Licenciatura em Letras - Língua Espanhola e Literaturas - DCH5
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- ItemAnálise da tradução do salmo 23 da bíblia cristã em língua portuguesa e língua espanhola(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-08) Oliveira, Raiane Batista de; Filho, José Francisco da Silva; Neto, João Evangelista do Nascimento; Azpeitia, Juan IgnacioO presente trabalho tem por proposta analisar a história da tradução e seu conceito, baseado no ponto de vista de alguns teóricos, e comparar a tradução do Salmo 23 da Bíblia Cristã em duas versões: a Almeida Revista e Corrigida, versão em Português escrita por João Ferreira de Almeida; e a Reina Valera, versão em Espanhol, escrita por Casiodoro de Reina e revisada por Cipriano de Valera. Através da análise comparativa entre elas, foi discutido sobre as possíveis semelhanças e diferenças em suas traduções.
- ItemA afetividade na relação professor-aluno no curso de letras - Língua Espanhola e Literaturas do DCH-V da UNEB(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-08) Santos, Elinara Barbosa Alves dos; Mariano, Luciana Vieira; Neto, João Evangelista do Nascimento; Ignacio, JuanO presente trabalho trata-se a respeito das emoções na relação professor-aluno. O termo professor-aluno remete a um elemento fundamental nessa relação, a interação. O interesse pelo tema proposto surgiu no semestre 2016.2 onde pude perceber que a afetividade é essencial no processo de ensino e aprendizagem para que o aluno se sinta motivado e incentivado. Dessa observação surge a pergunta dessa pesquisa: Quais são as percepções de docentes e discentes acerca da importância da afetividade no processo de formação de professores no curso de Letras – Língua Espanhola e Literaturas do DCH-V da UNEB? Assim, o objetivo geral desse trabalho consistiu em compreender as percepções desses sujeitos acerca da importância da afetividade no processo de formação de professores desse curso e, para obter os resultados foi necessário discutir o papel da afetividade na relação professor-aluno; observar as concepções de afetividade e sua importância para docentes e discentes do curso de Letras – Língua Espanhola e Literaturas do DCH-V da UNEB e, analisar a partir dessa observação, a percepção dos mesmos acerca desse tema. Os autores que fundamentaram esse trabalho foram Wallon (2007), Chalita (2014), Freire (2003), Cunha (2017), Piaget (1896-1980), Sarráis (2018), Goleman (1995). A pesquisa desenvolvida neste trabalho foi de caráter qualiquantitativa na qual o procedimento utilizado para a coleta de resultados foi um questionário semiestruturado. Os resultados indicam que a presença da afetividade na relação de professor-aluno permite que os alunos se sintam mais confiantes e motivados a continuar seus cursos e superar suas dificuldades.
- ItemO estágio supervisionado como espaço de desenvolvimento do senso crítico reflexivo(Universidade do Estado da Bahia, 2021-12-06) Alvaia, Marta Carine Oliveira; Mariano, Luciana Vieira; Mercês, Daiana de Araújo de Lima das; Silva, Rosana SouzaO fator motivador desse trabalho foi a minha primeira experiência em sala de aula e as contribuições da disciplina Estágio Supervisionado I para o desenvolvimento e aprimoramento do meu senso crítico-reflexivo e para minhas novas vivências na sala de aula. Desse fator motivador surgiu o objetivo geral compreender qual é a importância do estágio supervisionado para os alunos e egressos do curso de Letras – Língua Espanhola e Literaturas para o desenvolvimento de seu senso crítico/reflexivo. Os objetivos específicos consistiram em discutir o papel do Estágio Supervisionado na formação de professores e dos professores de E/LE, realizar um levantamento dos alunos do curso de Letras Língua Espanhola e Literaturas que já realizaram o Estágio Supervisionado I, que corresponde ao estágio de observação do curso e observar que reflexões têm sido geradas por esses alunos a partir desse estágio. Através de uma Pesquisa Qualitativa, que utilizou como procedimento a Pesquisa de Campo e como instrumento de coleta de dados o questionário, concluímos que estudantes e egressos desse curso reconhecem a importância do Estágio Supervisionado para o desenvolvimento do seu senso crítico-reflexivo e percebem essa contribuição a partir da possibilidade de refletir e avaliar a prática do professor de E/LE.
- ItemA formação de professores de E/Le para a inclusão de alunos com deficiência na escola regular(Universidade do Estado da Bahia, 2021-12-06) Machado, Everton Almeida; Mariano, Luciana Vieira; Lopes, Angélica Sílvia de Jesus; Mercês, Daiana Araújo de Lima dasO presente trabalho, intitulado A formação de professores de E/LE para inclusão de alunos com deficiência na escola regular, pauta-se na discussão e análise da formação dos discentes e egressos do curso de Letras – Língua Espanhola e Literaturas do Departamento de Ciências Humanas - Campus V da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) que tem como fator motivador o meu trabalho como cuidador/ auxiliar de um aluno com deficiência. E nesse contexto trago como objetivo geral compreender se os egressos e os alunos desse curso se sentem preparados para trabalhar com a inclusão de alunos com deficiência. Foi realizada, nesse estudo, a discussão da formação de professores, da formação de professores de ensino de língua espanhola e a inclusão de alunos com deficiência e a avaliação se os egressos e alunos consideram que os conteúdos relacionados à educação inclusiva foram suficientes para prepara-los para a inclusão do aluno com deficiência. A metodologia da pesquisa está inserida no método qualitativo. O instrumento de geração de dados dessa pesquisa foi um questionário. O resultado dessa pesquisa reafirma que o Curso de Letras – Língua Espanhola e Literaturas do Departamento de Ciências Humanas - Campus V do DCH-V não prepara os alunos para trabalhar com a educação inclusiva.
- ItemAnálise de erros realizados por estudantes do curso de licenciatura em letras com Espanhol(Universidade do Estado da Bahia, 2021-12-08) Conceição, Caroline dos Santos; Silva, Dayana Karla Barbosa da; Mariano, Luciana Vieira; Paim, Maria Avani NascimentoO presente estudo teve como objetivo geral, desenvolver e analisar os principais erros cometidos por estudantes do curso de Licenciatura em Letras com Espanhol em seu processo de produção escrita. A metodologia empregada trata-se de uma pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo de caráter qualitativa/quantitativa. Esta pesquisa fundamentou-se na análise dos principais erros cometidos pelos discentes de Língua Espanhola (LE), no seu processo de produção escrita. Utilizamos o questionário estruturado, seguido da produção de um texto escrito em língua espanhola com o tema único, “O impacto da pandemia COVID-19 na sua vida’’, onde pudemos analisar e classificar os erros cometidos por esses aprendizes, verificando até que ponto a influência da língua materna (LM), pode interferir no ensino e aprendizado em uma língua estrangeira. Para tanto se fez necessário a discussão de fatores relacionados à aquisição/aprendizagem de uma língua estrangeira, a interlíngua e análise de erros. O local de investigação foi a Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Ciências Humanas - Campus V do Colegiado de Letras- Língua Espanhola e Literaturas. Os sujeitos da pesquisa foram as graduandas do 8º semestre do curso de Espanhol que estavam no nível avançado da língua Espanhola.
- ItemAs imagens pictóricas de Frida Kahlo como ferramenta de ensino do Espanhol(Universidade do Estado da Bahia, 2022-01-05) Jesus, Silvania Ribeiro de; Filho, José Francisco da Silva; Lopes, Angélica Silva de Jesus; Mariano, Luciana VieiraEste trabalho trata-se em verificar o uso de artes plásticas como ferramenta de ensino do espanhol como língua estrangeira. Seu objetivo geral é mostrar como as imagens pictóricas produzidas por Frida Kahlo podem ser utilizadas como estratégias didáticas para professores de espanhol e, para obter os resultados, foi necessário: discutir sobre artes plásticas e ensino de línguas; analisar vida e obra da pintora Frida Kahlo, assim como o contexto histórico de seu país; apresentar uma sequência didática de aula de ELE utilizando pinturas dessa artista mexicana. Para fundamentação teórica recorremos a autores como Santos (2003), Sousa (2013) Nunes (2019), Herrera (2011) Paraquett (2004), Brognoli (2009). Para isso, fizemos tanto pesquisa bibliográfica como pesquisa de campo, que se deu em forma de uma oficina para alunos iniciantes da língua espanhola. O resultado final desse estudo demonstrou que as obras da artista podem servir como ferramenta para auxiliar o professor nas aulas de espanhol básico, por apresentarem uma riqueza temática que pode ser aplicada no ensino e aprendizagem de Espanhol Básico, como Língua Estrangeira (E/LE).
- ItemO acesso e permanência de estudantes TEA nos cursos de língua estrangeiras no DCH V(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-19) Costa, Rayza Fonseca de Araujo; Mariano, Luciana Vieira; Silva, Rosana Souza; Ricardo, Nayla Rodrighero Lima PedrosoO interesse por desenvolver esta pesquisa surgiu através da curiosidade de entender o motivo das dificuldades dos aprendizes brasileiros na pronúncia da língua espanhola, e por notar que mesmo em níveis mais avançados nas Licenciaturas de Letras-Espanhol as dificuldades permanecem. Dessa forma surge a pergunta dessa pesquisa: Em que medida a aprendizagem do componente fônico contribui na pronúncia da língua espanhola? Portanto, foi estabelecido como objetivo geral evidenciar a contribuição do componente fônico para aprendizagem da pronunciação da língua espanhola para estudantes brasileiros, assim, foram determinados os seguintes objetivos específicos: 1. Apresentar as bases teóricas responsáveis por explicar a aprendizagem fônica 2. Evidenciar as dificuldades de percepção e produção dos sons vocálicos de E/LE por brasileiros e 3. Verificar como pesquisas recentes se utilizaram da fonética e ou fonologia, para resolver dificuldades de pronúncia de brasileiros aprendendo espanhol. Para conseguir alcançar tais objetivos foi escolhida a pesquisa bibliográfica de natureza exploratória como proposta metodológica. Através do estudo realizado foi concluído que a aprendizagem do componente fônico quando feita de modo assertivo contribui muito na pronúncia da língua espanhola, uma vez que permite que o aprendiz tenha conhecimentos suficientes que o possibilite perceber características da LE que são diferentes da LM. O que é essencial na aprendizagem da língua espanhola por brasileiros por conta da interfonologia existente entre o PB e o espanhol.
- ItemA história da (des)Inserção da língua espanhola no currículo da educação brasileira(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-19) Brito, Gislane Silva; Mariano, Luciana Vieira; Ricardo, Nayla Rodrighero Lima Pedroso; Silva, Rosana SouzaO interesse pelo desenvolvimento de uma pesquisa com esse tema surgiu a partir do contato com questões relacionadas à oferta da língua espanhola na Educação Básica no componente curricular Políticas Públicas ofertado no quarto semestre do curso de Letras – Língua Espanhola e Literaturas do Departamento de Ciências Humanas – Campus V da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). A partir desse contato, surge o objetivo geral desse estudo que consiste em compreender as percepções dos professores de E/LE em formação acerca da importância da oferta do espanhol nas escolas e dos prejuízos da não obrigatoriedade dessa oferta e, para isso, foi necessário avaliar a importância da língua espanhola e a história de sua oferta na educação brasileira e observar as percepções de professores em formação acerca do contexto de (não) oferta da língua espanhola na Educação Básica. Essa pesquisa está fundamentada na Lei 9.394, na Lei 11.161/05, na Lei 13.415 e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e em autores que tratam da importância da oferta da língua espanhola na Educação Básica. Para a realização deste trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental. Concluímos que os participantes da pesquisa estão cientes da luta para a reinserção da mesma no currículo da educação brasileira e reconhecem que a falta dessa oferta traz prejuízos para a vida profissional, pessoal e intercultural dos alunos.
- ItemDa cultura na formação dos professores de E/Le à possibilidade do trabalho com a interculturalidade nas aulas de Espanhol na educação básica(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-19) Santos, Laís Ferreira dos; Mariano, Luciana Vieira; Ricardo, Nayla Rodrighero Lima Pedroso; Silva, Rosana SouzaO fator motivador dessa pesquisa foi o meu contato com estudantes a partir da realização de um Estágio Supervisionado e a observação, através dessa experiência, de que a inserção de conteúdos referentes às culturas dos povos de LA pode tornar o aprendizado de uma LE mais significativo e motivador. Surge assim o problema dessa pesquisa: Como a cultura tem sido trabalhada na formação dos professores de E/LE e como esses professores observam a possibilidade de trabalhar a interculturalidade nas aulas de espanhol a partir da celebração do Dia dos Mortos no México e do Dia de Finados no Brasil? Dessa forma seu objetivo geral consiste em compreender como a cultura tem sido trabalhada nessa formação e como esses professores observam a possibilidade de trabalhar a interculturalidade nas aulas de espanhol a partir dessas celebrações e, para tanto, foi necessário: discutir a importância da cultura no ensino de E/LE e observar como a cultura é trabalhada no curso de graduação de Letras – Língua Espanhola e Literaturas do Campus V da UNEB e as percepções dos alunos desse curso sobre a possibilidade de trabalhar a interculturalidade a partir de manifestações culturais do México e Brasil acerca da morte. Essa pesquisa está fundamentada em Paraquett (1998), Siqueira (2012), Matos (2008) e Mariano (2017). A metodologia utilizada foi a Pesquisa Qualitativa e como procedimento foi realizada uma Pesquisa Bibliográfica e uma Pesquisa de Campo. O resultado demonstrou que a cultura dos povos de LA é pouco trabalhada durante todo o curso e que, como consequência, embora os professores em formação compreendam a contribuição e a possibilidade do trabalho com a interculturalidade nas aulas de espanhol a partir das discussões sobre a celebração do Dia dos Mortos no México e do Dia de Finados no Brasil, somente quatro pontuaram as contribuições desse trabalho relacionadas à atividades que envolvam tanto a língua quanto a cultura dos povos de LA.
- ItemContribuições da fonética e fonologia na aprendizagem da pronúncia da língua espanhola(Universidade do Estado da Bahia, 2022-12-09) Sodré, Queila dos Santos; Brandão, Thaísa Alves; Silva, Dayana Karla Barbosa da; Paim, Maria Avani NascimentoO interesse por desenvolver esta pesquisa surgiu através da curiosidade de entender o motivo das dificuldades dos aprendizes brasileiros na pronúncia da língua espanhola, e por notar que mesmo em níveis mais avançados nas Licenciaturas de Letras-Espanhol as dificuldades permanecem. Dessa forma surge a pergunta dessa pesquisa: Em que medida a aprendizagem do componente fônico contribui na pronúncia da língua espanhola? Portanto, foi estabelecido como objetivo geral evidenciar a contribuição do componente fônico para aprendizagem da pronunciação da língua espanhola para estudantes brasileiros, assim, foram determinados os seguintes objetivos específicos: 1. Apresentar as bases teóricas responsáveis por explicar a aprendizagem fônica 2. Evidenciar as dificuldades de percepção e produção dos sons vocálicos de E/LE por brasileiros e 3. Verificar como pesquisas recentes se utilizaram da fonética e ou fonologia, para resolver dificuldades de pronúncia de brasileiros aprendendo espanhol. Para conseguir alcançar tais objetivos foi escolhida a pesquisa bibliográfica de natureza exploratória como proposta metodológica. Através do estudo realizado foi concluído que a aprendizagem do componente fônico quando feita de modo assertivo contribui muito na pronúncia da língua espanhola, uma vez que permite que o aprendiz tenha conhecimentos suficientes que o possibilite perceber características da LE que são diferentes da LM. O que é essencial na aprendizagem da língua espanhola por brasileiros por conta da interfonologia existente entre o PB e o espanhol.
- ItemAs possíveis influências da língua galega no Léxico Soteropolitano(Universidade do Estado da Bahia, 2022-12-13) Barbosa, Iasmim Ellen Santos; Mariano, Luciana Vieira; Silva, Dayana Karla Barbosa da; Ricardo, Nayla Rodrighero Lima PedrosoO tema dessa pesquisa é relacionado à linguística e às variações da língua, e a motivação desse estudo surge do meu interesse em estudar essas variações no uso cotidiano da língua em Salvador. Surge assim a pergunta desse trabalho: Como o galego está incorporado ao vocabulário soteropolitano? Dessa forma o objetivo geral dessa pesquisa consiste em analisar como o galego está incorporado a esse vocabulário e seus objetivos específicos consistiram em discutir a história da língua galega, partindo do processo histórico do surgimento das línguas românicas, e observar como as palavras do galego estão incorporadas ao vocabulário das pessoas que vivem em Salvador. A metodologia aplicada para a realização desse estudo foi a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. Esse trabalho se justifica pela importância de conhecermos o processo de formação de nossa língua. Os resultados preliminares desse estudo demonstraram que o galego está incorporado em diferentes expressões utilizadas no cotidiano dos soteropolitanos.
- ItemRepresentações sociais em Dom Quixote de La Mancha de Miguel de Cervantes(Universidade do Estado da Bahia, 2023-01-05) Conceição, Bárbara Souza dos Santos; Lopes, Angélica Silvia de Jesus; Mariano, Luciana VieiraEste trabalho trata-se de uma pesquisa sobre Representações Sociais na obra Dom Quixote de La Mancha de Miguel de Cervantes, no primeiro volume, que foi publicado em 1605. Nesta obra cervantina, observaremos os personagens Sancho Pança e Dulcinéia, pois os consideramos relevantes para discorrer sobre o tema proposto. O objetivo geral deste estudo consiste em compreender como esse autor aborda os problemas sociais na Espanha do século XVII na sua mais consagrada obra. Para tanto foi necessário discutir: a importância dessa obra literária; observar a vida e trajetória do autor; realizar um estudo dos problemas sociais da Espanha daquela época mais detidamente nos personagens Sancho y Dulcinéia. Nossa metodologia se pauta em pesquisa bibliográfica qualitativa. Este trabalho está dividido em três capítulos acrescidos de introdução e das considerações finais. Primeiramente com o tópico da introdução, no segundo discorremos sobre a importância dessa obra clássica na época da sua publicação até os dias atuais. No terceiro, estudamos a vida de Cervantes e sua produção literária, bem como os problemas sociais da Espanha no momento em que escreveu o livro objeto desta pesquisa. Já no quarto e último, veremos o contexto social em Dom Quixote (Parte I), a partir da imagem retratada dos personagens Sacho Pança e Dulcinéia na obra seguido das considerações finais. Esse estudo nos permitiu constatar que essa literatura dialoga com a realidade, onde o autor, através de representações na vida dos personagens descreve os problemas sociais na ficção. Para a fundamentação teórica recorremos a autores como Serge Moscovici (1995), Marta Anádon e Paulo B. Machado (2003), Pedrinho Guareschi e Sandra A. Jovchelovitch (1995).
- ItemA música como movimento de resistência em ditaduras na américa latina: “Solo Le Pido A Dios”(Universidade do Estado da Bahia, 2023-01-05) Silva, Carlos Henrique Ribeiro da; Filho, José Francisco da Silva; Lopes, Angélica Silvia de Jesus; Mariano , Luciana VieiraO interesse pelo tema surgiu a partir do contato com a música, ainda na adolescência, e se intensificou com a aproximação e vivência no mundo acadêmico, através do curso Letras – Língua Espanhola e literaturas do departamento de ciências humanas – Campus V da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), quando foi despertado um interesse maior em investigar a música como elemento contestador no contexto de censura ditatorial. A partir disso, surge como objetivo geral desse trabalho, abordar as manifestações populares musicais que foram se consolidando na América Latina, especificamente em dois países: Argentina e Brasil. Essas nações viveram um período cuja liberdade de expressão era cada vez mais reprimida em suas respectivas ditaduras. Os objetivos específicos deste estudo são: conhecer e historicisar o processo de formação da música ocidental desde a antiguidade até os dias atuais; analisar as ditaduras militares em Argentina e Brasil, relacionando-as à atuação da censura; mostrar a música como forte instrumento de resistência ao modelo ditatorial, tomando como exemplo a canção ‘’Solo le pido a Dios’’. Como fundamentação, nesse estudo, foram mencionados autores como; Platão (2000), Narloch (2013), Fausto (2006), Alves (2024), Navaro e Palermo (2017), Fiuza (2001) e Dornelles (2018). Para a realização deste trabalho foi realizada uma pesquisa qualitativa e documental, fazendo uso de vídeos, áudios, fontes que tratam do assunto, entendendo que essas canções carregam um grande teor político e social. Por fim, como resultado do estudo realizado, foi possível provar que a censura e o controle às artes, em ambos os países, foram uma onda repressora que resultaram em ataques às manifestações artísticas, e, em se tratando da censura argentina, esse fator contribuiu para o surgimento da canção ‘’Solo le pido a Dios’’.
- ItemDesafios do ensino de espanhol no programa universidade para todos(Universidade do Estado da Bahia, 2024) Jesus, Aliane Silva de; Santana, Hosiele Cerqueira; Mariano, Luciana; Souza, Priscila MachadoO fator motivador dessa pesquisa foi a nossa experiência de observação nas aulas de língua espanhola propostas pelo componente curricular Estágio Curricular II. Dessa experiência, que nos proporcionou o contato com o Programa Universidade para Todos (UPT), surge a pergunta dessa pesquisa: Quais são os principais desafios relacionados ao ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE) do UPT? Dessa forma o objetivo geral dessa pesquisa consiste em compreender quais são os principais desafios relacionados às aulas de espanhol desse Programa, e, para tanto, foram desenvolvidos os seguintes objetivos específicos: 1. Discutir questões relacionados ao Programa Universidade para Todos e à língua espanhola nesse Programa e 2. Observar as aulas de língua espanhola de um polo desses cursos a fim de compreender que questões envolvem o seu ensino nesse contexto educacional. Os autores que fundamentaram esse estudo foram Freire (2007), Cantai (2011) e Teixeira (2022). A metodologia empregada foi a pesquisa bibliografia e a pesquisa de campo. A pesquisa de campo foi desenvolvida a partir de uma atividade de observação dessas aulas e de um questionário para o professor ministrante das aulas de espanhol no programa. Os resultados dessa pesquisa demonstraram que os principais desafios relacionados ao processo de ensino e aprendizagem de E/LE no Programa UPT são a falta de conhecimento da língua espanhola por parte dos alunos e a motivação para o aprendizado.