Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Historia Regional e Local (PPGHIS)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Historia Regional e Local (PPGHIS) por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 25
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAntônio Rodrigues Garcia: a trajetória de um cristão-novo nos Sertões do Rio São Francisco. (Bahia, s. XVIII)(Universidade do Estado da Bahia, 2023-05-05) Santos, Elaine da Silva; Severs, Suzana Maria de Souza Santos; Conceição, Hélida Santos; Silva, Emãnuel Luiz Souza eEsta dissertação de Mestrado apresenta os resultados da pesquisa sobre a trajetória do cristão-novo português, Antônio Rodrigues Garcia homem de negócio que se estabeleceu na capitania da Bahia, até finalmente se fixar no sertão do rio de São Francisco, território da referida capitania. Membro de uma família com vasta passagem pelos cárceres do Santo Ofício, Rodrigues encontrou dentro da América portuguesa um pressuposto para escapar da mira dos inquisidores. Sendo assim, Antônio Rodrigues Garcia se firmou como um notável comerciante, assegurado por uma rede de compadrio que envolvia cristãos-velhos, parentes e outros cristãos novos também atuantes no comércio. Contudo, seu status social não foi capaz de apagar a mácula cristã-nova, nem de seus companheiros, todos foram acusados de judaísmo, sendo então denunciados e presos pelo Santo Ofício durante a primeira metade do século XVIII. O trabalho também busca situar Rodrigues Garcia em seu meio social, comercial e familiar, bem como analisar suas formas de confissão e resistência nos cárceres. Além disso, procurou-se observar diferentes práticas judaicas que foram identificadas pela Inquisição
- ItemAs secas e ações públicas na Província da Bahia (1857-1888)(Universidade do Estado da Bahia, 2023-06-16) Santos, Janiele de Jesus; Pinho, José Ricardo Moreno; Leal, Maria das Graças; Neves, Frederico de CastroA presente dissertação teve como objeto de investigação as ações públicas ocorridos entre o período de 1857 a 1888 na Província da Bahia. Questionou-se como foram o processo de criação destes socorros, quem participou das formulações e como foram implementadas perpassando por uma reflexão sobre migrações, formações de colônias nacionais, o papel da caridade particular e a esmola, a interação e a adaptação entre a mão de obra livre e a escrava, o uso do trabalho migrante nas obras públicas e nas propriedades particulares. Para responder tais indagações, foram utilizados documentos das comissões de socorros, relatórios dos governos, anais da Câmara de Deputados. Assim como diversos periódicos da época, também se usou as legislações que, de alguma forma entraram em contato com o tema.
- ItemAs secas e ações públicas na Província da Bahia (1857-1888)(Universidade do Estado da Bahia, 2023-06-16) Santos, Janiele de Jesus; Pinho , José Ricardo Moreno; Leal , Maria das Graças de Andrade; Neves, Frederico de CastroA presente dissertação teve como objeto de investigação as ações públicas ocorridos entre o período de 1857 a 1888 na Província da Bahia. Questionou-se como foram o processo de criação destes socorros, quem participou das formulações e como foram implementadas perpassando por uma reflexão sobre migrações, formações de colônias nacionais, o papel da caridade particular e a esmola, a interação e a adaptação entre a mão de obra livre e a escrava, o uso do trabalho migrante nas obras públicas e nas propriedades particulares. Para responder tais indagações, foram utilizados documentos das comissões de socorros, relatórios dos governos, anais da Câmara de Deputados. Assim como diversos periódicos da época, também se usou as legislações que, de alguma forma entraram em contato com o tema
- ItemBatuques do tabocal: a constituição das práticas de samba de roda numa comunidade rural (Santo Antônio de Jesus-Ba, 1960-1990).(Universidade do Estado da Bahia, 2021-12-15) Santos, Eliadson Ferreira Bernardo; Oliveira, Josivaldo Pires de; Doring, Katharina; Abib, Pedro Rodolpho JungersA pesquisa presente estuda historicamente a formação da zona rural do Tabocal e a presença das práticas do samba de roda no cotidiano da comunidade. O Tabocal é uma localidade predominantemente negra e que carrega características de uma comunidade remanescentes de quilombola. É próxima das margens do rio da Dona e pertencente a cidade de Santo Antônio de Jesus/Ba que fica no Recôncavo Sul da Bahia. No primeiro momento a proposta foi pensar a comunidade como um resultado das movimentações de famílias negras em busca de melhorias nas terras vizinhas do Recôncavo no Pós – abolição, em seguida, é contextuada a formação do samba de maneira mais ampla, pensando nas suas relações com o mundo Atlântico, seus diversos significados, momentos de repressão e as afinidades socioculturais entre a Bahia e o Rio de Janeiro no início do século XX. Além de analisar as estratégias de resistência, é entendida que as populações negras vindas para região do Tabocal trazem na memória organizações de sons ancestrais, com isso, no terceiro momento do texto é traçada uma abordagem sobre música (além dos sons) e a sociedade. Aqui é compreendido também o Samba de roda como uma linguagem que constitui vidas e tá presente na identidade dos grupos locais. Através de fontes orais, escritas e iconográficas é debatido o lugar desse samba de roda na cidade e as relações de poder inseridas nesse contexto. A metodologia participativa e alguns conceitos como identidade, etnografia, memória, hegemonia, ritmo e território são alicerces para compreendermos como se deram algumas experiências no samba de roda santoantoniense, priorizando o recorte temporal de 1960-1990
- ItemCajazeiras, capital com jeito de interior”: segregação urbana e invenção de um Bairro-Cidade em Salvador-Ba (1975-1995)(Universidade do Estado da Bahia, 2023-05-03) Santos, Vitor Rangel Souza dos; Farias, Sara Oliveira; Brum, Mario Sergio Ignácio; Santos , Ana Maria Carvalho dosNesta pesquisa analisamos o processo de construção do discurso de que o Complexo Habitacional Cajazeiras é uma "cidade" dentro da cidade de Salvador. Nesse sentido, vamos observar as memórias tecidas sobre a região desde o crescimento da urbanização em Águas Claras, decorrente das políticas públicas do Banco Nacional da Habitação (BNH) na Bahia em fins de 1970. A partir de relatos orais, documentos oficiais e recortes de jornal sobre o Projeto Cajazeira investigamos a institucionalização da segregação urbana por raça e classe em Salvador na década de 1980, evidenciada nos dados e na exclusão enfrentada pelas pessoas negras e/ou pobres no cotidiano. Entretanto, apesar de todo o distanciamento enfrentado, seus habitantes constroem táticas coletivamente e, aproveitando-se das brechas na vigilância, conseguem reapropriar espaços e lutar pelos direitos básicos que conferem o acesso à cidadania
- ItemColégio Luzia Silva: práticas disciplinares, normatizações de gênero e relações de poder no contexto educacional do município de Jaguaquara-Ba (1950-1976).(Universidade do Estado da Bahia, 2023-03-23) Moura, Wallace Sousa de; Vasconcelos, Tânia Mara Pereira; Dick, Sara Martha; Vasconcelos, Vânia Nara PereiraEsta pesquisa visa estudar as relações de gênero no colégio interno católico feminino Luzia Silva no município de Jaguaquara, no sudoeste da Bahia, no período de 1950 a 1976, buscando analisar a influência e os valores históricos sociais do colégio no município, entendendo como se processava a educação proposta pelo colégio e como ele preparava suas internas para a vida em sociedade. Pretendemos analisar as relações de poder existentes nesse espaço educacional buscando elucidar se as práticas educativas promovidas pela congregação Franciscana Imaculatina serviram para assegurar os interesses políticos da elite jaguaquarense.
- ItemO culto à Nossa Senhora da Boa Morte na cidade de Cachoeira: fé e imaginário religioso (1970-2010)(2022-04-08) Silva Neto, Antonio Gomes daO presente estudo analisa o culto à Nossa Senhora da Boa Morte em Cachoeira, município situado no Recôncavo da Bahia, entre os anos de 1970 a 2010. Neste período, mulheres negras, através de uma rede de sociabilidade e fé, tornaram-se integrantes da Irmandade devocional da referida invocação mariana. Com os pressupostos teórico e metodológico da História Cultural e valendo-se de depoimentos orais, de produções audiovisuais e jornais, discorremos sobre os atos litúrgicos que reatualizam e rememoram a morte e a assunção de Maria, mãe de Jesus, conectados às narrativas apócrifas dormicionistas e assuncionistas, nas missas e procissões, bem como os elementos provenientes da religiosidade afro-brasileira. Nossa Senhora da Boa Morte também é cultuada no âmbito doméstico, onde orações são entoadas em sua honra. Buscou-se também abordar a realização dos banquetes e o samba de roda nos três últimos dias festivos. Este estudo ainda apresenta os pedidos de intercessão e promessas para Nossa Senhora da Boa Morte, realizados pelos protagonistas da presente pesquisa, em suas variadas situações. Verificou-se que, em alguns casos, os pedidos das devotas, quando alcançados, contribuíram significativamente para o aumento do interesse de ingresso na Irmandade devocional. Durante os atos litúrgicos as devotas, ao reproduzirem e rememorarem os ritos fúnebres da Virgem Maria, vivenciam o tempo sagrado.
- ItemDa enxada ao clavinote: experiências, liberdade e relações familiares de escravizados no sertão baiano, Xique-Xique (1850-1888)(2020-09) Martins, Taiane DantasEsta pesquisa analisou a experiência dos escravizados e escravizadas no sertão do São Francisco, Vila de Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique, emancipada em 1832. O recorte da pesquisa foi de 1850 a 1888, expandindo-se a análise para o período anterior nos momentos em que as fontes permitiram. Estas foram os inventários post mortem e testamentos, onde se buscou aspectos quantitativos, formações familiares e formas de conquista da liberdade; os processos cíveis e criminais, onde se analisou alguns conflitos e aspectos cotidianos; as correspondências de autoridades e os relatos de viajantes, buscando-se conhecer melhor a sociedade local; além dos registros de batismos, utilizados para analisar as estratégias utilizadas pelas cativas no momento de apadrinhar seus filhos. O enfoque foi dado para o trabalho, abordando as atividades realizadas, onde se verificou uma grande diversidade de ocupações. Analisou-se ainda a moradia dos cativos e aspectos da morbidade destes. Foram buscadas também as formas de conquista da liberdade, que variaram nas diferentes décadas e as formas de resistência utilizadas pelos escravizados, além das estratégias familiares e de compadrio estabelecidas por eles
- ItemDe médico a intendente: a trajetória política de Raphael José Jambeiro (1886-1926)(Universidade do Estado da Bahia, 2022-12-16) Junior, Antonio Gabriel Pinto de Almeida; Pinho, José Ricardo Moreno; CONCEIÇÃO, HELIDA SANTOS; ARAS, LINA MARIA BRANDÃO DEO presente trabalho versa a respeito da atuação política do médico Raphael José Jambeiro, entre 1886 e 1926, utilizando como cenário principal o atual município de Castro Alves – Bahia, local no qual alcançou o status de líder político. Trata-se de uma pesquisa fundamentada em jornais, revistas, documentos, relatórios legislativos, inventários, processos, além de artigos, dissertações e teses, que proporcionaram a identificação, seleção e tratamento de dados com o objetivo de construírem uma teia histórica capaz de remontar o estabelecimento de relações comerciais entre o Sertão e o Litoral; o poder de transformação espacial, econômico e cultural das ferrovias; as alianças e rupturas estabelecidas pelas forças políticas de uma comunidade sertaneja diante de temas de abrangência estadual e nacional como a questão abolicionista, o movimento republicano, a Campanha Civilista e o Levante Sertanejo
- Item"E insuflou-me a espancar Felicidade": Tramas de mulheres pobres em Sant'anna do Catú, Bahia (1890-1930)(2022-02-02) Jesus, Larissa Cheyenne Nepomuceno deEssa pesquisa investiga situações/casos de violência física (letal e não letal) e sexual vivenciadas por um conjunto de mulheres pobres e, majoritariamente, negras que habitaram o território catuense (Catu – BA) entre o final do século XIX e primeiras décadas do século XX. Utilizamos como fonte principal processos-crime de lesão corporal, homicídio, como também processos de defloramento, estupro e rapto. A partir de uma perspectiva interseccional entre gênero, raça e classe, nos debruçamos sobre os sumários de culpa analisando os discursos e as práticas presentes em seus autos, buscando confrontá-los com a perspectiva hegemônica sobre as relações de gênero existentes no período estudado. Esse exercício teórico-metodológico permitiu entender que a vulnerabilidade e a violência que caracterizaram a experiência de muitas mulheres pobres e negras, no pós-abolição em Catu, estavam associadas às relações assimétricas de poder que permeavam a vida dessas sujeitas
- Item“É nego, mas num tem sangue de cativeiro não”: história, memória e cultura da comunidade quilombola canto fazenda frade (Oeiras-Piauí)(Universidade do Estado da Bahia, 2023-06-02) Filho, João Francisco Moreira; Souza, Edinelia Maria Oliveira; Leal , Maria das Graças de Andrade; Fiabani, AdelmirA presente pesquisa busca analisar a trajetória da comunidade Negra Rural Quilombola Canto Fazenda Frade, localizada no município de Oeiras – Piauí. Passado e presente se entrelaçam nesse trabalho, que tem como principal metodologia a história oral e a recomposição das memórias, através das quais recuperamos, apresentamos e discutimos narrativas que, cruzadas com os documentos escritos, traduzem acontecimentos e os modos de vida dos moradores da comunidade. Os relatos de memória, na condição de construções de espacialidades e temporalidades, foram interpretados com o objetivo de compreender os significados atribuídos à formação histórica, econômica e cultural da comunidade. Na investigação do processo histórico de constituição da comunidade, consideramos aspectos tais como: identidades, territorialidades, ofícios, modos de fazer, celebrações, formas de expressão e ressignificações. Assim, analisamos como se deu o processo de identificação e reconhecimento da comunidade como remanescentes de quilombo, como também a construção da identidade e territorialidade quilombolas articulada às permanências e rupturas culturais evidenciadas nas experiências vividas pelos sujeitos da localidade.
- ItemFamiliaturas recusadas pelo Tribunal do Santo Ofício na Vila de Cachoeira (Bahia, 1681-1750)(2022-01-06) Santos, Felipe dosNesta dissertação buscamos investigar, dentre os moradores da Vila de Cachoeira (Recôncavo baiano), entre os anos de 1681 a 1750, os pleiteantes a título de familiar do Santo Ofício e outros cargos da Inquisição portuguesa, mas que foram recusados por não se enquadrarem às normas da instituição. Por meio dos processos de Habilitação de Gênere, verificamos as implicações deste insucesso nas dinâmicas de mobilidade social local, analisando a importância simbólica do que significava ser um agente inquisitorial na América portuguesa. Buscamos compreender a processualística da habilitação ao cargo inquisitorial, para apreender os procedimentos que levavam a Inquisição a desenvolver uma espécie de política de recusa às denominadas ―raças infectas. Este estudo, portanto, pretende lançar luz sobre os grupos oficialmente recusados pela Inquisição: cristãos-novos, mouros, negros, ameríndios e mulatos. Além de tratar dos grupos sociais sobre os quais recaía a política de ―limpeza de sangue‖, abordamos os indeferimentos relacionados a comportamentos indevidos, incapacidades, informações processuais insuficientes, possuir pouco cabedal para o exercício da função e, em alguns casos, a jovialidade do pleiteante também pesava na recusa. A investigação também objetiva perfilar socialmente os indivíduos recusados para a Vila de Cachoeira e os seus destinos, analisando como o indeferimento da familiatura refletia nesta sociedade colonial altamente hierarquizada e alicerçada no ―mito da pureza de sangue.
- ItemGarimpeiros e lavradores: experiências e relações sociais em Lençóis-BA (1900-1930)(2023-02-06) Lopes, Paloma TeixeiraO presente estudo tem por objetivo analisar as relações e experiências dos sujeitos pertencentes aos grupos subalternizados que habitaram a cidade de Lençóis-BA na primeira metade do século XX. O processo de mineração estabeleceu o ritmo de formação das principais povoações na Chapada Diamantina, visto que tal processo foi responsável pela migração de grupos vindos de várias partes da província. Essa lógica migratória também foi determinante para a composição social em Lençóis. Dessa forma, a pesquisa se propôs a refletir sobre as experiências e as relações sociais de garimpeiros e lavradores em Lençóis entre os anos 1900 a 1930. Sendo assim, esforçou-se em conhecer algumas experiências e tramas dos homens e mulheres comuns, suas condições materiais de vida, o uso da violência como estratégia de resolução de tensões no trabalho e nas relações afetivas, assim como suas práticas culturais e sociais. Atentou-se ainda para contextualizar a pesquisa dentro do período republicano e para problematizar conceitos que são importantes para entendermos as estruturas de poder local que foram construídas ao longo da história da cidade e de seus habitantes. Compreendeu-se, ademais, que as mudanças advindas com o processo de abolição marcaram e redimensionaram as relações entre os sujeitos por várias décadas. Dessa forma, as sociabilidades e as relações de trabalho dos garimpeiros e lavradores no século XX foram influenciadas pelas transformações do pós-abolição. As fontes utilizadas na pesquisa foram: fontes cartoriais; processos criminais e cíveis; diversos exemplares de jornal; códigos de leis do período da Primeira República; relatórios técnicos; memórias e correspondências diversas.
- ItemGarimpeiros e lavradores: experiências e relações sociais em Lençóis-Ba (1900-1930)(Universidade do Estado da Bahia, 2023-02-06) Lopes, Paloma Teixeira; Pinho, José Ricardo Moreno; Nascimento, Joana Medrado; Brichta, LailaO presente estudo tem por objetivo analisar as relações e experiências dos sujeitos pertencentes aos grupos subalternizados que habitaram a cidade de Lençóis-BA na primeira metade do século XX. O processo de mineração estabeleceu o ritmo de formação das principais povoações na Chapada Diamantina, visto que tal processo foi responsável pela migração de grupos vindos de várias partes da província. Essa lógica migratória também foi determinante para a composição social em Lençóis. Dessa forma, a pesquisa se propôs a refletir sobre as experiências e as relações sociais de garimpeiros e lavradores em Lençóis entre os anos 1900 a 1930. Sendo assim, esforçou-se em conhecer algumas experiências e tramas dos homens e mulheres comuns, suas condições materiais de vida, o uso da violência como estratégia de resolução de tensões no trabalho e nas relações afetivas, assim como suas práticas culturais e sociais. Atentou-se ainda para contextualizar a pesquisa dentro do período republicano e para problematizar conceitos que são importantes para entendermos as estruturas de poder local que foram construídas ao longo da história da cidade e de seus habitantes. Compreendeu-se, ademais, que as mudanças advindas com o processo de abolição marcaram e redimensionaram as relações entre os sujeitos por várias décadas. Dessa forma, as sociabilidades e as relações de trabalho dos garimpeiros e lavradores no século XX foram influenciadas pelas transformações do pós-abolição. As fontes utilizadas na pesquisa foram: fontes cartoriais; processos criminais e cíveis; diversos exemplares de jornal; códigos de leis do período da Primeira República; relatórios técnicos; memórias e correspondências diversas
- ItemLivre, autônoma e forte: a Associação profissional de trabalhadoras domésticas do Estado da Bahia em luta por direitos trabalhistas (1976-1989)(Universidade do Estado da Bahia, 2023-06-05) Quinto, Deyse Vieira; Leal, Maria das Graças de Andrade; Castro, Mary Garcia; Barbosa, Andréa da Rocha Rodrigues PereiraA Associação Profissional de Trabalhadoras Domésticas da Bahia é parte de um movimento potente que se manifestou, principalmente a partir da década de 1960, como uma luta político-institucional de uma categoria de trabalhadoras insatisfeitas com a ausência de direitos trabalhistas diante do não reconhecimento da profissão, caracterizada pelo sexismo e racismo institucional e pelas marcas da escravidão. O foco de análise dessa dissertação foi a organização política das trabalhadoras domésticas do Brasil, através das experiências do grupo baiano. Investigou-se a partir de quais estratégias, formas de resistência e articulações as associações de trabalhadoras domésticas conquistaram direitos trabalhistas na Assembleia Nacional Constituinte de 1987/1988. Constatou-se que a participação na Constituinte foi possível porque as domésticas conseguiram organizar-se nacionalmente; traçar um projeto de país e uma concepção de cidadania; relacionar-se com diversos grupos sociais mantendo sua autonomia; ademais, construir uma identidade e memória coletiva; produzir uma leitura histórico crítica da realidade brasileira; conceituar o trabalho doméstico no capitalismo; atuar a partir de uma perspectiva pedagógica; e, principalmente, enfrentar o poder e privilégios daqueles que as subordinavam, os patrões. Alcançaram tanto a partir da construção, ao largo do processo nacionalização, de entendimentos que considerassem raça, gênero e classe como primordiais. Este momento tratou-se, portanto, do fazer-se enquanto classe das trabalhadoras domésticas do Brasil.
- ItemLivre, autônoma e forte: a Associação Profissional de trabalhadoras domésticas do Estado da Bahia em luta por direitos trabalhistas (1976-1989)(Universidade do Estado da Bahia, 2023-06-05) Quinto, Deyse Vieira; Leal, Maria das Graças de Andrade; Castro, Mary Garcia; Barbosa, Andréa da Rocha Rodrigues PereiraA Associação Profissional de Trabalhadoras Domésticas da Bahia é parte de um movimento potente que se manifestou, principalmente a partir da década de 1960, como uma luta político-institucional de uma categoria de trabalhadoras insatisfeitas com a ausência de direitos trabalhistas diante do não reconhecimento da profissão, caracterizada pelo sexismo e racismo institucional e pelas marcas da escravidão. O foco de análise dessa dissertação foi a organização política das trabalhadoras domésticas do Brasil, através das experiências do grupo baiano. Investigou-se a partir de quais estratégias, formas de resistência e articulações as associações de trabalhadoras domésticas conquistaram direitos trabalhistas na Assembleia Nacional Constituinte de 1987/1988. Constatou-se que a participação na Constituinte foi possível porque as domésticas conseguiram organizar-se nacionalmente; traçar um projeto de país e uma concepção de cidadania; relacionar-se com diversos grupos sociais mantendo sua autonomia; ademais, construir uma identidade e memória coletiva; produzir uma leitura histórico crítica da realidade brasileira; conceituar o trabalho doméstico no capitalismo; atuar a partir de uma perspectiva pedagógica; e, principalmente, enfrentar o poder e privilégios daqueles que as subordinavam, os patrões. Alcançaram tanto a partir da construção, ao largo do processo nacionalização, de entendimentos que considerassem raça, gênero e classe como primordiais. Este momento tratou-se, portanto, do fazer-se enquanto classe das trabalhadoras domésticas do Brasil
- ItemMemória, trabalho e sindicalismo rural em tempo de ditadura em Santo Antônio de Jesus/Bahia (1963-1971).(Universidade do Estado da Bahia, 2022-02-22) Macêdo, Laiane de Jesus Santos; Farias , Sara Oliveira; Souza, Edinaldo Antonio Oliveira; Porfirio , Pablo Francisco de AndradeA presente dissertação teve como objetivo analisar a trajetória de organização do sindicato rural do município de Santo Antônio de Jesus/Bahia, entre os anos de (1963-1970). Processo ocorrido durante o pré-golpe e no pós-golpe civil-militar de 1964. A pesquisa questionou quais foram as ações, militantes políticos e movimentos sociais que influenciaram a organização do sindicato na zona rural do município, bem como a logística de fechamento do STR SAJ dois meses após a derrubada de João Goulart (1961-1964) do poder e sua reabertura durante os anos de chumbo da ditadura. Para responder tais problemas adotamos como metodologia a história oral e através dos relatos de sindicalizados, lavradores, políticos locais e militantes atuantes no contexto histórico, construímos a narrativa sobre a abertura, fechamento e reabertura da instituição. A história do STR SAJ inicialmente começou a ser contada através do relato oral de Manoel Francisco dos Santos, personagem central para entender a perseguição orquestrada por fazendeiros e políticos locais contra os lavradores no município e região. Na época atuou como líder comunitário na comunidade da Areia Grossa, e também como monitor do Movimento de Educação de Base, através da Juventude Agrária Católica no município e região. A análise de sua trajetória junto ao sindicato rural contribuiu para localizar os documentos repressivos da polícia política produzidos pelo Sistema Nacional de Informações, dois dossiês que confirmam a curta existência do sindicato rural em 1963 e o cenário no qual os trabalhadores rurais foram considerados inimigos da nação, comunistas, subversivos e ameaça vermelha em atuação no Recôncavo sul.
- ItemNegras memórias: trabalho e família das mulheres fumageiras no Recôncavo Baiano (1950-1990).(Universidade do Estado da Bahia, 2023-06-01) Silva, Viviane dos Santos; Souza, Edinelia Maria Oliveira; Vasconcelos , Vania Nara Pereira; Britoufrb, Luciana CruzA presente pesquisa objetivou analisar as experiências das mulheres fumageiras/charuteiras do Recôncavo Baiano, a partir das suas atividades na Cia. de Charutos Dannemann e Cia. de Charutos Pimentel, entre os anos de 1950-1990. Foi realizada uma abordagem metodológica baseada em depoimentos orais das trabalhadoras que, cruzados com a documentação referente ao funcionamento das fábricas de charutos, possibilitou refletir sobre a importância da economia fumageira no Recôncavo Baiano, impactando fortemente na cultura da região, ao dinamizar a vida das mulheres, trabalhadoras negras, que, reinventaram suas estratégias de sobrevivência e as relações sociais constituídas nos espaços de trabalho e na organização familiar. O contexto do pós-abolição é a chave de nossa análise, cujo foco é a interseccionalidade entre classe, raça e gênero, marcadores sociais, econômicos e políticos, que nos permitiram problematizar o século XX, tanto a partir do passado escravista como do processo de configuração do capitalismo no Brasil. Nessa chave, apontamos para a ausência de políticas de Estado capazes de fomentar a integração das populações negras à sociedade constituída no pós-escravidão, ao tempo em que compreendemos que “nenhum outro grupo na América teve sua identidade tão rasurada da sociedade quanto as mulheres negras”, conforme acentuou Bell Hooks. Logo, ao evidenciar experiências de mulheres negras trabalhadoras das indústrias de charutaria procurou-se sinalizar, também, suas lutas e conquistas, apesar de toda a opressão que norteou suas histórias de vida
- ItemO protagonismo de mulheres quilombolas na comunidade porto da pedra – Maragogipe-Ba(Universidade do Estado da Bahia, 2023-06-15) Malta, Laise de Lima Pimentel Malta; Vasconcelos, Vânia Nara Pereira; Souza , Edinelia Maria Oliveira; Zagatto, Bruna PastroEsse estudo tem como objetivo analisar o protagonismo das mulheres remanescentes de quilombo da comunidade Porto da Pedra, no município de Maragogipe-BA. Busca-se compreender os processos culturais, políticos e sociais envolvidos na construção dos espaços de liderança feminina na comunidade quilombola de Porto da Pedra, apresentando o cotidiano das mulheres desta comunidade. Assim, através da exploração de fontes orais, documentos escritos e fotografias, buscou-se discutir acerca do cotidiano das mulheres quilombolas, trajetórias de liderança, os feminismos ressignificados nas suas ações, resistências, rebeldias e experiências, observando a atuação intrafamiliar e comunitária, as relações sociais entre homens e mulheres na comunidade e território, as hierarquias de gênero no âmbito da família, trabalho e organização política, bem como a trajetória dessas mulheres considerando suas experiências, vivências, saberes, afetos e engajamento na luta política junto aos moradores da comunidade mediante apropriação do conhecimento sobre os direitos específicos enquanto comunidade quilombola.
- ItemOs capuchinhos bretões e a catequese aos índios cariris: estratégias e tensões às margens do Rio São Francisco(Universidade do Estado da Bahia, 2018-08-18) Abrahem, Emili Ferreira; Severs, Suzana Maria de Sousa Santos; Rocha, José GledisonEsta pesquisa tem como objetivo investigar a atividade missionária dirigida aos indígenas Cariris por parte dos capuchinhos franceses às margens do Rio São Francisco, na Capitania da Bahia, entre o período de 1642 a 1702, bem como identificar, nos relatórios deixados pelos missionários Martin de Nantes e Bernardo de Nantes, a organização da catequese e as tensões ocorridas em função do projeto evangelizador. Esses missionários, que não estavam vinculados ao Padroado Régio e sim a Sagrada Congregação da Propaganda Fide, além de serem súditos da coroa francesa, estabeleceram-se no Brasil, participaram da Guerra de Restauração de Pernambuco, e de forma ativa de levantes indígenas foram protagonistas de conflitos que envolveu o poder local e grandes latifundiários, construíram o hospício da ordem na cidade da Bahia e consolidaram atividade missionária junto aos índios Cariris, continuada por seus confrades italianos após sua expulsão.