Licenciatura em Letras - Língua Espanhola e Literaturas - DCH5

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    Letramento literário em língua Espanhola como combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes
    (Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-06) Andrade, Girlana Santos; Neto, João Evangelista do Nascimento; Quadros, Carla; Gregório, Maria de Fátima Araújo Di
    O presente trabalho, nomeado como Letramento Literário em Língua Espanhola como Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes, tem por objetivo discutir como o letramento literário pode contribuir para o trabalho das escolas em relação à prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes, de forma mais específica, apresentar o conceito do letramento literário e sua importância; realizar um levantamento de contos infantis em língua espanhola que possam ser utilizados na prevenção e combate à violência sexual infantil; demonstrar como esses contos podem contribuir para o trabalho de reconhecimento, resistência e relato possíveis situações de violência sexual das crianças. Essa pesquisa torna-se relevante no âmbito educacional a fim de contribuir para o aperfeiçoamento dos professores diante de temáticas de cunho social, bem como, a formação leitora crítica dos alunos, contribuindo para erradicar a violência sexual de menores. A metodologia que legitima a pesquisa se dá por um levantamento bibliográfico de contos literários e, posteriormente, sua aplicação através de um grupo focal destinado a professores do ensino fundamental I e II da escola Municipal Celestino Anísio Pimenta, em Santo Antônio de Jesus-Ba. As discussões teóricas são embasadas, sobretudo, pelos conceitos de Freire (1989), Martins (1997), Cosson (2006), Zilberman (2010), Bajour (2012), Colomer (2007), Candido (1985) e os documentos educacionais. É presumível que os contos literários são suporte de grande relevância para o combate ao abuso sexual infantil, visto que, na Argentina, cerca de 70 a 80% de crianças e adolescentes se reconheceram vítimas de violência sexual após ação do Sistema Educacional em discutir essa temática em sala de aula. Isso é possível porque o letramento permite ao leitor a prática social da leitura e a literatura faz uso da fantasia para retratar a realidade.
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    A violência contra a mulher na obra La Llorona de Marcela Serrano
    (Universidade do Estado da Bahia, 2022-12-09) Santos, Aline Oliveira dos; Mariano, Luciana Vieira; Silva, Dayana Karla Barbosa da; Ricardo, Nayla Rodrighero Lima Pedroso
    Desde o início do meu curso de graduação em Letras – Língua Espanhola e Literaturas tive o interesse pelos estudos literários por considerar essa uma área desafiadora e foram as personagens trazidas por Marcela Serrano no livro La Llorona e a forma como essa autora consegue, nessa obra, tratar de temas atuais,e, especialmente, da violência contra a mulher, que me levaram ao tema dessa pesquisa. O problema que norteou esse estudo foi: Quais Como a violência contra a mulher é retratada na obra „La Llorona‟? O objetivo geral dessa pesquisa consistiu em observar como a violência contra a mulher é retratada na obra „La Llorona‟ e os objetivos específicos consistem em: 1. Desenvolver uma discussão acerca da importância do mito e da literatura e 2. Avaliar como a violência contra a mulher é denunciada nessa obra. Este trabalho foi desenvolvido a partir da pesquisa bibliográfica onde buscamos apresentar, como resultado dessa pesquisa, a análise da obra na perspectiva da denúncia da violência contra a mulher. O resultado dessa pesquisa demonstrou que...
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    Tráfico e exploração sexual de mulheres na Espanha em EL proxeneta, de Mabel Lozano
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-11-05) Macêdo , Karina Kelly Silva; Silva Filho, José Francisco; Santana, Jéferson Leandro Pereira de; Nascimento Neto , João Evangelista do
    Este trabalho investiga o tráfico e a exploração de mulheres na Espanha, utilizando a obra El proxeneta, de Mabel Lozano, como base para analisar as estratégias de exploração empregadas pelos cafetões e o impacto do proxenetismo na vida das mulheres exploradas. A pesquisa aborda as origens históricas do problema, o contexto legal atual, as formas de exploração e os desafios enfrentados pelas vítimas. Utilizando uma metodologia de pesquisa bibliográfica, o estudo busca contribuir para uma compreensão mais abrangente e detalhada dessa questão complexa e sensível, visando promover a conscientização e revelar o modus operandi em relação ao tráfico e exploração de mulheres na Espanha, com base nas pesquisas conduzidas por autores como Lozano (2017), Nogueira (2022), Swain (2014), Sales; Alencar (2008) Torres; Davim; Costa (2012) e demais.
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    A variação linguística na formação de professores de E/Le no DCH-V da UNEB
    (Universidade do Estado da Bahia, 2020-12-12) Santos , Rosemeri França dos; Mariano , Luciana Vieira; Mercês , Daiane Araújo de Lima das; Silva , Rosana Souza
    O fator motivador desse estudo foi o meu desejo do meu desejo de conhecer a postura do professor formador de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE) em relação às variações linguísticas diante da formação de professores de espanhol no Departamento de Ciências Humanas/Campus V (DCH-V) da Universidade Estadual da Bahia (UNEB) em Santo Antônio de Jesus-Ba. Desse desejo surgiu o objetivo dessa pesquisa que consistiu em compreender as concepções desses professores acerca das variedades linguísticas na formação dos professores desse mesmo curso e os objetivos específicos que foram discutir a variação linguística e sua importância para a formação dos professores de espanhol e para o ensino de E/LE e observar as concepções desses professores acerca da inclusão desse conteúdo na formação de seus alunos. Essa foi uma Pesquisa Qualitativa e para sua execução utilizamos uma Pesquisa de Campo, onde foi aplicado um questionário para professores formadores de cursos de Letras com habilitação em Língua Espanhola do DCH-V da UNEB. O resultado da pesquisa demonstrou que esses professores formadores consideram as variedades linguísticas importantes para a formação de futuros professores de E/LE e que eles têm inserido esse conteúdo em suas aulas.
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    Da cultura na formação dos professores de E/Le à possibilidade do trabalho com a interculturalidade nas aulas de Espanhol na educação básica
    (Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-19) Santos, Laís Ferreira dos; Mariano, Luciana Vieira; Ricardo, Nayla Rodrighero Lima Pedroso; Silva, Rosana Souza
    O fator motivador dessa pesquisa foi o meu contato com estudantes a partir da realização de um Estágio Supervisionado e a observação, através dessa experiência, de que a inserção de conteúdos referentes às culturas dos povos de LA pode tornar o aprendizado de uma LE mais significativo e motivador. Surge assim o problema dessa pesquisa: Como a cultura tem sido trabalhada na formação dos professores de E/LE e como esses professores observam a possibilidade de trabalhar a interculturalidade nas aulas de espanhol a partir da celebração do Dia dos Mortos no México e do Dia de Finados no Brasil? Dessa forma seu objetivo geral consiste em compreender como a cultura tem sido trabalhada nessa formação e como esses professores observam a possibilidade de trabalhar a interculturalidade nas aulas de espanhol a partir dessas celebrações e, para tanto, foi necessário: discutir a importância da cultura no ensino de E/LE e observar como a cultura é trabalhada no curso de graduação de Letras – Língua Espanhola e Literaturas do Campus V da UNEB e as percepções dos alunos desse curso sobre a possibilidade de trabalhar a interculturalidade a partir de manifestações culturais do México e Brasil acerca da morte. Essa pesquisa está fundamentada em Paraquett (1998), Siqueira (2012), Matos (2008) e Mariano (2017). A metodologia utilizada foi a Pesquisa Qualitativa e como procedimento foi realizada uma Pesquisa Bibliográfica e uma Pesquisa de Campo. O resultado demonstrou que a cultura dos povos de LA é pouco trabalhada durante todo o curso e que, como consequência, embora os professores em formação compreendam a contribuição e a possibilidade do trabalho com a interculturalidade nas aulas de espanhol a partir das discussões sobre a celebração do Dia dos Mortos no México e do Dia de Finados no Brasil, somente quatro pontuaram as contribuições desse trabalho relacionadas à atividades que envolvam tanto a língua quanto a cultura dos povos de LA.