Licenciatura em História - DCH5

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    Mulheres de Dom Macedo Costa: desigualdades de gênero e processos de resistências nas relações matrimoniais
    (Universidade do Estado da Bahia, 2022-12-16) Figueira, Joelia Silva; Vasconcelos, Vânia Nara Pereira; Conceição, Alaíze dos Santos; Vasconcelos, Tania Mara Pereira
    Este estudo tem como objetivo analisar os principais fatores que reforçam estereótipos referentes ao comportamento das mulheres em suas relações matrimoniais e em sua vida social na cidade de Dom Macedo Costa, entre os anos noventa do século passado aos dias atuais. Desta forma, problematiza o quanto o patriarcado e o machismo podem interferir no controle dos corpos femininos dentro e fora do casamento. Pretende ainda identificar, a partir de entrevistas orais, com mulheres de faixa etária, escolaridade e poder econômico diferentes, as mudanças e permanências no que trata das questões de gênero e dos aspectos das relações matrimoniais
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    Perspectivas latino-americanas, da decolonialidade à teoria da educação libertadora: análise do ementário do currículo do curso de licenciatura em história, período 2013 a 2021, da Universidade do Estado da Bahia – Campus V
    (Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-12) Santos, Alisson Farias dos; Lima, Ruy D`Oliveira; Lima , Fernanda Souza; Soares , Josevandro Chagas
    Esta monografia estuda o tema perspectivas Latino-Americanas, da Decolonialidade à Teoria da Educação Libertadora: análise do ementário do currículo do curso de licenciatura em História, período 2013 a 2021, da Universidade do Estado da Bahia - Campus V, com o intuito de compreender a questão problema: “em que medida o ementário em análise incorporou conceitos e/ou abordagens relacionados à decolonialidade e a teoria da educação libertadora?”, para tanto utilizo do ementário do currículo de História como opção metodológica a partir da análise documental, verifico suas influências para a formação, suas particularidades e pluralidades a luz das perspectivas citadas, tal pesquisa possibilitou compreender quais são as prioridades de abordagens e perspectivas presentes na estrutura curricular do curso de história na instituição UNEB - Campus V possibilitando observar o quanto a universidade reproduz o padrão eurocêntrico das universidades ocidentalizadas perpetuando a colonialidade, uma vez que foi percebido o privilegio dado as áreas de Europa em detrimento de áreas como América, África e Asia, bem como a pouca abordagem relacionada a Raça, Gênero e Etnia no currículo do curso.
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    O ensino remoto na disciplina história: desafios entre o ensino tradicional e o uso das ferramentas tecnológicas
    (Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-07) Oliveira, Edilene Sales; Mascarenhas, Aline Daiane Nunes; Neto, João Evangelista do Nascimento; Conceição, Alaize dos Santos
    O presente trabalhou buscou refletir acerca das experiências de professores de História na modalidade de ensino remoto, por isso, se fez necessário realizar uma pesquisa de campo de cunho qualitativo, para saber quais são os principais desafios que professores e alunos têm enfrentando para efetivar o processo de ensino-aprendizagem e isso foi feito através de um questionário online na ferramenta do Google (Google formulários). Para fundamentar este trabalho foi utilizado autores, tais como: Mascarenhas e Franco (2020), Costa (2020), SEDUC (2020) SENSO (2017), Pretto (2020), Campanha nacional pelo direito à educação (2020;2021), Freire (2002; 2020) e Santos (2017). Os resultados obtidos através dessa pesquisa foram que, os principias desafios tanto para alunos quanto para professores é saber manusear as ferramentas tecnológicas, no caso dos alunos muitos foram excluídos do processo de acesso à educação por não ter acesso à internet e celulares e isso é algo que urge ser resolvido para que mais crianças não sejam penalizadas, visto que, os dados dessa pesquisa mostram que, infelizmente, a evasão escolar nesse momento pandêmico perfaz uma triste realidade.
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    Educação de Jovens e Adultos (EJA): o mobral e a educação emancipadora de Paulo Freire
    (Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-08) Santos, Cristiane Sena dos; Mascarenhas, Aline Daiane Nunes; Bastos, Maria de Fátima Sudré de Andrade; Arapiraca, Marluse
    O presente artigo apresenta reflexões sobre a trajetória da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a problemática da evasão escolar, apontando as suas consequências, bem como, suas principais causas. Nesse sentido, nota-se que a ausência de políticas efetivas direcionadas a educação pública de qualidade, bem como, o contexto social e econômico dos discentes na maioria das vezes impossibilitam as suas permanências no âmbito escolar, visto que, muitos(as) se veem obrigados a evadir do espaço escolar para ocupar o mercado de trabalho, na maioria das vezes informal, visando a sobrevivência. Por isso, se faz necessário que as práticas educativas utilizadas pelos educadores dialoguem mais com as especificidades e dificuldades desse público, pois, muitas vezes o ensino ocorre de forma descontextualizada da realidade social dos educandos, motivo que não permite que os alunos se sintam acolhidos e autores da própria história. Em vista disso, se faz necessária a formação continuada dos profissionais da educação. Para dar sustentação teórica a essa pesquisa utilizou-se das contribuições dos autores: Freire (1982;1989;1998;200;2011), tendo em vista o legado de suas obras e suas contribuições para a educação; Brandão (2005) que apresenta uma discussão riquíssima sobre o método de Paulo Freire; Arroyo (2011), entre outros. Espera-se contribuir e oferecer subsídios para que educadores encontrem informações e estratégias que visem a melhoria da sua prática educacional. Visto que, acredita-se em um aprendizado pautado no prazer de ler e interpretar o mundo de forma inovadora, dinâmica, significativa e libertadora.
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    Terreiro de odé: trajetória, memória e socialização do candomblé em Santo Antônio de Jesus- Ba (1980- 2019).
    (Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-08) Santos, Diego Brito; Santos , Denilson Lessa dos; Conceição, Alaíze dos Santos; Santos, Lorena Michelle Silva dos
    O presente trabalho tem como finalidade analisar a formação do espaço religioso do Terreiro de Odé, bem como as implicações advindas dessa fundação, as quais são marcadas por processos provenientes da sua relação com a comunidade em que está inserido, a exemplo da resistência. Ao enunciar a existência do Terreiro de Odé, na cidade de Santo Antônio de Jesus, esse estudo preocupa-se em traçar caminhos investigativos para a trajetória de resistência do referido terreiro, visto que se originou de uma “Casa de Caridade”. Isto posto, esse estudo buscou ouvir as vozes dos sujeitos pertencentes ao terreiro, na tentativa de analisar as experiências sócio-históricas e culturais que perpassam pela influência dos ritos religiosos africanos, possibilitando a construção da identidade religiosa dos sujeitos. Assim, defende a inserção e valorização da religiosidade de matriz africana nos espaços de formação e visibilidade da cidade de Santo Antônio de Jesus, no que esse trabalho já inicia uma tentativa de preenchimento das lacunas existentes na história religiosa do candomblé em Santo Antônio de Jesus-Ba, bem como do próprio terreiro em estudo, uma vez que pode incentivar outros pesquisadores ou adeptos a “levantar” os registros históricos de seus terreiros, visando a conscientização da liberdade religiosa.