Licenciatura em Historia - DEDC13
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Historia - DEDC13 por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 21
Resultados por página
Opções de Ordenação
- Item“Pobre não repousa”: A denúncia social na escrita da mulher negra em “Quarto de Despejo: diário de uma favelada.(2022-08-28) Cardoso, Gemmissa MascarenhasO presente artigo busca através da obra “Quarto de despejo: diário de uma favelada da escritora Carolina Maria de Jesus, analisar as condições de sobrevivência e subsistência da população negra no período pós abolição até final da década de 1960. Esse estudo analisa a situação dessa população que ficou sujeita a informalidade após a abolição e que também foi submetida à precarização de moradia, alimentação, trabalho e/ou a falta dele, agravada pela crescente desigualdade social e racial. A análise da denúncia pungente da exclusão social e racial feita pela autora por meio da sua trajetória narrada, nos leva a análise da importância do letramento da mulher negra e sua escrita de refúgio e denúncia. Por fim, esse trabalho ambientado na favela do Canindé, São Paulo, aborda a partir dos relatos pessoais da autora, os aspectos em comum à vida de outras mulheres negras.
- ItemOs impactos da pandemia na educação inclusiva – enfoque às aulas de história no IFBA – campus Seabra(2022-12-19) Moraes, Lucas PereiraO presente trabalho teve como objetivo investigar os impactos causados pela pandemia da COVID-19, dentro do cenário da Educação Inclusiva. Para isso, foi realizada uma pesquisa etnográfica na sala de aula inclusiva (Cançado, 1994), da turma de História do 10 ano do Ensino Médio, no INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA – Campus Seabra.
- ItemMudanças e permanências no ensino fundamental II, no ensino de história na rede municipal de Itaberaba durante e pós o período de aulas remotas e hibridas.(2022-12-21) Santos, Fernanda Jesus dosResumo: Este artigo reflete sobre as mudanças e permanências nos métodos de ensino na disciplina de História no Ensino Fundamental II na rede pública do Município de Itaberaba-BA. O intuito é conhecer as alterações sofridas em tais métodos de ensino, e de como estes reverberaram na atuação dos professores e alunos na rede de ensino. A metodologia aplicada foi o estudo de caso, sob natureza de uma pesquisa qualitativa, elaborada em três etapas, a saber, revisão bibliográfica e documental, onde foram analisados livros de diversos autores; entrevistas semiestruturadas com professores e professoras atuantes na citada rede de ensino; e análise dos dados, como forma de construir o artigo balizado nas referências e resultados obtidos. Desta forma, foi possível verificar como estes profissionais atuaram no período em que foram utilizados os mecanismos de mediação tecnológica, com aulas remotas e a posterior volta às aulas em modo presencial.
- ItemAs representações e conteúdos sobre a história da África nos livros didáticos de história do nível fundamental II da Escola Municipal Profª Alzira Bela Brandão em Ipirá Bahia (2017-2022)(2022-12-21) Sampaio, Vanessa Batista de SouzaO presente trabalho objetivou analisar algumas representações de conteúdos alusivos à história da África e de afro-brasileiros nos livros didáticos adotados na Escola Municipal Prof.ª Alzira Bela Brandão, situada em Ipirá-Bahia. Este artigo primou pela análise das imagens e dos textos, a fim de constatar os meios como o continente é representado nos livros referidos, e se baseou nas ideias existentes nos trabalhos de Bittencourt, Chartier e Oliva, concluindo que parte do que é difundido ainda se pauta em perspectivas estereotipadas, que tomam a África como um todo homogêneo, destituída de pluralidades no âmbito das línguas, sistemas de educação, formas de governo e organização social. O trabalho teve como metodologia a revisão bibliográfica específica sobre livros didáticos e Estudos Africanos
- ItemMovida Madrileña: a contracultura na Espanha através do filme Laberinto de Pasiones (1982), de Pedro Almodóvar(2022-12-22) Borges, Ismenia Meireles Costa de AlmeidaApós a morte de Franco, a Espanha passa por um pujante processo de modernização cultural e política. Essa transição na atmosfera cultural da época motivou as pessoas à mudança e à conquista de novos espaços. Tendências iam surgindo e se consolidando. Nesta perspectiva, a corrente contracultural que viria a ser conhecida como Movida Madrileña, imprimiu nova perspectiva artística e atmosférica no campo sociocultural espanhol, rebento de uma sociedade que clamava por liberdade de expressão artística e sexual, campos que haviam sido oprimidos durante os quase 40 anos de ditadura franquista. O cinema de Pedro Almodóvar é fruto desse período pós-franquista e, nesse sentido, seus filmes evidenciam a liberdade de expressão, apresentando um ideal democratizador, moderno, as vozes marginais e dialogando com a cultura de outros países, principalmente com inspirações norte-americanas. É nesse contexto que, assim, a partir do filme Laberinto de pasiones, lançado em 1982, discutirei aspectos da importância desse movimento, o impacto da Movida em grande parte da sociedade daquela época, com base no método da análise fílmica em conjunto com a análise da documentação existente sobre o assunto.
- ItemNem tão nobre, pouco leal... Lisboa e o Pogrom de 1506(2022-12-22) Oliveira, Afonso Alves deO presente artigo tem por objetivo problematizar o Pogrom de 1506 em Lisboa. Numa reflexão em longa duração, tentamos perceber como se constituíram as condições para o primeiro ataque virulento contra uma comunidade Cristã-Nova na Modernidade. Para tal, ao longo da pesquisa empregamos energia na busca por entender o momento em quê os cristãos, judeus e muçulmanos passam a ocupar esse território, respectivamente. Ao longo do tempo em que coabitaram o mesmo espaço as relações variaram de convivência pacifica a rejeição completa. Perguntas como “Que fatores contribuíram para essa mudança nas relações?”, tentaram ser respondidas ao longo da presente pesquisa. Nesse percurso, nos utilizamos das reflexões de Jean Delumeau para compreender as relações entre o medo e a violência em tempos de crise, assim como das de Norbert Elias para a reflexão sobre a constituição de uma sociedade profundamente hierarquizada.
- ItemEnsino de Ásia a partir das matrizes curriculares de alguns cursos de Licenciatura em História da Universidade do Estado da Bahia(2022-12-23) Santos, Lavínia Souza dosEste trabalho tem como objetivo discutir o modo como o ensino do eixo de Ásia é abordado nos cursos de licenciatura em História na universidade do Estado da Bahia (UNEB). Tomando como base os documentos dos componentes curriculares de História da Ásia, verificando as referências bibliográficas, programas e questões relacionadas aos discursos sobre este espaço geográfico, este trabalho também objetivou discutir sobre as formas como o continente em questão é compreendido no âmbito do ensino. Para este trabalho, tomado a partir de uma pesquisa de caráter qualitativo, foram utilizados documentos oficiais dos componentes curriculares dos componentes do eixo Ásia, de seis cursos de licenciatura em História da Universidade do Estado da Bahia, bem como de revisão bibliográfica específica o tema.
- ItemAboios dos vaqueiros do Iguape: ferramenta de trabalho e música de entretenimento(2022-12-27) Bispo, Cristina LimaEste artigo reflete sobre o aboio, uma ferramenta de trabalho, um canto entoado pelos vaqueiros do Iguape, pertencente ao Município de Boa Vista do Tupim na Chapa Diamantina no Estado da Bahia, na década de 2010. O intuito é tirar da invisibilidade o patrimônio imaterial regional guardado na memória destes atores sociais, buscamos saber suas características, os temas tratados em suas letras, a sua origem, as mudanças e permanências no seu percurso de evolução. Temos como hipótese a transformação do referido canto para além de sua utilidade na lida com o gado, entendemos que o mesmo, tornou-se um elo cultural entre os vaqueiros e a sociedade. Para o desenvolvimento desta pesquisa utilizamos como metodologia o estudo de caso, através de entrevistas semiestruturadas, diálogos com os protagonistas sociais, observações in loco e revisão bibliográfica. Desta forma nos apropriamos de diversos saberes a respeito do uso do aboio pelo vaqueiro.
- ItemOs Inválidos da Pátria: Indícios de um problema social através da imprensa baiana na década de 1870.(2022-12-27) Monteiro, Angra Alves; Lopes, Regiane LuziaCom o fim da Guerra do Paraguai em 1870, manifestou-se uma conjuntura de instabilidade socioeconômica no Brasil, nesse sentido, este artigo pretende discutir a situação de vulnerabilidade social dos Inválidos da Pátria1 - soldados que sofreram graves ferimentos em sua participação na Guerra e se viram desassistidos pelo Governo Imperial, através da imprensa baiana na década de 1870, buscando perceber se este problema social se configurou como um elemento agravante da crise imperial.
- ItemLima Barreto, Um homem entre dois mundos: o fim da escravidão e a luta pela igualdade.(2022-12-30) Santos, Edna Oliveira dosA presente escrita trata-se de artigo de opinião em que se realiza análises e reflexões acerca das contribuições do escritor Lima Barreto no que se refere à construção de uma história do Brasil para além das informações divulgadas por autores com visões colonizadoras, bem como a sua contribuição política na denúncia contra desigualdades sociais e questões diretamente ligadas ao racismo num período pós abolição da escravatura e fim da monarquia com o início da república. Assim, para realizar a referida análise, será utilizada a obra Reflexões do escrivão Isaias Caminha como ponto de principal de análise e veremos que muitos aspectos de vida do personagem principal do livro se assemelha com a realidade da vida do autor, tornando-se uma obra praticamente autobiográfica.
- ItemMovimento dos trabalhadores rurais no médio Paraguaçu: a experiência do assentamento Beira Rio (Boa vista do Tupim 1997 – 2021)(2023-07-11) Santos , Olinda Cristiana Pereira; Oliveira, Josivaldo PiresO presente trabalho tem como objetivo abordar sobre o surgimento do Assentamento Beira Rio, com a pretensão de fazer uma reflexão sobre os processos de luta e as experiências das pessoas que vivem no assentamento para a construção do mesmo.
- ItemAlegria, folia!! E micareta... Por onde andas? Iaçu-BA: 1959-1990(2023-07-11) Gonçalves, Tatiane PinheiroO artigo pretende explorar como acontecia os ritos e ritmos, para a comemoração da mais importante festa profana da cidade de Iaçu, no interior do estado da Bahia localizada a 278 km de distância da sua capital Salvador durante a segunda metade do século XX. Assim, o período analisado vai da década de 1959-1990, período de surgimento, estruturação e fim. A Micareta de Iaçu configurou-se como uma festa cultural na promoção de compartilhamento e troca de ideias simbólicas, uma vez que essa garante a interação de diversidade cultural dos diversos participantes envolvidos nesse contexto. O momento de realização da festa aparece aqui como um ritual revelador de práticas sociais, carregado de tradições, sentimentos e identidades dos grupos participantes. A Micareta de Iaçu-Ba proporcionava um momento marcante para a comunidade, pois, naquele ambiente pairava um cenário bastante prazeroso à luz da diversão que só a festa podia promover. Entender como a Micareta acontecia, quais eram os grupos envolvidos e seus significados, configura-se objeto primordial desse trabalho.
- ItemGamificação no ensino de história: experiências do estágio de regência.(2023-07-25) Souza, João Vitor da Silva; Lopes, Regiane LuziaTrabalhar com ensino de História é buscar ferramentas para o fortalecimento do conhecimento, de forma que seja significante para aquele que busca, no processo de aprendizagem, no espaço escolar, acessar a construção da consciência histórica. Construir um pensamento crítico e analítico através dos estágios, disciplinas específicas, laboratórios de ensino e produzir para a educação pública é um campo de atuação e pesquisa social. Desta forma, é fundamental pensarmos em inovações e possibilidades de ensino: elaborar novas metodologias e aplicá-las em sala de aula, ampliando o olhar sobre a importância do ensino de História. A metodologia da pesquisa cientifica pautada em estudo de caso é essencial em situações quando queremos ouvir os participantes do processo de pesquisa e laboratório. No caso deste artigo cientifico, os participantes são estudantes regular do Ensino Fundamental II, do 8º ano, onde realizamos a intervenção do Estágio Supervisionado, no qual lançamos mão da Gamificação como recurso pedagógico e aporte de metodológico para elaboração e desenvolvimento do Estágio de Regência, objeto de reflexão deste artigo.
- ItemBatuques em Santa Quitéria: O samba de caruru (Itaberaba 2.000- 2010).(2023-12-06) Santos, Jorge Lourenço dos ; Oliveira, JosivaldoO presente artigo tem por objetivo analisar as pratica do samba de caruru na comunidade de Santa Quitéria, culto aos santos católicos Cosme e Damião , no intuito de ampliar nosso horizontes em relação as múltiplas faces da religiosidade baiana, através dos rituais e festividades anuais dos devoto, compreender a manifestação cultural desta comunidade local, sendo essa prática algo presente em todo o estado da Bahia.
- ItemHistória local, poder e justiça cartorial: os Medrados, os Magalhães e a Fazenda Sítio Novo (Iaçú-BA, 1980 - 1998)(2024-07-11) Ramos , Eucléia Noguera de OliveiraEste artigo busca analisar, por meio de documentação judicial, os conflitos pela posse da Fazenda Sítio Novo na década de 1980. O estudo revela a atuação de duas famílias tradicionais da região de Iaçu - Bahia, a família Medrado e a família Magalhães; ambas visavam a legitimação de seus direitos sobre as terras da fazenda, “herdada” de seus antepassados. A fazenda Sítio Novo, tornou-se objeto de disputa, após um longo processo judicial para provar quem era o seu legítimo proprietário. Nesse interim, analisaremos as estratégias adotadas pelas duas famílias para se consagrar como o legítimo dono da fazenda Sítio Novo.
- ItemEscolas rurais em tempos de pandemia: desafios para as/os estudantes do 5º ano da Escola Santo Antônio, na cidade Marcionílio Souza – BA, no ano de 2020.(2024-07-11) Silva, Maria de JesusAs concepções sobre a Educação brasileira sempre estiveram restritas ao meio urbano. Com isso, por muitas décadas, a Educação do campo foi desconsiderada quanto às suas demandas e particularidades no processo de ensino. Diante do movimento político de reconstrução de uma educação que estivesse voltada aos saberes historicamente produzidos pelas pessoas da zona rural e às inconsistências que permeiam a percepção dos aspectos mais relevantes da educação do campo, esta pesquisa teve como objetivo analisar os caminhos pedagógicos adotados pelos professores de uma escola no município de Marcionílio de Souza, Bahia, no período da pandemia de COVID-19, no ano de 2020. A presente pesquisa se tratou de um estudo de caso, cujos instrumentos de coleta foram a pesquisa de campo e a aplicação de entrevistas semiestruturadas. Foi realizado também um levantamento bibliográfico nos principais bancos de dados brasileiros, como os Periódicos da CAPES e o SciELO, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento do assunto e aumentar a familiaridade com o tema. Este estudo se justifica pela necessidade de produções que colaborem científica e socialmente com a Educação Rural, trazendo para o meu Território geopolítico e cultural o debate sobre um assunto tão pertinente. Os resultados obtidos demonstraram que as estratégias pedagógicas adotados pelo corpo pedagógico da unidade escolar selecionada foi de fundamental importância para a contribuição da formação e para a reversão do quadro de evasão escolar. Foi percebido também que a educação do campo, na Bahia, ainda vem sofrendo um apagão tanto no sentido de produção científica quanto de políticas públicas que colaborem para o enfrentamento das desigualdades existentes.
- ItemLivro didático de história e a lei 10.639/2003: um estudo de caso na escola municipal Doralice de Souza Sampaio.(2024-07-11) Oliveira, Adriana Rebouças deO objetivo dessa pesquisa foi analisar e identificar nos livros didáticos de História utilizados pelas turmas do 8° e 9° ano do Ensino Fundamental II da escola municipal Doralice de Souza Sampaio, da rede pública de Itaberaba-BA, no triênio de 2024 a 2026, se as narrativas a respeito da história das populações negras estão de acordo seguindo as diretrizes exigidas na Lei 10.639 de 9 de janeiro 2003, para a luta e por uma educação antirracista, com a inclusão dos conteúdos sobre as histórias africana e afro-brasileira. O trabalho teve como metodologia a revisão bibliográfica específica sobre livros didáticos e ensino de história, ensino e relações étnico raciais e educação antirracista. Após uma análise minuciosa do conteúdo, foram identificadas abordagens e reflexões que fornecem informações sobre alguns aspectos da história africana e cultura afro-brasileira, entretanto, ainda existem várias lacunas a serem preenchidas. Espera-se contribuir para a reflexão sobre a promoção da igualdade de direitos para populações negras com mecanismos de prevenção e combate às formas de racismo estrutural
- Item(Re)pensando a invisibilidade de Maria Felipa de Oliveira nas lutas pela independência da Bahia, sob os aspectos da lei nº 10.639/03 e pelo viés da educação antirracista.(2024-07-11) Santos, Evellyn Raiana Pires dosO presente artigo visa discutir a representação de Maria Felipa na Independência da Bahia ocorrida em 02 de julho de 1823 e assim perceber se a sua figura é visibilizada ou não, nos livros didáticos de História a partir da homologação da lei Nº 10.639/03 que prevê a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, tomando como ponto de partida para o desenvolvimento dessa pesquisa a referência de Felipa enquanto figura histórica marcante na construção da memória das populações negras do Brasil. Assim, o estudo se debruça na observação da representatividade de Maria Felipa enquanto mulher negra, de influência político-social e de forte inspiração nas organizações sociais que foram fundamentais na luta pela Independência em solo baiano. Nesse sentido, busca-se analisar conjuntamente a relevância da lei Nº 10.639/03 e seus desafios no que tange a educação básica. Para tal, foram utilizados como fonte livros de história designados as turmas do 8º Ano de Ensino Fundamental adotados pelas escolas do município de Itaberaba–BA, publicados no ano de 2018.
- ItemO ensino da cultura afro-brasileira nas séries finais do ensino fundamental II de 8º e 9º anos(2024-07-12) Lima, Isamara AzevedoA presente pesquisa realiza uma abordagem sobre a importância dos manuais de História na educação brasileira, visto que o ensino é apontado como uma política pública educacional que deve considerar que todos o(a)s aluno(a)s, sem exclusão de nenhuma faixa etária de idade possuem direito de estar na escola e envolvido no processo de atividades culturais. A pesquisa será realizada em livros didáticos do Fundamental II de 8º e 9º ano, onde buscar-se-á analisar como se trabalha as questões voltadas para o trabalho escravo e o trabalho livre que fizeram e fazem parte da história dos povos e como aparecem nestes livros e se, da forma como são apresentadas, podem representar parâmetros de emancipação na formação intelectual e representativa da sociedade.
- ItemRelações de gênero, violência: um estudo a partir da sociologia histórica (Itaberaba-BA, 2020-2023).(2024-07-12) Oliveira, Bruna dos Santos Candido deA partir desse trabalho apresentamos aspectos das vivências sofrida por uma mulher na cidade de Itaberaba, no interior da Bahia, no período de 2020 a 2023, abrangendo um período de pandemia do COVID-19 e de pós pandemia, assim, períodos que várias mulheres sofreram violências domésticas com mais frequências em Itaberaba-BA e em outros lugares do Brasil. Ao relatar sobre violência no período da pandemia, houve casos históricos de mulheres sendo agredidas por parceiros, assim podendo refletir em dados de outrora e haver uma comparação dos relatos, tendo como base instituições de acompanhamento. Nota-se que a disputa patriarcal abrange muitas estruturas de violências, podendo ser explicado por uma série de fatores prejudiciais, como o aumento do estresse, lesões psicológicas, físicas, incertezas econômicas, a falta de privacidade e o aumento de convivência conjugal fora dos respeitos entre um casal. É importante destacar, que violência contra mulher não é um problema causado exclusivamente pela pandemia, vai muito além, sendo um problema sistemático que é abordado e precisa ser resolvido com urgência.