Licenciatura em Letras - Língua Espanhola e Literaturas - DCH5

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 14
  • Item
    Da cultura na formação dos professores de E/Le à possibilidade do trabalho com a interculturalidade nas aulas de Espanhol na educação básica
    (Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-19) Santos, Laís Ferreira dos; Mariano, Luciana Vieira; Ricardo, Nayla Rodrighero Lima Pedroso; Silva, Rosana Souza
    O fator motivador dessa pesquisa foi o meu contato com estudantes a partir da realização de um Estágio Supervisionado e a observação, através dessa experiência, de que a inserção de conteúdos referentes às culturas dos povos de LA pode tornar o aprendizado de uma LE mais significativo e motivador. Surge assim o problema dessa pesquisa: Como a cultura tem sido trabalhada na formação dos professores de E/LE e como esses professores observam a possibilidade de trabalhar a interculturalidade nas aulas de espanhol a partir da celebração do Dia dos Mortos no México e do Dia de Finados no Brasil? Dessa forma seu objetivo geral consiste em compreender como a cultura tem sido trabalhada nessa formação e como esses professores observam a possibilidade de trabalhar a interculturalidade nas aulas de espanhol a partir dessas celebrações e, para tanto, foi necessário: discutir a importância da cultura no ensino de E/LE e observar como a cultura é trabalhada no curso de graduação de Letras – Língua Espanhola e Literaturas do Campus V da UNEB e as percepções dos alunos desse curso sobre a possibilidade de trabalhar a interculturalidade a partir de manifestações culturais do México e Brasil acerca da morte. Essa pesquisa está fundamentada em Paraquett (1998), Siqueira (2012), Matos (2008) e Mariano (2017). A metodologia utilizada foi a Pesquisa Qualitativa e como procedimento foi realizada uma Pesquisa Bibliográfica e uma Pesquisa de Campo. O resultado demonstrou que a cultura dos povos de LA é pouco trabalhada durante todo o curso e que, como consequência, embora os professores em formação compreendam a contribuição e a possibilidade do trabalho com a interculturalidade nas aulas de espanhol a partir das discussões sobre a celebração do Dia dos Mortos no México e do Dia de Finados no Brasil, somente quatro pontuaram as contribuições desse trabalho relacionadas à atividades que envolvam tanto a língua quanto a cultura dos povos de LA.
  • Item
    A afetividade na relação professor-aluno no curso de letras - Língua Espanhola e Literaturas do DCH-V da UNEB
    (Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-08) Santos, Elinara Barbosa Alves dos; Mariano, Luciana Vieira; Neto, João Evangelista do Nascimento; Ignacio, Juan
    O presente trabalho trata-se a respeito das emoções na relação professor-aluno. O termo professor-aluno remete a um elemento fundamental nessa relação, a interação. O interesse pelo tema proposto surgiu no semestre 2016.2 onde pude perceber que a afetividade é essencial no processo de ensino e aprendizagem para que o aluno se sinta motivado e incentivado. Dessa observação surge a pergunta dessa pesquisa: Quais são as percepções de docentes e discentes acerca da importância da afetividade no processo de formação de professores no curso de Letras – Língua Espanhola e Literaturas do DCH-V da UNEB? Assim, o objetivo geral desse trabalho consistiu em compreender as percepções desses sujeitos acerca da importância da afetividade no processo de formação de professores desse curso e, para obter os resultados foi necessário discutir o papel da afetividade na relação professor-aluno; observar as concepções de afetividade e sua importância para docentes e discentes do curso de Letras – Língua Espanhola e Literaturas do DCH-V da UNEB e, analisar a partir dessa observação, a percepção dos mesmos acerca desse tema. Os autores que fundamentaram esse trabalho foram Wallon (2007), Chalita (2014), Freire (2003), Cunha (2017), Piaget (1896-1980), Sarráis (2018), Goleman (1995). A pesquisa desenvolvida neste trabalho foi de caráter qualiquantitativa na qual o procedimento utilizado para a coleta de resultados foi um questionário semiestruturado. Os resultados indicam que a presença da afetividade na relação de professor-aluno permite que os alunos se sintam mais confiantes e motivados a continuar seus cursos e superar suas dificuldades.
  • Item
    A música como movimento de resistência em ditaduras na américa latina: “Solo Le Pido A Dios”
    (Universidade do Estado da Bahia, 2023-01-05) Silva, Carlos Henrique Ribeiro da; Filho, José Francisco da Silva; Lopes, Angélica Silvia de Jesus; Mariano , Luciana Vieira
    O interesse pelo tema surgiu a partir do contato com a música, ainda na adolescência, e se intensificou com a aproximação e vivência no mundo acadêmico, através do curso Letras – Língua Espanhola e literaturas do departamento de ciências humanas – Campus V da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), quando foi despertado um interesse maior em investigar a música como elemento contestador no contexto de censura ditatorial. A partir disso, surge como objetivo geral desse trabalho, abordar as manifestações populares musicais que foram se consolidando na América Latina, especificamente em dois países: Argentina e Brasil. Essas nações viveram um período cuja liberdade de expressão era cada vez mais reprimida em suas respectivas ditaduras. Os objetivos específicos deste estudo são: conhecer e historicisar o processo de formação da música ocidental desde a antiguidade até os dias atuais; analisar as ditaduras militares em Argentina e Brasil, relacionando-as à atuação da censura; mostrar a música como forte instrumento de resistência ao modelo ditatorial, tomando como exemplo a canção ‘’Solo le pido a Dios’’. Como fundamentação, nesse estudo, foram mencionados autores como; Platão (2000), Narloch (2013), Fausto (2006), Alves (2024), Navaro e Palermo (2017), Fiuza (2001) e Dornelles (2018). Para a realização deste trabalho foi realizada uma pesquisa qualitativa e documental, fazendo uso de vídeos, áudios, fontes que tratam do assunto, entendendo que essas canções carregam um grande teor político e social. Por fim, como resultado do estudo realizado, foi possível provar que a censura e o controle às artes, em ambos os países, foram uma onda repressora que resultaram em ataques às manifestações artísticas, e, em se tratando da censura argentina, esse fator contribuiu para o surgimento da canção ‘’Solo le pido a Dios’’.
  • Item
    Desafios do ensino de espanhol no programa universidade para todos
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024) Jesus, Aliane Silva de; Santana, Hosiele Cerqueira; Mariano, Luciana; Souza, Priscila Machado
    O fator motivador dessa pesquisa foi a nossa experiência de observação nas aulas de língua espanhola propostas pelo componente curricular Estágio Curricular II. Dessa experiência, que nos proporcionou o contato com o Programa Universidade para Todos (UPT), surge a pergunta dessa pesquisa: Quais são os principais desafios relacionados ao ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE) do UPT? Dessa forma o objetivo geral dessa pesquisa consiste em compreender quais são os principais desafios relacionados às aulas de espanhol desse Programa, e, para tanto, foram desenvolvidos os seguintes objetivos específicos: 1. Discutir questões relacionados ao Programa Universidade para Todos e à língua espanhola nesse Programa e 2. Observar as aulas de língua espanhola de um polo desses cursos a fim de compreender que questões envolvem o seu ensino nesse contexto educacional. Os autores que fundamentaram esse estudo foram Freire (2007), Cantai (2011) e Teixeira (2022). A metodologia empregada foi a pesquisa bibliografia e a pesquisa de campo. A pesquisa de campo foi desenvolvida a partir de uma atividade de observação dessas aulas e de um questionário para o professor ministrante das aulas de espanhol no programa. Os resultados dessa pesquisa demonstraram que os principais desafios relacionados ao processo de ensino e aprendizagem de E/LE no Programa UPT são a falta de conhecimento da língua espanhola por parte dos alunos e a motivação para o aprendizado.
  • Item
    A história da (des)Inserção da língua espanhola no currículo da educação brasileira
    (Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-19) Brito, Gislane Silva; Mariano, Luciana Vieira; Ricardo, Nayla Rodrighero Lima Pedroso; Silva, Rosana Souza
    O interesse pelo desenvolvimento de uma pesquisa com esse tema surgiu a partir do contato com questões relacionadas à oferta da língua espanhola na Educação Básica no componente curricular Políticas Públicas ofertado no quarto semestre do curso de Letras – Língua Espanhola e Literaturas do Departamento de Ciências Humanas – Campus V da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). A partir desse contato, surge o objetivo geral desse estudo que consiste em compreender as percepções dos professores de E/LE em formação acerca da importância da oferta do espanhol nas escolas e dos prejuízos da não obrigatoriedade dessa oferta e, para isso, foi necessário avaliar a importância da língua espanhola e a história de sua oferta na educação brasileira e observar as percepções de professores em formação acerca do contexto de (não) oferta da língua espanhola na Educação Básica. Essa pesquisa está fundamentada na Lei 9.394, na Lei 11.161/05, na Lei 13.415 e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e em autores que tratam da importância da oferta da língua espanhola na Educação Básica. Para a realização deste trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental. Concluímos que os participantes da pesquisa estão cientes da luta para a reinserção da mesma no currículo da educação brasileira e reconhecem que a falta dessa oferta traz prejuízos para a vida profissional, pessoal e intercultural dos alunos.