Licenciatura em Historia - DEDC13
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Historia - DEDC13 por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 34
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA dengue no município de Itaberaba-BA: contextualização histórica, desafios contemporâneos e propostas educativas de prevenção e combate.(2024-07-12) Cerqueira , Deivison de Almeida; Silva, Vinicius Santos da; Silva, Karoline Greice Viana Cardoso da; Pereira, Rodrigo OsórioO objetivo dessa pesquisa é analisar a trajetória da dengue em Itaberaba, Bahia, identificando em seu processo histórico, lacunas que não foram preenchidas ao longo dos anos, dentro desta perspectiva está a persistência do vírus da dengue no município, analisou-se das primeiras aparições até a contemporaneidade. A pesquisa propõe compreender quais foram os desafios e mecanismos utilizados pelo município no enfrentamento da Doença ao longo dos anos, e quais fatores são condicionantes para o aumento de casos de Dengue todos os anos. Também propõe a explorar a integração da história como um eixo central na formulação de práticas pedagógicas destinadas à conscientização e combate à dengue. O trabalho teve como metodologia a revisão bibliográfica baseada na literatura científica e histórica sobre dengue, epidemiologia, políticas públicas de saúde, incidência de dengue e campanhas educativas. Para a realização desta pesquisa foram utilizadas fontes como o Ministério da Saúde (MS), Organização das Nações Unidas (ONU), Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Instituto Oswaldo Cruz (IOC/FIOCRUZ), Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), Vigilância Epidemiológica de Itaberaba (VIEP), 18ª Diretoria Regional de Saúde (DIRES) e Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). As conclusões desta pesquisa revelam que a persistência da dengue em Itaberaba resulta de lacunas históricas e deficiências estruturais no combate ao Aedes aegypti, fatores climáticos, socioeconômicos e a falta de investimentos em infraestrutura agravam a situação.
- ItemA feira é o começo do mundo: cultura, trabalho e sustentabilidade das famílias Feirantes Ipiraenses.(2023-12-06) Alves, Bianca Bastos Pereira; Oliveira, Josivaldo Pires de; Santos, Hamilton Rodrigues dos; Santos, Jacimara Vieira dosO presente artigo busca apresentar como o processo de transferência da feira livre de Ipirá-Bahia implicou consideravelmente na sustentabilidade dos feirantes ipiraenses, em que ao vivenciarem uma mudança do centro da cidade para um espaço isolado e distante, se encontraram numa realidade desafiadora tanto no que diz respeito ao alocamento realizado, quanto nas condições precárias em que enfrentaram no novo local. Dessa forma, o recorte temporal analisado compreende o ano de 2005, período que antecede a mudança da feira livre, sendo concluída em 2012 com o término das obras no Centro de Abastecimento. A pesquisa se debruça em torno da importância social, cultural e econômica estabelecidas no espaço da feira livre, ressaltando as trocas vivenciadas entre rural e urbano desde aos produtos artesanais e mercadorias comercializadas, como a rede de solidariedades, laços identitários e de pertencimento, bem como os conflitos protagonizados durante esse processo.
- ItemA greve dos operários da DASS em Itaberaba (2013-2015)(2023-12-27) Santana, Laiane Bastos De; Lopes , Regiane LuziaEste artigo analisa a greve dos operários da Dass de Itaberaba que ocorreu em 2013. Nossa proposta é, portanto, investigar e refletir sobre esse movimento liderado pelos operários, em conjunto com o Sindicato dos Trabalhadores do Setor de Calçados, na busca de direitos coletivos visando melhores condições de vida para os trabalhadores, como aumento salarial, cesta básica, participação nos lucros e auxílio transporte. Para alcançar essa análise, o percurso metodológico adotou uma abordagem exploratória, envolvendo entrevistas com alguns protagonistas da greve, consulta ao jornal digital Itaberaba Notícias, imagens, material institucional da empresa Dass e bibliografia especializada. Através dessa pesquisa e da observação da ação dos operários, que unidos foram capazes de lutar por seus direitos, utilizando uma estratégia coletiva para “parar” a Dass como forma de pressionar seus empregadores a implementar melhores condições para toda categoria, pretendemos esclarecer os motivos que levaram à greve e, consequentemente, como ela ocorreu, além dos resultados alcançados.
- ItemA lei 10.639/03 como ferramenta contra o racismo religioso: estudo de caso em uma unidade Escolar no distrito de João Amaro – BA(Universidade Do Estado Da Bahia, 2024-06-14) Jesus, Maciel Santos de; Santos, Jacimara Vieira dos; Lopes, Regiane Luzia; Brasileiro, Osmando JesusOs estudos que relacionam as implicações do racismo e do racismo religioso no Brasil seguem crescendo vertiginosamente, expressando a qualificação de profissionais brasileiros na construção de uma educação equânime. Contudo, por mais que os avanços demonstrem a mudança do contexto educacional, a realidade das escolas brasileiras ainda aponta horizontes a serem observados para as melhorias na educação. Desse modo, o objetivo geral deste trabalho teve em vista analisar as estratégias para desestigmatização das religiões de matrizes africanas candomblé dentro da escola estadual Lauro Farani Pedreira de Freitas em João Amaro, Bahia. A pesquisa se caracteriza como descritiva exploratória, de abordagem qualitativa, cujo método utilizado foi o estudo de caso. Os resultados alcançados demonstraram que o tratamento da Lei 10.639/03 vem alcançando resultados satisfatórios, mas que ainda devem ser trabalhados para o enfrentamento ao racismo religioso na instituição.
- ItemA linha de ferro e a cidade: histórias e memórias das teias de interdependências da ferrovia em Iaçu – 1957 a 1977.(2023-12-18) Alves, Denise Da Costa; Lima, Ivaldo Marciano de França; Carneiro, Everton Nery; Santos, Dina Maria Rosário dosEste trabalho objetivou discutir as memórias de Iaçu a partir do trem como ponto de partida. Por meio da linha férrea, buscou-se acessar as lembranças, fatos, episódios ocorridos em passado recente a partir de entrevistas de história oral. A metodologia primou em compreender as memórias de homens e mulheres que tiveram a estrada de ferro como elemento central, realizada então, uma pesquisa básica, estratégica, descritiva, exploratória, com abordagem qualitativa e método hipotético-dedutivo, por meio de procedimento de pesquisa bibliográfica, fotográfica, documental e estudo de caso. Logo, para esta pesquisa foi importante o estabelecimento do período compreendido entre os anos de 1957 a 1977, como forma de melhor analisar as memórias e os contextos relacionados com o que ficou conhecido como “trem da gota”, de maneira a compreender como as identidades foram se formando, em intermináveis processos socias e culturais, associados a contextos, circunstâncias e micros contextos. O trabalho também busca investigar como ficou a economia local, e quais os meios que as pessoas tiveram para se reinventar, após o declínio da estrada de ferro. Também é importante pensar como a economia girava com o funcionamento da linha, pois a mesma atraía trabalhadores, tropeiros e garimpeiros de outras regiões. Tal movimento nos ajuda a pensar na existência do fortalecimento do comércio local com hospedarias, bares, e as famílias que foram sendo formadas na cidade, e analisar como o progresso e a modernidade foram se aproximando por meio da ferrovia.
- ItemA participação das mulheres na luta pela terra na Chapada Diamantina (1980-1996).(2025-01-06) Fraga, Iana da SilvaO controle das terras na Chapada Diamantina concentrou-se nas mãos de grandes proprietários rurais, em uma estrutura latifundiária semelhante ao restante do Brasil. A posse da terra foi marcada por conflitos, pela força e resiliência das mulheres que assumiram um papel central na resistência e organização dos movimentos sociais na região. Em meio a desafios históricos, elas lideraram movimentos em busca de terra, dignidade e justiça social. Assim este estudo teve como objetivo analisar como se deu a participação e organização das mulheres na luta pela terra nas décadas de 1980 e 1990 na Chapada Diamantina, levando em consideração suas trajetórias e contribuições, revelando o impacto transformador de suas ações. A metodologia utilizada nesta pesquisa baseou-se na história oral, valorizando a subjetividade e a memória como elementos centrais para a construção do conhecimento histórico. As entrevistas foram realizadas com mulheres que se destacaram como dirigentes da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), cujas trajetórias foram marcadas por sua atuação política e social. A pesquisa também utilizou periódicos, cartilhas e outras produções realizadas por essas organizações sociais, oferecendo uma perspectiva rica e plural sobre suas experiências e lutas no campo.
- ItemAboios dos vaqueiros do Iguape: ferramenta de trabalho e música de entretenimento(2022-12-27) Bispo, Cristina LimaEste artigo reflete sobre o aboio, uma ferramenta de trabalho, um canto entoado pelos vaqueiros do Iguape, pertencente ao Município de Boa Vista do Tupim na Chapa Diamantina no Estado da Bahia, na década de 2010. O intuito é tirar da invisibilidade o patrimônio imaterial regional guardado na memória destes atores sociais, buscamos saber suas características, os temas tratados em suas letras, a sua origem, as mudanças e permanências no seu percurso de evolução. Temos como hipótese a transformação do referido canto para além de sua utilidade na lida com o gado, entendemos que o mesmo, tornou-se um elo cultural entre os vaqueiros e a sociedade. Para o desenvolvimento desta pesquisa utilizamos como metodologia o estudo de caso, através de entrevistas semiestruturadas, diálogos com os protagonistas sociais, observações in loco e revisão bibliográfica. Desta forma nos apropriamos de diversos saberes a respeito do uso do aboio pelo vaqueiro.
- ItemAlegria, folia!! E micareta... Por onde andas? Iaçu-BA: 1959-1990(2023-07-11) Gonçalves, Tatiane PinheiroO artigo pretende explorar como acontecia os ritos e ritmos, para a comemoração da mais importante festa profana da cidade de Iaçu, no interior do estado da Bahia localizada a 278 km de distância da sua capital Salvador durante a segunda metade do século XX. Assim, o período analisado vai da década de 1959-1990, período de surgimento, estruturação e fim. A Micareta de Iaçu configurou-se como uma festa cultural na promoção de compartilhamento e troca de ideias simbólicas, uma vez que essa garante a interação de diversidade cultural dos diversos participantes envolvidos nesse contexto. O momento de realização da festa aparece aqui como um ritual revelador de práticas sociais, carregado de tradições, sentimentos e identidades dos grupos participantes. A Micareta de Iaçu-Ba proporcionava um momento marcante para a comunidade, pois, naquele ambiente pairava um cenário bastante prazeroso à luz da diversão que só a festa podia promover. Entender como a Micareta acontecia, quais eram os grupos envolvidos e seus significados, configura-se objeto primordial desse trabalho.
- ItemAs parteiras tradicionais e suas memórias: saberes, experiências e contribuições para a saúde pública em Iaçu 1988 a 2011.(2025-01-14) Bastos, Lucileide Ferreira Couto; Oliveira, Josivaldo Pires de; Santos, Hamilton Rodrigues dos; Santos, Jacimara Vieira dosO presente trabalho busca evidenciar as contribuições e a relevância das parteiras para o povo Iaçuense, bem como suas práticas, saberes e os desafios por elas enfrentados ao longo dos anos. O ímpeto propulsor para o desenvolvimento desta pesquisa partiu de minha experiência pessoal, pois eu mesma nasci graças à contribuição de uma parteira. Vavy Pacheco Borges aponta que “a história procura especificamente ver as transformações pelas quais passaram as sociedades humanas. A transformação é a essência da história” (BORGES, 1993, p. 50). Nessa esteira, ficou perceptível que, com a chegada da família real portuguesa ao Brasil e a fundação da Faculdade de Medicina da Bahia, as parteiras, que desempenhavam o papel de protagonistas durante o parto, foram gradualmente substituídas por médicos e cirurgiões, ilustrando que nem mesmo as mulheres que desempenhavam um importante papel dentro da sociedade baiana escaparam das transformações impostas pelo tempo.
- ItemAs vivências do docente de história no ensino fundamental II: um estudo sobre escolas públicas no município de Itaberaba – Ba no pós pandemia.(2023-12-19) Santos, Priscila Cristina Melo; Oliveira, Josivaldo Pires de; Silva, Vinicius Santos da; Santos, Jacimara Vieira dosO presente artigo reflete sobre as observações dos professores de História do 6º Ano do Ensino Fundamental II, em três escolas da rede pública do município de Itaberaba Ba, sobre suas vivências em sala de aula nos períodos de pandemia e pós pandemia. Para a construção deste artigo foi utilizada a metodologia de pesquisa de campo qualitativa, através da oralidade, com entrevistas semiestruturadas que destinou atenções sobre os relatos a respeito da importância do ensino de História na educação escolar. Como resultado foi identificado as dificuldades encontradas na regência das aulas remotas, as políticas públicas aplicadas para mitigar as adversidades momentâneas e as observações dos professores sobre a conduta do principal sujeito, que é o estudante pré-adolescente no retorno a dita normalidade.
- ItemAulas com animações: análise histórica da geopolítica atual com a série obsolete em sala de aula(2024-12-12) Oliveira, Lucas da Cunha Mendes de; Oliveira, Nora de Cássia GomesEste artigo apresenta os três primeiros episódios da primeira temporada da série animada Obsolete como um novo recurso didático dentro do ensino de História no 9° ano do Ensino Fundamental. Tal animação, que é uma produção original do You Tube, do consagrado criador de animes japonês Gen Urobuchi, pode ser útil como um meio de auxílio para o(a) docente nas discussões sobre a geopolítica internacional na História contemporânea. A reavaliação da prática docente e do papel do(a) estudante no aprendizado busca dinamizar as aulas e retirar o(a) educando(a) da condição de mero(a) receptor(a) de conteúdo. Tal processo se intensificou no decorrer das últimas décadas, desde o fim do regime militar brasileiro até os dias atuais. Para que tal mudança de perspectiva sobre a educação em história aconteça, é proveitosa à adição de materiais audiovisuais como recursos de apoio pedagógico na sala de aula por parte dos(as) professores(as). É nesse contexto que se insere a animação apresentada neste artigo. O emprego do cinema nas aulas de História pode abrir novos temas para debates e produções textuais pelos(as) discentes, chamando a sua atenção e facilitando seu entendimento dos temas da disciplina, com os quais a obra de Urobuchi dialoga, por se tratar de uma produção audiovisual que foi feita para o público juvenil. Obsolete pode contribuir para um ensino de História renovado e instigante, mostrando aos estudantes a importância das aulas da matéria escolar e, com isso, ajudando a combater problemas como a indisciplina nas salas de aula e a evasão escolar.
- ItemBatuques em Santa Quitéria: O samba de caruru (Itaberaba 2.000- 2010).(2023-12-06) Santos, Jorge Lourenço dos ; Oliveira, JosivaldoO presente artigo tem por objetivo analisar as pratica do samba de caruru na comunidade de Santa Quitéria, culto aos santos católicos Cosme e Damião , no intuito de ampliar nosso horizontes em relação as múltiplas faces da religiosidade baiana, através dos rituais e festividades anuais dos devoto, compreender a manifestação cultural desta comunidade local, sendo essa prática algo presente em todo o estado da Bahia.
- ItemEnsino de Ásia a partir das matrizes curriculares de alguns cursos de Licenciatura em História da Universidade do Estado da Bahia(2022-12-23) Santos, Lavínia Souza dos; Lima, Ivaldo Marciano de França; Santos , Jacimara Vieira dos; Santos, Dina Maria Rosário dosEste trabalho tem como objetivo discutir o modo como o ensino do eixo de Ásia é abordado nos cursos de licenciatura em História na universidade do Estado da Bahia (UNEB). Tomando como base os documentos dos componentes curriculares de História da Ásia, verificando as referências bibliográficas, programas e questões relacionadas aos discursos sobre este espaço geográfico, este trabalho também objetivou discutir sobre as formas como o continente em questão é compreendido no âmbito do ensino. Para este trabalho, tomado a partir de uma pesquisa de caráter qualitativo, foram utilizados documentos oficiais dos componentes curriculares dos componentes do eixo Ásia, de seis cursos de licenciatura em História da Universidade do Estado da Bahia, bem como de revisão bibliográfica específica o tema.
- ItemEscolas rurais em tempos de pandemia: desafios para as/os estudantes do 5º ano da Escola Santo Antônio, na cidade Marcionílio Souza – BA, no ano de 2020.(2024-07-11) Silva, Maria de Jesus; Santos, Jacimara Vieira dos; Santos, Hamilton Rodrigues dos; Lopes, Rodrigo FreitasAs concepções sobre a Educação brasileira sempre estiveram restritas ao meio urbano. Com isso, por muitas décadas, a Educação do campo foi desconsiderada quanto às suas demandas e particularidades no processo de ensino. Diante do movimento político de reconstrução de uma educação que estivesse voltada aos saberes historicamente produzidos pelas pessoas da zona rural e às inconsistências que permeiam a percepção dos aspectos mais relevantes da educação do campo, esta pesquisa teve como objetivo analisar os caminhos pedagógicos adotados pelos professores de uma escola no município de Marcionílio de Souza, Bahia, no período da pandemia de COVID-19, no ano de 2020. A presente pesquisa se tratou de um estudo de caso, cujos instrumentos de coleta foram a pesquisa de campo e a aplicação de entrevistas semiestruturadas. Foi realizado também um levantamento bibliográfico nos principais bancos de dados brasileiros, como os Periódicos da CAPES e o SciELO, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento do assunto e aumentar a familiaridade com o tema. Este estudo se justifica pela necessidade de produções que colaborem científica e socialmente com a Educação Rural, trazendo para o meu Território geopolítico e cultural o debate sobre um assunto tão pertinente. Os resultados obtidos demonstraram que as estratégias pedagógicas adotados pelo corpo pedagógico da unidade escolar selecionada foi de fundamental importância para a contribuição da formação e para a reversão do quadro de evasão escolar. Foi percebido também que a educação do campo, na Bahia, ainda vem sofrendo um apagão tanto no sentido de produção científica quanto de políticas públicas que colaborem para o enfrentamento das desigualdades existentes.
- ItemEstudar história das origens do homem à era digital”: refletindo sobre aspectos da lei 10.639/2003.(2023-12-21) Santana, Josiele Cone de Oliveira; Lopes, Regiane LuziaA presente pesquisa, intitulada “Estudar História das Origens do homem à era digital”: refletindo sobre aspectos da Lei 10.639/2003, tem como finalidade analisar os livros que compõem a Coleção Estudar História, direcionada ao ensino nas turmas de 6º ao 9° ano do Ensino Fundamental II, e utilizada pela escola Doralice de Souza Sampaio, da Rede Pública do município de Itaberaba-Ba, no período de 2020 a 2023. Partindo da compreensão de que a Lei 10.639 de 9 de janeiro 2003, é uma normativa fundamental para a luta por uma educação antirracista, visto que a partir dessa Lei torna-se obrigatória a inclusão de conteúdos que priorizam a valorização das histórias africana e afro-brasileira como forma de respeito, reconhecimento, importância da cultura e história da população negra, o propósito dessa pesquisa é identificar se a narrativa nesta Coleção contempla as diretrizes exigidas na legislação. Além disso, espera-se que esta escrita possa contribuir para a reflexão sobre a promoção da igualdade de direitos entre os indivíduos que compõem a sociedade e a urgência de se pensar mecanismos de prevenção às formas de racismo. Nessa perspectiva, a educação antirracista entrelaçada à Lei, juntamente com o livro didático, torna-se um mecanismo necessário no combate ao racismo na análise aqui proposta.
- ItemGamificação no ensino de história: experiências do estágio de regência.(2023-07-25) Souza, João Vitor da Silva; Lopes, Regiane LuziaTrabalhar com ensino de História é buscar ferramentas para o fortalecimento do conhecimento, de forma que seja significante para aquele que busca, no processo de aprendizagem, no espaço escolar, acessar a construção da consciência histórica. Construir um pensamento crítico e analítico através dos estágios, disciplinas específicas, laboratórios de ensino e produzir para a educação pública é um campo de atuação e pesquisa social. Desta forma, é fundamental pensarmos em inovações e possibilidades de ensino: elaborar novas metodologias e aplicá-las em sala de aula, ampliando o olhar sobre a importância do ensino de História. A metodologia da pesquisa cientifica pautada em estudo de caso é essencial em situações quando queremos ouvir os participantes do processo de pesquisa e laboratório. No caso deste artigo cientifico, os participantes são estudantes regular do Ensino Fundamental II, do 8º ano, onde realizamos a intervenção do Estágio Supervisionado, no qual lançamos mão da Gamificação como recurso pedagógico e aporte de metodológico para elaboração e desenvolvimento do Estágio de Regência, objeto de reflexão deste artigo.
- ItemHistória local, poder e justiça cartorial: os Medrados, os Magalhães e a Fazenda Sítio Novo (Iaçú-BA, 1980 - 1998)(2024-07-11) Ramos , Eucléia Noguera de Oliveira; Oliveira, Josivaldo Pires de; Lopes, Regiane Luzia; Santos, Vinícius SilvaEste artigo busca analisar, por meio de documentação judicial, os conflitos pela posse da Fazenda Sítio Novo na década de 1980. O estudo revela a atuação de duas famílias tradicionais da região de Iaçu - Bahia, a família Medrado e a família Magalhães; ambas visavam a legitimação de seus direitos sobre as terras da fazenda, “herdada” de seus antepassados. A fazenda Sítio Novo, tornou-se objeto de disputa, após um longo processo judicial para provar quem era o seu legítimo proprietário. Nesse interim, analisaremos as estratégias adotadas pelas duas famílias para se consagrar como o legítimo dono da fazenda Sítio Novo.
- ItemOs impactos da pandemia na educação inclusiva – enfoque às aulas de história no IFBA – campus Seabra(2022-12-19) Moraes, Lucas Pereira; Santos, Jacimara Vieira dosO presente trabalho teve como objetivo investigar os impactos causados pela pandemia da COVID-19, dentro do cenário da Educação Inclusiva. Para isso, foi realizada uma pesquisa etnográfica na sala de aula inclusiva (Cançado, 1994), da turma de História do 10 ano do Ensino Médio, no INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA – Campus Seabra.
- ItemOs Inválidos da Pátria: Indícios de um problema social através da imprensa baiana na década de 1870.(2022-12-27) Monteiro, Angra Alves; Lopes, Regiane LuziaCom o fim da Guerra do Paraguai em 1870, manifestou-se uma conjuntura de instabilidade socioeconômica no Brasil, nesse sentido, este artigo pretende discutir a situação de vulnerabilidade social dos Inválidos da Pátria1 - soldados que sofreram graves ferimentos em sua participação na Guerra e se viram desassistidos pelo Governo Imperial, através da imprensa baiana na década de 1870, buscando perceber se este problema social se configurou como um elemento agravante da crise imperial.
- ItemLeituras sobre o Jarê: uma perspectiva de interface antropológico e literário.(2025-01-10) Coelho, Camila São José; Oliveira, Josivaldo Pires de; Ferreira, Daniela de Jesus; Santos, Taylan SantanaOs estudos diaspóricos estão crescendo atualmente no Brasil. Falar sobre essas relações é um tema que enriquece as pesquisas. Discutir as experiências na diáspora é entender que as identidades precisaram ser reformuladas e reinventadas em um novo espaço. No caso mais específico do Brasil, essas atitudes também deram origem a mecanismos de resistência produzidos por escravizados e ex-escravizados. Neste trabalho, propus investigar e comparar uma religião afro-brasileira, sendo importante ressaltar que, sobre o estudo das culturas religiosas de origem africana na Bahia, predominam ainda as abordagens sobre a capital e o Recôncavo açucareiro. Levando isso em consideração, torna-se necessário, nesta pesquisa, explorar as experiências presentes em outras regiões da Bahia, como a Chapada Diamantina e o Piemonte do Paraguaçu. Assim, com aproximação entre a Antropologia de Ronaldo Salles Senna (1998) e a ficção de Itamar Vieira Junior (2018), busquei compreender, a partir da análise das obras supracitadas, as implicações que se referem à Chapada Diamantina, o curandeirismo e as mulheres dentro do culto ao Jarê, religião afro-diaspórica de predominância na Chapada Diamantina e no Piemonte do Paraguaçu