Bacharelado em Educação Física - DCH4
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em Educação Física - DCH4 por Assunto "Aprendizagem"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemInfraestrutura das escolas rurais de educação básica do território do Sisal: análise dos municípios de Cansanção, Conceição do Coité, Ichu e Itiúba Jacobina.(UNEB, 2023-01-04) Miranda, Lorena Oliveira; Ramos, Michael Daian PachecoA importância da infraestrutura é relacionada à sua capacidade de influenciar a qualidade da educação, com prédios e instalações adequadas, bibliotecas, salas de leitura, espaços esportivos e laboratórios contribuindo para o desempenho dos alunos. Este artigo propõe uma análise da infraestrutura das escolas rurais de educação básica nos municípios de Cansanção, Conceição do Coité, Ichu e Itiúba, mostrando as principais carências desses municipios. A metodologia do estudo é descrita como quantitativa, utilizando microdados do Censo da Educação Básica relacionados às escolas rurais no Território do Sisal-Bahia. São definidas variáveis, como espaços internos e externos, serviços básicos e recursos materiais, para análise. O processo inclui o download dos dados do Censo Escolar 2021, seleção de escolas rurais no software SPSS versão 28 e análise estatística descritiva das variáveis. A análise comparativa dos municípios de Cansanção, Conceição do Coité, Ichu e Itiúba revela disparidades significativas na educação básica em 2022. Cansanção e Conceição do Coité mostram diferenças marcantes entre escolas urbanas e rurais em atividade, sugerindo desafios específicos na dinâmica educacional. Ichu destaca-se pela totalidade de escolas rurais ativas, enquanto Itiúba apresenta uma divisão mais equitativa. A infraestrutura revela divergências na presença de prédios escolares, com Cansanção e Conceição do Coité destacando-se. A distribuição geográfica das escolas revela especificidades, como Ichu concentrando-se em áreas de assentamento. A análise da acessibilidade e serviços básicos aponta para melhorias necessárias, enquanto a presença de equipamentos tecnológicos é notável, com algumas variações entre áreas urbanas e rurais. Esses resultados ressaltam a importância de estratégias educacionais e investimentos diferenciados para atender às necessidades específicas de cada região.
- ItemUm olhar Vigotskiano sobre a criança com transtorno do espectro autista no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de natação.(2022-12-13) Uzeda, Adiolane de Sena; Ramos, Michael Daian Pacheco; Borges, Rita de Cássia Roxane Ferreira; Silva, Osni Oliveira Noberto da; Silva, Lucineide OliveiraA presente pesquisa tem por objetivo analisar como ocorre o processo de ensino-aprendizagem das crianças com o Transtorno do Espectro Autista – TEA nas aulas de natação. Para alcançar esse objetivo, buscamos responder à seguinte questão norteadora: como acontece o processo de ensino-aprendizagem das crianças com o Transtorno do Espectro Autista – TEA nas aulas de natação? A Metodologia da pesquisa se baseia em um estudo qualitativo, e o caminho escolhido por nós foi o trabalho de campo, a partir da base epistemológica do Materialismo Histórico Dialético, para nos auxiliar a compreender objetivamente a realidade através das categorias totalidade e qualidade histórica e social do objeto investigado. O referencial teórico da pesquisa é da psicologia histórico-cultural com Vigotski (2001), Luria (2008) e Leontiev (2001), além dos referencias teóricos brasileiros da pedagogia histórico-crítica, com Saviani (2003), Martins (2013), Marsiglia (2013) e Duarte (2003). O lócus investigativo foi um espaço educativo de natação do município de Jacobina-Bahia. Os sujeitos da pesquisa foram duas professoras que ministram as aulas no espaço educacional de natação infantil e três familiares das crianças diagnosticadas com autismo que frequentam as aulas de natação. A técnica de coleta de dados foi através de questionários com perguntas abertas e fechadas encaminhadas por e-mail, e a realização de entrevistas presenciais, com a devida atenção e adequação para os critérios éticos de pesquisa. Concluímos que a criança com TEA é, acima de tudo, uma criança, que aprende e se desenvolve, e ter ou ser um sujeito que vive a sua neurodiversidade não deve ser elemento determinante e limitante das suas potencialidades, e assim foi possível compreender que as aulas de natação para crianças com TEA são fundamentais para seu aprendizado e desenvolvimento. A metodologia aplicada pelas professoras através de atividades lúdicas tem se mostrado eficaz para o aprendizado das crianças com espectro autista, sendo enriquecedor vivenciar essas experiencias no meio aquático, com a mediação dos professores e de outras crianças, contribuindo assim também para interação social da criança com TEA.
- ItemO processo de avaliação da aprendizagem na formação inicial: uma análise da formação de professores do curso de educação física na UNEB Campus IV.(2016-11-12) Costa, Edileuza Matos da Silva; Sousa, Rita de Cássia Roxane Ferreira Borges de; Silva, Itamar de Sousa; Miranda Filho, Vamberto FerreiraA presente pesquisa teve por finalidade analisar de que forma a avaliação da aprendizagem vem sendo conduzida na formação de professores de Educação Física da UNEB - Campus IV, bem como investigar quais as contribuições ou entraves no processo de ensino aprendizagem dos discentes. Quanto à metodologia, optou-se por uma pesquisa de abordagem qualitativa de caráter descritivo, além de caracterizar-se também como um estudo de campo e documental. Teve como universo de investigação discentes do curso de Educação Física do Campus IV. A amostragem contemplou oito graduandos de diferentes semestres, que, livremente, aceitaram participar da pesquisa e assinaram o TCLE. Para a coleta de dados, foram utilizadas entrevistas individuais e questionário construído, composto por 25 questões abertas, fechadas e múltipla escolha, contemplado os seguintes eixos: identificação pessoal, formação, avaliação da aprendizagem, condução metodológica, e fundamentação teórica. O trabalho foi construído em três capítulos. No primeiro capítulo, discorremos sobre avaliação da aprendizagem, a prática escolar baseada em exames escolares e ainda as teorias pedagógicas segundo Saviani. No segundo capítulo, tecemos uma avaliação do projeto curricular do curso, do regimento geral da UNEB e também das diretrizes curriculares para o ensino de graduação. No terceiro capítulo, apresentamos a metodologia utilizada, identificação e análise dos principais instrumentos avaliativos utilizados pelos docentes do curso de educação física do campus IV, Jacobina-Ba. Portanto, os resultados obtidos através da análise dos dados sobre a avaliação utilizada pelos docentes do curso de Educação Física do Campus IV apontam à necessidade de um agir diferente, buscando ressignificar a avaliação e empregá-la principalmente a favor de um processo de ensino/aprendizagem que favoreça a construção do conhecimento na Universidade.