Teses não defendidas na UNEB
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- ItemO ensino de estudos sociais no 1º grau: Avaliação da efetividade na rede oficial da cidade de Salvador(Universidade do Estado da Bahia, 1979) Guedes, Dinalva DouradoO Presente estudo teve por objetivo identificar dificuldades relativas à efetividade do ensino de Estudos Sociais, no que se refere ao progresso das Ciências Humanas, destacando a hierarquização e integração dos conteúdos, e a qualificação e atuação do professor. Os sujeitos foram professores, diretores e coordenadores de área de 17 Escolas oficiais do 1° grau, Nível II, da zona urbana de Salvador. E uma pesquisa descritiva, desenvolvida através de aplicação de questionários, entrevistas e uma escala para análise de planos de ensino. Os resultados encontrados e apresentados em Tabelas e Quadros mostraram que o ensino da área de Estudos Sociais encontra-se defasado das novas concepções teóricas e metodológicas das Ciências Humanas, pelo seu caráter informativo factual, tendo as limitações do professor como um dos fatores determinantes.
- ItemTrabalho Sobre a monografia de Jacobina(Universidade do Estado da Bahia, 1985) Almeida, Jacilma Oliveira de; Lima, Galdina Oliveira Santos; Matos, Sandra Cristina Souza Lima; Rocha, Maria de Lourdes CarneiroO presente trabalho tem como objetivo trazer uma análise completa acerca das mais diversas informações acerca do município de Jacobina – BA. Note-se, que este apresenta informações completas sobre situações geográficas e históricas, como o folclore local, a cultura, economia, saúde e educação. Acerca as questões geográficas, a Autoras apresentam dados como localização da cidade dentro do estado da Bahia, municípios em que esta faz divisa, número de habitantes, hidrografia e clima predominante na supracitada região. Quantos aos aspectos históricos, é destacado o surgimento do nome da cidade e lendas relacionadas a este. Além, é destacado acerca da descoberta e do surgimento da exploração do ouro na região e, consequentemente, a evolução e elevação do local à vila. Posteriormente, a vila de Jacobina foi elevada à cidade, tendo em vista que, além de suas riquezas em minerais, possuía ainda ampla atração natural, qual favorecia e ainda favorece o turismo na região. Por fim, é tratado ainda quanto as evoluções culturais e econômicas da cidade, que, em pouco tempo de criação, mostrou-se incontestavelmente próspera, apesar dos momentos de crise e estagnação qual enfrentou.
- ItemNegros contra a ordem: resistências e práticas negras de territorialização no espaço da exclusão social-Salvador/Ba (1850-1888)(UNEB, 2000) Mattos, Wilson Roberto de; Fraga, Estefania C. KnotzEste trabalho é o resultado de uma pesquisa acerca das formas de resistência negra que marcaram a cidade de Salvador na segunda metade do século XIX. O nosso objetivo foi interpretar as variadas formas, através das quais, as populações negras lutaram contra a escravidão, de um modo geral, e contra as formas cotidianas de dominação e subordinação, Procuramos mostrar que as formações culturais negras, engendradas na confluência das tradições culturais de origem africana com as determinações históricas de uma conjuntura adversa, orientaram os sentidos das lutas pela liberdade. Lutas essas que deixaram marcas profundas no espaço físico e social da cidade. Tentando apreender a especificidade baiana acerca do processo de transição do mundo do trabalho escravo para o mundo do trabalho livre, nos baseamos em documentos oficiais produzidos pelos representantes institucionais do poder público. Entretanto, o contato com documentos policiais ordinários que davam conta da movimentação cotidiana da cidade, nos indicou que o caminho privilegiado para o dimensionamento e compreensão das formas urbanas de resistência negra passava por uma leitura dos embates diários envolvendo as populações negras e a polícia. Nesse sentido, esses documentos se constituíram como nossa principal fonte de referência. Através deles, pudemos perceber que mesmo tendo desaparecido da cidade as formas tradicionais de resistência coletiva a exemplo das revoltas negras que marcaram a primeira metade do século XIX em Salvador e no Recôncavo Baiano, os negros continuaram a resistir individualmente até o momento da abolição.
- ItemProcessos de intensificação na norma urbana culta de Salvador(Universidade do Estado da Bahia, 2000) Lopes, Carlos Alberto Gonçalves; Souza, Iracema Luíza deEsta pesquisa descreve os processos de intensificação do português falado por informantes cultos de Salvador e, por tomar como objeto de apreciação a intensificação, situa-se no âmbito da Semântica Argumentativa. Aqui, os operadores de intensidade são considerados em sua dupla natureza, a formal e a funcional. O universo de abrangência deste estudo pertence ao corpus do Projeto NURC/Salvador, considerado na categoria textual do tipo DID. Abrange doze inquéritos, seis deles com informantes do sexo feminino e os outros seis com informantes do sexo masculino, correspondendo cada inquérito a uma média de 40 min de gravação e tende sido• todos eles realizados no período de 1974 a 1978. A técnica de observação e coleta dos dados consistiu na leitura do material impresso e na identificação e fichamento de todos os intensificadores encontrados no corpus. A intensificação em português constitui um mecanismo linguístico bastante rico e expressivo, dotado de valor conotativo, dentre outros, e tem afinidade com a modalização. Trata-se de matéria cuja pesquisa põe em pauta o seu emprego diretamente relacionado com o grau de emotividade dos usuários da língua. Dentre as hipóteses levantadas, destacam-se a de que, no discurso oral, além de revelar a subjetividade do locutor, a intensificação desempenha uma função predominantemente persuasiva, fazendo parte de um complexo jogo manipulativo que tem por propósito fazer com que o alocutário creia no que o locutor enuncia; e a de que a intensificação, além de funcionar como recurso modulador da linguagem (numa perspectiva referencial), pode funcionar também como um dos operadores pragmáticos da linguagem (numa perspectiva enunciativa).
- ItemLinguagens urbanas, memórias da cidade: vivências e imagens da Salvador de migrantes(UNEB, 2001) Santana, Charles D’ Almeida; Antonacci, Maria Antonieta MartinezMuito tem-se escrito acerca de ambiguidades da cidade do Salvador. Grande parte do material publicado com esta abordagem sublinha dimensões preferencialmente plenas de mistérios a instigar a curiosidade de todos. Nele significados atribuídos a peculiares instantes do cotidiano são construídos em referência a quase totalidade da história da cidade. Com frases e expressões bem elaboradas, temos matrizes interpretativas de larga abrangência, por vezes maiores do que as pretensões ao serem inventadas. Recorrendo a algumas figuras de estilo que contém imagens visuais poderosas, fortalecem as ideias veiculadas em todos os cantos e becos, ruas e ladeiras. E possível observarmos. então, visualizações da cidade cujo poder de comunicação e de um pretendido dominio da realidade inibem reflexões que tratam de múltiplas e diferenciadas linguagens e memórias no universo soteropolitano.
- ItemRaça, Gênero e Educação Superior(2001) Queiroz, Delcele Mascarenhas; Guimarães, Antonio Sérgio Alfredo; Guimarães, Nadya Araújo; Boaventura, Edivaldo; Santos, Jocélio Teles dos; Verhine, Robert; Castro, Ubiratan; Menezes, Jaci Maria Ferraz deEsta tese trata das desigualdades raciais e de gênero no ensino superior, elegendo como espaço empírico a Universidade Federal da Bahia. A partir da utilização de dados fornecidos pelos arquivos da UFBA, para os anos 1993, 1994, 1995 e 1997, e de informações coletadas diretamente pelo pesquisador, analisa a participação de estudantes na Universidade, segundo a cor e o gênero, e examina comparativamente categorias e procedimentos de atribuição de identidade racial. Partindo da construção de uma escala de prestígio das carreiras oferecidas pela UFBA, analisa a inserção dos estudantes no curso, considerando a cor e o gênero. Busca verificar o efeito do status socioeconômico, da cor e do gênero sobre o desempenho dos estudantes, através do exame dos resultados do vestibular o do rendimento do estudante no curso. Os resultados evidenciam que a UFBA é um território de predomínio de estudantes claros (brancos e morenos). A distância entre claros e escuros (mulatos e pretos) mostra-se mais expressiva nos cursos de levado prestígio social. A desigualdade se expressa também, de modo significativo, entre os gêneros; mas sobre as mulheres pretas ela se exerce com rigor especial. A análise do desempenho mostrou que os estudantes claros e do sexo masculino atingem as mais elevadas médias de ingresso, mas são os escuros e as mulheres os responsáveis pelas maiores médias de rendimento no curso. O exame da trajetória das variáveis envolvidas no estudo, demonstrou que a cor tem uma contribuição para a inserção do estudante em cursos de prestígio e para o seu desempenho no vestibular, que não se confunde com o efeito do status socioeconômico e da renda.
- ItemAh! Dona Flor, Dona Flor... (memória da vida cultural baiana)(Universidade do Estado da Bahia, 2001-09-13) Veiga, Benedito José de Araújo; Alves, Ivia Iracema DuarteO romance Dona Flor e seus dois maridos de Jorge Amado, sua divulgação inicial, o contexto em que foi produzido e suas repercussões do calor-da-hora, tomando por base o registro resgatado em periódicos e sua recepção critica. A vida cultural em Salvador no momento da chegada dessa ficção amadiana. O quadro político de exceção, a censura e as sobras da "avant-garde na Bahia". O papel de Jorge Amado como articulador das manifestações culturais na província. A quebra de fronteiras entre os níveis culturais, o crescimento da mídia eletrônica e a obra de arte como produto cultural. Os lançamentos mais importantes de Dona Flor em 1966. O lançamento d'Ajuda e os instrumentais ritualístico-performáticos e publicitários utilizados; os lançamentos de São Paulo e do Rio de Janeiro (Estado da Guanabara); outros lançamentos em Salvador. Jorge Amado, a construção de sua persona e sua heroína do momento. Dona Flor, a mídia cinematográfica, o período 1975-1976. A Dona Flor de Bruno Barreto: seu pioneirismo no comércio de filmes nacionais; sua filmagem em Salvador e a busca do clima ritualístico-performático. O pólo turístico da Bahia, o congresso internacional da ASTA, no Rio de Janeiro, e a presença da Bahia. Reformulações de imagens da baianidade (da mulher brasileira/baiana) e a apropriação de traços da cultura negra pelos governantes e grupos hegemónicos/comerciais.
- ItemDiagnostico de la satisfacción em al trabajo de diretores y directoras de las escuelas públicas de la Región Norte de Portugal(UNEB, 2003-05) Silva, Jerônimo Jorge Cavalcante; Soria, Xavier Gimeno
- ItemSatisfacción en el trabajo de los directores de escuelas secundarias públicas de la región de Jacobina (Bahía - Brasil)(Universidade do Estado da Bahia, 2004) Silva, Jeronimo Jorge Cavalcante; Soria, Xavier GimenoEste trabajo de investigación tuvo como finalidad principal diagnosticar las satisfacciones e insatisfacciones del trabajo de los directores y directoras de escuelas secundarias públicas de la región de Jacobina-Bahía-Brasil, con la intención de comprender las deficiencias, dificultades e "impasses" del proceso enseñanza - aprendizaje y las implicaciones para gestionarlo. Esto abrió la posibilidad de presentar "un intento de propuesta de intervención" a través de una práctica educativa de autoformación que permitiera proporcionar satisfacción en el trabajo tanto en los gestores y gestoras de las escuelas públicas secundarias, como en la totalidad del colectivo implicado en este proceso. El marco teórico se inicia con la delimitación del problema de la investigación, "Los desafíos del trabajo de director de la escuela secundaria pública frente a los cambios de paradigmas proporcionados por la Sociedad de la información y del conocimiento" Posteriormente, presentamos el concepto de trabajo como fenómeno histórico, económico, político, social, psicológico y fisiológico, para poder tener una mayor comprensión de nuestro tema de investigación "Satisfacción en el trabajo" La definición del concepto de Satisfacción en el trabajo incluye dos dimensiones: 1- Las componentes cognitivas, afectivas y de comportamientos en la actitud de cada persona con relación a la satisfacción en el trabajo; 2- Las particularidades, especificidades, características y situaciones del trabajo en proporcionar experiencias subjetivas de satisfacción en el trabajo. En la secuencia de nuestro referencial teórico buscamos las variables y medidas de satisfacción en el trabajo, para poder elegir nuestros instrumentos de medición y hacer la construcción del modelo de análisis de entendimiento de la "Satisfacción en el trabajo de los directores de las escuelas secundarias públicas de la región de Jacobina-Bahía-Brasil*. En la metodología de esta investigación aparecen los objetivos; las hipótesis; las variables de estudio; el diseño de investigación, a partir de un enfoque descriptivo y analítico, con un abordaje cualitativo y cuantitativo; la traducción y validación de los instrumentos de exploración para la lengua Portuguesa; el estudio piloto; los procedimientos para la recogida de información; el análisis de los datos de los cuestionarios (tests estadísticos) y de las entrevistas (análisis de contenido). La investigación se llevó a cabo en la región de Jacobina-Bahía-Brasil, con una muestra de 40 directores de escuelas secundarias públicas y 30 especialistas en gestión educacional. Los 40 directores encuestados, a través de los cuestionarios de CABALLERO (2001) y de MÉLIA y PEIRÓ (1989) demuestran un alto grado de Satisfacción en el trabajo en las dimensiones y factores que se relacionan con su cargo. Y en aquellas áreas que se escapan del control de los directores, presentan bajos porcentajes de grado de satisfacción en el trabajo. En las entrevistas, con tres preguntas abiertas, los directores y directoras presentan, por orden decreciente de importancia, las siguientes propuestas para la mejora de la satisfacción en el trabajo de gestión de la escuela pública: 1. Autonomía efectiva; 2. Compromiso y responsabilidad; 3. Formación; 4. Recursos humanos, gestión participativa y, prioridad para la gestión pedagógica; 5. Importancia de trabajar con la familia y, dedicación exclusiva para el director; 6. Recursos financieros, mejorar la remuneración, menos burocracia y mejorar las relaciones interpersonales; 7. No existir una influencia política en el acceso al cargo y, psicólogo en la escuela. No hubo diferencias significativas sobre las percepciones de la satisfacción en el trabajo entre los tres grupos de perfil de personalidad (introvertidos, introvertidos-extrovertidos, extrovertidos) de los 40 directores entrevistados. Hubo una ligera excepción en cuanto a la categoría autonomía, donde el grupo de los introvertidos-extrovertidos acreditaban que la autonomía puede ser construida dentro de la propia escuela, a pesar de las limitaciones financieras, recursos humanos y materiales. En las entrevistas con los 30 especialistas en gestión educacional aparecen los cuatro pilares -que están también presentes en las citas con los 40 directores para la mejora de la satisfacción en el trabajo de la gestión de las escuelas secundarias públicas: 1. Gestión participativa; 2. Formación; 3. Fortalecimiento de la parte pedagógica y, 4. La Autonomia. Pensamos, que la sinceridad por parte de los directores y directoras de las escuelas públicas secundarias respecto a las peculiaridades, especificidades, idiosincrasias, características, multidimensionalidad y complejidad de la organización escolar, podría ser una aportación de importancia vital para propiciar una mejor lectura de la apariencia y esencia de los fenómenos asociados con la gestión de centros educativos secundarios públicos, con la posibilidad de mejoría en la Satisfacción en el trabajo. En este sentido nuestra propuesta de intervención, que ha surgido de esta tesis doctoral, consiste en que los propios directores, en un proceso de autoformación diagnostiquen, junto con la comunidad de la escuela, los diversos problemas inherentes al proceso educacional; así como, que contribuyan a la búsqueda de alternativas y a las vías necesarias para la resolución de las dificultades encontradas. Somos conscientes que la perspectiva aquí asumida contiene un importante posicionamiento epistemológico, metodológico, asi como, en ella se expresa una clara posición política, ideológica, psicológica, social y filosófica. Consideramos, también, que no es única, ni cerrada, ya que en el campo de la organización y gestión de las escuelas, confluyen un importante movimiento de teorías y prácticas tanto explicativas como aplicadas
- ItemOrigem do Ocidente: a antiguidade grega no jovem Nietzsche(UNEB, 2004) SAMPAIO, Alan da Silva; Valverde, Monclar E.G.L.Esta dissertação objetiva esclarecer o sentido da ideia de “origem do Ocidente” em O nascimento da tragédia de Friedrich Nietzsche. Neste livro, a Grécia destaca-se das outras origens do Ocidente, assumindo o privilégio de tradição decisiva. A Grécia é arkhé do Ocidente, fonte de cultura doadora de sentido. Retornar à Grécia significa compreender e avaliar a formação do Ocidente e, ao mesmo tempo, realçar certos aspectos que foram desprezados no decurso de tal formação. Nietzsche pretende resgatar o sentido da mais antiga e elevada alegria grega, em oposição à imagem que se fixou a partir da jovialidade helênica tardia, e que serviu de referência e modelo para o Ocidente. Inicialmente, descreve-se o modo como “origem” é entendida por Nietzsche, estabelecendo a relação entre a Alemanha moderna e a Grécia antiga. Em seguida, reconta-se a história da tragédia grega, de seu nascimento à sua morte, desde o contraste entre os impulsos apolíneo e dionisíaco até a oposição socrática à sua visão trágica de mundo. Por último, são apresentadas as ideias metafísicas que atravessam o livro: as concepções de natureza e de cultura enquanto segunda natureza; a dialética de contrastes como um movimento do deus da vida infinita, Dionísio-Zagreu; a forma como a primazia metafísica da estética determina o conteúdo e o estilo do livro.
- ItemO conhecimento de si: narrativas do itinerário escolar e formação de professores(2004-09-17) Souza, Elizeu Clementino de; Marques, Maria Ornélia; Nóvoa, António; Catani, Denice Bárbara; Macedo, Roberto Sidnei; Santos, Stella Rodrigues dos; Ataíde, Yara Dulce Bandeira deA tese analisa as implicações e a fertilidade das narrativas de formação e suas relações com o estágio supervisionado, tomando como base experiências desenvolvidas num projeto de formação inicial de professores, no espaço do Departamento de Educação - Campus I - da Universidade do Estado da Bahia, no período de março de 2001 a março de 2002. Constituem-se atrizes da pesquisa dez alunas do Curso de Pedagogia, da Habilitação em Séries Iniciais do Ensino Fundamental, a partir da escrita de si revelada nas narrativas da trajetória de escolarização, no sentido de apreender o conhecimento de si, no que se refere à aprendizagem da docência. A pertinência desta pesquisa inscreve-se num amplo movimento de investigação-formação, o qual tem adotado a abordagem biográfica como perspectiva epistemológica sobre a aprendizagem dos sujeitos a partir de suas próprias experiências, entendida no contexto desta pesquisa como narrativa autobiográfica do itinerário escolar, no campo de um projeto experiencial de investigação-formação. A intenção primeira deste trabalho consiste em analisar e compreender as implicações das narrativas no processo de formação e autoformação. Tenciono sistematizar os percursos da construção do trabalho no contexto do estágio supervisionado e os procedimentos utilizados para análise do corpus - narrativas - no contexto do projeto de investigação-formação. Para a análise interpretativa das fontes utilizei a idéia metafórica de uma leitura em três tempos - leitura cruzada, leitura temática e leitura interpretativa-compreensiva do corpus -, por considerar o tempo de lembrar, narrar e refletir sobre o vivido, mantendo entre si uma relação de reciprocidade e dialogicidade constante. A tese conclui que a fecundidade da epistemologia da formação e do estágio como iniciação revela, a partir da abordagem experiencial, dispositivos e rituais pedagógicos engendrados nas identidades e subjetividades das histórias de vida no processo de formação inicial, ao permitir às professoras em formação, através de suas experiências formadoras e recordações-referências da trajetória de escolarização, estabelecer outros sentidos ao trabalho escolar e construir potencializações sobre a sua própria prática.
- ItemFalando em imagens! O processo de produção de sentido sócio-pedagógico no uso do texto imagético-verbal em atividades de ensino da língua portuguesa(2004-10-10) GOMES, Antenor RitaEste trabalho resulta de uma pesquisa sobre os processos pedagógicos de produção de sentido dos textos imagético-verbais (charges, tiras, quadrinhos, e outros similares) em atividades de ensino da Língua Portuguesa. Inicia-se por enfatizar a linguagem imagética-verbal como sendo híbrida, de natureza distinta da linguagem imagética e da linguagem verbal, separadamente, ou da simples junção delas. Considera a natureza social dos textos imagético-verbais, o gradativo aumento desses textos em práticas e materiais escolares e a perspectiva tecnicista/utilitarista que norteia as poucas produções sobre o tema. Para a realização da pesquisa foi considerada a premissa de que os textos imagético-verbais, em função da sua especificidade lingüística, guardam dobras potencializadoras de sentido que possibilitam os professores teóricos e ideologicamente orientados, transitarem da materialidade lingüística e textual para o significado pedagógico e social do texto, possibilitando a reflexão em torno de temas e interesses da sociedade contemporânea. Assim sendo, o trabalho de pesquisa se desenvolveu por meio da observação participante de um grupo de professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental de escolas públicas da DIREC 16 (Diretoria Regional de Ensino), participantes de um Curso de Extensão Universitária desenvolvido na Universidade do Estado da Bahia – UNEB (Cidade de Jacobina), sobre os sentidos dos textos imagético-verbais e o seu uso em sala de aula. Dessa vivência origina-se o corpus da análise, que se constitui de 37 (trinta e sete) textos imagético-verbais e suas respectivas propostas de atividades didáticas, extraídos de 03 (três) manuais didáticos (coleções de 5ª a 8ª Série) de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental, 04 (quatro) projetos de leitura envolvendo o texto imagético-verbal, elaborados pelos professores participantes do curso, depoimentos e entrevistas. O tratamento dos dados e a escrita do texto se deram numa perspectiva etnográfica de base interpretativa.
- ItemEducação e Mídia Esportiva: Representações Sociais das Juventudes(2004-10-27) Leiro, Augusto César Rios; Taffarel, Celi Zulke; Pais, José Machado; Pires, Giovanni de Lorenzi; Santos, Stella Rodrigues dos; Macedo, Roberto Sidnei; Pretto, Nelson De LuccaA presente escrita resulta de estudos e pesquisas em torno da Educação/Educação Física e Comunicação. Trata-se de uma Tese de Doutoramento em Educação que reúne cinco capítulos. Inicialmente diz das inspirações que levaram o autor ao tema, delineia o percurso investigativo desenvolvido no Brasil e na Europa e apresenta uma tríade cultural, envolvendo as culturas esportivas, televisivas e juvenis. Busca-se, fundamentado numa concepção dialética, compor um referencial teórico crítico que destaca o habitus no universo ideológico e representacional das juventudes. Desenha um talhe metodológico que acolhe diferentes e articulados procedimentos empíricos e, a partir de uma problematização acerca da realidade social, apresenta sínteses possíveis e desafios estratégicos. Pela via dos Universos Temáticos, discute a mídia esportiva como um espaço dinâmico de veiculação de bens simbólicos e materiais e a reconhece como conhecimento qualificado para a formação profissional em Educação Física e Jornalismo.
- ItemUm assunto puxa outro: a representação da coerência textual na formação do alfabetizador(UNEB, 2005) Santos, Cosme Batista dos; Kleiman, Ângela Del Carmen Bustos Romero de; César, América Lúcia Silva; Silva, Jane Quintiliano Guimarães; Silva, Maria Cecília Perez de Souza e; Carvalho, Terezinha de Jesus Machado deEsta tese investiga a representação das definições teóricas da lingüística na formação do professor alfabetizador. Em termos mais específicos, esta tese estuda os mecanismos lingüisticos, enunciativos e sócio-cognitivos mobilizados por um grupo de alfabetizadoras em formação para representar a definição de coerência textual divulgada em textos escritos formadores extraídos da obra Redação e textualidade (Costa Val, 1999). Referenciada teoricamente pelos conceitos de letramento como prática social, retextualização e representação social, esta tese destaca que a retextualização da definição de coerência textual dos textos escritos científicos formadores para os textos orais das alfabetizadoras em formação é substancialmente ancorada por meio de categorias pertencentes ao senso comum. Nesse sentido, a retextualização é também uma atividade que implica em representação social desse objeto por essas alfabetizadoras. Dessa forma, considerando que a retextualização gera uma representação social do grupo sobre o conceito lingüístico em exame, a coerência, podemos afirmar que o impacto das noções da Lingüística Textual na formação não resulta em uma incorporação imediata dos léxicos da ciência no conhecimento dos alfabetizadores em formação. Pelo contrário, as categorias mobilizadas em suas manifestações configuram uma maneira diferenciada de aprendizagem desse objeto, basicamente apoiada nas cognições locais do grupo. A pesquisa é pertinente para o campo da formação do professor, porque considera como objeto de investigação, as "maneiras" heterogêneas que as alfabetizadoras utilizam para significar as noções teóricas advindas da escrita e da formação. Assim, a formação do professor não é investigada apenas visando às situações em que os termos da ciência são incorporados ao repertório de saberes do professor, mas também, nas situações em que esses termos são ressignificados a partir de categorias locais, porém de forma organizada e relevante para a formação do alfabetizador.
- ItemAprendência nômade: um estudo dos processos itinerantes da aprendizagem docente(2007) Barbosa, Eliene Maria da Silva.; Macedo, Roberto Sidnei Alves; Sá, Maria Roseli Gomes Brito de; Almeida, Maria Conceição Xavier deO presente estudo buscou compreender como os professores constróem seus etnométodos nos processos itinerantes de aprendizagem docente. Mediante o argumento de que a aprendizagem é um fenômeno itinerante e nômade, o estudo evidencia os diferentes modos/formas de aprendência docente bem como os espaços multirreferenciais em que ela acontece, os tempos de aprendizagem dos professores e como estes elementos se relacionam com a construção/reconstrução da ação docente. A pesquisa teve como lócus o Programa de Formação de Professores do Estado - PROESP/Licenciatura em Letras do Pólo de Jacobina-BA. A metodologia adotada baseou-se na pesquisa qualitativa do tipo etnográfica ancorada na Antropologia, utilizando os seguintes instrumentos de coleta e análise de dados: entrevistas semi-estruturadas, observação-participante, memoriais e grupo focal. As diferentes e singulares narrativas, emergidas na pesquisa através dos instrumentos de coleta, foram analisadas pelo olhar interpretativo da Análise do Conteúdo. O resultado do trabalho traz as histórias de aprendizagem dos professores, tecidas em tramas individuais e coletivas.
- ItemAnálise de confiabilidade aplicada aos ensaios de óleos lubrificantes para motores de tratores(2007-06-29) Alves, Gilmar Ferreira; Bormio, Marcos Roberto; Fernandes, João Cândido; Corrente, José Eduardo; Santos Filho, Abílio Garcia dosAs análises de óleos lubrificantes de motores de tratores agrícolas são importantes como meio gerador de informações à manutenção mecânica e da racionalização quando da substituição dos mesmos. Porém, a confiabilidade da permanência destes óleos no cárter pode ser tratada de maneira formal através de métodos estatísticos. Foram utilizados dados referentes ao tempo, em horas, de uso dos óleos lubrificantes dos motores de dois grupos de tratores, marca Massey Ferguson, modelo 275 4x2. Os dados do primeiro grupo são oriundos de seis tratores onde foram obtidas setenta observações. Os do segundo grupo de sete tratores foram verificadas quarenta e seis observações. Avaliou-se o tempo de uso do óleo através das seguintes variáveis explanatórias: viscosidade, ponto de fulgor, diluição por combustível, fuligem, presença de água e desgaste metálico (Fe, Cu, Cr, Pb, Al e Si) para ambos os grupos de tratores. No segundo grupo foram verificados também níquel e molibdênio. O modelo de Cox foi utilizado para análise de tais variáveis. Estudaram-se as curvas de confiabilidade do óleo lubrificante para cada trator, utilizando-se o estimador de Kaplan-Meier. No primeiro grupo, as variáveis explanatórias não foram significativas para o período de troca do óleo lubrificante de motores dos tratores. Para o segundo grupo apenas o Pb apresentou diferença significativa com relação ao tempo de troca do óleo lubrificante. A utilização do estimador de Kaplan-Meier permitiu identificar o comportamento do óleo lubrificante durante o período de uso. O modelo de Cox mostrou-se apropriado para explicar o comportamento das variáveis explanatórias.
- ItemEducação carcerária: (des)encantos, (des)crenças e os (des)velamentos de leitura no cárcere, entre ditos, silêncios e subentendidos(2007-12-20) Silva, Ana Lúcia Gomes da; Fagundes, Tereza Cristina Pereira Carvalho; Passos, Elizete Silva; Arapiraca, Mary de Andrade; Santos, Cosme Batista dos; Silva, Márcia Rios da; Araújo, Edivalda AlvesEducação carcerária é o tema central desta pesquisa, considerada como ato educativo informal, praticado no cotidiano do cárcere marcado pela intencionalidade em cada habilidade, modos de agir, astúcias e estratégias organizadas, com finalidades próprias e apropriadas, que influenciam e formam outros sujeitos. Objetivamos discutir as práticas educativas que se dão no cotidiano do cárcere e seus efeitos de sentido para os que nele se inserem, além de buscar compreender a tríade presente nas relações de poder: o saber, o discurso e as estratégias do dizer sobre a prisão e seus efeitos. A pesquisa teve como lócus a 16ª Delegacia Circunscricional de Jacobina/BA. O horizonte metodológico adotado foi o etnográfico, tendo como fundantes os estudos da Antropologia, utilizando como instrumentos de construção dos dados entrevistas abertas e/ou aprofundadas, as histórias orais de vida, o memorial, a observação participante, buscando apreender o máximo possível do cotidiano do cárcere e seus efeitos de sentido sobre os sujeitos da pesquisa. Para realizar a análise dos dados, utilizamos a Análise do Discurso (AD). Os resultados apontam a dimensão das (des)crenças, (des)encantos e (des)educação que marcam, de forma contundente, cada ser humano que experiencia o cotidiano do cárcere nos seus movediços caminhos. Por outro lado, os memoriais, relatos e narrativas, vão (des)velando outras nuances e aspectos do ser humano como ser que está em constante formação, em contraponto com os discursos oficiais que nos (des)velam, a partir de outros pontos de vista, o cotidiano do cárcere. As narrativas dos encarcerados desvelaram as práticas reais do cárcere e seu caráter educativo e promotor de (des)crenças, (des)educação, sofisticação das regras de poder, de organização que reproduz a violência, amedronta e os faz mais e mais marginais. Conclusivamente, o trabalho traz a cartografia das práticas educativas no cárcere, seus efeitos sobre os encarcerados e seus familiares, (des)vela (des)crenças, (des)esperanças, sinaliza possibilidades reeducativas e socializadoras dos encarcerados pós-presídio e indica que a educação em espaços de aprendizagem como o cárcere, seria promotora de significativas mudanças, considerando que os seres humanos que vivenciam processos educativos de toda ordem podem (res)significar suas atitudes e transformar suas vidas.
- ItemEducação Carcerária: (des)encantos, (des)crenças e os desvelamentos de leitura no presídio, entre ditos, silêncios e subentendidos(UNEB, 2007-12-20) Silva, Ana Lúcia Gomes da; Fagundes, Tereza Cristina Pereira Carvalho; Passos, Elizete Silva; Arapiraca, Mary de Andrade; Santos, Cosme Batista dos; Silva, Márcia Rios da; Araújo, Edivalda AlvesEducação carcerária é o tema central desta pesquisa, considerada como ato educativo informal, praticado no cotidiano do cárcere marcado pela intencionalidade em cada habilidade, modos de agir, astúcias e estratégias organizadas, com finalidades próprias e apropriadas, que influenciam e formam outros sujeitos. Objetivamos discutir as práticas educativas que se dão no cotidiano do cárcere e seus efeitos de sentido para os que nele se inserem, além de buscar compreender a tríade presente nas relações de poder: o saber, o discurso e as estratégias do dizer sobre a prisão e seus efeitos. A pesquisa teve como lócus a 16ª Delegacia Circunscricional de Jacobina/BA. O horizonte metodológico adotado foi o etnográfico, tendo como fundantes os estudos da Antropologia, utilizando como instrumentos de construção dos dados entrevistas abertas e/ou aprofundadas, as histórias orais de vida, o memorial, a observação participante, buscando apreender o máximo possível do cotidiano do cárcere e seus efeitos de sentido sobre os sujeitos da pesquisa. Para realizar a análise dos dados, utilizamos a Análise do Discurso (AD). Os resultados apontam a dimensão das (des)crenças, (des)encantos e (des)educação que marcam, de forma contundente, cada ser humano que experiencia o cotidiano do cárcere nos seus movediços caminhos. Por outro lado, os memoriais, relatos e narrativas, vão (des)velando outras nuances e aspectos do ser humano como ser que está em constante formação, em contraponto com os discursos oficiais que nos (des)velam, a partir de outros pontos de vista, o cotidiano do cárcere. As narrativas dos encarcerados desvelaram as práticas reais do cárcere e seu caráter educativo e promotor de (des)crenças, (des)educação, sofisticação das regras de poder, de organização que reproduz a violência, amedronta e os faz mais e mais marginais. Conclusivamente, o trabalho traz a cartografia das práticas educativas no cárcere, seus efeitos sobre os encarcerados e seus familiares, (des)vela (des)crenças, (des)esperanças, sinaliza possibilidades reeducativas e socializadoras dos encarcerados pós-presídio e indica que a educação em espaços de aprendizagem como o cárcere, seria promotora de significativas mudanças, considerando que os seres humanos que vivenciam processos educativos de toda ordem podem (res)significar suas atitudes e transformar suas vidas.
- ItemEnredos e tramas nas minas de ouro de Jacobina(UNEB, 2008) Farias, Sara Oliveira; Montenegro, Antônio Torres; Gomes, Angela de Castro; Anzai, Leny Caselli; Neto, Regina Beatriz Guimarães; Miranda, Carlos Alberto CunhaEste trabalho tem como objetivo analisar as múltiplas produções discursivas sobre as relações de força produzidas pela mineração Morro Velho em Jacobina no período de 1980 a 1998, centralizando a prática do trabalho que conduz à silicose, doença contraída no subsolo da empresa pelos trabalhadores. Compreendendo como os discursos tramam os acontecimentos da história da mineração, do trabalho e da doença, produzindo significados.
- ItemA amizade como obra de arte: um estilo de vida experimental e outros rumores na ficção de João Gilberto Noll(UNEB, 2008-03-06) García , Paulo César Souza; Souza, Pedro de; Leal, Bruno; Barcellos , José Carlos; Schmidt, Simone Pereira; Maluf, Sonia; Costa, Claudia LimaO lugar da homoafetividade constitui-se como marca de leitura na literatura brasileira. Ao falarsobre amizade e homoerotismo na ficção de João Gilberto Noll, o estudo permite expressar o sujeito diante das práticas de si e, em tomo das quais, giram no território dos experimentos com o sexo. O apelo à sexualidade é uma forte estratégia para visualizar como os personagens masculinos de Noll são engendrados, tendo em mente a forma que se subjetiva com os contatos homossexuais vivenciados em Suas relações de amizade. A raiz nômade se encontra na órbita do romance de Noll de acordo com certa necessidade de colocar o homem sobre a estrada e pôr seu olhar de testemunho daquilo que vê nas passagens, Assim, as narrativas postas sobre as estradas convidam a participar de relatos de amizades no movimento dos instantes do tempo e os primeiros on the road narrativos do autor são tecidos sobre o descortino de territórios em que a expansão dos manifestos de encontros, amparados, também, em seus outros romances, fala de relacionamentos entre e com homens. Trata-se de questionar com os relatos narrativos o cumprimento dos disparates homoeróticos com o papel de revelar não uma identidade, mas uma forma que se autoconstitui para ser sujeito de uma sexualidade. Deste modo, a amizade significa outro sentido diferencial; é vista, aqui, como forma de vida, eixo de existência e promessa de reconstituição de si no trajeto das derivas sexuais. Estas são questões norteantes e sobre as quais detém a análise, compreendendo a formação da narrativa literária de Noll e a textualidade filosófica do pensador Michel Foucault. Pensar o tema da amizade como experimento homoerótico é o fundamento maior da pesquisa que, dentro dessa linha, reflete-se o drama do homem com a liberdade, com o movimento de inventividade, de imprevisibilidade e de intensividade enviesados por esses constructos de discursos.