Licenciatura em Ciências Biológicas - DEDC7
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Ciências Biológicas - DEDC7 por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 9 de 9
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemBioprospecção de Microorganismos Fermentados da Manipueira(Universidade do Estado da Bahia, 2012-12-18) Nascimento, Rayssa Lima; Silva, Gervásio Paulo da; Silva, Gervásio Paulo da; Silva, Samuel de Carvalho; Santos, Edemir Barbosa dosO cultivo da mandioca (Manihot esculenta Crantz) representa a base econômica e alimentar de boa parte da população do nordeste, podendo ser utilizada para produção de farinha, fécula e tapioca. Durante a fabricação desses produtos alguns resíduos agroindustriais (sólidos e líquidos) são produzidos sendo potencialmente poluidores. Estes resíduos podem ser aproveitados na alimentação animal, fertirrigação, como inseticida e herbicida. O líquido leitoso, amarelado e altamente tóxico, oriundo do processo de fabricação de farinha, é denominado manipueira, com pouca aplicação na maioria das vezes sendo despejada no solo ou em rios, pela grande maioria das indústrias de farinha. Porém a alta concentração de nutrientes faz a manipueira uma forte candidata como fonte de carbono e nutrientes em processos fermentativos industriais, empregando microrganismos para a obtenção de moléculas de valor comercial. Esta utilização da manipueira contribuiria para a redução da poluição ambiental ao mesmo tempo em que serviria como fonte de carbono e de nutrientes de baixo custo para a microbiologia industrial. O objetivo deste trabalho é bioprospectar microrganismos para avaliar a fermentação da manipueira. A manipueira coletada na casa de farinha do distrito da Igara e levada ao laboratório de biotecnologia de microrganismos da Uneb - Campus VII, será submetida a fermentação natural, onde amostras serão retiradas periodicamente e microrganismos também serão isolados e caracterizados . Os microrganismos passarão por processo fermentativo, tendo como substrato a manipueira. As amostras das fermentações quantificadas e analisadas em Cromatografia em líquido de alta eficiência (CLAE), mostrou o ácido lático como principal produto. Gerando assim maiores informações sobre a fermentação natural da manipueira, evidenciando a capacidade de crescimento microbiano e a possibilidade de aproveitamento desta como fonte de carbono e nutriente em processos fermentativos industriais
- ItemContaminação da Água Consumida pela Comunidade Rural de Teiú, Senhor do Bonfim, BA(Universidade do Estado da Bahia, 2012-12-18) Cunha, Milene Ferreira da; Silva, Gervásio Paulo da; Silva, Samuel de Carvalho; Santos, Edemir Barbosa dosA água potável é a água para o consumo humano cujos parâmetros microbiológicos, físicos, químicos e radioativos atendam ao padrão de potabilidade e que não ofereça risco à saúde. Portanto, este trabalho teve a finalidade de determinar a qualidade microbiológica da água consumida pela comunidade rural de Teiú, do município de Senhor do Bonfim – BA, analisando sua conformidade com a legislação vigente. Os dados referentes aos moradores foram coletados através de entrevista por formulários, visando acessar informações como sexo, idade, nível de escolaridade, condições de saneamento, distribuição e disponibilidade de água em cada domicilio. Foram realizadas 18 coletas de água no período de agosto de 2012 a outubro de 2012, sendo 9 amostras coletadas diretamente nas cisternas e 9 amostras coletadas dos filtros. As amostras foram coletadas em frascos de vidro de 250 mL estéreis. O método de análise utilizado foi o Método do Número Mais Provável (NMP), que é um método clássico para análise de coliformes totais e termotolerantes em água e alimentos. Das amostras analisadas 88,8% apresentaram contaminação por coliformes totais e termotolerantes; dessa forma, a água consumida pela população da comunidade de Teiú está fora dos padrões exigidos pela legislação, sendo classificada como imprópria para consumo humano. A comunidade de Teiú foi informada sobre a qualidade da água e os riscos em se consumir água contaminada, a necessidade da higienização de seus próprios reservatórios, com técnicas de baixo custo como, fervura, exposição ao sol e a cloração, que trazem respostas rápidas melhorando a qualidade da água.
- ItemO bioma caatinga no entendimento dos alunos de ensino médio do Colégio Estadual de Andorinha (BA)(Universidade do Estado da Bahia, 2012-12-19) Silva, Elivam Conceição da; Oliveira, Rodrigo Queiroz de; Bastos, Adson dos Santos; Freitas, Juliana Cortes deO Bioma Caatinga, ecossistema genuinamente brasileiro, concentrado na região nordeste, é rico em biodiversidade e endemismos. Apresenta clima semiárido, com ocorrência frequente de estiagem, associada comumente às condições sociais inadequadas. A falta de conhecimento acerca do Bioma Caatinga tem contribuído para sua degradação intensiva, portanto, este trabalho tem como objetivo, avaliar a percepção dos estudantes concluintes do ensino médio do Colégio Estadual de Andorinha – BA acerca do Bioma Caatinga. Para a coleta de dados, foram aplicados pré e pós-¬teste com os estudantes que consentiram participar da pesquisa, além de uma aula expositiva abordando a caracterização, biodiversidade e questões socioambientais sobre o Bioma. O material obtido com os questionários foi analisado qualiquantitativamente. Os alunos foram na sua maioria residentes da zona urbana do município (53%) e 91% dos estudantes afirmaram que este tema já havia sido trabalhado por alguma disciplina em sala de aula, sendo que 37% afirmaram que conseguiram o conhecimento atual sobre o Bioma na escola. Além disso, os alunos demonstraram conhecimento tanto da caracterização quanto da localização do Bioma Caatinga. Entretanto, quando questionados sobre a fauna e a flora eles não souberam diferenciar satisfatoriamente os seres endêmicos dos não endêmicos, mesmo após a aula expositiva. Quanto aos problemas socioambientais enfrentados pelo Bioma Caatinga os alunos destacaram os longos períodos de seca, e em relação à sustentabilidade enfatizaram a importância dos recursos florestais para pecuária. Desta forma, se faz necessário a adoção de atividades educacionais voltadas para a realidade local como meio de resgate e divulgação de conhecimentos sobre o Bioma Caatinga, desconstruindo falsas interpretações sobre o mesmo.
- ItemAnálise dos Conteúdos de Genética em Livros Didáticos de Biologia do Ensino Médio em Escolas do Município de Campo Formoso - BA.(Universidade do Estado da Bahia, ) Santos, Maria Mônica de Jesus; Freitas, Juliana Cortes deO livro didático é um importante recurso no processo de ensino e aprendizagem, sendo muitas vezes o único material de apoio didático disponível para professores e alunos. Os conteúdos de Genética são abordados em livros didáticos de Biologia do 3º ano do Ensino Médio, e contribuem com um papel muito importante na formação de um cidadão crítico, pois estar presente e todo momento em discussões éticas. Este trabalho visa analisar os conteúdos de Genética em livros didáticos de Biologia adotados pelas escolas públicas e particulares do município de Campo Formoso-BA, bem como conhecer o perfil dos professores de Biologia do 3º ano do Ensino Médio das respectivas escolas, abordando aspectos relativos a escolha do livro didático e o ensino de genética. Para análise dos livros foi utilizado um roteiro adaptado, segundo os critérios de análise do PNLD-2012 de Biologia. Os critérios levados em consideração para análise dos livros foram: conteúdo teórico, recursos visuais, exercícios propostos, recursos adicionais e preceitos éticos. A partir dos resultados, verificou-se que a escolha do livro adotado foi realizada por apenas 70% do total de professores participantes da pesquisa, o critério mais utilizado foi uma linguagem clara e de fácil compreensão, o recurso mais utilizado, além do livro didático para ministrar as aulas sobre genética foi o uso de vídeos. Nenhum professor identificou erro nos conteúdos de Genética, todavia partir da análise realizada nesta pesquisa nos livros didáticos encontrou¬se algumas falhas tais como, conceitos e conteúdos resumidos, ausência de conteúdos importantes, erros ortográficos em algumas ilustrações e recursos visuais precários. O livro que mais apresentou falhas, diante dos critérios adotados, foi o Revisional: Biologia (2011). Por isso destacamos a importância da adoção de obras analisadas segundo os critérios do PNLD pelas escolas.
- ItemCaldo do Mamoeiro ( Carica papaya ) como Fonte de Nutrientes para Processos Fermentativos(Universidade do Estado da Bahia, ) Souza, Daiane Alves de; Silva, Gervásio Paulo da; Sereno, Henrique Reis; Silva, Jucilene Pinto daOs resíduos e subprodutos agroindustriais são considerados importantes substratos para a microbiologia industrial, com aplicação potencial em processos fermentativos. Entre esses substratos, a biomassa lignocelulósica e extratos vegetais vêm recebendo cada vez maior atenção, uma vez que representam fontes alternativas e promissoras de nutrientes para a produção de metabólitos microbianos. Diversos compostos economicamente importantes podem ser produzidos a partir de resíduos agroindustriais e de extratos vegetais, como o etanol. O caldo do mamoeiro (Carica papaya) contém açucares e outros nutrientes que suportam o crescimento microbiano, assim pode ser empregado como fonte de nutrientes em processos fermentativos. Neste trabalho, foi avaliado o extrato líquido do mamoeiro como fonte de nutrientes para a produção de metabólitos microbianos, utilizando as leveduras Aureobasidium pullulans EBJ31, Candida pseudointermedia CAC01, Rhodotorula mucilaginosa CCC31, Saccharomyces cerevisiae comercial, Trichosporon asahii EPB13 e Whickerhamomyces anomalus CCC32.
- ItemDrogas e sua Relação com o Ambiente Escolar Noturno do Colégio Estadual Cazuza Torres, Senhor do Bonfim - BA.(Universidade do Estado da Bahia, ) Carvalho, Moemma de Araújo; Santana, Cristiana de Cerqueira SilvaO uso de drogas é um tema freqüentemente abordado e discutido, principalmente por se encontrar inserido de forma bastante preocupante dentro das escolas. A escola é um espaço que tem o papel de proporcionar estratégias de prevenção ao uso de drogas, além de atuar como principal meio de informação e de promoção da educação para a saúde de seus alunos. Esta pesquisa teve como objetivo analisar qual o papel da escola diante da problemática das drogas, e que ações preventivas e informativas a escola tem proporcionado aos seus alunos do turno noturno, da Educação de Jovens e Adultos, do Colégio Estadual Cazuza Torres situado no Bairro Gambôa, cidade de Senhor do Bonfim, Bahia. Por meio da pesquisa qualitativa e com participação da comunidade escolar (professores, funcionários e direção) procurou-se responder às questões da pesquisa contando com o auxílio de referências bibliográficas. O instrumento utilizado na pesquisa foi um questionário direcionado aos professores, direção e funcionários. Os resultados obtidos sinalizam que professores, a direção e alguns funcionários já presenciaram alunos drogados nas dependências da escola. Alguns professores salientam que trabalham o tema drogas em suas aulas de biologia. Não há na escola nenhum projeto vinculado à prevenção às drogas nem tampouco ocorre o treinamento de professores e funcionários para lidarem com essa problemática. Assim foi possível concluir que a escola estudada não está desempenhando corretamente esse papel educativo, social e de promoção da saúde quanto ao tema drogas.
- ItemMapeamento de práticas ambientais em escolas do município de Senhor do Bonfim, BA(Universidade do Estado da Bahia, ) Silva, Carla Oliveira; Oliveira, Rodrigo Queiroz de; Freitas, Juliana Côrtes de; Bastos, Adson dos SantosA partir da década de 70, iniciam-se as primeiras discussões mundiais para tratar dos problemas ambientais, neste contexto, surge a Educação Ambiental como método de reconstrução da relação-homem natureza. No Brasil a partir da Constituição Federal de 88 iniciam-se as Políticas Públicas que norteiam a implementação da Educação Ambiental no país; surgem os Parâmetros Curriculares Nacionais que apontam a necessidade da implantação da Educação Ambiental no cotidiano escolar como caráter transversal e interdisciplinar em todas as modalidades de ensino, sendo emergencial para o ensino fundamental. Assim, o presente trabalho teve como objetivo investigar a existência de projetos e/ou ações voltados para Educação Ambiental em escolas do município de Senhor do Bonfim BA. A coleta de dados ocorreu por meio da análise documental dos Projetos Políticos Pedagógicos, e através de entrevista com representantes de seis escolas do município, as quais contemplam a modalidade de ensino fundamental e que consentiram em participar desta pesquisa. Foi encontrado Projeto Político Pedagógico em cinco escolas visitadas, sendo que a Educação Ambiental foi contemplada em apenas quatro desses Projetos e abordagem se deu por meio de projetos e/ou ação. Assim, é necessário fortalecer a práxis educativa ambiental nas escolas, visando atender tanto as peculiaridades locais quanto as da sociedade contemporânea
- ItemPercepção de professores do ensino fundamental II sobre a prática lúdica no ensino de ciências em escolas municipais de Filadélfia - BA.(Universidade do Estado da Bahia., ) Santos, Jussara Ferreira dos; Bastos, Adson dos Santos; Oliveira, Rodrigo de Queiroz; Ribeiro, Alaécio SantosO papel da escola, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, é proporcionar ao aluno um ambiente de possibilidades para adquirir as informações necessárias para um desenvolvimento educativo, isso implica em uma renovação do ensino na medida em que caminha a sociedade que se modifica todo o tempo. No contexto do ensino atual, o interesse pela ludicidade vem da necessidade da apropriação de novas ferramentas que surgem no meio educacional, a palavra lúdico vem do latim ludus e significa brincar, mas pode ser compreendida também, como relativo a jogos, brinquedos e divertimentos. A ciência está em movimento, e ministrar aulas de tal disciplina, requer a procura do novo, não se limitar ao convencional, neste trabalho, é a ludicidade está retratada sob a percepção dos professores do Ensino Fundamental II nas aulas de Ciências em Filadélfia, BA. A maior contribuição será informar as percepções dos professores sobre a prática lúdica em Escolas Municipais deste município. Estas ferramentas didáticas nas aulas de Ciências serão relatadas segundo os professores. A pesquisa tem caráter qualitativo obtendo dados descritivos, foi realizada no período de Novembro de 2011 a fevereiro de 2012 com 11 professores das Escolas Municipais de Filadélfia, utilizando-se como instrumento de coleta de dados um questionário semi-estruturado, com questões abertas e fechadas. Os resultados obtidos dão uma leve visão sobre o ensino de Ciências do Ensino Fundamental II nas escolas municipais de Filadélfia, BA ainda se encontra em fase de transição entre o ensino tradicional e as novas tendências no ensino e nas práticas docentes.
- ItemA evolução humana no ensino médio da rede pública em Senhor do Bonfim, BA(Universidade do Estado da Bahia, ) Moura, Júlio César da Silva; Santana, Cristiana de Cerqueira Silva; Freitas, Juliana Côrtes; Santana, Marta Maria Oliveira deA evolução humana é um dos principais temas dos debates científicos, pois o homem sempre se questionou sobre a sua origem. Todavia é um tema complexo de se abordar nas escolas, pois, necessita dos conhecimentos de genética e evolução, tendo, sobretudo que se deparar com a forte barreira do antropocentrismo religioso. Preocupados com o ensino desse tema nas escolas públicas de Senhor do Bonfim, objetivamos identificar as principais dificuldades dos professores de biologia da rede pública, quanto ao ensino do tema Evolução Humana, além de tentar auxiliar o professor, por meio da discussão, da indicação de espaços para as suas aulas, da disponibilização de planos de aulas, resenhas e resumos de livros. A metodologia consistiu na aplicação de questionário e levantamento dos recursos didáticos disponibilizados na escola para o ensino da evolução humana. Ademais realizamos pesquisa em websites educativos, tais como: MEC, Nova Escola e Becoming Human, para selecionar planos de aulas que versassem sobre o tema. A análise de dados foi feita mediante a interpretação dos resultados à luz das bibliografias específicas. Em nossa pesquisa identificamos que os professores entrevistados costumam abordar o tema da evolução humana em sala e que disponibilizam entre 3 e 4 aulas para esse assunto; que as concepções religiosas são empecilhos para a abordagem do assunto; que a maioria dos professores considera as dificuldades com o tema fruto da carência de material didático na escola, embora as escolas tenham sido avaliadas e tenham apresentado recursos razoáveis para a atuação docente; que dentre as vertentes do tema a maioria dos docentes se dedica a abordagem de conceitos e, por fim, que os recursos mais utilizados pelos professores são os slides e os textos. Percebe-se assim, que existem dificuldades para o tratamento desse tema nas escolas, uma vez que ele desafia conhecimentos religiosos bem estabelecidos, e necessita de formação acadêmica continuada por parte dos docentes.