Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado Profissional) em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado Profissional) em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT) por Assunto "Agricultura Familiar"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemMilho: textos e contextos de um tesouro alimentar e cultural no semiárido brasileiro(2023-11-25) Barbosa, Ana Christina Freire; Bomfim, Felipe Rodrigues; Spinola, Emanuela Oliveira; Santana, Francisco Cristiano Candido; Souza, Ítalo Alves Dourado de; Souza, Edi Tácito Almeida Rodrigues de; Mota, Juliany Mendes; Araújo, Fredson Rodrigues de; Martins, Peluzio Ferreira; Costa, Bruno Dourado Fernandes da; Andrade, Mateus Vinicius Vidal de; França, Lucas Belfort de; Alves, Selma Maria Rodrigues de AndradeEsse catálogo consiste em um produto da disciplina Cultura, Identidade e Território oferecida pelo Programa de Doutorado em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial do Campus UNEB/Juazeiro-BA, cujo objetivo corresponde a sistematização do conteúdo vivenciado a partir de um símbolo cultural do semiárido Nordestino. Tendo em vista o foco do Programa (Agroecologia e Desenvolvimento Territorial), o corpo discente optou por trabalhar “os textos e contextos” de um produto alimentar com importante destaque cultural, partícipe da construção simbólica identitária, regional, mas sobretudo da memória, compreendida enquanto fenômeno coletivo e social, construído coletivamente, em constante “vir a ser”, “(...) submetido a flutuações, mudanças constantes, constituinte do sentimento de identidade, continuidade em sua reconstrução em si” (Pollak, 1992, p. 08 -10). Muitos itens alimentares poderiam ocupar esse espaço, entretanto, um cereal advindo das Américas e disseminado pelas mãos dos povos originários em nosso país, incorporado na alimentação da população brasileira, que assumiu no Nordeste o seu real significado, “o sustento da vida”, em todos os aspectos - alimentar, histórico, social, econômico e cultural - assim denominado o milho, será refletido nesse trabalho (Embrapa, 2008).
- ItemSistema de informação e desenvolvimento rural para a Bacia do Rio Grande(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-31) Dornelles, Ramão Jorge; Silva, Marcos Antonio Vanderlei; Lopo, Alexandre Boleira; Bomfim, Felipe Rodrigues; Soares Neto, Joaquim Pedro; Cajavilca, Erick Samuel RojasTendo como tema o Desenvolvimento Rural Territorial (DRT) e como objeto de estudo a Agricultura Familiar do Território de Identidade da Bacia do Rio Grande (TI-BRG), o presente trabalho teve como objetivo geral desenvolver o Sistema de Informação da Agricultura Familiar – SIdAF. Ainda, diante da temática apresentada, este trabalho criou e calculou um índice de desenvolvimento rural (IDR) para cada um dos 14 municípios do território, referente ao ano de 2010. Os objetivos foram alcançados com uma pesquisa interdisciplinar qualitativa através de um estudo de caso exploratório. O IDR, seus subíndices e suas variáveis foram definidos a partir de um estudo realizado junto a uma amostra de trabalhos relevantes sobre a temática do índice de desenvolvimento rural. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do SIdAF resultou de uma construção apoiada sobre a metodologia utilizada por um elenco de trabalhos semelhantes, definidos como um referencial paradigmático metodológico. O IDR é uma média aritmética padronizada do Índice de População (IPOP), Índice de Bem Estar Social (IBES), Índice Econômico (IECO) e índice de Meio Ambiente (IMA), cujo resultado classifica o município de acordo com a escala adotada para o IDH. O SIdAF resultou numa aplicação web para apoiar o desenvolvimento rural do Território de Identidade da Bacia do Rio Grande, divulgando informações e promovendo ações que subsidiem o processo decisório de agentes públicos e privados, na formulação, gestão e acesso às políticas públicas para a agricultura familiar, além de viabilizar o cadastramento dos agricultores do território. A composição do IDR dos municípios aponta possíveis fontes de desigualdade entre os municípios que compõem o território, situação apresentada na problematização da pesquisa.