Teses não defendidas na UNEB

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    As competências em informação dos professores na licenciatura em geografia da Universidade do Estado da Bahia: práxis organizacional e inovação na docência do ensino superior
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-16) Jesus, Joselito Manoel de; Alves, Fernanda Maria Melo; González, José Antonio Moreiro; Santos, Edméa Oliveira dos; Silva, José Fernando Modesto da; Barreira, Maria Isabel de Jesus Sousa
    Esta investigação pesquisou as competências em informação dos professores do Colegiado de Licenciatura em Geografia da Universidade do Estado da Bahia, focando na contribuição dessas competências para a formação inicial dos estudantes desta área de conhecimento, tendo em conta o novo paradigma informacional, proporcionado pelas tecnologias de informação e comunicação, que exigem novas práticas pedagógico-didáticas, que estimulem e valorizem a autonomia dos estudantes em ambientes formativos presenciais e à distância, potencializem a aprendizagem permanente e a sua participação ativa, individual e coletiva, e ampliem as possibilidades de construção de conhecimento. A investigação tem origem na experiência docente, que proporcionou a formulação da pergunta desencadeadora “quais as principais contribuições das competências em informação dos professores para a formação inicial docente que possibilitam a inovação no Colegiado de Licenciatura em Geografia da Universidade do Estado da Bahia?, e das hipóteses: a pedagogia que o professor utiliza para desenvolver sua atividade docente define sua demanda de informação e o seu nível de competências em informação; a cultura organizacional do Colegiado de Licenciatura em Geografia exerce influência decisiva na maneira como a informação é percebida, recebida, interpretada e utilizada nas atividades docentes. Para responder à pergunta e confirmar as hipóteses, adotou-se a teoria da complexidade de Morin e seus conceitos como abordagem sistemática central. Optou-se por uma metodológica qualitativa, descritiva, explicativa, analítico-sistêmica e aplicada, que recorreu à pesquisa bibliográfica e documental. Contemplou a aplicação de uma entrevista semiestruturada aos professores, a análise de conteúdo das atas das reuniões do Colegiado da Licenciatura em Geografia e das informações da observação direta de reuniões e da leitura de publicações do mesmo coletivo, procedendo-se à triangulação múltipla do conjunto dos dados coletados, que resultou vantajosa por permitir interpretar, confirmar e aproximar-se do universo analisado. A teoria da complexidade concebe a práxis organizacional do colegiado referido numa dinâmica de organização, desorganização e reorganização permanente na produção-desi, num processo retroativo e recursivo. Neste sentido, a investigação conclui que os níveis de competências em informação dos professores do colegiado são básicos, pois não geram conhecimento; os professores encontram dificuldade em identificar as suas necessidades de informação. Este indicador está associado à cultura organizacional que preside a relação entre a Universidade do Estado da Bahia, seus departamentos e colegiados de curso; o individualismo impera no trabalho com a informação no âmbito do colegiado, com a circulação e o uso de informações de modo precário, a dificuldade de enfrentamento coletivo de problemas que afetam todo o colegiado, a dispersão de atividades de ensino e de pesquisa etc., e reconhecem a importância do aproveitamento das potencialidades individuais docentes pelo colegiado mas encontram dificuldades de efetivação para esse processo retroativo e recursivo da produção-desi; há dificuldades de inovação advindas de uma práxis organizacional concentrada em responder às demandas burocráticas da universidade, com pouco tempo dedicado às reflexões sobre a própria prática do colegiado referido. Por fim, propõem-se um Modelo de Competência em Informação para o Licenciatura em Geografia da Universidade Federal da Bahia para a aquisição das competências em informação específicas. O modelo deve ser concretizado em ações de formação, visto que os professores estão interessados, porque reconhecem que esta formação melhora a sua práxis organizacional e o ensino e aprendizagem dos professores e estudantes da Licenciatura em Geografia.
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    Trabalho Sobre a monografia de Jacobina
    (Universidade do Estado da Bahia, 1985) Almeida, Jacilma Oliveira de; Lima, Galdina Oliveira Santos; Matos, Sandra Cristina Souza Lima; Rocha, Maria de Lourdes Carneiro
    O presente trabalho tem como objetivo trazer uma análise completa acerca das mais diversas informações acerca do município de Jacobina – BA. Note-se, que este apresenta informações completas sobre situações geográficas e históricas, como o folclore local, a cultura, economia, saúde e educação. Acerca as questões geográficas, a Autoras apresentam dados como localização da cidade dentro do estado da Bahia, municípios em que esta faz divisa, número de habitantes, hidrografia e clima predominante na supracitada região. Quantos aos aspectos históricos, é destacado o surgimento do nome da cidade e lendas relacionadas a este. Além, é destacado acerca da descoberta e do surgimento da exploração do ouro na região e, consequentemente, a evolução e elevação do local à vila. Posteriormente, a vila de Jacobina foi elevada à cidade, tendo em vista que, além de suas riquezas em minerais, possuía ainda ampla atração natural, qual favorecia e ainda favorece o turismo na região. Por fim, é tratado ainda quanto as evoluções culturais e econômicas da cidade, que, em pouco tempo de criação, mostrou-se incontestavelmente próspera, apesar dos momentos de crise e estagnação qual enfrentou.
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    Satisfacción en el trabajo de los directores de escuelas secundarias públicas de la región de Jacobina (Bahía - Brasil)
    (Universidade do Estado da Bahia, 2004) Silva, Jeronimo Jorge Cavalcante; Soria, Xavier Gimeno
    Este trabajo de investigación tuvo como finalidad principal diagnosticar las satisfacciones e insatisfacciones del trabajo de los directores y directoras de escuelas secundarias públicas de la región de Jacobina-Bahía-Brasil, con la intención de comprender las deficiencias, dificultades e "impasses" del proceso enseñanza - aprendizaje y las implicaciones para gestionarlo. Esto abrió la posibilidad de presentar "un intento de propuesta de intervención" a través de una práctica educativa de autoformación que permitiera proporcionar satisfacción en el trabajo tanto en los gestores y gestoras de las escuelas públicas secundarias, como en la totalidad del colectivo implicado en este proceso. El marco teórico se inicia con la delimitación del problema de la investigación, "Los desafíos del trabajo de director de la escuela secundaria pública frente a los cambios de paradigmas proporcionados por la Sociedad de la información y del conocimiento" Posteriormente, presentamos el concepto de trabajo como fenómeno histórico, económico, político, social, psicológico y fisiológico, para poder tener una mayor comprensión de nuestro tema de investigación "Satisfacción en el trabajo" La definición del concepto de Satisfacción en el trabajo incluye dos dimensiones: 1- Las componentes cognitivas, afectivas y de comportamientos en la actitud de cada persona con relación a la satisfacción en el trabajo; 2- Las particularidades, especificidades, características y situaciones del trabajo en proporcionar experiencias subjetivas de satisfacción en el trabajo. En la secuencia de nuestro referencial teórico buscamos las variables y medidas de satisfacción en el trabajo, para poder elegir nuestros instrumentos de medición y hacer la construcción del modelo de análisis de entendimiento de la "Satisfacción en el trabajo de los directores de las escuelas secundarias públicas de la región de Jacobina-Bahía-Brasil*. En la metodología de esta investigación aparecen los objetivos; las hipótesis; las variables de estudio; el diseño de investigación, a partir de un enfoque descriptivo y analítico, con un abordaje cualitativo y cuantitativo; la traducción y validación de los instrumentos de exploración para la lengua Portuguesa; el estudio piloto; los procedimientos para la recogida de información; el análisis de los datos de los cuestionarios (tests estadísticos) y de las entrevistas (análisis de contenido). La investigación se llevó a cabo en la región de Jacobina-Bahía-Brasil, con una muestra de 40 directores de escuelas secundarias públicas y 30 especialistas en gestión educacional. Los 40 directores encuestados, a través de los cuestionarios de CABALLERO (2001) y de MÉLIA y PEIRÓ (1989) demuestran un alto grado de Satisfacción en el trabajo en las dimensiones y factores que se relacionan con su cargo. Y en aquellas áreas que se escapan del control de los directores, presentan bajos porcentajes de grado de satisfacción en el trabajo. En las entrevistas, con tres preguntas abiertas, los directores y directoras presentan, por orden decreciente de importancia, las siguientes propuestas para la mejora de la satisfacción en el trabajo de gestión de la escuela pública: 1. Autonomía efectiva; 2. Compromiso y responsabilidad; 3. Formación; 4. Recursos humanos, gestión participativa y, prioridad para la gestión pedagógica; 5. Importancia de trabajar con la familia y, dedicación exclusiva para el director; 6. Recursos financieros, mejorar la remuneración, menos burocracia y mejorar las relaciones interpersonales; 7. No existir una influencia política en el acceso al cargo y, psicólogo en la escuela. No hubo diferencias significativas sobre las percepciones de la satisfacción en el trabajo entre los tres grupos de perfil de personalidad (introvertidos, introvertidos-extrovertidos, extrovertidos) de los 40 directores entrevistados. Hubo una ligera excepción en cuanto a la categoría autonomía, donde el grupo de los introvertidos-extrovertidos acreditaban que la autonomía puede ser construida dentro de la propia escuela, a pesar de las limitaciones financieras, recursos humanos y materiales. En las entrevistas con los 30 especialistas en gestión educacional aparecen los cuatro pilares -que están también presentes en las citas con los 40 directores para la mejora de la satisfacción en el trabajo de la gestión de las escuelas secundarias públicas: 1. Gestión participativa; 2. Formación; 3. Fortalecimiento de la parte pedagógica y, 4. La Autonomia. Pensamos, que la sinceridad por parte de los directores y directoras de las escuelas públicas secundarias respecto a las peculiaridades, especificidades, idiosincrasias, características, multidimensionalidad y complejidad de la organización escolar, podría ser una aportación de importancia vital para propiciar una mejor lectura de la apariencia y esencia de los fenómenos asociados con la gestión de centros educativos secundarios públicos, con la posibilidad de mejoría en la Satisfacción en el trabajo. En este sentido nuestra propuesta de intervención, que ha surgido de esta tesis doctoral, consiste en que los propios directores, en un proceso de autoformación diagnostiquen, junto con la comunidad de la escuela, los diversos problemas inherentes al proceso educacional; así como, que contribuyan a la búsqueda de alternativas y a las vías necesarias para la resolución de las dificultades encontradas. Somos conscientes que la perspectiva aquí asumida contiene un importante posicionamiento epistemológico, metodológico, asi como, en ella se expresa una clara posición política, ideológica, psicológica, social y filosófica. Consideramos, también, que no es única, ni cerrada, ya que en el campo de la organización y gestión de las escuelas, confluyen un importante movimiento de teorías y prácticas tanto explicativas como aplicadas
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    O ensino de estudos sociais no 1º grau: Avaliação da efetividade na rede oficial da cidade de Salvador
    (Universidade do Estado da Bahia, 1979) Guedes, Dinalva Dourado
    O Presente estudo teve por objetivo identificar dificuldades relativas à efetividade do ensino de Estudos Sociais, no que se refere ao progresso das Ciências Humanas, destacando a hierarquização e integração dos conteúdos, e a qualificação e atuação do professor. Os sujeitos foram professores, diretores e coordenadores de área de 17 Escolas oficiais do 1° grau, Nível II, da zona urbana de Salvador. E uma pesquisa descritiva, desenvolvida através de aplicação de questionários, entrevistas e uma escala para análise de planos de ensino. Os resultados encontrados e apresentados em Tabelas e Quadros mostraram que o ensino da área de Estudos Sociais encontra-se defasado das novas concepções teóricas e metodológicas das Ciências Humanas, pelo seu caráter informativo factual, tendo as limitações do professor como um dos fatores determinantes.
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    Ah! Dona Flor, Dona Flor... (memória da vida cultural baiana)
    (Universidade do Estado da Bahia, 2001-09-13) Veiga, Benedito José de Araújo; Alves, Ivia Iracema Duarte
    O romance Dona Flor e seus dois maridos de Jorge Amado, sua divulgação inicial, o contexto em que foi produzido e suas repercussões do calor-da-hora, tomando por base o registro resgatado em periódicos e sua recepção critica. A vida cultural em Salvador no momento da chegada dessa ficção amadiana. O quadro político de exceção, a censura e as sobras da "avant-garde na Bahia". O papel de Jorge Amado como articulador das manifestações culturais na província. A quebra de fronteiras entre os níveis culturais, o crescimento da mídia eletrônica e a obra de arte como produto cultural. Os lançamentos mais importantes de Dona Flor em 1966. O lançamento d'Ajuda e os instrumentais ritualístico-performáticos e publicitários utilizados; os lançamentos de São Paulo e do Rio de Janeiro (Estado da Guanabara); outros lançamentos em Salvador. Jorge Amado, a construção de sua persona e sua heroína do momento. Dona Flor, a mídia cinematográfica, o período 1975-1976. A Dona Flor de Bruno Barreto: seu pioneirismo no comércio de filmes nacionais; sua filmagem em Salvador e a busca do clima ritualístico-performático. O pólo turístico da Bahia, o congresso internacional da ASTA, no Rio de Janeiro, e a presença da Bahia. Reformulações de imagens da baianidade (da mulher brasileira/baiana) e a apropriação de traços da cultura negra pelos governantes e grupos hegemónicos/comerciais.