Licenciatura em Historia - DEDC13
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- ItemRacismo no livro didático: uma análise dos manuais de história adotados pelo ensino fundamental II do município de Itaberaba.( BAHIA, 2019-2022)(2022-04-21) Almeida, Laís Azevedo Pereira; Oliveira, Josivaldo Pires deO ano de 1888 no Brasil foi marcado por um dos mais importantes acontecimentos: a abolição da escravatura. Lei Áurea assinada pela Princesa Isabel que decretava a libertação dos escravos foi uma das maiores conquistas no cenário da escravidão brasileira. Muitos anos se passaram, e hoje, em pleno ano de 2022 ainda se faz necessário discutir acerca desses estigmas cujas marcas da desigualdade racial e preconceito ainda permanecem nas vidas dos povos negros em muitas esferas da sociedade, dentre eles a escola. Observa-se que muitas vezes a escola é uma das instituições que intensifica o racismo na sociedade. Os materiais por ela usados tem sido muitas vezes objetos de estudos de pesquisas para tentar se questionar essas discussões no que se refere à educação e a relação com o preconceito racial. Diante disso, o presente trabalho terá por objetivo analisar algumas dessas questões acerca do ensino da História e as abordagens raciais presentes nos livros didáticos adotados pela escola para uso de ensino nessa disciplina. Este trabalho de conclusão se dará a partir da análise dos seguintes materiais: O livro didático da coleção Estudar história: das origens do homem à era digital (2018), das autoras Patrícia Ramos Braick e Ana Barreto, do 9º ano, publicado pela editora Moderna,livros didáticos do 8 e 9 ano.
- Item“Pobre não repousa”: A denúncia social na escrita da mulher negra em “Quarto de Despejo: diário de uma favelada.(2022-08-28) Cardoso, Gemmissa Mascarenhas; Lopes, Rodrigo FreitasO presente artigo busca através da obra “Quarto de despejo: diário de uma favelada da escritora Carolina Maria de Jesus, analisar as condições de sobrevivência e subsistência da população negra no período pós abolição até final da década de 1960. Esse estudo analisa a situação dessa população que ficou sujeita a informalidade após a abolição e que também foi submetida à precarização de moradia, alimentação, trabalho e/ou a falta dele, agravada pela crescente desigualdade social e racial. A análise da denúncia pungente da exclusão social e racial feita pela autora por meio da sua trajetória narrada, nos leva a análise da importância do letramento da mulher negra e sua escrita de refúgio e denúncia. Por fim, esse trabalho ambientado na favela do Canindé, São Paulo, aborda a partir dos relatos pessoais da autora, os aspectos em comum à vida de outras mulheres negras.
- ItemOs impactos da pandemia na educação inclusiva – enfoque às aulas de história no IFBA – campus Seabra(2022-12-19) Moraes, Lucas Pereira; Santos, Jacimara Vieira dosO presente trabalho teve como objetivo investigar os impactos causados pela pandemia da COVID-19, dentro do cenário da Educação Inclusiva. Para isso, foi realizada uma pesquisa etnográfica na sala de aula inclusiva (Cançado, 1994), da turma de História do 10 ano do Ensino Médio, no INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA – Campus Seabra.
- ItemAs representações e conteúdos sobre a história da África nos livros didáticos de história do nível fundamental II da Escola Municipal Profª Alzira Bela Brandão em Ipirá Bahia (2017-2022)(2022-12-21) Sampaio, Vanessa Batista de SouzaO presente trabalho objetivou analisar algumas representações de conteúdos alusivos à história da África e de afro-brasileiros nos livros didáticos adotados na Escola Municipal Prof.ª Alzira Bela Brandão, situada em Ipirá-Bahia. Este artigo primou pela análise das imagens e dos textos, a fim de constatar os meios como o continente é representado nos livros referidos, e se baseou nas ideias existentes nos trabalhos de Bittencourt, Chartier e Oliva, concluindo que parte do que é difundido ainda se pauta em perspectivas estereotipadas, que tomam a África como um todo homogêneo, destituída de pluralidades no âmbito das línguas, sistemas de educação, formas de governo e organização social. O trabalho teve como metodologia a revisão bibliográfica específica sobre livros didáticos e Estudos Africanos
- ItemMudanças e permanências no ensino fundamental II, no ensino de história na rede municipal de Itaberaba durante e pós o período de aulas remotas e hibridas.(2022-12-21) Santos, Fernanda Jesus dos; Lima, Ivaldo Marciano de França; Santos, Jacimara Vieira dos; Rezende, Rodrigo CastroResumo: Este artigo reflete sobre as mudanças e permanências nos métodos de ensino na disciplina de História no Ensino Fundamental II na rede pública do Município de Itaberaba-BA. O intuito é conhecer as alterações sofridas em tais métodos de ensino, e de como estes reverberaram na atuação dos professores e alunos na rede de ensino. A metodologia aplicada foi o estudo de caso, sob natureza de uma pesquisa qualitativa, elaborada em três etapas, a saber, revisão bibliográfica e documental, onde foram analisados livros de diversos autores; entrevistas semiestruturadas com professores e professoras atuantes na citada rede de ensino; e análise dos dados, como forma de construir o artigo balizado nas referências e resultados obtidos. Desta forma, foi possível verificar como estes profissionais atuaram no período em que foram utilizados os mecanismos de mediação tecnológica, com aulas remotas e a posterior volta às aulas em modo presencial.
- ItemMovida Madrileña: a contracultura na Espanha através do filme Laberinto de Pasiones (1982), de Pedro Almodóvar(2022-12-22) Borges, Ismenia Meireles Costa de Almeida; Santos, Jacimara Vieira dos; Santos, Hamilton Rodrigues dos; Nascimento Neto, João Evangelista doApós a morte de Franco, a Espanha passa por um pujante processo de modernização cultural e política. Essa transição na atmosfera cultural da época motivou as pessoas à mudança e à conquista de novos espaços. Tendências iam surgindo e se consolidando. Nesta perspectiva, a corrente contracultural que viria a ser conhecida como Movida Madrileña, imprimiu nova perspectiva artística e atmosférica no campo sociocultural espanhol, rebento de uma sociedade que clamava por liberdade de expressão artística e sexual, campos que haviam sido oprimidos durante os quase 40 anos de ditadura franquista. O cinema de Pedro Almodóvar é fruto desse período pós-franquista e, nesse sentido, seus filmes evidenciam a liberdade de expressão, apresentando um ideal democratizador, moderno, as vozes marginais e dialogando com a cultura de outros países, principalmente com inspirações norte-americanas. É nesse contexto que, assim, a partir do filme Laberinto de pasiones, lançado em 1982, discutirei aspectos da importância desse movimento, o impacto da Movida em grande parte da sociedade daquela época, com base no método da análise fílmica em conjunto com a análise da documentação existente sobre o assunto.
- ItemNem tão nobre, pouco leal... Lisboa e o Pogrom de 1506(2022-12-22) Oliveira, Afonso Alves de; Barreiros, Márcia Maria da SilvaO presente artigo tem por objetivo problematizar o Pogrom de 1506 em Lisboa. Numa reflexão em longa duração, tentamos perceber como se constituíram as condições para o primeiro ataque virulento contra uma comunidade Cristã-Nova na Modernidade. Para tal, ao longo da pesquisa empregamos energia na busca por entender o momento em quê os cristãos, judeus e muçulmanos passam a ocupar esse território, respectivamente. Ao longo do tempo em que coabitaram o mesmo espaço as relações variaram de convivência pacifica a rejeição completa. Perguntas como “Que fatores contribuíram para essa mudança nas relações?”, tentaram ser respondidas ao longo da presente pesquisa. Nesse percurso, nos utilizamos das reflexões de Jean Delumeau para compreender as relações entre o medo e a violência em tempos de crise, assim como das de Norbert Elias para a reflexão sobre a constituição de uma sociedade profundamente hierarquizada.
- ItemEnsino de Ásia a partir das matrizes curriculares de alguns cursos de Licenciatura em História da Universidade do Estado da Bahia(2022-12-23) Santos, Lavínia Souza dos; Lima, Ivaldo Marciano de França; Santos , Jacimara Vieira dos; Santos, Dina Maria Rosário dosEste trabalho tem como objetivo discutir o modo como o ensino do eixo de Ásia é abordado nos cursos de licenciatura em História na universidade do Estado da Bahia (UNEB). Tomando como base os documentos dos componentes curriculares de História da Ásia, verificando as referências bibliográficas, programas e questões relacionadas aos discursos sobre este espaço geográfico, este trabalho também objetivou discutir sobre as formas como o continente em questão é compreendido no âmbito do ensino. Para este trabalho, tomado a partir de uma pesquisa de caráter qualitativo, foram utilizados documentos oficiais dos componentes curriculares dos componentes do eixo Ásia, de seis cursos de licenciatura em História da Universidade do Estado da Bahia, bem como de revisão bibliográfica específica o tema.
- ItemOs Inválidos da Pátria: Indícios de um problema social através da imprensa baiana na década de 1870.(2022-12-27) Monteiro, Angra Alves; Lopes, Regiane LuziaCom o fim da Guerra do Paraguai em 1870, manifestou-se uma conjuntura de instabilidade socioeconômica no Brasil, nesse sentido, este artigo pretende discutir a situação de vulnerabilidade social dos Inválidos da Pátria1 - soldados que sofreram graves ferimentos em sua participação na Guerra e se viram desassistidos pelo Governo Imperial, através da imprensa baiana na década de 1870, buscando perceber se este problema social se configurou como um elemento agravante da crise imperial.
- ItemAboios dos vaqueiros do Iguape: ferramenta de trabalho e música de entretenimento(2022-12-27) Bispo, Cristina LimaEste artigo reflete sobre o aboio, uma ferramenta de trabalho, um canto entoado pelos vaqueiros do Iguape, pertencente ao Município de Boa Vista do Tupim na Chapa Diamantina no Estado da Bahia, na década de 2010. O intuito é tirar da invisibilidade o patrimônio imaterial regional guardado na memória destes atores sociais, buscamos saber suas características, os temas tratados em suas letras, a sua origem, as mudanças e permanências no seu percurso de evolução. Temos como hipótese a transformação do referido canto para além de sua utilidade na lida com o gado, entendemos que o mesmo, tornou-se um elo cultural entre os vaqueiros e a sociedade. Para o desenvolvimento desta pesquisa utilizamos como metodologia o estudo de caso, através de entrevistas semiestruturadas, diálogos com os protagonistas sociais, observações in loco e revisão bibliográfica. Desta forma nos apropriamos de diversos saberes a respeito do uso do aboio pelo vaqueiro.
- ItemLima Barreto, Um homem entre dois mundos: o fim da escravidão e a luta pela igualdade.(2022-12-30) Santos, Edna Oliveira dosA presente escrita trata-se de artigo de opinião em que se realiza análises e reflexões acerca das contribuições do escritor Lima Barreto no que se refere à construção de uma história do Brasil para além das informações divulgadas por autores com visões colonizadoras, bem como a sua contribuição política na denúncia contra desigualdades sociais e questões diretamente ligadas ao racismo num período pós abolição da escravatura e fim da monarquia com o início da república. Assim, para realizar a referida análise, será utilizada a obra Reflexões do escrivão Isaias Caminha como ponto de principal de análise e veremos que muitos aspectos de vida do personagem principal do livro se assemelha com a realidade da vida do autor, tornando-se uma obra praticamente autobiográfica.
- ItemMovimento dos trabalhadores rurais no médio Paraguaçu: a experiência do assentamento Beira Rio (Boa vista do Tupim 1997 – 2021)(2023-07-11) Santos , Olinda Cristiana Pereira; Oliveira, Josivaldo PiresO presente trabalho tem como objetivo abordar sobre o surgimento do Assentamento Beira Rio, com a pretensão de fazer uma reflexão sobre os processos de luta e as experiências das pessoas que vivem no assentamento para a construção do mesmo.
- ItemAlegria, folia!! E micareta... Por onde andas? Iaçu-BA: 1959-1990(2023-07-11) Gonçalves, Tatiane PinheiroO artigo pretende explorar como acontecia os ritos e ritmos, para a comemoração da mais importante festa profana da cidade de Iaçu, no interior do estado da Bahia localizada a 278 km de distância da sua capital Salvador durante a segunda metade do século XX. Assim, o período analisado vai da década de 1959-1990, período de surgimento, estruturação e fim. A Micareta de Iaçu configurou-se como uma festa cultural na promoção de compartilhamento e troca de ideias simbólicas, uma vez que essa garante a interação de diversidade cultural dos diversos participantes envolvidos nesse contexto. O momento de realização da festa aparece aqui como um ritual revelador de práticas sociais, carregado de tradições, sentimentos e identidades dos grupos participantes. A Micareta de Iaçu-Ba proporcionava um momento marcante para a comunidade, pois, naquele ambiente pairava um cenário bastante prazeroso à luz da diversão que só a festa podia promover. Entender como a Micareta acontecia, quais eram os grupos envolvidos e seus significados, configura-se objeto primordial desse trabalho.
- ItemGamificação no ensino de história: experiências do estágio de regência.(2023-07-25) Souza, João Vitor da Silva; Lopes, Regiane LuziaTrabalhar com ensino de História é buscar ferramentas para o fortalecimento do conhecimento, de forma que seja significante para aquele que busca, no processo de aprendizagem, no espaço escolar, acessar a construção da consciência histórica. Construir um pensamento crítico e analítico através dos estágios, disciplinas específicas, laboratórios de ensino e produzir para a educação pública é um campo de atuação e pesquisa social. Desta forma, é fundamental pensarmos em inovações e possibilidades de ensino: elaborar novas metodologias e aplicá-las em sala de aula, ampliando o olhar sobre a importância do ensino de História. A metodologia da pesquisa cientifica pautada em estudo de caso é essencial em situações quando queremos ouvir os participantes do processo de pesquisa e laboratório. No caso deste artigo cientifico, os participantes são estudantes regular do Ensino Fundamental II, do 8º ano, onde realizamos a intervenção do Estágio Supervisionado, no qual lançamos mão da Gamificação como recurso pedagógico e aporte de metodológico para elaboração e desenvolvimento do Estágio de Regência, objeto de reflexão deste artigo.
- ItemSilenciados, esquecidos ou apagados? aspectos da história e da memória de um lugar onde o seu próprio povo não é valorizado (IPIRÁ-BA).(2023-12-05) Souza, Tarcísio Marques; Santos, Jacimara Vieira dos; Gonçalves , Aline Najara; Santos, Hamilton Rodrigues dosPartindo da perspectiva de que a memória é um dos campos formadores de identidades individuais e coletivas, é que a presente pesquisa buscará analisar o processo de construção memorialística que constitui a história da cidade de Ipirá. Desta forma, refletir-se-á por aspectos comumente propagados, mas, principalmente, por aquilo que não é dito pela “história oficial”. Buscando assim, trazer a superfície da história, o que foi esquecido no tempo.
- ItemBatuques em Santa Quitéria: O samba de caruru (Itaberaba 2.000- 2010).(2023-12-06) Santos, Jorge Lourenço dos ; Oliveira, JosivaldoO presente artigo tem por objetivo analisar as pratica do samba de caruru na comunidade de Santa Quitéria, culto aos santos católicos Cosme e Damião , no intuito de ampliar nosso horizontes em relação as múltiplas faces da religiosidade baiana, através dos rituais e festividades anuais dos devoto, compreender a manifestação cultural desta comunidade local, sendo essa prática algo presente em todo o estado da Bahia.
- ItemA feira é o começo do mundo: cultura, trabalho e sustentabilidade das famílias Feirantes Ipiraenses.(2023-12-06) Alves, Bianca Bastos Pereira; Oliveira, Josivaldo Pires de; Santos, Hamilton Rodrigues dos; Santos, Jacimara Vieira dosO presente artigo busca apresentar como o processo de transferência da feira livre de Ipirá-Bahia implicou consideravelmente na sustentabilidade dos feirantes ipiraenses, em que ao vivenciarem uma mudança do centro da cidade para um espaço isolado e distante, se encontraram numa realidade desafiadora tanto no que diz respeito ao alocamento realizado, quanto nas condições precárias em que enfrentaram no novo local. Dessa forma, o recorte temporal analisado compreende o ano de 2005, período que antecede a mudança da feira livre, sendo concluída em 2012 com o término das obras no Centro de Abastecimento. A pesquisa se debruça em torno da importância social, cultural e econômica estabelecidas no espaço da feira livre, ressaltando as trocas vivenciadas entre rural e urbano desde aos produtos artesanais e mercadorias comercializadas, como a rede de solidariedades, laços identitários e de pertencimento, bem como os conflitos protagonizados durante esse processo.
- ItemA linha de ferro e a cidade: histórias e memórias das teias de interdependências da ferrovia em Iaçu – 1957 a 1977.(2023-12-18) Alves, Denise Da Costa; Lima, Ivaldo Marciano de França; Carneiro, Everton Nery; Santos, Dina Maria Rosário dosEste trabalho objetivou discutir as memórias de Iaçu a partir do trem como ponto de partida. Por meio da linha férrea, buscou-se acessar as lembranças, fatos, episódios ocorridos em passado recente a partir de entrevistas de história oral. A metodologia primou em compreender as memórias de homens e mulheres que tiveram a estrada de ferro como elemento central, realizada então, uma pesquisa básica, estratégica, descritiva, exploratória, com abordagem qualitativa e método hipotético-dedutivo, por meio de procedimento de pesquisa bibliográfica, fotográfica, documental e estudo de caso. Logo, para esta pesquisa foi importante o estabelecimento do período compreendido entre os anos de 1957 a 1977, como forma de melhor analisar as memórias e os contextos relacionados com o que ficou conhecido como “trem da gota”, de maneira a compreender como as identidades foram se formando, em intermináveis processos socias e culturais, associados a contextos, circunstâncias e micros contextos. O trabalho também busca investigar como ficou a economia local, e quais os meios que as pessoas tiveram para se reinventar, após o declínio da estrada de ferro. Também é importante pensar como a economia girava com o funcionamento da linha, pois a mesma atraía trabalhadores, tropeiros e garimpeiros de outras regiões. Tal movimento nos ajuda a pensar na existência do fortalecimento do comércio local com hospedarias, bares, e as famílias que foram sendo formadas na cidade, e analisar como o progresso e a modernidade foram se aproximando por meio da ferrovia.
- ItemAs vivências do docente de história no ensino fundamental II: um estudo sobre escolas públicas no município de Itaberaba – Ba no pós pandemia.(2023-12-19) Santos, Priscila Cristina Melo; Oliveira, Josivaldo Pires de; Silva, Vinicius Santos da; Santos, Jacimara Vieira dosO presente artigo reflete sobre as observações dos professores de História do 6º Ano do Ensino Fundamental II, em três escolas da rede pública do município de Itaberaba Ba, sobre suas vivências em sala de aula nos períodos de pandemia e pós pandemia. Para a construção deste artigo foi utilizada a metodologia de pesquisa de campo qualitativa, através da oralidade, com entrevistas semiestruturadas que destinou atenções sobre os relatos a respeito da importância do ensino de História na educação escolar. Como resultado foi identificado as dificuldades encontradas na regência das aulas remotas, as políticas públicas aplicadas para mitigar as adversidades momentâneas e as observações dos professores sobre a conduta do principal sujeito, que é o estudante pré-adolescente no retorno a dita normalidade.
- ItemEstudar história das origens do homem à era digital”: refletindo sobre aspectos da lei 10.639/2003.(2023-12-21) Santana, Josiele Cone de Oliveira; Lopes, Regiane LuziaA presente pesquisa, intitulada “Estudar História das Origens do homem à era digital”: refletindo sobre aspectos da Lei 10.639/2003, tem como finalidade analisar os livros que compõem a Coleção Estudar História, direcionada ao ensino nas turmas de 6º ao 9° ano do Ensino Fundamental II, e utilizada pela escola Doralice de Souza Sampaio, da Rede Pública do município de Itaberaba-Ba, no período de 2020 a 2023. Partindo da compreensão de que a Lei 10.639 de 9 de janeiro 2003, é uma normativa fundamental para a luta por uma educação antirracista, visto que a partir dessa Lei torna-se obrigatória a inclusão de conteúdos que priorizam a valorização das histórias africana e afro-brasileira como forma de respeito, reconhecimento, importância da cultura e história da população negra, o propósito dessa pesquisa é identificar se a narrativa nesta Coleção contempla as diretrizes exigidas na legislação. Além disso, espera-se que esta escrita possa contribuir para a reflexão sobre a promoção da igualdade de direitos entre os indivíduos que compõem a sociedade e a urgência de se pensar mecanismos de prevenção às formas de racismo. Nessa perspectiva, a educação antirracista entrelaçada à Lei, juntamente com o livro didático, torna-se um mecanismo necessário no combate ao racismo na análise aqui proposta.