Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas - DEDC7
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas - DEDC7 por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 40
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemHábitos de nidificação de abelhas nativas e princípios de conservação em áreas de caatinga no Povoado de Limoeiro, município de Campo Formoso, BA(2009) Nunes, Milene Rocha; Santos, Maria Elisa da Silva; Silva , Francisco Hilder Magalhães; Reis, Marcos dos SantosAs abelhas nativas sem ferrão são insetos eussociais, apresentando sociedades com várias gerações em um mesmo ninho, possuindo cuidado cooperativo com a prole e uma divisão de tarefas entre reprodutores e operárias. Entender a ecologia de nidificação desse grupo é uma estratégia que possibilita extrair informações, como diversidade de espécies existentes, abundância e raridade e susceptibilidade as ações antrópicas. Tais dados podem contribuir para o monitoramento de áreas naturais e elaboração de planos de manejo. Este trabalho teve como objetivos: Compreender a relação existente entre os hábitos de nidificação de abelhas nativas com princípios de conservação em áreas de caatinga no Povoado de Limoeiro, Campo Formoso BA; Estimar a abundância relativa dos ninhos encontrados; Identificar as espécies vegetais utilizadas como substrato para nidificação e Propor medidas que possibilitem a manutenção desses ninhos na natureza. As informações fornecidas a respeito da existência de abelhas nativas na região foram coletadas a partir de entrevistas junto aos meliponicultores do local e para verificar a presença de ninhos foram percorridas aleatoriamente trilhas pré-existentes. À medida que os ninhos eram encontrados marcavam-se seus pontos com GPS. Foram encontrados 31 ninhos pertencentes a 07 espécies. A espécie que apresentou maior número de ninhos e maior diversidade de substrato nidificado foi a Nannotrigona testaceicornis, conhecida na região como abelha Mosquito. O número de espécies encontrado se manteve na média quando comparado a estudos realizados na Bahia (7 a 18 espécies), e a quantidade de ninhos encontrados pode ser considerado um indicador de conservação. Das 07 espécies encontradas, Melipona anthidiodes e Tetragonisca angustula, são as mais criadas por membros da comunidade, no entanto essas espécies em ambiente natural quase não foram encontradas, o que se pode inferir que esses criadores as retiram da mata e as levam para compor suas criações. O conhecimento a respeito dos hábitos de nidificação das abelhas possibilitou formular ações em prol da sua conservação e das espécies de plantas. Entre essas recomenda-se a elaboração de planos locais para criação de abelhas nativas e manutenção no ambiente natural com a participação da comunidade a partir do conhecimento popular; As plantas nativas consideradas como bons substratos para fundação de ninhos das abelhas nativas devem ser incluídas em planos de recuperação ambiental na comunidade do Limoeiro aumentando assim os locais naturais de nidificação.
- ItemPlantas medicinais usadas como vermífugo na Comunidade Quilombola de Tijuaçu, Senhor do Bonfim-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2009) Pinheiro, Andréa Teixeira; Santos , Valdira de Jesus; Silva, Francisco Hilder Magalhães e; Lima, Artur Gomes DiasOs vegetais são utilizados na cura de doenças desde os primórdios da humanidade. Hoje em dia no Brasil seu uso é muito comum devido principalmente ao difícil acesso da maioria da população à assistência médica e ao alto custo dos remédios alopáticos. Por isto as plantas medicinais tem sido uma alternativa para o controle de algumas doenças principalmente as parasitarias que atingem grande parte da população. O objetivo deste trabalho foi avaliar o conhecimento das plantas medicinais usadas como vermífugo na Comunidade Quilombola de Tijuaçu nos povoados de Alto Bonito, Lajinha, Olaria e Quebra Facão – Senhor do Bonfim – Bahia. Os dados foram obtidos através de entrevistas estruturadas com a aplicação de questionário e coleta botânica das plantas citadas pelos entrevistados no período de dezembro/2008 a janeiro/2009, foram entrevistados 23 mulheres (88%) e três homens (12%). Após esta etapa as plantas foram identificadas no Laboratório de Botânica sendo incorporada ao Herbário da Universidade do Estado da Bahia–Senhor do Bonfim (HUNEB-SB). Foram identificadas onze espécies pertencentes a dez gêneros e dez famílias. As espécies encontradas foram Aloe vera (L.) Brum. F (babosa), Carica papaya L. (mamão), Chenopodium ambrosioides L. (mastruz), Costus spicatus (Jacq.) S.W. (cana-de-macaco), Cucumis anguria L. (maxixe), Curcubita pepo L. (abóbora), Gossypium hersutum L. (algodão), Hybanthus (A.St.-Hil). Taub. (purga-do-campo), Operculina macrocarpaI (L) Urb. (batata-de-purga), Waltheria douradinha A.St.-Hil. (malva-branca), Neoglaziovia varigata (Arruda) Mez. (croá). Nos povoados mencionou-se o uso das plantas medicinais como vermífugos na forma de chá, sumo, banho, in natura e supositório, as partes mais utilizadas para o preparo dos remédios foram às folhas seguidas das raízes.
- ItemA meliponicultura nos municípios de Senhor do Bonfim e Campo Formoso-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2009) Batista, Nilza Carla Santos; Santos, Maria Elisa da Silva; Santos, Marcos Reis dos; Silva, Francisco Hilder Magalhães eEm virtude da importância econômica dos meliponíneos, tanto pelos serviços ao ecossistema, através da polinização, quanto pela comercialização dos seus produtos e pelo custo relativamente baixo do seu manejo, essas abelhas vêm sendo alvo de interesse de cientistas e produtores para criação, produção de mel e mais recentemente em polinização, biologia, genética e evolução. Este trabalho mostra a importância da meliponicultura como fator econômico em Campo Formoso e Senhor do Bonfim, BA e contribui para a sistematização de dados sobre meliponicultores e meliponicultura; o conhecimento das técnicas empregadas na manutenção de colônias e na extração de mel; e a contribuição da meliponicultura para a conservação da vegetação nativa. O objetivo geral desse trabalho foi investigar a relação existente entre a meliponicultura e a conservação da vegetação nativa e propor estratégias para um manejo sustentável das abelhas da tribo Meliponini, visto que a criação dessas abelhas de maneira racional oferece subsídios para fortalecimento de uma atividade econômica na região. O trabalho foi desenvolvido nos municípios de Campo Formoso e Senhor do Bonfim, Norte da Bahia, no período de dezembro de 2007 a fevereiro de 2009. Os dados foram coletados a partir de observação e entrevista que permitiram o entendimento dos seguintes aspectos: A abelha mandaçaia é a espécie preferida pelos criadores da região, em virtude da produção de mel e facilidade no manejo; A maioria dos criadores de Campo Formoso e Senhor do Bonfim- BA não pratica a criação de meliponíneos como renda principal, mas como atividade de lazer. Para um manejo adequado de meliponíneos é fundamental: A aquisição de caixas próprias para a criação dessas abelhas; o fortalecimento das espécies com a administração da alimentação artificial, principalmente na época de estiagem; a diminuição de captura de novos ninhos existente na natureza através das caixas–iscas e a realização da divisão de colônias. Para fortalecimento da meliponicultura faz-se as seguintes recomendações: A conservação da vegetação nativa na região e enriquecimento com árvores frutíferas para a manutenção dos meliponíneos no seu habitat; Recuperação de áreas degradadas; Melhoria na atualização dos meliponicultores a partir da realização de congressos, feiras sobre as abelhas sem ferrão e acompanhamentos dos produtores pelos órgãos responsáveis como, por exemplo, a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S. A. (EBDA) da região em parceria com as Escolas Agrotécnicas e o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).
- ItemMorfologia polínica da família Leguminosae do Parque Estadual das Sete Passagens, Município de Miguel Calmon, Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2009) Gomes, Jéssica Mirella; Silva, Francisco Hilder; Santos, Valdira de Jesus; Marques, Marcos Fábio OliveiraLeguminosae possui distribuição cosmopolita sendo uma das maiores famílias de angiospermas. No Brasil, ocorrem ca. 175 gêneros e 1.500 espécies. Ainda são raros trabalhos palinológicos para esta família com enfoque em ambientes de Florestas Semi-Decídua e de Campo Rupestre. Com o objetivo de preencher essa lacuna, foi realizada a caracterização morfopolínica de suas espécies nestes ambientes. A área de estudo abrangeu todo o Parque Estadual das Sete Passagens, localizado em Miguel Calmon, Bahia, na porção norte da Chapada Diamantina. Foram registradas vinte e duas espécies sendo sete pertencentes à subfamília Caesaplinioideae, três à subfamília Mimosoideae, nove à subfamília Papilionoideae e três espécies ainda indetermindas, mas que apresentam evidências palinológicas de corresponderem a espécies do gênero Chamaecrista. Os materiais poliníferos foram obtidos de exsicatas depositadas no Herbário da Universidade Estadual de Feira de Santana (HUEFS) e no Herbário da Universidade do Estado da Bahia, Campus VII. Os grãos de pólen foram acetolisados, medidos, fotografados e descritos com relação ao tamanho, forma, polaridade, aberturas, ornamentação e estrutura da exina sob microscopia de luz, sendo as lâminas depositadas na palinoteca do Laboratório de Palinologia da UNEB - Campus VII. Os resultados obtidos consistem em um trabalho pioneiro para as espécies nestes ambientes e contribuirão para estudos, relacionados à chuva polínica, à paleoclimatologia e história ecológica dessa região e à biologia de polinizadores regionais que utilizam os grãos de pólen como recurso alimentar.
- ItemLevantamento das condições do Rio Ipueira e percepção socioambiental por moradores do entorno em Andorinha-Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2010) Santos, Renilson Pereiro dos; Bastos, Adson dos Santos; Cruz, Ozelito Souza; Santana , Cristiana de Cerqueira SilvaO trabalho focaliza estudo sobre levantamento das condições do Rio Ipueira e percepção socioambiental por moradores do entorno em Andorinha-Bahia. O grupo de pesquisa está situado no entorno do Rio – Fazenda Terra Dura – localizada a 23 km da sede do município. Diante dessa pesquisa, podem ser analisadas as visões de pessoas que tem sua relação estreita com o recurso hídrico em seu cotidiano por residirem próximas ao mesmo. Esse grupo permitirá uma análise dos resultados da pesquisa de campo. Constatou-se que o perfil dos moradores do entorno apresenta uma comunidade com menor nível de escolaridade, renda familiar abaixo de dois salários mínimos, maioria apenas trabalha e a maioria do sexo masculino. Tendo uma percepção socioambiental do Rio com riquezas de detalhes, principalmente quando se trata do conhecimento da realidade, através da interação direta com o mesmo. Cabe salientar a percepção dos moradores onde enfatizaram o potencial de impactos ambientais negativos afetando o Rio como: assoreamento do Rio; degradação das matas ciliares; queimadas e poluição provinda do lixão da cidade. Também é importante sublinhar que são poucas as discussões sobre questões ambientais na comunidade, porém existe um grande grau de afetividade por parte dos pesquisados pelo Rio
- ItemNível de conhecimento sobre sexualidade dos alunos do oitavo e nono ano do ensino fundamental II da Escola Rural Gilcina Carvalho município de Campo Formoso-BA.(Universidade do Estado da Bahia, 2010) Silva, Josenilde Ferreira de Sousa; Bastos, Adson dos Santos; Santana, Cristiana de Cerqueira Silva; Cruz, Ozelito SouzaA sexualidade é parte integrante do ser humano, é própria do individuo, está relacionada ao gênero, a identidade sexual, ao amor, ao envolvimento emocional, a reprodução, e porque não dizer a própria vida. Ela é experimentada e expressada de várias maneiras através de sentimentos, atitudes, pensamentos, valores, direitos, respeito, desejos, práticas, fantasias, crenças, papéis e relacionamentos. Está relacionada ao envolvimento do nosso corpo, a capacidade de reproduzir, de sentir prazer, aos costumes, as escolhas, a cultura, aos nossos relacionamentos afetivos entre outros. Tratando-se de um termo amplamente abrangente que engloba inúmeros fatores e dificilmente se encaixa em uma definição única e absoluta, a sexualidade nos remete a um universo onde tudo é relativo, pessoal e muitas vezes paradoxal. Pode-se dizer que é o traço mais íntimo do ser humano e como tal, se manifesta diferentemente em cada indivíduo de acordo com a realidade e as experiências vivenciadas. Apresentaremos, neste trabalho, uma análise do nível de conhecimento que os alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II da Escola Rural Gilcina Carvalho têm sobre a sexualidade de maneira geral e sobre a sua própria. Para isto, procederemos, inicialmente com um breve levantamento histórico, onde procuraremos evidenciar as definições de sexualidade ao longo dos principais períodos históricos, fazendo uma analise de como as sociedades, no decorrer dos tempos, trataram deste tema, suas concepções, crenças e as implicações para estas sociedades. Trataremos também, da disparidade entre as concepções de educação sexual entre o ambiente familiar e a escola. Procuraremos demonstrar os malefícios e benefícios desta relação complexa e dicotômica, enfatizando, desde as diferenças de linguagem e conceitos até o despreparo dos agentes de ambas as realidades ao tratar de tal tema. Neste aspecto, abordaremos a precocidade cada vez maior da vida sexual dos nossos jovens e as implicações para sua saúde física e psicológica, os perigos de uma vida sexual mal planejada, a indicação sexual feita de maneira inadequada, os prejuízos de uma gravidez na adolescência, a prática do aborto, as doenças sexualmente transmissíveis, a falta de dialogo na família e a influência da mídia sobre todos estes fatores. Por fim, procederemos aos aspectos metodológicos, enfatizando a localização e caracterização da área de estudo e do perfil dos pesquisados, bem como o tipo de pesquisa que pretendemos, a coleta e o tratamento dos dados, finalizando com a análise e discussão.
- ItemLevantamento florístico da Serra da Fumaça, Pindobaçu, Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2010) Sousa, Luzicléia Araújo; Saba, Marileide; Silva, Francisco Hilder Magalhães e; Marques, Marcos Fábio de OliveiraO conhecimento da biodiversidade, através de levantamentos florísticos, constitui importante embasamento para a conservação, bem como para exploração racional dos recursos das áreas naturais ainda existentes. Este trabalho trata-se de um levantamento florístico realizado nas trilhas existentes na Serra da Fumaça município de Pindobaçu, Bahia. A Serra está localizada na ecorregião da Depressão Sertaneja Meridional do bioma Caatinga, no município de Pindobaçú, Bahia, integra a cadeia de Serras da Jacobina, dentro do complexo de serras da Cadeia do Espinhaço, e que na Bahia recebe o nome de Chapada Diamantina. Na presente pesquisa realizadam-se coletas de material vegetal durante dois anos. Todo o material coletado foi processado, conforme procedimentos padrões e depositados no herbário (HUNEB-SB) e só então identificado. Foram amostradas 219 táxons, pertencentes a 53 famílias. As famílias com maior número de espécies foram: Orchidaceae (33 spp.); Asteraceae (17 spp.); Rubiaceae (16 spp.); Melastomataceae (13 spp.); Bromeliaceae (10 spp.), as quais representam 35% das espécies amostradas. Considerando os tipos vegetacionais, Campo rupestre (62%) foi o de maior representatividade, seguido de Floresta Semidecídua e Floresta Ciliar (17%). Caatinga (12%) e Campo limpo (3%). Algumas espécies como Spigelia pulchella (Polygalaceae), Encyclia alboxanthina (Orchidaceae) Tapirira guianensis (Anacardiaceae), Paepalanthus spathulatus (Eriocaulaceae) são endêmicas da Chapada Diamantina e as mesmas foram encontradas nestre trabalho, ampliando assim, a distribuição dessas espécies. Paepalanthus sp. (Eriocaulaceae), constiui uma provável nova espécie.
- ItemAvaliação dos níveis de estresse nos profissionais de segurança pública do 6º batalhão de polícia militar em Senhor do Bonfim/BA(Universidade do Estado da Bahia, 2010) Alves, Gardenia Alves da; Vale, Márcia Evangelista do; Almeida, Zózina Maria Rocha de; Wanderley, Simone Ferreira de SouzaEste estudo foi desenvolvido com o objetivo de analisar os fatores geradores de estresse nos profissionais de Segurança Pública da Bahia e suas habilidades para lidar com tais situações. Participaram voluntariamente 130 policiais militares do 6º BPM de Senhor do Bonfim. O método de investigação utilizado no estudo é a pesquisa quantitativa, que se trata de uma coleta sistemática de dados, além de análise desses dados, utilizando-se de procedimentos estatísticos. O tipo de pesquisa é a descritiva que estuda, registra, examina e correlaciona os acontecimentos ou fenômenos sem manipulá-los. Ao analisarmos o perfil dos profissionais, constatamos alguns riscos psíquicos que estão associados a fatores como: idade, estado civil, situação conjugal, renda familiar e jornada de trabalho. Este estudo fornece evidências reais de sinais característicos de estresse vivenciado pelos profissionais de Segurança Pública do 6º BPM em suas atividades ocupacionais (64%) dos profissionais atuam somente na instituição pesquisada e (36%) atuam também em outra instituição.
- ItemAvaliação dos niveis de estresse nos profissionais de segurança pública do 6º Batalhão de Polícia Militar em Senhor do Bonfim/BA(Universidade do Estado da Bahia, 2010) Silva, Gardenia Alves da; Vale, Márcia Evangelista do; Wanderley, Simone Ferreira de Souza; Almeida, Zózina Maria Rocha deEste estudo foi desenvolvido com o objetivo de analisar os fatores geradores de estresse nos profissionais de Segurança Pública da Bahia e suas habilidades para lidar com tais situações. Participaram voluntariamente 130 policiais militares do 6º BPM de Senhor do Bonfim. O método de investigação utilizado no estudo é a pesquisa quantitativa, que se trata de uma coleta sistemática de dados, além de análise desses dados, utilizando-se de procedimentos estatísticos. O tipo de pesquisa é a descritiva que estuda, registra, examina e correlaciona os acontecimentos ou fenômenos sem manipulá-los. Ao analisarmos o perfil dos profissionais, constatamos alguns riscos psíquicos que estão associados a fatores como: idade, estado civil, situação conjugal, renda familiar e jornada de trabalho. Este estudo fornece evidências reais de sinais característicos de estresse vivenciado pelos profissionais de Segurança Pública do 6º BPM em suas atividades ocupacionais (64%) dos profissionais atuam somente na instituição pesquisada e (36%) atuam também em outra instituição.
- ItemFungos anemófilos do Parque Estadual das Sete Passagens- Miguel Calmon, Bahia(2010) Almeida, Clerisvaldo Epifanio de; Marques, Marcos Fabio Oliveira; Silva, Gervásio Paulo da; Mariano, Andrea CristinaOs fungos são organismos eucarióticos, heterotrófico com nutrição absortiva. Através de seus esporos que são onipresentes no ar, na água e em geral sobre a matéria e com frequência no seu interior, mesmo antes desta estar morta. Estes se reproduzem em ciclos sexuais ou assexuais. Quando terrestre empregam principalmente o ar como meio natural de dispersão através de fragmento de hifas, esporos ou conídios, sendo, portanto conhecidos como fungos anemófilos. O presente estudo objetivou conhecer a micota anemófila de um fragmento de floresta estacional semidecídua Do Parque Estadual das Sete Passagens, Miguel Calmon-BA. Foram realizadas quatro coletas em área delimitada por um transecto de 50 m iniciando-se 10 m a partir da borda da mata, sendo cincos pontos de coleta. Em cada ponto foram expostas quatro placas de petri (meio Sabourand, DG 18, CMA e Malte) durante 10 minutos às 8h e 20h. As variáveis temperatura e umidade foram determinadas. Os materiais expostos foram encaminhados ao Laboratório de Microbiologia da UNEB Campus VII, onde foram processados e identificados. Foram catalogadas 4.594 unidades formadoras de colônia (UFC), dentre as quais foram identificados 14 táxons de fungos filamentosos (Acremonium, Aspergillus, Cladosporium, Curvularia, Eurotium, Fusarium, Mycelia sterilia, Monilia, Nigrospora Paecilomyces, Penicillium, Pestalotiopsis, Rhizopus e Trichoderma) e duas morfoespécies de leveduras. Os táxons mais frequentes foram Cladosporium, Mycelia sterilia, leveduras, Penicillium, Trichoderma e Aspergillus, respectivamente. Em relação aos horários, verificou-se que há diferença na deposição de propágulos fúngicos, havendo maior formação de UFC com o aumento da temperatura e diminuição da umidade. Os dados obtidos demonstram uma grande distribuição e diversidade dos fungos anemófilos no interior da floresta estacional semidecídua.
- ItemPerfil da atividade de caça e uso da fauna silvestre na comunidade de Queixo D'antas, Campo Formoso, Bahia, Brasil(Universidade do Estado da Bahia, 2010-09-11) Aguiar, Pâmela Roberta Dantas; Barreto, Rebeca Mascarenhas Fonseca; Santana, Cristiana de Cerqueira Silva; Rodrigues, Renato GarciaA fauna silvestre ainda hoje, é utilizada como fonte de alimento para as populações tradicionais. Entretanto, há pouco conhecimento sobre a atividade de caça no nordeste brasileiro. Nesse contexto, o referente estudo objetivou avaliar o perfil da atividade de caça e uso da fauna silvestre na comunidade de Queixo D’antas, localizada no Município de Campo Formoso, Bahia, Brasil. Foram realizadas 40 entrevistas semi-estruturadas em maio de 2010, sendo entrevistados 29 homens e 11 mulheres. A maioria dos entrevistados (67.5%) afirmou caçar, sendo que 55.17% caçam por subsistência e 37.93% caçam por diversão. Esse tipo de atividade é praticada mais pelos homens do que pelas mulheres. Entretanto, as atividades de caça não são influenciadas pela renda e pelo nível de escolaridade, podendo este quadro estar relacionado a motivos culturais. Dentre os animais mais caçados, foram citados: tatu-verdadeiro (Dasypus novemcinctus), tatu-peba (Euphractus sexcinctus), veado (Mazama sp.), mocó (Kerodon rupestres), caititu (Tayassu tajacu), tatu-bola (Tolypeutes tricinctus), gato-do-mato (Leopardus pardalis), juriti (Leptotila rufoaxilla), codorna (Nothura boraquira), pombo (Zenaida auriculata) e teiú (Tupinambis sp). Os dados evidenciaram que o tatu-verdadeiro é considerado preferido para caçar (n=6). Desta forma, a elevada caça de tatu-verdadeiro pode ser explicada pela facilidade de encontrar este animal na região e por causa da sua carne, que é considerada saborosa pelos caçadores. Com relação aos métodos e técnicas de caça, foram apontados três tipos: o “uso da espingarda” (47,5%), seguida da “caça com cachorro” (40 %) e a utilização de armadilhas com 10% das citações. A redução da fauna silvestres na área de estudo também foi relatada pelos moradores, onde foram apontadas 16 espécies, sendo as mais mencionadas o tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla; n=17) a onça (Panthera onca; n=7) e o tatu-verdadeiro (D. novemcinctus; n=3) sendo que para os motivos dessa redução foram atribuídos o excesso de caça (35%), o aumento da população humana (15%), e a migração da fauna silvestre (10%). Das espécies domesticadas citadas nas entrevistas como o passarinho (Passeriformes, n=8), jandaiá (Aratinga solstitialis, n= 2), rebançã ( Zenaida auriculata n=2), juriti ( Leptotila rufaxila, n= 2) e o papagaio ( Amazona Xanthops, n= 2) provavelmente algumas delas destinam-se ao comércio de animais vivos ou à manutenção como animais de estimação . Deste modo, foram registradas 15 receitas preparadas com a carne de caça, sendo que o animal mais citado no preparo foi o tatu-verdadeiro (32.5%). Contudo, os moradores da comunidade de Queixo D’antas têm o conhecimento a respeito da importância da conservação da fauna e flora do local, no entanto, a onça e a cobra foram os únicos animais apontados por eles como perigosos. Esses dados mostram a urgência da legalização da criação do Parque Nacional do Boqueirão da Onça (PNBO), assim como de trabalhos educativos na comunidade, uma vez que será importante para o manejo e conservação da biodiversidade local.
- ItemEstudo qualiquantitativo e destino dos resíduos sólidos em restaurantes de Senhor do Bonfim, BA(Universidade do Estado da Bahia, 2011) Anjos, Vanessa dos Santos dos; Almeida, Zózina Maria Rocha de; Bastos, Adson dos Santos; Oliveira, Rodrigo de QueirozDiscussões sobre a questão ambiental têm ganhado dimensões extraordinárias, na contemporaneidade. Nunca em tão pouco tempo o mundo sofreu tantas mudanças em ritmo tão acelerado. E o meio ambiente após essa degradação desenfreada vem apresentando sinais de invencibilidade e a natureza, desequilíbrio. Nesta conjuntura, a relação entre os humanos e o meio ambiente está causando impactos cada vez mais complicados. Dentre estes, o lixo constitui um problema crônico para a sociedade e sua administração acarreta grandes mazelas para os municípios, comprometendo a saúde e a qualidade de vida da população. É com esse intuito que este estudo visa identificar a quantidade de resíduos sólidos e seu destino, produzidos em restaurantes no município de Senhor do Bonfim-BA, na perspectiva de sensibilizar os proprietários e funcionários no sentido de conquistar consciências quanto à redução e coleta seletiva como formas de minimizar os problemas criados pela geração excessiva de resíduos sólidos. A metodologia adotada envolve uma abordagem qualiquantitativa, de cunho descritivo e têm como objeto de estudo quatro restaurantes da cidade considerados de grande e médio porte. A pesquisa foi desenvolvida em dois momentos, o primeiro de sensibilização, e o segundo: pesquisa de campo, cujo lixo produzido foi pesado e separado de acordo com o tipo de material que era composto. Foi obtido 3.681,7 kg de resíduos sólidos. Destes, 3356,0 kg era de resíduos orgânicos. Constatou-se que há uma cultura de desperdício de alimento. Todos os restaurantes destinam seus resíduos orgânicos para uma pocilga, e os demais são encaminhados ao serviço de coleta municipal. Observou-se que apesar de haver separação do lixo orgânico e inorgânico esta separação não segue nenhum tipo categorização ou acompanhamento do destino final desse material. Por fim, vale reafirmar a necessidade de políticas públicas que inclua a implantação da coleta seletiva e cooperativas de reciclagem como forma de atenuar o impacto ambiental e regularizar fonte de renda para a população.
- ItemAleitamento materno, alimentação complementar e sobrepeso em pré-escolas do Município de Itiúba(Universidade do Estado da Bahia, 2011) Oliveira, Marta Simões; Suto, Cleuma Sueli Santos; Freitas , Juliana Côrtes de; Sacramento, Eliana doO leite materno é o alimento completo para o crescimento e desenvolvimento da criança até os seis meses de vida, após esse período pode-se oferecer uma alimentação complementar associando ao aleitamento materno. Os objetivos deste trabalho foram verificar a influência do aleitamento materno na prevalência do sobrepeso e obesidade nas crianças pré-escolares, analisando as mães que tiveram ou não um acompanhamento adequado do pré-natal; identificar a porcentagem de crianças que receberam o leite materno exclusivo e misto; conhecer as diversas alimentações complementares fornecidas as crianças no seu primeiro ano de vida. Foi realizado um estudo quali-quantitativo em duas escolas particulares do Município de Itiúba, Escolinha Juliana e Escolinha Rita Carolina com uma amostra de 64 crianças, através de questionários respondidos pelas mães ou responsáveis e foram coletados dados antropométricos na própria escola pela pesquisadora, após assinatura dos responsáveis do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Na análise da duração da amamentação obteve-se 51,3% nas crianças entre 0 - 11 meses. A prevalência do aleitamento exclusivo entre 0 - 3 meses representou 40,6% e de 4 - 7 meses foi 46,8%, existindo um alto índice de desmame precoce e introdução de alimentos antes dos seis meses. Quanto ao peso 87,5% das crianças estão abaixo do peso, 11% estavam no peso adequado e apenas 1,5% com obesidade. Neste estudo não se encontrou associação do aleitamento materno com o sobrepeso, porém ficou evidente a associação do desmame precoce com o alto índice de mortalidade infantil em Itiúba nos últimos cinco anos.
- ItemHorta escolar: uma possibilidade de ensino para ciências naturais em espaço não formal(Universidade do Estado da Bahia, 2011) Cruz, Marynez de Sousa; Bastos, Adson dos Santos; Almeida, Zózina Maria Rocha de; Saba, Marileide DiasA Horta não deve apenas ficar restrita ao processo de produção de alimentos, mas deve ser trabalhada como um processo pedagógico que fomente as interações entre o meio e os indivíduos. O professor, de acordo com a realidade local, poderá selecionar temas para investigações, interações, conhecimentos para uma aprendizagem significativa com a teoria e a prática. Dessa forma o objetivo deste trabalho é analisar a utilização da horta escolar, como recurso didático para as aulas de Ciências Naturais pelos professores do ensino fundamental II na Escola Estadual Rural Paulo Souto, em Medrado, Distrito de Andorinha, Bahia e no Colégio Estadual Teixeira de Freitas, em Senhor do Bonfim, Bahia buscando verificar de que forma os professores trabalham suas aulas como perspectivas de construção de conhecimento e analisar os objetivos das atividades. Nesse sentido, procuro identificar mudanças no ensino-aprendizagem de conteúdos em espaço não formal, Como instrumento metodológico foi utilizado à aplicação de questionário com questões abertas e fechadas para obter as informações. A partir dos questionamentos buscou-se conhecer as possibilidades e as contribuições que a horta escolar oferece. E desta forma foi possível observar que os professores utilizam a horta como recurso didático e este por sua vez trás contribuições significativas devido ao comportamento dos alunos, conscientização com relação ao meio ambiente, facilita a aprendizagem, melhora no relacionamento convívio social. Diante desse contexto a Horta Escolar é um recurso do qual o professor não deveria deixar de explorar, pois mesmo com as dificuldades que surgem é uma forma de poder extrair dos educandos, desde cedo a concretização do seu aprendizado levando-os a serem alunos investigativos e reflexivos contribuindo para seu crescimento.
- ItemConceitos de genética dos alunos da terceira série do ensino médio do colégio estadual Ary Silva no município de Itiúba – Bahia, no ano de 2010(Universidade do Estado da Bahia, 2011) Jesus, Ramon Ferreira de; Almeida, Zózina Maria Rocha de; Freitas, Juliana Cortes; Oliveira, Rodrigo de QueirozÉ indiscutível o papel que as novas tecnologias de informação têm na criação de novos espaços de conhecimento e a globalização foi imprescindível para que uma série de aparatos tecnológicos tais como sites, softwares, aplicativos, plataformas direcionados ao universo científico tivessem maior alcance e de forma mais socializada e abrangente. No entanto, o pouco conhecimento dessas tecnologias, assim como o seu uso inadequado pode levar à construção de conceitos equivocados e contraproducentes para o ensino. O conhecimento biológico concatenado no campo conceitual da Genética tem possibilitado a humanidade avanços jamais imaginados. Este estudo visa refletir sobre a assertividade ou distorção dos saberes adquiridos a cerca do conteúdo Genética e buscar metodologias facilitadoras para o seu ensino na terceira série do Ensino Médio no Colégio Estadual Ary Silva no Município de Itiúba - Bahia. A metodologia adotada envolve uma abordagem qualquantiitativa e o questionário semi-estruturado foi utilizado com instrumento da pesquisa tendo como sujeitos os alunos de duas terceiras séries do Ensino Médio na referida escola. Os resultados apontaram que 70% dos os estudantes têm dificuldades de aprendizagem no campo conceitual da Genética, mais precisamente com referência à nomenclatura, conceituação e significação, de acordo com os conceitos fundamentados cientificamente e que nortearam este trabalho. Nesta perspectiva percebe-se a necessidade da utilização de metodologias voltadas para atividades práticas que priorizem a investigação e o saber fazer. Sugerimos ainda a busca de diversas tecnologias da informação, como a informática com os jogos online, softwares de simulação, a pesquisa na internet, a televisão com programação voltada para o ensino e a mídia impressa que divulga uma imensa gama de informações voltadas para o universo educacional e da ciência, que vem contribuindo positivamente para o sucesso do aprendizado de Genética e outros ramos da Ciência Biológica.
- ItemAvaliação de políticas públicas em gestão de recursos hídricos: o caso do PEACS/ PEAS e a experiência baiana no município de Antônio Gonçalves, Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2011) Santos, Hérica Gomes dos; Almeida, Zozina Maria Rocha de; Bastos, Adson dos Santos; Marques, Marcos Fábio de OliveiraÁgua, elemento essencial à vida, tanto nos aspectos biológicos como econômicos e sociais vem ao longo da história sofrendo ações antrópicas inconseqüentes incitada pela aparente abundância que aliados as variações na precipitação hidrológica, aumento da população e demanda, justificam o cenário de escassez e estresse hídrico qualiquantitativo. Dada sua importância este recurso hídrico deve ser gerenciado estrategicamente para promover o desenvolvimento econômico, mas principalmente garantir a sobrevivência da vida. Nesse sentido, os governantes devem projetar e executar ações direcionadas à solução de seus problemas. Neste paradigma, o estado da Bahia realiza programas de educação ambiental na tentativa de mobilizar e capacitar a população à participação na tomada de decisões e resolução de problemas. Esse trabalho se propõe a avaliar esse processo no município de Antônio Gonçalves, município integrante da bacia hidrográfica do Itapicuru, analisando o papel dos multiplicadores ambientais formados no programa de educação Ambiental – PEACS Itapicuru. Para tal finalidade foram apresentados os conceitos teóricos e breves históricos da política nacional e estadual de recursos hídricos, gestão de recursos hídricos, além de relatar as experiências baianas PEACS e PEAS (programa de Educação Ambiental para sustentabilidade). A metodologia utilizada na pesquisa envolve uma pesquisa de campo numa abordagem qualiquantitativa de cunho descritivo, foram realizadas além de levantamento bibliográfico, visitas e consulta aos arquivos do Ingá de Senhor do Bonfim e Salvador, foi aplicado questionário semi estruturado a vinte das trinta e oito pessoas participantes do curso de formação de lideres ambientais do PEACS. Os resultados constataram que os entrevistados conhecem bem os problemas dos recursos hídricos no município, no entanto, o curso de capacitação realizado não foi capaz de estimular práticas e ações que favorecem o sentimento de corresponsabilidade das pessoas e o envolvimento em ações de caráter comunitário uma vez que apenas 5% dos entrevistados participam de reuniões promovidas pelo Comitê de Bacias do Alto e Médio Itapicuru.
- ItemAnálise Geo-bioarqueológica do Sambaqui Ilha das Vacas I, BA(Universidade do Estado da Bahia, 2011) Oliveira, Ilana Cunha de; Santana, Cristiana de Cerqueira Silva; Silva, Francisco Hilder Magalhães e; Saba, Marileide DiasSambaquis são sítios arqueológicos construídos por populações pescadorascoletoras-caçadoras que ocupavam os ambientes costeiros entre 7.000 e 600 anos Antes do Presente (A.P.). O local de instalação dessas comunidades era sempre próximo a bancos de mariscos ou locais piscosos associados a ambientes protegidos da costa, tais como baías e lagunas. Os recursos marinhos foram importantes para a subsistência dos sambaquieiros que são caracterizados por reunir seus restos alimentares no mesmo local de moradia e cemitério. Esta monografia tem como objeto de estudo o sambaqui Ilha das Vacas I localizado no município de Madre de Deus, Bahia. O objetivo desta pesquisa consistiu em analisar os vestígios deste sambaqui, sob os aspectos da sua caracterização geoarqueológica e bioarqueológica na tentativa de compreender a ocupação da área em face da geologia e biologia local, além de características culturais interpretadas a partir da inserção do sítio na paisagem, e do seu conteúdo, em especial os componentes zooarqueológicos. A metodologia consistiu em analisar os componentes coletados a partir de uma amostra de perfil. Em laboratório a amostra foi peneirada, seus componentes separados por categorias, se procedeu cálculo do volume ocupado pelos componentes, e por fim foi realizada a identificação dos vestígios. Os resultados foram então discutidos à luz da bibliografia consultada. O sambaqui Ilha das Vacas I pode ser considerado como um sambaqui sujo, erodido, instalado durante uma das oscilações do Nível Relativo do Mar no final do Holoceno. No sítio foram recuperados fragmentos cerâmicos, vestígios líticos, restos macrobotânicos e 11 espécies diferentes de moluscos: seis bivalves e cinco gastrópodes, além de crustáceo. A família Ostreidae foi a mais representada com três espécies. No entanto, o gastrópode Strombus pugilis (peguari) foi o mais presente, indicando que este molusco foi o preferido na dieta alimentar dos seus habitantes. Os sambaquieiros locais eram canoeiros e tinham por hábito o mergulho para a coleta sazonal do peguari durante o verão. O sambaqui Ilha das Vacas I teria servido como área exclusiva de mariscagem.
- ItemA ludicidade no ensino e aprendizagem da disciplina ciências na perspectiva dos professores da Escola Municipal Thomaz Guimarães, Senhor do Bonfim- BA(Universidade do Estado da Bahia, 2011) Dantas, Ana Raquel Gonçalves; Bastos, Adson dos Santos; Almeida, Zózina Maria Rocha de; Santos, Assivânia Lúcia Cavalcante dosO presente trabalho refere-se à pesquisa sobre o papel da ludicidade no desenvolvimento da aprendizagem na perspectiva dos professores de Ciências da Escola Municipal Thomaz Guimarães, situada no município de Senhor do Bonfim – Bahia. Tendo como tema: A ludicidade no Ensino e Aprendizagem da disciplina Ciências na perspectiva dos professores da Escola Municipal Thomaz Guimarães, Senhor do Bonfim, BA. Buscou-se identificar metodologias lúdicas nas práticas de ensino de ciências com a finalidade de saber qual a contribuição da ludicidade no desenvolvimento da aprendizagem. Metodologicamente a pesquisa configurou-se na explicitação e fundamentação teórica através de livros, artigos, monografias, meios eletrônicos, sites e a aplicação de questionários sócio-econômico e semi-aberto com um grupo de 05 professores do ensino fundamental da Escola Municipal Thomaz Guimarães. Neste trabalho, apresentam-se e discutem-se as compreensões destes professores sobre a ludicidade, quais metodologias lúdicas utilizadas, a importância da relação professor-aluno no processo de ensino e aprendizagem e os desafios encontrados para desenvolver a prática lúdica pelos mesmos. Por fim, podemos constatar que os professores possuem uma concepção sobre a ludicidade e tem o desenvolvimento de metodologias lúdicas na sua prática de ensino da disciplina de Ciências. Conclui-se que esses profissionais reconhecem a importância da ludicidade na prática pedagógica e oportunizam em suas aulas tais metodologias, definindo objetivos com as atividades lúdicas que favoreçam a formação de seus alunos em cidadãos atuantes e participativos.
- ItemCriação e organização de uma horta escolar no colégio estadual Cazuza Torres – Senhor do Bonfim - Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2011) Souza, Angelita Santos de; Bastos, Adson dos Santos; Rocha, Zózina Maria de AlmeidaO presente trabalho apresenta os resultados alcançados a partir de um estudo fundamentado nos princípios da pesquisa-ação. Foi desenvolvido numa escola pública um projeto de criação e organização de uma horta escolar, tendo como objetivo promover a integração dos alunos e de toda a comunidade escolar num trabalho coletivo que venha despertar o interesse pela educação ambiental visando práticas pedagógicas inovadoras, e posteriormente contribuir na merenda escolar. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados a observação participante e questionário com questões objetivas e subjetivas. Os resultados apontam que a questão ambiental vem sendo amplamente debatida e ganhando cada vez mais atenção em muitos e diferentes contextos sociais, assumindo crescente importância nas instancias políticas, acadêmica e na mídia. Atualmente. Nesta perspectiva a temática ambiental constitui uma preocupação de contemporaneidade e nos espaços escolares não podem ser diferentes.
- ItemAvaliação da Técnica da PCR ( Reação em Cadeia da Polimerase ) como Ferramenta de Diagnóstico para Doença de Chagas ( Revisão Bibliográfica )(Universidade do Estado da Bahia, 2011) Garcez, Jandaíra Santos; Guerreiro, Marcos Lázaro da Silva; Mariano, Andrea Cristina; Silva, Gervásio Paulo da; Freitas, Juliana CôrtesA Doença de Chagas (DC) ou tripanossomíase americana, descoberta por Carlos Chagas em 1909, tem agente etiológico o Tripanosoma cruzi, um protozoário parasita flagelado. É uma zoonose que afeta aproximadamente 16 a 18 milhões de pessoas na América Latina, onde mais de 100 milhões ainda estão expostos ao risco da infecção. Seu ciclo evolutivo inclui a passagem obrigatória por hospedeiros de várias classes de mamíferos, inclusive o homem, e insetos hemípteros, hematófagos, conhecido como barbeiros. A transmissão dá-se no momento, ou logo após a picada, quando os insetos iniciam a defecação das formas, sendo essas como os tripomastigotas metacíclicas presentes nas suas fezes ou urina, penetram facilmente através de mucosas e é provocada pelo próprio individuo após a ruptura da pele que se dar pelo ato de cocar. A Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) é uma técnica molecular que permite a amplificação de seqüências específicas do ácido desoxirribonucléico (DNA) ou de ácido ribonucléico (RNA), é uma técnica que vem sendo muito utilizada no campo da ciência devido a sua especificidade e sensibilidade. A característica mais importante da PCR é a capacidade de amplificar exponencialmente cópias de DNA a partir de quantidade diminutas de material. A proposta desse estudo foi fazer um levantamento bibliográfico para confirmar a capacidade e confiabilidade da PCR no diagnóstico da DC. A PCR mostrou nos estudos presentes ser uma ferramenta vantajosa tanto no diagnóstico quanto na avaliação do tratamento da DC.