Licenciatura em Letras - Língua Inglesa e Literaturas - DCH4
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- ItemA história da língua inglesa: uma visão linguística e histórico – ideológica, das origens aos dias atuais(UNEB, 2008) Silva, Audefran Muniz da; Penha, Graciélia Novaes daAtravés desta pesquisa, apresentamos um estudo da história da formação da Língua Inglesa, a fim de entendermos a sua ascensão nos dias de hoje. Como também, enfatizamos uma análise e uma investigação do inglês em uma visão pluridisciplinar, como um idioma fortemente necessário para o mundo atual. Dessa forma, estudamos a Língua Inglesa, de modo que as estruturas historiográficas da diacronia e sincronia fossem demonstradas, no intuito de que o percurso histórico desse idioma e a sua importância pudessem ser percebidos. Além disso, procuramos discutir exploratória, descritiva e explicativamente as características do Old, Middle e Modern English, sobre as principais mudanças e variações históricas sofridas pela língua, enfatizando, sobretudo, as fontes de pesquisas de natureza histórica e bibliográfica, para o desenvolvimento do nosso estudo. Tendo em vista a todas estas coisas, concluímos a nossa pesquisa respondendo a problemática proposta do trabalho, partindo do pressuposto de que é importante que se conheça a Língua Inglesa na atualidade e durante toda a sua história.
- ItemHipertexto: escritas e leituras no século XXI(UNEB, 2008-06) Sena, Dayvid Junio; Bispo, Joana D’arca de Freitas; Bandeira, JacyEste trabalho apresenta as modificações ocorridas no uso da linguagem e comunicação na sociedade, sobretudo pela evolução dos suportes da escrita com o advento da informática e da internet. Inclui um breve histórico sobre as etapas que inicialmente a comunicação acontecia, abordando a oralidade, as primeiras representações escritas, os manuscritos, a imprensa e por fim a escrita digital. Promove ainda, uma reflexão em torno dos efeitos comportamentais, sociais, econômicos e cognitivos que as tecnologias emergentes propiciam aos grupos sociais.
- ItemRefletindo a práxis na aula de LE: um exercício investigatório para uma melhor abordagem de ensino(UNEB, 2008-05-27) Miranda, Maryana Augusto Vieira; Machado, Wanderson Silva; Rocha, Arnon AlvesEste trabalho reflete a práxis de professores de inglês em uma escola pública no município de Jacobina-Ba, investigando como os professores atuam dentro e fora da sala de aula. Além disso, ele traz os modos para que o docente invista numa postura reflexiva, analisando o ensino de Língua Inglesa criteriosamente, não ficando preso somente ao universo da sala de aula. Nessa perspectiva, nós postulamos a possibilidade do professor agir de forma autônoma ne seu ensino, afirmando que ele precisa ter a capacidade de relatar os resultados que consegue em suas aulas de forma clara e precisa. Por esta razão, o professor precisa buscar subsídios em várias leituras e/ou pesquisas diversas, a fim de se tornar um sujeito emancipado. Como complemento dessa análise, indicamos que ela procura trazer melhorias para o ensino-aprendizagem de linguas, a partir do momento que os educadores tentem desenvolver ideias e práticas mais adequadas na inter-relação com os estudantes.
- ItemO uso de atividades lúdicas pelos docentes de língua inglesa nas 5ª séries do Colégio Gilberto Dias de Miranda(UNEB, 2008) Lima , Rita de Cássia Moreira de; Penha , Gracielia Novaes daCom o objetivo de identificar as concepções, as contribuições e o uso de atividades lúdicas por parte dos professores de Língua Inglesa no Ensino Fundamental, mais especificamente na 5ª série, realizou-se um levantamento junto ao colégio Gilberto Dias de Miranda na cidade de Jacobina no Estado da Bahia. Sete professores que lecionavam a disciplina de Língua Inglesa nesta instituição responderam a um questionário, elaborado a partir de um estudo piloto que incluiu entrevistas com alguns docentes que não fizeram parte da amostragem. O número elevado de alunos por turmas e o receio a indisciplina dos alunos, a carga horária excessiva foram algumas das dificuldades levantadas pelo estudo para a utilização de metodologia lúdica no Ensino Fundamental, enquanto que as aulas mais dinâmicas, motivadoras que possibilitam maior integração dos alunos e fixação dos conteúdos foram algumas das contribuições percebidas pelos professores da amostra. A análise dos dados evidenciou uma relação direta entre número de contribuições que o docente acreditava ter o uso desse tipo de tarefa e, inversa, entre a idade e o número de contribuições percebidas. O número de dificuldades percebidas estava diretamente relacionado com a carga horária semanal. Dessa forma, acredita-se que a inclusão do lúdico e as discussões sobre o seu papel nas aulas de inglês na 5ª série poderiam propiciar situações que favoreceriam o uso destas atividades no ensino de linguas, possibilitando a expressão e a comunicação da lingua estudada de modo mais natural, dinâmica e, principalmente, prazerosa.
- ItemID, Ego e superego nos personagens de Clube da Luta(UNEB, 2008) Teixeira, Jaqueline Filgueira; Félix, José CarlosA aplicação da teoria psicanalítica em um texto literário visa focalizar os ideais da teoria em detrimento do conhecimento do homem, do personagem e do texto em estudo. Assim não só a Psicologia esclarece a Literatura, mas também as criações literárias podem auxiliar nossa compreensão dos fenômenos psicológicos. Este trabalho foi elaborado e se justifica por essa premissa, pois utilizamos as teorias da psicanálise a respeito das funções psíquicas do Ego; Id; Superego e as transpomos para a obra de Chuck Palahniuk, Clube da Luta (2000). Essa obra complexa e abrangente reconstrói uma visão do mundo atual, da civilização, assim como da história de criação, desenvolvimento e atuação dos Clubes da Luta, contudo munidos da teoria psicanalítica é que analisamos os três principais personagens. Com Jack, também narrador, fizemos uma analogia com o Ego, por ser este a "consciência" e mediador das situações abordadas no romance; com Tyler fizemos um paralelo com o Id, pois ele é um personagem "irracional" que procura a satisfação imediata de todos os seus desejos; e, finalmente, Maria como Superego, que a pesar de ter sido mal elaborado, devido a não feliz passagem pelo Complexo de Édipo, vigia ao Id e pune ao Ego por todos os "erros" que ele cometeu.