Licenciatura em História - DCH5
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
Agora exibindo 1 - 5 de 37
- ItemMulheres chefes de família: família monoparental feminina em Santo Antônio de Jesus (1980 a 1990)(Universidade do Estado da Bahia, 2024-03-20) Silva, Talita de Oliveira; Lima, Fernanda de Souza; Assis, Nancy Rita Sento Sé de; Vasconcelos , Tânia Mara PereiraO presente artigo se propõe discutir sobre as experiências de mulheres chefes de família, que se constitui em Famílias monoparentais feminina em Santo Antônio de Jesus entre os anos de 1980 a 1990. Para tanto, foram utilizadas fontes escritas a partir de processos resultantes de ação de alimentos e reconhecimento de paternidade que as mesmas recorreram à justiça denunciando seus ex-maridos ou companheiros em busca de amparo do direito e suas leis para possibilitar uma vida digna as mães e seus descendentes. A metodologia de pesquisa aplicada é a qualitativa, tendo em vista que analisa dados a partir das experiências de mães chefes de família, dialogando com teóricos como: Joan Scott Wallach, Angela Davis, Gerdar Lerner. Assim, ao analisar os casos de famílias monoparentais, considerou-se registrar as contribuições vivenciadas por mães solos, se apoiando em conceitos como gênero para entender as relações socioafetivas, além de dialogar com conceitos como: patriarcado, família, monoparentalidade, desigualdade de gênero e feminismo
- ItemVivências e enfrentamentos: trajetória e resistência de pessoas LGBTQIA+ na cidade de São Miguel das Matas-Ba(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-14) Santos, Jocivania Couto; Conceição, Alaíze Dos Santos; Assis, Nancy Rita Sento Sé de; Santos , Silvia Karla Almeida dosO presente trabalho se propõe a analisar as experiências vividas por 4 pessoas da comunidade LGBTQIA+, da cidade de São Miguel das Matas - BA, identificando suas vivências e as implicações que as levaram a uma concepção de identidade de gênero diante de uma perspectiva interiorana. Trazendo uma discussão com base na história oral, com a metodologia do tempo presente foram usadas conversas via WhatsApp para coleta de informações.Com o aumento das discussões sobre gênero e homofobia essa pesquisa visa analisar como a irreverência de pessoas que romperam barreiras, pela a primeira vez em uma cidade de interior onde a homossexualidade, ainda nos dias atuais, é vista como um tabu. Jai, Léo, Robert e Wilka foram figuras imponentes que impuseram à cidade de São Miguel das Matas o pertencimento de espaços dos quais se achavam merecedores/as. Desse modo, por meio da pesquisa, descortinando um mundo de autoconhecimento, respeito próprio e resistência,e esse trabalho busca preencher lacunas existentes nas pesquisas sobre gênero e homossexualidade em cidades do interior, abrindo assim também possibilidade para que histórias de pessoas como as que são citadas aqui possam ser exaltadas e reverenciadas continuamente
- ItemO ensino da educação de jovens e adultos numa perspectiva de afirmação das sexualidades e da diversidade vivenciadas na escola(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-13) Santana, Renata Nascimento; Cordeiro, Marluse Arapiraca dos Santos; Mascarenhas, Aline Daiane; Lima, Ruy D’ OliveiraO estudo visa problematizar a afirmação das sexualidades e diversidade vivenciadas na Educação de jovens e adultos-EJA, de uma unidade escolar em Santo Antônio de Jesus-BA. O cenário da EJA é forjado, enquanto uma possibilidade de reparação das desigualdades sociais, superação do analfabetismo, emancipação e possibilidade de inserção de Jovens e Adultos que não tiveram acesso a educação na idade correspondente. Nesse contexto, a escola vem sendo marcada por conflitos e tensões fomentadas por novas configurações, que se expressam, na dinâmica e universos escolares e emerge temáticas, a partir do crivo da diversidade, influenciando novas perspectivas de novas configurações e práticas pedagógicas que impõe um posicionamento e consciência, diante dos discursos e práticas discriminatórias que classificam e enquadram comportamentos. A afirmação das sexualidades na EJA, permite verificar a construção das subjetividades dos sujeitos, que pretendem romper com a forma de controle e dominação, por meio da análise crítica e da desconstrução dos discursos sobre normalidade, para que os alunos se sintam acolhido e livres para orientação das suas sexualidades. Com a fundamentação teórica, nos autores e autoras: LOURO,2005,2016); ( BENTO, 2011); (BRITZMAN, 1995,1996,1998), oportunizou-se a abordagem de temas que são considerados tabu, que requeiram esclarecimentos científicos, ampliar as noções sobre sexualidade, focando os seus múltiplos aspectos: biológicos, culturais e afetivos. Os caminhos metodológicos do estudo refere se a uma pesquisa de abordagem qualitativa, com uso do método bibliográfico, pesquisa de campo, analisando de qual forma a Educação de Jovens e Adultos tem sido emancipatória e corroborado para a afirmação da sexualidade e diversidade sexual. A sexualidade é tema de discussão e preocupação na educação regular, mas pouco discutida na educação de jovens e adultos, de forma cidadã e democrática.
- ItemInserção do negro no futebol brasileiro: a relevância do clube de regatas Vasco da Gama contra o racismo nas primeiras décadas do século XX(Universidade do Estado da Bahia, 2024-09-05) Silva, Iago Couto Passos; Santos, Silvia Karla Almeida dos; Conceição, Alaize dos Santos; Severs, Suzana Maria de Souza SantosDiscutir a questão racial no esporte é urgente, visto que, é debatendo mais sobre o racismo que se potencializa reflexões sobre a necessidade de dissolução das hierarquias baseadas no fenótipo, de modo a diminuir, cada vez mais, o número de atitudes racistas no futebol, em outros esportes ou em quaisquer esferas da vida de pessoas negras. Este artigo visa colaborar com o debate sobre a inserção de jogadores negros no futebol brasileiro. Nesse sentido, destacou-se o papel desempenhado pelo time do Club de Regatas Vasco da Gama, do Rio de Janeiro, nas primeiras décadas do Século XX. O preconceito racial ainda é patente e não foi superado pela sociedade brasileira, mesmo após a abolição da escravidão, assim, discussões acerca da discriminação racial se fazem necessárias para que a justiça e a equidade sejam asseguradas, independentemente da cor da pele do indivíduo. Para a elaboração desse artigo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, e aqui são enfocados subtemas que abrem um contexto fundamental para o tema pesquisado. Destaca-se, ainda, um evento que ficou conhecido como marco histórico para participação de jogadores negros no futebol brasileiro, nas décadas de 1920 e 1930, que foi a conhecida como “Resposta Histórica” do Vasco da Gama para uma proposta da Associação Metropolitana de Esportes Athleticos (AMEA), no ano de 1923. A realização desta pesquisa permitiu inferir que ainda está muito longe de esgotar a discussão acerca do tema, sendo necessário que novos trabalhos sejam realizados para somar à luta por um esporte e uma sociedade antirracista
- ItemA BNCC e as orientações para o ensino de história da África e cultura afro-brasileira: um estudo de caso sobre a efetivação da lei 10.639/03 no Colégio Estadual Ruy José de Almeida (2019-2022)(Universidade do Estado da Bahia, 2024-03-20) Brito, Robélia Santana; Lima, Fernanda Souza; Neto, Geraldo Barbosa; Santana, Jacimara SouzaA pesquisa realizada teve como objetivo analisar a integração do Ensino de História da África e das Relações Étnico-Raciais na disciplina de História do Colégio Estadual Ruy José de Almeida, durante o período de 2019 a 2022, em conformidade com as diretrizes estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Este estudo torna-se relevante diante da conjuntura política permeada por instabilidades e fragilidades democráticas, juntamente com as mudanças introduzidas com a Reforma do Novo Ensino Médio. A metodologia da pesquisa foi desenvolvida a partir da pesquisa bibliográfica de autores que discutem sobre a temática, a análise de documentos como o Projeto Político Pedagógico da escola, os livros didáticos e a BNCC, além do estudo de caso desenvolvido com os professores de História. Os resultados revelam práticas de renovação metodológica para o ensino de História da África e Cultura Afro brasileira na escola analisada, apesar das limitações impostas na BNCC com a Reforma do Novo Ensino Médio, que dificultam tanto o trabalho dos docentes como no processo de ensino aprendizagem dos alunos. A inclusão da abordagem da lei nos conteúdos do currículo escolar demonstra a importância da participação dos africanos e dos afro-brasileiros nos processos históricos, bem como fortalece a educação para a diversidade, nesta, os estudantes já trazem conhecimentos de suas vivências ao entender a escola como um espaço sociocultural. Por fim, conclui-se que a formação continuada dos professores é essencial para promover a integração efetiva desses conteúdos no currículo escolar, além do desenvolvimento de projetos transversais que podem ampliar o alcance dessas práticas para toda a comunidade escolar