Bacharelado em Comunicação Social - Radio e Televisão - DEDC14

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 44
  • Item
    POR DETRÁS DAS VOZES: O trabalho de dubladores e fandubladores no Brasil
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-01-10) David, dos Santos Oliveira; Helen, Campos Barbosa; Tiago, Santos Sampaio; Enoe, Santos Lopes
    A dublagem brasileira tem sido impactada por avanços tecnológicos e transformações sociais, incluindo a fandublagem, a dublagem remota e a inteligência artificial. Este estudo investiga essas mudanças por meio do webdocumentário Por Detrás das Vozes, que reúne entrevistas com profissionais e amadores da área. A pesquisa dialoga-se com teóricos como Bill Nichols (2010), Henry Jenkins (2009) e Pedro Curi (2016) para discutir os desafios e as novas dinâmicas de comunicação que envolvem a dublagem no cenário digital.
  • Item
    MARKETING DE INFLUÊNCIA NO SUCESSO DAS MARCAS: ESTUDO DE CASO DA BOCA ROSA
    (LAINA LORENA SANTOS DA SILVA, 2024-01-10) SILVA, Laina Lorena Santos da; MONTEIRO, Vilbégina; COELHO, Ana Paula; ROCHA, Patrícia
    A era digital trouxe grandes mudanças, entre elas, a inserção do comércio no ambiente virtual. Diante disso, este estudo concentra-se na análise e compreensão da estratégia de marketing digital intitulada Marketing de Influência, aliada a outras estratégias que contribuíram para o sucesso da marca Boca Rosa Beauty. A marca, que anteriormente possuía uma linha de produtos licenciados em parceria com a empresa de cosméticos francesa Payot, desvinculou-se dessa parceria para iniciar uma nova fase em 2024, tornando-se uma marca com produção própria. Assim, além da análise da trajetória de Boca Rosa Beauty e das estratégias de marketing adotadas por Bianca Andrade em conjunto com o marketing de influência ao longo desse percurso, o estudo aborda essa nova fase da marca, identificando as estratégias utilizadas por Bianca Andrade para consolidar definitivamente sua marca no mercado. O trabalho também destaca o papel crucial das mídias sociais, especialmente o Instagram, como principal veículo para a ascensão da marca na indústria contemporânea.
  • Item
    A DIVERSIDADE DO TERRITÓRIO DO SISAL: Samba de Roda e Cultura Local
    (UNEB, 2025-01-09) Lima, Roberta Ramos; Santana, Tássio Lima de; Barbosa, Helen Campos; Ramos, Cleidiana Patrícia Costa; Amorim, Maurício José Souza
    Este memorial apresenta a Websérie documental “A Diversidade do Território do Sisal: Samba de Roda e Cultura Local”, que aborda as manifestações culturais populares da região sisaleira, com ênfase no samba de roda e nas cantigas de roda, presentes em cidades como Serrinha e Lamarão. O estudo explora o contexto histórico do samba de roda, desde suas origens no recôncavo baiano, e como essa expressão cênico-musical se desenvolveu no território do sisal. Através de entrevistas com representantes dos grupos Filhos de Quelé (samba de chula), Arco-íris (samba corrido) e Pavão Dourado (cantiga de roda), buscamos compreender as características e origens dessas manifestações, ressaltando sua importância para a valorização e fortalecimento da cultura local. O memorial também descreve o processo de concepção da Websérie, composta por quatro episódios, detalhando as principais ideias que orientaram sua realização, tanto no aspecto teórico quanto nas práticas técnicas que marcaram a experiência de produção.
  • Item
    Do AM ao algoritmo: Um relato de experiência sobre plataformização do rádio no interior
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-01-03) Lopes, Gabriel; Viana , Moisés; Santos , Ellen; Mota , Janrryer
    Este trabalho aborda a plataformização da rádio a partir do relato de experiência do seu autor, destaca elementos práticos e teóricos dos estudos da comunicação, plataformização e regionalização da radiodifusão, partindo da inserção no mercado da comunicação no município de Jacobina-BA entre 2020 e 2023 com o objetivo de descrever o rádio e suas interfaces com a Internet. Nesta perspectiva, leva-se em conta aspectos de vida profissional como influenciador digital e comunicador em seu primeiro contato ativo com o rádio. Foi feita uma revisão bibliográfica e qualitativa que sustentou o relato de experiência, considerando a realidade sociocultural da temática em diálogo com seus interlocutores ao longo dos últimos 04 anos, o que possibilitou a produção de 21 programas, com foco em 03 programas. Por fim, concluiu-se que, o rádio deixa de ser algo efêmero, possibilitando que os programas sejam revisitados, tornando-os mais acessíveis e abrangendo novos públicos, além de mantê-lo competitivo em um cenário dominado por serviços de streaming.
  • Item
    Além do campo; mulheres nas arquibancadas
    (UNEB, 2025-01-08) Santos, Elisamara da Silva; Rizzo, Nísia Alejandra; Barbosa, Hellen Campos; Amorim, Maurício José Souza
    O documentário “Além do Campo: Mulheres nas Arquibancadas” explora as vivências de mulheres de diferentes idades em suas relações com o futebol e as arquibancadas. Guiado pelo amor ao esporte e experiências pessoais, o trabalho visa ouvir essas mulheres, destacando suas perspectivas, desafios e paixões, e celebrando a presença em um ambiente que frequentemente as invisibiliza. O filme documental busca inspirar diálogos sobre igualdade, representatividade e a força do feminino no futebol.