Licenciatura em Letras - Língua Espanhola e Literaturas - DCH5
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- ItemLesbianidade e literatura: as diferenças entre as representações da mulher lésbica nos contos “Isaltina Campo Belo”, de Conceição Evaristo e "Las Virtudes Peligrosas", de Ana Maria Moix(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-25) Santos, Fernanda Lima Mamona; Nascimento Neto, João Evangelista do; Conceição, Maria Eugênia Santos; Braz, Juliana de CastroEste estudo examina as representações de mulheres lésbicas nos contos “Isaltina Campo Belo”, de Conceição Evaristo e “Las Virtudes Peligrosas”, de Ana Maria Moix, concentrando-se na influência da raça na construção dessas personagens. Utilizando uma abordagem qualitativa e análise bibliográfica, a pesquisa explora as diferenças entre as duas obras, destacando as vivências, experiências e desafios enfrentados pelas protagonistas. Os métodos empregados incluíram a leitura crítica e análise comparativa das narrativas, buscando identificar as nuances das representações de lesbianidade e as interseções com a questão racial. Os resultados revelam que, em “Isaltina Campo Belo”, a raça da protagonista é central para sua experiência como mulher lésbica negra, enquanto em “Las Virtudes Peligrosas”, a lesbianidade é retratada de forma mais sutil, dentro de um contexto social diferente. A análise evidencia as complexidades das identidades das personagens e como estas são moldadas pelas interseções de raça, gênero e sexualidade. Conclui-se que as obras refletem diferentes realidades sociais e culturais, influenciando a forma como a lesbianidade é representada e percebida. Enquanto Campo Belo desafia o apagamento histórico das mulheres negras e lésbicas na literatura, a senhora de Moix aborda a lesbianidade dentro de um contexto social mais restritivo e normativo. Como aporte teórico, são utilizados os conceitos de Sou sua irmã: Escritos reunidos e inéditos, de Audre Lorde (2020), El régimen heterosexual y la nación, de Ochy Curiel (2016), Living As a Lesbian e Intimacy no Luxury, de Cheryl Clarke (1986 e 2006). Em suma, esta pesquisa contribui para uma compreensão mais aprofundada das representações da lesbianidade na literatura, destacando a importância de considerar as interseções de raça e sexualidade na construção de personagens e narrativas.
- ItemAs discussões sobre gênero e sexualidade na formação de professores de letras, língua epanhola e literaturas do Departamento de Ciências Humanas – Campus V da UNEB(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-24) Reis , Maria Clara D’el Rey dos; Mariano, Luciana Vieira; Neto, João Evangelista do Nascimento; Paim, Maria AvaniA pesquisa foi estimulada pela minha participação no grupo de pesquisa MasculinidaDIS, onde pude expandir minha visão sobre a diversidade de gênero e sexualidade e perceber como a falta desses assuntos no ambiente escolar pode afetar a continuidade dos alunos LGBTQIAPN+ na escola. Desta forma, o foco principal deste estudo é investigar a maneira como os debates sobre diversidade de gênero e sexualidade são integrados no curso de Letras com ênfase em Língua Espanhola e Literaturas, vinculado ao Departamento de Ciências Humanas – Campus V da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), além de examinar as suas contribuições para a formação dos alunos. Os objetivos específicos incluem: (1) incentivar uma reflexão crítica sobre a diversidade de gênero e sexualidade no contexto da formação docente; (2) analisar a inclusão desses temas no currículo do curso mencionado; e (3) medir de que maneira essas discussões impactam tanto a formação profissional quanto o desenvolvimento pessoal dos futuros professores. A abordagem utilizada foi a investigação qualitativa, empregando métodos como a pesquisa em literatura e a consulta a documentos. A fundamentação teórica foi elaborada com base nas obras de Louro (1997), Hooks (2013), Silva (2001) e Freire (1996), autores que abordam a educação como um espaço de política, cultura e transformação. Os achados indicam que as questões relacionadas à diversidade de gênero e sexualidade estão incorporadas em certos componentes curriculares obrigatórios do curso, embora de maneira limitada. Conclui-se que existem progressos significativos, mas é necessário aprofundar e integrar essas discussões na formação dos professores, para que a escola realmente se transforme em um ambiente de liberdade, reconhecimento e equidade social.
- ItemLíngua Espanhola e educação ambiental: a transversalidade no ensino da Língua Espanhola(Universidade do Estado da Bahia, 2025-01-17) Santos , Juliana de Almeida; Mariano , Luciana Vieira; Evangelista Neto, João; Paim, Maria AvaniOs Temas Contemporâneos Transversais (TCTS), conforme estabelecidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), abrangem questões sociais, culturais, éticas e ambientais cruciais para a formação integral dos alunos. A proposta deste estudo investiga como a implementação de estratégias no ensino de línguas estrangeiras, em especial o espanhol, pode integrar a educação ambiental como tema transversal, promovendo a conscientização ambiental e sustentável entre os alunos a partir da análise de como essa questão vem sendo trabalhada nas aulas de espanhol. Dessa forma o objetivo geral desse estudo consiste em compreender como as questões relacionadas ao tema contemporâneo transversal meio ambiente é/será trabalhado pelos egressos do curso de Letras, Língua Espanhola e Literaturas do DCH-V em suas aulas de espanhol e os objetivos específicos consistem em discutir questões relacionadas ao ensino de língua espanhola e aos temas contemporâneos transversais, mais especificamente ao meio ambiente, observar o conhecimento dos professores de língua espanhola acerca dos temas contemporâneos transversais e de que forma esses professores trabalham/trabalhariam o tema contemporâneo transversal meio ambiente em suas aulas. Os documentos educacionais que fundamentaram esse estudo foram os Livros 1 e 2: Temas Contemporâneos Transversais (2018) e a BNCC (2017) e esse estudo também foi fundamentada em diferentes autores que tratam de questões relacionadas à educação, a exemplo de Freire (1996), Souza e Oliveira (2010) e Inoue (1999). A metodologia empregada para o desenvolvimento dessa pesquisa foi a pesquisa qualitativa, onde utilizamos como procedimento a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo, O resultado desse estudo demonstrou que concluímos que a inclusão o Tema Contemporâneo Transversal Meio Ambiente no currículo escolar não é apenas uma necessidade educacional, mas também uma resposta urgente e necessária aos desafios ambientais e que os egressos do curso de Letras, Língua Espanhola do DCH-V estão aptos para inserir, de forma significativa, essa temática em suas aulas de espanhol.
- ItemLetramento literário em língua Espanhola como combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-06) Andrade, Girlana Santos; Neto, João Evangelista do Nascimento; Quadros, Carla; Gregório, Maria de Fátima Araújo DiO presente trabalho, nomeado como Letramento Literário em Língua Espanhola como Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes, tem por objetivo discutir como o letramento literário pode contribuir para o trabalho das escolas em relação à prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes, de forma mais específica, apresentar o conceito do letramento literário e sua importância; realizar um levantamento de contos infantis em língua espanhola que possam ser utilizados na prevenção e combate à violência sexual infantil; demonstrar como esses contos podem contribuir para o trabalho de reconhecimento, resistência e relato possíveis situações de violência sexual das crianças. Essa pesquisa torna-se relevante no âmbito educacional a fim de contribuir para o aperfeiçoamento dos professores diante de temáticas de cunho social, bem como, a formação leitora crítica dos alunos, contribuindo para erradicar a violência sexual de menores. A metodologia que legitima a pesquisa se dá por um levantamento bibliográfico de contos literários e, posteriormente, sua aplicação através de um grupo focal destinado a professores do ensino fundamental I e II da escola Municipal Celestino Anísio Pimenta, em Santo Antônio de Jesus-Ba. As discussões teóricas são embasadas, sobretudo, pelos conceitos de Freire (1989), Martins (1997), Cosson (2006), Zilberman (2010), Bajour (2012), Colomer (2007), Candido (1985) e os documentos educacionais. É presumível que os contos literários são suporte de grande relevância para o combate ao abuso sexual infantil, visto que, na Argentina, cerca de 70 a 80% de crianças e adolescentes se reconheceram vítimas de violência sexual após ação do Sistema Educacional em discutir essa temática em sala de aula. Isso é possível porque o letramento permite ao leitor a prática social da leitura e a literatura faz uso da fantasia para retratar a realidade.
- ItemA violência contra a mulher na obra La Llorona de Marcela Serrano(Universidade do Estado da Bahia, 2022-12-09) Santos, Aline Oliveira dos; Mariano, Luciana Vieira; Silva, Dayana Karla Barbosa da; Ricardo, Nayla Rodrighero Lima PedrosoDesde o início do meu curso de graduação em Letras – Língua Espanhola e Literaturas tive o interesse pelos estudos literários por considerar essa uma área desafiadora e foram as personagens trazidas por Marcela Serrano no livro La Llorona e a forma como essa autora consegue, nessa obra, tratar de temas atuais,e, especialmente, da violência contra a mulher, que me levaram ao tema dessa pesquisa. O problema que norteou esse estudo foi: Quais Como a violência contra a mulher é retratada na obra „La Llorona‟? O objetivo geral dessa pesquisa consistiu em observar como a violência contra a mulher é retratada na obra „La Llorona‟ e os objetivos específicos consistem em: 1. Desenvolver uma discussão acerca da importância do mito e da literatura e 2. Avaliar como a violência contra a mulher é denunciada nessa obra. Este trabalho foi desenvolvido a partir da pesquisa bibliográfica onde buscamos apresentar, como resultado dessa pesquisa, a análise da obra na perspectiva da denúncia da violência contra a mulher. O resultado dessa pesquisa demonstrou que...