Licenciatura em História - DCH5

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    Mulheres pretas e violência doméstica no recôncavo baiano: três casos no município de Santo Antônio de Jesus, 1927-1930
    (Universidade do Estado da Bahia, 2022-12-15) Silva, Jaqueline dos Santos Guedes da; Vasconcelos, Tânia Mara Pereira; Vasconcelos, Vânia Nara Pereira; Lima, Fernanda de Souza
    O presente artigo diz respeito à investigação de três casos de violência doméstica vivenciados por mulheres pretas, na cidade de Santo Antônio de Jesus, Recôncavo baiano, nas primeiras décadas do Século XX. Busca compreender as razões do fenômeno, mas sobretudo as formas de reação das vítimas diante de um contexto social no qual as mulheres eram completamente desfavorecidas pela lei, especialmente se fossem pretas e pobres. Assim, pois, dialogando com os conceitos de violência e violência doméstica, e amparada pelos estudos de gênero, busquei compreender os sentidos mais profundos desse fenômeno que a tanto persegue as mulheres, em particular as pretas, analisando os processos criminais resultantes de queixas que as mesmas fizeram à justiça denunciando seus agressores
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    O bonga e a administração colonial portuguesa: imagens e representações no vale do Zambeze, Moçambique (1855-1876)
    (Universidade do Estado da Bahia, 2022-12-21) Hora, Lana Lessa dos Santos; Santos, Denilson Lessa dos; Santos, Hamilton Rodrigues dos; Mattos, Wilson Roberto de
    No último quartel do século XIX, após a independência do Brasil, Portugal aprofundou o processo de ocupação colonial portuguesa, evidenciando um projeto cujo objetivo não era só a ocupação da terra, mas também a exploração dos recursos naturais e humanos em Moçambique. Até então, o interesse português era comercial e sua influência consistia numa rede de feitorias e fortalezas, com poucas pessoas, na costa oriental, e algumas vilas isoladas no interior do território. Logo, a região do atual Moçambique não era colônia efetiva de Portugal. Bem como, os envolvidos nessa dinâmica comercial estavam cientes de que somente era possível comercializar na região mediante a colaboração das lideranças locais, os régulos. Assim, o nível de poder exercido pelos portugueses com esse novo projeto colonial alterou as relações com os grupos sociais e políticos em África, sobretudo com os régulos. A relação que antes era essencialmente comercial, procurou se enquadrar numa política voltada à efetivação da posse da região e a uma eficaz exploração de suas riquezas. Dentro da historiografia surgiram diversos debates sobre a ação dos régulos, alguns defendiam que os chefes locais agiram estrategicamente, ora negociando com o sistema colonial, ora resistindo. Assim, este artigo busca compreender a relação entre o régulo Bonga e a administração colonial, baseado nas imagens e representações construídas pelos agentes coloniais portugueses durante o período de chefia do Bonga, no prazo de Massangano (1855-1876)
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    “Brasil, onde foi construída tua história?”: o instituto histórico e geográfico brasileiro em perspectiva (1838-1889)
    (Universidade do Estado da Bahia, 2022-12-12) Bispo, Ítila Oliveira; Santos, Angela Cristina Guimarães; Conceição , Alaíze dos Santos; Assis, Nancy Rita Sento Sé de
    A presente pesquisa investiga a construção da nação partindo do IHGB. O objetivo geral foi analisar o sentimento de nação construído pelo IHGB, para que se pudesse entender a importância do sentimento nacionalista para um país, e do Instituto para a história do Brasil. Os conceitos basilares estiveram alicerçados na concepção de nação, nacionalidade e identidade nacional. Nesse sentido, a investigação assumiu um caráter descritivo e analítico das publicações da revista, entre 1839 e 1889, centrada na análise do conteúdo e do discurso. Assim, quanto à estrutura do trabalho, primeiro foi feita uma discussão sobre o Período Regencial e o início do Império de D. Pedro II, pois é nesse momento que a instituição é fundada e também quando o país dá seus primeiros passos como Estado-nação. Em seguida, apresentamos a importância do IHGB, para entender a dimensão do território e a sua população, e abordamos sobre a elite da época e como ela conseguiu manter uma hierarquia dentro da própria Instituição. A cargo da terceira parte ficou o entendimento da produção historiográfica da Instituição, com a finalidade de escrever o processo de construção da história do Brasil. E, por último, o foco foi discutir sobre as produções acerca da História do Brasil presentes na Revista IHGB, tomando como base a análise do conteúdo. Por fim, os resultados desse estudo apontaram para uma construção inicial estereotipada da identidade nacional, tendo em vista os percalços ao longo desse processo, que invisibilizaram os negros e criaram uma imagem do índio a partir de um herói medieval europeu
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    Um por todos, todos por um: a repressão militar e a resistência estudantil no cenário educacional em Salvador entre 1964 – 1968
    (Universidade do Estado da Bahia, 2022-12-15) Duarte, Enivanildo Costa; Lima, Fernanda de Souza; Souza, Ednaldo Antonio Oliveira; Borges, Itálo Nelli
    Essa pesquisa tem como principal objetivo trazer uma compreensão histórica acerca da repressão militar e a resistência estudantil desencadeada em Salvador entre 1964 -1968, em meio a um cenário educacional conturbado na educação brasileira. No que se refere à metodologia empregada, se utilizou o método qualitativo, levando e em consideração á análise documental e discursiva produzida pelo Ministério da Justiça e Negócios Interiores, visando promover representações estigmatizadas sobre os estudantes filiados à esquerda, ambos, vistos em sua maioria, como comunistas. Também foi utilizado o conceito de ideologia para enfatizar um melhor entendimento sobre a linguagem polissêmica presente na matéria jornalística da Revista “O cruzeiro”, evidenciando não só os conflitos entre estudantes e a polícia, assim como, para ironizar a atuação dos mesmos diante de um cenário educacional em que grande parte dos discentes, principalmente os de classes sociais menos favorecidas tinham dificuldades de acesso ao Ensino Superior. Outra finalidade da pesquisa é mostrar que na Bahia os reflexos da carência de políticas públicas de educação, que permeassem o acesso ao Ensino Superior levaram os estudantes a produzirem documentos e panfletos viabilizando lutas pelos seus direitos, contrariando os aparatos de leis criadas pelo Estado. Nesse aspecto, levando em consideração o conceito amplo das leis, pode-se constatar que nem sempre foram criadas para promover a equidade social, sendo utilizadas em alguns momentos para fiscalizar, reprimir e legitimar as ações do Estado na ditadura. Por tanto esse estudo está alicerçado pelas documentações, bibliografias e os conceitos definidos pelos referenciais teóricos empregados na construção da pesquisa mostraram-se propulsores acerca do não silenciamento estudantil, em meio à repressão militar, no qual os discentes da cidade de Salvador tiveram atuações bastante ativas na luta pelos seus direitos, e dessa maneira tornaram a capital baiana um dos principais epicentros da luta contra a ditadura e em favorecimento da implantação de políticas públicas de educação que atendessem as necessidades reais vivenciadas pelos estudantes não só da cidade de Salvador assim como de todo o Brasil.
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    Ensino de história e pandemia da covid-19: uma análise das perspectivas metodológicas para o ensino - aprendizagem na disciplina história na escola CERJA em Laje-Ba
    (Universidade do Estado da Bahia, 2022-12-16) Sousa, Camila Lima dos Santos; Lima, Fernanda de Souza; Silva, Miranice Moreira da; Mascarenhas, Aline Daiane Nunes
    Este trabalho pretende contribuir a estudos voltados ao uso de novas metodologias no Ensino de História na contemporaneidade e as possibilidades e desafios vivenciados pelos professores de História do Colégio Estadual Ruy José de Almeida, Laje - Bahia durante o período de pandemia da covid-19. Em vista disso, o objetivo desta pesquisa consistiu em compreender os processos metodológicos utilizados pela escola antes e durante a pandemia. Neste sentido, defende-se que apesar de em outros momentos históricos optar-se por métodos de ensino tradicionais voltados, principalmente a memorização do conteúdo, na atualidade já existe um percepção quanto a renovação metodológica na disciplina História, a qual está baseada na perspectiva critico-reflexiva e na escola como um ambiente multicultural,nesta o sujeito é posto como o próprio protagonista dos processos de ensino-aprendizagem. Assim, propõe-se que durante o momento pandêmico muitos problemas já recorrentes do sistema de ensino brasileiro foram agravados, refletindo tantos nos alunos como professores. A pesquisa buscou evidenciar também a necessidade dos docentes buscar novas metodologias para o ensino remoto emergencial. Discute- se também o ensino Hibrido, uma proposta já em voga na sociedade brasileira que ganha maior notoriedade com a carência do retorno as aulas presenciais. Por fim, conclui-se que na escola estudada existe uma concepção pautada na renovação metodológica no ensino de história, além de fomentar a necessidade de investimentos na educação, por sua vez, na formação de professores, para lidar principalmente, em situações emergenciais.