Bacharelado em Comunicação Social - Radio e Televisão - DEDC14
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
Agora exibindo 1 - 5 de 46
- ItemJovens que comunicam: um livro-reportagem sobre protagonismo juvenil na construção da comunicação do Território do Sisal.(Universidade do Estado da Bahia, 2013) Santos, Camila Oliveira; Azevedo, Nísia Rizzo deAtravés da produção de um livro-reportagem, este trabalho propõe mostrar a trajetória de vida dos jovens protagonistas na construção da comunicação comunitária do Território do Sisal e as ocorrentes iniciativas de mobilização social desenvolvidas pelos jovens. O objetivo deste trabalho é mostrar como a comunicação comunitária se constitui como um espaço de inserção da juventude e, consequentemente, resulta em iniciativas protagonizadas por eles a fim de promover o desenvolvimento territorial. A comunicação comunitária é compreendida neste trabalho como um terreno fértil que possibilita a formação de lideranças sociais e a sua colaboração para o desenvolvimento do Território. A participação nos espaços de comunicação e mobilização revela o jovem como agente transformador da realidade de suas vidas e das comunidades onde vivem.
- ItemO culto da memória - narrativas sobre a diversidade religiosa na cidade de Teofilândia, Bahia(Universidade do Estado da Bahia , 2025-01-15) Paixão, Adrielle Santos; Barreto, Thiago Soares; Silva, Juliana Oliveira; Barbosa, Helen Campos; Santos, Jeanderson Santos Bulhões de Jesus; Ramos, Cleidiana Patrícia CostaEste trabalho tem como objetivo através da oralidade resgatar e investigar narrativas sobre as religiões afro-brasileiras e afro-indígenas no Território de Identidade do Sisal, Bahia, usando o documentário comunicacional de metodologia de pesquisa para contribuir e costurar narrativas que seguem sendo preservadas pela oralidade. Desenvolve-se a construção de um de um documentário poético e participativo com moradores e lideranças religiosas da cidade de Teofilândia, onde a pesquisa questiona as trocas e práticas culturais de matrizes africanas, o catolicismo e a existência de práticas indígenas. O estudo observa a abordagem histórica e geográfica para contextualizar a relevância do território no cenário cultural e religioso brasileiro e pensar como o processo histórico impacta na construção da identidade de formação religiosa.
- ItemPor detrás das vozes: o trabalho de dubladores e fandubladores no Brasil(Universidade do Estado da Bahia, 2025-01-10) Oliveira, David dos Santos ; Helen, Campos Barbosa; Tiago, Santos Sampaio; Enoe, Santos LopesA dublagem brasileira tem sido impactada por avanços tecnológicos e transformações sociais, incluindo a fandublagem, a dublagem remota e a inteligência artificial. Este estudo investiga essas mudanças por meio do webdocumentário Por Detrás das Vozes, que reúne entrevistas com profissionais e amadores da área. A pesquisa dialoga-se com teóricos como Bill Nichols (2010), Henry Jenkins (2009) e Pedro Curi (2016) para discutir os desafios e as novas dinâmicas de comunicação que envolvem a dublagem no cenário digital.
- ItemMarketing de influência no sucesso das marcas: estudo de caso da boca rosa(Universidade do Estado da Bahia , 2024-01-10) Silva, Laina Lorena Santos da; Monteiro, Vilbégina; Coelho, Ana Paula; Rocha, PatríciaA era digital trouxe grandes mudanças, entre elas, a inserção do comércio no ambiente virtual. Diante disso, este estudo concentra-se na análise e compreensão da estratégia de marketing digital intitulada Marketing de Influência, aliada a outras estratégias que contribuíram para o sucesso da marca Boca Rosa Beauty. A marca, que anteriormente possuía uma linha de produtos licenciados em parceria com a empresa de cosméticos francesa Payot, desvinculou-se dessa parceria para iniciar uma nova fase em 2024, tornando-se uma marca com produção própria. Assim, além da análise da trajetória de Boca Rosa Beauty e das estratégias de marketing adotadas por Bianca Andrade em conjunto com o marketing de influência ao longo desse percurso, o estudo aborda essa nova fase da marca, identificando as estratégias utilizadas por Bianca Andrade para consolidar definitivamente sua marca no mercado. O trabalho também destaca o papel crucial das mídias sociais, especialmente o Instagram, como principal veículo para a ascensão da marca na indústria contemporânea.
- ItemA diversidade do território do sisal: samba de roda e cultura local(Universidade do Estado da Bahia, 2025-01-09) Lima, Roberta Ramos; Santana, Tássio Lima de; Barbosa, Helen Campos; Ramos, Cleidiana Patrícia Costa; Amorim, Maurício José SouzaEste memorial apresenta a Websérie documental “A Diversidade do Território do Sisal: Samba de Roda e Cultura Local”, que aborda as manifestações culturais populares da região sisaleira, com ênfase no samba de roda e nas cantigas de roda, presentes em cidades como Serrinha e Lamarão. O estudo explora o contexto histórico do samba de roda, desde suas origens no recôncavo baiano, e como essa expressão cênico-musical se desenvolveu no território do sisal. Através de entrevistas com representantes dos grupos Filhos de Quelé (samba de chula), Arco-íris (samba corrido) e Pavão Dourado (cantiga de roda), buscamos compreender as características e origens dessas manifestações, ressaltando sua importância para a valorização e fortalecimento da cultura local. O memorial também descreve o processo de concepção da Websérie, composta por quatro episódios, detalhando as principais ideias que orientaram sua realização, tanto no aspecto teórico quanto nas práticas técnicas que marcaram a experiência de produção.