Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH5
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH5 por Palavras-chave "Contexto remoto"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemNovas tecnologias e ensino remoto de língua portuguesa em tempos pandêmicos: entre urgências e desafios do ensinar e do aprender(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-11) Oliveira, Thailana Souza de; Silveira, Sinéia Maia Teles; Quadros, Carla de; Andrade, Patrícia RibeiroO presente trabalho tematiza o ensino de Língua Portuguesa e Literaturas mediado pelas novas tecnologias e mídias digitais, em contexto remoto pandêmico por COVID-19. Para tanto, tem como objetivos investigar as estratégias metodológicas empregadas pelas/os professoras/es para ensinar língua e literaturas nesse período. O foco da pesquisa recai especialmente na utilização das novas tecnologias, no processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa na educação básica em contexto remoto emergencial, não presencial, de modo a entender em que medida essas ferramentas potencializaram uma efetiva prática docente em espaço virtual, mediada pelo uso das tecnologias e redes sociais a ela associadas, principalmente pelo aplicativo WhatsApp. Em termos metodológicos, foi efetivada uma pesquisa de campo por meio da aplicação de entrevistas semiestruturadas, aplicadas presencialmente, elegendo como sujeitos o corpo docente e discentes do Colégio Estadual Democrático Dr. Rômulo Almeida do 1°ano do Ensino Médio, do município de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano. Em termos teóricos, o estudo dialoga com Moran (1993), Marcuschi (2010), Rojo (2012), Pierre Lévy (2013), Coscarelli (2016), dentre outros. Conclusivamente, a partir dos dados coletados e analisados à luz da teoria, a pesquisa propôs uma reflexão acerca das estratégias metodológicas empregadas pelas/os docentes no processo ensino e aprendizagem na mediação do ensino de língua e literatura no contexto pandêmico, evidenciando os contributos e legados dessa experiência para o ensino presencial pós-pandemia.