Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas - DEDC7
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas - DEDC7 por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 35
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA comercialização da avifauna silvestres na feira livre do município de Itiúba-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2016) Santos, Edna Souza dos; Santana, Cristiana de Cerqueira Silva; Peixoto, Rosana da Silva; Guedes, Ana Paula PenhaA fauna brasileira é uma das mais ricas em biodiversidade no mundo e também uma das mais cobiçadas pelo comércio ilegal de animais silvestres, sendo essa a segunda principal causa de extinção de espécies no país. O objetivo dessa pesquisa consistiu em investigar a comercialização da avifauna silvestre na feira livre da sede do município de Itiúba, Bahia. A metodologia baseou-se em observações e registros da feira no que diz respeito à prática de comercialização desses animais. Foram observados durante as visitas 19 espécies de aves que são comercializadas na feira livre de Itiúba, essas estão distribuídas em oito famílias. Dentre essas aves as mais encontradas na feira pertencem à Família Emberezidae e as espécies: (Sicalis flaveola) Canário, (Passerina brisonii) Azulão e (Sporophila nigricollis) Papa-Capim.
- ItemA evolução humana no ensino médio da rede pública em Senhor do Bonfim, BA(Universidade do Estado da Bahia, ) Moura, Júlio César da Silva; Santana, Cristiana de Cerqueira Silva; Freitas, Juliana Côrtes; Santana, Marta Maria Oliveira deA evolução humana é um dos principais temas dos debates científicos, pois o homem sempre se questionou sobre a sua origem. Todavia é um tema complexo de se abordar nas escolas, pois, necessita dos conhecimentos de genética e evolução, tendo, sobretudo que se deparar com a forte barreira do antropocentrismo religioso. Preocupados com o ensino desse tema nas escolas públicas de Senhor do Bonfim, objetivamos identificar as principais dificuldades dos professores de biologia da rede pública, quanto ao ensino do tema Evolução Humana, além de tentar auxiliar o professor, por meio da discussão, da indicação de espaços para as suas aulas, da disponibilização de planos de aulas, resenhas e resumos de livros. A metodologia consistiu na aplicação de questionário e levantamento dos recursos didáticos disponibilizados na escola para o ensino da evolução humana. Ademais realizamos pesquisa em websites educativos, tais como: MEC, Nova Escola e Becoming Human, para selecionar planos de aulas que versassem sobre o tema. A análise de dados foi feita mediante a interpretação dos resultados à luz das bibliografias específicas. Em nossa pesquisa identificamos que os professores entrevistados costumam abordar o tema da evolução humana em sala e que disponibilizam entre 3 e 4 aulas para esse assunto; que as concepções religiosas são empecilhos para a abordagem do assunto; que a maioria dos professores considera as dificuldades com o tema fruto da carência de material didático na escola, embora as escolas tenham sido avaliadas e tenham apresentado recursos razoáveis para a atuação docente; que dentre as vertentes do tema a maioria dos docentes se dedica a abordagem de conceitos e, por fim, que os recursos mais utilizados pelos professores são os slides e os textos. Percebe-se assim, que existem dificuldades para o tratamento desse tema nas escolas, uma vez que ele desafia conhecimentos religiosos bem estabelecidos, e necessita de formação acadêmica continuada por parte dos docentes.
- ItemA ludicidade no ensino e aprendizagem da disciplina ciências na perspectiva dos professores da Escola Municipal Thomaz Guimarães, Senhor do Bonfim- BA(Universidade do Estado da Bahia, 2011) Dantas, Ana Raquel Gonçalves; Bastos, Adson dos Santos; Almeida, Zózina Maria Rocha de; Santos, Assivânia Lúcia Cavalcante dosO presente trabalho refere-se à pesquisa sobre o papel da ludicidade no desenvolvimento da aprendizagem na perspectiva dos professores de Ciências da Escola Municipal Thomaz Guimarães, situada no município de Senhor do Bonfim – Bahia. Tendo como tema: A ludicidade no Ensino e Aprendizagem da disciplina Ciências na perspectiva dos professores da Escola Municipal Thomaz Guimarães, Senhor do Bonfim, BA. Buscou-se identificar metodologias lúdicas nas práticas de ensino de ciências com a finalidade de saber qual a contribuição da ludicidade no desenvolvimento da aprendizagem. Metodologicamente a pesquisa configurou-se na explicitação e fundamentação teórica através de livros, artigos, monografias, meios eletrônicos, sites e a aplicação de questionários sócio-econômico e semi-aberto com um grupo de 05 professores do ensino fundamental da Escola Municipal Thomaz Guimarães. Neste trabalho, apresentam-se e discutem-se as compreensões destes professores sobre a ludicidade, quais metodologias lúdicas utilizadas, a importância da relação professor-aluno no processo de ensino e aprendizagem e os desafios encontrados para desenvolver a prática lúdica pelos mesmos. Por fim, podemos constatar que os professores possuem uma concepção sobre a ludicidade e tem o desenvolvimento de metodologias lúdicas na sua prática de ensino da disciplina de Ciências. Conclui-se que esses profissionais reconhecem a importância da ludicidade na prática pedagógica e oportunizam em suas aulas tais metodologias, definindo objetivos com as atividades lúdicas que favoreçam a formação de seus alunos em cidadãos atuantes e participativos.
- ItemA meliponicultura nos municípios de Senhor do Bonfim e Campo Formoso-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2009) Batista, Nilza Carla Santos; Santos, Maria Elisa da Silva; Santos, Marcos Reis dos; Silva, Francisco Hilder Magalhães eEm virtude da importância econômica dos meliponíneos, tanto pelos serviços ao ecossistema, através da polinização, quanto pela comercialização dos seus produtos e pelo custo relativamente baixo do seu manejo, essas abelhas vêm sendo alvo de interesse de cientistas e produtores para criação, produção de mel e mais recentemente em polinização, biologia, genética e evolução. Este trabalho mostra a importância da meliponicultura como fator econômico em Campo Formoso e Senhor do Bonfim, BA e contribui para a sistematização de dados sobre meliponicultores e meliponicultura; o conhecimento das técnicas empregadas na manutenção de colônias e na extração de mel; e a contribuição da meliponicultura para a conservação da vegetação nativa. O objetivo geral desse trabalho foi investigar a relação existente entre a meliponicultura e a conservação da vegetação nativa e propor estratégias para um manejo sustentável das abelhas da tribo Meliponini, visto que a criação dessas abelhas de maneira racional oferece subsídios para fortalecimento de uma atividade econômica na região. O trabalho foi desenvolvido nos municípios de Campo Formoso e Senhor do Bonfim, Norte da Bahia, no período de dezembro de 2007 a fevereiro de 2009. Os dados foram coletados a partir de observação e entrevista que permitiram o entendimento dos seguintes aspectos: A abelha mandaçaia é a espécie preferida pelos criadores da região, em virtude da produção de mel e facilidade no manejo; A maioria dos criadores de Campo Formoso e Senhor do Bonfim- BA não pratica a criação de meliponíneos como renda principal, mas como atividade de lazer. Para um manejo adequado de meliponíneos é fundamental: A aquisição de caixas próprias para a criação dessas abelhas; o fortalecimento das espécies com a administração da alimentação artificial, principalmente na época de estiagem; a diminuição de captura de novos ninhos existente na natureza através das caixas–iscas e a realização da divisão de colônias. Para fortalecimento da meliponicultura faz-se as seguintes recomendações: A conservação da vegetação nativa na região e enriquecimento com árvores frutíferas para a manutenção dos meliponíneos no seu habitat; Recuperação de áreas degradadas; Melhoria na atualização dos meliponicultores a partir da realização de congressos, feiras sobre as abelhas sem ferrão e acompanhamentos dos produtores pelos órgãos responsáveis como, por exemplo, a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S. A. (EBDA) da região em parceria com as Escolas Agrotécnicas e o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).
- ItemAleitamento materno, alimentação complementar e sobrepeso em pré-escolas do Município de Itiúba(Universidade do Estado da Bahia, 2011) Oliveira, Marta Simões; Suto, Cleuma Sueli Santos; Freitas , Juliana Côrtes de; Sacramento, Eliana doO leite materno é o alimento completo para o crescimento e desenvolvimento da criança até os seis meses de vida, após esse período pode-se oferecer uma alimentação complementar associando ao aleitamento materno. Os objetivos deste trabalho foram verificar a influência do aleitamento materno na prevalência do sobrepeso e obesidade nas crianças pré-escolares, analisando as mães que tiveram ou não um acompanhamento adequado do pré-natal; identificar a porcentagem de crianças que receberam o leite materno exclusivo e misto; conhecer as diversas alimentações complementares fornecidas as crianças no seu primeiro ano de vida. Foi realizado um estudo quali-quantitativo em duas escolas particulares do Município de Itiúba, Escolinha Juliana e Escolinha Rita Carolina com uma amostra de 64 crianças, através de questionários respondidos pelas mães ou responsáveis e foram coletados dados antropométricos na própria escola pela pesquisadora, após assinatura dos responsáveis do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Na análise da duração da amamentação obteve-se 51,3% nas crianças entre 0 - 11 meses. A prevalência do aleitamento exclusivo entre 0 - 3 meses representou 40,6% e de 4 - 7 meses foi 46,8%, existindo um alto índice de desmame precoce e introdução de alimentos antes dos seis meses. Quanto ao peso 87,5% das crianças estão abaixo do peso, 11% estavam no peso adequado e apenas 1,5% com obesidade. Neste estudo não se encontrou associação do aleitamento materno com o sobrepeso, porém ficou evidente a associação do desmame precoce com o alto índice de mortalidade infantil em Itiúba nos últimos cinco anos.
- ItemAnálise de dados das práticas e riscos durante o processamento de mandioca nas casas de farinha no distrito de Igara em Senhor do Bonfim-BA.(Universidade do Estado da Bahia, 2012-12) Bento, Adriana Bavethe de Moraes; Suto, Cleuma Sueli Santos; Silva, Gervásio Paulo da; Silva, Samuel de CarvalhoO Brasil é um grande consumidor e produtor de produtos a base de mandioca, essa planta contém alto teor de amido, é de fácil adaptação e cultivada em todos os estados brasileiros. No entanto, a mandioca é uma planta cianogênica, isto é, contêm compostos cianídricos, comumente chamado de cianoglícideos, que para serem eliminados se faz necessário um trabalho árduo e cansativo que requer técnica segura. O objetivo desse trabalho foi avaliar as práticas utilizadas no processamento da mandioca e os riscos prováveis para trabalhadores e o meio ambiente. Teve como metodologia a pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem quali-quantitativa. Utilizou-se para coleta de dados um questionário composto por questões de múltipla escolha e questões abertas, participaram sujeitos de ambos os sexos, na faixa etária entre 21 e 60 anos. Os resultados obtidos revelam que 100% dos entrevistados não utilizam nenhum tipo de equipamento de proteção, seja ele individual ou coletivo; os trabalhadores também enfrentam jornada de trabalho longa e cansativa que aliada às más condições das máquinas e inadequação do ambiente podem causar doenças e acidentes, porém as respostas apresentadas não nos permitiram estabelecer relação entre os sintomas e queixas apresentados com o risco químico, apenas com risco físico. As recomendações apresentadas dizem respeito à realização de exames periódicos e medidas adequadas para exterminar o trabalho infantil, além de apontar para o decreto que regulamenta o trabalho em casas de farinha, pois, faz-se necessária a sua rápida implementação, legitimação e cumprimento.
- ItemAnálise do desenho animado Sid, o cientista e suas contribuições para o ensino de ciências seguido a concepção dos professores da Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Senhor do Bonfim- BA(Universidade do Estado da Bahia, 2012-12) Andrade, Pabiana Mercês; Bastos, Adson dos Santos; Santos, Assivania Lúcia Cavalcante dos; Queiroz, Rodrigo Souza deOs recursos didáticos são recursos humanos e materiais que o docente utiliza para auxiliar e facilitar a aprendizagem, ou seja, servem como apoio para que ocorra de forma motivadora a troca de conhecimentos. Apesar de estarmos vivendo um momento de globalização onde os recursos tecnológicos ganham força e poder, ainda nos deparamos com aulas tradicionais sendo utilizado apenas o livro didático e o quadro. Temos que transpor essa barreira e utilizar recursos que possam tornar as aulas atrativas para que os alunos possam se interessar mais e aprender melhor. E as atividades lúdicas são excelentes ferramentas para quebrar essa barreira, afinal a utilização do lúdico como recurso pedagógico na sala de aula pode aparecer como um caminho possível para ir ao encontro da formação integral das crianças e do atendimento de suas necessidades. Com isso, essa pesquisa analisou o desenho animado Sid, o Cientista e suas contribuições para o ensino de Ciências. Esta pesquisa apresenta caráter qualitativo e foi realizada na Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no município de Senhor do Bonfim. Os dados foram coletados através da aplicação de um questionário para conhecer o perfil dos professores envolvidos na pesquisa e um segundo, aplicado logo após a exibição de um dos episódios da coleção para avaliar se os professores utilizariam o filme como recurso pedagógico nas suas aulas de ciências. Após a análise dos dados percebesse que os professores foram unanimes em afirmar que utilizariam os episódios em suas aulas.
- ItemAnálise dos Conteúdos de Genética em Livros Didáticos de Biologia do Ensino Médio em Escolas do Município de Campo Formoso - BA.(Universidade do Estado da Bahia, ) Santos, Maria Mônica de Jesus; Freitas, Juliana Cortes deO livro didático é um importante recurso no processo de ensino e aprendizagem, sendo muitas vezes o único material de apoio didático disponível para professores e alunos. Os conteúdos de Genética são abordados em livros didáticos de Biologia do 3º ano do Ensino Médio, e contribuem com um papel muito importante na formação de um cidadão crítico, pois estar presente e todo momento em discussões éticas. Este trabalho visa analisar os conteúdos de Genética em livros didáticos de Biologia adotados pelas escolas públicas e particulares do município de Campo Formoso-BA, bem como conhecer o perfil dos professores de Biologia do 3º ano do Ensino Médio das respectivas escolas, abordando aspectos relativos a escolha do livro didático e o ensino de genética. Para análise dos livros foi utilizado um roteiro adaptado, segundo os critérios de análise do PNLD-2012 de Biologia. Os critérios levados em consideração para análise dos livros foram: conteúdo teórico, recursos visuais, exercícios propostos, recursos adicionais e preceitos éticos. A partir dos resultados, verificou-se que a escolha do livro adotado foi realizada por apenas 70% do total de professores participantes da pesquisa, o critério mais utilizado foi uma linguagem clara e de fácil compreensão, o recurso mais utilizado, além do livro didático para ministrar as aulas sobre genética foi o uso de vídeos. Nenhum professor identificou erro nos conteúdos de Genética, todavia partir da análise realizada nesta pesquisa nos livros didáticos encontrou¬se algumas falhas tais como, conceitos e conteúdos resumidos, ausência de conteúdos importantes, erros ortográficos em algumas ilustrações e recursos visuais precários. O livro que mais apresentou falhas, diante dos critérios adotados, foi o Revisional: Biologia (2011). Por isso destacamos a importância da adoção de obras analisadas segundo os critérios do PNLD pelas escolas.
- ItemAnálise Geo-bioarqueológica do Sambaqui Ilha das Vacas I, BA(Universidade do Estado da Bahia, 2011) Oliveira, Ilana Cunha de; Santana, Cristiana de Cerqueira Silva; Silva, Francisco Hilder Magalhães e; Saba, Marileide DiasSambaquis são sítios arqueológicos construídos por populações pescadorascoletoras-caçadoras que ocupavam os ambientes costeiros entre 7.000 e 600 anos Antes do Presente (A.P.). O local de instalação dessas comunidades era sempre próximo a bancos de mariscos ou locais piscosos associados a ambientes protegidos da costa, tais como baías e lagunas. Os recursos marinhos foram importantes para a subsistência dos sambaquieiros que são caracterizados por reunir seus restos alimentares no mesmo local de moradia e cemitério. Esta monografia tem como objeto de estudo o sambaqui Ilha das Vacas I localizado no município de Madre de Deus, Bahia. O objetivo desta pesquisa consistiu em analisar os vestígios deste sambaqui, sob os aspectos da sua caracterização geoarqueológica e bioarqueológica na tentativa de compreender a ocupação da área em face da geologia e biologia local, além de características culturais interpretadas a partir da inserção do sítio na paisagem, e do seu conteúdo, em especial os componentes zooarqueológicos. A metodologia consistiu em analisar os componentes coletados a partir de uma amostra de perfil. Em laboratório a amostra foi peneirada, seus componentes separados por categorias, se procedeu cálculo do volume ocupado pelos componentes, e por fim foi realizada a identificação dos vestígios. Os resultados foram então discutidos à luz da bibliografia consultada. O sambaqui Ilha das Vacas I pode ser considerado como um sambaqui sujo, erodido, instalado durante uma das oscilações do Nível Relativo do Mar no final do Holoceno. No sítio foram recuperados fragmentos cerâmicos, vestígios líticos, restos macrobotânicos e 11 espécies diferentes de moluscos: seis bivalves e cinco gastrópodes, além de crustáceo. A família Ostreidae foi a mais representada com três espécies. No entanto, o gastrópode Strombus pugilis (peguari) foi o mais presente, indicando que este molusco foi o preferido na dieta alimentar dos seus habitantes. Os sambaquieiros locais eram canoeiros e tinham por hábito o mergulho para a coleta sazonal do peguari durante o verão. O sambaqui Ilha das Vacas I teria servido como área exclusiva de mariscagem.
- ItemArqueofauna do Sambaqui Bocuparetuba, Lagoa Encantada, Ilheús- Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Lima, Fernanda da Silva; Santana, Cristiana de Cerqueira Silva; Santana, Marta Maria Oliveira de; Santana, Joyce Avelino BezerraSambaquis são sítios arqueológicos costeiros caracterizados por montes artificiais de conchas, associados a outros vestígios da alimentação e de outras atividades, de grupos pescadores - coletores que se fixaram na faixa litorânea Brasileira há aproximadamente 7.000 anos A.P. Mesmo sendo estes sítios altamente distribuídos no litoral brasileiro, ainda existem poucas informações e estudos no nordeste, assim, no presente trabalho objetivou-se fazer uma análise da fauna arqueológica existente em amostras do sambaqui Ilha de Bocuparetuba, localizado no município de Ilhéus, litoral sul baiano. As amostras coletadas passaram pelo processamento (lavagem, secagem, seleção, pesagem, contabilização do volume), bem como análises tafonômicas, taxonômicas e cálculo de representatividade da fauna para identificar a base da dieta alimentar desses grupos. Os resultados mostram que as amostras estudadas indicam ser esse sítio composto por sedimentos e restos de mariscos e peixes; que a base alimentar protéica estava relacionada aos peixes, mas, que os mariscos foram apreciados e usados como itens complementares. Os resultados obtidos estão de acordo com aqueles encontrados para os sambaquis de grande porte.
- ItemAvaliação de políticas públicas em gestão de recursos hídricos: o caso do PEACS/ PEAS e a experiência baiana no município de Antônio Gonçalves, Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2011) Santos, Hérica Gomes dos; Almeida, Zozina Maria Rocha de; Bastos, Adson dos Santos; Marques, Marcos Fábio de OliveiraÁgua, elemento essencial à vida, tanto nos aspectos biológicos como econômicos e sociais vem ao longo da história sofrendo ações antrópicas inconseqüentes incitada pela aparente abundância que aliados as variações na precipitação hidrológica, aumento da população e demanda, justificam o cenário de escassez e estresse hídrico qualiquantitativo. Dada sua importância este recurso hídrico deve ser gerenciado estrategicamente para promover o desenvolvimento econômico, mas principalmente garantir a sobrevivência da vida. Nesse sentido, os governantes devem projetar e executar ações direcionadas à solução de seus problemas. Neste paradigma, o estado da Bahia realiza programas de educação ambiental na tentativa de mobilizar e capacitar a população à participação na tomada de decisões e resolução de problemas. Esse trabalho se propõe a avaliar esse processo no município de Antônio Gonçalves, município integrante da bacia hidrográfica do Itapicuru, analisando o papel dos multiplicadores ambientais formados no programa de educação Ambiental – PEACS Itapicuru. Para tal finalidade foram apresentados os conceitos teóricos e breves históricos da política nacional e estadual de recursos hídricos, gestão de recursos hídricos, além de relatar as experiências baianas PEACS e PEAS (programa de Educação Ambiental para sustentabilidade). A metodologia utilizada na pesquisa envolve uma pesquisa de campo numa abordagem qualiquantitativa de cunho descritivo, foram realizadas além de levantamento bibliográfico, visitas e consulta aos arquivos do Ingá de Senhor do Bonfim e Salvador, foi aplicado questionário semi estruturado a vinte das trinta e oito pessoas participantes do curso de formação de lideres ambientais do PEACS. Os resultados constataram que os entrevistados conhecem bem os problemas dos recursos hídricos no município, no entanto, o curso de capacitação realizado não foi capaz de estimular práticas e ações que favorecem o sentimento de corresponsabilidade das pessoas e o envolvimento em ações de caráter comunitário uma vez que apenas 5% dos entrevistados participam de reuniões promovidas pelo Comitê de Bacias do Alto e Médio Itapicuru.
- ItemAvaliação dos níveis de estresse nos profissionais de segurança pública do 6º batalhão de polícia militar em Senhor do Bonfim/BA(Universidade do Estado da Bahia, 2010) Alves, Gardenia Alves da; Vale, Márcia Evangelista do; Almeida, Zózina Maria Rocha de; Wanderley, Simone Ferreira de SouzaEste estudo foi desenvolvido com o objetivo de analisar os fatores geradores de estresse nos profissionais de Segurança Pública da Bahia e suas habilidades para lidar com tais situações. Participaram voluntariamente 130 policiais militares do 6º BPM de Senhor do Bonfim. O método de investigação utilizado no estudo é a pesquisa quantitativa, que se trata de uma coleta sistemática de dados, além de análise desses dados, utilizando-se de procedimentos estatísticos. O tipo de pesquisa é a descritiva que estuda, registra, examina e correlaciona os acontecimentos ou fenômenos sem manipulá-los. Ao analisarmos o perfil dos profissionais, constatamos alguns riscos psíquicos que estão associados a fatores como: idade, estado civil, situação conjugal, renda familiar e jornada de trabalho. Este estudo fornece evidências reais de sinais característicos de estresse vivenciado pelos profissionais de Segurança Pública do 6º BPM em suas atividades ocupacionais (64%) dos profissionais atuam somente na instituição pesquisada e (36%) atuam também em outra instituição.
- ItemBioprospecção de Microorganismos Fermentados da Manipueira(Universidade do Estado da Bahia, 2012-12-18) Nascimento, Rayssa Lima; Silva, Gervásio Paulo da; Silva, Gervásio Paulo da; Silva, Samuel de Carvalho; Santos, Edemir Barbosa dosO cultivo da mandioca (Manihot esculenta Crantz) representa a base econômica e alimentar de boa parte da população do nordeste, podendo ser utilizada para produção de farinha, fécula e tapioca. Durante a fabricação desses produtos alguns resíduos agroindustriais (sólidos e líquidos) são produzidos sendo potencialmente poluidores. Estes resíduos podem ser aproveitados na alimentação animal, fertirrigação, como inseticida e herbicida. O líquido leitoso, amarelado e altamente tóxico, oriundo do processo de fabricação de farinha, é denominado manipueira, com pouca aplicação na maioria das vezes sendo despejada no solo ou em rios, pela grande maioria das indústrias de farinha. Porém a alta concentração de nutrientes faz a manipueira uma forte candidata como fonte de carbono e nutrientes em processos fermentativos industriais, empregando microrganismos para a obtenção de moléculas de valor comercial. Esta utilização da manipueira contribuiria para a redução da poluição ambiental ao mesmo tempo em que serviria como fonte de carbono e de nutrientes de baixo custo para a microbiologia industrial. O objetivo deste trabalho é bioprospectar microrganismos para avaliar a fermentação da manipueira. A manipueira coletada na casa de farinha do distrito da Igara e levada ao laboratório de biotecnologia de microrganismos da Uneb - Campus VII, será submetida a fermentação natural, onde amostras serão retiradas periodicamente e microrganismos também serão isolados e caracterizados . Os microrganismos passarão por processo fermentativo, tendo como substrato a manipueira. As amostras das fermentações quantificadas e analisadas em Cromatografia em líquido de alta eficiência (CLAE), mostrou o ácido lático como principal produto. Gerando assim maiores informações sobre a fermentação natural da manipueira, evidenciando a capacidade de crescimento microbiano e a possibilidade de aproveitamento desta como fonte de carbono e nutriente em processos fermentativos industriais
- ItemCaldo do Mamoeiro ( Carica papaya ) como Fonte de Nutrientes para Processos Fermentativos(Universidade do Estado da Bahia, ) Souza, Daiane Alves de; Silva, Gervásio Paulo da; Sereno, Henrique Reis; Silva, Jucilene Pinto daOs resíduos e subprodutos agroindustriais são considerados importantes substratos para a microbiologia industrial, com aplicação potencial em processos fermentativos. Entre esses substratos, a biomassa lignocelulósica e extratos vegetais vêm recebendo cada vez maior atenção, uma vez que representam fontes alternativas e promissoras de nutrientes para a produção de metabólitos microbianos. Diversos compostos economicamente importantes podem ser produzidos a partir de resíduos agroindustriais e de extratos vegetais, como o etanol. O caldo do mamoeiro (Carica papaya) contém açucares e outros nutrientes que suportam o crescimento microbiano, assim pode ser empregado como fonte de nutrientes em processos fermentativos. Neste trabalho, foi avaliado o extrato líquido do mamoeiro como fonte de nutrientes para a produção de metabólitos microbianos, utilizando as leveduras Aureobasidium pullulans EBJ31, Candida pseudointermedia CAC01, Rhodotorula mucilaginosa CCC31, Saccharomyces cerevisiae comercial, Trichosporon asahii EPB13 e Whickerhamomyces anomalus CCC32.
- ItemConceitos de genética dos alunos da terceira série do ensino médio do colégio estadual Ary Silva no município de Itiúba – Bahia, no ano de 2010(Universidade do Estado da Bahia, 2011) Jesus, Ramon Ferreira de; Almeida, Zózina Maria Rocha de; Freitas, Juliana Cortes; Oliveira, Rodrigo de QueirozÉ indiscutível o papel que as novas tecnologias de informação têm na criação de novos espaços de conhecimento e a globalização foi imprescindível para que uma série de aparatos tecnológicos tais como sites, softwares, aplicativos, plataformas direcionados ao universo científico tivessem maior alcance e de forma mais socializada e abrangente. No entanto, o pouco conhecimento dessas tecnologias, assim como o seu uso inadequado pode levar à construção de conceitos equivocados e contraproducentes para o ensino. O conhecimento biológico concatenado no campo conceitual da Genética tem possibilitado a humanidade avanços jamais imaginados. Este estudo visa refletir sobre a assertividade ou distorção dos saberes adquiridos a cerca do conteúdo Genética e buscar metodologias facilitadoras para o seu ensino na terceira série do Ensino Médio no Colégio Estadual Ary Silva no Município de Itiúba - Bahia. A metodologia adotada envolve uma abordagem qualquantiitativa e o questionário semi-estruturado foi utilizado com instrumento da pesquisa tendo como sujeitos os alunos de duas terceiras séries do Ensino Médio na referida escola. Os resultados apontaram que 70% dos os estudantes têm dificuldades de aprendizagem no campo conceitual da Genética, mais precisamente com referência à nomenclatura, conceituação e significação, de acordo com os conceitos fundamentados cientificamente e que nortearam este trabalho. Nesta perspectiva percebe-se a necessidade da utilização de metodologias voltadas para atividades práticas que priorizem a investigação e o saber fazer. Sugerimos ainda a busca de diversas tecnologias da informação, como a informática com os jogos online, softwares de simulação, a pesquisa na internet, a televisão com programação voltada para o ensino e a mídia impressa que divulga uma imensa gama de informações voltadas para o universo educacional e da ciência, que vem contribuindo positivamente para o sucesso do aprendizado de Genética e outros ramos da Ciência Biológica.
- ItemContaminação da Água Consumida pela Comunidade Rural de Teiú, Senhor do Bonfim, BA(Universidade do Estado da Bahia, 2012-12-18) Cunha, Milene Ferreira da; Silva, Gervásio Paulo da; Silva, Samuel de Carvalho; Santos, Edemir Barbosa dosA água potável é a água para o consumo humano cujos parâmetros microbiológicos, físicos, químicos e radioativos atendam ao padrão de potabilidade e que não ofereça risco à saúde. Portanto, este trabalho teve a finalidade de determinar a qualidade microbiológica da água consumida pela comunidade rural de Teiú, do município de Senhor do Bonfim – BA, analisando sua conformidade com a legislação vigente. Os dados referentes aos moradores foram coletados através de entrevista por formulários, visando acessar informações como sexo, idade, nível de escolaridade, condições de saneamento, distribuição e disponibilidade de água em cada domicilio. Foram realizadas 18 coletas de água no período de agosto de 2012 a outubro de 2012, sendo 9 amostras coletadas diretamente nas cisternas e 9 amostras coletadas dos filtros. As amostras foram coletadas em frascos de vidro de 250 mL estéreis. O método de análise utilizado foi o Método do Número Mais Provável (NMP), que é um método clássico para análise de coliformes totais e termotolerantes em água e alimentos. Das amostras analisadas 88,8% apresentaram contaminação por coliformes totais e termotolerantes; dessa forma, a água consumida pela população da comunidade de Teiú está fora dos padrões exigidos pela legislação, sendo classificada como imprópria para consumo humano. A comunidade de Teiú foi informada sobre a qualidade da água e os riscos em se consumir água contaminada, a necessidade da higienização de seus próprios reservatórios, com técnicas de baixo custo como, fervura, exposição ao sol e a cloração, que trazem respostas rápidas melhorando a qualidade da água.
- ItemCriação e organização de uma horta escolar no colégio estadual Cazuza Torres – Senhor do Bonfim - Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2011) Souza, Angelita Santos de; Bastos, Adson dos Santos; Rocha, Zózina Maria de AlmeidaO presente trabalho apresenta os resultados alcançados a partir de um estudo fundamentado nos princípios da pesquisa-ação. Foi desenvolvido numa escola pública um projeto de criação e organização de uma horta escolar, tendo como objetivo promover a integração dos alunos e de toda a comunidade escolar num trabalho coletivo que venha despertar o interesse pela educação ambiental visando práticas pedagógicas inovadoras, e posteriormente contribuir na merenda escolar. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados a observação participante e questionário com questões objetivas e subjetivas. Os resultados apontam que a questão ambiental vem sendo amplamente debatida e ganhando cada vez mais atenção em muitos e diferentes contextos sociais, assumindo crescente importância nas instancias políticas, acadêmica e na mídia. Atualmente. Nesta perspectiva a temática ambiental constitui uma preocupação de contemporaneidade e nos espaços escolares não podem ser diferentes.
- ItemDrogas e sua Relação com o Ambiente Escolar Noturno do Colégio Estadual Cazuza Torres, Senhor do Bonfim - BA.(Universidade do Estado da Bahia, ) Carvalho, Moemma de Araújo; Santana, Cristiana de Cerqueira SilvaO uso de drogas é um tema freqüentemente abordado e discutido, principalmente por se encontrar inserido de forma bastante preocupante dentro das escolas. A escola é um espaço que tem o papel de proporcionar estratégias de prevenção ao uso de drogas, além de atuar como principal meio de informação e de promoção da educação para a saúde de seus alunos. Esta pesquisa teve como objetivo analisar qual o papel da escola diante da problemática das drogas, e que ações preventivas e informativas a escola tem proporcionado aos seus alunos do turno noturno, da Educação de Jovens e Adultos, do Colégio Estadual Cazuza Torres situado no Bairro Gambôa, cidade de Senhor do Bonfim, Bahia. Por meio da pesquisa qualitativa e com participação da comunidade escolar (professores, funcionários e direção) procurou-se responder às questões da pesquisa contando com o auxílio de referências bibliográficas. O instrumento utilizado na pesquisa foi um questionário direcionado aos professores, direção e funcionários. Os resultados obtidos sinalizam que professores, a direção e alguns funcionários já presenciaram alunos drogados nas dependências da escola. Alguns professores salientam que trabalham o tema drogas em suas aulas de biologia. Não há na escola nenhum projeto vinculado à prevenção às drogas nem tampouco ocorre o treinamento de professores e funcionários para lidarem com essa problemática. Assim foi possível concluir que a escola estudada não está desempenhando corretamente esse papel educativo, social e de promoção da saúde quanto ao tema drogas.
- ItemEducação ambiental: uma análise das práticas educativas dos professores do Centro Educacional de Ponto Novo, Bahia.(Universidade do Estado da Bahia, 2012-12-19) Santos, Noelma Pinto dos; Bastos, Adson dos Santos; Santos, Assivânia Lucia Cavalcante dos; Queiroz, Rodrigo Souza deOs problemas ambientais crescem de forma contínua e acelerada, acompanhando o crescimento populacional, este por sua vez acontece de maneira desordenada causando um verdadeiro caos e consequentemente acarretando sérios danos ao meio ambiente. Dessa forma, há necessidade cada vez maior de sensibilizar e/ou mobilizar a população em geral ou mesmo de verificar o que as pessoas (principalmente alunos e professores) tem feito ou pensado em fazer para ajudar na conservação dos recursos naturais, promovendo dessa forma um desenvolvimento sustentável. Partindo do pressuposto de que o mundo contemporâneo requer a adoção de novas concepções e práticas educacionais que incorporem a dimensão ambiental e promova a ideia de sustentabilidade, a escola enquanto instituição social surge como a propulsora de convivência sustentável, estabelecendo ainda mais a importância de inserir ações pedagógicas com o intuito de promover a Educação Ambiental. Este estudo tem como proposta entender a concepção de Educação Ambiental dos professores do Centro Educacional de Ponto Novo, em Ponto Novo – Bahia, e ao mesmo tempo perceber como é tratada a construção do conhecimento e de valores através de ações envolvendo as causas ambientais e sua interdisciplinaridade pelos educadores no cotidiano da referida instituição de ensino, através de práticas educativas que sejam capazes de contribuir com a transformação de uma realidade que, historicamente, se coloca em uma grave crise socioambiental. Para tal averiguação foi aplicado um questionário aos educadores da referida instituição de ensino, e a partir dos resultados obtidos, podemos observar que estes profissionais possuem uma relevante base téorica a respeito das questões ambientais, reconhecem a importância da escola e do professor no papel de disseminadores do conhecimento ambiental, entretanto estes profissionais e as instituições de ensino ainda esbarram em dificuldades para que se promova uma efetiva aprendizagem, que seja respaldada na interdisplinaridade como na práxi, a fim de formar cidadãos ambientalmente conscientes.
- ItemEstudo qualiquantitativo e destino dos resíduos sólidos em restaurantes de Senhor do Bonfim, BA(Universidade do Estado da Bahia, 2011) Anjos, Vanessa dos Santos dos; Almeida, Zózina Maria Rocha de; Bastos, Adson dos Santos; Oliveira, Rodrigo de QueirozDiscussões sobre a questão ambiental têm ganhado dimensões extraordinárias, na contemporaneidade. Nunca em tão pouco tempo o mundo sofreu tantas mudanças em ritmo tão acelerado. E o meio ambiente após essa degradação desenfreada vem apresentando sinais de invencibilidade e a natureza, desequilíbrio. Nesta conjuntura, a relação entre os humanos e o meio ambiente está causando impactos cada vez mais complicados. Dentre estes, o lixo constitui um problema crônico para a sociedade e sua administração acarreta grandes mazelas para os municípios, comprometendo a saúde e a qualidade de vida da população. É com esse intuito que este estudo visa identificar a quantidade de resíduos sólidos e seu destino, produzidos em restaurantes no município de Senhor do Bonfim-BA, na perspectiva de sensibilizar os proprietários e funcionários no sentido de conquistar consciências quanto à redução e coleta seletiva como formas de minimizar os problemas criados pela geração excessiva de resíduos sólidos. A metodologia adotada envolve uma abordagem qualiquantitativa, de cunho descritivo e têm como objeto de estudo quatro restaurantes da cidade considerados de grande e médio porte. A pesquisa foi desenvolvida em dois momentos, o primeiro de sensibilização, e o segundo: pesquisa de campo, cujo lixo produzido foi pesado e separado de acordo com o tipo de material que era composto. Foi obtido 3.681,7 kg de resíduos sólidos. Destes, 3356,0 kg era de resíduos orgânicos. Constatou-se que há uma cultura de desperdício de alimento. Todos os restaurantes destinam seus resíduos orgânicos para uma pocilga, e os demais são encaminhados ao serviço de coleta municipal. Observou-se que apesar de haver separação do lixo orgânico e inorgânico esta separação não segue nenhum tipo categorização ou acompanhamento do destino final desse material. Por fim, vale reafirmar a necessidade de políticas públicas que inclua a implantação da coleta seletiva e cooperativas de reciclagem como forma de atenuar o impacto ambiental e regularizar fonte de renda para a população.