Licenciatura em Historia - DEDC13
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- ItemA escrevivência da História em Conceição Evaristo(Universidade do Estado da Bahia, 2025-08-16) Oliveira, Janielson Silva; Oliveira, Josivaldo Pires de; Lima, Fernanda de Souza; Santos, Taylan SantanaEste artigo investiga a interface entre literatura e história no contexto da resistência negra no Brasil, com foco em três contos de Conceição Evaristo publicados nos Cadernos Negros. A análise se apoia no conceito de escrevivência, o qual transforma relatos individuais em fontes históricas capazes de indicar e denunciar estruturas de opressão e resgatar memórias marginalizadas. A partir de uma abordagem interdisciplinar, o estudo explora como a literatura – ao articular o poético e o político – possibilita a reapropriação da memória coletiva e a construção de narrativas emancipadoras. As seções 2, 3, 4 e 5 discutem, respectivamente, a escrevivência como prática histórica, os diálogos entre ficção e realidade na reconstrução dos saberes, a análise crítica dos contos e a estética da resistência na literatura negra contemporânea. No seu conjunto, o artigo busca evidenciar a importância de incorporar as perspectivas dos sujeitos marginalizados à historiografia, com isso promovendo uma leitura que desafia os discursos oficiais e propõe uma nova cartografia da memória e da identidade negra.
- ItemEstrelas Além do Tempo: Cinema, questão racial e relações de gênero.(Universidade do Estado da Bahia, 2025-08-25) Almeida, Keyla Viviane do Nascimento; Oliveira, Josivaldo Pires de; Gonçalves, Aline Najara da Silva; Santos, Taylan SantanaEste artigo faz uma análise crítica e sociológica do filme Estrelas Além do Tempo (2016) a partir das relações entre gênero, raça e representação, com base em uma perspectiva interseccional. A investigação busca compreender como a narrativa cinematográfica resgata e reinscreve trajetórias de mulheres negras no campo da ciência e da tecnologia, rompendo com estereótipos e silenciamentos historicamente construídos. A partir da ideia de sortilégio da cor, de Elisa Larkin Nascimento (2003), e das contribuições teóricas de autoras como Kimberlé Crenshaw (1989), Angela Davis (1981), Patricia Hill Collins (2000) e Carla Akotirene (2019), o estudo examina como a sobreposição entre racismo e sexismo condiciona as experiências das protagonistas, revelando as múltiplas formas de exclusão e resistência que marcam suas trajetórias. Utilizando a metodologia da análise fílmica com aporte teórico-crítico, o artigo contextualiza as personagens dentro das lutas por direitos civis nos Estados Unidos, ao mesmo tempo em que propõe paralelos com a realidade brasileira, marcada pelo mito da mestiçagem e pela negação do racismo estrutural. Ao refletir sobre os aspectos simbólicos e políticos da representação audiovisual, o trabalho evidencia como o cinema pode atuar como ferramenta de produção de conhecimento e reconfiguração do imaginário social. Trata-se de uma produção vinculada à pesquisa de conclusão de curso em licenciatura em História, com o objetivo de contribuir para o debate sobre o empoderamento feminino e étnico nas narrativas culturais.
- ItemSilenciados, esquecidos ou apagados? aspectos da história e da memória de um lugar onde o seu próprio povo não é valorizado (IPIRÁ-BA).(2023-12-05) Souza, Tarcísio Marques; Santos, Jacimara Vieira dos; Gonçalves , Aline Najara; Santos, Hamilton Rodrigues dosPartindo da perspectiva de que a memória é um dos campos formadores de identidades individuais e coletivas, é que a presente pesquisa buscará analisar o processo de construção memorialística que constitui a história da cidade de Ipirá. Desta forma, refletir-se-á por aspectos comumente propagados, mas, principalmente, por aquilo que não é dito pela “história oficial”. Buscando assim, trazer a superfície da história, o que foi esquecido no tempo.
- ItemAs vivências do docente de história no ensino fundamental II: um estudo sobre escolas públicas no município de Itaberaba – Ba no pós pandemia.(2023-12-19) Santos, Priscila Cristina Melo; Oliveira, Josivaldo Pires de; Silva, Vinicius Santos da; Santos, Jacimara Vieira dosO presente artigo reflete sobre as observações dos professores de História do 6º Ano do Ensino Fundamental II, em três escolas da rede pública do município de Itaberaba Ba, sobre suas vivências em sala de aula nos períodos de pandemia e pós pandemia. Para a construção deste artigo foi utilizada a metodologia de pesquisa de campo qualitativa, através da oralidade, com entrevistas semiestruturadas que destinou atenções sobre os relatos a respeito da importância do ensino de História na educação escolar. Como resultado foi identificado as dificuldades encontradas na regência das aulas remotas, as políticas públicas aplicadas para mitigar as adversidades momentâneas e as observações dos professores sobre a conduta do principal sujeito, que é o estudante pré-adolescente no retorno a dita normalidade.
- ItemA greve dos operários da DASS em Itaberaba (2013-2015)(2023-12-27) Santana, Laiane Bastos De; Lopes , Regiane LuziaEste artigo analisa a greve dos operários da Dass de Itaberaba que ocorreu em 2013. Nossa proposta é, portanto, investigar e refletir sobre esse movimento liderado pelos operários, em conjunto com o Sindicato dos Trabalhadores do Setor de Calçados, na busca de direitos coletivos visando melhores condições de vida para os trabalhadores, como aumento salarial, cesta básica, participação nos lucros e auxílio transporte. Para alcançar essa análise, o percurso metodológico adotou uma abordagem exploratória, envolvendo entrevistas com alguns protagonistas da greve, consulta ao jornal digital Itaberaba Notícias, imagens, material institucional da empresa Dass e bibliografia especializada. Através dessa pesquisa e da observação da ação dos operários, que unidos foram capazes de lutar por seus direitos, utilizando uma estratégia coletiva para “parar” a Dass como forma de pressionar seus empregadores a implementar melhores condições para toda categoria, pretendemos esclarecer os motivos que levaram à greve e, consequentemente, como ela ocorreu, além dos resultados alcançados.