Licenciatura em Letras - Língua Inglesa e Literaturas - DCH4
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Letras - Língua Inglesa e Literaturas - DCH4 por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 42
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA história da língua inglesa: uma visão linguística e histórico – ideológica, das origens aos dias atuais(UNEB, 2008) Silva, Audefran Muniz da; Penha, Graciélia Novaes daAtravés desta pesquisa, apresentamos um estudo da história da formação da Língua Inglesa, a fim de entendermos a sua ascensão nos dias de hoje. Como também, enfatizamos uma análise e uma investigação do inglês em uma visão pluridisciplinar, como um idioma fortemente necessário para o mundo atual. Dessa forma, estudamos a Língua Inglesa, de modo que as estruturas historiográficas da diacronia e sincronia fossem demonstradas, no intuito de que o percurso histórico desse idioma e a sua importância pudessem ser percebidos. Além disso, procuramos discutir exploratória, descritiva e explicativamente as características do Old, Middle e Modern English, sobre as principais mudanças e variações históricas sofridas pela língua, enfatizando, sobretudo, as fontes de pesquisas de natureza histórica e bibliográfica, para o desenvolvimento do nosso estudo. Tendo em vista a todas estas coisas, concluímos a nossa pesquisa respondendo a problemática proposta do trabalho, partindo do pressuposto de que é importante que se conheça a Língua Inglesa na atualidade e durante toda a sua história.
- ItemO uso de atividades lúdicas pelos docentes de língua inglesa nas 5ª séries do Colégio Gilberto Dias de Miranda(UNEB, 2008) Lima , Rita de Cássia Moreira de; Penha , Gracielia Novaes daCom o objetivo de identificar as concepções, as contribuições e o uso de atividades lúdicas por parte dos professores de Língua Inglesa no Ensino Fundamental, mais especificamente na 5ª série, realizou-se um levantamento junto ao colégio Gilberto Dias de Miranda na cidade de Jacobina no Estado da Bahia. Sete professores que lecionavam a disciplina de Língua Inglesa nesta instituição responderam a um questionário, elaborado a partir de um estudo piloto que incluiu entrevistas com alguns docentes que não fizeram parte da amostragem. O número elevado de alunos por turmas e o receio a indisciplina dos alunos, a carga horária excessiva foram algumas das dificuldades levantadas pelo estudo para a utilização de metodologia lúdica no Ensino Fundamental, enquanto que as aulas mais dinâmicas, motivadoras que possibilitam maior integração dos alunos e fixação dos conteúdos foram algumas das contribuições percebidas pelos professores da amostra. A análise dos dados evidenciou uma relação direta entre número de contribuições que o docente acreditava ter o uso desse tipo de tarefa e, inversa, entre a idade e o número de contribuições percebidas. O número de dificuldades percebidas estava diretamente relacionado com a carga horária semanal. Dessa forma, acredita-se que a inclusão do lúdico e as discussões sobre o seu papel nas aulas de inglês na 5ª série poderiam propiciar situações que favoreceriam o uso destas atividades no ensino de linguas, possibilitando a expressão e a comunicação da lingua estudada de modo mais natural, dinâmica e, principalmente, prazerosa.
- ItemO ensino aprendizagem da língua inglesa na 8° série da escola Armando Xavier de Oliveira(UNEB, 2008) Souza, Eunilde Lima de; Penha, Graciélia Novaes da; Freitas, Celeste; Félix, José CarlosEste trabalho de pesquisa teve como objeto de estudo "o ensino e aprendizagem da língua inglesa na 8ª série do ensino fundamental de uma escola municipal em Jacobina, BA. A problemática foi investigar como acontece o processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa, qual a metodologia utilizada pela professora e qual a motivação dos sujeitos para aprenderem uma língua estrangeira. A pesquisa teve como lócus a Escola Municipal Armando Xavier de Oliveira, e a metodologia adotada foi o estudo de caso através do método qualitativo, utilizando como instrumento de" coleta de dados"', entrevistas abertas, observações e questionário. O resultado do trabalho traz uma breve reflexão a respeito do método utilizado e da motivação para que a aprendizagem aconteça de forma significativa.
- ItemAs práticas avaliativas de língua inglesa como reflexo da metodologia de ensino: um olhar sobre avaliações nas escolas municipais de Jacobina(UNEB, 2008) Silva, Clodoaldo Leite da; Silva, Kleber Vasconcelos; Moreira, Maria Celeste Freitas; Gomes, Antenor RitaEste trabalho apresenta uma averiguação sobre concepções e práticas referentes à avaliação, a partir de leituras dos instrumentos avaliativos, tentando perceber os métodos presente no Ensino Fundamental de Língua Estrangeira, em três escolas municipais de Jacobina. Baseado nas concepções de autores como Philipe Perrenoud, Jussara Hoffman, Cipriano Luckesi e outros que discutem a avaliação como parte do processo de construção do conhecimento, o referido estudo busca analisar as práticas avaliativas exercidas pelos professores com o enfoque no espelho que estas possam ser da metodologia de ensino que os mesmos vêm praticando verdadeiramente em sala, que demonstra a relação verídica entre prática e teoria. A seguir apresentaremos os resultados da pesquisa qualitativa interpretativa sobre o método e a prática avaliativa docente, que orientaram este trabalho.
- ItemEfeitos do uso de música no ensino/aprendizagem de língua inglesa(UNEB, 2008) Trindade, Klíssia da Silva; Novaes, Gracielia da PenhaO trabalho proposto traz um estudo sobre as influências e efeitos causados pelo uso da música como ferramenta pedagógica no ensino/aprendizagem de segunda língua ou língua estrangeira, com ênfase na língua inglesa, mostrando também as abordagens teóricas que são compatíveis com esta prática. Demonstrando como habilidades lingüísticas como: reading, listening, writing e speaking podem ser exploradas através da música, além de outros objetivos como os culturais por exemplo.
- ItemA Internet e o ensino da Língua Inglesa (Como se dá o processo ensino-aprendizagem da língua inglesa neste ambiente virtual de aprendizagem)(UNEB, 2008) Pires, Dostoewiski Antônio B.; Félix, José CarlosO presente trabalho tem como principal objetivo analisar as principais ferramentas, encontradas e disponibilizadas na Rede Mundiais de Computadores, para o ensino-aprendizagem da língua inglesa. Esta pesquisa prevê detalhar e investigar como o uso do e-mail, do chat, do fórum e da lista de discussão são utilizados nos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). Possibilitando aos pesquisadores ver até que ponto a Internet pode contribuir de forma significativa para o ensino-aprendizagem da Língua Inglesa como Língua Estrangeira, pois, segundo Valente & Damski (1995:XIII), a Internet causou uma revolução nas comunicações só comparada à invenção da imprensa e acrescentam que a Internet pode se tornar um "divisor de águas" social, sem o qual a história da humanidade não poderá ser escrita.
- ItemID, Ego e superego nos personagens de Clube da Luta(UNEB, 2008) Teixeira, Jaqueline Filgueira; Félix, José CarlosA aplicação da teoria psicanalítica em um texto literário visa focalizar os ideais da teoria em detrimento do conhecimento do homem, do personagem e do texto em estudo. Assim não só a Psicologia esclarece a Literatura, mas também as criações literárias podem auxiliar nossa compreensão dos fenômenos psicológicos. Este trabalho foi elaborado e se justifica por essa premissa, pois utilizamos as teorias da psicanálise a respeito das funções psíquicas do Ego; Id; Superego e as transpomos para a obra de Chuck Palahniuk, Clube da Luta (2000). Essa obra complexa e abrangente reconstrói uma visão do mundo atual, da civilização, assim como da história de criação, desenvolvimento e atuação dos Clubes da Luta, contudo munidos da teoria psicanalítica é que analisamos os três principais personagens. Com Jack, também narrador, fizemos uma analogia com o Ego, por ser este a "consciência" e mediador das situações abordadas no romance; com Tyler fizemos um paralelo com o Id, pois ele é um personagem "irracional" que procura a satisfação imediata de todos os seus desejos; e, finalmente, Maria como Superego, que a pesar de ter sido mal elaborado, devido a não feliz passagem pelo Complexo de Édipo, vigia ao Id e pune ao Ego por todos os "erros" que ele cometeu.
- ItemRefletindo a práxis na aula de LE: um exercício investigatório para uma melhor abordagem de ensino(UNEB, 2008-05-27) Miranda, Maryana Augusto Vieira; Machado, Wanderson Silva; Rocha, Arnon AlvesEste trabalho reflete a práxis de professores de inglês em uma escola pública no município de Jacobina-Ba, investigando como os professores atuam dentro e fora da sala de aula. Além disso, ele traz os modos para que o docente invista numa postura reflexiva, analisando o ensino de Língua Inglesa criteriosamente, não ficando preso somente ao universo da sala de aula. Nessa perspectiva, nós postulamos a possibilidade do professor agir de forma autônoma ne seu ensino, afirmando que ele precisa ter a capacidade de relatar os resultados que consegue em suas aulas de forma clara e precisa. Por esta razão, o professor precisa buscar subsídios em várias leituras e/ou pesquisas diversas, a fim de se tornar um sujeito emancipado. Como complemento dessa análise, indicamos que ela procura trazer melhorias para o ensino-aprendizagem de linguas, a partir do momento que os educadores tentem desenvolver ideias e práticas mais adequadas na inter-relação com os estudantes.
- ItemBrincar é coisa séria: uma análise sobre o uso de atividades lúdicas no processo de ensino-aprendizagem da Língua Inglesa(UNEB, 2008-06) Evangelista , Iara Pedreira; Brito, Kátia Regina Galante; Penha, Graciélia Novaes daO presente trabalho propõe analisar a importância dos jogos e brincadeiras nas aulas de inglês. Pois através do brincar o ser humano adquire relação de afetividade com o meio e com os objetos, despertando sua imaginação e favorecendo seu desenvolvimento. Nessa perspectiva, executamos um projeto de estágio utilizando atividades lúdicas, que foi trabalhado com crianças da 6a série do Ensino Fundamental do Colégio Municipal Gilberto Dias de Miranda — C.M.G.D.M, além de entrevistas com professores de inglês do ensino público. Os resultados obtidos ao final dessa pesquisa foram satisfatórios, revelaram que os jogos e brincadeiras inseridos no Projeto Pedagógico da escola e aliados ao conteúdo programático, podem auxiliar e facilitar o processo de aprendizagem da Língua Inglesa, vencendo muitos obstáculos encontrados atualmente no ensino de Inglês nas escolas públicas.
- ItemHipertexto: escritas e leituras no século XXI(UNEB, 2008-06) Sena, Dayvid Junio; Bispo, Joana D’arca de Freitas; Bandeira, JacyEste trabalho apresenta as modificações ocorridas no uso da linguagem e comunicação na sociedade, sobretudo pela evolução dos suportes da escrita com o advento da informática e da internet. Inclui um breve histórico sobre as etapas que inicialmente a comunicação acontecia, abordando a oralidade, as primeiras representações escritas, os manuscritos, a imprensa e por fim a escrita digital. Promove ainda, uma reflexão em torno dos efeitos comportamentais, sociais, econômicos e cognitivos que as tecnologias emergentes propiciam aos grupos sociais.
- ItemTradução mental durante a leitura de textos escritos em Língua Inglesa: implicações durante a aquisição do Inglês como língua estrangeira(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Oliveira, Davi Alves; Salvadori, Juliana Cristina; Trevisol, Juliane ReginaO presente trabalho investiga o fenômeno da tradução mental e os efeitos que esta pode causar sobre os aprendizes durante a leitura de textos escritos em língua inglesa, ao longo do processo de aquisição do inglês como língua estrangeira (English as a Foreign Language – EFL), considerando-se o contexto de inglês para fins acadêmicos (English for Academic Purposes – EAP). Baseando-se nos conhecimentos já construídos sobre tradução mental (COHEN, 1987; COHEN; HAWRAS, 1996; SCHÄFFER, 2000) e em conceitos advindos dos estudos da área de Second Language Acquisition (SLA), como interlanguage, input e intake (ELLIS, 1997; VANPATTEN; BENATI, 2010), tal pesquisa pretendeu perceber evidências da tradução mental de forma a tentar entender melhor sobre sua natureza aparentemente multifacetada. Para isso, utilizou-se da Pesquisa de Ação (Action Research Design, GRIFFEE, 2012), para a coleta de dados de caráter predominantemente qualitativo em uma turma de graduação do curso de Letras Língua Inglesa e Literaturas, do Departamento de Ciências Humanas Campus IV da Universidade do Estado da Bahia, na cidade de Jacobina. Dando ênfase às características negativas da tradução mental, como forma de tentar contribuir para a evolução do conhecimento sobre o tema, o presente trabalho hipotetizou a existência de pelo menos dois tipos de tradução mental, sendo uma a tradução mental como estratégia e a outra a tradução mental persistente. Foram feitas algumas considerações a partir da análise dos dados, sobre a relação existente entre a tradução mental e a fluência e precisão na leitura, sobre a preferência de perceber a tradução mental persistente como um estado mental ao invés de uma fase intrínseca ao processo de aquisição de uma Língua Estrangeira (LE), entre outras. Por fim, teceram-se sugestões para possíveis pesquisas futuras. Palavras-chave: Tradução mental. Leitura. Inglês como língua estrangeira. Second Language Acquisition
- ItemUm novo quadro na história: o ensino de Língua Inglesa por meio do gênero HQ(2012) Silva, Sara Carvalho daEsta pesquisa exploratória objetivou analisar se as características próprias ao gênero textual História em quadrinhos possuem potencial pedagógico que possa auxiliar no desenvolvimento da comunicação oral, leitura e escrita de aprendizes de língua inglesa como segunda língua. Para tanto foram escolhidas duas turmas de sexto ano do ensino fundamental II, nas quais foi aplicada uma atividade experimental que pretendia avaliar a aceitação dos quadrinhos nas aulas de língua inglesa e o desempenho dos alunos após uma aula de revisão e leitura utilizando os quadrinhos. Ao serem analisados indutivamente, os dados coletados revelaram que a aceitação deste tipo de texto é boa e que além de ser este um instrumento para contextualização de conteúdos, pode servir também como incentivo à leitura, porque sua construção híbrida de imagem e texto facilita o processo de inferência e interpretação. Conclui-se, portanto, que a junção da palavra e a imagem, presentes neste gênero facilita o desenvolvimento da habilidade de leitura, e oportuniza sua utilização com fins de contextualização e motivação nas aulas.
- ItemBehind the mask: contrastando a construção da personagem Codinome V no Romance Gráfico V for Vendetta e na sua versão cinematográfica.(2012) OLIVEIRA, Cássio de CerqueiraEste trabalho visou a analisar a construção da personagem Codinome V do Romance Gráfico V for Vendetta criado por Allan Moore e David Lloyd (2005) e contrastar construção, desta mesma personagem, na tradução intersemiótica - em versão cinematográfica, e de mesmo título - dirigida por James McTeigue (2005). Para tanto, esse trabalho está dividido em três sessões, nas quais abordamos, em um primeiro momento, um panorama histórico da mídia quadrinhos, definimos Romance Gráfico - subgênero em que V for Vendetta se enquadra - e analisamos os instrumentos desta semântica presentes na obra de Allan Moore e David Lloyd. Em segunda instância, discutimos o conceito de tradução intersemiótica (PLAZA, 2003). E, finalmente, analisamos o objeto de estudo do romance gráfico, a personagem Codinome V, contrastando-o com sua versão cinematográfica.
- ItemTradução mental durante a leitura de textos escritos em língua inglesa: implicações durante a aquisição do inglês como língua estrangeira.(2012) OLIVEIRA, Davi AlvesO presente trabalho investiga o fenômeno da tradução mental e os efeitos que esta pode causar sobre os aprendizes durante a leitura de textos escritos em língua inglesa, ao longo do processo de aquisição do inglês como língua estrangeira (English as a Foreign Language – EFL), considerando-se o contexto de inglês para fins acadêmicos (English for Academic Purposes – EAP). Baseando-se nos conhecimentos já construídos sobre tradução mental (COHEN, 1987; COHEN; HAWRAS, 1996; SCHÄFFER, 2000) e em conceitos advindos dos estudos da área de Second Language Acquisition (SLA), como interlanguage, input e intake (ELLIS, 1997; VANPATTEN; BENATI, 2010), tal pesquisa pretendeu perceber evidências da tradução mental de forma a tentar entender melhor sobre sua natureza aparentemente multifacetada. Para isso, utilizou-se da Pesquisa de Ação (Action Research Design, GRIFFEE, 2012), para a coleta de dados de caráter predominantemente qualitativo em uma turma de graduação do curso de Letras Língua Inglesa e Literaturas, do Departamento de Ciências Humanas Campus IV da Universidade do Estado da Bahia, na cidade de Jacobina. Dando ênfase às características negativas da tradução mental, como forma de tentar contribuir para a evolução do conhecimento sobre o tema, o presente trabalho hipotetizou a existência de pelo menos dois tipos de tradução mental, sendo uma a tradução mental como estratégia e a outra a tradução mental persistente. Foram feitas algumas considerações a partir da análise dos dados, sobre a relação existente entre a tradução mental e a fluência e precisão na leitura, sobre a preferência de perceber a tradução mental persistente como um estado mental ao invés de uma fase intrínseca ao processo de aquisição de uma Língua Estrangeira (LE), entre outras. Por fim, teceram-se sugestões para possíveis pesquisas futuras.
- ItemA importância do lúdico no ensino-aprendizagem de língua inglesa dos alunos das séries iniciais do ensino fundamental II da Escola Estadual Padre Alfredo Haasler de Jacobina/BA.(2012) Santos, Ana Oliveira de SenaO presente trabalho de pesquisa desenvolvido objetiva sa justificar a importância do ensino de Língua Inglesa com abordagem do lúdico no ensino/aprendizagem de alunos da rede pública de ensino. Pensando nos alunos do Ensino Fundamental II de uma escola Estadual de Jacobina BA, já que estes em sua grande maioria começam a ter contato com a língua inglesa. O objetivo principal é entender a realidade dos alunos da escola pública com relação ao ensino a partir do lúdico, como e de que forma a ludicidade pode ajudar no processo de aquisição da língua estrangeira, no caso o inglês, e a partir da prática pedagógica os alunos possam ter ou não um estudo satisfatório no que diz respeito a absorção e compreensão dos conteúdos. Baseada nos principais teóricos e autores relacionados a área de ensino, foram apresentadas teorias e conceitos importantes para melhor embasar a pesquisa. E para completar, a terceira parte, foi apresentada a descrição e análise do que foi colhido no período de observações e entrevistas na sala de aula, campo de pesquisa, primeiro são descritas algumas aulas observadas em seguida por uma análise, que foram feitas levando em consideração alguns aspectos dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino de língua Inglesa, e as entrevistas realizadas, acompanha de uma breve reflexão. Por fim, há as considerações finais.
- ItemAnálise da prática pedagógica dos professores de Língua Inglesa e a relação ensino-aprendizagem(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Carvalho, Jackeline Silva Santos; Penha, Graciélia Novais da; Nunes, Rodrigo dos Reis; Alves, ReginaldoEsta monografia apresenta resultados de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa baseada no estudo de caso sobre atuação docente de três professores de Língua Inglesa, das seguintes instituições de ensino: Escola Estadual Frei José da Encarnação (EEFJE), e Colégio Municipal Gilberto Dias Miranda (CMGDM), ambos na cidade de Jacobina/BA. Teve o objetivo de perceber e analisar se as causas que contribuem para a falta de rendimento das aulas de Língua Inglesa, do 6º e 7º ano matutino da citada instituição – EEFJE, e do 7º ano A vespertino do - CMGDM, no que diz respeito ao ensino/aprendizagem da língua, estão relacionadas ao fato de existir profissionais de outras áreas, ministrando essas aulas. A amostra foi composta pelos docentes das citadas turmas, sendo que um deles não possui Habilitação em Língua Inglesa. A coleta dos dados foi alcançada através de observação das aulas, análise documental e aplicação de questionário aos sujeitos da pesquisa. No primeiro capítulo foram revisados conceitos teóricos sobre a ensino/aprendizagem de Língua Estrangeira nas escolas públicas e a importância da formação profissional, questões essas, fundamentais a uma construção analítica. O segundo e terceiro tratou, basicamente, de descrever e discutir os dados coletados. Por fim, o último capítulo traz as considerações finais apresentando os resultados alcançados com a realização desse trabalho e dando um parecer crítico-reflexivo que pode servir como base para futuras pesquisas do mesmo âmbito.
- ItemA imagem da mulher nos contos The Story of an Hour (1894) de Kate Chopin e A fuga (1940) de Clarice Lispector.(2012) FERREIRA, TamirisEsta pesquisa monográfica teve como pretensão a analise dos contos “The Story of an Hour” de Kate Chopin (1894) e “A Fuga” (1940), de Clarice Lispector, com o objetivo de relacionar o comportamento das personagens com a imagem e a condição social das mulheres na época em que os contos foram escritos. Assim, o trabalho teve por objetivo principal a analise da condição subalterna feminina e da diferença nas relações de poder exercido historicamente entre homens e mulheres. Buscou-se também levantar as idéias feministas na luta por mudanças da situação feminina que as mantinham frágil, insegura, dependente financeiramente e social. A pesquisa relata como o impedimento que a sociedade impunha as mulheres na tomada de decisões e a opressão moralista vivida por elas na sociedade patriarcal se configura na imagem e no curso de ação das duas protagonistas dos contos em questão.
- ItemAnálise da prática pedagógica dos professores de língua inglesa e a relação ensino-aprendizagem.(2012) CARVALHO, Jackeline Silva SantosEsta monografia apresenta resultados de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa baseada no estudo de caso sobre atuação docente de três professores de Língua Inglesa, das seguintes instituições de ensino: Escola Estadual Frei José da Encarnação (EEFJE), e Colégio Municipal Gilberto Dias Miranda (CMGDM), ambos na cidade de Jacobina/BA. Teve o objetivo de perceber e analisar se as causas que contribuem para a falta de rendimento das aulas de Língua Inglesa, do 6º e 7º ano matutino da citada instituição – EEFJE, e do 7º ano A vespertino do - CMGDM, no que diz respeito ao ensino/aprendizagem da língua, estão relacionadas ao fato de existir profissionais de outras áreas, ministrando essas aulas. A amostra foi composta pelos docentes das citadas turmas, sendo que um deles não possui Habilitação em Língua Inglesa. A coleta dos dados foi alcançada através de observação das aulas, análise documental e aplicação de questionário aos sujeitos da pesquisa. No primeiro capítulo foram revisados conceitos teóricos sobre a ensino/aprendizagem de Língua Estrangeira nas escolas públicas e a importância da formação profissional, questões essas, fundamentais a uma construção analítica. O segundo e terceiro tratou, basicamente, de descrever e discutir os dados coletados. Por fim, o último capítulo traz as considerações finais apresentando os resultados alcançados com a realização desse trabalho e dando um parecer crítico-reflexivo que pode servir como base para futuras pesquisas do mesmo âmbito.
- ItemBehind the Mask: contrastando a construção da personagem Codinome V no Romance Gráfico V for Vendetta e na sua versão cinematográfica(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Oliveira, Cássio de Cerqueira; Salvadori, Juliana Cristina; Félix, José Carlos; Figueredo, Joabson LimaEste trabalho visou a analisar a construção da personagem Codinome V do Romance Gráfico V for Vendetta criado por Allan Moore e David Lloyd (2005) e contrastar construção, desta mesma personagem, na tradução intersemiótica - em versão cinematográfica, e de mesmo título - dirigida por James McTeigue (2005). Para tanto, esse trabalho está dividido em três sessões, nas quais abordamos, em um primeiro momento, um panorama histórico da mídia quadrinhos, definimos Romance Gráfico - subgênero em que V for Vendetta se enquadra - e analisamos os instrumentos desta semântica presentes na obra de Allan Moore e David Lloyd. Em segunda instância, discutimos o conceito de tradução intersemiótica (PLAZA, 2003). E, finalmente, analisamos o objeto de estudo do romance gráfico, a personagem Codinome V, contrastando-o com sua versão cinematográfica. Palavras-chave: V for Vendetta; Romance Gráfico; Tradução Intersemiótica
- ItemA imagem da mulher nos contos The Story of an Hour (1894) de Kate Chopin e A Fuga (1940) de Clarice Lispector(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Ferreira, Tamires; Salvadori, JulianaEsta pesquisa monográfica teve como pretensão a analise dos contos “The Story of an Hour” de Kate Chopin (1894) e “A Fuga” (1940), de Clarice Lispector, com o objetivo de relacionar o comportamento das personagens com a imagem e a condição social das mulheres na época em que os contos foram escritos. Assim, o trabalho teve por objetivo principal a analise da condição subalterna feminina e da diferença nas relações de poder exercido historicamente entre homens e mulheres. Buscou-se também levantar as idéias feministas na luta por mudanças da situação feminina que as mantinham frágil, insegura, dependente financeiramente e social. A pesquisa relata como o impedimento que a sociedade impunha as mulheres na tomada de decisões e a opressão moralista vivida por elas na sociedade patriarcal se configura na imagem e no curso de ação das duas protagonistas dos contos em questão.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »