Bacharelado em Sistema de Informação - DCET2

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    A tecnologia da informação nas escolas da rede municipal de Cardeal da Silva: impacto e contribuição no processo de ensino/aprendizagem
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-20) Silva Júnior, Antônio dos Santos da; Peres, Ricardo Luis Rodrigues; Gonzalez, Leandro dos Santos; Lobato, Peterson Albuquerque
    A tecnologia da informação (TI) tem transformado significativamente diversos setores da sociedade, e a educação não fica atrás. Este estudo tem como objetivo geral compreender o contexto das escolas do município de Cardeal da Silva que integram a TI aos seus espaços educacionais, investigando sua influência no processo de ensino e aprendizagem de professores e alunos, bem como os desafios e contribuições dessa integração. A pesquisa analisará a disponibilidade de recursos tecnológicos, a adaptação dos professores ao uso dessas ferramentas e as barreiras enfrentadas pelos alunos no acesso às tecnologias. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas em 2 escolas do município, envolvendo professores e alunos. Os resultados constataram que a TI é uma aliada indispensável no contexto educacional de Cardeal da Silva, melhorando o ensino e o aprendizado na educação, porém essa eficiência ainda é vista de forma parcial, pois se faz necessário um maior planejamento para uso adequado das tecnologias digitais, com suporte constante e visão estratégica.
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    Modelagem de sistema de gerenciamento de filas e registro de presença um estudo de caso na Pestalozzi de Alagoinhas
    (Universidade Estadual da Bahia, 2024-12-20) Santos, Enzo Loiz Souza; Costa, Jefferson Xavier; Garrido, Elaine Pereira; Aquino, Thiago Santos
    Este estudo aborda a modelagem de um sistema informatizado para gerenciamento de filas e registro de presença na Associação Pestalozzi de Alagoinhas, uma entidade que atende pacientes com deficiências através do Sistema Único de Saúde (SUS). Os procedimentos atuais são realizados manualmente, o que torna o gerenciamento de fila mais trabalhoso e o registro de presença suscetível a falhas humanas. A pesquisa utiliza a Linguagem de Modelagem Unificada (UML) para propor uma solução teórica, estruturando os processos internos para otimização do atendimento e maior eficiência. Além da observação estruturada e não participante, foram realizados estudos bibliográficos que validam e reforçam a eficácia de sistemas gerenciamento de filas. A análise evidencia que a aplicação de um sistema informatizado pode reduzir filas, minimizar erros e melhorar a experiência de pacientes e colaboradores. Embora não haja implementação prática neste trabalho, os diagramas UML fornecem uma base sólida para futuras aplicações que poderão transformar a gestão organizacional da instituição.
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    Inovação no voluntariado: plataformas digitais como ferramentas de potencialização e engajamento na gestao das acoes sociais
    (2024-12-15) Oliveira, Wanessa Ferreira de; Carvalho, Luis Henrique da Silva; Pinheiro, Carlos Eduardo de Argolo; Dourado, Marcondes Menezes de Souza
    O voluntariado é essencial para o desenvolvimento social, mas enfrenta desafios como o baixo engajamento dos voluntários, causado pela falta de motivação e conexão com as causas, e a desorganização nas atividades devido à ausência de ferramentas adequadas de gestão e comunicação. Além disso, muitas organizações encontram dificuldades para medir e relatar o impacto de suas ações, comprometendo a transparência e a atração de novos voluntários e financiadores. Este estudo teve como objetivo investigar esses problemas e propor soluções tecnológicas para otimizar a gestão do voluntariado, analisando plataformas digitais existentes, identificando lacunas e apontando funcionalidades necessárias para o desenvolvimento de uma solução mais eficaz. Os resultados mostraram que a implementação de tecnologias digitais permite personalizar experiências, facilitar a organização de atividades e reforçar o senso de pertencimento, aumentando o engajamento e a retenção dos voluntários. Estratégias como gamificação e relatórios de impacto demonstraram ser eficazes para motivar participantes, enquanto a automação de processos administrativos reduz o tempo gasto em tarefas manuais, liberando gestores para atividades estratégicas. Apesar dessas vantagens, persistem desafios, como limitações de infraestrutura tecnológica, falta de recursos financeiros e necessidade de capacitação para o uso das ferramentas. Barreiras culturais e logísticas também foram destacadas, especialmente em contextos com conectividade limitada. Conclui-se que a integração de tecnologias digitais é indispensável para modernizar o voluntariado, desde que sejam desenvolvidas soluções adaptáveis, inclusivas e sustentáveis, capazes de atender às diferentes realidades das organizações e seus voluntários.
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    Gamificação na educação: uma revisão bibliográfica sobre seus impactos na motivação e desempenho acadêmico dos alunos.
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-10) Carvalho, Franklin Lins; Cerqueira, Otávio Silva; Pinheiro, Carlos Eduardo de Argolo; Dourado, Marcondes Menezes de Souza; Gomes, João Luciano de Carvalho
    De acordo com dados recentes do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), a educação brasileira enfrenta sérios desafios, como a baixa qualidade de ensino, elevadas taxas de evasão escolar, desigualdade de oportunidades e o crescente desinteresse dos alunos. Nessa situação, a gamificação surge como uma alternativa para melhorar a aprendizagem, tornando-a mais envolvente. Este artigo analisa como técnicas de gamificação influenciam a motivação e o desempenho acadêmico dos alunos, com base em uma revisão da literatura. Apresentam-se os conceitos, os elementos constituintes da gamificação e os benefícios e desafios de sua aplicação na educação.
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    Desenvolvimento de um protótipo que possibilita a acessibilidade e inclusão digital do idoso portador da doença de Parkinson através do smartphone
    (2023) Reis, Deise Paula Pereira; Jesus, Gil Emerson de; Fontoura, José Roberto de Araujo
    A doença de Parkinson está presente no dia a dia de alguns idosos. Os sintomas advindos da doença impedem as realizações de atividades básicas, por exemplo, alimentar-se, segurar objetos e andar. Diante do exposto, esta pesquisa visa construir um protótipo acessível que possibilite a autonomia do idoso parkinsoniano no uso do smartphone, explorando conceitos de tecnologia assistiva, acessibilidade e inclusão. Em relação a metodologia, a natureza da pesquisa utilizada foi do tipo aplicada, com foco em atender às necessidades específicas dos idosos portadores da doença de Parkinson. Quanto à finalidade, foi empregado o tipo descritivo, utilizando da abordagem qualitativa e método hipotético-dedutivo a fim de confirmar a hipótese levantada. Em posse destes conhecimentos, o protótipo foi desenvolvido baseado na integração com as assistentes virtuais inteligentes, disponíveis na maioria dos smartphones, e por meio destas, o portador da doença de Parkinson poderá utilizar as principais ferramentas do smartphone através da voz. Os resultados obtidos mostraram-se satisfatórios, pois a partir do protótipo é possível realizar as principais atividades, a exemplo de: chamadas telefônicas, pesquisas na internet e controle de casa inteligente. No entanto, para resultados mais precisos, serão necessários novos estudos a fim de realizar testes com os portadores da doença de Parkinson, com o propósito de verificar as limitações e possíveis melhorias do protótipo.