Licenciatura em Pedagogia - DCH9
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Navegando Licenciatura em Pedagogia - DCH9 por Palavras-chave "Aprendizagem"
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- ItemA ludicidade na prática pedagógica da educação infantil em uma creche no municipio de Barreiras– BA(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-15) Pinheiro, Cassia Ludimila Santos Almeida; Barreto, Fabiola Veras; Carvalho, Ana Jovina Oliveira Vieira de; Santos, Jânia Cardoso dos; Figueiredo, Márcia RasiaEste trabalho de Conclusão de curso de Pedagogia do Departamento de Ciências Humanas, campus IX da Universidade do Estado da Bahia, tem como objeto de pesquisa investigar de que forma a ludicidade está presente na Prática Pedagógica da educação infantil para garantir os direitos de aprendizagem previsto na BNCC, nas turmas da creche pesquisada no município de Barreiras. Para tanto investigamos de que forma a ludicidade está presente na Prática Pedagógica das turmas de educação infantil. Nessa mesma linha traz como objetivos específicos descrever como as propostas pedagógicas da creche pesquisada garantem os direitos de aprendizagem da criança preconizados pela BNCC e como a ludicidade contribui no seu processo de desenvolvimento e aprendizagem na educação infantil, Analisamos como ludicidade está presente na pratica pedagógica docente da Educação Infantil, a influência no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, e identificamos os pontos comuns e divergentes das propostas pedagógicas pesquisadas , quanto a garantia de direito de aprendizagem das crianças na educação infantil, e de que forma o lúdico está presente nessas propostas. Trata- se de uma pesquisa de campo com uma abordagem qualitativa, com levantamento através de entrevistas, questionários e visita em observação in lócus. Participaram três professoras e uma coordenadora pedagógica. Os principais teóricos que fundamentaram nosso trabalho foram: D´Avila (2018), Maluf (2022) e Kishimoto (2017). A pesquisa proporcionou informações de grande relevância mostrando a importância do brincar como um instrumento essencial no desenvolvimento da criança, tendo em vista que mais do que lazer e diversão, o brincar é aprendizagem.
- ItemA prática do xadrez como ferramenta pedagógica para a aprendizagem de crianças com TDAH(Universidade do Estado da Bahia, 0025-07-17) Bastos Junior, Altamir da Costa; Besnosik, Raquel lima; Matos, Aline Teixeira de; Quadros, Tatiane Alves Gusmão deO presente trabalho aborda a prática do xadrez como ferramenta pedagógica voltada para a aprendizagem de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). O objetivo da pesquisa foi identificar as habilidades cognitivas mobilizadas durante o jogo de xadrez, compreender como as especificidades do TDAH interferem no processo de aprendizagem e analisar de que maneira a prática do xadrez pode favorecer esse processo. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, com delineamento exploratório-experimental. Para a coleta de dados, foi criado um grupo focal composto por crianças diagnosticadas com TDAH. A análise dos dados observados dos alunos durante as aulas e das entrevistas feitas antes e após o grupo focal, foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados indicaram que o xadrez contribuiu para o desenvolvimento da atenção, memória, tomada de decisões e autorregulação, apontando para o potencial pedagógico do jogo na educação inclusiva.
- ItemO brincar e as brincadeiras no processo de aprendizagem da criança na educação infantil uma análise sob a perspectiva dos professores(Universidade do Estado da Bahia, 0025-08-06) Silva, Alessandra Serpa da; Tiano, Saionara dos Santos; Wanderley, Marta Maria Silva de Faria; Carvalho, Ana Jovina Oliveira Vieira de; Oliveira, Aderian Messias deEste trabalho tem como objetivo analisar a importância do brincar e das brincadeiras no processo de aprendizagem das crianças na Educação Infantil, a partir da percepção dos professores. A pesquisa do brincar e da brincadeira como elementos importantes para o desenvolvimento integral da criança, abrange aspectos cognitivos, emocionais, sociais e motores. Foi adotada uma abordagem qualitativa de pesquisa, utilizando entrevistas com docentes como principal instrumento de coleta de dados. Participaram da pesquisa 05 professores de educação infantil de uma rede particular da cidade de Barreiras-Bahia. Como suporte teórico o estudo teve como principais teóricos Kishimoto (2008), Base Nacional Comum Curricular (2017), Moylles (2002), dentre outros. Os resultados revelam que o brincar vai além do simples, sendo uma prática pedagógica significativa que estimula a criatividade, a autonomia e o aprendizado. Constatou-se que, quando as brincadeiras são planejadas de forma intencional e respeitam os interesses infantis, elas se tornam ferramentas essenciais no processo educativo. O estudo reforça a necessidade de valorizar o brincar como parte fundamental da prática docente na Educação Infantil.
- ItemUm olhar pedagógico sobre as emoções das crianças na educação infantil(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-09) Silva, Angélica Patrícia da, Angélica; Nogueira, Gisléia Araújo, Gisléia; Matos, Aline Teixeira de, Aline; Pereira, Neiva dos Santos; Besnosik, Raquel Lima, RaquelO estudo teve como objetivo a análise da importância das emoções das crianças no trabalho dos professores da educação infantil. Com essa finalidade, identificamos o sentido das emoções no contexto do trabalho pedagógico, tendo em vista a compreensão da aprendizagem e desenvolvimento humano de maneira completa com destaque para as emoções ao público infantil. Em seguida, fizemos um exame para um aprendizado de sucesso no ambiente escolar, deve exibir dois sistemas operativos o cognitivo sendo este segundo a sociedade o mais importante, mas se faz necessário também o emocional e o social para assim ocorrer da melhor maneira uma aprendizagem por completo. Os principais autores que fundamentaram nossa pesquisa foram: Wallon (1986), Vygotsky (1993), Goleman (2011), Cunha (2012). Escolhamos pela abordagem qualitativa e o tipo de pesquisa foi a bibliográfica. A conclusão desse trabalho apresentou uma reflexão sobre as práticas utilizadas corretamente por professores em sala de aula visando de como os alunos possam controlar suas próprias emoções.