Bacharelado em Sistema de Informação - DCET2
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em Sistema de Informação - DCET2 por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 26
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCriptografia de ponta a ponta e proteção de dados íntimos no Brasil: análise jurídica e técnica do WhatsApp(0031-07-25) Costa, Jacqueline Santos; Santos, Jéssica Santana dos; Fontoura, José Roberto de Araújo; Garrido, Elaine Pereira; Monteiro, Roberto Luíz SouzaEste trabalho investiga o uso da criptografia ponta a ponta e a eficácia das leis brasileiras na redução do vazamento de dados na plataforma WhatsApp. O objetivo é aprimorar o entendimento e a eficácia da legislação brasileira no que diz respeito ao vazamento de dados íntimos investigando a aplicação da criptografia de ponta a ponta no WhatsApp, especialmente dados íntimos, garantindo a segurança nas comunicações digitais. A metodologia segue uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo. Foi realizada a da revisão bibliográfica de artigo se a análise documental das leis: LGPD e Carolina Dieckmann, da jurisprudência atual para alcançar o objetivo deste estudo. Por meio dos resultados, verificou-se que o WhatsApp, através da criptografia de ponta a ponta, garante a confidencialidade das mensagens, no entanto ainda enfrenta dificuldades para identificar tais conteúdos ilícitos e realizar sua remoção da plataforma, de modo a atender a legislação brasileira.
- ItemAdesão da arquitetura de microsserviços nas grandes corporações para desenvolvimento ou migração de aplicações(2023) Lima, Gabriel Pinheiro De Santana; Fontoura, José Roberto De AraújoA adesão da arquitetura de microsserviços tem se tornado uma tendência cada vez mais frequente pelas grandes corporações interessadas em melhorar a qualidade dos seus softwares, mas diante desse cenário surge o questionamento: Qual o impacto que a arquitetura de microsserviços pode trazer as grandes corporações ? Este estudo investiga o impacto da adoção da arquitetura de microsserviços pelas grandes corporações para o desenvolvimento ou migração de aplicações. A metodologia empregada no estudo consiste em realizar uma revisão bibliográfica e documental a fim de buscar informações relevantes sobre o tema, além disso foi realizada uma coleta de dados com característica de observação simples. Ao avaliar os principais resultados obtidos, fica evidente que a adoção de microsserviços proporcionou melhorias significativas às empresas investigadas. Desta forma, este estudo contribui para o avanço do conhecimento em arquitetura de software e microsserviços, fornecendo uma compreensão mais profunda dos conceitos, princípios e benefícios associados à adoção de microsserviços pelas grandes corporações. Essas percepções e evidências são valiosas para as empresas interessadas em explorar essa arquitetura como uma estratégia para impulsionar a inovação, a eficiência e a competitividade no mercado.
- ItemDESENVOLVIMENTO DE UM PROTÓTIPO QUE POSSIBILITA A ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DIGITAL DO IDOSO PORTADOR DA DOENÇA DE PARKINSON ATRAVÉS DO SMARTPHONE(2023) Reis, Deise; JESUS, GILA doença de Parkinson está presente no dia a dia de alguns idosos. Os sintomas advindos da doença impedem as realizações de atividades básicas, por exemplo, alimentar-se, segurar objetos e andar. Diante do exposto, esta pesquisa visa construir um protótipo acessível que possibilite a autonomia do idoso parkinsoniano no uso do smartphone, explorando conceitos de tecnologia assistiva, acessibilidade e inclusão. Em relação a metodologia, a natureza da pesquisa utilizada foi do tipo aplicada, com foco em atender às necessidades específicas dos idosos portadores da doença de Parkinson. Quanto à finalidade, foi empregado o tipo descritivo, utilizando da abordagem qualitativa e método hipotético-dedutivo a fim de confirmar a hipótese levantada. Em posse destes conhecimentos, o protótipo foi desenvolvido baseado na integração com as assistentes virtuais inteligentes, disponíveis na maioria dos smartphones, e por meio destas, o portador da doença de Parkinson poderá utilizar as principais ferramentas do smartphone através da voz. Os resultados obtidos mostraram-se satisfatórios, pois a partir do protótipo é possível realizar as principais atividades, a exemplo de: chamadas telefônicas, pesquisas na internet e controle de casa inteligente. No entanto, para resultados mais precisos, serão necessários novos estudos a fim de realizar testes com os portadores da doença de Parkinson, com o propósito de verificar as limitações e possíveis melhorias do protótipo.
- ItemA importância da implementação de quality assurance para um software de sucesso(2023) Brandão, Jorge Nunes; Azevedo, Michell Victor Souza de; Moreira, Isaac DouglasO objetivo deste trabalho é comprovar e demonstrar como a implementação do Garantia de Qualidade (QA - Quality Assurance) tem um papel fundamental e crucial para o sucesso de um software, respondendo a pergunta se pode a implementação de técnicas de QA melhorar, de fato, o resultado do produto de Software? Apresentando características de um estudo exploratório, tendo o trabalho sido desenvolvido através da coleta de dados de pesquisas consolidadas e publicadas por órgãos de referência na área e através desses dados obteremos a resposta para a pergunta base do artigo.
- ItemAnálise de dados do twitter: uma perspectiva psicológica do baixo rendimento dos estudantes brasileiros durante e pós pandemia(2023) Silva, Alex Santos Da; Lopes, Paulo Henrique Miranda; Fontoura, José RobertoDurante a pandemia, ampliou-se o uso das redes sociais como meio de comunicação, expressão e interação entre pessoas ao redor do mundo. Para exploração disso, foi desenvolvida uma aplicação para coletar e analisar dados de postagens através de uma máquina de aprendizado usando processamento de linguagem natural (PLN) para identificação e análise de sentimentos em relação à universidade. Para a construção do embasamento teórico foram usados autores como: MEDHAT; HASSAN; KORASHY. Essa pesquisa se configura como exploratória e descritiva, tendo como objetivo cruzar dados retirados de publicações do Twitter visando analisar assuntos mais relevantes durante os últimos quatro anos para identificação de palavras, frases e expressões para determinado sentimento nos textos coletados. Os resultados revelaram uma predominância de sentimentos negativos nas postagens dos alunos, indicando o confinamento decorrente da pandemia como um impacto negativo tanto no bem-estar emocional quanto no desempenho acadêmico.
- ItemDifusão da informação em redes sociais simuladas(2023) Silva, Marisa Santos; Fontoura, Jose Roberto De AraújoO presente artigo visa discutir o processo de difusão de informações em uma rede social simulada. Tem como objetivo geral apresentar uma nuvem de palavras resultante da rede social simulada e demonstrar que segue uma distribuição normal. Quanto aos procedimentos metodológicos utilizamos a classificação quanto aos fins: descritiva e metodológico. Referente aos meios, a pesquisa bibliográfica. Iniciamos discutindo conceitos de redes sociais, como são formadas e seu papel na sociedade atual. Em seguida, discutimos como se dão as interações nessas redes sociais e a possibilidade dessas interações influenciarem o comportamento de um segmento da população. Os resultados esperados passam pela obediência a uma distribuição normal dos dados gerados e uma nuvem de palavras. O centro abriga as ideias mais relevante e mais mencionadas, enquanto nas nas regioes periféricas, estão as que aparecem com menor frequência. Analisamos ainda esses dados em um gráfico de distribuição normal.
- ItemGamificação no auxílio à interface homem máquina voltado para indústria de bebidas(2023) Santos , Adriano Francisco dos; Santos , João Paulo dos; Pinheiro, Carlos EduardoEste trabalho tem como objetivo explorar a aplicação da gamificação na indústria de bebidas de Alagoinhas, com foco no engajamento e capacitação dos colaboradores. O problema identificado é a falta de habilidade de alguns funcionários, principalmente aqueles com pouco contato com telas multimídia, para absorver conteúdos em treinamentos. Para abordar esse problema, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre gamificação, suas técnicas e benefícios, assim como sobre a interface homemmáquina (IHM) e seu papel na interação entre humanos e tecnologia. Com base nas teorias da aprendizagem e nos estudos existentes, foi proposta uma metodologia que envolve a criação de um sistema gamificado de treinamento, utilizando elementos lúdicos, como desafios, recompensas e feedback imediato. O questionário foi aplicado a 24 participantes, divididos em três grupos de familiaridade com telas multimídia. Os resultados mostraram que a maioria dos participantes enfrentava dificuldades relacionadas à falta de familiaridade com a tecnologia, especialmente entre os mais velhos e aqueles com menos contato prévio. Com base nessas respostas, foi possível classificar as provas de familiaridade e identificar os principais obstáculos enfrentados pelos funcionários. Concluiu-se que a gamificação pode ser uma abordagem eficaz para melhorar o engajamento e a capacitação dos colaboradores, especialmente aqueles com menos familiaridade com telas multimídia. Por meio da aplicação da metodologia proposta, espera-se que os funcionários se sintam mais motivados e capazes de absorver os conteúdos de treinamento, contribuindo para o aprimoramento de suas habilidades e desempenho no ambiente de trabalho.
- ItemHelios voting: analisando a viabilidade de um sistema de votação eletrônica em empresas júnior(2023) Silva, Erik Ferreira da; Fontoura, José Roberto de AraújoEmpresas juniores são empresas criadas e gerenciadas por alunos de graduação de curso superior, com intuito de inserir o estudante na realidade do mercado de trabalho no período de graduação, contribuindo para seu desenvolvimento técnico e pessoal. As empresas juniores têm autonomia para implementar seus processos internos de acordo com seus estatutos, o que gera uma não uniformidade nos processos comuns. O processo de escolha dos representantes legais mediante votação é um desses processos. O presente artigo analisou a viabilidade do helios voting como software de votação eletrônica e atestou que o software pode ser utilizado como um sistema para votação eletrônica eficiente, seguro, transparente e de baixo custo, padronizando o processo eleitoral contribuindo assim para otimização do processo nas Empresas Juniores.
- ItemDesenvolvimento de um protótipo que possibilita a acessibilidade e inclusão digital do idoso portador da doença de Parkinson através do smartphone(2023) Reis, Deise Paula Pereira; Jesus, Gil Emerson de; Fontoura, José Roberto de AraujoA doença de Parkinson está presente no dia a dia de alguns idosos. Os sintomas advindos da doença impedem as realizações de atividades básicas, por exemplo, alimentar-se, segurar objetos e andar. Diante do exposto, esta pesquisa visa construir um protótipo acessível que possibilite a autonomia do idoso parkinsoniano no uso do smartphone, explorando conceitos de tecnologia assistiva, acessibilidade e inclusão. Em relação a metodologia, a natureza da pesquisa utilizada foi do tipo aplicada, com foco em atender às necessidades específicas dos idosos portadores da doença de Parkinson. Quanto à finalidade, foi empregado o tipo descritivo, utilizando da abordagem qualitativa e método hipotético-dedutivo a fim de confirmar a hipótese levantada. Em posse destes conhecimentos, o protótipo foi desenvolvido baseado na integração com as assistentes virtuais inteligentes, disponíveis na maioria dos smartphones, e por meio destas, o portador da doença de Parkinson poderá utilizar as principais ferramentas do smartphone através da voz. Os resultados obtidos mostraram-se satisfatórios, pois a partir do protótipo é possível realizar as principais atividades, a exemplo de: chamadas telefônicas, pesquisas na internet e controle de casa inteligente. No entanto, para resultados mais precisos, serão necessários novos estudos a fim de realizar testes com os portadores da doença de Parkinson, com o propósito de verificar as limitações e possíveis melhorias do protótipo.
- ItemInovação no voluntariado: plataformas digitais como ferramentas de potencialização e engajamento na gestao das acoes sociais(2024-12-15) Oliveira, Wanessa Ferreira de; Carvalho, Luis Henrique da Silva; Pinheiro, Carlos Eduardo de Argolo; Dourado, Marcondes Menezes de SouzaO voluntariado é essencial para o desenvolvimento social, mas enfrenta desafios como o baixo engajamento dos voluntários, causado pela falta de motivação e conexão com as causas, e a desorganização nas atividades devido à ausência de ferramentas adequadas de gestão e comunicação. Além disso, muitas organizações encontram dificuldades para medir e relatar o impacto de suas ações, comprometendo a transparência e a atração de novos voluntários e financiadores. Este estudo teve como objetivo investigar esses problemas e propor soluções tecnológicas para otimizar a gestão do voluntariado, analisando plataformas digitais existentes, identificando lacunas e apontando funcionalidades necessárias para o desenvolvimento de uma solução mais eficaz. Os resultados mostraram que a implementação de tecnologias digitais permite personalizar experiências, facilitar a organização de atividades e reforçar o senso de pertencimento, aumentando o engajamento e a retenção dos voluntários. Estratégias como gamificação e relatórios de impacto demonstraram ser eficazes para motivar participantes, enquanto a automação de processos administrativos reduz o tempo gasto em tarefas manuais, liberando gestores para atividades estratégicas. Apesar dessas vantagens, persistem desafios, como limitações de infraestrutura tecnológica, falta de recursos financeiros e necessidade de capacitação para o uso das ferramentas. Barreiras culturais e logísticas também foram destacadas, especialmente em contextos com conectividade limitada. Conclui-se que a integração de tecnologias digitais é indispensável para modernizar o voluntariado, desde que sejam desenvolvidas soluções adaptáveis, inclusivas e sustentáveis, capazes de atender às diferentes realidades das organizações e seus voluntários.
- ItemA importância do ensino de disciplinas de tecnologia da informação e comunicação nas escolas públicas: desafios e perspectivas(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-18) Santos, Ana Livia Coutinho dos; Araújo, Rafael dos Santos; Pinheiro, Carlos Eduardo de Argolo; Pinheiro, Carlos Eduardo de Argolo; Dourado, Marcondes Menezes de Souza; Gomes, João Luciano de CarvalhoAs Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) são um elemento-chave para o fortalecimento do ensino nas escolas públicas e para o estímulo ao aprendizado, desempenhando um papel essencial no desenvolvimento de habilidades indispensáveis para a vida e o trabalho no século XXI. No entanto, a ausência de um currículo estruturado que contemple a educação em TICs limita severamente a formação acadêmica e profissional dos estudantes, aprofundando desigualdades sociais e restringindo o acesso a oportunidades futuras. Esta pesquisa analisou a literatura existente sobre a implementação de disciplinas voltadas para TICs em escolas públicas, identificando as perspectivas associadas a essa integração e desafios como a insuficiência de infraestrutura tecnológica, a falta de capacitação docente e a ausência de políticas públicas bem articuladas. Os resultados confirmaram que a integração adequada das TICs promove práticas pedagógicas inovadoras, engaja os estudantes e reduz desigualdades educacionais. Exemplos bem-sucedidos, como o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) e o projeto Núcleo Avançado em Educação (Nave), destacam o potencial transformador das TICs quando bem implementadas. Conclui-se que a inclusão de disciplinas de TICs é essencial para preparar os estudantes para o mercado de trabalho e a cidadania digital, exigindo investimentos contínuos, formação docente adequada e políticas públicas integradas.
- ItemModelagem de sistema de gerenciamento de filas e registro de presença um estudo de caso na Pestalozzi de Alagoinhas(Universidade Estadual da Bahia, 2024-12-20) Santos, Enzo Loiz Souza; Costa, Jefferson Xavier; Garrido, Elaine Pereira; Aquino, Thiago SantosEste estudo aborda a modelagem de um sistema informatizado para gerenciamento de filas e registro de presença na Associação Pestalozzi de Alagoinhas, uma entidade que atende pacientes com deficiências através do Sistema Único de Saúde (SUS). Os procedimentos atuais são realizados manualmente, o que torna o gerenciamento de fila mais trabalhoso e o registro de presença suscetível a falhas humanas. A pesquisa utiliza a Linguagem de Modelagem Unificada (UML) para propor uma solução teórica, estruturando os processos internos para otimização do atendimento e maior eficiência. Além da observação estruturada e não participante, foram realizados estudos bibliográficos que validam e reforçam a eficácia de sistemas gerenciamento de filas. A análise evidencia que a aplicação de um sistema informatizado pode reduzir filas, minimizar erros e melhorar a experiência de pacientes e colaboradores. Embora não haja implementação prática neste trabalho, os diagramas UML fornecem uma base sólida para futuras aplicações que poderão transformar a gestão organizacional da instituição.
- ItemA tecnologia da informação nas escolas da rede municipal de Cardeal da Silva: impacto e contribuição no processo de ensino/aprendizagem(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-20) Silva Júnior, Antônio dos Santos da; Peres, Ricardo Luis Rodrigues; Gonzalez, Leandro dos Santos; Lobato, Peterson AlbuquerqueA tecnologia da informação (TI) tem transformado significativamente diversos setores da sociedade, e a educação não fica atrás. Este estudo tem como objetivo geral compreender o contexto das escolas do município de Cardeal da Silva que integram a TI aos seus espaços educacionais, investigando sua influência no processo de ensino e aprendizagem de professores e alunos, bem como os desafios e contribuições dessa integração. A pesquisa analisará a disponibilidade de recursos tecnológicos, a adaptação dos professores ao uso dessas ferramentas e as barreiras enfrentadas pelos alunos no acesso às tecnologias. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas em 2 escolas do município, envolvendo professores e alunos. Os resultados constataram que a TI é uma aliada indispensável no contexto educacional de Cardeal da Silva, melhorando o ensino e o aprendizado na educação, porém essa eficiência ainda é vista de forma parcial, pois se faz necessário um maior planejamento para uso adequado das tecnologias digitais, com suporte constante e visão estratégica.
- ItemGamificação na educação: uma revisão bibliográfica sobre seus impactos na motivação e desempenho acadêmico dos alunos.(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-10) Carvalho, Franklin Lins; Cerqueira, Otávio Silva; Pinheiro, Carlos Eduardo de Argolo; Dourado, Marcondes Menezes de Souza; Gomes, João Luciano de CarvalhoDe acordo com dados recentes do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), a educação brasileira enfrenta sérios desafios, como a baixa qualidade de ensino, elevadas taxas de evasão escolar, desigualdade de oportunidades e o crescente desinteresse dos alunos. Nessa situação, a gamificação surge como uma alternativa para melhorar a aprendizagem, tornando-a mais envolvente. Este artigo analisa como técnicas de gamificação influenciam a motivação e o desempenho acadêmico dos alunos, com base em uma revisão da literatura. Apresentam-se os conceitos, os elementos constituintes da gamificação e os benefícios e desafios de sua aplicação na educação.
- ItemRobótica educacional na educação infantil: potencializando o desenvolvimento cognitivo, social e motor das crianças(Universidade do Estado da Bahia, 2025-12-02) Dias, Esley Santos; Pinheiro, Carlos Argolo de; Dourado, Marcondes Menezes de Souza; Gomes, João Luciano de CarvalhoEste artigo analisa o impacto da utilização da plataforma Arduino no processo de aprendizagem na Educação Infantil, com foco no desenvolvimento do raciocínio lógico, do pensamento crítico, do engajamento e da socialização das crianças. No contexto da transformação digital, as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) assumem papel essencial na educação, e o Arduino destaca-se como um recurso promissor para promover experiências de aprendizagem interativas e significativas. O objetivo principal consiste em compreender de que modo essa ferramenta contribui para o desenvolvimento de habilidades em crianças, investigando sua eficácia e as razões de sua aplicação ainda limitada nesse nível de ensino. Para tanto, são discutidas experiências práticas que envolvem projetos com luzes, sons e sensores simples, favorecendo o desenvolvimento da percepção sensorial, da coordenação motora e da compreensão de relações de causa e efeito. A análise de estudos que aplicam a tecnologia evidencia benefícios relevantes, embora desafios persistam, tais como a necessidade de formação docente, infraestrutura adequada e investimento financeiro. Com base em referenciais teóricos de Piaget, Vygotsky, Papert, Selwyn e Ausubel, a pesquisa demonstra que a robótica educacional pode ser adaptada à Educação Infantil por meio de práticas lúdicas e seguras. Os achados sugerem que o Arduino pode favorecer aspectos importantes da aprendizagem infantil; entretanto, sua adoção efetiva depende da superação de desafios relacionados à capacitação docente, infraestrutura e adequação pedagógica.
- ItemMonetização de dados em plataformas digitais: tecnologias, estratégias e implicações econômicas, sociais e éticas(Universidade do Estado da Bahia, 2025-12-03) Costa, Pedro Henrique Nascimento; Pinheiro, Carlos Eduardo de Argolo; Dourado, Marcondes Menezes de Souza; Gomes, João Luciano de CarvalhoEste artigo examina como plataformas digitais convertem dados pessoais em valor econômico por meio de tecnologias avançadas de coleta, processamento e análise, estruturando modelos de negócio baseados em Big Data, Inteligência Artificial e Machine Learning. A pesquisa identifica que empresas como Meta, Google, iFood, Mercado Livre e Nubank utilizam mecanismos de rastreamento, perfis comportamentais e sistemas de recomendação para transformar interações cotidianas em ativos estratégicos, promovendo personalização, eficiência e expansão de mercados. Entretanto, esses processos também aprofundam riscos relacionados à privacidade, manipulação informacional, discriminação algorítmica e concentração de poder. A partir de uma revisão bibliográfica sistematizada e de uma análise documental das políticas institucionais das plataformas, o estudo evidencia que a monetização de dados está no centro das dinâmicas econômicas e sociais da economia digital contemporânea, exigindo maior transparência, fiscalização e governança. Os resultados apontam a necessidade de auditorias algorítmicas independentes, fortalecimento regulatório e políticas de educação digital que promovam autonomia e escolhas informadas entre os usuários. A pesquisa contribui ao integrar dimensões tecnológicas, econômicas e éticas da monetização de dados e indica que futuras investigações devem explorar especialmente os impactos da Inteligência Artificial Generativa na ampliação da capacidade de vigilância, na criação de conteúdos sintéticos e nos riscos emergentes para a integridade informacional.
- ItemViés de gênero em sistemas inteligentes: desafios e soluções para a inclusão feminina na inteligência artificial(Universidade do Estado da Bahia, 2025-12-03) Santos, Evelly; Fernandes, Heliwelton; Dourado, Marcondes Menezes de Souza; Pinheiro, Carlos Eduardo de; Gomes, João Luciano de CarvalhoA inteligência artificial (IA) tem se consolidado como uma das tecnologias mais relevantes do século XXI, com aplicações em setores como saúde, educação, segurança e mercado de trabalho. Entretanto, diversos estudos evidenciam que os algoritmos não são neutros, podendo reproduzir preconceitos sociais, entre eles o viés de gênero. Esse fenômeno se manifesta em situações como a maior taxa de erro em sistemas de reconhecimento facial para mulheres negras em comparação a homens brancos, além da predominância de vozes femininas em assistentes virtuais, que reforçam estereótipos de submissão. Paralelamente, a baixa participação feminina nas áreas de ciência de dados e tecnologia contribui para a manutenção dessas desigualdades. Este trabalho tem como objetivo analisar estratégias para reduzir o viés de gênero em sistemas de inteligência artificial, bem como propor caminhos para ampliar a inclusão de mulheres no desenvolvimento tecnológico. Para isso, adota-se uma abordagem qualitativa, fundamentada em revisão bibliográfica, análise de estudos de caso e mapeamento de iniciativas educacionais, institucionais e corporativas. Conclui-se que a diversidade de gênero é um fator determinante para a construção de sistemas de IA éticos, transparentes e inclusivos. Os resultados evidenciam que a equidade de gênero na IA depende da integração entre políticas públicas, educação inclusiva e diversidade em equipes de desenvolvimento.
- ItemConscientização em segurança da informação no combate à engenharia social(Universidade do Estado da Bahia, 2025-12-03) Ferreira, Clevison da Silva; Fontoura, José Roberto de Araújo; Garrido, Elaine; Cardoso, BrunoMesmo com os avanços tecnológicos que aperfeiçoam a segurança da informação, o fator humano ainda continua sendo um dos principais elementos de vulnerabilidade. Com a engenharia social, aproveitando-se das fragilidades humanas, onde cada vez mais brechas são deixadas para que cibercriminosos realizem ataques sem a necessidade de falhas técnicas em softwares e hardwares. Este trabalho teve como objetivo analisar, por meio de revisão bibliográfica, a importância da conscientização em segurança da informação como estratégia fundamental no combate à engenharia social, destacando iniciativas, ferramentas e práticas aplicadas em diferentes contextos organizacionais. A metodologia para chegar ao objetivo é definida à natureza como básica, com objetivo descritivo, sendo a abordagem qualitativa e o método hipotético-dedutivo de procedimento de revisão bibliográfica. Os resultados da pesquisa reforçam que a aplicação de estratégias de conscientização em segurança da informação é de extrema importância, levando em consideração o contexto atual.
- ItemA perpetuação de estereótipos de gênero em algoritmos de ia’’: como os preconceitos inconscientes nos dados de treinamento podem reforçar desigualdades de gênero(Universidade do Estado da Bahia, 2025-12-03) Moura, Samara Almeida Santos de; Dourado, Marcondes Menezes de Souza; Pinheiro, Carlos Eduardo de Argolo; Gomes, Luciano de CarvalhoEsta pesquisa analisa como os estereótipos de gênero presentes nos dados de treinamento influenciam o comportamento dos algoritmos de Inteligência Artificial (IA), contribuindo para a reprodução de desigualdades sociais. A lacuna científica que motiva o estudo está na integração limitada entre perspectivas de gênero e práticas técnicas de mitigação de vieses algorítmicos (algorithmic bias). Assim, busca-se compreender de que forma os dados enviesados impactam processos automatizados de decisão e propor diretrizes baseadas em princípios de fairness, accountability e explainable AI. A pesquisa adota abordagem qualitativa, método dedutivo e procedimento bibliográfico, complementados por estudos de caso e revisão de relatórios institucionais (ONU Mulheres, UNESCO, União Europeia). Espera-se evidenciar que a falta de diversidade nos dados e nas equipes de desenvolvimento amplia a desigualdade de gênero e compromete a ética e a transparência das decisões automatizadas. O estudo, portanto, tem a intenção contribuir para a construção de práticas tecnológicas mais justas, inclusivas e socialmente responsáveis.
- ItemProposta de plataforma de aprendizagem baseada em inteligência artificial:insight(Universidade do Estado da Bahia, 2025-12-03) Costa, Ian Rodrigo Santos; Monteiro Neto, Daniel Halos dos Santos; Fontoura, José Roberto de Araújo; Garrido, Elaine; Cardoso, BrunoA evolução da Inteligência Artificial (IA) tem proporcionado avanços significativos no campo da educação, especialmente no que diz respeito à inovação do processo de aprendizagem. Em um processo de aprendizagem, é uma boa prática realizar uma série de exercícios, com o objetivo de verificar deficiências em determinados assuntos. Muitas vezes, o volume de informações é expressivo e pode se tornar confuso. Deste modo, a utilização de Inteligência Artificial com o propósito de facilitar o aprendizado pode trazer uma série de vantagens. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma proposta de plataforma de aprendizagem interativa baseada em IA. Diferentemente dos instrumentos tradicionais de ensino, a plataforma será capaz de diagnosticar o nível de domínio dos estudantes sobre determinados conteúdos e, com base nessa análise, sugerir exercícios com graus variados de dificuldade, promovendo um processo de aprendizagem contínuo e adaptativo. A tecnologia pode ser desenvolvida com uso de bibliotecas de IA compatíveis com a linguagem de programação Python e com armazenamento em bancos de dados leves, como o SQLite, a fim de garantir eficiência e escalabilidade. Em termos gerais, pode ser uma plataforma eficiente, interativa e responsiva, possuindo potencial para geração de patentes, publicações científicas e impacto positivo no desempenho estudantil.