Campus XII - Departamento de Educação (DEDC) - Guanambi
URI Permanente desta comunidade
O Departamento de Educação do Campus XII da Universidade do Estado da Bahia – UNEB está localizado no município de Guanambi na região denominada de Território de Identidade Sertão Produtivo, que integra o complexo de formação da Serra Geral, composta de rochas vulcânicas básicas (basaltos) e intermediárias (riodacitos) apresentando intercalações de arenitos finos.
Pesquisas mineralógicas concluíram pela existência de extensa jazida ferrífera, cuja exploração econômica veio a dar-se a partir de 2007. Além do ferro, a região produz mármores, granitos diversos, pedra-giz (Brumado), ametista e urânio (Caetité). As principais cidades localizadas na Serra Geral são Guanambi, Caetité e Brumado.
O Campus XII da UNEB, originou-se da Faculdade de Educação de Guanambi (FAEG), inaugurada no ano de 1989. A partir da reestruturação das Universidades Estaduais da Bahia, em 1997, passa a ser denominada Departamento de Educação (DEDC). Atualmente, oferta bacharelados em Administração, Enfermagem e Educação Física e uma licenciatura em Pedagogia.
Navegar
Navegando Campus XII - Departamento de Educação (DEDC) - Guanambi por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 144
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEmpreendedorismo feminino: A invisibilidade das vendedoras de cosméticos de Palmas de Monte Alto, BA.(Uneb, 0002-12-24) Novais, Melissa Vitória Porto; Oliveira, Cláudio Roberto Meira de; Chaves, Adller Moreira; Guimarães, Jane Kelly Nascimento PortoEste trabalho aborda o empreendedorismo feminino, focando na invisibilidade das vendedoras de cosméticos informais da cidade de Palmas de Monte Alto, BA. O objetivo é investigar os desafios enfrentados por mulheres que, devido a uma renda insuficiente, buscam uma fonte extra de recursos por meio da venda de cosméticos. O estudo explora como essas mulheres, muitas vezes donas de casa ou com empregos informais, se inserem no mercado de trabalho e quais obstáculos enfrentam nesse contexto. A pesquisa utiliza uma metodologia qualitativa, explicativa e de campo, com ênfase na compreensão das experiências e motivações dessas empreendedoras. A coleta de dados foi realizada por meio de formulários online, enviados e respondidos aleatoriamente por 11 mulheres da cidade, com o intuito de captar informações sobre suas práticas empreendedoras e os desafios diários. A pesquisa também se apoiou em revisão bibliográfica para embasar teoricamente o estudo. Os resultados indicam que a falta de reconhecimento, apoio institucional e qualificação financeira são os principais obstáculos enfrentados pelas vendedoras de cosméticos. Além disso, a falta de uma estrutura formal para esses negócios limita o crescimento e a sustentabilidade dessas iniciativas. A pesquisa sugere a necessidade de políticas públicas e programas de apoio, como cursos de gestão financeira e empreendedorismo, para fortalecer as competências dessas mulheres e melhorar sua inserção no mercado. Por fim, o estudo destaca a importância de promover o empreendedorismo feminino na cidade, com ações que valorizem essas empreendedoras e incentivam a formalização de seus negócios, o que pode beneficiar tanto as participantes quanto a economia local como um todo.
- ItemPlanejamento estratégico: estudo de caso em indústria alimentícia de Guanambi(0005-08-25) Castro, Ageu Filipe Lima; Souza, Carolyane Marta AssunçãoA indústria é um dos setores que mais contribui para o desenvolvimento socioeconômico municipal da cidade de Guanambi, onde ela faz parte do desenvolvimento municipal, da história da comunidade local e é um dos principais setores na geração de empregos formais. Este estudo tem como objetivo investigar a forma como os gestores das indústrias analisadas percebem o planejamento estratégico, especialmente no que se refere à sua implementação e importância para a eficiência organizacional. Este estudo é de abordagem qualiquantitativa e natureza descritiva, e baseia-se em um estudo de caso comparativo entre as percepções dos gestores de duas indústrias de biscoitos de Guanambi. Os resultados indicam que os gestores enxergam a aplicação do planejamento estratégico como efetiva, ainda que possuam variações na participação dos colaboradores e nos mecanismos de controle e melhoria contínua. Em suma, as organizações apresentam maturidade nos processos de planejamento, mas recomendam-se estudos complementares com outros stakeholders para ampliar a análise.
- ItemInfluência do cuidado na continuidade da assistência ao prematuro a partir da perspectiva materna(0008-01-25) Amado, Anita Vitória de Jesus; Fernandes, Talitha Sonally Soares; Cardoso, Berta Leny Costa; Fernandes, Emanuella Soares Fraga; Prado, Ivanete Fernandes doObjetivo: Descrever como o cuidado influencia na continuidade da assistência ao prematuro. Método: Pesquisa descritiva e exploratória de abordagem qualitativa. Foram entrevistadas 16 mães, com 21 filhos que nasceram prematuros, dessas, cinco possuíam duas crianças cada, sendo três gemelares. Resultados: As etiologias que levam ao nascimento pré-termo são muitas, dentre elas a hipertensão arterial na gestação ocasionando a pré-eclâmpsia e eclâmpsia, a gemelaridade, o desarranjo hormonal com a diabetes gestacional e o hipotireoidismo. As sequelas ao bebê incluem subdesenvolvimento gastrintestinal com alergias e intolerâncias alimentares, alergias de pele, déficit no neurodesenvolvimento com dificuldades de socialização. O cuidado precoce diminui a prevalência de doenças derivadas das sequelas, devendo ser iniciado ainda no pré-natal e mantido na assistência continuada. Considerações finais: A continuação dos cuidados assistenciais à criança com vigilância integral é a melhor ferramenta para lhe garantir uma vida saudável e de qualidade.
- ItemPercepção de estudantes de enfermagem sobre as necessidades espirituais e religiosas do paciente(Universidade do Estado da Bahia, 0011-01-25) Batista, Carine Silva; Santos, Jessica Lane Pereira; Santos, Jessica Lane Pereira; Silva , Jaine Kareny; Guimarães, Claudia Franco; Santos, Jessica Lane PereiraIntrodução: A espiritualidade e religiosidade são conceitos diferentes, mas igualmente relevantes para a área da saúde, especialmente para a Enfermagem. Essas dimensões têm um impacto significativo no processo de saúde e doença, afetando o bem-estar físico, emocional e social dos indivíduos. Desse modo, é essencial que sejam considerados na assistência de enfermagem, com o intuito de promover um cuidado integral. Objetivo: Compreender a percepção de estudantes de enfermagem sobre as necessidades espirituais e religiosas do paciente. Método: Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, de abordagem qualitativa realizado com estudantes de enfermagem. O estudo foi desenvolvido em uma universidade pública, estadual. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas que foram gravadas com auxílio de gravador portátil. A pesquisa realizada seguiu todos os preceitos éticos que regem a Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. Resultados: Os participantes do estudo destacaram a grande importância da religiosidade e da espiritualidade para a pessoa. Segundo eles, tratam-se de elementos que interferem positivamente no processo de recuperação do paciente. Quando questionados se se sentiam confortáveis em abordar questões espirituais e religiosas com os pacientes, muitos estudantes responderam que não, alegando que não possuíam um preparo adequado para tal. Conclusão: Os cuidados espirituais são de suma importância para a promoção da recuperação e bem-estar do paciente e a enfermagem possui um papel fundamental na implementação desses cuidados, devendo estar adequadamente preparada para realizar a abordagem e o acolhimento desses aspectos durante a assistência.
- ItemTerno de Reis da fazenda Boa Sorte: a cultura como parte da educação no município de Caetité/BA(Universidade do Estado da Bahia, 0016-07-25) Carneiro, Jonatas Thiago dos Santos; Argolo, Lidia de Teive e; Freitas, Ana Cláudia de Oliveira; Reis, Joseni Pereira MeiraEste trabalho tem como objetivo compreender como a cultura do Terno de Reis pode ser integrada na Educação, de forma que possa ser mantida e valorizada pela sociedade, tendo em vista sua contribuição para os aprendizados dos alunos. A escolha do tema se deu a partir da minha vivência familiar com a cultura do Reisado e foi reforçada durante as oportunidades com teorias e práticas de pesquisa no curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XII de Guanambi/BA. Para compreender o tema proposto, foram utilizadas como fundamento as abordagens de Roberto DaMatta, Clifford Geertz, Victor Turner, Arnold Van Gennep, Émile Durkheim, Mariza Peirano e René Mare da Costa Silva. Tais abordagens contribuíram para um olhar sensível e compreensivo voltado aos ritos, símbolos e significados intrínsecos à cultura do Reisado, bem como permitiram acessar sua dimensão educativa. A metodologia adotada define-se como qualitativa, baseada nas perspectivas antropológicas dos autores que fundamentam o trabalho. Nessa perspectiva, a pesquisa envolveu a realização de revisão bibliográfica, pesquisa de campo, observação participante, bem como diálogos e entrevistas semiestruturadas com a minha avó materna, líder do Terno de Reis da Fazenda Boa Sorte e com pesquisadores e educadores envolvidos com a cultura do Reisado. Os resultados da pesquisa revelam como o Reisado atua enquanto elo de ligação entre as vivências e saberes culturais das diferentes gerações de uma comunidade, aproximando seus membros ao promover sentimentos de pertencimento cultural e de identidade. Pesquisar o Reisado permitiu relacionar aspectos desta cultura enquanto instrumentos pedagógicos potentes, capazes de ser mobilizados nos espaços escolares ou fora deles como exemplos de integração entre cultura e educação. Nesse sentido, corroborando com a formação humana e fortalecendo a memória coletiva, o Reisado possibilita aos estudantes estabelecerem compreensões acerca de seus traços culturais, bem como acessar um caminho para a garantia do direito a uma educação democrática e humanizada.
- ItemCondições de trabalho e saúde de trabalhadoras do sexo do sudoeste baiano(Universidade do Estado da Bahia, 0025-01) Rocha, Tandy Dante dos Prazeres de Matos; Rios, Marcela Andrade; Rodrigues, Larissa Silva de Abreu; Ferreira, Bruno SantosO trabalho sexual realizado por mulheres cisgêneras é uma das profissões mais antigas do mundo, entretanto, encontra inúmeros percalços em sua consolidação em diversos países como o Brasil. Objetivo: identificar as condições de trabalho e saúde de trabalhadoras sexuais na região sudoeste da Bahia. Metodologia: foi realizada uma pesquisa quantitativa, descritiva e transversal com dados das trabalhadoras do sexo que desenvolvem suas funções laborais em cidades da região do sudoeste da Bahia (Jequié, Vitória da Conquista, Brumado Guanambi e Bom Jesus da Lapa), constante no banco do projeto guarda-chuva intitulado SER E/OU ESTAR¿ VULNERÁVEL NO TRABALHO SEXUAL: sentidos, significados e cuidado de si na perspectiva de trabalhadoras sexuais. Resultados: Foram entrevistadas 191 mulheres profissionais do sexo que desempenham suas funções laborais com idade a partir dos 18 anos em cidades do sudoeste baiano. O perfil sociodemográfico encontrado demonstrou que a maior parte das trabalhadoras possui idade de até 35 anos (n= 111; 58,1%), viúvas (n=95; 49,7%), negras (somatório de pardas e pretas igual a 133 trabalhadoras), de escolaridade de até ensino médio (n=78; 40,8%) e religião católica (n=92; 48,2%). Quanto as características laborais, a maior parte desempenha suas atividades de trabalho em bares (n=97; 50,8%), possuem tempo de trabalho como profissionais do sexo de 2 a 5 anos (n=93; 48,7%), fazem de 4 a 5 programas diários (n=149; 78%) e iniciaram a desempenhar atividades como profissionais do sexo com idade entre 18 a 25 anos (n=77; 40,3%). As características de saúde, revelou um perfil de acesso aos serviços de saúde público e privado por 96 entrevistadas (50,3%), 152 realizaram exames preventivos de CA de colo do útero (79,5%), o uso de preservativo nos programas foi relatado por 178 profissionais (93,2%) e 70 delas relataram já ter apresentado diagnóstico de IST (36,7%).
- ItemFormação dos/as professores/as da escola do campo: quais desafios e dificuldades as pesquisas apontam?(Universidade do Estado da Bahia, 0025-03-28) Cunha, Marli Caldeira; Souza, Rute de Jesus; Trindade, Domingos Rodrigues da; Carvalho, Maria de Fatima Pereira; Baleeiro, Leidjane FernandesRESUMO Esse trabalho versa sobre a formação de professores e professoras das escolas do campo. O objetivo foi investigar os desafios, as dificuldades e contradições presentes na formação dos/das professores/as das escolas do campo apontados pelas pesquisas realizadas e refletir sobre as políticas públicas de formação inicial e continuada de professores/as das escolas do campo. A metodologia adotada é qualitativa do tipo bibliográfica a partir de um levantamento nos bancos de dados: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e a Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPed), partindo da análise de artigos científicos, teses e dissertações. A fundamentação teórica foi feita a partir de autores/as que abordam sobre a concepção de formação de professores e professoras do campo: Arroyo (2007), Caldart (2004), Molina e Antunes-Rocha (2014), e Saviani (2009). Os resultados encontrados revelaram os principais desafios e tensionamentos presentes na formação de professores/as das escolas do campo. Apesar dos avanços, encontram-se muitas dificuldades para que as políticas públicas sejam consolidadas. Conclui-se que, mesmo diante desses enfrentamentos, é notável as conquistas alcançadas pela população campesina e os movimentos sociais, possibilitando a promoção de uma Educação do/no Campo.
- ItemO fechamento da Escola Miguel Gomes no Morro do Mosquito em Candiba – Bahia: Vozes do povo da comunidade(Universidade do Estado da Bahia, 0025-07-21) Rocha, Evanilza da Silva; Marques, Tatyanne Gomes; Oliveira, Sandra Alves; Reis, Sônia Maria de OliveiraA pesquisa que deu origem a este trabalho teve o propósito de analisar o fechamento da Escola Miguel Gomes na comunidade Morro do Mosquito em Candiba – Bahia. Para isso, a metodologia foi pautada na escuta do povo da comunidade e de professores/as que atuaram na referida escola. Os dados mostram que a escola era próxima do povo da comunidade e que o povo do local tinha uma relação de proximidade com as professoras e os professores. O fechamento da escola foi visto como uma grande perda.
- ItemContribuições da educação física na prevenção de problemas posturais em escolares: o entendimento dos estudantes(Universidade do Estado da Bahia, 2011-09-19) Magalhães, Andréia Batista; Neves Filho, Valmir Batista; Almeida, Cláudio Bispo de; Santos, Marilúcia Ribeiro dosO presente estudo tem como escopo buscar o entendimento dos alunos de uma escola pública municipal de tanque novo-ba, sobre o que é ter uma postura corporal adequada, pois, é sabido que problemas posturais estão cada vez mais presentes em crianças na fase escolar. Dentre os problemas posturais mais freqüentes pode-se citar a escoliose, hipercifose, hiperlordose e costa plana. Sendo que para pesquisa foi utilizado um questionário, construído para este estudo a fim de levantar as principais informações sobre este entendimento, utilizando a pesquisa qualitativa. De acordo com os resultados, ficou constatado que as crianças e adolescentes necessitam de atenção especial com relação a este assunto, visto que, apesar de apresentarem um conhecimento sobre tal tema, verificou-se que este conhecimento não é o suficiente para ser colocado em prática. São, por fim, apresentadas sínteses conclusivas, que demonstram como a orientação para manutenção de uma postura corporal adequada é de fundamental importância para prevenção de problemas posturais no futuro.
- ItemEmpreendedorismo: o empreendedor e as (des)vantagens do programa microempreendedor individual no município de Guanambi-Bahia(2011-10-07) Gonçalves, Eliz Regina De Carvalho Castro; Donato, Lecirene de Souza Lima; Silva, Suely Dias da; Bittencourt, Euclides Santos; Leite, Carlos Fernando Faria; Costa, Marcelo Neves; Fagundes, Marcus Vinícius CarvalhoO propósito dessa pesquisa é de fazer um estudo sobre o ambiente empreendedor no município de Guanambi, dando ênfase ao Microempreendedor Individual e a formalização através do programa do governo Federal Microempreendedor Individual - MEI. O estudo em questão parte do viés da informalidade para formalidade, através de uma discussão conceitual, entre dois empreendedores, formal e informal. Nessa linha proposta pela pesquisa, questiona se os benefícios e a redução da burocracia estipulada pela Lei 128/2008, são satisfatórios para a saída da informalidade, entre as vantagens e desvantagens da formalização. A pesquisa é exploratória, segue uma abordagem de natureza qualitativa, caracterizada pela tipologia descritiva, sobretudo bibliográfica e combinada com a pesquisa de campo. No estudo de campo (entrevista, via questionário) foram levantadas observações de duas situações distintas, na visão do empreendedor formal e informal, fortalecendo o estudo comparativo. A falta de dados e disponibilidades dos inqueridos foi um limitante do universo da pesquisa. Todavia foi estratégico adotar o método dedutivo para coleta de dados, por meio de questionário fechado, semi-estruturado, obtendo informações valiosas na perspectiva do programa MEI-Guanambi. No sentido econômico, os benefícios são marginais, como ausência dos custos adicionais para cobertura previdênciaria, segurança jurídica, entre outros. A redução da burocracia é um passo importante, mas não suficiente para saída da informalidade, tendo em vistas outros desdobramentos para sustentabilidade do empreendimento formalizado. Questionam-se os limites de crédito, a assistência técnica, entre outros pormenores que facilitem a inserção do empreendedor no mercado formal, contudo algumas das vantagens estipuladas na lei, como a redução carga tributária, são uma razoável conquista do empreendedorismo brasileiro.
- ItemA responsabilidade social empresarial nas indústrias de cerâmicas de Guanambi – BA(2011-10-07) Rocha, Daiane Lobo; Fernandes, Marcus Vinícius Silva; Correia, Zeliane Ribeiro; Montalvão, Vânia; Leite, Carlos Fernando Faria; Bittencourt, Euclides Santos; Marques, Rogério SantosO presente estudo aborda um tema de grande relevância, a Responsabilidade Social Empresarial (RSE) que ganhou impulso no Brasil a partir da década de 90, através da crescente preocupação com as questões sociais, ambientais e com a adoção de posturas éticas. A RSE apresenta-se como uma nova forma de gerir os negócios, através do compromisso contínuo com o mundo atual e das gerações futuras. As empresas buscam se adequar a esse novo modelo de gestão visando adquirir um diferencial competitivo, perante outras organizações, e o reconhecimento da sociedade. Tendo em vista tais prerrogativas, o presente trabalho consiste em identificar a percepção das indústrias de cerâmicas de Guanambi quanto à Responsabilidade Social Empresarial (RSE). A pesquisa traz uma abordagem qualitativa com momentos quantitativos, sendo o estudo do tipo exploratóriodescritivo. A pesquisa bibliográfica fundamentou o trabalho, reunindo fontes acessíveis sobre a natureza do tema, sendo complementada por pesquisa de campo, onde os dados primários foram coletados através de questionário composto por 30 questões abertas e fechadas. O estudo possibilitou ampliar o conhecimento acerca do tema e sua importância, bem como o confronto de teorias com a prática atual das empresas selecionadas para que as mesmas possam repensar suas atividades e processos na busca do desenvolvimento sustentável.
- ItemA importância da gestão ambiental nos cursos de administração: Um estudo de caso na UNEB de Guanambi-BA(2012) Almeida, Júlio César Lemos de; Vânia Montalvão; Leite, Carlos Fernando; Marques, Rogério Santos; Oliveira, Sayonara MirandaAtualmente a Gestão Ambiental (GA) está inserida na rotina das empresas e instituições, sendo essencial para o desenvolvimento econômico consciente de que é preciso preservar os recursos naturais. Este trabalho é um estudo realizado na Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação, Campus XII, com o objetivo de verificar a importância da Gestão Ambiental nos Cursos de Administração a partir da análise da grade curricular prevista na Resolução nº 4 do Conselho Nacional de Educação de 13 de julho de 2005 e da análise do currículo do Curso de Administração do Campus XII. Neste trabalho foram discutidos os conceitos de GA, sua abrangência e a evolução do pensamento ambiental, a relação das Instituições de Ensino Superior (IES) e a GA, e esta, como diferencial estratégico na carreira dos futuros administradores, para o desenvolvimento sustentável nas organizações que vierem a atuar. Foi adotado uma metodologia de pesquisa bibliográfica com mérito qualitativo, com ênfase no conceito de GA e sua importância como componente curricular nos cursos de administração, onde se observou que a educação ambiental, no âmbito dos cursos de Administração, ainda se encontra em fase de maturação, sendo sua abordagem muitas vezes resumida em uma única disciplina.
- ItemJogo e educação física: uma análise dos periódicos publicados no período de 2000 a 2010(2012-02-02) Pereira, Núbia Lafaette de Souza; Araújo, Maura Meg; Oliveira, Glaurea Nádia Borges deO jogo é uma temática bastante presente nas discussões da área da Educação e da Educação Física escolar. Nessa conjuntura, ele pode ser entendido como um fim em si mesmo (conteúdo cultural) ou como uma estratégia didático-pedagógica (meio). Partindo desse contexto, este trabalho destinou-se a identificar, descrever e analisar as concepções de jogo presentes nos periódicos da área de Educação Física no período de 2000 a 2010. Para tanto, oito periódicos da área constituíram fonte de dados dessa investigação. A análise desses periódicos foi feita estabelecendo-se algumas categorizações, o que permitiu identificar qual concepção predomina e alguns outros aspectos relacionados à forma como o jogo vem sendo entendido. Conclui-se que há uma preponderância da concepção de jogo estratégia/meio em relação ao jogo como conteúdo cultural e, a partir disso, são apresentados alguns apontamentos e reflexões acerca da temática discutida.
- ItemA concepção de corpo dos acadêmicos do curso de licenciatura plena em educação física, ingressantes e concluintes do processo de formação da UNEB - Campus XII – Guanambi(2012-08-16) Lima, Príscylla Teixeira; Silva, Ana Paula Fernandes Fagundes da; Carvalho, Sebastião Carlos dos SantosO estudo em questão se propôs analisar as concepções de corpo dos acadêmicos ingressantes e concluintes do curso de Educação Física no processo de formação, na tentativa de identificar as relações estabelecidas entre corpo, mídia e a educação física. Para isso, realizou-se uma pesquisa de campo de caráter comparativoqualitativo com vinte e três acadêmicos, sendo onze ingressantes e doze concluintes do curso de Licenciatura Plena em Educação Física da Universidade do Estado da Bahia- Campus XII. Como instrumento para coleta de dados foi utilizado um questionário contendo seis questões abertas e sua interpretação se efetivou a partir da análise de conteúdo. Os resultados apontaram para uma perspectiva ainda fragmentada sobre concepção de corpo dos ingressantes, com relação aos concluintes, que mencionam discussões amplas e reflexivas a acerca das temáticas. Diante deste contexto, cabe então à Educação Física questionar o papel que vem assumindo na sociedade contemporânea, principalmente frente à idolatria e fragmentação do corpo, buscando entendê-lo com base em sua construção e manifestação histórica, cultural, estética, política e social.
- ItemA influência da mídia esportiva nas aulas de educação física das escolas municipais de Guanambi-BA(2012-08-21) Cotrim, José Ricardo; Matos, Macelino CostaO esporte moderno, com mais de dois séculos de existência, passou a conquistar lugares e posições cada vez mais privilegiadas ao longo do tempo e, atualmente, faz parte da sociedade em geral, inclusive no Brasil, conhecido mundialmente como o país do futebol. Essa ideologia é fortemente divulgada pela mídia que, em função das inovações tecnológicas na área da comunicação, consegue veicular informações numa proporção global e atingir um número cada vez maior de pessoas. Nesse sentido, todos os setores sociais, inclusive o educacional, são atingidos pelas informações veiculadas pela mídia, em particular, a esportiva. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo analisar a influência que a mídia esportiva exerce nas aulas de educação física das escolas municipais de GuanambiBa, através de pesquisa de campo com abordagem qualitativa e do método dialético por meio da aplicação de questionário com questões abertas e observação das aulas de educação física das turmas de 8ª série dos Colégios Municipais de Guanambi-Ba. Nessa perspectiva, os dados obtidos a partir da pesquisa confirmou a hipótese de que o esporte competitivo, amplamente divulgado pelos meios de comunicação de massa, é reproduzido nos ambientes escolares, nas aulas de educação física, muitas vezes, de forma descontextualizada.
- ItemA música como fator motivacional para praticantes de musculação em academias de ginástica(2012-08-21) Pereira, Jaedson dos Santos; Souza, Willian Sales; Cardoso, Berta Leni CostaA música assume um papel fundamental para o desencadeamento motivacional para o indivíduo praticante de musculação, visto que essas atividades acompanhadas por música favorecem a continuidade do processo de regularidade das práticas de exercícios físicos. Este estudo tem como objetivo analisar a influência da música para a prática de musculação, verificando se ela seria o principal elemento motivacional para o desenvolvimento dessas atividades em academias de ginástica da cidade de Guanambi/Ba. A pesquisa teve caráter descritiva, com abordagem quanti-qualitativo, em que foi aplicado um questionário estruturado em 60 (sessenta) praticantes de musculação em três academias da cidade de Guanambi-Ba. Diante dos dados analisados, a música apresenta como um dos maiores fatores motivacionais durante as práticas de musculação nas academias de Ginástica e que sua percepção e/ou partes dela variam de acordo a cada indivíduo. O estilo de música “eletrônica” foi a que mais se destacou como preferida, dentre os fatores motivacionais para essa prática, nos discursos dos pesquisados, enquanto o estilo de música “romântica” como menor índice de preferência. É preciso considerar que não só a música em si influencia diretamente nas práticas de exercícios de musculação, mas também de outros critérios ou fatores que estão vinculados a esse processo, e que sua percepção ou parte dela variam de acordo com cada indivíduo de uma determinada cultura.
- ItemEstilo de vida em adolescentes praticantes de capoeira em uma cidade no interior da Bahia(2012-08-22) Evangelista, Joelma Neves; Souza, Luiz Humberto Rodrigues; Almeida, Claudio Bispo deO objetivo desse estudo foi analisar e classificar o estilo de vida dos adolescentes praticantes de capoeira em uma cidade no interior da Bahia, além de comparar e correlacionar os componentes do estilo de vida entre os sexos. A amostra foi constituída por 46 adolescentes, sendo 30 meninos e 16 meninas. Para a coleta de dados foi utilizado o questionário PEVI. Foi realizada uma estatística descritiva (média e desvio padrão) para analisar e classificar o estilo de vida dos adolescentes. Para comparar cada componente do estilo de vida entre os grupos masculino e feminino, foi utilizado o teste “t” para amostras independentes. Para associar os componentes do estilo de vida foi utilizado o coeficiente de correlação de Pearson. O nível de significância adotado foi p0,05). Observou-se uma correlação entre “relacionamento social” e “componente preventivo” para toda a amostra (r=0,38; p=0,009) e para o grupo masculino (r=0,48; p=0,008). Também houve uma correlação entre “atividade física” e “componente preventivo” para toda a amostra (r=0,30; p=0,04).
- ItemUm olhar reflexivo sobre o papel do professor de educação física quanto aos moldes ditados pelo capitalismo(2012-08-22) Silva, Chamenna D’Luca Ladeia da; Santos, Mariângela Ribeiro dosReportando ao conhecimento à autonomia do ser é que se vê a importância da escola na vida do sujeito como extensão do conhecimento para a vida, no qual o professor consciente auxilia na assimilação do mesmo, sendo que é na escola que esse sujeito passa um tempo considerável como estudante. Na tentativa de chamar atenção para a atuação dos professores, em especial dos professores de educação física, entendendo-a como uma ação resultante do sistema capitalista mediada pelo Estado por meio do currículo explícito e oculto. Expõe-se nessa pesquisa de procedimento bibliográfico questões referentes não só à Escola, como também referentes ao Estado e ao Sistema Capitalista, compreendendo todos estes como formuladores e mantenedores da alienação por meio do instrumento ideologia, para, em consequência, formar corpos dóceis. Conclui-se sob o entendimento de que o currículo oculto é o detentor das verdadeiras intenções da educação, que o esporte realizado na escola sem direcionamento e acompanhamento crítico em sua maioria é mais uma forma de se alienar tanto quem o pratica quanto quem o assiste, reforçando ainda mais a formação de seres reprodutores desse sistema sorrateiro que é o capitalismo, por isso a utilização desse conteúdo da educação física não é ingênua.
- ItemO cadeirante dentro da sociedade guanambiense: perspectivas para a construção de um novo olhar sobre o corpo(2012-08-23) Pereira, Leonardo Fernandes; Neves Filho, Valmir Batista; Almeida, Claudio Bispo deEste artigo visa discutir a concepção de imagem corporal dos cadeirantes (com paraplegia ou tetraplegia adquirida) residentes num bairro de Guanambi, sua visão de corpo dentro da sociedade e as possíveis contribuições de praticas físicas na melhoria dessa imagem. A proposta metodológica se apresenta numa perspectiva descritiva de cunho qualitativo, sendo utilizado para tal o método para análise de estudo de caso múltiplos, onde os resultados demonstram, apesar das divergências em algumas questões apresentadas, que a deficiência física afeta profundamente e de forma negativa a concepção de imagem corporal dessas pessoas. Neste aspecto, a atividade física regular é apontada como instrumento que poderia auxiliar na melhoria da imagem e autonomia das pessoas com deficiência física, porém, a inexistência de espaços para que esta se concretize impede-os de serem contemplados com pratica da mesma na cidade.
- ItemPerspectiva do esporte na escola(2012-08-23) Neto, Antônio Venâncio dos Santos; Silva, Leomário Martins da; Santos, Mariângela Ribeiro dosO esporte possui grande relevância e está presente em diversos espaços da nossa sociedade com paradigmas diferentes. As formas de compreender as atuais manifestações do esporte constituem três dimensões sociais: esporte-rendimento, esporte-educacional e o esporte-participação. O presente estudo analisa as perspectivas do esporte na escola, compreendendo suas características e diagnosticando as implicações dos Jogos Estudantis da Rede Pública (JERP) na concepção do esporte escolar em meio aos diversos valores que vinculam impregnados às práticas esportivas. O estudo é pautado no método dialético, possui uma abordagem qualitativa, no qual participaram 10 professores de Educação Física dos colégios estaduais de ensino fundamental II do município de Guanambi – BA, que responderam a um questionário subjetivo. Os resultados demostraram que o esporte está presente de forma significativa no âmbito escolar aproximando da dimensão social do esporte rendimento, tendo fortes influências da postura esportiva vivenciada no JERP. Os dados comprovaram que os docentes acreditam que as aulas de Educação Física devem ser pautadas em práticas esportivas de forma educacional, promovendo a cooperação e participação de todos e ainda revelam preocupação de como os alunos compreendem o esporte na escola, vendo-o como algo sem relevância, praticado de forma desarticulada não existindo ligações com o trato pedagógico.