Teses não defendidas na UNEB
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- ItemA amizade como obra de arte: um estilo de vida experimental e outros rumores na ficção de João Gilberto Noll(UNEB, 2008-03-06) García , Paulo César Souza; Souza, Pedro de; Leal, Bruno; Barcellos , José Carlos; Schmidt, Simone Pereira; Maluf, Sonia; Costa, Claudia LimaO lugar da homoafetividade constitui-se como marca de leitura na literatura brasileira. Ao falarsobre amizade e homoerotismo na ficção de João Gilberto Noll, o estudo permite expressar o sujeito diante das práticas de si e, em tomo das quais, giram no território dos experimentos com o sexo. O apelo à sexualidade é uma forte estratégia para visualizar como os personagens masculinos de Noll são engendrados, tendo em mente a forma que se subjetiva com os contatos homossexuais vivenciados em Suas relações de amizade. A raiz nômade se encontra na órbita do romance de Noll de acordo com certa necessidade de colocar o homem sobre a estrada e pôr seu olhar de testemunho daquilo que vê nas passagens, Assim, as narrativas postas sobre as estradas convidam a participar de relatos de amizades no movimento dos instantes do tempo e os primeiros on the road narrativos do autor são tecidos sobre o descortino de territórios em que a expansão dos manifestos de encontros, amparados, também, em seus outros romances, fala de relacionamentos entre e com homens. Trata-se de questionar com os relatos narrativos o cumprimento dos disparates homoeróticos com o papel de revelar não uma identidade, mas uma forma que se autoconstitui para ser sujeito de uma sexualidade. Deste modo, a amizade significa outro sentido diferencial; é vista, aqui, como forma de vida, eixo de existência e promessa de reconstituição de si no trajeto das derivas sexuais. Estas são questões norteantes e sobre as quais detém a análise, compreendendo a formação da narrativa literária de Noll e a textualidade filosófica do pensador Michel Foucault. Pensar o tema da amizade como experimento homoerótico é o fundamento maior da pesquisa que, dentro dessa linha, reflete-se o drama do homem com a liberdade, com o movimento de inventividade, de imprevisibilidade e de intensividade enviesados por esses constructos de discursos.
- ItemÁgua como fator de sustentabilidade e de desenvolvimento regional para a população de Canudos: o açude público Cocorobó(2013) Azevedo, Antonio José Batista de; Spinola, Noelio Dantaslé; Boaventura, Edivaldo Machado; Pellegrino, Egnaldo Barbosa; Souza, Regina Celeste de Almeida; Souza, Constância Maria Borges deO propósito deste estudo, que se constitui como tese, é contribuir para o possível e viável desenvolvimento sustentável de Canudos, município situado na região semiárida do Estado da Bahia. Tanto o lugar em foco quanto sua região se caracterizam pela pobreza acentuada por causa da estagnação de sua estrutura produtiva. Entretanto, como o estudo de caso apresentado — de caráter exploratório e descritivo — procura demonstrar, seu desenvolvimento endógeno, com sustentabilidade de base local, poderá vir a ser uma alternativa tecnicamente exequível e mesmo promissora. Essa perspectiva exige, porém, fundamentalmente a implementação de políticas público-privadas, com vistas à requalificação e redimensionamento do açude público Cocorobó. O multiuso das águas desse açude, além de viabilizar seu aproveitamento para a geração de hidroeletricidade e biomassa, a fim de atender às demandas da região e inserir o município no sistema nacional de energia elétrica, poderá estimular uma série de arranjos produtivos locais, como, entre outros, a agricultura irrigada e a piscicultura. O fomento ao turismo cultural, em sua vertente histórica, ao valorizar o acervo de objetos e documentos relativos à tragédia social que foi a Guerra de Canudos (1896-97), é um dos vetores do desenvolvimento proposto, no qual, em seus vários aspectos, tem importância relevante o papel das universidades baianas. Para focalizar o tema, que, como se espera, poderá suscitar novos estudos, foram realizadas pesquisas bibliográfica, documental e empírica em articulação com um referencial teórico pertinente. Ao fim e ao cabo, justifica-se e detalha-se a função multiuso do Cocorobó, visando a possibilitar as condições de crescimento econômico do município, a se traduzir na geração de renda e emprego. Essa recomendação, porque corrobora a hipótese do estudo, é o fator-chave para incluir a região em apreço no circuito do capital circulante do Estado da Bahia e, nessa medida, significar a efetiva melhoria da qualidade de vida de sua população.
- ItemAh! Dona Flor, Dona Flor... (memória da vida cultural baiana)(Universidade do Estado da Bahia, 2001-09-13) Veiga, Benedito José de Araújo; Alves, Ivia Iracema DuarteO romance Dona Flor e seus dois maridos de Jorge Amado, sua divulgação inicial, o contexto em que foi produzido e suas repercussões do calor-da-hora, tomando por base o registro resgatado em periódicos e sua recepção critica. A vida cultural em Salvador no momento da chegada dessa ficção amadiana. O quadro político de exceção, a censura e as sobras da "avant-garde na Bahia". O papel de Jorge Amado como articulador das manifestações culturais na província. A quebra de fronteiras entre os níveis culturais, o crescimento da mídia eletrônica e a obra de arte como produto cultural. Os lançamentos mais importantes de Dona Flor em 1966. O lançamento d'Ajuda e os instrumentais ritualístico-performáticos e publicitários utilizados; os lançamentos de São Paulo e do Rio de Janeiro (Estado da Guanabara); outros lançamentos em Salvador. Jorge Amado, a construção de sua persona e sua heroína do momento. Dona Flor, a mídia cinematográfica, o período 1975-1976. A Dona Flor de Bruno Barreto: seu pioneirismo no comércio de filmes nacionais; sua filmagem em Salvador e a busca do clima ritualístico-performático. O pólo turístico da Bahia, o congresso internacional da ASTA, no Rio de Janeiro, e a presença da Bahia. Reformulações de imagens da baianidade (da mulher brasileira/baiana) e a apropriação de traços da cultura negra pelos governantes e grupos hegemónicos/comerciais.
- ItemAnálise de confiabilidade aplicada aos ensaios de óleos lubrificantes para motores de tratores(2007-06-29) Alves, Gilmar Ferreira; Bormio, Marcos Roberto; Fernandes, João Cândido; Corrente, José Eduardo; Santos Filho, Abílio Garcia dosAs análises de óleos lubrificantes de motores de tratores agrícolas são importantes como meio gerador de informações à manutenção mecânica e da racionalização quando da substituição dos mesmos. Porém, a confiabilidade da permanência destes óleos no cárter pode ser tratada de maneira formal através de métodos estatísticos. Foram utilizados dados referentes ao tempo, em horas, de uso dos óleos lubrificantes dos motores de dois grupos de tratores, marca Massey Ferguson, modelo 275 4x2. Os dados do primeiro grupo são oriundos de seis tratores onde foram obtidas setenta observações. Os do segundo grupo de sete tratores foram verificadas quarenta e seis observações. Avaliou-se o tempo de uso do óleo através das seguintes variáveis explanatórias: viscosidade, ponto de fulgor, diluição por combustível, fuligem, presença de água e desgaste metálico (Fe, Cu, Cr, Pb, Al e Si) para ambos os grupos de tratores. No segundo grupo foram verificados também níquel e molibdênio. O modelo de Cox foi utilizado para análise de tais variáveis. Estudaram-se as curvas de confiabilidade do óleo lubrificante para cada trator, utilizando-se o estimador de Kaplan-Meier. No primeiro grupo, as variáveis explanatórias não foram significativas para o período de troca do óleo lubrificante de motores dos tratores. Para o segundo grupo apenas o Pb apresentou diferença significativa com relação ao tempo de troca do óleo lubrificante. A utilização do estimador de Kaplan-Meier permitiu identificar o comportamento do óleo lubrificante durante o período de uso. O modelo de Cox mostrou-se apropriado para explicar o comportamento das variáveis explanatórias.
- ItemAprendência nômade: um estudo dos processos itinerantes da aprendizagem docente(2007) Barbosa, Eliene Maria da Silva.; Macedo, Roberto Sidnei Alves; Sá, Maria Roseli Gomes Brito de; Almeida, Maria Conceição Xavier deO presente estudo buscou compreender como os professores constróem seus etnométodos nos processos itinerantes de aprendizagem docente. Mediante o argumento de que a aprendizagem é um fenômeno itinerante e nômade, o estudo evidencia os diferentes modos/formas de aprendência docente bem como os espaços multirreferenciais em que ela acontece, os tempos de aprendizagem dos professores e como estes elementos se relacionam com a construção/reconstrução da ação docente. A pesquisa teve como lócus o Programa de Formação de Professores do Estado - PROESP/Licenciatura em Letras do Pólo de Jacobina-BA. A metodologia adotada baseou-se na pesquisa qualitativa do tipo etnográfica ancorada na Antropologia, utilizando os seguintes instrumentos de coleta e análise de dados: entrevistas semi-estruturadas, observação-participante, memoriais e grupo focal. As diferentes e singulares narrativas, emergidas na pesquisa através dos instrumentos de coleta, foram analisadas pelo olhar interpretativo da Análise do Conteúdo. O resultado do trabalho traz as histórias de aprendizagem dos professores, tecidas em tramas individuais e coletivas.
- ItemAs competências em informação dos professores na licenciatura em geografia da Universidade do Estado da Bahia: práxis organizacional e inovação na docência do ensino superior(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-16) Jesus, Joselito Manoel de; Alves, Fernanda Maria Melo; González, José Antonio Moreiro; Santos, Edméa Oliveira dos; Silva, José Fernando Modesto da; Barreira, Maria Isabel de Jesus SousaEsta investigação pesquisou as competências em informação dos professores do Colegiado de Licenciatura em Geografia da Universidade do Estado da Bahia, focando na contribuição dessas competências para a formação inicial dos estudantes desta área de conhecimento, tendo em conta o novo paradigma informacional, proporcionado pelas tecnologias de informação e comunicação, que exigem novas práticas pedagógico-didáticas, que estimulem e valorizem a autonomia dos estudantes em ambientes formativos presenciais e à distância, potencializem a aprendizagem permanente e a sua participação ativa, individual e coletiva, e ampliem as possibilidades de construção de conhecimento. A investigação tem origem na experiência docente, que proporcionou a formulação da pergunta desencadeadora “quais as principais contribuições das competências em informação dos professores para a formação inicial docente que possibilitam a inovação no Colegiado de Licenciatura em Geografia da Universidade do Estado da Bahia?, e das hipóteses: a pedagogia que o professor utiliza para desenvolver sua atividade docente define sua demanda de informação e o seu nível de competências em informação; a cultura organizacional do Colegiado de Licenciatura em Geografia exerce influência decisiva na maneira como a informação é percebida, recebida, interpretada e utilizada nas atividades docentes. Para responder à pergunta e confirmar as hipóteses, adotou-se a teoria da complexidade de Morin e seus conceitos como abordagem sistemática central. Optou-se por uma metodológica qualitativa, descritiva, explicativa, analítico-sistêmica e aplicada, que recorreu à pesquisa bibliográfica e documental. Contemplou a aplicação de uma entrevista semiestruturada aos professores, a análise de conteúdo das atas das reuniões do Colegiado da Licenciatura em Geografia e das informações da observação direta de reuniões e da leitura de publicações do mesmo coletivo, procedendo-se à triangulação múltipla do conjunto dos dados coletados, que resultou vantajosa por permitir interpretar, confirmar e aproximar-se do universo analisado. A teoria da complexidade concebe a práxis organizacional do colegiado referido numa dinâmica de organização, desorganização e reorganização permanente na produção-desi, num processo retroativo e recursivo. Neste sentido, a investigação conclui que os níveis de competências em informação dos professores do colegiado são básicos, pois não geram conhecimento; os professores encontram dificuldade em identificar as suas necessidades de informação. Este indicador está associado à cultura organizacional que preside a relação entre a Universidade do Estado da Bahia, seus departamentos e colegiados de curso; o individualismo impera no trabalho com a informação no âmbito do colegiado, com a circulação e o uso de informações de modo precário, a dificuldade de enfrentamento coletivo de problemas que afetam todo o colegiado, a dispersão de atividades de ensino e de pesquisa etc., e reconhecem a importância do aproveitamento das potencialidades individuais docentes pelo colegiado mas encontram dificuldades de efetivação para esse processo retroativo e recursivo da produção-desi; há dificuldades de inovação advindas de uma práxis organizacional concentrada em responder às demandas burocráticas da universidade, com pouco tempo dedicado às reflexões sobre a própria prática do colegiado referido. Por fim, propõem-se um Modelo de Competência em Informação para o Licenciatura em Geografia da Universidade Federal da Bahia para a aquisição das competências em informação específicas. O modelo deve ser concretizado em ações de formação, visto que os professores estão interessados, porque reconhecem que esta formação melhora a sua práxis organizacional e o ensino e aprendizagem dos professores e estudantes da Licenciatura em Geografia.
- ItemA Aula Universitária Figurações das Coreografias de Ensino(2012-12-15) Barboza, Maria das Graças Auxiliadora FidelisEste estudo foi delineado a partir de três dimensões relacionáveis que estruturam o campo da educação e são estruturadas por ele: a pedagogia universitária, a docência universitária e a aula universitária. A aula foi assumida como interesse investigativo, metaforizada como coreografia de ensino. O objetivo geral foi compreender a aula/coreografia de ensino, os modos como é produzida e interpretada pelos docentes universitários e o contexto/circunstâncias em que ela se desenvolve. A metodologia foi construída na perspectiva qualitativa com observação direta de situações de aula e entrevistas semidiretivas. Participaram oito docentes de uma Universidade privada brasileira. Os resultados demonstraram que a dinâmica da aula coreografada envolve: sequências didáticas, ritmos e temporalidades, corporeidade, gestos, modos de ação e interações pedagógicas que variam conforme as relações interativas, a intencionalidade e o contexto; os modos de ensinar, de ser e estar na sala de aula e a performance de aprendizagem do estudante. O estudo é também uma via para a compreensão da docência como construção que congrega as estruturas visíveis e a dimensão não visível (ressignificação da sala de aula e da docência). Conclui-se que a aula universitária é um acontecimento e, como tal, não pode ser pensada num enquadramento previsível e padronizado, aplicável em contextos diversos, devendo ser entendida no seu sentido plural, de “aulas”. A docência universitária é feita de rupturas, continuidades e contradição entre discurso e prática, e, embora o docente deseje uma coreografia centrada na aprendizagem do estudante, na prática predomina a coreografia centrada no ensino. Apesar das controvérsias existentes no campo pedagógico, atravessado por diferentes crenças e valores, a docência lida com desafios que a estão reconfigurando ou ressignificando. Consideramos a aula e a docência como um fenômeno que tem natureza coletiva e de alta complexidade, sendo vivido socialmente, não podendo, portanto, ser simplificado.
- ItemCaos controlado: a tensão entre controle técnico e liberdade criativa em Mistérios e paixões e Cidade de Deus(UNEB, 2013) Félix, José Carlos; Durão, Fabio AkcelrudExpressão mais sintomática do sistema capitalista, a indústria cultural opera em uma lógica que incorpora e harmoniza expressões estéticas antagónicas, emulando uma tensão dialética análoga as obras de arte. O cinema, dada vua natureza industrial, desponta como uma das esferas da indústria cultural a atingir o mais alto grau de sofisticação e controle técnico, firmando padrões estético-narrativos rígidos seguidos não apenas por filmes convencionalmente chamados de comerciais, mas também por aqueles circunscritos ao circuito alternativo e independente. Assim, considerando o argumento de que filmes produzidos fora de esfera comercial estariam mais propensos a romper e subverter a hegemonia do idioma tecnicamente controlado do cinema padrão, a proposta deste trabalho é examinar os filmes Mistérias e paixões [Naked lunch, David Cronenberg, Canadi, 1991) e Cidade de Deus (Fernando Meirelles, Brasil, 2002), a fim de venficar como se estabelece a tensão entre as convenções do idioma tecnicamente controlado do cinema padrão e os gestos que visam a sua desestabilização. A primeira parte está dividida em duis capítulos corelatos, cujo objetivo é discutir como as convenções estético-narrativas do cinema moinstream de Hollywood sintetizam de maneira sui generis o idioma tecnicamente controlado da indústria cultural. O primeira capitulo investiga os procedimentos a partir dos quais e conjunto de protocolos visuais de cinema norte-americano (composição de quadro, montagem, sonorização, etc.) estabeleceu um modelo diegético prescritivo de bases rigidas, convertendo-se na noma-padrão para a cultura cinematográfica ao redor do planeta. O segundo capitalo discute a maneira pela qual esse mesmo modelo de cinema, movido por tendências de mercado e objetivando alcançar um stures de obra de arte, absorve inovações estéticas advindas justamente de movimentos cinematográficos contrários à sua norma estética sem, contado, alterar suas bases. A segunda parte está dividida em deis capítulos volados ás interpretações dos filmes. O serceiro capitulo abonda o carier autoral e trasgressor na filmografia de Cronenberg em relação ao cinema padrão a partir da problemática de embate entre controls técnico e expontaneidade na criação artistics. A hipótese interpretativa centra-se no argumento de que Matérias putzides apropria-se da defesa de Burroughs acerca de intoxicação como um mecanisme de subversão de convenções artisticas para forjar uma estrutura de narrativa filmica que inverte a oposição entre as categorias de alucinação e sehriedade. Como resultado, a inversão dessas valências converte a alacinação em procedimento narrativo modulado justamente por formulas e convenções do cinema padrão de Hollywood. O quarto capitulo investiga come a senado entre controle técnico e liberdade crianva engendra em Cidade de Deus uma nova forma de realiums filmios contemporánco en que estéticas e procedimentos cinematográficos historicamente revolucionários são absorvidos pela maquinaria do cinema dominante. Essa tese d discutida a partir de sama leitura corrala de algumas cenas do filme que evidenciam a fabricação de uma espontaneidade programada, na qual a cinematografia clavvica é utilizada para recompor sem imaginário da favela com ecos do sertão do Cinema Novo. A discundo assinala ainda como, erração narrativa e estilistica, Cidade de Deus acomoda uma representação vanguardista de criminalidade e violencia juntamente com una estética padrão de cinema e televisão, apagando qualquer traço de tenda historica entre ambas O resultado das pestações aponta para o fato de que nos dos filmes, a força do impete criativo, expresa por meso de acaso, aleatoriedade e improviso, é incorporada pela idiorsa tecnicameme controlada de cinema, não apenas perdendo seu poder desestabilizador, mas também reduzindo esse impeto a meni dispoutiso com função cailidica
- ItemO conhecimento de si: narrativas do itinerário escolar e formação de professores(2004-09-17) Souza, Elizeu Clementino de; Marques, Maria Ornélia; Nóvoa, António; Catani, Denice Bárbara; Macedo, Roberto Sidnei; Santos, Stella Rodrigues dos; Ataíde, Yara Dulce Bandeira deA tese analisa as implicações e a fertilidade das narrativas de formação e suas relações com o estágio supervisionado, tomando como base experiências desenvolvidas num projeto de formação inicial de professores, no espaço do Departamento de Educação - Campus I - da Universidade do Estado da Bahia, no período de março de 2001 a março de 2002. Constituem-se atrizes da pesquisa dez alunas do Curso de Pedagogia, da Habilitação em Séries Iniciais do Ensino Fundamental, a partir da escrita de si revelada nas narrativas da trajetória de escolarização, no sentido de apreender o conhecimento de si, no que se refere à aprendizagem da docência. A pertinência desta pesquisa inscreve-se num amplo movimento de investigação-formação, o qual tem adotado a abordagem biográfica como perspectiva epistemológica sobre a aprendizagem dos sujeitos a partir de suas próprias experiências, entendida no contexto desta pesquisa como narrativa autobiográfica do itinerário escolar, no campo de um projeto experiencial de investigação-formação. A intenção primeira deste trabalho consiste em analisar e compreender as implicações das narrativas no processo de formação e autoformação. Tenciono sistematizar os percursos da construção do trabalho no contexto do estágio supervisionado e os procedimentos utilizados para análise do corpus - narrativas - no contexto do projeto de investigação-formação. Para a análise interpretativa das fontes utilizei a idéia metafórica de uma leitura em três tempos - leitura cruzada, leitura temática e leitura interpretativa-compreensiva do corpus -, por considerar o tempo de lembrar, narrar e refletir sobre o vivido, mantendo entre si uma relação de reciprocidade e dialogicidade constante. A tese conclui que a fecundidade da epistemologia da formação e do estágio como iniciação revela, a partir da abordagem experiencial, dispositivos e rituais pedagógicos engendrados nas identidades e subjetividades das histórias de vida no processo de formação inicial, ao permitir às professoras em formação, através de suas experiências formadoras e recordações-referências da trajetória de escolarização, estabelecer outros sentidos ao trabalho escolar e construir potencializações sobre a sua própria prática.
- ItemCrítica e tradição enquanto poiesis: o projeto literário-pedagógico- antropofágico concretista(UNEB, 2013-12-19) Salvadori, Juliana Cristina; Aguiar, Melânia Silva de; Marques, Reinaldo Martiniano; Goulart, Audemaro Taranto; Félix, José Carlos; Morais, Márcia Marques deEste texto procurou partir da discussão acerca das propostas crítico-pedagógicas postas pela modernidade, à luz de diversos autores, ressaltando como estas acabam por convergir para uma concepção da feitura literária, crítica e tradutória como poeisis, isto é, como téchnelars em que os limites entre texto literário e crítico/texto-tradução, leitura e escrita, poeta e crítico, poeta e tradutor acabam por se apagar, seja porque, como concebem os românticos alemães via interpretação benjaminiana, o crítico e o tradutório se tornam textos criativos que desdobram o potencial - estético e de significação - do texto literário per se; seja porque, como na proposta concretista, em movimento contrário, o texto literário e o texto-tradução acaba por se tornar o espaço da crítica e da teoria, desdobramento da crítica. O primeiro capítulo se questiona acerca de questões relativas ao campo dos estudos literários e a possibilidade de se constituir uma literatur wissenschaft - pergunta feita e respondida, mas ainda intrigante justamente pela infinidade de respostas que suscitou e suscita em termos de poiesis, particularmente a do movimento de poesia concreta, nosso foco, que busca essa resposta por meio da constituição de um paideuma de autores com propostas e poéticas convergentes. O segundo capítulo aborda a estratégia discursivo-pedagógica da crítica literária polêmica no projeto concretista, enfatizando por meio da re-emergência da disputa entre Gullar e Augusto de Campos seu projeto de reescrita da historiografia literária nacional. No terceiro e último capítulo, analisamos as traduções, parte central, como argumentamos, do projeto literário-pedagógico-antropofágico do movimento de poesia concreta, prática articuladora e estruturante, concentrando-nos nas traduções effuadas por Augusto de Campos da obra de E. E. Cummings, tarefa tradutória que se inicia em 1956, passa por 4 edições - 10 poemas, 20 poem(a)s, 40 poem(a)s, Poem(a)s e tem sua última edição, Poem(a)s, em 2011, edição base dos textos aqui analisados.
- ItemCursos de licenciatura em pedagogia das Universidades Estaduais da Bahia: análise da formação matemática para a educação infantil.(Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), 2015-12-13) Brito, Mirian Ferreira de, Mirian; Manrique, Ana Lúcia , Ana Lúcia; Sodré, Liana Gonçalves Pontes, Liana; Moreira, Geraldo Eustáquio, Geraldo; Maranhão, Maria Cristina Souza de, Maria Cristina; Carlini, Alda Luiza, Alda LuizaEstudos e pesquisas sobre educação infantil ganharam maior destaque nas últimas cinco décadas, motivadas pela Constituição Federal, que reconheceu esta etapa educacional e a incluiu como parte da educação básica. Tal mudança, assegurou alguns direitos à criança, mas, mesmo com os avanços e documentos relacionados a isso, como as Diretrizes e o Referencial Curricular, algumas lacunas ainda são visíveis nas formações de professores para essa etapa da educação. Deste modo, procuramos respostas para questionamentos referentes aos cursos e à estrutura curricular, onde formam tais professores, particularmente em relação à matemática, por fazer parte de nosso universo de formação, trabalho e estudos. Assim, buscamos através dessa pesquisa, de cunho qualitativo, analisar aspectos relativos à formação do professor para os conhecimentos matemáticos, nas estruturas curriculares das Licenciaturas em Pedagogia, das Universidades Estaduais da Bahia, levando em consideração três vertentes: conteúdos teóricos sobre a matemática, conteúdos matemáticos específicos e os conteúdos de práticas da matemática. Para tanto, analisamos os fluxogramas e as ementas dos componentes curriculares, que apresentaram conhecimentos matemáticos, assim como os perfis profissiográficos dos Cursos. Como principais resultados, podemos observar nos fluxogramas, que dos dezoito Cursos apresentados, somente três deles apresentaram dois componentes curriculares, e que os demais apresentaram somente um componente. Nas ementas, verificamos que dez componentes não apresentaram conteúdos matemáticos específicos, e apenas seis ofertavam as três vertentes. Nos perfis profissiográficos, verificamos que a docência e gestão foram indicadas em todos os Cursos, sendo que a docência para a educação infantil, apesar de estar registrada em doze Cursos, não aparece exclusivamente em qualquer um deles. Desse modo, os dados nos revelaram formações generalistas e/ou aligeiradas pela amplitude de atuações indicadas nos Cursos e, ainda, constatação de baixa carga horária para os conteúdos de matemática pesquisados – teóricos, específicos e práticos.
- ItemDiagnostico de la satisfacción em al trabajo de diretores y directoras de las escuelas públicas de la Región Norte de Portugal(UNEB, 2003-05) Silva, Jerônimo Jorge Cavalcante; Soria, Xavier Gimeno
- ItemEducação carcerária: (des)encantos, (des)crenças e os (des)velamentos de leitura no cárcere, entre ditos, silêncios e subentendidos(2007-12-20) Silva, Ana Lúcia Gomes da; Fagundes, Tereza Cristina Pereira Carvalho; Passos, Elizete Silva; Arapiraca, Mary de Andrade; Santos, Cosme Batista dos; Silva, Márcia Rios da; Araújo, Edivalda AlvesEducação carcerária é o tema central desta pesquisa, considerada como ato educativo informal, praticado no cotidiano do cárcere marcado pela intencionalidade em cada habilidade, modos de agir, astúcias e estratégias organizadas, com finalidades próprias e apropriadas, que influenciam e formam outros sujeitos. Objetivamos discutir as práticas educativas que se dão no cotidiano do cárcere e seus efeitos de sentido para os que nele se inserem, além de buscar compreender a tríade presente nas relações de poder: o saber, o discurso e as estratégias do dizer sobre a prisão e seus efeitos. A pesquisa teve como lócus a 16ª Delegacia Circunscricional de Jacobina/BA. O horizonte metodológico adotado foi o etnográfico, tendo como fundantes os estudos da Antropologia, utilizando como instrumentos de construção dos dados entrevistas abertas e/ou aprofundadas, as histórias orais de vida, o memorial, a observação participante, buscando apreender o máximo possível do cotidiano do cárcere e seus efeitos de sentido sobre os sujeitos da pesquisa. Para realizar a análise dos dados, utilizamos a Análise do Discurso (AD). Os resultados apontam a dimensão das (des)crenças, (des)encantos e (des)educação que marcam, de forma contundente, cada ser humano que experiencia o cotidiano do cárcere nos seus movediços caminhos. Por outro lado, os memoriais, relatos e narrativas, vão (des)velando outras nuances e aspectos do ser humano como ser que está em constante formação, em contraponto com os discursos oficiais que nos (des)velam, a partir de outros pontos de vista, o cotidiano do cárcere. As narrativas dos encarcerados desvelaram as práticas reais do cárcere e seu caráter educativo e promotor de (des)crenças, (des)educação, sofisticação das regras de poder, de organização que reproduz a violência, amedronta e os faz mais e mais marginais. Conclusivamente, o trabalho traz a cartografia das práticas educativas no cárcere, seus efeitos sobre os encarcerados e seus familiares, (des)vela (des)crenças, (des)esperanças, sinaliza possibilidades reeducativas e socializadoras dos encarcerados pós-presídio e indica que a educação em espaços de aprendizagem como o cárcere, seria promotora de significativas mudanças, considerando que os seres humanos que vivenciam processos educativos de toda ordem podem (res)significar suas atitudes e transformar suas vidas.
- ItemEducação Carcerária: (des)encantos, (des)crenças e os desvelamentos de leitura no presídio, entre ditos, silêncios e subentendidos(UNEB, 2007-12-20) Silva, Ana Lúcia Gomes da; Fagundes, Tereza Cristina Pereira Carvalho; Passos, Elizete Silva; Arapiraca, Mary de Andrade; Santos, Cosme Batista dos; Silva, Márcia Rios da; Araújo, Edivalda AlvesEducação carcerária é o tema central desta pesquisa, considerada como ato educativo informal, praticado no cotidiano do cárcere marcado pela intencionalidade em cada habilidade, modos de agir, astúcias e estratégias organizadas, com finalidades próprias e apropriadas, que influenciam e formam outros sujeitos. Objetivamos discutir as práticas educativas que se dão no cotidiano do cárcere e seus efeitos de sentido para os que nele se inserem, além de buscar compreender a tríade presente nas relações de poder: o saber, o discurso e as estratégias do dizer sobre a prisão e seus efeitos. A pesquisa teve como lócus a 16ª Delegacia Circunscricional de Jacobina/BA. O horizonte metodológico adotado foi o etnográfico, tendo como fundantes os estudos da Antropologia, utilizando como instrumentos de construção dos dados entrevistas abertas e/ou aprofundadas, as histórias orais de vida, o memorial, a observação participante, buscando apreender o máximo possível do cotidiano do cárcere e seus efeitos de sentido sobre os sujeitos da pesquisa. Para realizar a análise dos dados, utilizamos a Análise do Discurso (AD). Os resultados apontam a dimensão das (des)crenças, (des)encantos e (des)educação que marcam, de forma contundente, cada ser humano que experiencia o cotidiano do cárcere nos seus movediços caminhos. Por outro lado, os memoriais, relatos e narrativas, vão (des)velando outras nuances e aspectos do ser humano como ser que está em constante formação, em contraponto com os discursos oficiais que nos (des)velam, a partir de outros pontos de vista, o cotidiano do cárcere. As narrativas dos encarcerados desvelaram as práticas reais do cárcere e seu caráter educativo e promotor de (des)crenças, (des)educação, sofisticação das regras de poder, de organização que reproduz a violência, amedronta e os faz mais e mais marginais. Conclusivamente, o trabalho traz a cartografia das práticas educativas no cárcere, seus efeitos sobre os encarcerados e seus familiares, (des)vela (des)crenças, (des)esperanças, sinaliza possibilidades reeducativas e socializadoras dos encarcerados pós-presídio e indica que a educação em espaços de aprendizagem como o cárcere, seria promotora de significativas mudanças, considerando que os seres humanos que vivenciam processos educativos de toda ordem podem (res)significar suas atitudes e transformar suas vidas.
- ItemEducação e Mídia Esportiva: Representações Sociais das Juventudes(2004-10-27) Leiro, Augusto César Rios; Taffarel, Celi Zulke; Pais, José Machado; Pires, Giovanni de Lorenzi; Santos, Stella Rodrigues dos; Macedo, Roberto Sidnei; Pretto, Nelson De LuccaA presente escrita resulta de estudos e pesquisas em torno da Educação/Educação Física e Comunicação. Trata-se de uma Tese de Doutoramento em Educação que reúne cinco capítulos. Inicialmente diz das inspirações que levaram o autor ao tema, delineia o percurso investigativo desenvolvido no Brasil e na Europa e apresenta uma tríade cultural, envolvendo as culturas esportivas, televisivas e juvenis. Busca-se, fundamentado numa concepção dialética, compor um referencial teórico crítico que destaca o habitus no universo ideológico e representacional das juventudes. Desenha um talhe metodológico que acolhe diferentes e articulados procedimentos empíricos e, a partir de uma problematização acerca da realidade social, apresenta sínteses possíveis e desafios estratégicos. Pela via dos Universos Temáticos, discute a mídia esportiva como um espaço dinâmico de veiculação de bens simbólicos e materiais e a reconhece como conhecimento qualificado para a formação profissional em Educação Física e Jornalismo.
- ItemEnredos e tramas nas minas de ouro de Jacobina(UNEB, 2008) Farias, Sara Oliveira; Montenegro, Antônio Torres; Gomes, Angela de Castro; Anzai, Leny Caselli; Neto, Regina Beatriz Guimarães; Miranda, Carlos Alberto CunhaEste trabalho tem como objetivo analisar as múltiplas produções discursivas sobre as relações de força produzidas pela mineração Morro Velho em Jacobina no período de 1980 a 1998, centralizando a prática do trabalho que conduz à silicose, doença contraída no subsolo da empresa pelos trabalhadores. Compreendendo como os discursos tramam os acontecimentos da história da mineração, do trabalho e da doença, produzindo significados.
- ItemO ensino de gramática/análise linguística: do discurso à prática docente(2011-11-10) Santos, Ana Carolina Ferreira dosÉ inviável falar em ensino de gramática sem, a priori, referir-se à natureza da língua/linguagem, pois o modo que se compreende ou concebe tal caráter tem implicações teórico-metodológicas específicas no ensino da primeira língua e, consequentemente, no de gramática. Por isso, é a partir da consideração dessa interferência que procuramos analisar e refletir o ensino de gramática. Para tanto, a pesquisa se volta à análise de inclinações teórico-metodológicas subjacentes ao “saber” linguístico-pedagógico das professoras, sujeitos da pesquisa, com o intuito de verificar em que medida essas inclinações são concretizadas a favor da efetivação da prática de reflexão/análise linguística em contrapartida à influência da tradição do ensino de gramática. Assim, abordamos como referencial teórico estudos de autores como, Travaglia (2002), Mendonça (2006), Costa Val (2002) e Antunes (2007), para fundamentar a análise dos dados, os quais foram obtidos através de entrevistas e observações de aulas. A análise de tais dados é realizada a partir do paradigma interpretativista, de forma que alcançamos resultados reflexivos e de possíveis implicações à fundamentação da prática linguístico-educacional. Entendemos assim, a partir de tais dados que os professores conseguem explicitar em seus discursos algumas questões teóricas voltadas para o ensino de gramática em consonância com as orientações de reflexão sobre a língua, contudo, evidenciando a existência de aspectos que dificultam a efetivação desse “saber” teórico-metodológico.
- ItemEntre a roça e a cidade identidades, discursos e saberes na escola(UNEB, 2008-06-17) Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; Muniz, Dinéa Maria Sobral; Nascimento, Antônio Dias; Beltrão, Lícia Maria Freire; Arapiraca, Mary de Andrade; Machado, Paulo Batista; Macedo, Roberto Sidnei AlvesEste trabalho resulta da análise das práticas discursivas de alunos e alunas da roça que estudam na cidade, construídas na produção de identidades e saberes desvelados em suas histórias de vida. É um texto híbrido em sua constituição, uma vez que as narrativas misturam-se às teorias em uma tentativa de imbricamento dialógico na produção identitária desta tese. As identidades são concebidas, neste trabalho, como fragmentadas, contraditórias e em fluxo; assim a pesquisa é pensada como um dispositivo a perceber esse movimento, a fluidez., as hibridizações que constituem o cotidiano dos atores e atrizes sociais deste estudo. Por isso, chega o tempo em que a construção shakesperiana "ser ou não ser" muda completamente de perspectiva; trata-se hoje de refletir sobre o "ser e não ser", no campo específico da educação, não mais como dualidades, mas sim nas ações imbricadas nos processos formativos, naqueles que constituem a cada dia novas identidades. O estudo se desenvolveu através do cruzamento de princípios da etnografia, da fenomenologia, da hermenêutica e da análise do discurso a fim de perceber como os alunos e alunas da roça, estudantes da cidade, constroem através de suas histórias de vida, as representações de suas identidades e de seus saberes e como as práticas discursivas escolares intervêm nesta produção. A pesquisa foi realizada com as histórias de vida de sete alunos e alunas da roça que estudam no Programa de Jovens e Adultos (EJA), no Colégio Estadual de Serrolândia, no município de Serrolândia, situado no Piemonte da Chapada Diamantina, interior da Bahia. Além disso, utilizei a observação participante em sala de aula e entrevistas com os respectivos professores e professoras desses sujeitos. Com este estudo, percebi que os alunos e alunas da roça marcam sua passagem pela escola da cidade ressignificando suas tradições, em um movimento de "traduzir" suas próprias experiências como sujeitos discursivos, em um movimento de devir feito por meio do contato com o outro e com os diferentes saberes, alterando os outros e a si próprio e, assim, construindo novas identidades rurais.
- ItemFalando em imagens! O processo de produção de sentido sócio-pedagógico no uso do texto imagético-verbal em atividades de ensino da língua portuguesa(2004-10-10) GOMES, Antenor RitaEste trabalho resulta de uma pesquisa sobre os processos pedagógicos de produção de sentido dos textos imagético-verbais (charges, tiras, quadrinhos, e outros similares) em atividades de ensino da Língua Portuguesa. Inicia-se por enfatizar a linguagem imagética-verbal como sendo híbrida, de natureza distinta da linguagem imagética e da linguagem verbal, separadamente, ou da simples junção delas. Considera a natureza social dos textos imagético-verbais, o gradativo aumento desses textos em práticas e materiais escolares e a perspectiva tecnicista/utilitarista que norteia as poucas produções sobre o tema. Para a realização da pesquisa foi considerada a premissa de que os textos imagético-verbais, em função da sua especificidade lingüística, guardam dobras potencializadoras de sentido que possibilitam os professores teóricos e ideologicamente orientados, transitarem da materialidade lingüística e textual para o significado pedagógico e social do texto, possibilitando a reflexão em torno de temas e interesses da sociedade contemporânea. Assim sendo, o trabalho de pesquisa se desenvolveu por meio da observação participante de um grupo de professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental de escolas públicas da DIREC 16 (Diretoria Regional de Ensino), participantes de um Curso de Extensão Universitária desenvolvido na Universidade do Estado da Bahia – UNEB (Cidade de Jacobina), sobre os sentidos dos textos imagético-verbais e o seu uso em sala de aula. Dessa vivência origina-se o corpus da análise, que se constitui de 37 (trinta e sete) textos imagético-verbais e suas respectivas propostas de atividades didáticas, extraídos de 03 (três) manuais didáticos (coleções de 5ª a 8ª Série) de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental, 04 (quatro) projetos de leitura envolvendo o texto imagético-verbal, elaborados pelos professores participantes do curso, depoimentos e entrevistas. O tratamento dos dados e a escrita do texto se deram numa perspectiva etnográfica de base interpretativa.
- ItemJuventude, educação profissional e projetos de futuro: Trajetórias de Mediação entre Escola e Trabalho(Universidade do Estado da Bahia, 2021-08-26) Teixeira, Anna Donato Gomes; Rosistolato, Rodrigo; Prado, Ana Pires do; Soares, Carolina Zuccarelli; Fernandes, Marinalva Nunes; Heringer, Rosana Rodrigues; Koslinski, Mariane Campelo; Marques, Tatyanne GomesEsta tese, inserida no debate sobre as oportunidades educacionais, analisou as trajetórias escolares e os projetos de futuro de estudantes do Ensino Médio integrado à educação profissional de uma escola estadual em Guanambi, Bahia. A pesquisa etnográfica ocorreu no Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde e Gestão. Foi realizada observação participante (FOOTE-WHYTE, 2005) numa classe com 36 jovens interlocutores matriculados no curso Técnico em Farmácia entre fevereiro de 2019 e março de 2020. Partiu-se da hipótese de que a opção pela educação profissional estaria diretamente conectada aos projetos de futuro que têm como foco principal o mercado de trabalho. Argumentou-se que a escolarização é percebida pelos jovens como um meio para a realização de um fim que pode ser o mercado de trabalho ou o ingresso no Ensino Superior. A pesquisa mapeou as motivações de escolha e expectativas de futuro na transição para o Ensino Médio e analisou as percepções dos estudantes sobre o mundo do trabalho e a escola. Evidenciou que os jovens constroem projetos de futuro pautados em expectativas balizadas por seu campo de possibilidades. A escolha do Ensino Médio profissional consolida-se como estratégia para a realização de projetos que têm como finalidade o mercado de trabalho e/ou a formação profissional. Durante o Ensino Médio, expectativas de futuro na escola e no trabalho são atualizadas e ressignificadas no decorrer das interações desenvolvidas pelos estudantes com seus colegas de turma, professores e gestores da escola.