Bacharelado em Comunicação Social - Radio e Televisão - DEDC14
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em Comunicação Social - Radio e Televisão - DEDC14 por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 46
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemComunicação e participação: os caminhos que levaram a sociedade civil organizada do território do Sisal à 1ª confecom(UNEB, 2009-09-21) Oliveira, Bruna Luana Bessa de; Moraes, Kátia; Sampaio, Tiago; Rizzo, NísiaO processo de organização da sociedade civil no Brasil tem um longo histórico de atuação. Na busca por melhores condições de vida, esses grupos começam a dialogar com o Estado, propondo ações de abertura política, que se intensificam após a Constituição de 1988. Nesse novo quadro, em que o Estado permanece como pólo de poder e a sociedade civil não é vista apenas como virtuosa, a comunicação social assoma como um direito reivindicado pela sociedade civil organizada na busca por liberdade de expressão. Buscando atender essa demanda, o Governo é pressionando a convocar a 1ª Conferência Nacional de Comunicação, onde empresário, poder público e sociedade civil se juntam para discutir os rumos da comunicação para o país. Nesse cenário, o Território do Sisal, localizado no semiárido da Bahia, espaço que tem a comunicação comunitária como ferramenta de contra discurso, procurou se organizar para garantir sua representação neste evento. Esse trabalho discute e analisa de que forma a sociedade civil organizada, do Território do Sisal, mobilizou a região para garantir sua representação na 1ª Conferência Nacional de Comunicação, realizada em dezembro de 2009. Para tal, usamos o método qualitativo de análise com etapas de levantamento bibliográfico, pesquisa exploratória e estudo de caso, por meio de técnica entrevistas. Num primeiro momento podemos dizer que o trabalho desenvolvido pelas entidades de comunicação no Território se deu em formatos de encontros de capacitações e elaboração de propostas a serem enviadas para etapa nacional da Conferência, sendo esses encontros locais, coordenados pelo Comitê pela Democratização da Comunicação do Território do Sisal, uma ação do Movimento de Organização Comunitária.
- ItemUm estudo sobre a comunicação empregada nas campanhas de vacinação infantil em Conceição do Coité-ba(Universidade do Estado da Bahia, 2010) Lopes, Paulo Roberto Pinheiro; Araújo, Patrícia Rocha; Sampaio, Tiago; Monteiro, VilbéginaO estudo teve como objetivo identificar que significado tem para os pais ou responsáveis a comunicação empregada nas campanhas de vacinação em crianças com até um ano de idade no município de Conceição do Coité-Bahia. Utilizou-se da técnica do grupo focal como metodologia qualitativa, formando-se dois grupos, conduzidos através de questões norteadoras. Os diálogos gravados e transcritos, foram sistematizados a partir da técnica de análise de conteúdo. Os resultados revelaram que há deficiência na comunicação, que as campanhas priorizam a vacinação contra a poliomielite, em detrimento de outras vacinas, e que muitas mães ou responsáveis, provavelmente, não estejam plenamente convencidos da importância da imunização.
- ItemManifestações de violencia no Anime Naruto(Universidade do Estado da Bahia, 2010) Souza, Marcelo felipe Gomes de; Macêdo, Carolina Ruiz; Sampaio, Tiago SantosOs desenhos animados são ferramentas que compõem o imaginário infanto-juvenil e auxiliam as crianças a entender e interpretar o universo a sua volta. Partindo deste princípio, o desenho animado japonês Naruto foi escolhido como objeto desta pesquisa, que tem como objetivo destacar e analisar algumas formas de violência apresentadas nos 106 capítulos do desenho, o que equivale às suas quatro primeiras temporadas. A análise foi realizada a partir da versão do desenho exibida nacionalmente pelo SBT, o que abrange a edição feita por esta emissora. Para compreender melhor a violência apresentada, a análise da narrativa visual também foi considerada na construção do sentido. Além de identificar as manifestações de violência presentes no anime Naruto, foram levantados alguns dos possíveis impactos que a exposição da violência na mídia audiovisual pode ter sobre os seus espectadores, usando como referência investigações feitas por outros pesquisadores. Esta pesquisa utilizou a análise de conteúdo para identificação das formas de violência divididas nas categorias física, verbal e subjetiva.
- ItemO ensino público em Biritinga e Riachão do Jacuípe(Universidade do Estado da Bahia, 2010) Bastos, Fábio; Matos, Leandro Carneiro da silva; Vellanes, Paulo de Tarso; Soares, Jorge; Sampaio, TiagoCom base no retrato do ensino público no país e diante das notáveis transformações sociais que a educação de qualidade proporciona, este trabalho propõe uma reflexão sobre o sistema educacional vigente, partindo da importância do diálogo na construção do conhecimento e da informação como elemento fomentador do debate. Após pesquisa e verificação de diversas instituições educacionais nas cidades de Biritinga e Riachão do Jacuípe, ambientes nos quais o trabalho se passa, foi construído um registro do momento atual da educação pública nessas duas cidades. Como fundamentação teórica, foram utilizados autores como Belo (2006), para tipificar o livro-reportagem; Freire (1977), para falar da relação entre comunicação e educação; e outros autores da comunicação como Saviani (1977) e Bakhtin (1992). Esses conteúdos embasam tecnicamente os procedimentos utilizados na construção desse livroreportagem. Sendo descrito, ainda, no presente memorial, as etapas dessa construção.
- ItemTv Regional: o jornalismo da Tv Subaé(Universidade do Estado da Bahia, 2010-03) Oliveira, Lorenna Katharine Nascimento; Macêdo, Carolina Ruiz de; Araújo, Patrícia Rocha de; Sampaio, Tiago SantosNo ano 1988 é instituída a TV Subaé, a primeira afiliada da Rede Globo no interior da Bahia, localizada em Feira de Santana, região que pertence ao semi-árido baiano. Entendendo que os meios de comunicação estão diretamente ligados aos fatores sociais e desenvolvimento de uma determinada região, é necessário refletir sobre a relação estabelecida entre a TV Subaé e a região. Este trabalho tem como objetivo principal compreender como o regional é apresentado no jornalismo da TV Subaé e se esta pode ser considerada uma emissora regional. Sendo assim, os objetivos específicos propostos pela pesquisa são delinear o histórico da TV Subaé em seus 21 anos de existência, identificar os projetos sociais e culturais desenvolvidos pela emissora e verificar como a microrregião de Feira de Santana, principal região abrangida pela TV Subaé, aparece no seu telejornalismo. Esta pesquisa utilizou o método da análise de conteúdo para categorizar e analisar as matérias veiculadas no telejornal para que após a análise desses dados, pudesse ser identificado como o regional é apresentado no jornalismo da TV Subaé. Verificou-se que a TV busca valorizar o regional, mostrando a figura do nordestino através de suas manifestações culturais e fortalecendo a identidade regional através das matérias exibidas no seu telejornalismo.
- ItemComunicação Interna e clima organizacional: um estudo de caso em uma empresade de Saúde(Universidade do Estado da Bahia , 2010-03) Neto, João Vitor de Oliveira; Sampaio, Tiago Santos; Morais, Kátia Santos de; Fontes, Hanayana Brandão GuimarãesA presente monografia teve como objetivo principal estudar a relação entre a comunicação interna (CI) e o clima organizacional (CO) a partir do estudo de caso de uma empresa de saúde. Sendo assim, utilizou-se o método do estudo de caso como suporte para o desenvolvimento da pesquisa empírica na qual foi aplicado um questionário específico para os funcionários, baseado em textos teóricos acerca da comunicação organizacional. Pôde ser constatado na pesquisa que a maioria dos funcionários nunca ouviu falar em comunicação organizacional, devido a sua ausência de forma estruturada e bem aplicada à empresa, e ainda avaliaram a comunicação interna como regular, mas, que ainda pode melhorar seus processos gerenciais, resultando em um CO bom. Portanto, a comunicação interna e o clima organizacional são algo que ainda podem ser melhorados, ou seja, melhor planejado de forma integrada na empresa de saúde.
- ItemEscola digital? tecnologias da informação e comunicação aplicadas à educação(Universidade do Estado da Bahia, 2011) Silva, Rilzimar Carneiro; Carneiro, Teones Araújo; Morais, Kátia; Xavier, Raimundo Cláudio Silva; Nonato, Emanuel Rosário dos SantosPor meio da produção de um vídeo-documentário, o presente trabalho busca mostrar como as tecnologias da informação e comunicação (TIC) têm sido aplicadas no processo ensino/aprendizagem em escolas públicas do semi-árido baiano, ressaltando as mudanças das práticas pedagógicas em relação ao ensino tradicional, sob a perspectiva dos alunos, especialistas e profissionais da área. O vídeo discute a inserção das TIC no universo escolar, a articulação desses recursos com o projeto pedagógico, como o Estado tem atuado no sentido de preparar os docentes e no investimento/manutenção em suportes tecnológicos, com ênfase para o Território do Sisal, onde se localizam as escolas pesquisadas. Embora as TIC tenham inovado as metodologias educacionais, entendemos, a partir dos discursos dos sujeitos expressos no vídeo, que as Tecnologias da Informação e Comunicação são suportes que potencializam o papel do professor e não subestimam suas funções no processo de ensino-aprendizagem.
- ItemNarrando o real: povoado Maracujá, história e desenvolvimento(Universidade do Estado da Bahia, 2011) Mota, Maicon Emerson Ferreira; Silva, Robson; Macedo, Carolina Ruiz de; Morais, Kátia Santos de; Sampaio, Tiago SantosEste trabalho tem como objetivo contar através de um vídeo documentário a história do povoado para os moradores desta localidade e para outras pessoas, buscando apresentar sua origem, trajetória e características nos dias atuais, frisando o papel transformador exercido pela líder comunitária Rita do Maracujá. Esse trabalho tem como objeto o povoado Maracujá, localizado na zona rural da cidade de Conceição do Coité. Existem nos últimos anos alguns relatos orais, de que esse povoado pode ser um remanescente quilombola. Durante muitos anos esse povoado foi esquecido pelas autoridades, permanecendo por um longo período isolado e sem nenhuma assistência do Estado. Para realizar esse propósito, utilizamos informações do estudo da professora Lúcia Maria Parcero, da UNEB Campus XIV, e das pesquisas do escritor coiteense Orlando Matos Barreto. Como subsídios teóricos para compreender questões ligadas ao povoado, utilizamos alguns conceitos de racismo, negritude e cidadania, assim como discutimos o vídeo como suporte e as características do gênero documental. Utilizamos ainda como recursos metodológicos entrevistas com alguns moradores, professores, pesquisadores e outras pessoas envolvidas.
- ItemFamilia, sociedade e economia em Conceição do Coité: um estudo a partir dos inventários post mortem (1872-1899)(UNEB, 2011-02-15) Gordiano, Maiara Araujo; Silva, Aldo José MoraisNo processo de construção da história brasileira há uma gama de elementos sociais que compõe a história das sociedades. A família vem sendo abordada no sentido de vislumbrarmos os vestígios do cotidiano vivido por certos grupos familiares. Esse cotidiano, de outro tempo é revelado através das informações coletadas a partir de uma documentação que forneça indicativos acerca dos hábitos de vivência de determinados grupos de família e que corroboram com a visualização do cenário onde atuaram as personagens dessa história. Para a História Social, as questões relacionadas às famílias e o seu cotidiano associam-se ao desenvolvimento de uma atividade econômica, aos hábitos alimentares, o ambiente da casa, seu mobiliário e as pessoas que coabitaram nesse contexto. Assim, o trabalho em questão, vem contribuir com a construção da história coiteense, trazendo elementos do cotidiano das famílias que ocuparam e povoaram a região dos Sertões dos Tocós, mais especificamente o município de Conceição do Coité no período compreendido entre os anos de 1872 a 1899. Essa pesquisa explora o cenário do sertão baiano e o desenvolvimento das relações de trabalho, a propriedade da terra (constução do patrimônio), as atividades econômicas e suas relações sociais. Nessas propriedades praticava-se a pecuária, além da prática da agricultura e o cultivo, sobretudo da mandioca (atividades amparadas pelo trabalho escravo atuando em atividades ligadas à lida com os animais e o cultivo nas lavouras, serviços domésticos e pela mão de obra familiar). Assim, a criação e o comércio do gado, o cultivo de produtos agrícolas, a posse de escravos foram os principais responsáveis pela formação da riqueza dos proprietários e da economia familiar em Conceição do Coité.
- ItemComunicação e participação: os caminhos que levaram a sociedade civil organizada do território do sisal à 1ª CONFECOM(Universidade do Estado da Bahia,, 2011-09-21) Oliveira, Bruna Luana Bessa de; Morais, Kátia; Sampaio, Tiago; Rizzo, NísiaO processo de organização da sociedade civil no Brasil tem um longo histórico de atuação. Na busca por melhores condições de vida, esses grupos começam a dialogar com o Estado, propondo ações de abertura política, que se intensificam após a Constituição de 1988. Nesse novo quadro, em que o Estado permanece como pólo de poder e a sociedade civil não é vista apenas como virtuosa, a comunicação social assoma como um direito reivindicado pela sociedade civil organizada na busca por liberdade de expressão. Buscando atender essa demanda, o Governo é pressionando a convocar a 1ª Conferência Nacional de Comunicação, onde empresário, poder público e sociedade civil se juntam para discutir os rumos da comunicação para o país. Nesse cenário, o Território do Sisal, localizado no semiárido da Bahia, espaço que tem a comunicação comunitária como ferramenta de contra discurso, procurou se organizar para garantir sua representação neste evento. Esse trabalho discute e analisa de que forma a sociedade civil organizada, do Território do Sisal, mobilizou a região para garantir sua representação na 1ª Conferência Nacional de Comunicação, realizada em dezembro de 2009. Para tal, usamos o método qualitativo de análise com etapas de levantamento bibliográfico, pesquisa exploratória e estudo de caso, por meio de técnica entrevistas. Num primeiro momento podemos dizer que o trabalho desenvolvido pelas entidades de comunicação no Território se deu em formatos de encontros de capacitações e elaboração de propostas a serem enviadas para etapa nacional da Conferência, sendo esses encontros locais, coordenados pelo Comitê pela Democratização da Comunicação do Território do Sisal, uma ação do Movimento de Organização Comunitária.
- ItemCaminho formoso: o weblog como ferramenta de participação e emancipação no municipio de campo(2011-09-21) Daniel, Leandro dos Santos; Xavier, Raimundo Cláudio Silva; Morais, Katia dos Santos; Lima, Hanayana FontesEste trabalho apresenta a ferramenta weblog, pertencente a web 2.0 ou segunda fase da Internet, ambiente interativo, hipertextual e multimidiático, isto é, que possibilita a efetivação de processos de (in)formação através da participação e emancipação social de sujeitos a partir de múltiplas linguagens como textos, imagens fixas e animadas, sons, etc. Tem como objetivo representar o contexto cultural do município de Campo Formoso (situado ao norte do estado da Bahia), mais especificamente as grutas e sítios pré-históricos existentes no lugar. Através da criação de um weblog, busca-se divulgar e comentar sobre informações relacionadas à construção de conteúdos (in)formativos referentes as riquezas naturais desse município, instigando o internauta a participar através de comentários, sugestões dos conteúdos postados, e assim contribuir para promover o desenvolvimento local. De fato a ideia para a realização desta pesquisa bibliográfica parte em função da pouca visibilidade das belezas naturais campo-formosense em vários veículos de comunicação da região mencionada, além de interpretar que o sistema tradicional comunicacional tem uma lógica de limitação tanto na construção quanto na veiculação de conteúdos.
- ItemJovens que comunicam: um livro-reportagem sobre protagonismo juvenil na construção da comunicação do território do Sisal(Universidade do Estado da Bahia, 2013) Santos, Camila Oliveira; Azevedo, Nísia Rizzo de; Sampaio, Tiago; Vieira, RosaneAtravés da produção de um livro-reportagem, este trabalho propõe mostrar a trajetória de vida dos jovens protagonistas na construção da comunicação comunitária do Território do Sisal e as ocorrentes iniciativas de mobilização social desenvolvidas pelos jovens. O objetivo deste trabalho é mostrar como a comunicação comunitária se constitui como um espaço de inserção da juventude e, consequentemente, resulta em iniciativas protagonizadas por eles a fim de promover o desenvolvimento territorial. A comunicação comunitária é compreendida neste trabalho como um terreno fértil que possibilita a formação de lideranças sociais e a sua colaboração para o desenvolvimento do Território. A participação nos espaços de comunicação e mobilização revela o jovem como agente transformador da realidade de suas vidas e das comunidades onde vivem.
- ItemA comunicação comunitária em Santa Luz - BA: trajetórias e papéis da rádio Santa Luz fm na perspectiva da comunidade(Universidade do Estado da Bahia, 2013) Pereira, Edisvânio do Nascimento; Sampaio, Tiago Santos; Santos, Vilbégina Monteiro dos; Azevedo, Nisia Rizzo deA dedicação empreendida durante o percurso deste estudo foi com a perspectiva de tentar trazer elementos teóricos e bases conceituais. A fim de buscar uma compreensão histórica da comunicação comunitária no município de Santa Luz, através da perspectiva da comunidade. Antes, trago a compreensão de como se dão as políticas de comunicação no Brasil: da comunicação hegemônica à comunicação comunitária, perpassando pela concentração midiática e a Constituição de 1988. Neste mesmo caminho, aponto para o cenário da comunicação na redemocratização e a lei que institui o serviço de radiodifusão comunitária, dialogando sobre a mesma, cidadania e mobilização, sem perder de vista a legislação vigente. Por meio destes esforços procuro abordar sobre radiodifusão comunitária: do cenário nacional ao Território do Sisal, abordando a rádio comunitária com focos no Território do Sisal: sua trajetória, conceitos e características e a Rádio Santa Luz FM: histórico e atuação. Como fator combinante para que haja a compreensão, trago as técnicas de pesquisa documental, revisão bibliográfica e entrevistas semi-abertas, a partir das quais descrevo o cenário da comunicação comunitária em Santa Luz: trajetórias e papéis da rádio Santa Luz FM na perspectiva da comunidade. Como resultado alcançado, percebe-se que na visão dos entrevistados a rádio tem cumprido o seu papel enquanto comunitária, porém ainda há lacunas que precisam ser preenchidas em relação à natureza da rádio comunitária.
- ItemVozes libertadoras: memórias do processo de construção da comunicação comunitária no território do sisal(Universidade do Estado da Bahia, 2013) Oliveira, Douglas Santos de; Souza, Jussara Oliveira de; Silva, Luís Anselmo Oliveira da; Macêdo, Carolina Ruiz de; Souza, Marcos Cezar Botelho de; Sampaio, Tiago santosPor meio da produção de um documentário, o presente trabalho busca registrar as memórias individuais dos militantes que participaram do processo de luta e conquista da comunicação comunitária no Território do Sisal. O pressuposto teórico parte da ideia do documentário enquanto “lugar de memória”, buscando compreender, a partir das leituras e entrevistas, como o fenômeno das rádios comunitárias e a criação de entidades de comunicação fizeram com que os atores sociais instituíssem a comunicação como fundamental para a mobilização social no território. A fim de realizar o documentário, também nos debruçamos sobre pesquisas bibliográficas para entender as possibilidades criativas do documentário e então proceder às escolhas estéticas do produto final.
- ItemA construção discursiva dos bastidores da notícia: uma análise semiolinguística do programa profissão repórter(Universidade do Estado da Bahia, 2013) Alves, Jussara Borges; Sampaio, Tiago dos Santos; Macedo, Carolina Ruiz de; Azevedo, Nísia Alejandra Rizzo deO corpus deste trabalho desenvolve-se a partir da observância das formas emergentes de fazer jornalismo no Brasil na última década, no que se refere à construção da notícia mostrada para o telespectador e ao desenvolvimento da metalinguagem, no caso, no programa Profissão Repórter. Uma produção mais longa, pertencente ao quadro de programação de uma rede de TV aberta do Brasil, voltada para o desenvolvimento de reportagens investigativas, por meio de pesquisas e entrevistas que exploram exaustivamente os temas abordados. A partir de então, inquieta-se com o seguinte questionamento: como é formada discursivamente a ideia de construção da notícia no programa Profissão Repórter? Para tanto, propõe-se analisar o funcionamento do discurso midiático sobre a construção da notícia neste programa, pautando-se na abordagem do newsmaking e da semiolinguística, a partir da análise de aspectos deontológicos. Uma análise discursiva semiolinguística é proposta como abordagem teórica e metodológica, já que nas tendências atuais de Análise do Discurso há uma busca pela representatividade do corpus, compreendendo de forma mais exaustiva os mecanismos de construção do discurso jornalístico. Observa-se ainda neste contexto, a abordagem do newsmaking articulada sobre a cultura e a organização do trabalho e dos processos de produção jornalística, culminando também em uma observância de aspectos deontológicos, mais especificamente no que se refere ao Código de Ética do Jornalismo Brasileiro, como preocupação dos estudos propostos nesta monografia.
- ItemJovens que comunicam: um livro-reportagem sobre protagonismo juvenil na construção da comunicação do Território do Sisal.(Universidade do Estado da Bahia, 2013) Santos, Camila Oliveira; Azevedo, Nísia Rizzo deAtravés da produção de um livro-reportagem, este trabalho propõe mostrar a trajetória de vida dos jovens protagonistas na construção da comunicação comunitária do Território do Sisal e as ocorrentes iniciativas de mobilização social desenvolvidas pelos jovens. O objetivo deste trabalho é mostrar como a comunicação comunitária se constitui como um espaço de inserção da juventude e, consequentemente, resulta em iniciativas protagonizadas por eles a fim de promover o desenvolvimento territorial. A comunicação comunitária é compreendida neste trabalho como um terreno fértil que possibilita a formação de lideranças sociais e a sua colaboração para o desenvolvimento do Território. A participação nos espaços de comunicação e mobilização revela o jovem como agente transformador da realidade de suas vidas e das comunidades onde vivem.
- ItemPequenos trabalhadores um documentário sobre o trabalho infanto-juvenil em Retirolândia/Ba(Universidade do Estado da Bahia, 2013-12-11) Silva, Laudécio Carneiro da; Magalhães, Paulo Geovane; Vieira, Rosane; Morais, Kátia Santos de; Silva, DaianeEste memorial descritivo relata o processo de produção e reflexão do vídeo documentário “Pequenos Trabalhadores”, que objetiva apresentar Histórias de Vida, de crianças e adolescentes que trabalham na feira livre, na lavoura do sisal e no trabalho doméstico no município de Retirolândia/Ba, localizado a cerca de 220 Km de distância de Salvador capital do estado. Na contramão do modo de representação expositivo de documentário, as histórias, que foram ouvidas no segundo semestre de 2013, possibilitam emergir as visões de mundo desses pequenos trabalhadores e expõem o impacto que o trabalho apresenta em suas vidas. Para tanto, este memorial historiciza o trabalho infantil no Brasil, apresentando sua trajetória e os principais fatores condicionantes que sustentam o trabalho laboral de crianças e adolescentes, bem como faz um levantamento da legislação vigente que trata diretamente da erradicação do trabalho infantil; discute a história de vida como método qualitativo de investigação; além de narrar de forma reflexiva e crítica o processo de produção do vídeo documentário em questão.
- ItemPapel, película e videoclipe: uma análise da narrativa transmídia em cidade de Deus(Universidade do Estado da Bahia, 2013-12-12) Oliveira, Morena Liss Morais de; Botelho, Marcos; Macedo, Carolina Ruiz de; Medeiros, MacelloA narrativa transmídia é uma modalidade narrativa recente, que tem sido alvo do interesse da indústria do entretenimento e de consumidores participativos, exigentes e migratórios, típicos da era da convergência dos meios de comunicação. Essa forma narrativa que flui por diversos canais (filmes, séries, HQs, jogos, etc.) é central nesta monografia, sendo a forma pela qual é construído o universo transmidiático de Cidade de Deus, objeto deste trabalho. Cidade de Deus partiu da adaptação do romance para o cinema e acabou tornando-se um universo expandido. É o conjunto dessas produções que formam tal universo que é exibido aqui, com análise mais destacada do videoclipe Minha Alma, da banda carioca O Rappa, como parte do “universo Cidade de Deus” e pela particularidade do gênero audiovisual.
- ItemPaíses de língua portuguesa fora da pauta: uma análise do jornalismo da tv Record(Universidade do Estado da Bahia, 2014) Mota, José Roberto dos Santos; Oliveira, Nísia de Alejandra Rizzo de; Jesus, Rosane Meire Vieira de; Sampaio, Tiago SantosO avanço das tecnologias, assim como as políticas de integração cultural não foram suficientes, para que conteúdos noticiosos sobre os Países de Língua Portuguesa (PLP) ganhassem visibilidade no telejornalismo brasileiro. Os países lusófonos alémcontinentes, nações estas com compatibilidade linguística e cultural com o Brasil, têm ficado constantemente, apartados das pautas jornalísticas da mídia brasileira. Através da Análise de Conteúdo, são examinados 104 edições, em quatro meses de noticiário, exibidos pelo Jornal da Record (JR), principal telejornal da Rede Record de Televisão nos meses de setembro a dezembro de 2013. Tendo em vista observar o espaço que os PLP ocupam neste noticiário a partir dos conceitos de noticiabilidade e verificar a imagem dos países lusófonos ofertada pelo telejornal no Brasil.
- ItemPatos em rede: documentário sobre o uso das redes sociais por jovens da zona rural de Conceição do Coité(Universidade do Estado da Bahia, 2016) Oliveira, Dilma dos Santos; Santos, Luiz Carlos Fernandes dos; Andrade, priscilla; Macedo, Carolina Ruiz de; Vieira, Rosane"Patos em Rede” é um documentário sobre a utilização das redes sociais por jovens da zona rural de Patos, em Conceição do Coité, que fica distante 7 km da sede do município. A pesquisa tem o objetivo de mostrar de que forma esses jovens estão inseridos no ciberespaço através das novas tecnologias de comunicação. Evidenciamos os modos de cultura e mesclagem nos espaços virtual e real, e discutimos suas relações cotidianas com os novos mecanismos que passam a fazer parte da vida diária desses jovens ao estarem inseridos nas redes sociais da internet. No documentário, fizemos uma entrevista semi-estruturada. Para abordar o tema ciberespaço e afins, este trabalho conta com Lemos (2007), Levy (2011), Malini (2013) e Recuero (2009); já para a elaboração do documentário, utiliza-se Nichols (2012), Rouch (1961) e Silva (2013).
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »