Bacharelado em Sistema de Informação - DCET2
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- ItemA importância do ensino de disciplinas de tecnologia da informação e comunicação nas escolas públicas: desafios e perspectivas(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-18) Santos, Ana Livia Coutinho dos; Araújo, Rafael dos Santos; Pinheiro, Carlos Eduardo de Argolo; Pinheiro, Carlos Eduardo de Argolo; Dourado, Marcondes Menezes de Souza; Gomes, João Luciano de CarvalhoAs Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) são um elemento-chave para o fortalecimento do ensino nas escolas públicas e para o estímulo ao aprendizado, desempenhando um papel essencial no desenvolvimento de habilidades indispensáveis para a vida e o trabalho no século XXI. No entanto, a ausência de um currículo estruturado que contemple a educação em TICs limita severamente a formação acadêmica e profissional dos estudantes, aprofundando desigualdades sociais e restringindo o acesso a oportunidades futuras. Esta pesquisa analisou a literatura existente sobre a implementação de disciplinas voltadas para TICs em escolas públicas, identificando as perspectivas associadas a essa integração e desafios como a insuficiência de infraestrutura tecnológica, a falta de capacitação docente e a ausência de políticas públicas bem articuladas. Os resultados confirmaram que a integração adequada das TICs promove práticas pedagógicas inovadoras, engaja os estudantes e reduz desigualdades educacionais. Exemplos bem-sucedidos, como o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) e o projeto Núcleo Avançado em Educação (Nave), destacam o potencial transformador das TICs quando bem implementadas. Conclui-se que a inclusão de disciplinas de TICs é essencial para preparar os estudantes para o mercado de trabalho e a cidadania digital, exigindo investimentos contínuos, formação docente adequada e políticas públicas integradas.
- ItemA tecnologia da informação nas escolas da rede municipal de Cardeal da Silva: impacto e contribuição no processo de ensino/aprendizagem(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-20) Silva Júnior, Antônio dos Santos da; Peres, Ricardo Luis Rodrigues; Gonzalez, Leandro dos Santos; Lobato, Peterson AlbuquerqueA tecnologia da informação (TI) tem transformado significativamente diversos setores da sociedade, e a educação não fica atrás. Este estudo tem como objetivo geral compreender o contexto das escolas do município de Cardeal da Silva que integram a TI aos seus espaços educacionais, investigando sua influência no processo de ensino e aprendizagem de professores e alunos, bem como os desafios e contribuições dessa integração. A pesquisa analisará a disponibilidade de recursos tecnológicos, a adaptação dos professores ao uso dessas ferramentas e as barreiras enfrentadas pelos alunos no acesso às tecnologias. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas em 2 escolas do município, envolvendo professores e alunos. Os resultados constataram que a TI é uma aliada indispensável no contexto educacional de Cardeal da Silva, melhorando o ensino e o aprendizado na educação, porém essa eficiência ainda é vista de forma parcial, pois se faz necessário um maior planejamento para uso adequado das tecnologias digitais, com suporte constante e visão estratégica.
- ItemModelagem de sistema de gerenciamento de filas e registro de presença um estudo de caso na Pestalozzi de Alagoinhas(Universidade Estadual da Bahia, 2024-12-20) Santos, Enzo Loiz Souza; Costa, Jefferson Xavier; Garrido, Elaine Pereira; Aquino, Thiago SantosEste estudo aborda a modelagem de um sistema informatizado para gerenciamento de filas e registro de presença na Associação Pestalozzi de Alagoinhas, uma entidade que atende pacientes com deficiências através do Sistema Único de Saúde (SUS). Os procedimentos atuais são realizados manualmente, o que torna o gerenciamento de fila mais trabalhoso e o registro de presença suscetível a falhas humanas. A pesquisa utiliza a Linguagem de Modelagem Unificada (UML) para propor uma solução teórica, estruturando os processos internos para otimização do atendimento e maior eficiência. Além da observação estruturada e não participante, foram realizados estudos bibliográficos que validam e reforçam a eficácia de sistemas gerenciamento de filas. A análise evidencia que a aplicação de um sistema informatizado pode reduzir filas, minimizar erros e melhorar a experiência de pacientes e colaboradores. Embora não haja implementação prática neste trabalho, os diagramas UML fornecem uma base sólida para futuras aplicações que poderão transformar a gestão organizacional da instituição.
- ItemInovação no voluntariado: plataformas digitais como ferramentas de potencialização e engajamento na gestao das acoes sociais(2024-12-15) Oliveira, Wanessa Ferreira de; Carvalho, Luis Henrique da Silva; Pinheiro, Carlos Eduardo de Argolo; Dourado, Marcondes Menezes de SouzaO voluntariado é essencial para o desenvolvimento social, mas enfrenta desafios como o baixo engajamento dos voluntários, causado pela falta de motivação e conexão com as causas, e a desorganização nas atividades devido à ausência de ferramentas adequadas de gestão e comunicação. Além disso, muitas organizações encontram dificuldades para medir e relatar o impacto de suas ações, comprometendo a transparência e a atração de novos voluntários e financiadores. Este estudo teve como objetivo investigar esses problemas e propor soluções tecnológicas para otimizar a gestão do voluntariado, analisando plataformas digitais existentes, identificando lacunas e apontando funcionalidades necessárias para o desenvolvimento de uma solução mais eficaz. Os resultados mostraram que a implementação de tecnologias digitais permite personalizar experiências, facilitar a organização de atividades e reforçar o senso de pertencimento, aumentando o engajamento e a retenção dos voluntários. Estratégias como gamificação e relatórios de impacto demonstraram ser eficazes para motivar participantes, enquanto a automação de processos administrativos reduz o tempo gasto em tarefas manuais, liberando gestores para atividades estratégicas. Apesar dessas vantagens, persistem desafios, como limitações de infraestrutura tecnológica, falta de recursos financeiros e necessidade de capacitação para o uso das ferramentas. Barreiras culturais e logísticas também foram destacadas, especialmente em contextos com conectividade limitada. Conclui-se que a integração de tecnologias digitais é indispensável para modernizar o voluntariado, desde que sejam desenvolvidas soluções adaptáveis, inclusivas e sustentáveis, capazes de atender às diferentes realidades das organizações e seus voluntários.
- ItemGamificação na educação: uma revisão bibliográfica sobre seus impactos na motivação e desempenho acadêmico dos alunos.(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-10) Carvalho, Franklin Lins; Cerqueira, Otávio Silva; Pinheiro, Carlos Eduardo de Argolo; Dourado, Marcondes Menezes de Souza; Gomes, João Luciano de CarvalhoDe acordo com dados recentes do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), a educação brasileira enfrenta sérios desafios, como a baixa qualidade de ensino, elevadas taxas de evasão escolar, desigualdade de oportunidades e o crescente desinteresse dos alunos. Nessa situação, a gamificação surge como uma alternativa para melhorar a aprendizagem, tornando-a mais envolvente. Este artigo analisa como técnicas de gamificação influenciam a motivação e o desempenho acadêmico dos alunos, com base em uma revisão da literatura. Apresentam-se os conceitos, os elementos constituintes da gamificação e os benefícios e desafios de sua aplicação na educação.
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