Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Historia Regional e Local (PPGHIS)
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- ItemDe médico a intendente: a trajetória política de Raphael José Jambeiro (1886-1926)(Universidade do Estado da Bahia, 2022-12-16) Junior, Antonio Gabriel Pinto de Almeida; Pinho, José Ricardo Moreno; CONCEIÇÃO, HELIDA SANTOS; ARAS, LINA MARIA BRANDÃO DEO presente trabalho versa a respeito da atuação política do médico Raphael José Jambeiro, entre 1886 e 1926, utilizando como cenário principal o atual município de Castro Alves – Bahia, local no qual alcançou o status de líder político. Trata-se de uma pesquisa fundamentada em jornais, revistas, documentos, relatórios legislativos, inventários, processos, além de artigos, dissertações e teses, que proporcionaram a identificação, seleção e tratamento de dados com o objetivo de construírem uma teia histórica capaz de remontar o estabelecimento de relações comerciais entre o Sertão e o Litoral; o poder de transformação espacial, econômico e cultural das ferrovias; as alianças e rupturas estabelecidas pelas forças políticas de uma comunidade sertaneja diante de temas de abrangência estadual e nacional como a questão abolicionista, o movimento republicano, a Campanha Civilista e o Levante Sertanejo
- ItemAntônio Rodrigues Garcia: a trajetória de um cristão-novo nos Sertões do Rio São Francisco. (Bahia, s. XVIII)(Universidade do Estado da Bahia, 2023-05-05) Santos, Elaine da Silva; Severs, Suzana Maria de Souza Santos; Conceição, Hélida Santos; Silva, Emãnuel Luiz Souza eEsta dissertação de Mestrado apresenta os resultados da pesquisa sobre a trajetória do cristão-novo português, Antônio Rodrigues Garcia homem de negócio que se estabeleceu na capitania da Bahia, até finalmente se fixar no sertão do rio de São Francisco, território da referida capitania. Membro de uma família com vasta passagem pelos cárceres do Santo Ofício, Rodrigues encontrou dentro da América portuguesa um pressuposto para escapar da mira dos inquisidores. Sendo assim, Antônio Rodrigues Garcia se firmou como um notável comerciante, assegurado por uma rede de compadrio que envolvia cristãos-velhos, parentes e outros cristãos novos também atuantes no comércio. Contudo, seu status social não foi capaz de apagar a mácula cristã-nova, nem de seus companheiros, todos foram acusados de judaísmo, sendo então denunciados e presos pelo Santo Ofício durante a primeira metade do século XVIII. O trabalho também busca situar Rodrigues Garcia em seu meio social, comercial e familiar, bem como analisar suas formas de confissão e resistência nos cárceres. Além disso, procurou-se observar diferentes práticas judaicas que foram identificadas pela Inquisição
- ItemLivre, autônoma e forte: a Associação Profissional de trabalhadoras domésticas do Estado da Bahia em luta por direitos trabalhistas (1976-1989)(Universidade do Estado da Bahia, 2023-06-05) Quinto, Deyse Vieira; Leal, Maria das Graças de Andrade; Castro, Mary Garcia; Barbosa, Andréa da Rocha Rodrigues PereiraA Associação Profissional de Trabalhadoras Domésticas da Bahia é parte de um movimento potente que se manifestou, principalmente a partir da década de 1960, como uma luta político-institucional de uma categoria de trabalhadoras insatisfeitas com a ausência de direitos trabalhistas diante do não reconhecimento da profissão, caracterizada pelo sexismo e racismo institucional e pelas marcas da escravidão. O foco de análise dessa dissertação foi a organização política das trabalhadoras domésticas do Brasil, através das experiências do grupo baiano. Investigou-se a partir de quais estratégias, formas de resistência e articulações as associações de trabalhadoras domésticas conquistaram direitos trabalhistas na Assembleia Nacional Constituinte de 1987/1988. Constatou-se que a participação na Constituinte foi possível porque as domésticas conseguiram organizar-se nacionalmente; traçar um projeto de país e uma concepção de cidadania; relacionar-se com diversos grupos sociais mantendo sua autonomia; ademais, construir uma identidade e memória coletiva; produzir uma leitura histórico crítica da realidade brasileira; conceituar o trabalho doméstico no capitalismo; atuar a partir de uma perspectiva pedagógica; e, principalmente, enfrentar o poder e privilégios daqueles que as subordinavam, os patrões. Alcançaram tanto a partir da construção, ao largo do processo nacionalização, de entendimentos que considerassem raça, gênero e classe como primordiais. Este momento tratou-se, portanto, do fazer-se enquanto classe das trabalhadoras domésticas do Brasil
- ItemOs capuchinhos bretões e a catequese aos índios cariris: estratégias e tensões às margens do Rio São Francisco(Universidade do Estado da Bahia, 2018-08-18) Abrahem, Emili Ferreira; Severs, Suzana Maria de Sousa Santos; Rocha, José GledisonEsta pesquisa tem como objetivo investigar a atividade missionária dirigida aos indígenas Cariris por parte dos capuchinhos franceses às margens do Rio São Francisco, na Capitania da Bahia, entre o período de 1642 a 1702, bem como identificar, nos relatórios deixados pelos missionários Martin de Nantes e Bernardo de Nantes, a organização da catequese e as tensões ocorridas em função do projeto evangelizador. Esses missionários, que não estavam vinculados ao Padroado Régio e sim a Sagrada Congregação da Propaganda Fide, além de serem súditos da coroa francesa, estabeleceram-se no Brasil, participaram da Guerra de Restauração de Pernambuco, e de forma ativa de levantes indígenas foram protagonistas de conflitos que envolveu o poder local e grandes latifundiários, construíram o hospício da ordem na cidade da Bahia e consolidaram atividade missionária junto aos índios Cariris, continuada por seus confrades italianos após sua expulsão.
- ItemBatuques do tabocal: a constituição das práticas de samba de roda numa comunidade rural (Santo Antônio de Jesus-Ba, 1960-1990).(Universidade do Estado da Bahia, 2021-12-15) Santos, Eliadson Ferreira Bernardo; Oliveira, Josivaldo Pires de; Doring, Katharina; Abib, Pedro Rodolpho JungersA pesquisa presente estuda historicamente a formação da zona rural do Tabocal e a presença das práticas do samba de roda no cotidiano da comunidade. O Tabocal é uma localidade predominantemente negra e que carrega características de uma comunidade remanescentes de quilombola. É próxima das margens do rio da Dona e pertencente a cidade de Santo Antônio de Jesus/Ba que fica no Recôncavo Sul da Bahia. No primeiro momento a proposta foi pensar a comunidade como um resultado das movimentações de famílias negras em busca de melhorias nas terras vizinhas do Recôncavo no Pós – abolição, em seguida, é contextuada a formação do samba de maneira mais ampla, pensando nas suas relações com o mundo Atlântico, seus diversos significados, momentos de repressão e as afinidades socioculturais entre a Bahia e o Rio de Janeiro no início do século XX. Além de analisar as estratégias de resistência, é entendida que as populações negras vindas para região do Tabocal trazem na memória organizações de sons ancestrais, com isso, no terceiro momento do texto é traçada uma abordagem sobre música (além dos sons) e a sociedade. Aqui é compreendido também o Samba de roda como uma linguagem que constitui vidas e tá presente na identidade dos grupos locais. Através de fontes orais, escritas e iconográficas é debatido o lugar desse samba de roda na cidade e as relações de poder inseridas nesse contexto. A metodologia participativa e alguns conceitos como identidade, etnografia, memória, hegemonia, ritmo e território são alicerces para compreendermos como se deram algumas experiências no samba de roda santoantoniense, priorizando o recorte temporal de 1960-1990