Licenciatura em Historia - DEDC13

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    Silenciados, esquecidos ou apagados? aspectos da história e da memória de um lugar onde o seu próprio povo não é valorizado (IPIRÁ-BA).
    (2023-12-05) Souza, Tarcísio Marques; Santos, Jacimara Vieira dos; Gonçalves , Aline Najara; Santos, Hamilton Rodrigues dos
    Partindo da perspectiva de que a memória é um dos campos formadores de identidades individuais e coletivas, é que a presente pesquisa buscará analisar o processo de construção memorialística que constitui a história da cidade de Ipirá. Desta forma, refletir-se-á por aspectos comumente propagados, mas, principalmente, por aquilo que não é dito pela “história oficial”. Buscando assim, trazer a superfície da história, o que foi esquecido no tempo.
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    As vivências do docente de história no ensino fundamental II: um estudo sobre escolas públicas no município de Itaberaba – Ba no pós pandemia.
    (2023-12-19) Santos, Priscila Cristina Melo; Oliveira, Josivaldo Pires de; Silva, Vinicius Santos da; Santos, Jacimara Vieira dos
    O presente artigo reflete sobre as observações dos professores de História do 6º Ano do Ensino Fundamental II, em três escolas da rede pública do município de Itaberaba Ba, sobre suas vivências em sala de aula nos períodos de pandemia e pós pandemia. Para a construção deste artigo foi utilizada a metodologia de pesquisa de campo qualitativa, através da oralidade, com entrevistas semiestruturadas que destinou atenções sobre os relatos a respeito da importância do ensino de História na educação escolar. Como resultado foi identificado as dificuldades encontradas na regência das aulas remotas, as políticas públicas aplicadas para mitigar as adversidades momentâneas e as observações dos professores sobre a conduta do principal sujeito, que é o estudante pré-adolescente no retorno a dita normalidade.
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    A greve dos operários da DASS em Itaberaba (2013-2015)
    (2023-12-27) Santana, Laiane Bastos De; Lopes , Regiane Luzia
    Este artigo analisa a greve dos operários da Dass de Itaberaba que ocorreu em 2013. Nossa proposta é, portanto, investigar e refletir sobre esse movimento liderado pelos operários, em conjunto com o Sindicato dos Trabalhadores do Setor de Calçados, na busca de direitos coletivos visando melhores condições de vida para os trabalhadores, como aumento salarial, cesta básica, participação nos lucros e auxílio transporte. Para alcançar essa análise, o percurso metodológico adotou uma abordagem exploratória, envolvendo entrevistas com alguns protagonistas da greve, consulta ao jornal digital Itaberaba Notícias, imagens, material institucional da empresa Dass e bibliografia especializada. Através dessa pesquisa e da observação da ação dos operários, que unidos foram capazes de lutar por seus direitos, utilizando uma estratégia coletiva para “parar” a Dass como forma de pressionar seus empregadores a implementar melhores condições para toda categoria, pretendemos esclarecer os motivos que levaram à greve e, consequentemente, como ela ocorreu, além dos resultados alcançados.
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    Estudar história das origens do homem à era digital”: refletindo sobre aspectos da lei 10.639/2003.
    (2023-12-21) Santana, Josiele Cone de Oliveira; Lopes, Regiane Luzia
    A presente pesquisa, intitulada “Estudar História das Origens do homem à era digital”: refletindo sobre aspectos da Lei 10.639/2003, tem como finalidade analisar os livros que compõem a Coleção Estudar História, direcionada ao ensino nas turmas de 6º ao 9° ano do Ensino Fundamental II, e utilizada pela escola Doralice de Souza Sampaio, da Rede Pública do município de Itaberaba-Ba, no período de 2020 a 2023. Partindo da compreensão de que a Lei 10.639 de 9 de janeiro 2003, é uma normativa fundamental para a luta por uma educação antirracista, visto que a partir dessa Lei torna-se obrigatória a inclusão de conteúdos que priorizam a valorização das histórias africana e afro-brasileira como forma de respeito, reconhecimento, importância da cultura e história da população negra, o propósito dessa pesquisa é identificar se a narrativa nesta Coleção contempla as diretrizes exigidas na legislação. Além disso, espera-se que esta escrita possa contribuir para a reflexão sobre a promoção da igualdade de direitos entre os indivíduos que compõem a sociedade e a urgência de se pensar mecanismos de prevenção às formas de racismo. Nessa perspectiva, a educação antirracista entrelaçada à Lei, juntamente com o livro didático, torna-se um mecanismo necessário no combate ao racismo na análise aqui proposta.
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    A linha de ferro e a cidade: histórias e memórias das teias de interdependências da ferrovia em Iaçu – 1957 a 1977.
    (2023-12-18) Alves, Denise Da Costa; Lima, Ivaldo Marciano de França; Carneiro, Everton Nery; Santos, Dina Maria Rosário dos
    Este trabalho objetivou discutir as memórias de Iaçu a partir do trem como ponto de partida. Por meio da linha férrea, buscou-se acessar as lembranças, fatos, episódios ocorridos em passado recente a partir de entrevistas de história oral. A metodologia primou em compreender as memórias de homens e mulheres que tiveram a estrada de ferro como elemento central, realizada então, uma pesquisa básica, estratégica, descritiva, exploratória, com abordagem qualitativa e método hipotético-dedutivo, por meio de procedimento de pesquisa bibliográfica, fotográfica, documental e estudo de caso. Logo, para esta pesquisa foi importante o estabelecimento do período compreendido entre os anos de 1957 a 1977, como forma de melhor analisar as memórias e os contextos relacionados com o que ficou conhecido como “trem da gota”, de maneira a compreender como as identidades foram se formando, em intermináveis processos socias e culturais, associados a contextos, circunstâncias e micros contextos. O trabalho também busca investigar como ficou a economia local, e quais os meios que as pessoas tiveram para se reinventar, após o declínio da estrada de ferro. Também é importante pensar como a economia girava com o funcionamento da linha, pois a mesma atraía trabalhadores, tropeiros e garimpeiros de outras regiões. Tal movimento nos ajuda a pensar na existência do fortalecimento do comércio local com hospedarias, bares, e as famílias que foram sendo formadas na cidade, e analisar como o progresso e a modernidade foram se aproximando por meio da ferrovia.