Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DEDC14
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Navegando Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DEDC14 por Assunto "Aprendizagem"
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- ItemAtividade lúdica: caminho para ressignificar a práxis pedagógica do ensino de Língua Portuguesa(2022-07-21) Cunha, Rebeca AlvesEsta pesquisa objetiva investigar o Lúdico no enisno de Língua Portuguesa. Inicialmente conceitua o lúdico como um recurso didático, que está além de propor apenas divertimento, ressalta sobre o jogo na educação com função educativa e também frisa sobre brincadeiras, as quais possibilitam aprendizagens. Em seguida, salienta como as atividades lúdicas são descritas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). E para melhor discussão, foi feita uma pesquisa de campo: análise de dados por meio de questões sobre o tema, a qual foi realizada com porfessores da rede pública no município de Valente- Ba. Para fundamentar esta pesquisa, baseou-se nas teorias dos seguintes autores: Luckesi (2002), Rau (2013), Kishimoto (2000), Gatti (2006) e o documento Base Nacional Comum Curricular (2018), dentre outros. Por meio dos estudos e pesquisas realizadas, observou-se que os jogos e as brincadeiras têm uma importância fundamental e significativa no desenvolvimento discentes, uma vez que as atividades lúdicas desenvolvem a concentração, a criatividade, as interações sociais de forma prazerosa e significativa, como também insdispensável auxílio pedagógico, sendo contextualizada significativamente, modifica a práxis do ser docente.
- ItemNavegando pela língua: o aparelho celular como recurso pedagógico na aprendizagem de língua inglesa na escola pública(Universidade do Estado da Bahia, ) Silva Neto, Maurício Máximo Da; Silva, Ludimilia Souza da; Ramos, Neila Roberta Carvalho; Cruz, Leticia Telles daO presente trabalho apresenta e demonstra o aparelho celular como um recurso pedagógico significativo para a aprendizagem de língua inglesa na escola pública. Tendo como objetivo principal expor as facilidades e potencialidades presente no dispositivo, as quais propiciam uma nova forma de ensinar e aprender contextualizada ao cenário atual e aos aspectos socioculturais dos aprendizes, o aparelho celular é um importante recurso tecnológico capaz de suprir as necessidades pedagógicas presente nas instituições de educação pública no Brasil. Desta forma, as reflexões abordadas neste trabalho, têm por intuito incentivar professores e alunos, e também governantes, a inserir esse grande recurso em suas práticas pedagógicas e estudos, para que se tenha uma aprendizagem participativa, dinâmica e efetiva.