Licenciatura em Historia - DEDC13

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    O ensino da cultura afro-brasileira nas séries finais do ensino fundamental II de 8º e 9º anos
    (2024-07-12) Lima, Isamara Azevedo
    A presente pesquisa realiza uma abordagem sobre a importância dos manuais de História na educação brasileira, visto que o ensino é apontado como uma política pública educacional que deve considerar que todos o(a)s aluno(a)s, sem exclusão de nenhuma faixa etária de idade possuem direito de estar na escola e envolvido no processo de atividades culturais. A pesquisa será realizada em livros didáticos do Fundamental II de 8º e 9º ano, onde buscar-se-á analisar como se trabalha as questões voltadas para o trabalho escravo e o trabalho livre que fizeram e fazem parte da história dos povos e como aparecem nestes livros e se, da forma como são apresentadas, podem representar parâmetros de emancipação na formação intelectual e representativa da sociedade.
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    Escolas rurais em tempos de pandemia: desafios para as/os estudantes do 5º ano da Escola Santo Antônio, na cidade Marcionílio Souza – BA, no ano de 2020.
    (2024-07-11) Silva, Maria de Jesus
    As concepções sobre a Educação brasileira sempre estiveram restritas ao meio urbano. Com isso, por muitas décadas, a Educação do campo foi desconsiderada quanto às suas demandas e particularidades no processo de ensino. Diante do movimento político de reconstrução de uma educação que estivesse voltada aos saberes historicamente produzidos pelas pessoas da zona rural e às inconsistências que permeiam a percepção dos aspectos mais relevantes da educação do campo, esta pesquisa teve como objetivo analisar os caminhos pedagógicos adotados pelos professores de uma escola no município de Marcionílio de Souza, Bahia, no período da pandemia de COVID-19, no ano de 2020. A presente pesquisa se tratou de um estudo de caso, cujos instrumentos de coleta foram a pesquisa de campo e a aplicação de entrevistas semiestruturadas. Foi realizado também um levantamento bibliográfico nos principais bancos de dados brasileiros, como os Periódicos da CAPES e o SciELO, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento do assunto e aumentar a familiaridade com o tema. Este estudo se justifica pela necessidade de produções que colaborem científica e socialmente com a Educação Rural, trazendo para o meu Território geopolítico e cultural o debate sobre um assunto tão pertinente. Os resultados obtidos demonstraram que as estratégias pedagógicas adotados pelo corpo pedagógico da unidade escolar selecionada foi de fundamental importância para a contribuição da formação e para a reversão do quadro de evasão escolar. Foi percebido também que a educação do campo, na Bahia, ainda vem sofrendo um apagão tanto no sentido de produção científica quanto de políticas públicas que colaborem para o enfrentamento das desigualdades existentes.
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    (Re)pensando a invisibilidade de Maria Felipa de Oliveira nas lutas pela independência da Bahia, sob os aspectos da lei nº 10.639/03 e pelo viés da educação antirracista.
    (2024-07-11) Santos, Evellyn Raiana Pires dos
    O presente artigo visa discutir a representação de Maria Felipa na Independência da Bahia ocorrida em 02 de julho de 1823 e assim perceber se a sua figura é visibilizada ou não, nos livros didáticos de História a partir da homologação da lei Nº 10.639/03 que prevê a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, tomando como ponto de partida para o desenvolvimento dessa pesquisa a referência de Felipa enquanto figura histórica marcante na construção da memória das populações negras do Brasil. Assim, o estudo se debruça na observação da representatividade de Maria Felipa enquanto mulher negra, de influência político-social e de forte inspiração nas organizações sociais que foram fundamentais na luta pela Independência em solo baiano. Nesse sentido, busca-se analisar conjuntamente a relevância da lei Nº 10.639/03 e seus desafios no que tange a educação básica. Para tal, foram utilizados como fonte livros de história designados as turmas do 8º Ano de Ensino Fundamental adotados pelas escolas do município de Itaberaba–BA, publicados no ano de 2018.
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    História local, poder e justiça cartorial: os Medrados, os Magalhães e a Fazenda Sítio Novo (Iaçú-BA, 1980 - 1998)
    (2024-07-11) Ramos , Eucléia Noguera de Oliveira
    Este artigo busca analisar, por meio de documentação judicial, os conflitos pela posse da Fazenda Sítio Novo na década de 1980. O estudo revela a atuação de duas famílias tradicionais da região de Iaçu - Bahia, a família Medrado e a família Magalhães; ambas visavam a legitimação de seus direitos sobre as terras da fazenda, “herdada” de seus antepassados. A fazenda Sítio Novo, tornou-se objeto de disputa, após um longo processo judicial para provar quem era o seu legítimo proprietário. Nesse interim, analisaremos as estratégias adotadas pelas duas famílias para se consagrar como o legítimo dono da fazenda Sítio Novo.
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    A dengue no município de Itaberaba-BA: contextualização histórica, desafios contemporâneos e propostas educativas de prevenção e combate.
    (2024-07-12) Cerqueira , Deivison de Almeida
    O objetivo dessa pesquisa é analisar a trajetória da dengue em Itaberaba, Bahia, identificando em seu processo histórico, lacunas que não foram preenchidas ao longo dos anos, dentro desta perspectiva está a persistência do vírus da dengue no município, analisou-se das primeiras aparições até a contemporaneidade. A pesquisa propõe compreender quais foram os desafios e mecanismos utilizados pelo município no enfrentamento da Doença ao longo dos anos, e quais fatores são condicionantes para o aumento de casos de Dengue todos os anos. Também propõe a explorar a integração da história como um eixo central na formulação de práticas pedagógicas destinadas à conscientização e combate à dengue. O trabalho teve como metodologia a revisão bibliográfica baseada na literatura científica e histórica sobre dengue, epidemiologia, políticas públicas de saúde, incidência de dengue e campanhas educativas. Para a realização desta pesquisa foram utilizadas fontes como o Ministério da Saúde (MS), Organização das Nações Unidas (ONU), Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Instituto Oswaldo Cruz (IOC/FIOCRUZ), Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), Vigilância Epidemiológica de Itaberaba (VIEP), 18ª Diretoria Regional de Saúde (DIRES) e Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). As conclusões desta pesquisa revelam que a persistência da dengue em Itaberaba resulta de lacunas históricas e deficiências estruturais no combate ao Aedes aegypti, fatores climáticos, socioeconômicos e a falta de investimentos em infraestrutura agravam a situação.