Licenciatura em Pedagogia - DCH9
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Pedagogia - DCH9 por Assunto "Aprendizagem"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA ludicidade na prática pedagógica da educação infantil em uma creche no municipio de Barreiras– BA(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-15) Pinheiro, Cassia Ludimila Santos Almeida; Barreto, Fabiola Veras; Carvalho, Ana Jovina Oliveira Vieira de; Santos, Jânia Cardoso dos; Figueiredo, Márcia RasiaEste trabalho de Conclusão de curso de Pedagogia do Departamento de Ciências Humanas, campus IX da Universidade do Estado da Bahia, tem como objeto de pesquisa investigar de que forma a ludicidade está presente na Prática Pedagógica da educação infantil para garantir os direitos de aprendizagem previsto na BNCC, nas turmas da creche pesquisada no município de Barreiras. Para tanto investigamos de que forma a ludicidade está presente na Prática Pedagógica das turmas de educação infantil. Nessa mesma linha traz como objetivos específicos descrever como as propostas pedagógicas da creche pesquisada garantem os direitos de aprendizagem da criança preconizados pela BNCC e como a ludicidade contribui no seu processo de desenvolvimento e aprendizagem na educação infantil, Analisamos como ludicidade está presente na pratica pedagógica docente da Educação Infantil, a influência no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, e identificamos os pontos comuns e divergentes das propostas pedagógicas pesquisadas , quanto a garantia de direito de aprendizagem das crianças na educação infantil, e de que forma o lúdico está presente nessas propostas. Trata- se de uma pesquisa de campo com uma abordagem qualitativa, com levantamento através de entrevistas, questionários e visita em observação in lócus. Participaram três professoras e uma coordenadora pedagógica. Os principais teóricos que fundamentaram nosso trabalho foram: D´Avila (2018), Maluf (2022) e Kishimoto (2017). A pesquisa proporcionou informações de grande relevância mostrando a importância do brincar como um instrumento essencial no desenvolvimento da criança, tendo em vista que mais do que lazer e diversão, o brincar é aprendizagem.
- ItemAfetividade na Educação Infantil:A importância do afeto no processo de ensino-aprendizagem(2021-07-13) Siqueira, Eliete de Oliveira; Sampaio, Janie dos Santos CoimbraO presente trabalho apresenta uma reflexão sobre a afetividade, a partir de estudos sobre o tema realizados no período de 2019 a 2021, buscando investigar para compreender qual a importância da afetividade no processo ensino-aprendizagem de crianças da educação infantil. Nesse sentido, trabalhamos com os seguintes objetivos específicos: compreender a afetividade na educação infantil; explicar a importância da afetividade na relação professor/aluno e caracterizar as manifestações afetivas da educação infantil que interferem no processo ensino-aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica que utilizou alguns referenciais teóricos, dentre eles podemos citar Piaget e Wallon. Este estudo é importante na medida em que consegue identificar aspectos para compreender a importância da afetividade no processo ensino-aprendizagem.
- ItemAs contribuições da literatura para efetivação do trabalho pedagógico proposto pela Base Nacional Comum Curricular-BNCC para educação infantil(2022-07-26) Silva, Jane dos Santos; Barros, Rosane Cordeiro EvangelistaO presente estudo teve como objetivo geral investigar de que maneira a literatura pode contribuir para a efetivação da proposta da Base Nacional Comum Curricular -BNCC para o trabalho pedagógico da educação infantil. Para tanto, destacamos a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB e a BNCC, esta última apresentam os campos de experiências que devem ser desenvolvidos nessa etapa da educação básica. Neste estudo ainda destacamos Coelho e Abramovitch e, brevemente desenvolvimento da criança segundo Piaget e Vygotsky. Enfatizamos também a importância da literatura que tem sido considerada por vários estudiosos e documentos como uma ferramenta que contribui para o trabalho com crianças, pois favorece a imaginação, a criatividade, a integração entre os aspectos físicos, emocionais, afetivo cognitivos/linguísticos e sociais. Nesse sentido, apresentamos a proposta de trabalho com 4 livros de Literatura Infantil articulando os 5 campos de experiência propostos pela BNCC desenvolvendo um planejamento articulado e uma discussão fundamentada. A pesquisa utilizada foi a bibliográfica com abordagem qualitativa que possibilita fundamentos, mas também a criação e discussão. Podemos concluir que a literatura aliada aos campos de experiencia da BNCC, quando bem planejados contribui efetivamente para o desenvolvimento integral das crianças da educação infantil. Vale salientar que os docentes devem estar habilitados a fazer esse papel, utilizando os múltiplos saberes, visando uma proposta coerente que atenda as crianças dessa primeira etapa da educação básica.
- ItemUm olhar pedagógico sobre as emoções das crianças na educação infantil(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-09) Silva, Angélica Patrícia da, Angélica; Nogueira, Gisléia Araújo, Gisléia; Matos, Aline Teixeira de, Aline; Pereira, Neiva dos Santos; Besnosik, Raquel Lima, RaquelO estudo teve como objetivo a análise da importância das emoções das crianças no trabalho dos professores da educação infantil. Com essa finalidade, identificamos o sentido das emoções no contexto do trabalho pedagógico, tendo em vista a compreensão da aprendizagem e desenvolvimento humano de maneira completa com destaque para as emoções ao público infantil. Em seguida, fizemos um exame para um aprendizado de sucesso no ambiente escolar, deve exibir dois sistemas operativos o cognitivo sendo este segundo a sociedade o mais importante, mas se faz necessário também o emocional e o social para assim ocorrer da melhor maneira uma aprendizagem por completo. Os principais autores que fundamentaram nossa pesquisa foram: Wallon (1986), Vygotsky (1993), Goleman (2011), Cunha (2012). Escolhamos pela abordagem qualitativa e o tipo de pesquisa foi a bibliográfica. A conclusão desse trabalho apresentou uma reflexão sobre as práticas utilizadas corretamente por professores em sala de aula visando de como os alunos possam controlar suas próprias emoções.