Campus XII - Departamento de Educação (DEDC) - Guanambi
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O Departamento de Educação do Campus XII da Universidade do Estado da Bahia – UNEB está localizado no município de Guanambi na região denominada de Território de Identidade Sertão Produtivo, que integra o complexo de formação da Serra Geral, composta de rochas vulcânicas básicas (basaltos) e intermediárias (riodacitos) apresentando intercalações de arenitos finos.
Pesquisas mineralógicas concluíram pela existência de extensa jazida ferrífera, cuja exploração econômica veio a dar-se a partir de 2007. Além do ferro, a região produz mármores, granitos diversos, pedra-giz (Brumado), ametista e urânio (Caetité). As principais cidades localizadas na Serra Geral são Guanambi, Caetité e Brumado.
O Campus XII da UNEB, originou-se da Faculdade de Educação de Guanambi (FAEG), inaugurada no ano de 1989. A partir da reestruturação das Universidades Estaduais da Bahia, em 1997, passa a ser denominada Departamento de Educação (DEDC). Atualmente, oferta bacharelados em Administração, Enfermagem e Educação Física e uma licenciatura em Pedagogia.
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- ItemA Educação do Campo e o uso do material didático: uma análise a partir do livro do programa Prosseguir no município de Guanambi-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-21) Teixeira, Larissa de Almeida Oliveira; Dias, Valdinéia Xavier; Marques, Tatyanne Gomes; Baleeiro, Leidjane Fernandes; Silva, Priscila Teixeira daEste trabalho teve como objetivo analisar como a Educação do Campo é tratada no material didático do Programa ProsSeguir, adotado em uma escola do campo no município de Guanambi-BA. Buscou-se compreender de que forma o conteúdo apresentado favorece ou restringe o fortalecimento da identidade camponesa, considerando o caráter histórico, social e cultural de cada indivíduo do campo. O estudo adotou uma abordagem metodológica de natureza qualitativa, utilizando como método principal a análise documental, com foco exclusivo no material didático do Programa ProsSeguir. Os resultados indicaram que o material, em alguns aspectos, contempla elementos relevantes da realidade local, como em determinados textos que retratam a vida no meio rural; contudo, ainda carece de uma abordagem mais abrangente, representativa e crítica sobre as lutas, saberes e práticas dos camponeses. Portanto, é crucial refletir sobre a Educação do Campo e o papel do material didático no fomento a uma educação que valorize as particularidades, especificidades e resistências dos povos do campo.
- ItemA educação sob influência dos Organismos Multilaterais: uma análise a partir de fontes documentais(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-23) Oliveira, Danilo Lopes de; Silva, Adelson Ferreira da; Silva, Josias Benevides da; Silva, Elenice de Brito TeixeiraO presente estudo é o resultado da pesquisa de iniciação científica realizada no período 2023 2024, com o subprojeto - PEDAGOGIA E FONTES DOCUMENTAIS: os organismos multilaterais como indutores de tendência da formação de professores (as) no século XXI -. Procura responder a seguinte questão: Que determinações foram impostas à educação no século XXI, tendo em vista a sua inserção em um contexto de transformações planejadas pela globalização, pela influência do pensamento pós-moderno e dos organismos multilaterais? O objetivo geral visa analisar o efeito epistêmico do pensamento pós-moderno no conhecimento pedagógico e no contexto de sua produção, por meio da pesquisa em documentos oficiais de organismos multilaterais como a UNESCO, OCDE, e BANCO MUNDIAL. Parte do pressuposto de que a educação do século XXI tem sido uma alavanca para o crescimento econômico, por conta disso é alvo de interesse destes organismos, os quais, por meio de agendas e documentos, recomendam ações que corroboram para flexibilização e adaptação dos sistemas educacionais às demandas do mercado. Neste contexto, as determinações do neoliberalismo na educação se manifestam por meio da mercantilização do ensino, da valorização da eficiência e da produtividade. A pós-modernidade, por sua vez, tem contribuído para a fragmentação e relativização do conhecimento. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, em que foram utilizadas como técnicas de pesquisa a análise documental e a revisão bibliográfica (Gil, 2002). O referencial teórico contempla autores como: Bauman (2000); Franco (2000); Freire (2000, 2005); Harvey (2012); Jamerson (1985, 1997); Laval (2004); Libâneo (1985); Lyotard (2009); Pimenta (2000); Saviani (2009, 2013); Teixeira (1994). Os resultados revelam que a educação tem passado por diversas reformas que, frequentemente, deixam a democratização e a qualidade do ensino em segundo plano. Muitas dessas mudanças seguem uma lógica neoliberal e são influenciadas por organismos multilaterais. Entre as principais características desse modelo estão a privatização do ensino, a financeirização da educação e a prevalência do capital sobre aspectos sociais e pedagógicos. Essas transformações impactam diretamente a estrutura educacional, favorecendo uma abordagem mais mercadológica, reduzindo o caráter público da educação.
- ItemA emergência da Pedagogia da Infância na formação de professoras da educação infantil no município de Caetité-Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-17) Teixeira, Sônia Silva; Silva, Elenice de Brito Teixeira; Prado, Jany Rodrigues; Pimentel, Adriana MoreiraA formação inicial e continuada dos professores/as que atuam nos espaços coletivos de cuidado e educação é fundamental para assegurar a formação integral das crianças de 0 a 5 anos que já está garantida em Lei. Entretanto, essa formação, muitas vezes, ainda compactua com uma concepção de Educação Infantil com foco no assistencialismo e/ou antecipação da escolarização, em uma perspectiva neoliberal de educação voltada para a aquisição de conteúdos, competências e técnicas focadas no saber-fazer. Tal perspectiva responde às expectativas de uma lógica privatista e empresarial. A partir da Constituição Federal do Brasil de 1988 e da Lei nº 9.394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, as quais reconhecem o direito da criança de 0 a 6 anos de idade à educação e estabelecem a exigência de formação em nível de graduação, ainda que se admita a formação em nível médio para a docência na Educação Básica, deu-se mais visibilidade à Educação Infantil e, consequentemente, à formação de seus/as professores/as. Com os documentos orientadores da Educação Infantil, como as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil, por exemplo, nota-se um viés das políticas de currículo voltada aos princípios das Pedagogias da Infância. Desta maneira, compreendendo a importância da formação de professores/as da Educação Infantil a partir de fundamentos das Pedagogias da Infância para a ação pedagógica, é relevante estudar como esses processos vêm acontecendo nos sistemas de ensino. Deste modo, este trabalho tem como objetivo geral analisar políticas e práticas de formação continuada de professores/as da Educação Infantil no município de Caetité, Bahia, na perspectiva das Pedagogias da Infância. Essa pesquisa configura-se como uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa. Os instrumentos de geração dos dados incluíram o levantamento bibliográfico de pesquisas que abordaram a temática de formação de professores e Pedagogias da Infância na Educação Infantil na Bahia; a análise dos documentos nacionais e regionais que tratam da formação de professores/as da Educação Infantil; observação participante e análise da documentação pedagógica produzida pelos/as professores/as de Educação Infantil acerca da formação continuada ofertada pelo município, bem como da Revista de Educação Caetité – NEAF. A pesquisa evidenciou a emergência de Pedagogias da Infância como fundamento de formação de professores/as da Educação Infantil no contexto de práticas do município. Os pressupostos dessas pedagogias presentes no contexto de práticas formativas são: vida cotidiana, escuta, protagonismo infantil, planejamento com intencionalidade, documentação pedagógica, múltiplas linguagens, estética do ambiente, pesquisa do cotidiano, formação estética, cultura local, saberes e culturas da infância, narrativas do cotidiano, contextos de experiência e aprendizagem coletiva. Por outro lado, a pesquisa evidencia ausências, mostrando que, embora o município tenha se preocupado com a formação específica dos professores/as dessa etapa da Educação Básica, ainda precisa realizar concurso público para a garantia da atuação de profissionais com formação inicial mínima em Pedagogia para atuarem nessa etapa da educação básica e integrar o quadro funcional docente na formação continuada. Palavras-chave: Educação Infantil. Formação de professores. Pedagogias da Infância.
- ItemA experiência de uma escola de tempo integral no município de Iuiú-BA: participação da família no processo de gestão e do ensino-aprendizagem(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-25) Silva, Luciana Lélis da; Silva, Josias Benevides da; Pereira, José Aparecido Alves; Fernandes, Marinalva NunesO presente trabalho tem por objetivo analisar o nível de envolvimento e participação da família em uma escola de tempo integral no município de Iuiú-Bahia. Além disso, busca identificar as experiências de escolas de tempo integral no Brasil a partir de revisão de literatura, bem como entender a gestão democrática e participativa a partir dos espaços e tempos da organização da instituição escolar e dialogar com a comunidade escolar e local sobre a presença e a importância da família no desenvolvimento da educação pública de qualidade para todos. Este estudo trata-se de uma pesquisa de campo realizada em uma escola de tempo integral e pública do município de Iuiú, pautada também na utilização de uma pesquisa do tipo bibliográfica, a partir de uma revisão de literatura. Essa pesquisa reflete, por meio de uma perspectiva dialógica, acerca da gestão democrática e participativa da escola pública de tempo integral, buscando compreender a participação da família na construção de uma escola pública de qualidade. Além disso, busca-se discutir os aportes legais que demarcam e configuram a gestão democrática e participativa como fator determinante na administração e desenvolvimento da escola pública, tendo em vista que a participação da família é apresentada nas legislações como um direito e um dever a ser cumprido pela sociedade. Para análise dos dados, foi realizada a leitura cuidadosas dos documentos obtidos, processo que se deu por meio de entrevistas, análise documental das atas de cada reunião escolar na referida escola, com professores e família, estudo documental do PPP da escola, documento de Política de Educação Integral do município de Iuiú-BA, e dos textos encontrados nos bancos de dados. A partir dos quais foi possível perceber que a secretaria de educação tem buscado meios para promover a melhoria da qualidade da educação e entender a progressão do tempo escolar como um facilitador para o alcance de bons resultados, juntamente com a participação da família durante o processo de ensino/aprendizagem, e de uma gestão democrática e participativa pensada para desenvolver uma educação que dê conta de atender à diversidade de forma igualitária e equitativa.
- ItemA importância da padronização de processos gerenciais nas micro e pequenas empresas.(Universidade do Estado da Bahia, 2025-05-14) Souza, Tulio dos Santos de; Guimarães, Jane Kelly Nascimento Porto; Silva, João Wilker Aparecido Guimarães da; Xara, Gustavo Mamede Sant' AnnaEste estudo examina a importância da padronização de processos gerenciais em micro e pequenas empresas, destacando sua relevância para a eficiência e sobrevivência dessas organizações. Tem como objetivo analisar a relevância da padronização de processos gerenciais, considerando sua contribuição para a eficiência operacional, redução de custos e aumento da competitividade nas micro e pequenas empresas. A pesquisa evidencia que, apesar da significativa contribuição econômica desse segmento, muitos desses negócios enfrentam desafios operacionais decorrentes da falta de uma gestão estruturada e de procedimentos padronizados. A padronização é apontada como uma estratégia crucial para a redução de erros, aumento da produtividade e otimização dos recursos disponíveis. Além disso, o estudo sublinha a necessidade de integrar o planejamento estratégico à padronização de processos, permitindo maior adaptabilidade e competitividade no mercado. A metodologia adotada baseia-se em uma pesquisa bibliográfica, estruturada em três etapas principais. Primeiro, foi realizado um levantamento bibliográfico em bases de dados acadêmicas e bibliotecas digitais para coletar materiais relevantes sobre o tema. Em seguida, ocorreu a seleção e análise das fontes, considerando a adequação ao tema da padronização de processos gerenciais em micro e pequenas empresas. Por fim, as informações foram organizadas e discutidas, proporcionando uma análise qualitativa dos impactos da padronização na gestão e no desempenho dessas organizações. A ausência de processos gerenciais definidos é identificada como uma das principais causas de falhas empresariais, o que torna fundamental a adoção dessa prática para assegurar a longevidade dos negócios. Portanto, conclui-se que, além da padronização, políticas públicas voltadas à capacitação dos gestores são essenciais para o fortalecimento e crescimento das micro e pequenas empresas no cenário econômico brasileiro.
- ItemA literatura infantil: o papel do professor como mediador de leituras literárias(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-22) Silva, Franciele de Oliveira; Santana, Lucineide Rodrigues; Ladeia, Rayana Thyara de Lima Rêgo; Carneiro, Giane Araújo Pimentel; Reis, Sônia Maria Alves de OliveiraEsta pesquisa tem como objetivo compreender o papel do professor como mediador de leituras literárias. A pesquisa, de natureza bibliográfica, foi desenvolvida a partir da análise de produções acadêmicas entre os anos de 2022 a 2025, coletadas em base como Google Acadêmico, SciELO e BDTD (IBICT). O referencial teórico está embasado em pesquisa divulgadas em livros, artigos, revistas, publicadas em meios virtuais e impressos. Os resultados revelam que a mediação literária vai além da leitura em si, envolvendo a escolha criteriosa das obras, o planejamento de espaços e tempos de leitura, além do uso de estratégias que despertem o interesse das crianças. Dessa forma, atuação intencional e sensível do professor pode favorecer a formação de leitores críticos, imaginativos e emocionalmente engajados. Portanto, percebe-se que a literatura infantil é um instrumento pedagógico e estético essencial e que o professor, ao mediar essas experiências de leitura, contribui significativamente para a constituição do sujeito leitor. Palavras-chave: Literatura Infantil. Leitura. Professor Mediador. Criança.
- ItemA mediação do livro-imagem em uma Instituição de Educaçõa Infantil no município de Guanambi-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-14) Nogueira, Adaelia Lainny Santos; Alves, Renata de Melo; Carneiro, Giane Araújo Pimentel; Prado, Jany Rodrigues; Santos, Jamille Pereira Pimentel dosEste trabalho tem como objetivo compreender como ocorre a mediação do livro imagem em uma instituição infantil no município de Guanambi-Bahia, ou seja, compreender de que maneira o objeto cultural é utilizado e, quando utilizado, quais estratégias são usadas para sua mediação. Essa é uma pesquisa de abordagem qualitativa em educação. Como metodologia, foi utilizada, para a coleta de dados, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo em uma instituição de Educação Infantil, através da entrevista semiestruturada com as professoras. A partir desse levantamento, compreendeu-se a mediação do mesmo nessa instituição e a maneira pela qual as educadoras realizam a mediação em seu trabalho. Para construção teórica do trabalho, recorreu-se a autores renomados na área, como Belmiro (2014), Cademartori (1991), Espíndola (2021), Luizari (2019) e Nunes (2013 – 2020), entre outros autores que também contribuíram com suas ideias. A partir dos dados coletados por meio da entrevista, foi possível compreender que, embora o mesmo ainda seja pouco utilizado na instituição, as professoras têm consciência dos seus benefícios e sabem da importância dessa categoria no processo de desenvolvimento das crianças. Dessa forma, faz-se necessário implementar os acervos destes nas instituições de ensino e os educadores incluí-los em suas ações pedagógicas, contribuindo para a formação leitora das crianças.
- ItemA organização dos espaços de leitura literária em instituições de educação infantil(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-23) Silva, Odailma Francisca de Araújo; Carneiro, Giane Araújo Pimental; Teixeira, Sirlene Prates CostaEste trabalho buscou analisar como as instituições de educação infantil organizam os espaços destinados às leituras literárias. A formação do pequeno leitor desde a primeira infância é muito importante, e, com isso, buscou-se discutir como os espaços de leitura estão organizados nas instituições de educação infantil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica, para qual foi realizada um levantamento de trabalhos publicados nos últimos 12 anos, no BDTD, CAPES e ANPED. O trabalho ainda apresenta dados das cidades com as quantidades de espaços disponíveis nas instituições. A base teórica é de estudos que trabalham conceitos relacionados à leitura literária, espaços de leitura que envolvem o imaginário, autonomia e recriação, através da perspectiva de Horn (2004), Formosinho e Formosinho (2013), Perrotti, Pieruccini e Carnelosso (2016), Abramovich (1991), Reys (2010). Os resultados desta pesquisa revelaram a pouca quantidade de pesquisas sobre espaços de leitura nas instituições de educação infantil e o pequeno número de instituições encontradas na região Nordeste que possuem espaços destinados à leitura. Os dados são preocupantes, pois as crianças necessitam desse contato muito antes da apropriação da leitura. O modo de aprender e de explorar a imaginação se dá através da leitura. A mediação literária na educação infantil se torna muito significativa na vida das crianças, pois, dessa forma, começam a sentir emoções através das leituras ouvidas, pois a entonação com as vozes faz os pequenos sentirem a história de forma participativa, como se eles estivessem dentro das histórias narradas pelo adulto. Por isso, a necessidade de espaços de leitura aconchegantes, decorados e adaptados, para que as crianças possam sentir-se autônomas e livres para explorarem o ambiente. Palavras-chave: Leitura literária; Espaços de leitura; Educação infantil; Formação do pequeno leitor.
- ItemA organização dos espaços na educação infantil: um estudo bibliográfico(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-17) Lima, Flávia Agnália Pereira; Prado, Jany Rodrigues; Silva, Elenice de Brito Teixeira; Santos, Jamille Pereira Pimentel dosO modo como os bebês e as crianças pequenas utilizam o espaço na Educação Infantil, mediante as interações entre criança/criança, criança/adulto e das brincadeiras, constitui uma discussão fundamental para o estabelecimento de parâmetros e critérios que orientem a formação profissional e a organização de espaços educativos de qualidade, com vistas à promoção de uma educação integral. Assim, o presente estudo tem como objetivo compreender quais os princípios que orientam a organização dos espaços nessa etapa, especificamente: Discutir os princípios orientadores da dimensão espaço na Educação Infantil; Analisar como a organização dos espaços aparece nos documentos orientadores da Educação Infantil e analisar o que as pesquisas científicas evidenciam sobre a organização dos espaços na Educação Infantil. A investigação é de natureza qualitativa, na forma de um estudo bibliográfico. A análise foi realizada à luz da revisão de literatura sobre o tema da pesquisa e dos documentos orientadores. A geração de dados ocorreu por meio da análise de conteúdo, através da seleção, leitura e análise sistemática de livros, pesquisas científicas do campo da Educação Infantil e documentos orientadores sobre a organização dos espaços. Desse modo, os dados evidenciam que a organização dos espaços não é neutra e esse espaço físico e relacional deve atender às necessidades e interesses das crianças, a fim de que promovam possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento, exigindo do educador um olhar atento, sensível e ético, visto que os documentos que regem a Educação Infantil, asseguram aos bebês e crianças o direito a espaços de qualidade, que garantam a segurança, igualdade de acesso e respeito à diversidade.
- ItemA representatividade negra no acervo literário das instituições de educação infantil do município de Guanambi-Ba(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-16) Pereira, Jamile Guimarães; Santos, Jeane Alves; Carneiro, Giane Araújo Pimentel; Santos, Jamille Pereira Pimentel; Ladeia, Rayana Thyara de Lima RêgoEste estudo teve como objetivo analisar nos acervos literários das instituições de Educação Infantil do município de Guanambi-Bahia, as obras literárias que têm como foco a educação étnico-racial. A abordagem da pesquisa foi qualitativa com trabalho de campo e utilizou-se, como instrumento de coleta de dados, a análise documental dos livros de literatura infantil, que foram contabilizados, fotografados para posterior análise. Foi realizado em todas as etapas da pesquisa, o diário de pesquisa. Os dados foram analisados seguindo a análise de conteúdo. Com esta pesquisa, pôde-se verificar que há uma insuficiência de livros com a temática étnico-racial nos acervos das creches do município e, diante disso, é considerável que as instituições ampliem os acervos de modo que promovam uma educação com foco nas relações étnico-raciais. A proposta apresentada mostrou a importância da literatura infantil negra para a construção da identidade e autoestima das crianças. Dessa forma, conclui-se que é necessário ampliar o acesso a livros que valorizem o protagonismo negro, a ancestralidade e cultura afro-brasileira, com uma proposição viável de combate ao racismo.
- ItemAdministração de recursos humanos: um estudo de caso das políticas e práticas de gestão de pessoas da empresa cerâmica alves em Candiba-BA.(2012-12-19) Moreira, Joteílson Fernandes; Silva, Serginaldo Veiga da; Oliveira, Sayonara Miranda; Marques, Rogério Santos; Fagundes, Marcus Vinícius C.; Leite, Carlos Fernando FariaO presente estudo aborda um tema de grande relevância para a Administração de Recursos Humanos, políticas e práticas de gestão de pessoas. Com o passar do tempo às empresas tem percebido a importância da Gestão de Pessoas no contexto empresarial, onde as metas só podem ser alcançadas quando todos os envolvidos têm pleno conhecimento e interesse em alcançá-las, então uma boa gestão de pessoas se faz necessária, principalmente no ramo industrial onde a utilização destas em atividades desgastantes é constante. Este estudo objetiva conhecer e analisar como as políticas e práticas de gestão de pessoas são utilizadas pela empresa industrial Cerâmica Alves. Para isso realizou-se uma pesquisa de campo, com corte transversal, de cunho qualitativo, sob a modalidade de estudo de caso. Os dados foram obtidos por meio de uma entrevista realizada com o Gestor de Rh e de questionários aplicados aos colaboradores da empresa em estudo. A pesquisa revelou que a gestão de pessoas na empresa é pouco profissionalizada. As políticas e práticas de gestão de pessoas utilizadas atingem em parte aos objetivos da empresa e de seus colaboradores, resultando em insatisfação dos colaboradores e o não pleno atendimento dos objetivos organizacionais sendo necessário que a cerâmica avalie e reveja algumas das políticas e práticas utilizadas para que os objetivos da empresa sejam essencialmente atingidos, como também as necessidades dos colaboradores. Futuras pesquisas poderão ser realizadas para estudar melhor as políticas de gestão de pessoas nas empresas industriais da região.
- ItemAdministração rural: um estudo das ferramentas gerenciais no setor da agricultura familiar da Comunidade Quixaba – Guanambi (BA)(2019-09-18) Nogueira, Renata Fialho; Souza, Vanessa Moreira de; Souza, Jussimara de Cassia L.; Montalvão, Vânia; Souza Neto, José Brilhante deAs tarefas pertinentes à gestão agrícola não podem ser deixadas para um segundo plano. É necessário que o agricultor passe a observar a produção e as questões de cunho gerencial da propriedade rural. Neste sentido, o objetivo geral da pesquisa buscou identificar o perfil do produtor rural e as ferramentas de gestão administrativa utilizadas no processo de produção das pequenas propriedades rurais que fazem parte do quadro da Agricultura Familiar da Comunidade de Quixaba. O estudo foi de caráter qualitativo e utilizou-se dos seguintes instrumentos de coleta de dados: questionário semiestruturado com diversas alternativas. Os questionários foram aplicados a 10 famílias, sendo escolhidos com base no levantamento dos principais produtores de hortaliças contemplando o número de amostragem. Os dados obtidos na pesquisa, revelam que a maioria dos produtores rurais não tem conhecimento sob o papel das ferramentas administrativas na agricultura. O estudo identificou ainda, um grande número de produtores rurais, que não faz uma utilização mínima de gestão financeira, como os custos de produção, contas a receber, planejamento, mantendo o controle através de suas experiências de trabalho, em que são apenas mentalizadas de modo abstrato. Assim, a realidade da agricultura familiar merece uma atenção maior, e como sugestão, buscarem se aperfeiçoar, conhecer e aplicar técnicas administrativas e tecnológicas através de cursos específicos de gestão rural e procurar orientações por profissionais da área.
- ItemAlfabetização e letramento: uma análise dos gêneros textuais de um livro didático do 1º ano(Universidade do Estado da Bahia, 2025-08-05) Batista, Cleide da Silva; Santos, Daiane Pereira dos; Ladeia, Rayana Thyara de Lima Rêgo; Carneiro, Giane Araújo Pimentel; Teixeira, Sirlene Prates CostaEste trabalho tem como objetivo analisar os gêneros textuais presentes no livro didático. Desse modo, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, a partir da análise da unidade 1 do livro didático Coleção Desafio Língua Portuguesa – 1º ano - Anos Iniciais do Ensino Fundamental, organizado por Roberta Vaiano e publicado pela Editora Moderna, em 2021. Para fundamentar a escrita do trabalho, recorreu-se às pesquisas de Soares (2007, 2009, 2020), Tfouni (1988), Ferreiro e Teberosky (1985), Mortatti (2000), acerca de alfabetização e letramento; Marcuschi (2007, 2002), sobre os gêneros textuais. Foi possível perceber que os gêneros textuais capa de livro e tirinha estão presentes na unidade 1 e as atividades propostas enfatizam os aspectos de organização textual. Conclui-se que os gêneros textuais são de fundamental importância para enriquecer o processo de alfabetização e letramento, pois eles aprimoram a competência comunicativa, proporcionam a interação e o engajamento dos alunos, auxiliando-os na contextualização do conhecimento e desenvolvimento do pensamento crítico. Palavras-chave: Alfabetização; Letramento; Gêneros textuais; Livro didático.
- ItemAnálise das finanças pessoais na educação de jovens e adultos: o caso dos alunos do Colégio Estadual do Campo de Mutãs(2023-12-07) Andrade, Carlos Nadson dos Santos; Silva , Marciana Pinto da; Neto, José Brilhante de Sousa; Rodrigues, Fabrício Lopes; Guimarães, Jane Kelly Nascimento PortoEssa pesquisa teve como tema central verificar o conhecimento sobre educação financeira e a importância das finanças pessoais dos estudantes do EJA do Colégio Estadual do Campo de Mutãs. Na fundamentação teórica foram abordados temas sobre aspectos conceituais da educação financeira e do EJA, a seguir: o que é educação financeira? finanças pessoais na adolescência, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e iniciativas de como trabalhar a educação financeira. Para alcançar o objetivo utilizamos como instrumento de coleta de dados o formulário por meio da plataforma Google Forms, o formulário possuía perguntas simples e objetivas. As análises foram baseadas nos resultados obtidos após preenchimento desse formulário. A partir dele, foi possível perceber que um número significativo de respondentes não possui conhecimento adequado acerca de suas finanças pessoais. No entanto, há muitas iniciativas que podem resolver esse problema.
- ItemAnálise do comportamento do capital de giro de uma MPE, dada à crise de 2008: o ativo circulante da empresa ômega, Guanambi/BA(2013-07-25) Bezerra, Janeide de Araújo; Nascimento, Marcelo Felipe Cardoso; Bittencourt, Euclides Santos; Leite, Carlos Fernando Faria; Costa, Marcelo Neves; Pinheiro, AdyrEsta pesquisa faz uma discussão sobre a influência causada pela a crise mundial de 2008 no comportamento do capital de giro empresarial de empresas de pequeno porte, dando ênfase no ativo circulante. O estudo faz um paralelo do cenário internacional e nacional com o cenário no âmbito municipal, tendo como objeto de estudo uma empresa do setor de implementos agrícolas que esta situada na cidade de Guanambi – BA. Para a coleta dos dados foi utilizado à análise documental (fonte secundária). O balanço patrimonial foi à fonte de informações, tendo como recorte temporal o período de 2007, 2008 e 2009. O ano de 2007 não foi avaliado, mas serviu como referencial, ou ano base para que fossem avaliados os anos de 2008 e 2009. A partir dos dados coletados na empresa foi possível confrontar com informações extraídas de fontes secundárias de instituições, como SEBRAE, TCU, entre outras. Os resultados foram obtidos através de análise percentual, relativizando as contas do ativo circulante que foi divido em: caixa, bancos contas movimento, aplicações financeiras, duplicatas a receber e outros créditos e despesas de exercícios futuros. Utilizando ferramentas estatísticas, tais como índice numérico foi possível analisar as variáveis que melhor caracterizavam o problema. A verificação da hipótese, que a crise mundial teve reflexos no capital de giro de uma empresa de pequeno porte, no município de Guanambi/Ba foi ratificada, contudo apesar da relevância pontual, sugere-se ampliação do ensaio, uma vez que as empresas de pequeno porte não estão munidas de ferramental analítico conjuntural sobre as externalidades. Elas estão susceptíveis a sofrerem com momentos de instabilidade devido às incertezas da economia devido à inflação.
- ItemAndragogia como ferramenta para aumento das competências organizacionais(2019-09-27) Silva, Marusa Barbosa da; Nobre, Simone de Souza Gomes; Souza Neto, José Brilhante de; Montalvão, VâniaAs atuais transformações sofridas pela sociedade nas áreas sociais, tecnológicas e financeiras trazem impacto direto para dentro das organizações, cabendo a essas, buscarem maneiras de acompanhar às mudanças a fim de se manterem ativas e competitivas. Estudos apontam que para se alcançar os resultados almejados, faz-se necessário que as organizações tenham colaboradores capacitados e motivados para enfrentar desafios do dia a dia. Para isso, além de aplicarem boas técnicas de recrutamento e seleção, as organizações necessitam investir continuamente em seus colaboradores, que são jovens e adultos, através de treinamento, desenvolvimento e educação. A andragogia é a ciência direcionada à educação de adultos, e, evidencia, que educar adultos requer uma técnica com estratégia e planejamento específicos. Logo, este artigo objetiva apresentar ao leitor como os métodos de treinamento, desenvolvimento e educação alinhados à andragogia podem auxiliar as organizações a manterem-se vivas e competitivas. Para a construção deste trabalho optou-se por uma abordagem qualitativa onde foi utilizada a pesquisa de revisão bibliográfica, debruçada sobre obras de autores especialistas nos assuntos abordados como Chiavenato, Malcolm Knowles, Marisa Eboli, dentre outros. Essa nos possibilitou constatar que as organizações que incentivam a gestão do conhecimento são capazes de se adequar mais facilmente às mudanças e transformações constantes e que a andragogia traz benefícios mútuos, compartilhados entre colaboradores e organizações.
- ItemAprendizagem da leitura e da escrita: análise de uma turma do 2° ano do ensino fundamentalna rede pública do município de Guanambi-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-24) Silva, Mylane Montalvão; Brito, Luana Cotrim Trindade; Teixeira, Sirlene Prates Costa; Carvalho, Maria de Fátima Pereira de; Carneiro, Giane Araújo PimentelEsta pesquisa buscou compreender o desenvolvimento da aprendizagem da leitura e da escrita das crianças de uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental na rede pública do município de Guanambi-BA. Trata-se de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, realizada em uma turma composta por 21 crianças e duas professoras. Para isso, analisou documentos normativos e políticas públicas que orientam o processo de alfabetização, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Plano Nacional de Educação (PNE), o Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB), a Base Municipal Curricular de Guanambi, além de programas como Tempo de Aprender (nacional) e o Educar pra Valer - EpV (municipal). O estudo também considerou produções acadêmicas recentes (2020–2024), organizadas em duas categorias: a criança como sujeito da alfabetização e a leitura e escrita como práticas sociais. O referencial teórico foi fundamentado em autores que abordam a alfabetização sob uma perspectiva construtivista e social, valorizando a participação ativa da criança na construção do conhecimento. A partir da observação em sala de aula, foram analisadas as interações das crianças durante atividades de leitura e escrita, revelando diferentes níveis de apropriação do sistema alfabético. Por meio de registros e testes, foi possível identificar avanços no desempenho dos alunos ao longo da pesquisa. Os resultados evidenciam que a aprendizagem da leitura e da escrita é um processo gradual, que exige um trabalho pedagógico planejado, sensível às necessidades dos estudantes e fundamentado em práticas significativas e contextualizadas.
- ItemAs perspectivas dos pacientes atendidos na Policlínica Regional de Saúde do Alto Sertão(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-16) Cruz, Vitor Rafael Almeida; Marques, Rogério Santos; Chaves, Adller Moreira; Rodrigues, Fabrício LopesEste trabalho apresenta as perspectivas dos pacientes atendidos na Policlínica Regional de Saúde do Alto Sertão, localizada em Guanambi, Bahia, que abrange 23 municípios consorciados do CIS Alto Sertão. O objetivo principal do estudo avalia o grau de satisfação dos pacientes em relação aos serviços oferecidos pela unidade de saúde. A metodologia empregada foi uma pesquisa quantitativa, descritiva, utilizando questionários com questões fechadas para a coleta de dados diretamente da população. A pesquisa também se apoiou em revisão bibliográfica para embasar teoricamente o estudo. Os resultados da pesquisa foram discutidos em relação a diversos aspectos do atendimento como viagem no micro-ônibus, estrutura da unidade, atendimento na recepção, tempo de espera, atendimento dos médicos, atendimento dos demais profissionais e tempo de espera no resultado de exame. O estudo aponta que, embora a Policlínica Regional de Saúde ofereça um atendimento satisfatório, ainda há necessidade de melhorias em alguns pontos para otimizar a qualidade dos serviços e a experiência dos usuários. Por fim, o estudo reforça a importância de considerar a opinião dos pacientes para aprimorar o atendimento e garantir a satisfação de suas necessidades de saúde.
- ItemAscensão das mulheres no mercado de trabalho brasileiro: análise dos dados da PNAD 2012 a 2018(2019-09-18) Silva, Andreia Coutinho; Alves, Leidiane da Silva; Costa, Naydson Manoel Ataide; Montalvão, Vânia; Sousa, Jussimara de Cássia Leite; Santos, Wilson Pereira dosEste artigo objetivou investigar a ascensão da mulher no mercado de trabalho brasileiro, tendo por base os dados da PNAD C de 2012 a 2018. As variáveis estudadas foram a participação no mercado de trabalho, nível de instrução, rendimento médio, jornada de trabalho e proporção da ocupação de cargos de direção ou gerência. A pesquisa se trata de um estudo bibliográfico, caracterizado como exploratório e qualitativo. Os resultados mostram que a relação do trabalho é desigual entre os sexos e que apesar de muitas conquistas, o cenário ainda se encontra desfavorável para as mulheres brasileiras. A pesquisa confirma que a presença das mulheres na força de trabalho cresceu, porém ainda existe um longo caminho a ser trilhado em busca da igualdade de gênero, e ainda que apesar das mulheres receberem salários menores, a tendência é de melhoria. Observou-se também que a mulher possuía uma diminuição no rendimento de acordo com a idade. O escopo dessa pesquisa proporciona uma reflexão que torna possível compreender e identificar o processo de ascensão da mulher no mercado de trabalho, assim como o seu cenário atual, para que se promova melhor entendimento, conscientização e valorização do gênero.
- ItemAvaliação das possibilidades e desafios da educação para o trânsito na escola(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-21) Barros, Ismaia Santos; Cardoso, Juscilene Brito; Pereira, José Aparecido Alves; Silva, Josias Benevides da; Silva, Edilma Cotrim daEsta monografia realiza uma avaliação das possibilidades e desafios da educação para o trânsito nas escolas municipais de Guanambi-BA, em conformidade com as proposições do Artigo 76 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O estudo foi motivado pelo crescente número de sinistros de trânsito em Guanambi e pela importância da educação para o trânsito na formação cidadã e na redução desses sinistros, conforme estabelecido pelo Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS). A pesquisa buscou responder como a educação para o trânsito é trabalhada nas escolas do município de Guanambi-BA, e como as diretrizes do Artigo 76 do CTB estão presentes nas práticas escolares locais. Os objetivos foram avaliar a aplicação do Artigo 76, conhecer as proposições e práticas sobre o tema nos projetos pedagógicos das escolas, e realizar uma revisão de literatura sobre a educação para o trânsito no Brasil entre 2014 e 2025. A metodologia baseou-se em uma abordagem qualitativa por meio da pesquisa de campo. Para a coleta de dados, foram realizadas levantamento bibliográfico e entrevista semiestruturada. A pesquisa de campo foi realizada com quatro coordenadores pedagógicos de uma escola da sede do município e três dos Distritos de Mutans, Ceraíma e Morrinhos. Os resultados revelam que, apesar do reconhecimento da importância da educação para o trânsito pelas escolas, sua implementação não se faz presente no Projeto Político Pedagógico (PPP), enfatizando a importância de implementação de políticas educacionais e a oferta de formação continuada para os educadores, e o fortalecimento de parcerias com órgãos especializados como DETRAN, CIRETRAN e Superintendência Municipal de Trânsito. O estudo apontou a necessidade de inserção desse tema nos projetos políticos pedagógicos, como também na formação desses profissionais de educação, além de parcerias com entidades e órgãos de trânsito, com objetivo de construção de projetos que visem conhecer o código de trânsito brasileiro e desenvolver práticas de forma estruturada para serem trabalhadas em salas de aula, promovendo, assim, uma educação voltada para o trânsito. Palavras-chave: Educação para o Trânsito. Avaliação. Escola.