Bacharelado em Comunicação Social - Radio e Televisão - DEDC14
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em Comunicação Social - Radio e Televisão - DEDC14 por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 60
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA comunicação comunitária em Santa Luz - BA: trajetórias e papéis da rádio Santa Luz fm na perspectiva da comunidade(Universidade do Estado da Bahia, 2013) Pereira, Edisvânio do Nascimento; Sampaio, Tiago Santos; Santos, Vilbégina Monteiro dos; Azevedo, Nisia Rizzo deA dedicação empreendida durante o percurso deste estudo foi com a perspectiva de tentar trazer elementos teóricos e bases conceituais. A fim de buscar uma compreensão histórica da comunicação comunitária no município de Santa Luz, através da perspectiva da comunidade. Antes, trago a compreensão de como se dão as políticas de comunicação no Brasil: da comunicação hegemônica à comunicação comunitária, perpassando pela concentração midiática e a Constituição de 1988. Neste mesmo caminho, aponto para o cenário da comunicação na redemocratização e a lei que institui o serviço de radiodifusão comunitária, dialogando sobre a mesma, cidadania e mobilização, sem perder de vista a legislação vigente. Por meio destes esforços procuro abordar sobre radiodifusão comunitária: do cenário nacional ao Território do Sisal, abordando a rádio comunitária com focos no Território do Sisal: sua trajetória, conceitos e características e a Rádio Santa Luz FM: histórico e atuação. Como fator combinante para que haja a compreensão, trago as técnicas de pesquisa documental, revisão bibliográfica e entrevistas semi-abertas, a partir das quais descrevo o cenário da comunicação comunitária em Santa Luz: trajetórias e papéis da rádio Santa Luz FM na perspectiva da comunidade. Como resultado alcançado, percebe-se que na visão dos entrevistados a rádio tem cumprido o seu papel enquanto comunitária, porém ainda há lacunas que precisam ser preenchidas em relação à natureza da rádio comunitária.
- ItemA comunicação no território do Sisal através do Calila Notícias e a participação do leitor via rede social(Universidade do Estado da Bahia , 2016) Morais, Deise de Oliveira; Andrade, Pricilla; Jesus, Rosane Meire Vieira de; Santos, Vilbégina Monteiro dosO presente trabalho analisa o processo de produção da notícia elaborada pelo site Calila Notícias com o objetivo de identificar de que forma o referido site utiliza as ferramentas do webjornalismo para a disseminação de informações no Território do Sisal, levando em consideração a participação estabelecida entre o veículo e o público, critérios de noticiabilidade, as formas de apropriação da mídia social no facebook pelo próprio site. Como metodologia de trabalho utilizou-se pesquisa bibliográfica, análise de conteúdos no site e na página do facebook e o uso de ferramentas de busca disponíveis na internet. Recorrendo aos autores João Canavilhas (2001), que faz uma abordagem sobre as particularidades do jornalismo na web, aos conhecimentos do jornalista Nilson Lage (1982), que trata sobre as técnicas e características das notícias e também à autora Cecília Peruzzo, que aborda as tendências da mídia regional e local. O trabalho destaca as particularidades da comunicação regional e a ascensão do webjornalismo como meio de comunicação no Território do Sisal com ênfase na trajetória e crescimento do site Calila Notícias enquanto veículo de comunicação regional. Nesse contexto, pôde-se perceber que o webjornalismo vem transformando a maneira das pessoas se comunicarem e que através do trabalho realizado pelo site Calila Notícias, o Território do Sisal tem ganhado maior visibilidade.
- ItemA comunicação Radiofônica do Sintraf Serrinha(Universidade do Estado da Bahia, 2018) Jesus, Maria Vilma da Silva; Santana, André Luís Oliveira de; Santos, Vilbégina Monteiro dos; Pereira, Edisvânio do NascimentoO presente trabalho tem como objetivo compreender o consumo de notícias através dos ouvintes do Programa A Voz do Homem do Campo do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Serrinha (SINTRAF), por meio de pesquisa qualitativa realizada na comunidade de Dois Irmãos, observando a relação que estes possuem com o programa e como essa produção de sentidos interferem em suas atividades do dia a dia. A verificação foi realizada através de questionários com 10 (dez) agricultores, sócios e não sócios da entidade. O questionário possui 5 (cinco) questões e delimita-se a comunidade de Dois Irmãos, sediada a 12 quilômetros da sede do município. Neste aspecto, abordaremos brevemente as discussões relacionadas à comunicação na contemporaneidade e como elas interagem na área rural.
- ItemA construção discursiva dos bastidores da notícia: uma análise semiolinguística do programa profissão repórter(Universidade do Estado da Bahia, 2013) Alves, Jussara Borges; Sampaio, Tiago dos Santos; Macedo, Carolina Ruiz de; Azevedo, Nísia Alejandra Rizzo deO corpus deste trabalho desenvolve-se a partir da observância das formas emergentes de fazer jornalismo no Brasil na última década, no que se refere à construção da notícia mostrada para o telespectador e ao desenvolvimento da metalinguagem, no caso, no programa Profissão Repórter. Uma produção mais longa, pertencente ao quadro de programação de uma rede de TV aberta do Brasil, voltada para o desenvolvimento de reportagens investigativas, por meio de pesquisas e entrevistas que exploram exaustivamente os temas abordados. A partir de então, inquieta-se com o seguinte questionamento: como é formada discursivamente a ideia de construção da notícia no programa Profissão Repórter? Para tanto, propõe-se analisar o funcionamento do discurso midiático sobre a construção da notícia neste programa, pautando-se na abordagem do newsmaking e da semiolinguística, a partir da análise de aspectos deontológicos. Uma análise discursiva semiolinguística é proposta como abordagem teórica e metodológica, já que nas tendências atuais de Análise do Discurso há uma busca pela representatividade do corpus, compreendendo de forma mais exaustiva os mecanismos de construção do discurso jornalístico. Observa-se ainda neste contexto, a abordagem do newsmaking articulada sobre a cultura e a organização do trabalho e dos processos de produção jornalística, culminando também em uma observância de aspectos deontológicos, mais especificamente no que se refere ao Código de Ética do Jornalismo Brasileiro, como preocupação dos estudos propostos nesta monografia.
- ItemA diversidade do território do sisal: samba de roda e cultura local(Universidade do Estado da Bahia, 2025-01-09) Lima, Roberta Ramos; Santana, Tássio Lima de; Barbosa, Helen Campos; Ramos, Cleidiana Patrícia Costa; Amorim, Maurício José SouzaEste memorial apresenta a Websérie documental “A Diversidade do Território do Sisal: Samba de Roda e Cultura Local”, que aborda as manifestações culturais populares da região sisaleira, com ênfase no samba de roda e nas cantigas de roda, presentes em cidades como Serrinha e Lamarão. O estudo explora o contexto histórico do samba de roda, desde suas origens no recôncavo baiano, e como essa expressão cênico-musical se desenvolveu no território do sisal. Através de entrevistas com representantes dos grupos Filhos de Quelé (samba de chula), Arco-íris (samba corrido) e Pavão Dourado (cantiga de roda), buscamos compreender as características e origens dessas manifestações, ressaltando sua importância para a valorização e fortalecimento da cultura local. O memorial também descreve o processo de concepção da Websérie, composta por quatro episódios, detalhando as principais ideias que orientaram sua realização, tanto no aspecto teórico quanto nas práticas técnicas que marcaram a experiência de produção.
- ItemA experiência formativa no estágio curricular supervisionado em comunicação(2022) Viana, Moisés dos SantosEste texto tem como objetivo apresentar uma breve reflexão sobre a experiência formativa que ocorre no Estágio Curricular Supervisionado (ECS) do Curso de Comunicação Social de Rádio e TV, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Conceição do Coité-BA, no semiárido baiano. Destacamos o ECS como um complexo processo de formação que ocorre na universidade, garantindo a profissionalização de agentes críticos e reflexivos. Observamos, então, aspectos peculiares relacionados a um cotidiano de produção de materiais e ensino-aprendizagem, saberes, conhecimentos, tecnologias que chegam às pessoas que participam dessa experiência formativa. Dessa forma, o ECS se desenvolve em consonância com a realidade do interior da Bahia, criando momentos com oportunidades de formação, desenvolvendo atividades coletivas e compartilhando formas de vivências universitárias.
- ItemA influência da comunicação para atuação de jovens nos movimentos sociais no município de Retirolândia(Universidade do Estado da Bahia, 2018) Santiago, Eugenia Santos; Viana, Moisés dos Santos; Andrade, Pricila de Sousa; Rocha, Vera da SilvaO presente trabalho tem como objetivo entender como acontece à comunicação no processo de transformação e atuação de jovens nos movimentos sociais no município de Retirolândia. Apresenta experiências de comunicação vivenciadas por jovens nas organizações sociais do município. Onde por meio da pesquisa participante sequenciada por abordagem qualitativa destaca-se, quatro jovens que relatam suas experiências adquiridas no processo de engajamento nos movimentos sociais. Enfatiza como os grupos se organizam para dialogar e desenvolver ações que beneficiam a juventude. Tendo em vista as ferramentas comunicacionais, o Whatsapp, Facebook, Instagram, Twitter e E-mail como uso pessoal e social desses sujeitos. As redes sociais têm facilitado a comunicação entre os jovens e as organizações onde estão inseridos. Apresento alguns autores que abordam sobre o conceito de comunicação, juventude, movimentos sociais, redes sociais e tecnologia. Para comprovação da pesquisa exponho relatos do caderno de campo e fotografias do momento das entrevistas, obtidas com os jovens pesquisados.
- ItemA poesia do Sertão uma videorreportagem sobre os cordelistas da cidade de Santaluz, Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2018) Costa, Eude da Silva; Moura, Tatiane Yasmin Lima de; Ramos, Cleidiana Patrícia Costa; Macedo, Carolina Ruiz de Macedo; Santana, André LuísEste trabalho consiste num projeto experimental em comunicação social, que explora a videorreportagem, um produto ágil e multifuncional que tem como tema os cordelistas da Cidade de Santaluz, Bahia, usando como mídia digital de divulgação o Youtube. Há um aprofundamento teórico em torno da cultura popular, videorreportagem e suas relações com cibercultura. Por meio da produção de uma videorreportagem, o presente trabalho visa contribuir de alguma forma para um melhor conhecimento e compreensão dos cordelistas luzenses, uma vez que partimos do pressuposto de que as novas tecnologias têm cooperado para a diminuição do acesso aos livretos e, também, dão a devida importância aos cordelistas restantes na cidade, essa escolhida, dentre tantas da região sisaleira devido à nossa afinidade e pertencimento. A coleta dos discursos se deu mediante entrevista semiestruturada, onde foi possível compreender que os cordelistas luzenses escrevem, até os dias de hoje, por amor e prazer, apesar das recorrentes falas sobre desvalorização do seu trabalho. Em linhas gerais, a videorreportagem contribui para um melhor conhecimento e compreensão da real dimensão do trabalho dos cordelistas de Santaluz.
- ItemA psicopolítica em Byung-Chul Han: introdução para a crítica das novas tecnologias-inovações de poder(2023) Moises dos Santos Viana
- ItemAgenciamentos, mediaçôes técnicas e performatividades: experiências da comunicação no território do sisal(2019) Viana, Moisés dos Santos; Araújo, Miriam da SilvaO objetivo geral desse artigo é descrever as formas de experiências comunicacionais e mediações técnicas, agenciamentos e performatividades que acontecem no grupo “Sabores da Terra”, uma unidade de produção de mulheres da comunidade rural de Papagaio, em Valente-BA. Constata-se que as articulações e encontros de produção são mediados por artefatos que agenciam todas as ações, tal como os humanos ali presentes. Os dispositivos celulares móveis permitem que aconteçam as mensagens de voz e texto, bem como as atividades do grupo virtual chamado “Sabores da Terra” no WhatSapp, estabelecendo, neste caso, laços de confiabilidade e associações, construindo e reconstruindo atitudes societárias: as competências diversas permitem acessos à internet, vendas, recados, negociações no mercado virtual acontecem mediante o agenciamento, as medições técnicas e performatividades. Os métodos utilizados englobam pesquisa etnográfica, observação participante e a técnica de caderno de campo e fotografia.
- ItemAgricultura familiar e difusão de saberes em análise cognitiva(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-30) Viana, Moisés dos Santos; Machado, Gustavo BittencourtNeste livro, reúnem-se abordagens e análises fundamentadas em experiências vivenciadas de pesquisas acadêmicas e empíricas, estabelecendo nexos reflexivos entre as categorias fundantes de sua estrutura, as quais sejam agricultura familiar, desenvolvimento, difusão de saberes e análise cognitiva. A metodologia de atração dos autores para a escrita compartilhada ao livro, em forma de capítulos-artigos, sustentou-se em uma percepção aberta, flexível e sem amarras, desde que vinculada ao tema principal, a fim de atingir-se a unidade totalizante em único título. Este foi o caminho traçado para a elaboração dessa obra, sem qualquer demanda prévia condicionada aos autores. Os textos chegaram prontos; bastava, então, costurá-los para se obter um modelo do todo. Aos leitores que costurem suas impressões com a melhor tessitura reflexiva em seus pensamentos, sempre visando o além-tempo de sua importância, para que sempre se molde o conhecimento em estruturações dinâmicas
- ItemAlém do campo; mulheres nas arquibancadas(Universidade do Estado da Bahia, 2025-01-08) Santos, Elisamara da Silva; Rizzo, Nísia Alejandra; Barbosa, Hellen Campos; Amorim, Maurício José SouzaO documentário “Além do Campo: Mulheres nas Arquibancadas” explora as vivências de mulheres de diferentes idades em suas relações com o futebol e as arquibancadas. Guiado pelo amor ao esporte e experiências pessoais, o trabalho visa ouvir essas mulheres, destacando suas perspectivas, desafios e paixões, e celebrando a presença em um ambiente que frequentemente as invisibiliza. O filme documental busca inspirar diálogos sobre igualdade, representatividade e a força do feminino no futebol.
- ItemAs experiências da comunicação na comunidade de Cabochard , em Valente Ba( Universidade do Estado da Bahia, 2018) Silva, Laíne Lopes da; Viana, Moisés dos Santos; Oliveira, Ilzimar Glória Ferreira; Rocha, Vera da SilvaEste trabalho trata das experiências da comunicação na comunidade rural de ―Cabochard‖, a qual pertence ao município de Valente, BA. Possui caráter antropológico, no qual é utilizada a perspectiva de base etnográfica (observação participante, diário de campo, entrevistas e registro fotográfico), pois visa um melhor aprofundamento do trabalho de campo e compreensão do processo de interacionismo simbólico da comunidade. Além disso, a necessidade do tema surgiu a partir da importância que tem as interações de comunidades locais para o convívio de um povo com outras culturas, sujeitos sociais e como se dá os processos de comunicação entre si. Em decorrência disso, o objetivo principal do trabalho é perceber de que forma está presente o gênero no cotidiano das mulheres dessa comunidade. E como objetivos secundários, descrever o processo de experiência comunicativa na comunidade, além de observar como o processo de interação entre as mulheres produtoras acontece entre si e entre outros sujeitos locais.
- ItemAxé music: ritmos e timbres de baianidade(Universidade do Estado da Bahia, 2018) Brasil, Elzio Santos; Santos, Ronilson Sapucaia dos; Leal, Saulo; Macedo, Carolina Ruiz; Santos, Matheus Araújo dosO Axé Music é um movimento constituído na cena musical soteropolitana. Conseguiu projetar a Bahia no cenário nacional. Criado na capital baiana, oriundo da mistura de outros ritmos. Seu auge foi na década de 1990, quando pautou os grandes programas de entretenimento nas emissoras de rádio e televisão. Também dominou as festas públicas e privadas do país. Através de sua sonoridade, fortaleceu a identidade do povo baiano, legitimando do conceito de baianidade. Utilizado pela indústria cultural, o Axé ganhou a indústria fonográfica, foi muito empregado em práticas de políticas públicas, como no turismo cultural. Suas canções marcaram o imaginário popular, através de letras que traziam o cotidiano e o jeito de ser do baiano. Também legitimou ritos, construiu mitos e se sobressaiu por muito tempo tendo o carnaval como seu vetor principal. Nesse contexto, a presente pesquisa trata do documentário Axé: Ritmo e Timbres de Baianidade que reúne personalidades, músicos e acadêmicos para narrar o que foi este movimento. O interesse pela produção deste projeto surge da necessidade de compreender o apogeu, declínio e o Axé Music na cena atual da música popular brasileira.
- ItemBlack Mirror e midiatização: uma reflexão sobre as formas de sociabilidade na sociedade contemporânea(Universidade do Estado da Bahia, 2019) Santos, Daise Maria Silva dos; Santos, Vilbégina Monteiro dos; Ramos, Cleidiana Patrícia Costa; Barros, Thiane de Nazaré Monteiro NevesA humanidade vive um momento chave em sua história, que vai interferir no seu modo de viver e estruturar as relações sociais, isso se dá devido ao significativo desenvolvimento das tecnologias da Comunicação e Informação. É nesse contexto que a midiatização emerge como importante âmbito de prática social e de geração de pesquisa nos estudos comunicacionais. Um novo modo de ser no mundo tem se instaurado. Diante desse cenário, essa pesquisa busca analisar dois episódios, Arkangel e Nosedive, da série britânica Black Mirror, pois o seriado ilustra o uso das redes no meio social, abordando de forma futurística – porém, não muito distante do tempo presente, num misto entre fantasia e realidade - como os dispositivos tecnológicos assumem uma nova característica interacional, não sendo meramente responsáveis por promover a comunicação entre os indivíduos, mas, assumem novas configurações e passam a controlar o comportamento desses sujeitos na sociedade. Os conceitos de Midiatização, Sociabilidade, Vigilância e Interação, são a base teórica dessa pesquisa. Pensados a partir da análise desses dois episódios, a fim de refletir como as novas tecnologias interferem na construção da subjetividade do sujeito, instaurando novas formas de interações, culminando em outras possibilidades de sociabilidade.
- ItemCaminho formoso: o weblog como ferramenta de participação e emancipação no municipio de campo(2011-09-21) Daniel, Leandro dos Santos; Xavier, Raimundo Cláudio Silva; Morais, Katia dos Santos; Lima, Hanayana FontesEste trabalho apresenta a ferramenta weblog, pertencente a web 2.0 ou segunda fase da Internet, ambiente interativo, hipertextual e multimidiático, isto é, que possibilita a efetivação de processos de (in)formação através da participação e emancipação social de sujeitos a partir de múltiplas linguagens como textos, imagens fixas e animadas, sons, etc. Tem como objetivo representar o contexto cultural do município de Campo Formoso (situado ao norte do estado da Bahia), mais especificamente as grutas e sítios pré-históricos existentes no lugar. Através da criação de um weblog, busca-se divulgar e comentar sobre informações relacionadas à construção de conteúdos (in)formativos referentes as riquezas naturais desse município, instigando o internauta a participar através de comentários, sugestões dos conteúdos postados, e assim contribuir para promover o desenvolvimento local. De fato a ideia para a realização desta pesquisa bibliográfica parte em função da pouca visibilidade das belezas naturais campo-formosense em vários veículos de comunicação da região mencionada, além de interpretar que o sistema tradicional comunicacional tem uma lógica de limitação tanto na construção quanto na veiculação de conteúdos.
- ItemCaracterização do mercado da comunicação em Conceição do Coité e região(Universidade do Estado da Bahia,, 2019) Oliveira, Larissa Araujo Amorim; Rocha, Patrícia; Santana, André Luís; Viana, Moisés dos SantosO presente trabalho analisa como se configura o mercado de Comunicação Social da cidade de Conceição do Coité-Ba. A cidade possui o campus XIV da Universidade Estadual da Bahia que há 13 anos oferece o curso de Bacharel em Comunicação Social – Rádio e TV, desta maneira é importante perceber os impactos da implantação do curso no mercado regional, bem como o modo em que estão atuando no mercado os egressos formados pela instituição. A região possui algumas iniciativas públicas e privadas de comunicação, a pesquisa buscou entender como estas empresas investe em recursos humanos no setor.
- ItemCartografia hermenêutica dos vídeos do curso de comunicação social/radialismo do campus XIV/UNEB(Universidade do Estado da Bahia, 2016) Cerqueira, Nataline da Silva; Jesus, Rosane Meire Vieira de; Macedo, Carolina Ruiz de; Almeida, Verônica DominguesEste trabalho monográfico tem como objetivo identificar quais foram as marcas estéticas que surgiram do currículo do curso de Comunicação Social – habilitação em Radialismo da UNEB/Campus XIV, que aconteceu entre os anos de 2006 a 2014. Trazendo discussões sobre currículo, experiência e formação, que são conceitos que se conectam, relacionamos esses conceitos com respostas obtidas em questionários distribuídos entre professores e alunos, partindo para a análise do currículo oficial. A partir disso, também são analisados cinco vídeos documentários, sendo um exemplar de cada turma deste currículo, classificando-os por meio dos modos de representação de documentários de Bill Nichols, destacando ainda as características destes vídeos que extrapolam seus modos de representação de documentário. A análise será guiada pelas hermenêuticas filosóficas, que têm como objetivo revelar as condições que fazem surgir à compreensão. Além disso, essas hermenêuticas trazem a ideia de pré-compreensão e pre-sença, ou seja, traz a questão da historicidade das informações preliminares dispostas pelo pesquisador-intérprete para que possa se chegar a compreensão.
- ItemCinema de poesia: um estudo sobre a poética de gritos e sussurros, de ingmar bergman( Universidade do Estado da Bahia, 2016) Lima, Daila Francine Almeida de; Souza, Marcos Cezar Botelho de; Macedo, Carolina Ruiz de; Araújo, Patrícia RochaO presente trabalho CINEMA DE POESIA: UM ESTUDO SOBRE A POÉTICA DE GRITOS E SUSSURROS, DE INGMAR BERGMAN, tem como objetivo analisar o filme Gritos e Sussurros (1972), do cineasta sueco Ingmar Bergman, na perspectiva do Cinema de Poesia. Mais precisamente de que maneira Bergman se apropria dos recursos cinematográficos para expressar seus gestos poéticos. A conceituação teve base nos textos de Pier Paolo Pasolini e Luis Buñuel, com suporte nos conceitos de prosa e poesia, diferenciando o cinema de poesia do cinema de prosa. Relacionamos ainda tais estudos com algumas considerações feitas por Michel Martin (2005) e Jacques Aumont (2006), sobre a linguagem cinematográfica. Na contramão do que estabelece a obra de Bergman como um “cinema de prosa”, apresentamos seu cinema como sendo “de poesia”, voltado mais para o estilo autoral, no qual o cineasta pode por meio de uma personagem expressar sua subjetividade, num cinema que se distância da narrativa clássica.
- ItemComunicação e mobilização social :uma análise da comunicação do sindicato dos trabalhadores da agricultura familiar de Conceição do Coité – ba (SINTRAF)(Universidade do Estado da Bahia, 2016) Cunha, Clenilda de Jesus; Silva, Gilcimar Perreira da; Monteiro, Vilbégina ; Araújo, Patrícia Rocha de; Viana, MoisésO presente estudo é uma pesquisa qualitativa realizada com foco no Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Conceição do Coité – BA, e teve por objetivo estudar a sua comunicação, refletir sobre a relação comunicação e mobilização Social e analisar a Comunicação gestada pelo sindicato, a partir de referenciaisteóricos da comunicação para a mobilização e geração da coresponsabilidade institucional. Para isto, suas ações, meios e produtos comunicacionais foram analisados como instrumentos de mobilização social. A metodologia escolhida para este estudo encontra-se ancorada nas teorias do autor HenriquesSimeone (2007), o qual estabeleceu categorias e níveis de envolvimento dos públicos de movimentos sociais para classificar o vínculo de cada um com o projeto. Os instrumentos de coletas de dados foram: análise documental, observação direta e entrevista aberta e semiestruturada. Osprincipais resultados da análise apontaram que acomunicação do SINTRAF, recentemente instituída, cumpre de forma parcial os seus objetivos de mobilizar o seu público e promover a criação de vínculos e a geração da co-responsabilidade.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »