Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Intervenção Educativa e Social (PPGIES)
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Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Intervenção Educativa e Social (PPGIES) por Palavras-chave "Currículo"
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- ItemEducação infantil do/no campo no município de Tucano-BA: formação, práticas pedagógicas e aprendizagens de crianças de escolas rurais(Universidade do Estado da Bahia , 2024-03-22) Maciel, Arlete Miranda Amancio, Arlete; Coelho, Patrícia Júlia Souza, Patrícia Júlia; Torres, Claudia Regina de Oliveira Vaz, Claudia Regina; Orrico, Nanci Rodrigues , NanciEsta pesquisa, de abordagem qualitativa, analisa a trajetória de vida e formação de professoras da Educação infantil. Teve como locus o Núcleo escolar Arlindo Dantas, no município de Tucano-BA, interior da Bahia, Território do Sisal. Intentou compreender como os processos de formação continuada das professoras de Educação Infantil, referenciados no Documento Curricular Referencial de TucanoBA, reverberam nas práticas pedagógicas de uma escola pública do campo e dialogam com as experiências socioculturais das crianças de localidades rurais. Esta pesquisa objetivou também analisar o Referencial Curricular do Município de Tucano; realizar um Curso de extensão, de caráter formativo-investigativo, com as professoras da Educação Infantil do/no campo em uma escola nucleada do município de Tucano-BA; discutir proposições e estratégias para a participação efetiva das professoras do campo da educação infantil na construção de seu currículo, de forma articulada com o DCRMT para as Escolas do Campo; e produzir, com as professoras da Educação Infantil, um roteiro didático para a Educação infantil do campo. Para tanto, buscando compreender as concepções de infância e infâncias do campo, subsidia-se nos estudos de Coelho (2010;2019), Silva e Paschu (2010; 2012), Corsaro (2011) e Sarmento (2006). Currículo e Formação continuada em Macedo (2004; 2009; 2013; 2020) e Arroyo (2007; 2008; 2013; 2021) e metodologia (auto)biográfica em Souza (2004; 2014), Josso (2004; 2006; 2007) e Nóvoa (2002, 2014), e para a análise interpretativa-compreensiva, em Ricoeur (1976; 1988; 2002; 2010; 2014), entre outros teóricos que subsidiaram as discussões e a análise. O desenvolvimento desta pesquisa, ancorado na abordagem (auto)biográfica, teve as narrativas de nove professoras da Educação infantil do campo como dispositivo formativo e método investigativo, com a perspectiva que num ato reflexivo de sua trajetória de vida, formação e atuação, as concepções de infâncias do campo possam reverberar na construção de um currículo escolar que dialogue com as infâncias presentes nas escolas do campo. A pesquisa interventiva foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa, sob o número CEP – Autorização 5.937.397. Os resultados que ecoaram de um curso de extensão foram estruturados em cinco eixos temáticos, a saber: Infâncias rurais; Ser professora da Educação Infantil do Campo; Currículo escolar e prática pedagógica para a Educação infantil do Campo; Livro didático, políticas públicas de formação continuada e o ato curricular para a Educação Infantil do Campo; e Narrativas formativas das professoras da Educação Infantil do Campo. Desses eixos temáticos emergiu o produto desenvolvido com as colaboradoras da pesquisa, por meio de suas narrativas de vida/formação, intitulado Roteiros Didáticos: do cultivo das pequenas plantações à cultura do letramento no contexto de localidades rurais de Tucano-BA”, evidenciando que este se constitui uma opção de material didático para as escolas públicas do campo do município de Tucano, inaugurando uma prática inovadora de formação continuada, ao passo que as professoras, ao final de sua formação, construíram coletivamente propostas curriculares, tendo a empiria como ponto de partida para vivenciar os conhecimentos da matemática e da palavra escrita, sobretudo para vivenciar uma prática de valorização e pertencimento da identidade das crianças e suas comunidades.
- ItemNovo ensino médio na Bahia: contribuições do componente projeto de vida para/na formação de jovens de uma escola pública do semiárido nordeste II(Universidade do Estado Da Bahia, 2023-03-08) Medeiros, Rosa Maria de Oliveira; Torres, Mônica Moreira de Oliveira; Amorim, Ivonete Barreto de; França, Elisete Santana da CruzEsta pesquisa apresenta como objeto de estudo as contribuições do componente Projeto de Vida ofertado no currículo do Novo Ensino Médio, no contexto da formação de jovens do 2º ano, de uma escola pública do Semiárido Nordeste II. Apresenta como problema a questão: De que forma o componente Projeto de Vida implementado no Currículo do Novo Ensino Médio contribui para/na formação contextualizada de jovens estudantes de uma escola pública no Semiárido Nordeste II? O objetivo geral visa compreender e analisar como o componente Projeto de Vida no currículo do Novo Ensino Médio contribui para/na formação contextualizada de jovens de uma escola pública do Semiárido Nordeste II. Buscando oportunizar o seu desenvolvimento elencamos os seguintes objetivos específicos: a)Historicizar a trajetória do Ensino Médio na Educação Básica e suas concepções de currículo; b) Refletir sobre o currículo do Ensino Médio e o Protagonismo Juvenil; c) Identificar demandas formativas de estudantes tendo em vista a elaboração coletiva de Agenda Temática para o componente Projeto de Vida no currículo do Ensino Médio; d) Implementar oficinas formativas com professores e estudantes do Ensino Médio e construir de forma dialogada a Agenda Temática para o componente Projeto de Vida. A pesquisa é de cunho qualitativo, que visa compreender algumas ideias, sentidos produzidos pelos sujeitos e se configurou também como aplicada, através de coletas de dados provenientes de uma entrevista semiestruturada realizada através de questionários os quais fundamentaram o planejamento e vivência de cinco oficinas pedagógicas. As oficinas fomentaram exploração de temáticas e novas demandas formativas com a participação dos sujeitos da pesquisa: oito estudantes e dois professores que lecionam o componente Projeto de Vida. A análise e a interpretação das informações, foram feitas a partir da análise de conteúdo. A Pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética sob o número CEP - Autorização nº 5.431.391. Com o estudo, reconhecemos o potencial pedagógico do produto final desta pesquisa, a Agenda temática, visto que apresenta aspectos didáticos, pedagógicos, ideias propositivas para o estudo do componente Projeto de Vida, respeitando as especificidades territoriais, culturais e identitárias dos estudantes do 2º ano do ensino médio, envolvidos na pesquisa. Os resultados da pesquisa apontam para a importância da participação dos estudantes na definição das temáticas que configurarão o planejamento dos componentes projeto de vida indicando a relevância do mesmo para a formação e elaboração de projetos de futuro dos estudantes. Indica ainda ser fundamental conceber o currículo do novo ensino médio de forma contextualizado e elaborado coletivamente, se configurando, portanto como espaço de construção de conhecimento pelos sujeitos que dele participam. Destaca ainda a além da importância da Educação Integral no Ensino Médio, que requer participação dos estudantes na proposição de um currículo contextualizado, atento às demandas da juventude e que contribua para o protagonismo juvenil na formação e na construção de projetos de vida.