadas fontes escritas a partir de processos resultantes de ação de alimentos e reconhecimento de paternidade que as mesmas recorreram à justiça denunciando seus ex-maridos ou companheiros em busca de amparo do direito e suas leis para possibilitar uma vida digna as mães e seus descendentes. A metodologia de pesquisa aplicada é a qualitativa, tendo em vista que analisa dados a partir das experiências de mães chefes de família, dialogando com teóricos como: Joan Scott Wallach, Angela Davis, Gerdar Lerner. Assim, ao analisar os casos de famílias monoparentais, considerou-se registrar as contribuições vivenciadas por mães solos, se apoiando em conceitos como gênero para entender as relações socioafetivas, além de dialogar com conceitos como: patriarcado, família, monoparentalidade, desigualdade de gênero e feminismo
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    Vivências e enfrentamentos: trajetória e resistência de pessoas LGBTQIA+ na cidade de São Miguel das Matas-Ba
    (Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-14) Santos, Jocivania Couto; Conceição, Alaíze dos Santos; Assis, Nancy Rita Sento Sé de; Santos, Silvia Karla Almeida dos
    O presente trabalho se propõe a analisar as experiências vividas por 4 pessoas da comunidade LGBTQIA+, da cidade de São Miguel das Matas - BA, identificando suas vivências e as implicações que as levaram a uma concepção de identidade de gênero diante de uma perspectiva interiorana. Trazendo uma discussão com base na história oral, com a metodologia do tempo presente foram usadas conversas via WhatsApp para coleta de informações.Com o aumento das discussões sobre gênero e homofobia essa pesquisa visa analisar como a irreverência de pessoas que romperam barreiras, pela a primeira vez em uma cidade de interior onde a homossexualidade, ainda nos dias atuais, é vista como um tabu. Jai, Léo, Robert e Wilka foram figuras imponentes que impuseram à cidade de São Miguel das Matas o pertencimento de espaços dos quais se achavam merecedores/as. Desse modo, por meio da pesquisa, descortinando um mundo de autoconhecimento, respeito próprio e resistência,e esse trabalho busca preencher lacunas existentes nas pesquisas sobre gênero e homossexualidade em cidades do interior, abrindo assim também possibilidade para que histórias de pessoas como as que são citadas aqui possam ser exaltadas e reverenciadas continuamente
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    O ensino da educação de jovens e adultos numa perspectiva de afirmação das sexualidades e da diversidade vivenciadas na escola
    (Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-13) Santana, Renata Nascimento; Cordeiro, Marluse Arapiraca dos Santos; Mascarenhas, Aline Daiane Nunes; Lima, Ruy D'Oliveira
    O estudo visa problematizar a afirmação das sexualidades e diversidade vivenciadas na Educação de jovens e adultos-EJA, de uma unidade escolar em Santo Antônio de Jesus-BA. O cenário da EJA é forjado, enquanto uma possibilidade de reparação das desigualdades sociais, superação do analfabetismo, emancipação e possibilidade de inserção de Jovens e Adultos que não tiveram acesso a educação na idade correspondente. Nesse contexto, a escola vem sendo marcada por conflitos e tensões fomentadas por novas configurações, que se expressam, na dinâmica e universos escolares e emerge temáticas, a partir do crivo da diversidade, influenciando novas perspectivas de novas configurações e práticas pedagógicas que impõe um posicionamento e consciência, diante dos discursos e práticas discriminatórias que classificam e enquadram comportamentos. A afirmação das sexualidades na EJA, permite verificar a construção das subjetividades dos sujeitos, que pretendem romper com a forma de controle e dominação, por meio da análise crítica e da desconstrução dos discursos sobre normalidade, para que os alunos se sintam acolhido e livres para orientação das suas sexualidades. Com a fundamentação teórica, nos autores e autoras: LOURO,2005,2016); ( BENTO, 2011); (BRITZMAN, 1995,1996,1998), oportunizou-se a abordagem de temas que são considerados tabu, que requeiram esclarecimentos científicos, ampliar as noções sobre sexualidade, focando os seus múltiplos aspectos: biológicos, culturais e afetivos. Os caminhos metodológicos do estudo refere se a uma pesquisa de abordagem qualitativa, com uso do método bibliográfico, pesquisa de campo, analisando de qual forma a Educação de Jovens e Adultos tem sido emancipatória e corroborado para a afirmação da sexualidade e diversidade sexual. A sexualidade é tema de discussão e preocupação na educação regular, mas pouco discutida na educação de jovens e adultos, de forma cidadã e democrática.
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    Inserção do negro no futebol brasileiro: a relevância do clube de regatas Vasco da Gama contra o racismo nas primeiras décadas do século XX
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-09-05) Silva, Iago Couto Passos; Santos, Silvia Karla Almeida dos; Conceição, Alaíze dos Santos; Severs, Suzana Maria de Souza Santos
    Discutir a questão racial no esporte é urgente, visto que, é debatendo mais sobre o racismo que se potencializa reflexões sobre a necessidade de dissolução das hierarquias baseadas no fenótipo, de modo a diminuir, cada vez mais, o número de atitudes racistas no futebol, em outros esportes ou em quaisquer esferas da vida de pessoas negras. Este artigo visa colaborar com o debate sobre a inserção de jogadores negros no futebol brasileiro. Nesse sentido, destacou-se o papel desempenhado pelo time do Club de Regatas Vasco da Gama, do Rio de Janeiro, nas primeiras décadas do Século XX. O preconceito racial ainda é patente e não foi superado pela sociedade brasileira, mesmo após a abolição da escravidão, assim, discussões acerca da discriminação racial se fazem necessárias para que a justiça e a equidade sejam asseguradas, independentemente da cor da pele do indivíduo. Para a elaboração desse artigo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, e aqui são enfocados subtemas que abrem um contexto fundamental para o tema pesquisado. Destaca-se, ainda, um evento que ficou conhecido como marco histórico para participação de jogadores negros no futebol brasileiro, nas décadas de 1920 e 1930, que foi a conhecida como “Resposta Histórica” do Vasco da Gama para uma proposta da Associação Metropolitana de Esportes Athleticos (AMEA), no ano de 1923. A realização desta pesquisa permitiu inferir que ainda está muito longe de esgotar a discussão acerca do tema, sendo necessário que novos trabalhos sejam realizados para somar à luta por um esporte e uma sociedade antirracista
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    A BNCC e as orientações para o ensino de história da África e cultura afro-brasileira: um estudo de caso sobre a efetivação da lei 10.639/03 no Colégio Estadual Ruy José de Almeida (2019-2022)
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-03-20) Brito, Robélia Santana; Lima, Fernanda de Souza; Neto, Geraldo Barbosa; Santana, Jacimara Souza
    A pesquisa realizada teve como objetivo analisar a integração do Ensino de História da África e das Relações Étnico-Raciais na disciplina de História do Colégio Estadual Ruy José de Almeida, durante o período de 2019 a 2022, em conformidade com as diretrizes estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Este estudo torna-se relevante diante da conjuntura política permeada por instabilidades e fragilidades democráticas, juntamente com as mudanças introduzidas com a Reforma do Novo Ensino Médio. A metodologia da pesquisa foi desenvolvida a partir da pesquisa bibliográfica de autores que discutem sobre a temática, a análise de documentos como o Projeto Político Pedagógico da escola, os livros didáticos e a BNCC, além do estudo de caso desenvolvido com os professores de História. Os resultados revelam práticas de renovação metodológica para o ensino de História da África e Cultura Afro brasileira na escola analisada, apesar das limitações impostas na BNCC com a Reforma do Novo Ensino Médio, que dificultam tanto o trabalho dos docentes como no processo de ensino aprendizagem dos alunos. A inclusão da abordagem da lei nos conteúdos do currículo escolar demonstra a importância da participação dos africanos e dos afro-brasileiros nos processos históricos, bem como fortalece a educação para a diversidade, nesta, os estudantes já trazem conhecimentos de suas vivências ao entender a escola como um espaço sociocultural. Por fim, conclui-se que a formação continuada dos professores é essencial para promover a integração efetiva desses conteúdos no currículo escolar, além do desenvolvimento de projetos transversais que podem ampliar o alcance dessas práticas para toda a comunidade escolar